Rebeca Moreira Rangel

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza (2006), com formação em Avaliação Psicológica pelo Neuropsicocentro, Especialista em Avaliação Psicológica pelo CRP-11 (2021), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Fortaleza e em Neuropsicologia pela Unichristus. É Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e atualmente, doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Realizou, por dez anos, trabalhos voluntários de acompanhamento psicológico, realização de palestras e avaliações psicológicas aos policiais e familiares de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará, além de acompanhamento de cursos como CATE, COESP, COTAM, CDC e COTAR. Trabalha com Psicologia clínica e Avaliação Psicológica desde 2007, atua com prevenção e intervenção em crise. Atua ainda como docente no ensino superior ministrando aulas, orientando TCC e supervisionando estágios. No momento, lecionando no IME (Fametro). Atua ainda como docente na Especialização em Autolesão e comportamento suicida (Instituto Vita Alere). Fundou a Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, setor o qual promove acompanhamento biopsicossocial aos agentes e familiares que compõem a Segurança Pública do estado do Ceará (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Perícia Forense). No momento, atua como colaboradora no IPPES e faz parte do Programa SegurançaQPrevine, do IPPES, em parceria com Ministério Público do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2021 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O perfil profissiográfico do BOPE PMCE
Marcos Aguiar de Souza. Palavras-chave: bope; perfil profissiográfico.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

2013 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: Comando Tático Rural: entre o prescrito e o real do trabalho em busca de ser - "uma luz no fim do túnel" para as comunidades do interior do Estado, Ano de Obtenção: 2015
João Bosco Feitosa dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Polícia; Policial; Trabalho; Adoecimento.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Avaliação Psicológica

2020 - 2020

Conselho Regional de Psicologia 11a Região
Título: Avaliação Psicologica

Especialização em Neuropsicologia

2015 - 2017

Centro Universitário Christus
Título: Não houve monografia

Especialização interrompida em 2013 em Psicoterapia Psicanalítica

2010 - Atual

Centro Universitário Farias Brito
Ano de interrupção: 2013

Graduação em PSICOLOGIA

2000 - 2006

Universidade de Fortaleza
Título: Violência e Agressividade: Considerações Psicanalíticas
Orientador: Leônia Teixeira

Formação complementar

2020 - 2020

Sobre a Morte e o Morrer. (Carga horária: 20h). , Elisabeth Kubler-Ross Foundation Brasil, EKR, Brasil.

2020 - 2020

Plantão Psicológico. (Carga horária: 20h). , Instituto Educacional Meira Barbosa, IEMB, Brasil.

2020 - 2020

I Curso de Intervenção em Desastres. (Carga horária: 60h). , Centro universitário farias brito, FBUNI, Brasil.

2020 - 2020

SEGURANÇA PÚBLICA E SAÚDE MENTAL: TEORIAS, EVIDÊNCIAS E HIPÓTESES. (Carga horária: 16h). , Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio, IPPES, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Atendimento a tentativas de Suicídio. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, CMCB, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Sexologia Forense: crimes sexuais e transtornos de sexualidade. (Carga horária: 8h). , Helix Cursos, HELIX, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento de atendimento pré-hospitalar. (Carga horária: 8h). , Corpo de Bombeiros do Ceará, CBMCE, Brasil.

2019 - 2019

Sindicância, Inquérito e Procedimento Administrativo Disciplinar. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA, EGP, Brasil.

2018 - 2018

Criminal Profiling & Psicologia Investigativa. (Carga horária: 12h). , Aline Lobato, AL, Brasil.

2018 - 2018

A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO COMO BASE PARA INTERPRETAR TESTES PROJETIVOS GRÁFICO. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.

2018 - 2018

INTRODUÇÃO AO TESTE DE RORSCHACH (R-PAS). (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.

2013 - 2015

Francês. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Francesa UFC, CCF, Brasil.

2013 - 2013

SEMINÁRIO DEPENDÊNCIA QUÍMICA - PREVENÇÃO COM AMOR. (Carga horária: 15h). , FEDERAÇÃO DE AMOR EXIGENTE, FEAE, Brasil.

2009 - 2010

Formação em avaliação psicológica. (Carga horária: 120h). , Neuropsicocentro, NEUROPSICOCENTRO, Brasil.

2009 - 2010

Curso de Psicodiagnóstico Clínico. (Carga horária: 32h). , Nadja Estrela, NADJA ESTRELA, Brasil.

2009 - 2009

Escola de líderes. (Carga horária: 40h). , Recrut Consultoria, RECRUT, Brasil.

2006 - 2009

Línguas Estrangeiras - Francês. (Carga horária: 420h). , PENSE, PENSE, Brasil.

2006 - 2009

Formação em Psicanálise: de Freud a Lacan. , Corpo Freudiano, CORPO FREUDIANO, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Psicopatologia Básica : Teórico-prático. (Carga horária: 40h). , Sociedade Cerense de Psiquiatria, SOCEP, Brasil.

2003 - 2004

Curso de Formação em Gestão de Recursos Humanos. (Carga horária: 120h). , Oficina de Educação, OE, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Técnicas de Entrevista. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2000 - 2000

Informática Básico. (Carga horária: 70h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

1991 - 1997

Línguas Estrangeiras - Inglês. (Carga horária: 890h). , Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará, IBEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: CIÊNCIAS DA SAÚDE.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: ADMINISTRAÇÃO.

