Fabiana Regina da Silva Grossi
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). É especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade para o desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (2009). É mestra pela Universidade Católica Dom Bosco, área de concentração Psicologia da Saúde e linha de pesquisa Aspectos Psicossocioculturais e psicologia da saúde (2012). Possui especialização pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e FioCruz em Saúde da Família (2012). É especialista em Psicologia Social por meio de Concurso de Provas e Títulos para concessão do Título de Especialista em Psicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2021). Doutora em Psicologia, linha de pesquisa psicopatologia clínica e psicologia da saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (GO). Atualmente é professora do curso de psicologia do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF). Atua na clínica privada com base na abordagem sócio-histórico-cultural.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2016 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Políticas públicas de saúde e determinantes sociais de saúde: Relação com a saúde e a doença na comunidade rural do município de Barreiras/BA.
Sebastião Benício Costa Neto.
Mestrado em Psicologia
2010 - 2012
Universidade Católica Dom Bosco
Título: SAÚDE E DOENÇA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIAS RURAIS EM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL
, Ano de Obtenção: 2012.Luciane Pinho de Almeida.Palavras-chave: População rural; Representações socias; saúde e doença.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Especialização em andamento em Psicoterapia infantil e de adolescentes
2021 - Atual
Especialização em Psicologia Social
2020 - 2021
Conselho Federal de Psicologia
Título: Realizado por meio de Concurso de Provas e Títulos para concessão do Título de Especialista em Psicologia.
Especialização em Saúde da Família
2011 - 2012
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A SEXUALIDADE NA ATUALIDADE: CURIOSIDADES E DÚVIDAS DE PAIS E ADOLESCENTES DE UMA COMUNIDADE RURAL
Orientador: Ângela Cristina Rocha Gimenes
Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
2007 - 2008
Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DE STRESS DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM CAMPO GRANDE
Orientador: Carla Busato Zandavalli Maluf de Araujo
Graduação interrompida em 2021 em Serviço Social
2018 - Atual
Universidade Estácio de Sá
Ano de interrupção: 2021
Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo
2002 - 2006
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: STRESS INFANTIL: intervenção com pais e professores
Orientador: Nosimar Ferreira dos Santos Rosa
Formação complementar
2023 - 2023
Competências Interprofissionais nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 15h). , Desenvolver treinamentos cursos mentoria, DESENVOLVER, Brasil.
2009 - 2009
Identidade e Representação Social (Aluna Especial). (Carga horária: 45h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Novas Perspectivas em Psicologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
AS ESTRUTURAS CLÍNICAS. (Carga horária: 60h). , Ágora- Instituo Lacaniano, ÁGORA, Brasil.
2005 - 2005
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio as micro e pequenas empresas, SEBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Violência contra crianças e adolescentes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2003 - 2003
Psicodrama. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicologia e Psicanálise. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia sócio-histórico-cultural.
Participação em eventos
13 Congresso Internacional Rede Unida. 2018. (Congresso).
11 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2017. (Congresso).
XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017. (Encontro).
12° Congresso Internacional da Rede Unida. 2016. (Congresso).
5 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2016. (Congresso).
II CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PSICOLOGIA RURAL. 2016. (Congresso).
11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Grupos para abandono do cigarro através de intervenção cognitivo-comportamental na cidade de barreiras-BA. 2015. (Congresso).
A educação da emancipação humana. 2015. (Outra).
Capacitação para docentes: economia propedêutica e interdisciplinar. 2015. (Outra).
Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Psicologia da saúde e fibromialgia: intervenções psicológicas em um centro de saúde. 2015. (Congresso).
Formação em Saúde para o SUS do campo, florestas e águas: desafios e perspectivas. 2015. (Oficina).
O sentido da docência universitária. 2015. (Outra).
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO, promovido pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO. 2015. (Congresso).
11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2014. (Congresso).
12° Congresso de Iniciação Científica. A psicologia da saúde aplicada a um grupo de gestantes na Estratégia de Saúde da Familia (ESF). 2014. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Repensando as perspectivas de adolescentes institucionalizados: uma experiência em um abrigo. 2014. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Repensando as perspectivas de crianças institucionalizadas: uma experiência em um abrigo. 2014. (Congresso).
VIII Congresso de Psicologia da UFG: "Psicologia e Socidade: Possibilidades de atuação do psicólogo na contemporaneidade. Relato de experiência em um grupo de controle de cessação do tabagismo. 2013. (Congresso).
II Encontro Estadual da Estratégia de Saúde da Família de Mato Grosso do Sul. 2011. (Encontro).
IV Congresso Interdisciplinar da Saúde. Políticas públicas em saúde: uma realidade da população rural de Jateí em Mato Grosso do Sul. 2011. (Congresso).
