Antonia Vieira dos Santos

Possui graduação em Letras Português (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (1997), graduação em Letras Português (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Lingüística Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, atuando principalmente nas áreas de morfologia, formação de palavras, léxico e onomástica. Integra o Grupo de Pesquisa Prohpor - Programa para a História da Língua Portuguesa, sediado no Instituto de Letras da UFBA, desenvolvendo pesquisa no âmbito do subgrupo Morfologia e Lexicologia Históricas.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras e Lingüística

2005 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: COMPOSTOS SINTAGMÁTICOS NOMINAIS VN, NN, NA, AN e NprepN NO PORTUGUÊS ARCAICO (SÉCS. XIII-XVI)
Orientador: em Universidade de Coimbra ( Graça Maria Rio-Torto)
com Rosa Virgínia Mattos e Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lingüística histórica; Português arcaico; Composição de palavras; Léxico; Morfologia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Lingüística Portuguesa

1999 - 2003

Universidade de Coimbra
Título: Os pronomes demonstrativos: estudo histórico de caráter sintático e morfossintático (séculos XIII-XVI),Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Clarinda de Azevedo Maia
Palavras-chave: Lingüística portuguesa; Lingüística histórica; Pronomes demonstrativos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras Português (Bacharelado)

1991 - 1999

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Letras Português (Licenciatura)

1991 - 1997

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Curso de Alemão. (Carga horária: 510h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2016 - 2017

Gramática para preparadores e revisores de texto. (Carga horária: 30h). , Fundação Editora da UNESP, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Ateliê Didático. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Leitura e transcrição de documentos coloniais. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2011 - 2011

Do scriptorium ao computador: princípios de .... (Carga horária: 20h). , Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento de Avaliadores do PNLD-Dicionários. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Yorubà. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Afro-Orientais - Universidade Federal da Bahia, CEAO-UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Ler e Redigir Textos Acadêmicos em Francês. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos Afro-Orientais - Universidade Federal da Bahia, CEAO-UFBA, Brasil.

2010 - 2010

I Curso de Preservação de Acervos Raros. (Carga horária: 60h). , Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Árabe II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Curso de Árabe I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2007

Inglês. (Carga horária: 484h). , Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, Brasil.

1999 - 2001

Français. (Carga horária: 240h). , Alliance Française, AL, Portugal.

2000 - 2000

Deutsch-Intensivkurs für Anfänger. (Carga horária: 40h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, Antonia Vieira dos ; MORENO, A. L. . III Seminário de Pesquisa do Programa para a História da Língua Portuguesa - PROHPOR. 2017. (Outro).

SANTOS, Antonia Vieira dos ; SANTOS, J. A. ; JUNQUEIRA, M. R. ; BASTOS, V. V. ; ARAUJO, V. R. D. ; Souza, Pedro Daniel dos Santos . Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1o Congresso Internacional do PPGLEV -. Cara a cara, face a face e rosto a rosto em português: uma primeira abordagem. 2020. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do NELP: diálogos interinstitucionais.Estudo diacrônico da composição em português: desafios e alguns resultados. 2020. (Outra).

Abralin 50 - Linguística na contemporaneidade: desafios, debates e propostas. A reduplicação no Vocabulario Portuguez, e Latino de Bluteau (séc. XVIII). 2019. (Congresso).

I Jornadas de Linguística do Doutoramento em Linguística: Nas interfaces entre prefixação e composição: problemas em aberto.Denominações compostas de espécies botânicas e zoológicas em Jerónimo Cardoso (séc. XVI). 2019. (Outra).

IV Colóquio Brasileiro de Morfologia.A produtividade de compostos [VN]N no Vocabulario Portuguez e Latino de Bluteau (séc. XVIII). 2018. (Outra).

X Congresso Internacional da Abralin. Compostos e mecanismos de composiçã o de palavras no Orto do Esposo. 2017. (Congresso).

Congresso UFBA. Morfologia e lexicologia históricas. 2016. (Congresso).

GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Padrões de composição em documentos notariais dos séculos XIII e XIV. 2016. (Outra).

VIII Seminário de Estudos Filológicos.Edição de textos medievais portugueses e a história da língua portuguesa: algumas reflexões. 2016. (Seminário).

Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica. A composição de palavras no Foro Real de Afonso X. 2015. (Congresso).

I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva. Compostos criativos no período arcaico da língua portuguesa. 2015. (Congresso).

I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos (I EBEG).Valores semânticos da partícula mal em construções com adjetivos departicipais nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). 2015. (Encontro).

I Encontro sobre a Língua em Textos Medievais Ibéricos.Compostos na documentação notarial dos séculos XIII e XIV. 2015. (Encontro).

I CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces. Algumas considerações sobre os compostos VN no português arcaico e no português contemporâneo. 2014. (Congresso).

Introdução à história externa da língua galega. 2014. (Seminário).

Introdução à história interna da língua galega. 2014. (Seminário).

Palestra "A norma que rui", proferida por Emílio Pagotto (TEMPÓS/PPGLinC/UFBA). 2014. (Outra).

Palestra "Um novo recurso dixital para o estudo da variación lingüística: o Tesouro do léxico patrimonial galego e portugués. 2014. (Outra).

VII Seminário de Estudos Filológicos: Entre o Texto e o Discurso.Padrões de composição de palavras no Foro Real, de Afonso X. 2014. (Seminário).

