Carlos William Ferreira de Lima

O Prof Carlos William Ferreira de Lima é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e graduado no Curso de Comunicação em Multimeios pela PUC-SP. Atualmente, ele dedica-se à pesquisa que envolve o uso da Inteligência Artificial e drones, com foco nas áreas de Agronegócio.Com mais de 15 anos de experiência no ensino e mais de 20 anos atuando profissionalmente no campo da comunicação social, o Prof Carlos William Ferreira de Lima leciona no SENAC, ministrando cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design, com ênfase no desenvolvimento de Interface para Usuário (UI) e Experiência do Usuário (UX).Sua trajetória acadêmica inclui passagens pela Universidade Anhembi Morumbi (2018), no curso de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária, abordando disciplinas relacionadas a design e fotografia. Também esteve na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em 2018, contribuindo para o curso de TeCh com a disciplina de Design Multimídia, enriquecendo seus conhecimentos na área de interface humano-computador.O Prof Carlos William Ferreira de Lima possui vasta experiência em coordenação de cursos de pós-graduação, como Mídias e Redes Sociais na Universidade Anhembi Morumbi, e ministrou aulas no curso de Pós-Graduação em Marketing Digital na FGV-SP (2013), além do MBA de Marketing Político na USP (2020).Em sua trajetória profissional, atuou como assistente de comunicação na PUC-SP e lecionou no curso de Comunicação em Multimeios em 2008. Também ministrou aulas na Universidade Nove de Julho em 2012, abrangendo disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Gestão de Call Center, Jornalismo e Desenho Industrial.Além de suas atividades acadêmicas, o Prof Carlos William Ferreira de Lima é apaixonado por fotografia e utiliza drones para desenvolver projetos que retratam paisagens, apresentando uma nova perspectiva do mundo visto de cima, indo além do olhar convencional com os pés no chão.Em 2024, tornou-se membro do grupo de pesquisa "Tecnologias Digitais e Sociedade", junto ao TIDD/PUC-SP, explorando os impactos das Novas Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial nas mudanças das relações de trabalho em uma sociedade em constante transformação.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2015 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Holodrone, o brinquedo do olhar A máquina disruptiva e a nova forma do olhar sobre a paisagem
Orientador: Maria Lucia Santaella Braga
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: drones; visão estendida; FPV; georeferenciamento.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A construção da Imagem realista nos jogos de videogame - Um estudo sobre as representações imagéticas nos jogos de última geração, Ano de Obtenção: 2008
Maria Lúcia Santaella Braga.Palavras-chave: jogos; labirinto; video game; Jogos Digitais; games digitais; hipermídia. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.

Graduação em Comunicação em multimeios

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Labririnto nos jogos de video game
Orientador: Lúcia Isaltina Clemente Leão

Formação complementar

2023 -

Conversão Extrema. (Carga horária: 600h). , Tiago Tessman, TESMAN, Brasil.

2023 -

UX Design. (Carga horária: 360h). , Escola Brtiânica de Arte e Cultura, EBAC, Brasil.

2018 - 2018

Marketing Digital. (Carga horária: 16h). , Skill Up, SKLP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Ferramentas de Aprendizagem - Modulo 3. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2015 - 2015

Aprendizado cooperativo. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2015 - 2015

Professor do Sec XXI. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2015 - 2015

Aprendizado cooperativo. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2015 - 2015

Orientação para o sucesso em ensino e aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2014 - 2014

Fotografia Intermediário. (Carga horária: 3h). , Canon College, CANON, Brasil.

2014 - 2014

II Seminário Anhembi Morumbi de Estudos do Ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Uso de Mapas Conceituais como Ferramenta Ativa de. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Catálogos Interativos com Adobe Indesign CS6. (Carga horária: 4h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Adobe Indesign – O Guia de Sobrevivência. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Produção Gráfica – Parte I. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Postura Saudável – Fala Fluente. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2004 - 2004

Educação a Distância na prática planejamento..... (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Digitais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Organização de eventos

LIMA, C. W. F. . Festival Universitário de Games - PUC-SP. 2006. (Festival).

Participação em eventos

2o Technoin. 2023. (Simpósio).

4o Congresso Internacional de Inteligência Artificial. 2023. (Congresso).

4 Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP!. 2023. (Congresso).