Organização de eventos

RANGEL, R. M. . I Capacitação em Intervenção em desastres. 2020. (Outro).

RANGEL, R. M. . IV Congresso Multidisciplinar de Saúde: abordagens clínicas e seus desafios Psicologia. 2019. (Congresso).

RANGEL, R. M. ; LOPES, W. S. . VIII SEMANA DA PSICOLOGIA UNINASSAU FORTALEZA. 2019. (Outro).

RANGEL, R. M. . VII SEMANA DA PSICOLOGIA. 2018. (Outro).

RANGEL, R. M. . III CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. 2018. (Congresso).

RANGEL, R. M. ; DUARTE, A. G. A. ; SOUZA, H. G. ; BRITO, R. M. ; NEVES, A. P. ; OLIVEIRA, D. F. ; ROCHA, D. E. ; SILVEIRA, E. G. ; RIBEIRO, M. E. ; LIMA, L. R. ; SOUSA, K. S. ; AIRES, J. M. M. P. ; ANDRADE, J. T. ; SOARES, S. K. A. . IV Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas. 2013. (Outro).

Participação em eventos

1o Simposio Internacional Violência, Segurança Pública e Democracia na América Latina.?CORAGEM, ABNEGAÇÃO E SACRIFÍCIO?: OS DESAFIOS DE GÊNERO NO COMPLEXO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE DO CEARÁ. 2025. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Psicodiagnóstico como intervenção: presença e atuação do profissional de psicologia no médio solimões, Amazonas. 2025. (Congresso).

1o Simpósio de Qualidade de Vida: Perspectiva da Saúde Integral, Atenção Biopsicoespiritual.Saúde Mental no contexto da Segurança Pública no Brasil. 2024. (Simpósio).

Simpósio de Promoção de Saúde Mental e Prevenção do suicídio - 10 anos do Vita Alere.Lançamento de livro. 2023. (Simpósio).

Simposio INternacional sobre Prevenção de Suicídio. 2023. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2023. (Congresso).

22o Congresso de Estresse da ISMA-BR. Influência do locus de controle, consciência plena e autoeficácia sobre a autoestima de policiais militares do estado de Roraima. 2022. (Congresso).

22o Congresso de Stress da ISMA-BR. Relato de experiência: plantão psicológico para profissionais da segurança e seus dependentes. 2022. (Congresso).

II Seminário Estadual sobre Violência e Promoção da Saúde.TEPT, transtornos de humor e riscos para suicídio. 2022. (Seminário).

o IV Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio - ABEPS. 2022. (Congresso).

SAUDE MENTAL: VIDAS EM FOCO - SETEMBRO AMARELO.O PAPEL DA PSICOLOGIA NA QUALIDADE DE VIDA. 2022. (Encontro).

V CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE DE FORTALEZA. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: PROTAGONISMO NA SAÚDE. 2022. (Congresso).

Semana Nacional da Saúde. 2021. (Outra).

Seminário #estamosjuntos - Saúde Mental e Prevenção do Suicídio na Pandemia. 2021. (Simpósio).

Seminário Internacional IASP #estamos juntos - Saúde Mental e Prevenção do Suicídio na Pandemia. 2021. (Seminário).

20º Congresso de Stress da ISMA-BR, 22º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público online. SUICÍDIO: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA DOS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA. 2020. (Congresso).

ENCONTRO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS E AUXILIARES NNO ESTADO DO CEARÁ.O CUIDADO BIOPSICOSSOCIAL COM OS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ. 2020. (Encontro).

I Curso de Emergências psiquiátricas. 2020. (Outra).

I SEMINARIO ESTADUAL SOBRE SAÚDE, ADOECIMENTO E EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA.Política, programas e ações em promoção da saúde e prevenção de doenças entre profissionais da segurança pública. 2020. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS POLICIAIS E DE SEGURANÇA PÚBLICA. 2020. (Simpósio).

Minicurso Online Terapia de Crise. 2020. (Encontro).

o I Congresso NorteNordeste de Saúde Pública (online). 2020. (Congresso).

COAPH SUMMIT Congresso Norte e Nordeste de Urgência e Emergência. Abordagem Multiprofissional do Suicídio. 2019. (Congresso).

ENCONTRO TÉCNICO ANUAL DO PROGRAMA NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA (PRÓ-VIDA) E I FEIRA DE BOAS PRÁTICAS EM MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.IMPLANTAÇÃO DA ASSESSORIADE ASSISTÊNCIA BIOPSICOSSOCIAL DA SSPDS. 2019. (Encontro).

Fórum da Saúde Prisional do Estado do Ceará: superando desafios e alinhando perspectivas.. 2019. (Outra).

I SEMINARIO ESTADUAL DE BOMBEIROS.E bombeiro adoece?. 2019. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Vitimização Policial. 2019. (Simpósio).

SEMANA DA MULHER.EMPODERAMENTO DA MULHER E COMBATE A VIOLÊNCIA CONJUGAL. 2019. (Outra).

Seminário: Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE FORTALEZA. 2019. (Seminário).

Setembro Amarelo na Assembléia Legislativa do Ceará.Crise suicida e estratégias de prevenção. 2019. (Outra).

XIII SEMANA DA PSICOLOGIA UNINASSAU FORTALEZA.Psicologia forense. 2019. (Outra).

XLI JORNADA CEARENSE DE PSIQUIATRIA.Autópsia Psicologica. 2019. (Outra).