XVII Congresso Internacional da ALFAL. Compostos NprepN no português arcaico: estatuto morfológico e sintático. 2014. (Congresso).

PROHPONDO - I Encontro de estudos de língua portuguesa: Homenagem a Sônia B.B. Costa.Compostos nominais no português arcaico. 2013. (Encontro).

Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELLIT. 2013. (Seminário).

I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológi os. A intervenção do editor no registro das palavras compostas em textos do português arcaico: algumas reflexões sobre o uso do hífen. 2012. (Congresso).

I Simpósio de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.A Pesquisa em Linguística Histórica no Campus XVIII. 2012. (Simpósio).

VI Semana da Consciência Negra: religiões e religiosidades afro-brasileiras.Trânsitos religiosos da população afrodescendente na Bahia. 2012. (Outra).

ROSAE - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA. PADRÕES DE COMPOSIÇÃO DE PALAVRAS NA DOCUMENTAÇÃO POÉTICA MEDIEVAL. 2009. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS VALORES SEMÂNTICOS DE "MAL" EM CONSTRUÇÕES COM PARTICÍPIOS ADJETIVOS. 2009. (Congresso).

Colóquio Internacional Mudança e Variação nas Línguas Românicas. 2007. (Outra).

V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística ? ABRALIN. Curso WordSmith Tools. 2007. (Congresso).

VII Encontro Internacional de Estudos Medievais.Notícia sobre a elaboração de um pequeno dicionário de palavras compostas do português arcaico. 2007. (Encontro).

VIII Congreso Internacional de Estudos Galegos. Processos de composição nas Cantigas de Santa Maria. 2006. (Congresso).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Linguagem e Cultura: Intersecções.Minicurso: A paráfrase e os processos formadores do léxico. 2006. (Simpósio).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e LingüísticaLinguagem e Cultura: Intersecções.Aspectos da composição na língua portuguesa arcaica. 2006. (Simpósio).

XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE.Aspectos da composição no português arcaico. 2006. (Encontro).

Seminário de Lingüística Histórica. 2005. (Seminário).

II Colóquio sobre Gramática: "O Verbo". 2002. (Outra).

Jornada de Edição de Textos. 2002. (Outra).

II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. 2001. (Outra).

Encontro de História da Língua e História da Gramática. 2000. (Encontro).

II Colóquio sobre Gramática: "Norma e Desvios nos Registos Linguísticos". 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Pereira Mota Soares

LOBO, T. C. F.;SANTOS, Antonia Vieira dos; GANDRA, A. S.. A DIFUSÃO SOCIAL DA ESCRITA NAS ILHAS DOS AÇORES NO SÉCULO XVI. 2019. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Natival Almeida Simões Neto

COELHO, J. S. B.; GONCALVES, C. A. V.;SANTOS, Antonia Vieira dos. Um enfoque construcional sobre as formações X-eir-: da origem latina ao português arcaico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maílson dos Santos Lopes

COELHO, J. S. B.; COSTA, S. B. B.;SANTOS, Antonia Vieira dos. A prefixação na primeira fase do português arcaico: descrição e estudo semântico-morfolexical-etimológico do paradigma prefixal da língua portuguesa nos séculos XII, XIII e XIV. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lana Cristina Santana

SANTOS, Antonia Vieira dos; PAIM, Marcela Moura Torres; ABBADE, Celina Márcia de Souza; RIBEIRO, S. S. C.; QUEIROZ, R. C. R.. Aqui tem Murundu, Marianga, Murici, Capanema, Areal e Água Limpa: uma análise de topônimos do Recôncavo Baiano. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cézar Alexandre Néri Santos

SANTOS, Antonia Vieira dos; COSTA, S. S.; RAMOS, R. T.; ABBADE, C. M. S.; MOTA, J. A.. A toponímia em Sergipe: descrição e análise. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LISANA RODRIGUES TRINDADE SAMPAIO

SANTOS, Antonia Vieira dos; MACHADO FILHO, A. V. L.; OLIVEIRA, M. F.; MARENGO, S. M. D. A.; SOUZA, R. B.. Cantigas satíricas do Cancioneiro da Biblioteca Nacional: edição e estudo em perspectiva lexicográfica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hirão Fernandes Cunha e Souza

COELHO, J. S. B.; GONCALVES, C. A. V.; LOBO, T. C. F.; RIBEIRO, S. S. C.;SANTOS, Antonia Vieira dos. Arlindos e negros: o nome próprio em uma irmandade de cor na Bahia dos séculos XIX e XX. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ione Pereira dos Santos Oliveira

SANTOS, Antonia Vieira dos; LACERDA, M. F. O.; MACHADO FILHO, A. V. L.. Adverbiais no período arcaico do português: estudo linguístico e registro lexicográfico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA

SANTOS, Antonia Vieira dos; ALMEIDA, A. A. D.; DUQUE, P. H.. Conceptualização do amor em cartas dos séculos XIX, XX e XXI. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maílson dos Santos Lopes

COELHO, J. S. B.;SANTOS, Antonia Vieira dos; PINTO, C. F. C.. Estudo histórico-comparativo da prefixação do galego-português e no castelhano arcaicos (séculos XIII a XVI): aspectos morfolexicais, semânticos e etimológicos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabele Mansur Costa Bittencourt

