Mariana Geisel Martins
Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG. Atualmente trabalha como Assistente de Pesquisa na empresa Betania Tanure Associados. Concluiu o curso de Bacharelado em Administração no ano de 2015, no CEFET-MG. Membro do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (NERHURT) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Psicanálise (NEOP). Tem como interesses de pesquisa e ensino na área de Gestão de Pessoas. Possui experiência na realização de Concursos Públicos e processos seletivos.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração
2015 - 2017
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: PROFISSIONALIZAÇÃO DOS DIRIGENTES PÚBLICOS: reflexões sobre o Chile e Portugal,Ano de Obtenção: 2017
Lilian Bambirra de Assis.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Graduação em Administração
2011 - 2014
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Desafios das Lideranças no setor público
Orientador: Lilian Bambirra
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Organização de eventos
VILELA, J. R. P. X. ; CARVALHO NETO, A. ; VERSIANI, F. ; CAEIRO, M. ; MARTINS, M. G. . Workshop sobre Adorno. 2015. (Outro).
Participação em eventos
15th Congress of the International Society for Studies Of Work and Organizational Value-ISSWOV.. Influence of Organizational Values and Challenges of Leadership in the Brazilian Public Administration: A Case Study in an Educational Institution. 2016. (Congresso).
IX Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Bildung e a nota de 100 dólares: Análise do filme ?Quem quer ser um Milionário? a partir do sentido de Formação para os Frankfurtianos. 2016. (Congresso).
IX Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. As Inquietações sobre a Técnica de Observação: um Olhar do Observador. 2016. (Congresso).
XXXIX Encontro da ANPAD. As Âncora de Carreira da Mulher Empreendedora. 2015. (Congresso).
Semana de Ciência e Tecnologia - CEFET-MG..Coprodução do bem público: Um Estudo de Caso sobre Limites e Possibilidades da CONAE. 2014. (Outra).
Produções bibliográficas
-
CARMO, L. J. O. ; ASSIS, L. B. ; MARTINS, M. G. ; SALDANHA, C. ; ALBULQUERQUE, P. . Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcionários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal.. REVISTA DO SERVICO PUBLICO (ONLINE) , v. 2, p. 163, 2018.
-
CARMO, L. J. O. ; ASSIS, L. B. ; MARTINS, M. G. ; SALDANHA, C. ; ALBULQUERQUE, P. . BILDUNG E A NOTA DE 100 DÓLARES: ANÁLISE DO FILME -QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO- SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO PARA OS FRANKFURTIANOS. Revista Eletronica de Administracao , v. 24, p. 1-20, 2018.
-
SANTOS, C. M. M. ; CARVALHO NETO, A. M. ; VERSIANI, F. ; CAEIRO, M. ; MARTINS, M. G. . As mulheres estão quebrando as paredes de vidro? Um estudo com empreendedoras mineiras.. Revista Economia & Gestão , v. 16, p. 57-70, 2016.
-
MARTINS, M. G. ; COSTA, S. P. ; FERNANDES, K. M. S. ; FARIA, A. R. R. M. ; RIBEIRO, Lívia Maria de Pádua . A Produção Acadêmica Brasileira em Temas Emergentes em Gestão de Pessoas de 2011 a 2015. Revista Brasileira de Administração Científica , v. 7, p. 1, 2016.
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Análise de experiências internacionais de políticas e práticas de gestão de pessoas no setor público: reflexões e possibilidades, Descrição: Objetiva-se com este projeto analisar como ocorrem algumas das principais experiências internacionais de políticas e práticas inovadoras de gestão de pessoas no setor público. Conforme Longo (2007), desde a sobrevivência ou crescimento organizacional até a própria competitividade das nações, os grandes objetivos de qualquer projeto coletivo contemporâneo dependem do capital humano ou intelectual. No Brasil, esta valorização do indivíduo começou a se desenvolver na década de 90 com as reformas de Estado, que empenhavam um novo modelo de gestão, mais flexível e voltado para o desempenho da organização, na tentativa de superar problemas gerados pela burocracia existente. A área de gestão de pessoas das instituições públicas também possui o desafio de atrair, desenvolver, motivar e reter profissionais competentes para alcançar bons resultados e permitir a efetivação da modernização do setor público. Diante das especificidades do setor público, a área de Recursos Humanos precisa investir na alta qualidade das relações entre os servidores e seus trabalhos e entre aqueles e suas chefias. Tal investimento depende das políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para a valorização dos servidores, concomitante ao estímulo à motivação e ao comprometimento do mesmo. Neste novo cenário, a atuação da área de Gestão de Pessoas deve girar em torno do desenvolvimento e da aplicação de práticas e de políticas inovadoras de recrutamento e seleção, do desenvolvimento de pessoal, do desenvolvimento de carreira, plano de cargos e salários, qualidade de vida, remuneração e benefícios, e da integração destes subsistemas em um sistema de gestão de pessoas integrado e coeso. Exemplos de mudanças na gestão e administração dos recursos humanos no setor público podem ser encontrados nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No contexto de crise do Estado associado à deficiência crítica de habilidades gerenciais por grande parte dos servidores públicos, estes países adotaram medidas para melhorar a capacitação e a profissionalização dos quadros de pessoal, visualizando, em última instância, o incremento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Assim, considera-se relevante o conhecimento acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas por países membros da OCDE. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Geisel Martins - Coordenador / LILIAN BAMBIRRA DE ASSIS - Integrante / Glauce Viegas - Integrante / Patrícia Albuquerque - Integrante / Kamila Pagel - Integrante.