III Congresso Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).
Programa de Prevenção Primária/Tabagismo. 2009. (Oficina).
Estudos de Formação Continuada para professores da Educação Infantil.Stress Infantil: Ua intervenção para pais e professores. 2008. (Outra).
Oficina Regional da ABEP: Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Oficina).
I CONGRESSO DO CREIA - Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência - Infância e adolescência: Direito, Cidadania e Inclusão Social. 2004. (Congresso).
Terceiras Jornadas Clínicas da Delegação Geral - Região Centro Oeste/Escola Brasileira de Psicanálise. 2004. (Outra).
III Jornada de Psicologia em Reprodução Humana. 2003. (Outra).
Semana de Psicologia do Pantanal: Ética, Profissão e Cidadania. 2003. (Congresso).
ENCONTRO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE CORUMBÁ:. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
GROSSI, F. R. S.. IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PARA ALUNOS DOS CURSOS DE SAÚDE DE UMA FACULDADE PARTICULAR DO OESTE DA BAHIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A IMPORTANCIA DO APOIO PSICOLÓGICO ÀS PROGENITORAS FRENTE À PERDA DO BEBÊ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. O PAPEL DO/A PSICOTERAPEUTA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. BENEFÍCIOS DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ESQUIZOFRENIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A INFLUÊNCIA DAS ESCOLAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS SEXISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. BENEFÍCIOS DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ESQUIZOFRENIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. IMPORTANCIA DO APOIO PSICOLÓGICO ÀS PROGENITORAS FRENTE À PERDA DO BEBÊ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A DIVERSIDADE NA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A DIVERSIDADE NA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PARA ALUNOS DOS CURSOS DE SAÚDE DE UMA FACULDADE PARTICULAR DO OESTE DA BAHIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A DISCRIMINAÇÃO ÉTINICO - RACIAL E A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DO/A ESTUDANTE NEGRO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. MONOPARENTALIDADE FEMININA: OS DESAFIOS DA MULHER CHEFE DE FAMILIA DA CLASSE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. A INFLUÊNCIA DAS ESCOLAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS SEXISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
GROSSI, F. R. S.. SÍNDROME DE BURNOUT UMA AMEAÇA AO BEM ESTAR DO/A PROFESSOR/A IDENTIFICANDO OS FATORES DE RISCOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.
Orientou
Impactos psicossociais e dificuldades: realidade apresentada por pessoas em situação de rua no município de Luis Eduardo Magalhães; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
FATORES INFLUENCIADORES E CONSEQUÊNCIAS NO USO DO TABACO NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
POLÍTICAS PÚBLICAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
INFLUENCIADORES E CONSEQUÊNCIAS NO USO DO TABACO NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
POLÍTICAS PÚBLICAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E DOENÇA PARA CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS/BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS PLANEJADOS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO E DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES NO CLIMA ORGANIZACIONAL DENTRO DA EMPRESA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
VIVÊNCIAS DE MÃES DE FILHOS/AS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
VIVÊNCIAS DE MÃES DE FILHOS/AS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Fabiana Regina da Silva Grossi;
Produções bibliográficas
-
ROSENBERG, JULIANE CRISTINA BERWANGER ; GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA . Relatos de familiares de vítimas de violência sexual em Luís Eduardo Magalhães - Bahia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 02, p. 32-57, 2023.
-
GROSSI, F. R. S. ; SOUSA, M. E. S. ; SANTOS, S. C. Q. . Representações Sociais sobre a Violência Doméstica contra Mulheres Assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Município de Barreiras/Bahia. HÍGIA - REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E SOCIAIS APLICADAS DO OESTE BAIANO , v. 5, p. 253-270, 2020.
-
Almeida, Wellington Rocha ; Balsani, A. S. ; Vicente, Fabiano Ricardo ; GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA . O COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA E A PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO/ATUAÇÃO. Revista Científica Sociedade e Ambiente , v. 1, p. 141, 2020.
-
Cruz, A. A. ; Teixeira, E. O. ; GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA . A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA JURÍDICA E SUA INFLUÊNCIA NO PARECER LEGAL EM CASOS DE INIMPUTABILIDADE POR TRANSTORNO PSICOLÓGICO. Revista Científica Sociedade e Ambiente , v. 1, p. 86-97, 2020.
-
CHAIM, M. P. M. ; COSTA NETO, S. B. ; PEREIRA, A. F. ; GROSSI, F. R. S. . Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literatura. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE) , v. 19, p. 9-34, 2019.