DroneShow. 2023. (Exposição).

TecnoIn. 2023. (Congresso).

Drone SHOW. O uso de drones no mercado brasileiro. 2017. (Congresso).

videojogos2016. A representação subjetiva dos signos culinário e a polícia no jogo Max Payne 3. Uma análise semiótica da representação imagética em jogos de video game. 2016. (Congresso).

UNICEF JOGOS DIGITAIS. Concurso de Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2014. (Olimpíada).

Wokshop.A imagem nos games. 2010. (Oficina).

SBGames 2008. 2008. (Simpósio).

Semana de Comunicação FAPCOM. 2008. (Simpósio).

Universo Games 2008. 2008. (Encontro).

Universo Games. 2007. (Encontro).

Game Pad.Dos jogos aos jogos de imagens dos videogames. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Yokohama Hustino

Lucas Justino;LIMA, C. W. F.; Ginelli, Marcio; MARTINEZ, R.. EKXPLO: Design da experiência de um jogo de tabuleiro cyberpunk que trata sobre o trabalho precário e exploração. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac.

Aluno: FELIPE FERREIRA

Felipe Ferreira; Luis Pie; Ruben Lancieri;LIMA, C. W. F.. Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Alexandre Freitas

Bárbara Nazareth; David Marinovic;LIMA, C. W. F.. Dolly. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Souza, C

VALLE, M.; GIRARDI JUNIOR, L.;LIMA, C. W. F.; Caio souza; YAMIN, S.; LOPES, V.; ANDREOLI, Y.. LOPES, V. YAMIN, S. ANDREOLI, Y. LIMA, C.W.F.Games de Garagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: DENIS RODRIGUES

Denis Rodrigues; Carolyne Ambrosio; George Lucas;LIMA, C. W. F.. Volkswagen - Gol. 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Camila Cavalcante

CAVALCANTE, Camila; BEDONI, Barbara;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Torradas Bauduco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: BOFF, Alessandr

BOFF, Alessandr; MAGNO, Gustavo;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Brinquedos GROW. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: ALVES; Yasminn

ALVES; GUEDES;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Cafeteria Santo Grão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: MANDRUZATO, Paula

MANDRUZATO, Paula; LEITE, Patricia;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Tetra Pak - Institucional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: SANTOS, Renata

SANTOS, Renata; DIAS, Guilherme;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Pilhas Rayovac. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: MORALLES, Brian

MORALLES, Brian; SANTOS, Cleison;LIMA, C. W. F.. rojeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Biscoito Passatempo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: SILVA, Leila

SILVA, Leila; VISINI, Jessica;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: Artigos Esportivos Topper. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: NETTO, Andre

NOVELLI, George; NETTO, Andre;LIMA, C. W. F.. Projeto experimental de marketing e comunicação atendendo a instituição ou produto/serviço: LUPO Vestuários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: EDUARDO IMBELISSIERI BEGO BARSANULFO

NAVES, R.; OREFICE, M.;LIMA, C. W. F.. Iluminarti - Non Sense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Mateus Freitas Delgado

NAVES, R.; OREFICE, M.;LIMA, C. W. F.. Arena - Koni Temakis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: DIEGO MIRANDA ROCHA BERTOLOTTI

NAVES, R.; OREFICE, M.;LIMA, C. W. F.. Ao cubo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Maiara Tortorette Coutinho

COUTINHO, M. T.; REIS, M. S. V.; SVRCEK, R.; JACINTHO, T.;LIMA, C. W. F.. Perfil de Luiz Carlos Miele. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

Orientou

Tatiana Aparecida Guimarães Miranda

O uso de jogos sociais e sua educação de sustentabilidade nas redes sociais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Carlos William Ferreira de Lima;

João Victor da Silva Pereira

Projeto Integrado - Produção Publicitária; 2019; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Carlos William Ferreira de Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, C. W. F. . Os Drones e a ressignificação do selfie: uma nova forma de se autorretratar. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , v. 15, p. 60-74, 2017.

  • LIMA, C. W. F. ; Frutuoso Silva ; Pedro Santos . A representação subjetiva dos signos culinário e a polícia no jogo Max Payne 3. Uma análise semiótica da representação imagética em jogos de vídeo game. 978-989-20-7148-0 , v. 1, p. 51-56, 2016.