XXII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES. 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RORSCHACH E E MÉTODOS PROJETIVOS. TÉCNICAS E TESTES PROJETIVOS EM DEBATE: OS DESAFIOS NA ÁREA DA DOCÊNCIA. 2018. (Congresso).

IX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RORSCHACH E E MÉTODOS PROJETIVOS. 2018. (Congresso).

IX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RORSCHACH E E MÉTODOS PROJETIVOS. A AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE EM AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ. 2018. (Congresso).

REUNIÃO TÉCNICA PARA ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA PARA PROFISSIONAIS DE SEGURAnÇA PÚBLICA (PRÓ-VIDA).REUNIÃO TÉCNICA PARA ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA (PRÓ-VIDA). 2018. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA. 2018. (Seminário).

VII Semana da Psicologia.A ultraviolência como conceito na Laranja Mecânica. 2018. (Outra).

VII SEMANA DA PSICOLOGIA.Psicologia e Segurança Pública. 2018. (Outra).

XI CURSO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.O SUICÍDIO NA SEGURANÇA PÚBLICA. 2018. (Outra).

2º Workshop Internacional de acesso à justiça. 2017. (Outra).

Curso de Mediador Pacificador Social. 2017. (Outra).

II CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE SER EDUCACIONAL: Novas práticas, inovação em saúde e empregabilidade. Neuropsicologia: Inovação e tecnologia. 2017. (Congresso).

II Jornada da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza - SPFOR. 2017. (Outra).

Mês de prevenção do suicídio.Autocuidado é preciso. 2017. (Outra).

VI SEMANA DA PSICOLOGIA: Psicologia, Laço Social e Política.O Psicólogo na Segurança Pública. 2017. (Oficina).

I Congresso Brasileiro de Psicologia. O bem estar na derrota do outro. 2016. (Congresso).

Seminário internacional vioolência, conflitos sociais e cidadania.Hierarquia e disciplina: olhar dos policiais do Batalhão de Polícia de Choque do Ceará. 2016. (Seminário).

V Congresso Internacional sobre Violência, Culpa e Ato. O acting out e o ato homicida. 2016. (Congresso).

V Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais: Criminalização, Controle e Punição.Choque no Sertão: o Batalhão de Choque no combate ao crime no interior do Ceará. 2016. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de SBNp. Características clínicas, alterações neuropsicológicas e possibilidades de tratamento da depressãona infância e adolescência. 2016. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de SBNp. A importância da avaliação neuropsicológica para portadores de trasntornos de ansiedade. 2016. (Congresso).

VII Jornada do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza. 2015. (Outra).

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE PESQUISAS.Mesa Mulheres Policiais: vivências comparativas. 2014. (Seminário).

8o CONPSI. Estresse e Trabalho no Grupo de Ações Táticas da Políia Militar do Ceará. 2013. (Congresso).

Curso: Sociologia e Criminologia: Criminalização da pobreza e criminalidade dos poderosos. 2013. (Outra).

Curso de Criminologia. 2013. (Outra).

Seminário Dependência Química - Prevenção com Amor-Exigente. 2013. (Seminário).

XIII Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor.O trabalho do Policial do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará ?em revista?. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.Representações das Condições de Trabalho no Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará. 2013. (Outra).

Eu amo atender. 2012. (Outra).

Fórum da Sáude do Servidor Público. 2012. (Outra).

II Fórum de estudantes e Pesquisadores em Saúde Mental do Ceará.Estresse e Polícia. 2012. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Direito e Saúde. 2011. (Congresso).

II Jornada do Grupo de Estudo Psicanalítico de Fortaleza. 2010. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Prevenção da Doença Renal Crônica. 2009. (Encontro).

Curso de Capacitação dos Agentes Públicos e Cidadãos. 2008. (Outra).

VI Congresso do NUPEC - "Psiquiatria: O desafio Terapêutico das Dependências Químicas". 2008. (Congresso).

Conferência: Masoquismo - um trem chamado Gozo. 2007. (Outra).

III COngresso do NUPEC - "Psiquiatria: Novas Fronteiras, Novas Práticas". 2005. (Congresso).

V Encontro de Iniciação à Docência.Reforma Psiquiátrica e Instituições de Saúde Mental: Buscando novos vínculos para a Disciplina de Psicopatologia IV. 2005. (Encontro).

XI Semana de Psicologia da Unifor. 2005. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2004. (Congresso).

Circuito de Palestras da Sejuv - Múltiplos Olhares Sobre a INfância e Juventude. 2003. (Encontro).

I Congresso do NUPEC - Faces da Agressividade Humana: Prevenção e Tratamento da Violência". 2002. (Congresso).

IX Semana de Psicologia da Unifor. 2002. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. 2002. (Congresso).

Curso: O Autismo e as Teorias da Constituição do Psiquismo Humano. 2001. (Oficina).

II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2001. (Congresso).

I Seminário de Integração das Ações Voluntárias em Saúde. 2001. (Outra).

VII Semana de Psicilogia da Unifor. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Giliene da Silva Souza

RANGEL, R. M.; ARAUJO, C.. ?Capacitar aqueles que cuidam: Um olhar sobre a prática profissional do psicólogo clínico. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Capacitação em Suicidologia, Prevenção, Posvenção e Políticas Públ) - Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio.

Aluno: Ana Cristina Lima Silva

RANGEL, R. M.; FREITAS, J. E. B. D.; LEITE, M. O. T.. ACOMETIMENTOS DE SAÚDE PSÍQUICA NA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA) - ASSESSORIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ.