SANTOS, Antonia Vieira dos; SIMOES NETO, N. A.; NASCIMENTO, H. I. O.. A linguagem gamer e sua terminologia: uma análise da formação de verbos por empréstimo linguístico no jogo online League of Legends. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Estrangeira Moderna e Clássica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline de Castro Pereira von Rondon

SANTOS, Antonia Vieira dos; SOUZA, P. D. S.; SOBRAL, L. S.. Construções com mal/bem + adjetivo departicipial nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Letícia Santos Rodrigues

SANTOS, Antonia Vieira dos; CYRINO, J. P. L.; LOPES, M. S.. Neologismos antroponímicos com base na utilização de formativos germânicos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mateus Santiago Silva

COELHO, J. S. B.; FRANCA, Z. N.;SANTOS, Antonia Vieira dos. A marcação do gênero em neologismos por empréstimos em traduções para a língua alemã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bianca Souza Costa

Souza, Pedro Daniel dos Santos;SANTOS, Antonia Vieira dos; FERNANDES, Lindinalva Zagoto. Sujeitos nulos e plenos no português brasileiro culto: contribuições a uma pauta de pesquisa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nivianne Katrin Andrade dos Santos

FERNANDES, Lindinalva Zagoto;SANTOS, Antonia Vieira dos; VIANA, Moisés dos Santos. A persuasão nos slogans da campanha política 2012 em Eunápolis - Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, G.; FARIA, A. L.;SANTOS, Antonia Vieira dos. Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

SANTOS, Antonia Vieira dos; CARNEIRO, Z. O. N.. Seminário de Avaliação de Projetos de Dissertação e de Tese do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.

COELHO, J. S. B.;SANTOS, Antonia Vieira dos. Banca Examinadora do Projeto de Pesquisa de mestrado de Maísa Carla dos Santos Costa. 2017. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.;SANTOS, Antonia Vieira dos; SILVA, C. T. S.. Seleção simplificada para contratação de docente por tempo determinado. 2016. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS, J. H.; ASSUMPCAO, S. S.;SANTOS, Antonia Vieira dos. Processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, Antonia Vieira dos; DUARTE, R. J.. Banca Examinadora de Defesa e Avaliação de Projeto de Pesquisa. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, Antonia Vieira dos. Comissão Julgadora de Projetos de Pesquisa (TCC). 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, Antonia Vieira dos; FRANCA, Z. N.. Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso. 2014. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosa Virgínia Barretto de Mattos Oliveira e Silva

MATTOS e SILVA, Rosa VirgíniaMACHADO FILHO, A. V. L.; COSTA, S. B. B.; BASILIO, M.; RIO-TORTO, Graça Maria. Compostos sintagmáticos nominais VN, NN, NA, AN, NprepN no português arcaico (Sécs. XIII-XVI). 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Rosa Virgínia Barretto de Mattos Oliveira e Silva

MATTOS e SILVA, Rosa VirgíniaMACHADO FILHO, A. V. L.; BARCELOS, E.. A composição de palavras na língua portuguesa arcaica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Sônia Bastos Borba Costa

MATTOS E SILVA, R. V.; RIO-TORTO, G. M.; Basílio, Margarida; MACHADO FILHO, Américo V. L.;BORBA COSTA, Sônia B.. Compostos sintagmáticos nominais VN, NN, NA, AN e NPREPN no português arcaico (sécs XIII-XVI). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letrras) - Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística - UFBA.

Américo Venâncio Lopes Machado Filho

MATTOS E SILVA, R. V. M. E.MACHADO FILHO, Américo V. L.; BASÍLIO, Margarida; RIO-TORTO, Graça Maria; COSTA, S. B. B.. Compostos sintagmáticos nominais VN, NN, NA, AN e NprepN no português arcaico (sécs. XIII-XVI). 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Américo Venâncio Lopes Machado Filho

MACHADO FILHO, Américo V. L.MATTOS E SILVA, R. V. M. E.; BARCELLOS, M. E.. A composição de palavras na língua portuguesa arcaica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Deivid Borges Santos

CONSTRUCOES COM O VERBO DAR NO PORTUGUES ARCAICO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GRAMATICA DAS CONSTRUCOES; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ian Lezan Salvador

Compostos morfológicos na história da língua portuguesa; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

João Pedro Bullos Freitas

Compostos morfológicos no Vocabulario Portuguez, e Latino de Bluteau (1712-1728); Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Yasmim Conceição Borges

COMPOSTOS [NN]N NO PORTUGUÊS CLÁSSICO (sécs; XVII E XVIII); 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Isabele Mansur Costa Bittencourt

A formação de verbos por empréstimo no jogo online League of Legends; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Estrangeira - 403203) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Jariane Viana de Castro

É agora, no mês que vem; Processo de gramaticalização do advérbio "agora"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Aline de Castro Pereira von Rondon

Formação de palavras com bem- e mal- no português arcaico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Rafaela Regina Freitas Valverde

Nomes em uso no Brasil: levantamento, descrição e análise etimológica e morfológica; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Permanecer/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Victória Triebig

Compostos [NN]N no Vocabulario de Bluteau (1712-1728); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Jaqueline Bobko Pellens

A formação de prenomes por mecanismos de composição: a justaposição; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia, Permanecer/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Rebeca de Jesus Bomfim