  • LIMA, C. W. F. ; DELBONO, F. . Comunicação audiovisual: repertório, programação e projeto. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. 370p .

  • Frutuoso Silva (Org.) ; SANTOS, P. (Org.) ; LIMA, C. W. F. (Org.) . Video Jogos 2016. 1. ed. Covilhã, Portugal: , 2016. v. 1. 115p .

  • LIMA, C. W. F. . A representação subjetiva dos signos culinário e a polícia no jogo Max Payne 3. Uma análise semiótica da representação imagética em jogos de video game. In: Frutuoso Silva e Pedro Santos. (Org.). A representação subjetiva dos signos culinário e a polícia no jogo Max Payne 3. Uma análise semiótica da representação imagética em jogos de video game. 1ed.Covilhã: Universidade da Beira Interior,, 2016, v. vol1, p. 51-56.

  • LIMA, C. W. F. . Among US. suspects-mansao-misterio-entenda-por-que-o-among-us-brasileiro-esta-fazendo-tanto-sucesso, https://cultura.uol.com.br/not, p. 1 - 3, 18 abr. 2021.

  • LIMA, C. W. F. . 7 Especialistas dão dicas para começar sua Carreira de Game Design. Universos Profissional, Rio de Janeiro, 05 jul. 2017.

  • LIMA, C. W. F. . O Drones, máquinas voadoras que resignificam a fotografia no pós-humano. Uma nova forma de se auto-retratar na paisagem. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas , 2017.

  • LIMA, C. W. F. . Humanidade, como palestrante, tendo apresentado o trabalho: O olhar do drone na comunicação, no dia 06 de outubro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. W. F. ; MORAIS, R. G. C. . ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO DE GAMES APLICADAS AO MERCADO PUBLICITÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. W. F. . A REPRESENTAÇÃO SUBJETIVA DOS SIGNOS CULINÁRIO E A POLÍCIA NO JOGO MAX PAYNE 3. UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, C. W. F. . Games e possibilidade de usos na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, C. W. F. . Dos jogos aos jogos de imagens dos video games. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

LIMA, C. W. F. . O Labririnto nos jogos de video game. 2003.

LIMA, C. W. F. . ELEMENTOS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA SUPORTAR O BUSINESS AGILITY ? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2023.

LIMA, C. W. F. . Tecnologia antirracista: perspectivas identitárias e sociais da inovação. 2023.

LIMA, C. W. F. . Curso técnico Rádio e Televisão. 2022.

LIMA, C. W. F. ; MORAIS, R. G. C. . Projeto Pedagógico do Curso Superior em Tecnologia em Produção Publicitária. 2017.

LIMA, C. W. F. ; MORAIS, R. G. C. . Projeto Pedagógico do Curso Superior em Tecnologia em Produção Publicitária. 2015.

LIMA, C. W. F. ; MORAIS, R. G. C. . Projeto Pedagógico do Curso Superior em Tecnologia em Produção Publicitária. 2013.

SANTANA FILHO, O. V. ; ZATTI, J. P. ; LIMA, C. W. F. ; LUBACHESKI, F. A. G. ; LASCIO, D. ; MANGIONE, P. S. B. ; BISPO, A. C. G. ; MASMO, P. L. . Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais. 2012.

LIMA, C. W. F. ; TAFNER, R. E. . Desenvolvimento de Ementas - Curso Tech. 2012.

LIMA, C. W. F. . O uso de drones no audiovisual. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. . Drones em produções audiovisuais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. ; VIEIRA, L. . Suspects Mansão Mistério: entenda por que o Among Us brasileiro está fazendo tanto sucesso. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. . IA e drones do Azerbaijão dominam a guerra contra Armênia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LIMA, C. W. F. . Drone invade espaço aéreo de Congonhas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. . Os games e a comunidade LGBT. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. . Produções mais elaboradas ganham força. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, C. W. F. . El Passaton - a Página do Passat. 2019; Tema: Site de entretenimento. (Site).

LIMA, C. W. F. . Drones e a ressignificação do selfie: uma nova forma de se autorretratar. 2017; Tema: Drones e a ressignificação do selfie: uma nova forma de se autorretratar. (Blog).

LIMA, C. W. F. . DronePic imagens aéreas. 2015; Tema: imagens Aéreas. (Site).