Aluno: Elenice Araújo Andrade

RANGEL, R. M.; MEDINA, M. L.; FRANCO, F. J.. As representações sociais dos agentes comunitários de saúde sobre o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas no município de Aquiraz/CE. 2016.

Aluno: Maria Raquel da Silva Ribeiro

RANGEL, R. M.; BRITO, R. M.; SOUSA, M. M.. A violência nos profissionais de enfermagem em um hospital de Fortaleza - Ceará. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - 4 Saberes - Curso de Especialização e Qualificação LTDA - ME.

Aluno: EURIDES CORDEIRO DE OLIVEIRA

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.; BORGES, I. C.. MÃES REFÉNS: UM ESTUDO ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE MÃES COM FILHOS QUE PASSARAM POR RECLUSÃO DE LIBERDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito.

Aluno: SIMONE CÂMARA SISNANDO

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.; CARVALHO, C. O.. A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS E A CLÍNICA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito.

Aluno: VITÓRIA GUIMARÃES VASCONCELOS

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.. ENTRE A NEUROSE E A PSICOSE: O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito.

Aluno: DARLENE DE ARAÚJO SILVA

CARVALHO, C. O.;RANGEL, R. M.; MONTEFUSCO, E. V. R.. ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS MILITARES DO VIII CONTINGENTE DA FORÇA-TAREFA DA OPERAÇÃO ACOLHIDA AOS VENEZUELANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito.

Aluno: Lorena silva da paz

RANGEL, R. M.; PRAGMATICO, I. C. B.; CARVALHO, C. O.. PRIVAÇÃO DA LIBERDADE E SAÚDE MENTAL: CONSEQUÊNCIAS E REVERBERAÇÕES PSÍQUICAS NO CONTEXTO PRISIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito.

Aluno: Ana Camila de Sousa

RANGEL, R. M.; VIANA, E. A.; FRANCO, F. D. V.. a atuação do psicólogo e o manejo com os enlutados por suicídio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Maurício de Nassau.

Aluno: Caroline Ketolli Araújo de Sousa

RANGEL, R. M.; VIANA, E. A.; LIMA, M. J. V.. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: a perspectiva do luto antecipatório de pais e/ou cuidadores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Maurício de Nassau.

Aluno: BEATRIZ DA SILVA GADELHA E AMANDA DE CASTRO QUEIROZ DAVID

RANGEL, R. M.; SANTOS, R. C.; LIMA, V. M.. OS POSSÍVEIS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS EM ADOLESCENTES QUE FORAM VÍTIMAS DE CYBERBULLYING. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Rita Thaleska de Araújo Silva

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.; BARBOZA, A. D.. O PROCESSO DE ADOECIMENTO PSICOLÓGICO DOS POLICIAIS MILITARES. 2019.

Aluno: JOSE SAVIO XAVIER PEREIRA

RANGEL, R. M.; COELHO, D. P.; OLIVEIRA, E. C. F.. A IMPORTANCIA DA RESILIENCIA PARA A SAUDE MENTAL. 2019.

Aluno: ALINE SILVA DO NASCIMENTO

RANGEL, R. M.; COELHO, D. P.; OLIVEIRA, E. C. F.. A SINDROME DE BURNOUT E SUAS CORRELAÇÕES COM GESTÃO DE PESSOAS. 2019.

Aluno: MILENA SARAIVA BARBOSA

RANGEL, R. M.; COELHO, D. P.; FERREIRA, A. A. I.. ENVELHECIMENTO E IMPACTOS NA SEXUALIDADE DOS IDOSOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Maurício de Nassau.

Aluno: Marisa Monteiro da Silva

RANGEL, R. M.; SANTOS, R. C.; BASTO, R. M. P.. A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA REVISÃO NARRATIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Edna de Oliveira dos Santos

RANGEL, R. M.; PETROLA, D. A. F.; LOPES JUNIOR, A. D.. A PERMANÊNCIA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA/; AS REPERCUSSÕES DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA SEGUNDO RELATOS DO YOUTUBE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Cibele de Sousa Aguiar

RANGEL, R. M.; P.B. de M.; M.R. de C. A.. Movimentos sociais: a construção histórica da proteção animal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Grazielle Rodrigues Pereira

RANGEL, R. M.; M.R. de C. A.; FREITAS, G. J.. A elite policial do Ceará: O batalhão de Choque e suas especificidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: REBECCA SILVA MENEGHETTI

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.; NASCIMENTO, C.S. do. O papel do psicólogo na atuação da prevenção do suicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Célia Najla da Silva Moreira

RANGEL, R. M.; PAIVA, S. M. F. E.; SABOYA, F. T. M.. Sofrimento psíquico no trabalho e as estratégias defensivas dos motoristas de transporte coletivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: marlene custodio odorico de moraes

RANGEL, R. M.; PAIVA, S. M. F. E.; SOUSA, J.E.P. de. o adoecimento psíquico do agente socioeducador na perspectiva da psicodinamica do trabalho: um relato de experiencia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: ANA CAROLINA FERREIRA DE MENDONÇA ROMCY

RANGEL, R. M.; PAIVA, S. M. F. E.; SAMPAIO, D. D.. DEPRESSÃO INFANTIL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA INTERVENÇÃO SEGUNDO A ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Joel Rodrigues de Carvalho Bezerra

RANGEL, R. M.RANGEL, R. M.. A Importância da Resiliência no Trabalho do Policial Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Estácio do Ceará.