Padrões de composição de palavras na Crónica de D; Fernando (séc; XV); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Nathalia Zimer da Silva Almeida

Padrões de composição de palavras no Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela (séc; XV); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Jaqueline Bobko Pellens

A formação de prenomes por mecanismos de composição: a justaposição; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Permanecer/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Victória Triebig

Mecanismos de composição de palavras na Crónica de D; João I - Segunda Parte (séc; XV); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ludimila Soares Freitas

Palavras compostas em documentos notariais do século XV; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Yasmim Conceição Borges

O mecanismo de composição de palavras na Crónica de D; João I - Primeira Parte (séc; XV); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Yasmim Conceição Borges

O estudo de palavras compostas em documentos portugueses da Chancelaria de D; Afonso III (séc; XIII); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ludimila Soares Freitas

Estudo de compostos em textos notariais do Arquivo de Textos do Português Antigo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ludimila Soares Freitas

Padrões de composição de palavras em Vidas de Santos de um manuscrito Alcobacense; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ludimila Soares Freitas

Padrões de composicão de palavras em Vidas de Santos de um manuscrito Alcobacense (Séc; XIII-XIV); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Marcus Vinícius Silva Juriti

Estudo de palavras compostas na História do Galego-Português: textos notariais portugueses da Província do Minho; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ludimila Soares Freitas

Compostos VN no português arcaico e no português contemporâneo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Marcus Vinícius Silva Juriti

Estudo de compostos e mecanismos de composição de palavras nos Diálogos de São Gregório; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Ana Paula Silva Santos

A composição de palavras na língua latina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Maria Fernanda da Silva Rocha

Estudo de compostos e mecanismos de composição de palavras no Flos Sanctorum (séc; XIV); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Cíntia Maria Teixeira de Moraes

Estudo de compostos e mecanismos de composição de palavras em documentos notariais dos séculos XII, XIII e XIV; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Mayana Soares Borges Leitão

Estudo de palavras compostas na História do Galego-Português: textos notariais portugueses da Província do Minho; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Aline de Castro Pereira von Rondon

Estudo dos compostos sintagmáticos e morfológicos na documentação poética do século XIII: as Cantigas de Santa Maria (CSM); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Gerson Assis dos Santos Júnior

Estudo dos compostos sintagmáticos e morfológicos na documentação poética do século XIII: as Cantigas d'Escarnho e de Mal Dizer (CEMD); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Nathalia Zimer da Silva Almeida

Morfologia da língua portuguesa; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonia Vieira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Graça Rio-Torto

Processos de composição no período arcaico da língua portuguesa; 2009; Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Graça Rio-Torto;

Rosa Virgínia Barretto de Mattos Oliveira e Silva

O processo de composição no português arcaico; 2005; Tese (Doutorado em Doutorado Em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Rosa Virgínia Barretto de Mattos Oliveira e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos e padrões de composição no Vocabulário histórico-cronológico do Português Medieval, de Antônio Geraldo da Cunha. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 1, p. 10-26, 2021.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos [VN]N no Vocabulario portuguez, e latino de Bluteau (séc. XVIII). Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 22, p. 1-17, 2020.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; SIMOES NETO, N. A. . O Esquema construcional [[X]N-[mor]A]N na história da língua portuguesa (The constructional scheme [[X]N-[mor]A] N in the history of Portuguese). ESTUDOS DA LÍNGUA(GEM) (ONLINE) , v. 18, p. 125-140, 2020.

  • SANTOS, ANTONIA VIEIRA DOS . Uma abordagem ampliada da reduplicação no Vocabulario Portuguez, e Latino de Bluteau (séc. XVIII). LABORHISTÓRICO , v. 6, p. 181-203, 2020.

  • PELLENS, J. B. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . Nomes justapostos em uso no Brasil. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 1, p. 23-42, 2020.

  • TRIEBIG, V. ; SANTOS, ANTONIA VIEIRA DOS . Compostos [NN]N no Vocabulario Portuguez, e Latino... de Bluteau (séc. XVIII). MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 9, p. 1054-1072, 2020.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Considerações linguísticas sobre as propostas de substituição do termo agrotóxico na legislação brasileira. Revista Panace@ , v. XXI, p. 107-118, 2020.

  • SIMOES NETO, N. A. ; OLIVEIRA, M. S. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . A Linguística Histórica entre fluxos e refluxos: antigos e novos caminhos. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI , v. 8, p. 1-10, 2019.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; RIO-TORTO, G. . De biciclo a ciclovia: estudo morfolexical de ciclo no português contemporâneo. Veredas (UFJF. Online) , v. 20, p. 80-99, 2016.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos NpreN no português arcaico: aspectos morfossintáticos. Confluência , v. 1, p. 191-214, 2016.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A intervenção do editor no registro das palavras compostas em textos do português arcaico: algumas reflexões sobre o uso do hífen. Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 16, p. 171-189, 2014.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A composição coordenativa no português arcaico: um primeiro estudo. Cadernos do NEMP , v. 1, p. 93-103, 2013.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Breves considerações sobre o uso dos advérbios nas Cantigas de Santa Maria (século XIII). INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , Salvador - Bahia, v. 1, p. 1-10, 2004.

  • BORGES, Y. C. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . A formação de nomes compostos com o prenome Maria na lista do Vestibular Fuvest 2001. In: Juliana Soledade; Natival Almeida Simões Neto. (Org.). Nomes próprios: abordagens linguísticas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 119-129.