-
2013 - Atual
FAPEMIG: FEMINILIDADES DE MULHERES PROFISSIONAIS: trajetórias e perspectivas, Descrição: O grupo de pesquisa que apresenta esta proposta vem estudando a temática das mulheres que conquistaram postos de poder na alta hierarquia das grandes empresas brasileiras desde 2005. A presente proposta de pesquisa pretende ampliar o escopo de nossa pesquisa para mulheres profissionais, considerando empreendedoras, profissionais liberais e gestoras das áreas pública, privada e do terceiro setor, abrindo-se o escopo de investigação anteriormente pesquisado pelos membros da equipe. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar as construções de feminilidades referidas por mulheres profissionais que atuam como empreendedoras, profissionais liberais e gestoras de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Os objetivos específicos são: - analisar a construção histórico-social e cultural das feminilidades das mulheres profissionais; - aprofundar na construção da trajetória de vida e carreira empreendida pelas mulheres profissionais ao longo de sua história; - compreender na perspectiva das mulheres profissionais os vetores que contemplam a Instrumentação das Variáveis de Feminilidades no Trabalho, quais sejam: Corporeidade (o corpo como vetor da diferença Sexual; Relações de Autonomia e Poder (relações sociais de gênero e dominação) e; o Trabalho (a diferenciação sexual e política). Como arcabouço teórico, pretende-se trazer a temática do gênero para a análise do aumento da inserção de mulheres no trabalho de gestão. Os procedimentos metodológicos aqui propostos para a consecução dos objetivos definidos vão ao encontro da necessidade de considerar as imbricações de diversos campos do saber, tais como a Sociologia, a Filosofia, a Psicologia, a História, em autores como Scott (1986), Beauvoir(2009),Rey (2005), Bourdieu(2002), Foucault, (1997). A abordagem escolhida é qualitativa, e parte-se do paradigma construcionista. A pretensão é optar por categorias da Análise de Discurso Crítica. Serão realizadas entrevistas com as mulheres... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Geisel Martins - Coordenador / Antonio Moreira de Carvalho Neto - Integrante / Carolina Maria Mota Santos - Integrante / Betania Tanure - Integrante / Raquel Santos Soares Menezes - Integrante / Tatiana Xavier - Integrante / Juliana Andrade - Integrante / Marina de Campos Cursino - Integrante / Antonio dos Santos Silva - Integrante / Fernanda Versiani - Integrante / Kelly Pellisari - Integrante / Adélia Marina - Integrante / Mariana de Lima Caeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2013 - Atual
Ressignificação da gestão e seu impacto no processo decisório: Formas alternativas para além da racionalidade instrumental, Descrição: A Revolução Industrial gerou o crescimento do tamanho das empresas, exigindo o envolvimento de pessoas cada vez mais especializadas em determinados aspectos da organização do trabalho. É neste contexto que surgem os princípios de administração e organização do trabalho, supostamente mais efetivos e eficientes que os métodos tradicionais de determinação das atividades profissionais. Por meio da emergência da ocupação do gestor e da administração burocrática, a gestão passa a ser vista a partir do princípio chave do Iluminismo: a busca do controle por meio da aplicação da racionalidade instrumental. (WEBER, 1982). Ainda que esta forma de gerir, ligada à mainstream tenha propiciado a melhoria dos padrões humanos de bem-estar, é preciso considerar que as práticas gerenciais e administrativas racionais, uma vez dissociadas de questões político-sociais e éticas, justificam a construção de campos de exclusão em massa, bem como a alienação do trabalhador (GUERREIRO RAMOS, 1981). Assim, é preciso repensar a gestão. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes formas de gestão alternativas à mainstream. Para tanto, serão descritas as características das diferentes formas de gestão alternativas encontradas por meio da realização de um estudo de múltiplos casos no Brasil. Como resultados será possível ter a descrição de formas alternativas de gestão e a consolidação dos principais desafios encontrados na realização das formas alternativas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Geisel Martins - Coordenador / LILIAN BAMBIRRA DE ASSIS - Integrante / Patrícia Albuquerque - Integrante / Fernanda Tarabal Lopes - Integrante / Lucas Eduardo Fernandes Teixeira - Integrante / Ludmila de Vasconcelos Guimarães - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa FAPEMIG - BOLSA DE APOIO TÉCNICO II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Falconi ConsultoriaVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Gestão do conhecimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Fundação dos Empregados da FiatVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2017 - 2017
Fundação CefetminasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 30
2017 - 2018
Betânia Tanure AssociadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Geisel Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?