Aluno: Luana de Souza Nobre Dias

RANGEL, R. M.; CALLOU FILHO, C. R.; COSTA, F. M. N.. O Papel do Auxiliar de Farmácia quanto à dispensação de medicamentos na farmácia comunitária: relato de experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Jeane Maria Olinda de Sousa

RANGEL, R. M.; CALLOU FILHO, C. R.; NEPOMUCENO, D. R.. O uso indiscriminado de creatina na atividade física na perspectiva da promoção a saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Ingrid Aguiar de Goes

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.; PAIVA, S. M. F. E.. Trabalho e adoecimento: um estudo sobre a realidade do agente penitenciário no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Danyelli Maria Lima Florindo

RANGEL, R. M.; PAIVA, S. M. F. E.; SABOYA, F. T. M.. Trabalho e saúde mental do operador de guindaste: consequencias da sua atividade nas relações sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Samya Régia Figueiredo Antero

RANGEL, R. M.; DUARTE, A. G. A.; MEDINA, M. L.. Estimulação cognitiva em idosos participantes do curso de memória ativa do Programa de Atenção Integrada para aposentado do estado do Ceará - PAI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Rodolfo Paz Da Silva

RANGEL, R. M.; MAZZA, S. R.; MARTINS, L. C.. Inconsciente coletivo: a relação dos jovens mediante as redes sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Mabell Kallyne Melo Beserra

RANGEL, R. M.; SILVA, M. H. N.; FRANCO, F. D. V.. A importância do acompanhamento psicológico no processo de escolha para cirurgia bariátrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Christiane Quitete Miranda

RANGEL, R. M.; DUARTE, A. G. A.; PAIVA, S. M. F. E.. Qualidade de vida na velhice: uma pesquisa comparativa entre idosos de contextos sociais diferentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau.

RANGEL, R. M.; MAIA JUNIOR, R. P.. I Congresso Brasileiro de Psicologia. 2016. Faculdade Maurício de Nassau.

Orientou

LUCIANA MARA BARROS DE SOUSA

A AUTOMUTILAÇÃO ENQUANTO MARCA CORPORAL DA DOR: O SIGNIFICADO DO CUTTING EM JOVENS ADOLESCENTES, COM BASE NA PSICANÁLISE; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Maurício de Nassau; (Orientador);

Elenice Araújo Andrade

As representações sociais dos agentes comunitários de saúde sobre o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas no município de Aquiraz/CE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência integrada em saúde/RIR-ESP/CE) - Escola de saúde pública; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

JOÃO VICTO GERMANO SANTOS

ESTIGMATIZAÇÃO NA(RE)INSERÇÃO DE EX-PRESIDIÁRIOS NO MERCADO DE TRABALHO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro universitário farias brito; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Ana Emília Virgilio da Silva

AS CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS DA VIOLÊNCIA CONJUGAL CONTRA MULHERES DE POLICIAIS MILITARES DO CEARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Emanuella Karla Campos Gurgel Pinheiro

AS REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA ALIENAÇÃO PARENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Lidiane de Oliveira Alves

VIVÊNCIAS DE LUTO EM VIÚVAS DE POLICIAIS MILITARES DE FORTALEZA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Antônio Walesson Pereira de Castro

FACÇÕES CRIMINOSAS EM FORTALEZA: REFLEXOS DA VIIOLÊNCIA NO COTIDIANO DO POLICIAL MILITAR DO 16º BATALHÃO MILITAR DO CEARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Júlia Silva de Sousa Stefe

FACÇÕES CRIMINOSAS EM FORTALEZA: REFLEXOS DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DO POLICIAL MILITAR DO 16º BATALHÃO MILITAR DO CEARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Olivia Maria Pereira de Sousa

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA: DE VELORISTA A ESTAGIÁRIA DE PSICOLOGIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Fátima Nadja Alves de Araújo

O CIÚMES PATOLÓGICO E SUA RELAÇÃO COM OS CRIMES PASSIONAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Clareana Alves dos Santos

PSICOLOGIA CRIMINAL: AVALIAÇÃO E ANÁLISE ACERCA DO COMPORTAMENTO DO PSICOPATA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Larissa Sampaio Agostinho

AS CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS DA VIOLÊNCIA CONJUGAL CONTRA MULHERES DE POLICIAIS DO CEARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Mariana Ribeiro de Loiola

AS REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA ALIENAÇÃO PARENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Samya Régia Figueiredo Antero

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS PARTICIPANTES DO CURSO DE MEMORIA ATIVA DO PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRADA PARA APOSENTADO DO ESTADO DO CEARÁ-PAI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Rodolfo Paz Da Silva

Inconsciente coletivo: a relação dos jovens mediante as redes sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Christiane Quitete Miranda

QUALIDADE DE VIDA NA VELHICE: UMA PESQUISA COMPARATIVA ENTRE IDOSOS DE CONTEXTOS SOCIAIS DIFERENTES?,; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Mabell Kallyne Melo Beserra

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO PROCESSO DE ESCOLHA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Rebeca Moreira Rangel;

Produções bibliográficas

  • RANGEL, R. M. ; SILVA, D. R. E. ; MELEIRO, A. ; SCAVACINI, K. ; MARTINS, J. Z. ; CUNHA, J. ; BERTOLOTE, J. M. ; RODRIGUES, C. B. . Avaliação de Porte de arma e reinserção no trabalho por afastamento por saúde mental. In: Karen Scavacini; Érika Perina. (Org.). Avaliação de Porte de arma e reinserção no trabalho por afastamento por saúde mental. 1ed.São Paulo: Vita Alere, 2023, v. 1, p. 5-422.