LIMA, C. W. F. . UX Design. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, C. W. F. . ADOBE UX. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de UX).

LIMA, C. W. F. . A imagem nos games. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, C. W. F. . Cadastro de Entidades Filatrópicas do Estado de São Paulo. 2008. (Editoração/Catálogo).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, CAS. , Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux,0823, Jurubatuba, 04696000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 56827300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor em regime mensalista.Desenvolvimento de material didático, pesquisa e extensão.

2021 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Pós Graduação, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor da Disciplina de Webdesign e Novas tecnologias no Curso de Pós Trabalho com a Disciplina de Experiência do Usuário para o curso de Pós em Gestão da Comunicação Digital Apresento conceitos sobre usabilidade e experiência do usuário aos alunos, trazendo novas tendências de UX Design e a preocupação com a jornada do usuário, com aplicações práticas e teóricas. Durante as aulas, além das atividades teóricas, são desenvolvidos exercícios práticos utilizando o FIGMA como software livre e Adobe XD.

2020 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Interface Humano Computador (UX), Carga horária: 24

Outras informações:
Ministro aulas nos Cursos de DesignDesenvolvimentos de Sistemas WebCiência da Computação Produção Multimídia.Apresento conceitos sobre usabilidade e experiência do usuário aos alunos dos cursos de Design, Ciências da Computação e Análise e desenvolvimento de Sistemas, com aplicações práticas e teóricas. Durante o semestre é apresentada uma proposta de criação e os alunos desenvolvem um protótipo feito em Figma ou Adobe XD, com suas funcionalidades e jornadas do usuários.Ministro aula de Marketing Digital no curso de desenvolvimentos de sistemas WEB.

Atividades

  • 04/2021

    Ensino, Gestão de comunicação em redes sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Webdesign e Tecnologia de inovação, Fundamentos de design, UX design

  • 02/2020

    Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura da informação, Design de Interação, Experiência do Usuário

  • 02/2020

    Ensino, sistemas para internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interface humano Computador, Arquitetura da Informação

2023 - 2023

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 10

Outras informações:
DEsenvolvimento de material para o curso de Sensoriamento Remoto e VantsElaboração de material didático e técnico para o curso. Gravação de aulas apresentando o conteúdo de Sensoriamento Remoto com Vants e acompanhamento do desenvolvimento do aluno junto as plataformas digitais.Tutoria dos alunos durante o curso, mediadas por plataformas digitais.Desenvolvimento de material didático e técnico para a disciplina de "Sistemas embarcados em Drones"Elaboração de material didático e técnico para o curso. Gravação de aulas apresentando o conteúdo de sistemas embarcados em drones e acompanhamento do desenvolvimento do aluno junto as plataformas digitais.Tutoria dos alunos durante o curso, mediadas por plataformas digitais.Resolução de dúvidas

Atividades

  • 09/2023

    Extensão universitária , vants e drones: legislação, planejamento e aplicações.,Atividade de extensão realizada, Drones.

  • 08/2023

    Ensino, Topografia e Sensoriamento Remoto, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Drones, Sensoriamento Remoto, VANTs

2022 - 2022

CREHANA - Ensino Digital

Vínculo: Criador de Conteúdo, Enquadramento Funcional: Professor Criador de Conteúdo

Outras informações:
Criação de aulas on-line para o pacote Adobe. Introdução das ferramentas de edição digital das ferramentas; Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe In-Design Aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos por meio plataforma digital

Atividades

  • 02/2022

    Treinamentos ministrados , Crehana.,Treinamentos ministrados, Adobe Photoshop, Adobe Premiere, Adobe Illustrator, Adobe Indesign

2020 - 2021

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrei no curso de MBA em Marketing Político a disciplina de Redes Socias aplicadas ao Marketing Político. Curso com duração de 3h de aula

Atividades

  • 11/2020 - 01/2021

    Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes.,Atividade de extensão realizada, Marketing Digital.