-
CRISOSTOMO, KELLY NUNES ; GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA ; SOUZA, RAFAELA DOS SANTOS . As Representações Sociais da Maternidade para Mães de Filhos(as) com Deficiência. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE , v. 11, p. 79, 2019.
-
ALMEIDA, W. R. ; Morales, C. R. S. ; GROSSI, F. R. S. ; SENNA, B. ; MAGALHAES, B. S. . CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS (UNIFASB): UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO OESTE BAIANO. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano , v. 4, p. 5-18, 2019.
-
GROSSI, F. R. S. ; NOVAES, P. S. ; ALMEIDA, W. R. . GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES DE UMA REGIÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS, BAHIA. Revista de ciências da saúde e sociais aplicadas do oeste baiano , v. 4, p. 37-45, 2019.
-
GROSSI, F. R. S. ; Silva, B. P. ; FOGACA, L. R. S. ; SOUZA, R. S. . FATORES RELACIONADOS À EXCLUSÃO SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA SAÚDE E DOENÇA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. HÍGIA REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO OESTE BAIANO , v. 3, p. 1-13, 2018.
-
GROSSI, F. R. S. ; Araújo, F. R. F. ; Rêgo, N. M. ; SOUZA, R. S. . FATORES INFLUENCIADORES E ÀS CONSEQUÊNCIAS SOBRE O USO DO TABACO NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. HÍGIA REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO OESTE BAIANO , v. 2, p. 62-85, 2017.
-
GROSSI, F. R. S. ; CRISOSTOMO, K. N. ; SOUZA, R. S. . Vivências de mães de filhos/as com deficiência: uma revisão sistemática. HÍGIA REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO OESTE BAIANO , v. 1, p. 134-147, 2016.
-
GROSSI, F. R. S. . Um estudo sobre as representações sociais de saúde em uma comunidade rural de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES) , v. 12, p. 11, 2014.
-
GROSSI, F. R. S. ; ALMEIDA, W. R. . Sem terrinhas: pesquisa ação participante com crianças de um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Oeste da Bahia. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2020.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; SANTOS, H. J. A. N. ; SANTOS, L. B. . OS IMPACTOS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DA APOSENTADORIA DO TRABALHADOR RURAL NO BRASIL. In: Carla Fernanda de Lima; Brunno Ewerton de Magalhães Lima; Sara Moreno Costa; Dinara das Graças Carvalho Costa; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva. (Org.). Psicologia e brasilidades: fazeres ético-políticos, transdiciplinaridade e transformação social em meio a pandemia do COVID 19. 2ed.Teresina: EDUFPI, 2022, v. , p. 671-681.
-
GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA ; Vicente, Fabiano Ricardo ; Almeida, Wellington Rocha . Políticas de urbanização e habitação: Direito à moradia ou inclusão perversa?. Tópicos em Ciências Sociais Volume 3. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 3, p. 24-29.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . Desigualdades sociais em saúde no meio rural: uma análise baseada nos determinantes sociais de saúde. In: Luciane Pinho de Almeida. (Org.). A dialética das desigualdades sociais. 23ed.Campo Grande: UCDB, 2020, v. , p. 189-209.
-
GROSSI, F. R. S. ; CHAIM, M. P. M. ; CUNHA, O. R. . ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Rosane Castilho. (Org.). A psicologia frente ao contexto contemporâneo 3. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2019, v. 3, p. 114-125.
-
GROSSI, F. R. S. ; VICENTE, F. R. ; ALMEIDA, W. R. . MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: LUTA PELA TERRA, LUTA PELA AGROECOLOGIA. In: III Congresso Internacional de Política Social e serviço social: desafios contemporâneos,, 2019, Londrina. Anais congresso 2019, 2019.
-
SENNA, B. ; GROSSI, F. R. S. ; NOVAES, P. S. ; BIANCHI, V. L. ; ALMEIDA, W. R. . AS PRINCIPAIS ÁREAS DE PESQUISA E DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA AMBIENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: III Congresso Internacional de Política Social e serviço social: desafios contemporâneos,, 2019, Londrina. Anais congresso 2019, 2019.
-
Oliveira, E. K. A. ; Souza, M. O. ; ARAUJO, J. S. ; Santos, R. M. R. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . DISPUTA TERRITORIAL E POLÍTICAS HABITACIONAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO, 2019, Palmas. Anais do X Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2019. v. 1. p. 12.
-
Ferreira, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; Penha, S. M. E. M. . CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: III Jornada Iberoamericana de pesquisa em políticas educacionais e experiências interdisciplinares na educação, 2018, Brasília. Anais da III Jornada Iberoamericana de pesquisa em políticas educacionais e experiências interdisciplinares na educação, 2018. v. 3. p. 130-141.