  • RANGEL, R. M. ; VIANA, B. H. M. S. ; FREIRE, I. F. G. . ?CORAGEM, ABNEGAÇÃO E SACRIFÍCIO?: OS DESAFIOS DE GÊNERO NO COMPLEXO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE DO CEARÁ. In: 1o Simpósio Internacional Violência, Segurança Pública e Democracia na América Latina, 2025, Fortaleza. Anais do Seminário Internacional Violência, Segurança Pública e Democracia na América Latina, 2025.

  • RANGEL, R. M. . O trabalho do Policial do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará ?em revista? Apresentação de Trabalho. In: XIII Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2013, Fortaleza. XIII Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • BARSI, R. ; RANGEL, R. M. ; EUFRÁSIO, R. . Reforma Psiquiátrica e Instituições de Saúde Mental: Buscando novos vínculos para a disciplina de Psicopatologia IV. In: V Encontro de Iniciação à Docência, 2005, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Docência, 2005.

  • RANGEL, R. M. . ESTRESSE E TRABALHO NO GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ. In: 8o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza. Psicologias, Contemporaneidade e Inserção Social, 2013.

  • RANGEL, R. M. . Desafios da Maternidade para a Esposa Militar da Marinha. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Desafios da Maternidade para a Esposa Militar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Saúde Mental- Setembro Amarelo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Setembro Amarelo - Conhecendo o comportamento suicida. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Autocuidado e saúde mental. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RANGEL, R. M. . Como identificar no outro sinais de adoecimento Psíquico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. ; PEREIRA, A. S. . PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO SUICIDA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RANGEL, R. M. . PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, J.E.P. de ; RANGEL, R. M. . A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NA SEGURANÇA PÚBLICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SUAS NA PREVENÇÃOP DO SUICÍDIO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Neuropsicologia Forense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Autópsia Psicológica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, J.E.P. de ; RANGEL, R. M. ; BONS, C. W. . PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E INTERVENÇÃO EM CRISE SUICIDA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . O cuidado psicossocial com o profissional de segurança pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. . Saúde Mental na Secretaria de Segurança Pública do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. ; SANTOS, J. B. F. ; MEDINA, M. L. ; RODRIGUES, G. . Hierarquia e disciplina: olhar dos policiais do Batalhão de Polícia de Choque do Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RANGEL, R. M. ; FARIAS, M. J. M. ; AGUIAR, R. ; RANGEL, D. M. ; FEIJAO, G. M. M. ; SOUZA, G. L. ; MELO, M. X. . A importância da avaliação neuropsicológica para portadores de transtornos de ansiedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RANGEL, R. M. ; FARIAS, M. J. M. ; AGUIAR, R. ; RANGEL, D. M. ; FEIJAO, G. M. M. ; MARQUES, G. M. V. ; ANDRADE, A. G. S. . Características Clínicas, alterações neuropsicológicas e possibilidades de tratamento da depressão na infância e adolescência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RANGEL, R. M. ; MAIA JUNIOR, R. P. ; LEITAO, V. M. . O acting out e o ato homicida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RANGEL, R. M. ; SANTOS, J. B. F. ; RODRIGUES, G. . Choque no sertão: o Bratalhão de Choque no combate ao crime no interior do Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RANGEL, R. M. . Comando Tático Rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RANGEL, R. M. . Estresse e Trabalho no Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RANGEL, R. M. . Sequestro e Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, R. M. ; SANTOS, J. B. F. ; MOURA, T. M. S. . Representações das Condições de Trabalho no Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RANGEL, R. M. ; SANTOS, J. B. F. . O trabalho do Policial do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará ?em revista?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RANGEL, R. M. . Estresse e Polícia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

RANGEL, R. M. . Saúde Mental no contexto da Segurança Pública no Brasil. 2024.

RANGEL, R. M. . Saúde Mental no contexto da Segurança Pública no Brasil. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RANGEL, R. M. . Relação trabalho e adoecimento mental. 2023.

RANGEL, R. M. . Vamos falar sobre autocuidado. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

RANGEL, R. M. . Saúde mental e espiritualidade. 2023.

RANGEL, R. M. . O alcance do trabalho em saúde mental como rede de proteção. 2022.

RANGEL, R. M. . Plantão psicológico na prevenção do suicídio. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. ; AGUIAR, R. M. . Os desafios do trabalho pericial e a saúde mental. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. ; VASCONCELOS, R. . Tempo de incertezas: segurança em crise. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. ; NOBRE, I. . Como controlar a ansiedade e o estresse em dias de isolamento social. 2020.

SOUSA, J.E.P. de ; RANGEL, R. M. . SETEMBRO AMARELO. 2020.

RANGEL, R. M. . Dados Gerais da Saúde Mental na Segurança Pública do Ceará. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RANGEL, R. M. . A polícia só aparece na televisão quando ela erra. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. . Situações de risco geram estresse e exigem tratamento. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. . Pessoas que já foram vítimas de assaltos procuram por tratamento psicológico. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, R. M. . Setembro Amarelo. 2024. (Roda de Conversa).

RANGEL, R. M. . Avaliação Psicológica. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA).