  • SANTOS, ANTONIA VIEIRA DOS . Os glossários como fonte do estudo do léxico: o caso das palavras compostas. In: Risonete Batista de Souza; Rosa Borges; Isabela Santos de Almeida; Débora de Souza. (Org.). Filologia em diálogo: descentramentos culturais e epistemológicos. 1ed.Salvador: Memória & Arte, 2020, v. , p. 127-147.

  • SIMOES NETO, N. A. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . A categoria semântica de agente humano em compostos [VN]N do português: uma leitura orientada pela Morfologia Construcional. In: Cristina Figueiredo; Juliana Ludwig Gayer; Lílian Teixeira de Sousa; Carlos Felipe Pinto. (Org.). Língua em movimento : História e funcionamento das línguas naturais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 313-330.

  • BORGES, Y. C. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . Breve estudo sobre as palavras compostas de configuração Nome-Nome na Crónica de D. João I (séc. XV). In: Cristina Figueiredo; Juliana Ludwig Gayer; Lílian Teixeira de Sousa; Carlos Felipe Pinto. (Org.). Língua em movimento : História e funcionamento das línguas naturais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 373-387.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Edição de textos medievais portugueses e a história da Língua Portuguesa: algumas reflexões. In: Alícia Duhá Lose; Arivaldo Sacramento de Souza; Patrício Nunes Barreiros; Rosinês de Jesus Duarte. (Org.). Filologia, cultura escrita e estudos culturais. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2018, v. , p. 235-260.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Padrões de composição de palavras na poesia medieval galego-portuguesa. In: Elisângela Santana dos Santos; A. Ariadne Domingues Almeida; Natival Almeida Simões Neto. (Org.). Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudo. 1ed.Salvador: Eduneb, 2018, v. , p. 111-138.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; Von Rondon, Aline de Castro Pereira . Valores semânticos da partícula mal em construções com adjetivos departicipiais nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). In: RODRÍGUEZ, David; LOPES, Mailson. (Org.). Galícia doutro lado do Atlântico. Estudos galegos na Bahia.. 1ed.Salvador: Ponte Atlântica, 2018, v. 1, p. 87-101.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Padrões de composição de palavras no Foro Real, de Afonso X. In: ROMERO, M.N.; ÁLVAREZ, R.; MATO, E.M.. (Org.). Gallaecia. Estudos de lingüística portuguesa e galega. 1ed.Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2017, v. , p. 163-179.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos criativos no período arcaico da língua portuguesa. In: ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. (Org.). Linguagens e Cognição. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 01, p. 213-228.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Do composto sintagmático ao lexema aglutinado: consequências morfológicas e sintáticas. In: Rosa Virgínia Mattos e Silva; Klebson Oliveira; José Amarante. (Org.). Várias navegações: português arcaico, português brasileiro, cultura escrita no Brasil, outros estudos em homenagem à Therezinha Barreto. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 239-258.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Breve descrição da composição sintagmática nominal no português arcaico. In: Klebson Oliveira; Hirão F. Cunha e Souza; Juliana Soledade. (Org.). Do português arcaico ao português brasileiro: outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. 21-42.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Processos de Composição nas Cantigas de Santa Maria. In: Gabriel Rei-Doval. (Org.). A Linguística Galega desde Alén Mar. 1ed.Santiago de Compostela: Universidade de Compostela, Servizionde Publicacións e Intercambio Cientifico, 2009, v. 1, p. 391-404.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos e mecanismos de composição de palavras no Orto do Esposo. In: X Congresso Internacional da Abralin, 2017, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político, 7 a 10 de março de 2017. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. v. IV. p. 2313-2324.

  • BORGES, Y. C. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . O estudo de palavras compostas em documentos portugueses da Chancelaria de Afonso III (séc. XIII). In: Jornada Itinerante 40 anos do Gelne, 2017, Aracaju. Linguística e literatura: teoria, análises, aplicações. Recife: Pipa Comunicação, 2018. p. 249-260.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Notícia sobre a elaboração de um pequeno dicionário de palavras compostas do português arcaico. In: VII Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2009, Fortaleza. VII EIEM - Encontro Internacional de Estudos Medievais. Idade Média: permanência, atualização, residualidade. Fortaleza/Rio de Janeiro: UFC/ABREM, 2009. p. 165-171.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Aspectos da composição no português arcaico. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos. João Pessoa: GELNE, 2006. v. 01.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; Von Rondon, Aline de Castro Pereira ; SANTOS JÚNIOR, Gérson Assis . A Pesquisa em Linguística Histórica no Campus XVIII. In: I Simpósio de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Eunápolis. Caderno de Resumos: I Simpósio de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão. Eunápolis: Gráfica Ramab, 2012. p. 34-35.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Sobre a elaboração de um pequeno dicionário de formas compostas do português arcaico. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística ? ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - Caderno de Resumos. Belo Horizonte, 2007. v. 1. p. 368-369.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; Von Rondon, Aline de Castro Pereira . Valores semânticos da partícula mal em construções com adjetivos departicipais nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). In: I EBEG - I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos, 2015, Salvador - BA. I EBEG - I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos, 2015. p. 9-9.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A composição de palavras no Foro Real de Afonso X. In: Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2015, Santiago de Compostela. Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2015. p. 153-154.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; JURITI, M. V. S. . Compostos ou locuções? O novo acordo ortográfico e o uso do hífen: uma abordagem metalexicográfica. In: CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces: caderno de resumos, 2014. p. 27-28.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos NprepN no português arcaico: estatuto morfológico e sintático. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa - PB. Anais da ALFAL 2014 -XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), 2014. p. 447-447.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Algumas considerações sobre os compostos VN no português arcaico e no português contemporâneo. In: CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara - SP. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces: caderno de resumos, 2014. p. 63-63.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . PADRÕES DE COMPOSIÇÃO DE PALAVRAS NA DOCUMENTAÇÃO POÉTICA MEDIEVAL. In: ROSAE - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA, 2009, SALVADOR. ROSAE - HOMENAGEM A ROSA VIRGÍNIA MATTOS E SILVA. FEIRA DE SANTANA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA DA UEFS, 2009. v. 1. p. 129-130.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Processos de composição nas Cantigas de Santa Maria. In: VIII Congreso Internacional de Estudos Galegos, 2006, Salvador - Bahia. 8o. Congreso Internacional de Estudos Galegos. Galicia do outro lado do Atlántico: voces reunidas na Bahia, 2006. v. 01. p. 57-57.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Aspectos da composição na língua portuguesa arcaica. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Uberlândia, 2006. v. 01.