-
GROSSI, F. R. S. ; Rosenberg, J. C. B. . A escola e a dinâmica familiar. In: Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia, 2017, Luis Eduardo Magalhães. IX Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia. Luis Eduardo Magalhães: Revista ENICOB, 2017. v. 9. p. 249-256.
-
Souza, A. R. L. ; Paes, A. S. ; Sodré, N. V. ; Isensee, N. P. B. ; GROSSI, F. R. S. . DISCUTINDO A SEXUALIDADE E HOMOFOBIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM CLASSES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. In: Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia, 2017, Luis Eduardo Magalhães. IX Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia. Luis Eduardo Magalhães: Revista ENICOB, 2017. v. 9. p. 257-262.
-
GROSSI, F. R. S. ; Póvoa, B. S. ; Paz, J. R. . REVISÃO DAS CARACTERISTICAS DO PERFIL DE IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIAS DE ACORDO COM OS ESTUDOS REALIZADOS ENTRE OS ANOS 2011 E 2016. In: Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia, 2017, Luis Eduardo Magalhães. IX Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia. Luis Eduardo Magalhães: Revista ENICOB, 2017. v. 9. p. 291-301.
-
Póvoa, B. S. ; Reis e Silva, R. S. ; Póvoa, G. S. ; GROSSI, F. R. S. . Violência contra crianças: uma revisão sistemática. In: Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia, 2017, Luis Eduardo Magalhães. IX Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia. Luis Eduardo Magalhães: Revista ENICOB, 2017. v. 9. p. 302-310.
-
Pereira, M. C. O. ; GROSSI, F. R. S. . A atuação do psicólogo na saúde pública no Brasil. In: Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia, 2017, Luis Eduardo Magalhães. IX Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia. Luis Eduardo Magalhães: Revista ENICOB, 2017. v. 9. p. 345-354.
-
SOUSA, M. E. S. ; SANTOS, S. C. Q. ; GROSSI, F. R. S. . Representações sociais sobre a violência doméstica contra mulheres assistidas pelo centro de referência de atendimento à mulher no município de Barreiras/Bahia. In: 16° CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 49-52.
-
SENNA, B. ; NOVAES, P. S. ; BIANCHI, V. L. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . A importância da psicologia ambiental enquanto disciplina na graduação em psicologia no Brasil. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 134-137.
-
ARAUJO, B. E. S. ; MAGALHAES, B. S. ; AMARAL, E. K. A. ; GROSSI, F. R. S. . A necessidade de apoio psicológico para gestantes e parturientes no sistema carcerário brasileiro. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do congresso de iniciação científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, 2018. v. 4. p. 159-161.
-
SENNA, B. ; NOVAES, P. S. ; BIANCHI, V. L. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . As principais áreas de pesquisa e de atuação em psicologia ambiental: Uma revisão sistemática da literatura. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 176-181.
-
BATISTA, C. T. M. S. ; GROSSI, F. R. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. . As representações sociais do aborto provocado para jovens e adultos de uma escola pública no município de Barreiras/BA. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do congresso de iniciação científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 181-185.
-
CARNEIRO, A. R. S. ; GROSSI, F. R. S. . Climatério: mudanças e influências sobre a sexualidade da mulher. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 225-228.
-
SOUZA, E. T. N. ; ALMEIDA, U. O. ; GROSSI, F. R. S. . Fatores que influenciam para o processo de envelhecimento saudável de acordo com idosos participantes de um projeto social no município de Barreiras, Bahia. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 276-280.
-
NOVAES, P. S. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . Fatores que influenciam a gestação na adolescência nas regiões rurais. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 280-284.
-
NOGUEIRA, L. S. A. M. ; SOUZA, M. T. ; GROSSI, F. R. S. . Fatores que influenciam a depressão pós-parto e suas consequências: uma revisão sistemática. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 284-286.
-
REGO, R. C. ; SOUZA, T. B. M. S. ; GROSSI, F. R. S. ; Matos, K. S. . Impactos do programa bolsa família na saúde dos beneficiários de uma comunidade quilombola no município de Wanderley/BA. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 304-307.
-
NOVAES, P. S. ; SILVA, T. L. ; GROSSI, F. R. S. . Uma visão sobre a violência contra a mulher no âmbito rural. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 458-461.
-
BARBOSA, K. E. T. ; SOUZA, M. I. F. ; GROSSI, F. R. S. . Vivências da maternidade tardia para mães do município de Barreiras - Bahia. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 475-478.
-
ARAUJO, J. D. ; SILVA, T. P. V. ; GROSSI, F. R. S. . Vivências de mulheres com síndrome da fibromialgia participantes de um grupo de apoio no município de Barreiras, Bahia. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do congresso de iniciação científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 478-481.
