Marina Carneiro Bernardes Moss

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), possui graduação em Turismo pela UFMG (2010). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço- GIPE/UFMG, e ao Centro de Pesquisas dos Povos da Mata, do Museu Ginásio São José, atuando como consultora em projetos culturais e projetos turístico e sócio-ambientais, nos quais desenvolve estudos sobre turismo, paisagem, patrimônio e cultura popular. Atua como produtora cultural, com formação e experiência em curadoria, gestão e elaboração de projetos na área cultural. Estudou fotografia documental e narrativas fotográficas em Buenos Aires, Argentina, onde morou por alguns meses. Desenvolve ainda, junto ao fotógrafo e jornalista Thiago Almeida, uma serie de projetos documentais ligados à memória, patrimônio material e imaterial, e paisagens brasileiras em geral, com destaque para o Projeto Mulheres Sempre Vivas. (Disponível em: https://www.facebook.com/mulheressemprevivas?ref=hl) Linhas de pesquisa: Turismo, Patrimônio Cultural, Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Idealizadora do Projeto Umami, que tem por finalidade associar a atividade turística ao café de origem e à cultura cafeeira. Disponível em: http://www.projetoumami.blogspot.com.br/

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A condição urbana do turismo: reflexões exploratórias sobre fenômeno urbano, seus desdobramentos e a formação de territórios turísticos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: os núcleos urbanos de Lavras Novas, Serra do Cipó e Milho Verde,Ano de Obtenção: 2014
Fernanda Borges de Moraes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Urbanização Extensiva; Perimetropolização; turismo; Patrimônio; Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagem Cultural.

Graduação em Turismo

2006 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uma cidade entre o Rio e as Montanhas - Investigação sobre a imagem da cidade de Cardeal Mota / Serra do Cipó - MG, a partir da percepção de seus visitantes.
Orientador: Bernardo Machado Gontijo

Graduação interrompida em 2005 em Relações Internacionais

2001 - Interrompido

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Ano de interrupção: 2005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 -

Desenvolvimento e Gestão Cultural. (Carga horária: 173h). , Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.

2017 - 2017

Curso Mangue Vivo: história e recuperação de manguezais. Parque Natural Bar. (Carga horária: 45h). , Instituto OndAzul, ONDAZUL, Brasil.

2015 - 2015

Oficina Formação Agentes de Patrimônio Cultural. (Carga horária: 24h). , Ponto de Cultura Quilombo Cultural Grupo Bongar, BONGAR, Brasil.

2014 - 2014

Modelagem de Projetos Culturais e Empre. Criativos. (Carga horária: 32h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2014 - 2014

Fotografia Documental. (Carga horária: 64h). , Escuela de Fotografia Motivarte -Buenos Aires /República Argentina, EFM-BUE, Argentina.

2013 - 2013

curso de multiplicadores de turismo de base comuni. (Carga horária: 45h). , Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, IDSM-OS, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Etapa2. (Carga horária: 20h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2013 - 2013

Gestão de Projetos Culturais e Economia Criativa. (Carga horária: 40h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2011 - 2011

Mercosur y Gestion de Negocios Internacionales. (Carga horária: 12h). , Universidad Tecnologica Nacional, UTN, Argentina.

2010 - 2010

Curso de Planejamento e Manejo de Trilhas. (Carga horária: 40h). , Associação Montanhas do Espinhaço, AMESPIN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagem Cultural.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Produção do Espaço.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Áreas Urbanas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

TEIA Nacional da Diversidade.Delegada representando Ponto de Cultura - Museu Ginásio São José. 2014. (Outra).

Seminário ?Mercosur y Gestion de Negocios Internacionales.Turismo de Experiência e Café Especial. 2012. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (ENTBL).Cafeicultura Familiar e um possível modelo para o Turismo do Café em Minas Gerais. 2012. (Encontro).

Congresso Nacional de Ecoturismo. GEOPARQUES: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA A CONSERVAÇÃO - A INSERÇÃO DO ECOTURISMO NESTA PERSPECTIVA. 2009. (Congresso).

Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação. 2009. (Encontro).

V Semana do Turismo.Planejamento do Turismo de Base Solidária Comunitária: Perspectiva e Desafios. 2008. (Encontro).

IV Semana do Turismo: A Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço; o desafio da conciliação entre conservação e desenvolvimento.. 2007. (Encontro).

Encontro Nacional de Relações Internacionais. 2004. (Encontro).