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Considerações linguísticas sobre as propostas de substituição do termo agrotóxico na legislação brasileira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMOES NETO, N. A. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . A categoria de agente em compostos VN do português: uma leitura construcional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Cara a cara, face a face e rosto a rosto em português: uma primeira abordagem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A reduplicação no Vocabulario Portuguez, e Latino de Bluteau (séc. XVIII). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Denominações compostas de espécies botânicas e zoológicas em Jerónimo Cardoso (séc. XVI). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Os glossários como fonte de estudo do léxico: o caso das palavras compostas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; SIMOES NETO, N. A. . O esquema construcional [[X]n -mor]n no português arcaico e no português contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Y. C. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos Nome-preposição-Nome na Crónica de D. João I - Primeira Parte (séc. XV). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos e mecanismos de composiçã o de palavras no Orto do Esposo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Processos de composição de palavras no português arcaico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Padrões de composição em documentos notariais dos séculos XIII e XIV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; Von Rondon, Aline de Castro Pereira . Valores semânticos da partícula mal em construções com adjetivos departicipiais nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Estudo de compostos no português arcaico: considerações teóricas e metodológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A composição de palavras no Foro Real de Afonso X. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos na documentação notarial dos séculos XIII e XIV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos criativos no período arcaico da língua portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos na documentação notarial dos séculos XIII e XIV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; JURITI, M. V. S. . Compostos ou locuções? O novo acordo ortográfico e o uso do hífen: uma abordagem metalexicográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Algumas considerações sobre os compostos VN no português arcaico e no português contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos NprepN no português arcaico: estatuto morfológico e sintático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A composição no português arcaico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . A composição coordenativa no português arcaico: um primeiro estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Von Rondon, Aline de Castro Pereira ; SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos e processos de composição de palavras nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos . Compostos nominais no português arcaico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Antonia Vieira dos ; Von Rondon, Aline de Castro Pereira ; SANTOS JÚNIOR, Gérson Assis . A Pesquisa em Linguística Histórica no Campus XVIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro da Comissão Científica (parecerista ad hoc) da Revista do Gelne. 2020.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro da Comissão Científica (parecerista ad hoc) da Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2020.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro da comissão científica (parecerista ad hoc) da revista Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. 2019.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro da Comissão Científica (parecerista ad hoc) da Revista LaborHistórico. 2019.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro da Comissão Científica (parecerista ad hoc) da Revista Hyperion. 2016.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Membro do Comitê Científico do VIII Congresso Internacional da Abralin. 2013.

SANTOS, Antonia Vieira dos . Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático 2012 ? Dicionários. 2011.

SIMOES NETO, N. A. ; OLIVEIRA, M. S. ; SANTOS, Antonia Vieira dos . Macabéa: ?DOSSIÊ ESPECIAL: LINGUÍSTICA HISTÓRICA?.. 2019. (Editoração/Periódico).