-
NOGUEIRA, L. S. A. M. ; SOUZA, M. T. ; GROSSI, F. R. S. . Vivências de mulheres no período pós-parto em uma unidade de saúde no município de Barreiras - Bahia. In: 16° Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2018, Barreiras. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), 2018. v. 4. p. 481-484.
-
GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, R. S. ; CRISOSTOMO, K. N. . Dificuldades de mães de filhos/as com deficiência a partir de uma revisão sistemática. In: Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017, Barreiras. Anais do 15 Congressos Científico da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: FASB, 2017. p. 30.
-
GROSSI, F. R. S. ; Souza, A. R. L. ; Paes, A. S. ; Isensee, N. P. B. . Relato de experiência: sexualidade e homofobia no âmbito educacional. In: Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017, Barreiras. Anais do 15 Congresso Científico da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: FASB, 2017. p. 48-49.
-
GROSSI, F. R. S. ; Santos, M. P. ; Ferreira, V. S. ; Penha, S. M. E. M. . Autismo infantil: uma breve revisão histórica sobre avanços no processo de inclusão social e familiar. In: Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017, Barreiras. Anais do 15 Congresso Científico da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: FASB, 2017. p. 116-118.
-
GROSSI, F. R. S. ; Oliveira, J. S. . Discutindo sexualidade com um grupo de idosos/as na Unidade Básica de Saúde - UBS: sobre a ótica da psicologia social da saúde. In: Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017, Barreiras. Anais do 15 Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: FASB, 2017. p. 135-137.
-
GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, R. S. ; CRISOSTOMO, K. N. . As representações sociais da maternidade para mães de filhos/as com deficiência de uma escola pública no município de Barreiras, Bahia.. In: Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017, Barreiras. Anais do 15 Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras: FASB, 2017. p. 207-209.
-
Ferreira, B. B. ; Maciel, F. M. O. ; Oliveira, G. G. C. ; GROSSI, F. R. S. . REVISÃO DE TRABALHOS SOBRE O CONSULTÓRIO DE RUA NA REGIÃO NORDESTE. In: 17° Congresso de iniciação científica CIC, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
Balsani, A. S. ; VICENTE, F. R. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . UMA LEITURA ANÁLITICA SOBRE A LUTA PELA TERRA E A IMPORTÂNCIA DA AGROECOLOGIA. In: 17° Congresso de iniciação científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
Lopes, C. B. ; GROSSI, F. R. S. . O PRIMEIRO DAMISMO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: 17° Congresso de iniciação científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . MOVIMENTOS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO DE PSICOLOGIA. In: 17° Congresso de Iniciação Científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
SANTOS, H. J. A. N. ; ARAUJO, J. S. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . DIALÉTICA INCLUSÃO/EXCLUSÃO: VIVÊNCIAS DE UMA COMUNIDADE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA OESTE/BAHIA. In: 17° Congresso de Iniciação Científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
Oliveira, E. K. A. ; Souza, M. O. ; ARAUJO, J. S. ; Santos, R. M. R. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . DIALÉTICA EXCLUSÃO/INCLUSÃO E POLÍTICA HABITACIONAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: 17° Congresso Iniciação Científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
Oliveira, S. M. ; GROSSI, F. R. S. . CARACTERÍSTICAS DO ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: 17° Congresso de Iniciação Científica, 2019, Barreiras. Anais eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
GROSSI, F. R. S. ; SANTOS, S. C. Q. ; OLIVEIRA, C. A. N. . Análise dos estudos sobre a violência doméstica contra a mulher: uma revisão sistemática da literatura. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
GROSSI, F. R. S. ; SANTOS, S. C. Q. ; SILVA, A C H . Psicologia da saúde e fibromialgia: intervenções psicológicas em um centro de saúde. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, M. I. F. ; BARBOSA, K. E. T. . Psicologia da saúde e vivências em um grupo de gestantes: um relato de experiência. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. . Experiências de gestantes adolescentes da zona rural de várias regiões do mundo: uma revisão sistemática da literatura. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
SILVA, A C H ; Isensee, N. P. B. ; Sodré, N. V. ; GROSSI, F. R. S. . Contribuição para prevenção do suicídio na perspectiva dos/as psicólogos/as e psiquiatras atuantes na rede pública de saúde mental no município de Barreiras, BA. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
Isensee, N. P. B. ; GROSSI, F. R. S. ; Sodré, N. V. ; SILVA, A C H . Aspectos que favorecem a qualidade de vida dos idosos em centro de convivência. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