RANGEL, R. M. . O SUICÍDIO E O LUTO PATOLÓGICO E SUA RELAÇÃO COM OS TRANSTORNOS MENTAIS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteúdo para curso Universidade Estácio).

RANGEL, R. M. . O SUICÍDIO E O LUTO PATOLÓGICO E SUA RELAÇÃO COM OS TRANSTORNOS MENTAIS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - conteúdoparacursoUniversidadeEstácio).

RANGEL, R. M. ; MEZOMO, D. S. ; CRUZ, P. V. . Saúde Mental do Profissional de Segurança Pública. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso da Secretaria Nacional de Segurança Pública).

RANGEL, R. M. ; RODRIGUES, R. M. . MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Políticas de segurança pública, trabalho policial e conflitualidades( Processo 552454/2011-7)(Chamada Pública MCT/CNPq/CAPES- Ação Transversal nº 06/2011- Casadinho/Procad ), Descrição: A temática da segurança pública é o fio condutor da presente pesquisa. Nosso interesse está colado ao fato, como se pode constatar nas pesquisas mais recentes nacionais e internacionais, de que a problemática da segurança, como política pública, não será enfrentada pelos estados brasileiros descolada das discussões e estudos sobre as políticas públicas que orientam a organização das forças policiais, suas práticas e, as relações que estas mantêm com a população nos espaços e lugares da cidade. Nesse cenário, nosso objeto de estudo compreende as polícias militares dos Estados do Rio Grande Sul e do Ceará e tem como especificidade quatro eixos de investigação: condições e organização do trabalho policial; práticas policiais em relação às práticas juvenis em comunidades de periferia; configuração dos papéis das mulheres policiais no exercício laboral, frente ao dos seus pares masculinos e ao público por elas atendido e formação e práticas de policiamento comunitário. Assim, o projeto em tela é, em parte, um prolongamento dos estudos realizados com pesquisadores locais e nacionais, mas também, e fundamentalmente uma ampliação desses estudos na construção e consolidação de uma rede temática e de análises comparativas que possam superar as clivagens locais na produção de uma etnografia experimental na área das políticas públicas de segurança, orientadas pela transversalidade de temas multidiscipinares que envolvem categorias como conflitualidades, trabalho policial e segurança pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rebeca Moreira Rangel - Coordenador / João Bosco Feitosa dos Santos - Integrante / Tuany Maria Sousa Moura - Integrante / Geovani Jaco de Freitas - Integrante / Rosemary de Oliveira Almeida - Integrante / Maria Glaucíria Mota Brasil - Integrante / MARIA DO SOCORRO OSTERNE - Integrante / JOSE VICENTE TAVARES DOS SANTOS - Integrante / Alex Niche Teixeira - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Melissa Pimenta - Integrante / Letícia Schabbach - Integrante / Alexandre de Almeida Barbalho - Integrante.

Prêmios

2020

Medalha Desembargador Moreira, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

2019

Medalha Capacete Bombeiro Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

2018

Medalha Honra ao Mérito, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

2018

Certificado Relevantes Serviços Prestados, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Maurício de Nassau. , Avenida Aguanambi , 251, Fátima, 60055401 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 32012400

Experiência profissional

2012 - 2012

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas ministradas na disciplina de Psicologia Aplicada a Segurança Pública

2011 - 2015

Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participante de Projeto de Pesquisa

2010 - 2011

Amarelô

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Recrutamento e Seleção, treinamentos, desenvolvimento do manual da empresa, visitas e acompanhamentos das lojas da Amarelô e da Mentacafé (empresa familiar), início de implantação de cargos e salários, eventos

2008 - 2010

DLP

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga Organizacional e do Trabalho, Carga horária: 16

Outras informações:
Recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento de cargos e salários, criação do manual do trabalhador, acompanhamento dos colaboradores, entre outros

2008 - 2009

CLINUTRE

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga Hospitalar, Carga horária: 10

Outras informações:
Acompanhamento de pacientes que realizam hemodialise atraves de psicoterapia breve, aconselhamento psicológico, encaminhamentos, realização de eventos, palestras, acompanhamento de transplantados e de familiares, dentre outros

2005 - 2015

Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 6

Outras informações:
Acompanhamento Psicológico de policiais e familiares, encaminhamentos, apresentação de aulas e palestras, realização de rodas de conversa, acompanhamento e avaliação Psicológica dos cursos CATE, CDC e COTAR.

2005 - 2006

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitoria Voluntária na disciplina de Psicopatologia IV, acompanahndo alunos nas visitas institucionais ao hospitais de saúde mental de Fortaleza, além de ministrar aulas específicas

2005 - 2005

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Recepção e acolhimento de pacientes, procedendo a inscrição, sondagem inicial das queixas e esclarecimentos sobre os serviços do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Atividades

  • 02/2005 - 11/2006

    Extensão universitária , Universidade de Fortaleza.Atividade de extensão realizada, Acompanhamento de alunos à Casa de Repouso Nosso Lar, ao Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) e ao CAPS, promovendo uma introdução dos alunos de psicologia no âmbito da saúde mental e das patologias, além de ministrar aulas quando necessário..

  • 03/2005 - 06/2005

    Extensão universitária , Serviço de Psicologia Aplicada - NAMI.Atividade de extensão realizada, Inscrição e apoio psicológico emergencial a pacientes que chegam ao serviço de Psicologia..