International Relations World Conference. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Borges de Moraes

MORAES, F. B.; GONTIJO, Bernardo Machado; BESSA, A.. Um olhar exploratório sobre turismo, fenômeno urbano, seus desdobramentos e os territórios desconhecidos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: os núcleos urbanos de Lavras Novas, Serra do Cipó e Milho Verde. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Borges de Moraes

MORAES, Fernanda Borges de; MONTEMOR, Roberto Luís de Melo; BESSA, A. S. M.. As paisagens do turismo na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: formação urbana, áreas protegidas e uso turístico do território. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Altamiro Sérgio Mol Bessa

GONTIJO, B. M.; MOARES, F. B.;BESSA, A. S. M.. Terras Incógnitas do Turismo - Um Olhar Exploratório sobre Fenômeno Urbano, seus Desdobramentos e os Territórios Desconhecidos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: os núcleos urbanos de Lavras Novas, Serra do Cipó e Milho Verde. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Altamiro Sérgio Mol Bessa

MORAES, F. B.;BESSA, A. S. M.; Monte-Mór, Roberto Luiz de Melo. As paisagens do turismo na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: formação urbana, áreas protegidas e uso turístico do território.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Bernardo Machado Gontijo

GONTIJO, B. M.; MORAES, F. B.; BESSA, A. S. M.. Terras Incógnitas do Turismo - Um olhar exploratório sobre fenômeno urbano, seus desdobramentos e os territórios desconhecidos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: os núcleos urbanos de Lavras Novas, Serra do Cipó e Milho Verde. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Borges de Moraes

Um olhar exploratório sobre turismo, fenômeno urbano, seus desdobramentos e os territórios desconhecidos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: os núcleos urbanos de Lavras Novas, Serra do Cipó e Milho Verde; 2014; Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Borges de Moraes;

Bernardo Machado Gontijo

Uma cidade entre o rio e as montanhas:Investigação sobre a imagem da cidade de Cardeal Mota/Serra do Cipó-MG, a partir da percepção de seus visitantes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Bernardo Machado Gontijo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOSS, M. C. B. ; ANDRADE, H.C. . A cafeicultura familiar e um possível modelo para o desenvolvimento do turismo do café em Minas Gerais. Revista Brasileira de Ecoturismo , v. 5, p. 512-529, 2012.

  • MOSS, M. C. B. ; SOARES, V. ; ARAUJO, A. . A educação como a chave para o progresso na América Latina.. Guia de Estudos do Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas , v. V, p. 238-248, 2004.

  • RODRIGUES, G.L. ; MOSS, M. C. B. ; GARABINI, J. F. . A eficácia das ações internacionais para a redução da pobreza. Guia de Estudos Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas , v. IV, p. 142-150, 2003.

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. (Org.) . Museu Ginásio São José: Patrimônio em Movimento. 1. ed. Ubá: MCSJ, 2018. v. 1. 60p .

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Mulheres negras sempre vivas da serra do Espinhaço. Reporter Brasil, http://reporterbrasil.org.br/, 04 set. 2014.

  • PENA, I.A.B. ; MOSS, M. C. B. . IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONDUTORES DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, RJ. In: VIII Seminário Brasileiro de Áreas Protegidas e Inclusão Social e III Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2018, Niteroi. Anais do VIII Seminário Brasileiro de Áreas Protegidas e Inclusão Social e III Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social: Repensando os paradigmas institucionais da conservação. Niteroi: PPGSD-UFF, 2017. v. 1. p. 1542-1554.

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . PAISAGEM E FOTOGRAFIA DOCUMENTAL, UMA REFLEXÃO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA SERRA DO ESPINHAÇO: Projeto Mulheres Sempre Vivas. In: 3° Coloquio Ibero-Americano de Paisagem Cultural, Patrimônio e Projetos, 2014, Belo Horizonte. Fórum do patrimônio: desafios e perspectivas, 2014.

  • MOSS, M. C. B. ; Fonseca, C. ; Freitas, D.R. ; Linch, T.L. ; Almeida, F.B. . Geoparques: uma nova estratégia para a conservação - a inserção do ecoturismo nesta perspectiva.. In: Congresso Nacional de Ecoturismo, 2009, Aracruz / ES. Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo / SP: Sociedade Brasileira de Ecoturismo, 2009. v. 2. p. 364-364.