SILVA, A C H ; Paes, A. S. ; SILVA, S. S. ; GROSSI, F. R. S. . Saúde e bem-estar proporcionados pelo brincar: relato de experiência do estágio de psicologia institucional na APAE. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
ARAUJO, E. J. ; GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, A. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. . :Serviços de saúde, doença e violência: aspectos relacionados à saúde de travestis. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
CRISOSTOMO, K. N. ; GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, R. S. ; SILVA, A C H . As representações sociais da maternidade para mães de filhos/as com deficiência de uma escola pública no município de Barreiras, Bahia.. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
GROSSI, F. R. S. ; CRISOSTOMO, K. N. ; SOUZA, R. S. . Características relacionadas às políticas públicas de saúde e aos determinantes sociais de saúde no meio rural. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
REGO, R. C. ; GROSSI, F. R. S. ; SILVA, A C H . Impactos do Programa Bolsa Família (PBF) na saúde de seus beneficiários. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
NOGUEIRA, L. S. A. M. ; GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, M. T. . Principais características da depressão pós-parto: uma revisão sistemática da literatura. In: Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Saúde em Redes Suplemento, 2018. v. 4.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; Pereira, M. C. O. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO/A NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DA BAHIA. In: V Congresso Psicologia Ciência e Profissão. Psicologia, direitos sociais e políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
BIANCHI, V. L. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; SENNA, B. ; NOVAES, P. S. . A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA AMBIENTAL ENQUANTO DISCIPLINA NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios., 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
SANTOS, H. J. A. N. ; ALMEIDA, W. R. ; ARAUJO, J. S. ; GROSSI, F. R. S. . A IMPORTÂNCIA DO SABER DA PSICOLOGIA NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
Ferreira, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; Penha, S. M. E. M. . AMBIENTE ESCOLAR E PRÁTICAS DOCENTES: A INCLUSÃO DO ADOLESCENTE COM AUTISMO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão., 2018.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; BRITO, D. S. . ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
BARBOSA, K. E. T. ; GROSSI, F. R. S. ; SANTOS, S. C. Q. ; SOUSA, M. E. S. . CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA FAMILIAS EM SITUAÇAO DE VULNERABILIDADE. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
BARBOSA, K. E. T. ; GROSSI, F. R. S. ; SOUZA, M. I. F. . DIFICULDADES NA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; Pereira, M. C. O. ; BIANCHI, V. L. ; NOVAES, P. S. . GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES DE UMA REGIÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS, BAHIA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. V anais do Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão., 2018.
-
SANTOS, H. J. A. N. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; ARAUJO, J. S. . INCLUSÃO PERVERSA: REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
Ferreira, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; Penha, S. M. E. M. ; Santos, M. P. . O DESAFIO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
SOUZA, M. I. F. ; GROSSI, F. R. S. ; REGO, R. C. ; SOUZA, E. T. N. . PRINCIPAIS VULNERABILIDADES DA POPULAÇÃO QUILOMBOLA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
BIANCHI, V. L. ; ALMEIDA, W. R. ; GROSSI, F. R. S. ; SENNA, B. ; NOVAES, P. S. . PSICOLOGIA AMBIENTAL E SUAS PRINCIPAIS ÁREAS DE PESQUISA E ATUAÇÃO. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
SOUZA, M. I. F. ; GROSSI, F. R. S. ; BARBOSA, K. E. T. . VIVÊNCIAS DA MATERNIDADE TARDIA PARA MÃES DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS - BAHIA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão., 2018.
-
GROSSI, F. R. S. ; ALMEIDA, W. R. ; FOGACA, L. R. S. . VULNERABILIDADES EM SAÚDE NO MEIO RURAL E O PAPEL DA PSICOLOGIA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
GROSSI, F. R. S. ; ARAUJO, A. G. ; Matos, K. S. . Atuação do/a Psicólogo/a na Proteção Especial nos Órgãos da Assistência Social. In: XIX Encontro Nacional ABRAPSO, 2017, Uberlândia. Anais XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Porto Alegre: ABRAPSO Editora, 2017. p. 1518-1519.
-
Matos, K. S. ; GROSSI, F. R. S. ; CRISOSTOMO, K. N. ; SOUZA, R. S. . Psicologia e Promoção da Saúde: Intervenções com Gestantes em Barreiras, Bahia. In: XIX Encontro Nacional ABRAPSO, 2017, Uberlândia. Anais XIX Encontro Nacional ABRAPSO. Porto Alegre: ABRAPSO Editora, 2017. p. 1645-1646.
-
Silva, B. P. ; GROSSI, F. R. S. ; Matos, K. S. . Fatores relacionados a exclusão social: uma revisão sistemática. In: XIX Encontro Nacional da ABRAPSO, 2017, Uberlândia. Anais XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Porto Alegre: Editora ABRAPSO, 2017. p. 1472-1473.