2021 - 2021

Quintal do Espeto

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerência do Departamento de Marketing Organização e direção do departamento de marketing de uma rede de restaurantes, contendo 11 lojas na cidade de São Paulo e São Vicente. Com faturamento de R$ 10mi mensais, pude acompanhar e desenvolver estratégias de comunicação e marketing, além da organização de grandes Shows. Criação de campanhas de marketing junto aos designers e orientação no tráfego pago. Resolução de problemas, atendimento a mídia externa e gestão de crise, são mais algumas das atribuições que tive dentro da organização durante o período que estive a frente do Marketing Atribuições - Criação de Campanhas - Organização da Agenda de Shows - Direcionamento de KPIs - Gerenciamento de Budget - Coordenação de equipe de marketing e demais áreas

2018 - 2021

FAM CENTRO UNIVERSITARIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professo universitário, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor nos cursos de Publicidade e Propaganda,Design Gráfico e Produção AudiovisualFotografia Métricas e Marketing Digital e Inteligência ArtificialOrientação de TCCDurante o período de trabalho junto a instituição, pude ministrar aulas de diversos temas, mas me concentrando mais em marketing digital e UX Design, onde pude mostrar que a junção das duas atividades tem co-relação na experiência, seja de compra ou mesmo de usabilidade de uma plataforma.Desenvolvimento WEB com CSS e HTML, WordPress nos cursos de Design

Atividades

  • 08/2018 - 06/2021

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design para Web, Fotografia, Gestão de Marcas, Marketing Digital, UX Design

2015 - 2018

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - CLT, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor no curso de Sistemas de Informação. Disciplina de Design Multimídia ministrando aulas de UI (User Interface) UX (User Experience) Durante o período de trabalho junto a ESPM, fiz parte do NDE do curso de Sistemas de Informação, a frente da disciplica de Design Digital. Nela apresentei aos estudantes conceitos de UX Design, que torna a vida do usuário mais simples na interação com interfaces digitais e UI design, onde pude apresentar ferramentas de desenvolvimento para aplicações e prototipação de App e sistemas. Além do curso de sistemas de informação, ofertei uma oficina aos alunos de publicidade, jornalismo e design, dos usos dos drones no mercado audiovisual, apresentando informações técnicas, roterização e produção com drones.

Atividades

  • 01/2015 - 06/2018

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Multmídia, Drones no mercado audiovisual, UI Interface, UX Design

2008 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 5

Outras informações:
Produção de animação digital usando jogos digitais (videogame) Oficina prática, que tem como objetivo elabora pequenos filmes, elaborando desde o roteiro até a produção do filme final, usando as animações digitais dos jogos. Machinima um novo tipo de cinema

1997 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 20

Outras informações:
? Responsável pela comunicação institucional. Elaboração, coordenação de eventos e organização do fluxo de informações para mídia eletrônica e mídia impressa (releases, mailings, website). Realizamos eventos acadêmicos e comemorativos. ? Coordenei a elaboração do cadastro comunitário do estado de São Paulo, trabalho realizado pelo setor de Serviço Social e SESC, onde ajudei na elaboração do material impresso e divulgação. ? Entre as atribuições que desempenhei, assessorava a instituição com o desenvolvimento de material impresso, (folders, apostilas, livros, catálogos) utilizando softwares de edição gráfica. (PAcote Adobe.)

Atividades

  • 07/2008 - 12/2012

    Ensino, Comunicação e Multimeios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Roteiro e animação Machinima

  • 10/1997 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.,Serviço realizado, técnico de laboratório de informática; Assessoria de Comunicação DERDIC.

  • 10/1997 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.,Atividade realizada, Técnico de Laboratório de informática.

2013 - 2018

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de Pós-Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenação de curso de pós-graduação em Mídias e Redes Sociais. O curso de mídias e Redes Sociais foi pensado para oferecer uma nova vertente da comunicação digital ao mercado de marketing e redes sociais, que a cada ano necessita de mais profissionais qualificados para dominar a comunicação persuasiva, entregando resultados e qualidade aos alunos. Criação do material técnico do curso. Coordenação do curso e administração das disciplinas, professores.

2012 - 2018

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor nas disciplinas de Design na Web e Desktop publishing, Projeto Experimental e fotografia publicitária Atuei nos cursos de Produção Publicitária e Produção Multimídia ministrando aulas de design e Internet. Nesse perído estive a frente do curso de Produção Publicitária, junto a coordenação, construindo o corpo de NDE e as disciplinas na sua criação. Atuei na regulamentação junto ao MEC para reconhecimento do curso, atingindo a nota 4, já em sua primeira avaliação. Nos cursos de Jornalismo e Publicidade, pude apresentar diversas disciplinas como, Desktop Publishing, Design para Web, Fotografia e Marketing Digital, trabalhando aulas teóricas e práticas, utilizando pacotes ADOBE. Uso de conceito de sala invertida foi amplamente utilizado, dando ao aluno uma nova vivência em termos de aprendizado e pesquisa. Atuei como professor em bancas de TCCs, acompanhando o resutado final projetos também como orientador. Desenvolvimento de material Técnico do Curso de Produção Publicitária e do curso de Pós em Mídias e Redes Sociais.