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Potencial Turistico do Museu Ginásio São José. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . PAISAGEM E FOTOGRAFIA DOCUMENTAL, UMA REFLEXÃO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA SERRA DO ESPINHAÇO: Projeto Mulheres Sempre Viva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Projeto Mulheres Sempre Vivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Projeto Mulheres Sempre Vivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOSS, M. C. B. ; ANDRADE, H.C. . Turismo de Experiência e Café Especial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, H.C. ; MOSS, M. C. B. . Cafeicultura Familiar e um possível modelo para o Turismo do Café em Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOSS, M. C. B. ; Freitas, D.R. ; Fonseca, C. . Geoparques: uma nova estratégia para a conservação - a inserção do ecoturismo nesta perspectiva.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOSS, M. C. B. ; ANDRADE, H.C. . Diagnóstico de Potencial Turístico de Patrocínio-MG associado à Cafeicultura - Região do Cerrado Mineiro. 2013.

MOSS, M. C. B. ; TIMO, G.F. ; MULLER, R. ; GODINHO, M. . Relatório Geral de Premissas e Lógicas para mix de produtos e serviços passíveis de concessão em UC´s. 2012.

PARDINI, H. ; CARVALHO, G.B. ; ROCHA, J. ; DINIZ, F. ; MOSS, M. C. B. . Orientações Gerais para Banco de Dados Parques Nacionais e Entorno. 2011.

PARDINI, H. ; REIFF, F. ; ROCHA, J. ; COSTA, B. ; DINIZ, F. ; MOSS, M. C. B. ; FERREIRA, A. A. . Diagnóstico da Oferta Turística do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e Entorno. 2011.

TIMO, G.F. ; MULLER, R. ; BRASIL, E. ; MOSS, M. C. B. . Manual de Orientações Metodológicas - Projeto de Fomento ao Turismo em Unidades de Conservação e Entorno. 2011.

PARDINI, H. ; REIFF, F. ; DINIZ, F. ; ROCHA, J. ; COSTA, B. ; MOSS, M. C. B. ; FERREIRA, A. A. . Resumo Executivo Parque Nacional Serra dos Órgãos e Entorno. 2011.

LACERDA, M. O. ; PRATES, M. A. ; BORGES, P. V. ; VITARELLI, F. ; TAYLOR, A. F. ; PIANCASTELLI, F. ; PONTELLO, A. ; MARTINS, R. A. ; MOSS, M. C. B. . Manual de Gestão de Trilhas. 2009.

LACERDA, M. O. ; PRATES, M. A. ; BORGES, P. V. ; VITARELLI, F. ; TAYLOR, A. F. ; PIANCASTELLI, F. ; PONTELLO, A. ; MARTINS, R. A. ; MOSS, M. C. B. . Manual de Implementação de Trilhas. 2009.

LACERDA, M. O. ; PRATES, M. A. ; BORGES, P. V. ; VITARELLI, F. ; TAYLOR, A. F. ; PIANCASTELLI, F. ; PONTELLO, A. ; MARTINS, R. A. ; MOSS, M. C. B. . Manual de Manutenção de Trilhas. 2009.

LACERDA, M. O. ; PRATES, M. A. ; BORGES, P. V. ; VITARELLI, F. ; TAYLOR, A. F. ; PIANCASTELLI, F. ; PONTELLO, A. ; MARTINS, R. A. ; MOSS, M. C. B. . Manual de Promoção de Trilhas. 2009.

MOSS, M. C. B. . Museu Ginásio São José. 2015; Tema: Museu Ginásio São José. (Rede social).

MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Projeto Mulheres Sempre Vivas. 2013; Tema: Fanpage Projeto Mulheres Sempre Vivas. (Rede social).

MOSS, M. C. B. ; ANDRADE, H.C. . Projeto Umami. 2011; Tema: Turismo de experiência e Café Especial. (Blog).

MOSS, M. C. B. ; GONTIJO, B. M. . Grupo Integrado de Pesquisa do Espinhaço - GIPE. 2010; Tema: Serra do Espinhaço. (Blog).

MOSS, M. C. B. ; ROSA, C. R. . ?Manual de Gestão do Programa Voluntário Ambiental. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Presenças e Ausências. 2015. Instalação.

MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Exposição Fotográfica Encantarias Amazônicas. 2015. Fotografia.