-
GROSSI, F. R. S. ; Ferreira, V. S. ; Santos, M. P. ; Penha, S. M. E. M. . Autismo infantil: Comparativo da principais publicações sobre inclusão social e familiar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GROSSI, F. R. S. ; Ferreira, V. S. ; Santos, M. P. ; Penha, S. M. E. M. . Autismo: inclusão escolar de crianças na rede pública e privada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GROSSI, F. R. S. ; Ferreira, V. S. ; Santos, M. P. ; Penha, S. M. E. M. ; Ferraz, A. G. F. F. . A construção da aprendizagem em biologia através dos processos socioeducativo e afetivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GROSSI, F. R. S. ; Vieira, A. R. D. ; SILVA, D. V. . A melhoria da qualidade de vida através de um grupo de idosos sob o olhar da psicologia da saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sobral, C. C. T. ; Silva, Leandra Pereira da ; GROSSI, F. R. S. ; Gimenes, A. C. R. . Saúde do adolescente: multidisciplinaridade numa comunidade rural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Vieira, A. R. D. ; GROSSI, F. R. S. . A Shantala e os bebês prematuros: Intervenção psicoterapêutica- Promoção do bem-estar e qualidade de vida em uma unidade hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; Grossi, J. C. S. ; Vieira, A. R. D. . Saúde e interdisciplinaridade: relato de experiência com um grupo de gestantes no interior da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . O PAPEL DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . O programa de atenção integral à família (PAIF) na política pública de assistência social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GROSSI, F. R. S. . Violência doméstica contra mulher o período gestacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . Atuação dos psicólogos nas políticas públicas de saúde no Brasil: uma revisão sistemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . As representações sociais de saúde e doença e a sua relação com as políticas públicas numa área rural no interior de Mato Grosso do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . As representações sociais de saúde e doença e a sua relação com as políticas públicas numa área rural no interior de Mato Grosso do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . Sexualidade e relações de gênero com crianças e adolescentes no contexto da escola pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . Autonomia e inclusão social a partir de um grupo de idosos em um serviço de saúde no oeste da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . Autonomia e inclusão social a partir de um grupo de idosos em um serviço de saúde no oeste da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; SILVA, D. V. . Doenças e representações sociais: um estudo com a comunidade rural de Barreiras, Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; SILVA, D. V. . As políticas públicas e sua relação com a saúde e doença numa comunidade rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . A atuação da Psicologia da Saúde com um grupo de gestantes em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Barreiras, Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; Almeida, Luciane Pinho . Saúde no Campo: Um Estudo Sócio-Histórico sobre a Saúde para a População Rural do Município de Jateí em Mato Grosso do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; Silva, Leandra Pereira da . A orientação para pais e professores a partir do conhecimento e prevenção do stress infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; Almeida, Luciane Pinho . Políticas Públicas em saúde: uma realidade da população rural de Jateí em Mato Grosso do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. ; Almeida, Luciane Pinho ; Silva, Leandra Pereira da . Prevalência de stress: um estudo com professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE STRESS DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA, EM CAMPO GRANDE, MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROSSI, F. R. S. . EFEITO DO ENVELHECIMENTO NA MEMÓRIA EPISÓDICA E NA ATENÇÃO EM TAREFAS DE RECORDAÇÃO DE PALAVRAS E NÚMEROS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GROSSI, F. R. S. . Reflexões sobre educação na dolescência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GROSSI, F. R. S. . Telefonista. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GROSSI, F. R. S. . Educação continuada: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GROSSI, F. R. S. . O stress e sua influência no contexto educacional. 2014. .