1995 - 2000

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de laboratório de Computação Gráfica, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxílio a professores e alunos. Elaboração de arquivos para aulas Manutenção de equipamentos e softwares

Atividades

  • 08/2012

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Web, Desktop Publishing

  • 08/2012

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criatividade E Inovação

2012 - 2016

FGV Management

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrei aulas no curso de pós graduação de marketing digital explorando novas tecnologias para segmento

Atividades

  • 04/2012

    Ensino, MArketing Digital, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Tecnologia Digital

2012 - 2015

Centro Universitário Senac

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministrando aula no curso de Jogos Digitais Roteiro Audivisual - Criação e adaptação de roteiro para narrativas audiovisuais Análise de jogos Produção Audiovisual Disciplinas lecionadas: Tópicos especiais III e IV para curso de animação digital

Atividades

  • 02/2013

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Roteiro Audiovisual

  • 02/2013

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 02/2013

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão

  • 02/2012

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Jogos

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais III

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais IV

2022 - 2022

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corpo Técnico Consultivo, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor convidado - Produção Técnica Desenvolvimento de projeto de Curso Técnico de Rádio e Televisão. O projeto foi desenvolvido para apresentação junto ao MEC e autorização de criação para ensino médio técnico, com as competências de Rádio e Televisão, ministrado em um total de 1000 horas de atividades práticas aos alunos de 16 a 25 anos.

2008 - 2012

Universidade Nove de Julho

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 34

Outras informações:
? Ministro aulas de Comunicação comparada e multimeios para as turmas de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Tecnologia de produção publicitária). ? Estudos da Mídia ? Produção de Roteiro para TV, ? Design Digital ? Planejamento de Campanha Publicitária ? Comunicação Estruturada e Marketing ? Tendências da Comunicação na WEB ? Teoria da Comunicação ? Comunicação e Linguagens ? Produção Gráfica (impresso e digital) ? Gestão de Novas Tecnologias ? (Contact Center)

Atividades

  • 05/2022 - 08/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação da UNINOVE, Departamento de Educação da UNINOVE.,Atividade realizada, Prodição técnica.

  • 03/2009 - 08/2012

    Ensino, GEstão de contact Center, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA, DATABASE MARKETING

  • 07/2008 - 08/2012

    Ensino, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO COMPARADA E MULTIMEIOS, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, ESTUDOS DA MÍDIA, PRODUÇÃO DE ROTEIRO PARA TV, PRODUÇÃO GRÁFICA, PUBLICIDADE DIGITAL, TECNICAS DE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA, TEORIA DA COMUNICAÇÃO

  • 04/2011 - 05/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho.,Atividade realizada, Produção de material técnico Ensino a Distância - Pós Graduação em Gestão de Comunicação.

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, DESENHO INDUSTRIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESIGN DIGITAL

  • 07/2008 - 12/2009

    Ensino, JORNALISMO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO COMPARADA E MULTIMEIOS

1992 - 1994

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário de processamento de Dados, Carga horária: 20

Outras informações:
Manutenção de equipamentos de informática Manutenção de cadastro de clientes Elaboração de rotinas usando linguagem de programação para acesso a banco de dados

Atividades

  • 01/1992 - 01/1994

    Serviços técnicos especializados , CEAGESP.,Serviço realizado, Criação de rotinas computacionais; Estágio em Sistemas de Informação.

1987 - 1990

Unilever Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Eletricista de Manutenção, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprendiz de Eletricista de Manutenção período de estágio cumprido dentro do setor de manutenção da empresa após treinamento na instituição SENAI/SP

Atividades

  • 08/1988 - 08/1990

    Serviços técnicos especializados , UniLever Brasil.,Serviço realizado, Técnico em manutenção elétrica; Técnico em redes de computadores.