MOSS, M. C. B. ; ALMEIDA, T. L. . Catálogo do Museu Ginásio São José. 2015 (Catálogo Museológico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Caracterização e Gestão Sistêmica da Paisagem da Reserva da Biosfera do Espinhaço Meridional e suas relações sócio-espaciais, Descrição: Projeto de pesquisa que tem por objetivo Identificação das unidades de paisagem do espinhaço meridional e caracterização de suas potencialidades e limitações, visando o apoio à integração dos planejamentos municipais e das unidades de conservação da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marina Carneiro Bernardes Moss - Integrante / Bernardo Machado Gontijo - Coordenador / Raoni Ferreira Araujo - Integrante / Marcelino Santos de Morais - Integrante / Maria Flavia Pires Barbosa - Integrante / Ana Clara Mourão Moura - Integrante / Mariana Fonseca Mauro - Integrante / Junia Borges - Integrante / Mateus Franchini Romanha - Integrante / Pedro Godim Daves - Integrante / Solano de Souza Braga - Integrante / Cristiana Gomes Lopes - Integrante / Jaqueline Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Instituto Terra de Preservação Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora de Uso Público e Turismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Subcoordenadora de Gestão de Visitação no Projeto da Consolidação de Gestão do Uso Público nas Unidades de Conservação Estaduais do Estado do Rio de Janeiro, executado pelo Instituto Terra de Proteção Ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente ? INEA. Atuou junto à Coordenação Geral do projeto, na Gerência de Sustentabilidade da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas. O projeto visa a consolidação das metas de uso público de 12 UCs estaduais por meio do fortalecimento dos instrumentos de gestão da visitação nas áreas naturais protegidas e da interface com seu entorno. Atuou no desenvolvimento de atividades relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução de ações ligadas ao uso público e gestão da visitação nas Unidades de Conservação. Realização de diagnósticos turísticos em UC estaduais, roteirização; produção de materiais de comunicação e acompanhamento da criação do site e banco de dados. Produção de relatórios gerenciais, relatórios técnicos e demais atividades de supervisão. - Supervisão de 12 coordenadores de campo junto à coordenação geral; - Desenvolvimento do Programa Voluntário Ambiental; - Desenvolvimento de política de patrocínio para o Programa Voluntário Ambiental; - Desenvolvimento do e-book: "Manual de Gestão do Programa Voluntário Ambiental"; - Implementação de 2 projetos pilotos de voluntariado nas unidades de conservação do INEA. - Implementação e acompanhamento de 4 Cursos de Formação de Condutores de Visitantes - Elaboração de diagnósticos de uso público para duas florestas estaduais e relatório de subsídio para criação de dois monumentos naturais no estado do Rio de Janeiro.

2017 - 2018

Museu Ginásio São José

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora e produtora cultural, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação ações relacionadas à pesquisa, turismo, cultura e meio ambiente, atuando em dois projetos: 1) convênio n° 0039/01/2016 do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, junto à Secretaria Estadual de Cultura de MG e no 2) convênio AP n°347/2017 com o ?Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro? da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ambos firmados com o Museu Ginásio São José, tendo realizado as funções abaixo relacionadas: 1) AP n° 347/2017 - Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro Período: de março de 2017 a julho de 2018 Projeto: Museu Ginásio São José: patrimônio, acervos, oficinas, pesquisa e meio ambiente? -Elaboração de Projeto; -Coordenação de ciclo de palestras e oficinas na área de patrimônio, meio ambiente e turismo durante ações do projeto CAIXA e também na XIV e na XV Semana de Museus; -Coordenação da implementação de projeto de ecoturismo com trilha interpretativa, educação ambiental e patrimonial. -Treinamento e coordenação da equipe de mediadores (04); - Coordenação da etapa de sinalização turística da trilha interpretativa ?Trilha da Poaia?. - Desenvolvimento da proposta conceitual e coordenação da implementação do Museu Escolar da Natureza; - Coordenação e organização de publicação intitulada ?Patrimônio em Movimento?. 2) Projeto 0039/01/2016 FEC_?Museu Ginásio São José ? Paisagens Culturais, Pesquisas e Exposições? Período: de novembro de 2017 a agosto de 2018 (etapa de finalização). O projeto é uma iniciativa para construção de uma rede permanente de estudo, reflexão e pesquisa sobre paisagem cultural e cultura popular entre cinco Pontos de Cultura do Estado de MG. O projeto abrange as temáticas de paisagem cultural, memória, patrimônio e cultura popular, por meio de oficinas e palestras em quilombos, centros culturais e comunidades tradicionais. O projeto envolve ainda a produção de ensaios fotográficos e audiovisuais, e pesquisa na área de patrimônio e paisagens culturais com publicação de caderno de v

2012 - 2015

Museu Ginásio São José

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora técnica e produtora cultural, Carga horária: 40