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
Dialética inclusão/exclusão: vivências de uma comunidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Oeste da Bahia, Descrição: Psicologia Social chega na América Latina baseada em uma realidade europeia e Norte Americana, essa tinha como objetivo normatizar e padronizar comportamentos, harmonizando as relações grupais. Esse processo ocorreu na década de 50. Contudo, esse paradigma em psicologia social foi questionado na América Latina por ser uma realidade totalmente diferente e que reforçava um sujeito acrítico, no qual não era a gente de mudança e sujeito da história, que transformava (LANE, 2006). Continua-se acreditando que a psicologia social possui como objetivo ?conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que é específico, como naquilo que ele é manifestação grupal e social? (LANE, 2006, pg. 19). No entanto, Bock (1999) e Lane (2006) defendem uma psicologia que esteja em movimento e transformação, assim como os sujeitos. Os primeiros conceitos relacionados ao sofrimento ético-político ocorreram no ano de 1994 por meio de Lane e Sawaia na obra titulada como ?Novas Veredas da Psicologia Social?, nesta Sawaia trabalhou questões referentes ao sofrimento ou mal-estar psicossocial e sobre a reflexão que o/a pesquisador/a deve fazer para que esse/a venha compreender as categorias da Psicologia Social e que não naturalize os conceitos construídos pela história da sociedade (BERTINI, 2014). Considera-se que o surgimento do MST fez parte de um processo que ocorreu entre os anos de 1979 a 1985. Em razão de que no primeiro momento ocorreram as primeiras ocupações organizadas, logo foi definida sua estrutura organizativa, surgindo as lideranças que fundaram o MST em 22 de janeiro de 1984 no município de Cascavel (PR), no qual foi realizado seu 1 Encontro Nacional e que contou com representantes de 23 das 27 unidades federativas do país. Posteriormente, no ano de 1985 foi organizado o primeiro congresso do MST no qual, os camponeses definiram políticas de ação (FERNANDES, 2008). O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de campo no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no município de Barreiras, Bahia, que tem como objetivo principal compreender as vivências dos moradores dessa comunidade. O estudo se ancora na Psicologia Sócio histórica a partir da Psicologia Social e especificamente na teoria do sofrimento Ético-político, como categoria da dialética exclusão/inclusão de Sawaia (2011). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabiana Regina da Silva Grossi - Coordenador / Wellington da Rocha Almeida - Integrante / HELOISA JANSEN ALVES NASCIMENTO DOS SANTOS - Integrante / Jeovana de Souza Araujo - Integrante.
-
2015 - 2015
Doenças e representações sociais: um estudo com a população rural no município de Barreiras/BA, Descrição: As representações sociais, condicionadas aos DSS, podem criar conteúdos de pensamento invertidos em relação às realidades sociais existentes, neste caso, criam-se representações sociais sobre as doenças cujos conteúdos de pensamento não coadunam com as definições científicas estabelecidas pela comunidade médica, caminho indicado para a prática da prevenção. Como consequência, as representações sociais sobre as doenças impelem as pessoas a procurarem alternativas miraculosas para tratar das enfermidades. Esse estado de coisas, nas áreas rurais, inibe a procura dos serviços de saúde, diminuindo, assim, a prática de prevenção. A ausência de políticas públicas em saúde agrava mais essa situação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Fabiana Regina da Silva Grossi - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira. , Rua Pará, 2280, Mimoso I, 47850000 - Luís Eduardo Magalhães, BA - Brasil, Telefone: (77) 36289900
Experiência profissional
2013 - 2021
FASBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora de estágio em psicologia da saúde e psicologia social.
Atividades
-
07/2018 - 07/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e políticas públicas em saúde
-
07/2018 - 07/2021
Estágios , Faculdade São Francisco de Barreiras.,Estágio realizado, Estágio Básico II.
-
02/2018 - 07/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva
-
07/2017 - 07/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia da Saúde, Estágio Supervisionado em Psicologia Social, Psicologia da saúde, Psicologia e Políticas Publicas em Saúde
-
07/2013 - 07/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico em pesquisa, ética profissional, Psicologia em Saúde Pública e Instituições de Saúde, Psicologia na administração, Saúde coletiva, Supervisão de estágio em Psicologia da saúde, Teorias e técnicas psicoterápicas da infância e da adolescência
-
02/2018 - 07/2018
Estágios , Faculdade São Francisco de Barreiras.,Estágio realizado, Psicologia da saúde.
-
07/2016 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia em Políticas Públicas em Saúde, Estágio Supervisionado em Psicologia da Saúde, Estágio Supervisionado em Psicologia Social
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia da saúde, Saúde Coletiva, Estágio Supervisionado em Psicologia Social
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico, Estágio Profissional em Psicologia da Saúde, Estágio Profissional em Psicologia Social
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do consumidor
2015 - Atual
Faculdade Arnaldo Horácio FerreiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do curso de psicologia com as disciplinas psicologia social, políticas públicas e psicologia da saúde.
2021 - 2022
Faculdade Arnaldo Horácio FerreiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de psicologia, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da saúde e políticas públicas, Psicologia do desenvolvimento III
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia comunitária, Psicologia social
2014 - 2014
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pós graduação
Outras informações:
Ministrou a disciplina "Contribuições da psicologia para o recursos humanos" e "Treinamento e Desenvolvimento Pessoal" na pós-graduação em RH.
2007 - 2013
Prefeitura Municipal de JateíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde atuando atenção básica (primária) em Programa de Saúde da Família e atenção secundária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Regina da Silva Grossi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?