SANTOS, Antonia Vieira dos . Estudo sobre os compostos e os mecanismos de composição de palavras na primeira fase da língua portuguesa arcaica (séc. XII-XIV). 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Antonia Vieira dos . Morfologia: tendências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    CONHPOR. Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas. Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI), Descrição: Este projeto, aprovado com resolução CONSEPE-UEFS 116/2021, conforme publicação no D.O.E. do dia 20/11/2021, tem como objetivo analisar construções morfológicas e sintáticas da língua portuguesa, em diferentes estágios da sua história. Nesta primeira etapa, o projeto se volta contundentemente, não exclusivamente, aos dados do português arcaico (séculos XII-XVI). Assim, a análise de fenômenos de períodos subsequentes do português, bem como de fenômenos do fundo latino-românico, também interessa a esta primeira etapa do projeto. São bem-vindas análises de fenômenos de ordem morfológica, tais como flexão, derivação afixal (sufixação, prefixação, circunfixação) e composição, e de ordem sintática, tais como construções argumentais, construções idiomáticas, construções que envolvam conectivos e adverbiais, construções que envolvam inversão de elementos nas sentenças e construções de tópico e foco. Como perspectiva teórico-epistemológica, são adotados os postulados da Linguística Cognitiva (LAKOFF E JOHNSON, 1980; FILLMORE, 1982; LAKOFF, 1987, 1993, 2008; LANGACKER, 1987, 2013; SILVA, 1999, 2006; CROFT E CRUSE, 2004; FERRARI, 2011), da Gramática de Construções (GOLBERG, 1995, 2006, 2013; CROFT, 2001; BYBEE, 2010, 2015; TRAUGOTT E TROUSDALE, 2013; HILPERT, 2014; SAMPAIO, 2013; PINHEIRO, 2015, 2016), da Linguística Funcional Centrada no Uso (OLIVEIRA, 2017, 2019, 2020; ROSÁRIO E OLIVEIRA, 2016; ROSÁRIO E LOPES, 2019; FURTADO DA CUNHA E BISPO, 2019; FURTADO DA CUNHA E SILVA, 2019), da Morfologia Construcional (BOOIJ, 2005, 2010, 2017, 2020; GONÇALVES, 2016a, 2016b, 2020a, 2020b; SOLEDADE, 2013, 2018, 2019; SIMÕES NETO, 2017, 2018, 2019, 2020; LOPES, 2018, 2020, 2021, TAVARES DA SILVA, 2019, 2020; RODRIGUES, 2016, 2019, 2020) e da Morfologia Relacional (JACKENDOFF E AUDRING, 2016, 2018, 2020; GONÇALVES, 2021; VIEIRA DOS SANTOS, 2021).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Integrante / Mailson dos Santos Lopes - Integrante / Natival Almeida Simões Neto - Coordenador / Letícia Santos Rodrigues - Integrante / Hérvickton Israel de Oliveira Nascimento - Integrante / Gessilene Silveira Kanthack - Integrante / Juliana Soledade - Integrante / Valéria Viana Sousa - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Estudo de construções [NiprepNi]Adv em obras metalinguísticas (sécs. XVI-XIX), Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal estudar expressões linguísticas com a estrutura [NiprepNi]Adv, cujo produto é, em geral, uma locução adverbial, em obras de natureza metalinguística, em especial gramáticas e manuais de língua portuguesa publicados entre os séculos XVI e XIX, sob a supervisão da Professora Doutora Graça Maria Rio-Torto (CELGA-ILTEC/UC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Novo Dicionário de Nomes em Uso no Brasil, Descrição: O Brasil inovou o seu quadro onomástico pessoal em diferentes perspectivas e os materiais lexicográficos que temos disponíveis hoje não chegam nem perto do que seja o cenário dos prenomes em uso no país atualmente. Assim, o projeto do Dicionário de Nomes em uso no Brasil visa dar conta de uma lacuna acerca da onomástica brasileira que, se permitirmos, virá a se tornar secular. Muito embora a antroponímia seja um campo privilegiado de investigação linguística porque provoca a inter-relação entre questões de ordem social, cultural, histórica, semântica e etimológica, pode-se considerar ainda relativamente parco o conhecimento acadêmico que se tem acerca do léxico onomástico pessoal e, mais precisamente, da antroponímia brasileira, que, por sua vez, possui características bem peculiares. O projeto segue uma metodologia baseada em pressupostos da lexicografia, lexicologia, onomástica e morfologia, uma vez que, para além de dar conta dos nomes em uso no Brasil, o projeto também visa oferecer uma lista de entradas referentes aos formativos mais recorrentes para a formação de nomes neológicos no país, descrevendo o seu comportamento genolexical, seu étimo e sua produtividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Integrante / Juliana Soledade Barbosa Coelho - Coordenador / Mailson dos Santos Lopes - Integrante / Patrícia Vieira Nunes Gomes - Integrante / Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda - Integrante / Zenaide de Oliveira Novais Carneiro - Integrante / Natival Almeida Simões Neto - Integrante / Letícia Santos Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - Atual

    Estudo descritivo de compostos em gramáticas e dicionários dos séculos XVII e XVIII, Descrição: O projeto pretende investigar a composição de palavras nos séculos XVII e XVIII, utilizando como corpus obras gramaticais e lexicográficas. Buscar-se-á realizar um estudo descritivo e documentado dos compostos em sucessivos dicionários (prefácios, apêndices e interior) e em sucessivas gramáticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2019

    Compostos e mecanismos de composição de palavras na segunda fase da língua portuguesa arcaica (sécs. XV-XVI), Descrição: O projeto tem como objetivo principal descrever mecanismos de composição de palavras no período compreendido entre os séculos XV e XVI, período que se insere na segunda fase do português arcaico, através de compostos coletados em um corpus textualmente diversificado. Tal pesquisa vem complementar os estudos já empreendidos para a primeira fase da língua galego-portuguesa, ao mesmo tempo em que visa a contribuir com os estudos morfolexicais que se debruçam sobre fenômenos atinentes aos processos de formação de palavras em perspectiva histórico-diacrônica, ampliando, assim, o conhecimento sobre a história da língua portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2017 - Atual