Outras informações:
Produtora cultural e coordenadora de atividades, atuando nos convênios: 1) nº 3190/0/11 de ??Implementação de Ponto de Cultura? com a Secretaria Estadual de Cultura de MG e 2) n° 774321/2012 de ?Modernização de Museus? do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ambos firmados com o Museu Ginásio São José, tendo realizado as funções abaixo relacionadas: 1) Convênio n°3190/0/11 - ?Implementação do Ponto de Cultura Ginásio São José?_SEC_MG Período: de junho de 2012 a dezembro de 2013 Produtora Cultural e coordenadora responsável pela elaboração de projetos culturais; pela organização de eventos ao longo de 2012 a 2013; pela criação de blog e produção de conteúdos e administração das redes sociais, pelo acompanhamento de oficinas de arte e cultura. 2) Convênio n° 774321/2012_ ?Modernização de Museus?_IBRAM Período: de janeiro de 2014 a setembro de 2015 Produtora cultural responsável pela coordenação da equipe de monitores (seleção e treinamento); pela organizaçãode eventos ao longo de 2014 e 2015, da 4° Mostra de Cinema Independente TV Caiçara, em parceria com a TV Caiçara e o CRUA ? Coletivo Criativo de Rua do Rio de Janeiro, e pela produção e coordenação da publicação do Catálogo do Museu Ginásio São José; - Coordenadora da equipe técnica que realizou o Diagnóstico Turístico do Museu Ginásio São José. O trabalho envolveu pesquisa, produção e execução, além do trabalho de campo. - Pesquisadora que coordenou a criação das bases fundamentais do Centro de Pesquisa dos Povos da Mata, realizando ainda pesquisas iniciais referentes ao patrimônio cultural e memória dos povos indígenas na região e sobre as manifestações culturais de matriz africana, especialmente as Guardas de Congado e Folias de Reis. Estas pesquisas foram a bases para a proposta conceitual e curatorial do Espaço de Memória Afrobrasileira e dos Povos Indígenas;

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa Capes no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Atividades

  • 09/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .,Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Federação dos Cafeicultores do Cerrado

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora projeto turístico-socioambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Diagnóstico do Potencial Turístico de Patrocínio ? Região do Cerrado Mineiro e Posposta de Roteirização - Estudo preliminar das potencialidades turísticas do município de Patrocínio/MG, com vistas ao seu aproveitamento baseado na produção do café especial.

2011 - 2012

Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Vínculo: Técnica, Enquadramento Funcional: Técnica do Núcleo de Desenvolvimento e Qualif, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projetos: Projeto: Fomento do Turismo em Unidades de Conservação e Entorno Projeto SEMEIA: Desenvolvimento de mix de produtos e serviços passíveis de concessão em UC´s através de projeto piloto de Parceria Público Privada.

2010 - 2011

Ciclus Consultoria Projetos Sociais e Turísticos

Vínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Assistente de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto vinculado ao Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno que tem por finalidade realizar o diagnóstico e mapeamento da oferta de produtos, equipamentos e serviços turísticos dos Parques Nacionais de Anavilhanas, Fernando de Noronha, Chapada dos Veadeiros, Serra dos Órgãos, Aparados da Serra e entorno destas Unidades. Este projeto além de diagnosticar e mapear a oferta turística dos destinos, traz como grande diferencial a modelagem de dados espaciais em uma estrutura de banco de dados geográfico que, alinhada a um sistema de informação geográfica, poderá contribuir para a análise espacial do fenômeno turístico, bem como, gerar representações cartográficas a serem utilizadas no planejamento, promoção da atividade turística e conservação dos recursos naturais nos destinos.

2009 - 2010

Associação Montanhas do Espinhaço

Vínculo: Termo de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Funções Exercidas: estruturação de procedimentos internos e criação de rotinas e ferramentas de trabalho; coordenação da aplicação da metodologia Delphi para definir recorte espacial de atuação da Associação; Desenvolvimento de conteúdos e layout do novo site para internet; Participação na estruturação e execução de dois projetos pilotos de voluntariado em Unidades de Conservação (Projeto Mapeando o Itacolomi e Projeto Memória e Identidade); Assessoria na regularização da situação financeira da AMEspinhaço e dos associados.

2008 - 2009

Impactur Consultoria Turística

Vínculo: Termo de Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Funções exercidas: Participação no Projeto Trilha Real, vinculado à Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Realização, junto aos consultores, de pesquisas preliminares, diagnósticos, pesquisas, trabalhos de campo, plano de implementação, manuais temáticos e apresentações institucionais

2007 - 2008

Club Med do Brasil S/A

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: GO - Gentil Organizador, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funções exercidas: recreação infantil, organização e participação em eventos, animação e recepção de hóspedes.

2007 - 2007

Grupo Santa Casa Saúde de Belo Horizonte

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: produtora, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessoria e produção de eventos para o Departamento de Marketing do Grupo Santa Casa.