    Léxico portugués de la ciencia y de la técnica, especialmente en los siglos XVIII a XX, Descrição: Análisis de algunos sectores del léxico ? y de algunos léxicos especializados de áreas científicas y de técnicas diversas ? en la lengua portuguesa a través de los siglos, con incidencia en los siglos XVIII a XX. Léxico culto y léxicos de especialidad y sus relaciones con la Historia de las Ciencias. Morfología y semántica del léxico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Integrante / Graça Rio-Torto - Coordenador / Luísa Inés Patrício Soares Sá Moraes - Integrante / Alexandra Soares Rodrigues - Integrante / Rui Abel Rodrigues Pereira - Integrante / Susana Margarida da Costa Nunes - Integrante / Ana Vieira Barbosa - Integrante / Sílvia Isabel do Rosário Ribeiro - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Estudos sobre os compostos e os mecanismos de composição de palavras na primeira fase da língua portuguesa arcaica (séc. XII-XIV), Descrição: Trata-se de projeto cujo objetivo principal é a descrição dos compostos presentes na primeira fase da língua portuguesa medieval (Séc. XII-XIV), e, consequentemente, dos processos de composição envolvidos, o que conduzirá, sem dúvida, a uma melhor compreensão do funcionamento da língua, nas sincronias em estudo e em sua contemporaneidade, no que diz respeito aos aspectos contemplados. Pretende-se responder, em especial, às seguintes questões: (i) Quais os tipos de compostos mais produtivos na língua portuguesa arcaica" (ii) Os padrões de composição presentes em textos do português arcaico são padrões já existentes em latim" (iii) Que tipo e/ou gênero de texto propicia uma maior utilização de compostos" Há, de fato, a relação entre tipo e/ou gênero de texto e o uso de palavras compostas" (iv) Os padrões de composição encontrados em textos portugueses arcaicos ainda são utilizados no português contemporâneo" Qual ou quais o(s) mais produtivo(s)" Pretende-se, ainda, delimitar compostos e palavras prefixadas, compostos e unidades fraseológicas, compostos e colocações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2012 - 2013

    ESTUDOS SOBRE OS COMPOSTOS E OS MECANISMOS DE COMPOSIÇÃO DE PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA ARCAICA: SÉCULO XIII, Descrição: O presente projeto é uma proposta de estudos sobre os compostos e os mecanismos de composição de palavras na língua portuguesa arcaica, com enfoque no século XIII, numa perspectiva essencialmente lexical e morfossintática, a partir de um corpus amplamente representativo da documentação remanescente, com a finalidade de descrever os compostos presentes na documentação portuguesa medieval do referido período e o funcionamento de um dos principais mecanismos de formação de palavras (ao lado da derivação) da língua portuguesa: a composição de palavras. No âmbito dessa proposta, serão desenvolvidos estudos acerca dos fenômenos de composição sintagmática (ou morfossintática) e de composição morfológica, além de reflexões sobre o estabelecimento de fronteiras entre a composição e os fenômenos da prefixação, das unidades fraseológicas e das colocações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Antonia Vieira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Trabalho premiado em 3° lugar no VII Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Universidade do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras. , Rua Barão de Jeremoabo, 147, Campus de Ondina - Gabinete 24, 1º Andar, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836209

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade de Coimbra

Vínculo: Integrante de grupo de pesquis, Enquadramento Funcional: Integrante de grupo de pesquisa

Outras informações:
Pesquisadora do Grupo de investigación Léxico português da ciência e da técnica (LEXPORTEC)

Atividades

  • 01/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras.,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Servidora pública da Universidade de Brasília até 12/2009, quando obteve redistribuição para a UFBA. No período de 2003 a 2005 permaneceu, na condição de servidora da UnB, em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia em decorrência de acompanhamento de cônjuge.

Atividades

  • 03/2019

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPGLINC000000007 - A língua portuguesa das origens ao português arcaico

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 08/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETA19 - Morfologia da Língua Portuguesa

  • 08/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETC27 - Tópicos em Morfologia

  • 08/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETC05 - Onomástica da língua portuguesa

  • 08/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETA03 - Seminário Interdisciplinares - Ensino

  • 08/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETA08 - Trabalho de Conclusão de Curso

  • 01/2013

    Ensino, Letras Vernáculas - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LETA27 - A língua portuguesa no domínio da România

  • 11/2016 - 11/2018

    Direção e administração, Instituto de Letras.,Cargo ou função, Representante titular dos professores adjuntos na Egrégia Congregação do Instituto de Letras da UFBA.

  • 01/2016 - 08/2016

    Direção e administração, Instituto de Letras.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Letras Vernáculas.

  • 12/2009 - 12/2011

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde Coletiva.,Serviço realizado, Realização de atividades do âmbito da pós-graduação em saúde coletiva.

2011 - 2013

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Significação e Contexto

  • 12/2012 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia.,Cargo ou função, Coordenadora de Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura.

  • 05/2012 - 12/2012

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia.,Cargo ou função, Coordenadora Pro-Tempore de Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas.

  • 04/2012 - 08/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estabelecimento de Estudos Linguísticos, Constituição Histórica do Português Brasileiro

  • 10/2011 - 03/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade Linguística, Estudos Linguísticos Contemporâneos, Morfologia e a Construção do Significado, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa VI

  • 01/2012 - 01/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Constituição Histórica do Português Brasileiro

1992 - 2009

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Servidora da UnB redistribuída para a UFBA em 2009.

Atividades

  • 02/1992 - 12/2009

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.,Serviço realizado, Atendimento ao público e realização de tarefas administrativas.