2007 - 2008

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento dos programas IGD, ASEF, PETI através de rodas de conversa, realização de encotros temáticos, realização e organização de eventos, visitas domiciliares, aconselhamento psicológico, encaminhamentos, entre outros

Atividades

  • 01/2007 - 05/2008

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Ibicuitinga.Serviço realizado, Acompanhamento de projetos do Governo Federal como: Bolsa Família, ASEF e PETI, além de acompanhamento social de famílias da localidade, através da promoção de palestras, acolhimento, visitas domiciliares, trabalho com grupos produtivos, entre outros.

2005 - 2008

Polícia Militar do Ceará - Grupo de Ações Táticas Especiais

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8

Outras informações:
Apoio psicológico a policiais e familiares, desenvolvimento de grupos temáticos, rodas de conversa, apresentação de filmes, acompanhamentos em cursos, entre outros

Atividades

  • 12/2005 - 03/2008

    Serviços técnicos especializados , Polícia Militar.Serviço realizado, Acompanhamento de policiais no que se refere à redução do nível de estresse, e melhor qualidade de vida no trabalho, avaliação psicológica de policiais em cursos, apoio psicológico a policiais e familiares.

2008 - 2008

Hospital Universitário Walter Cantídio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8

Atividades

  • 07/2008 - 12/2008

    Estágios , Hospital Universitário Walter Cantídio.Estágio realizado, Realização de atendimento interdisciplinar com Interconsultas, e atendimento psicológico ambulatorial no setor de Saúde Mental.

2005 - 2005

Stand Show

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2005 - 12/2005

    Estágios , Stand Show.Estágio realizado, Realização de Recrutamento e Seleção, Entrevistas Demissionais, Processo de Cargos e Salários, realização de treinamento 5S.

2004 - 2005

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento psicológico de moradores da regional, através de atendimento psicológico, encaminhamentos, visitas domiciliares, grupos psicoterápicos, psicoterapia, dentre outros

Atividades

  • 02/2004 - 05/2005

    Estágios , Prefeitura Municipal de Fortaleza - FUNCI.Estágio realizado, Realização de anamneses com pacientes: crianças, adolescentes e adultos; apoio no grupo de pais e de idosos, aconselhamentos psicológicos, além de visitas domiciliares.

2003 - 2004

SOS Computadores

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Encaminhamento de alunos amo mercado de trabalho, recrutamento e seleção, orientação profissional, palestras

Atividades

  • 06/2003 - 01/2004

    Estágios , SOS Computadores.Estágio realizado, Realização de recrutamento e seleção externos; acompanhamento e desenvolvimento do programa de Encaminhamento Profissional da Empresa; administração de palestras e treinamentos para funcionários e clientes.

2002 - 2003

Unidade Técnica de Construções LTDA

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Recrutamento e Seleção, treinamentos de funcionários, acompanhamento do programa de controle e qualidade, aplicação e acompanhamento de pesquisa de clima

Atividades

  • 08/2002 - 05/2003

    Estágios , UNITEC.Estágio realizado, Realização de treinamentos com colaboradores; recrutamento e seleção internos; acompanhamento e controle para obtenção e manutenção do certificado de qualidade ISO 9001.

2010 - 2015

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 24

Outras informações:
Aconselhamento psicológico, psicoterapia breve, psicoterapia, avaliação psicológica e avaliação para pessoas que trabalham em locais fechados.

2007 - 2010

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8

Outras informações:
Psicoterapia breve, aconselhamento psicológico e psicoterapia

2002 - 2002

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de crianças de idades variadas realizando reforço escolar e desenvolvendo as crianças através de atividades diferenciadas

Atividades

  • 01/2002 - 07/2002

    Estágios , SESI.Estágio realizado, Acompanhamento de crianças e adolescentes no Programa Esporte Solidário, através de reforço escolar, aplicação de dinâmicas, exibição de filmes; além do atendimento aos pais dos alunos.

2001 - 2003

Projeto 2 A? Acreditando e Aprendendo (ONG)

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2001 - 08/2003

    Extensão universitária , Projeto 2 A? Acreditando e Aprendendo (ONG).Atividade de extensão realizada, Acompanhamento de crianças e adolescentes; visita à comunidade; ensino de cidadania, educação sexual e inglês..

2001 - 2001

Associação Peter Pan

Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Acompanhamento de crianças com câncer

Atividades

  • 08/2001 - 11/2001

    Estágios , Associação Peter Pan.Estágio realizado, Acompanhamentode crianças com câncer no Projeto ABC + Saúde, através de atividades de leitura, desenho e lazer.

2016 - 2021

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA: ENTREVISTAS E TESTES PROJETIVOS

  • 08/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA: FENÔMENOS E PROCESSOS, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

  • 08/2019

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, ESTÁGIO EM PSICOLOGIA JURÍDICA.

  • 02/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos integradores I, Entrevistas e Testes Projetivos

  • 09/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Maurício de Nassau.Linhas de pesquisa

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, psicologia: fenomenos e processos, Psicologia Social

  • 08/2021 - 12/2021

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Jurídica.

  • 02/2021 - 06/2021

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Jurídica.

  • 08/2020 - 01/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA: FENÔMENOS E PROCESSOS PSICOLÓGICOS

  • 08/2020 - 12/2020

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Social.

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA: ENTREVISTAS E TESTES PROJETIVOS, TÓPICOS INTEGRADORES I

  • 02/2020 - 06/2020

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Social.

  • 02/2019 - 06/2019

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Social.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, avaliação psicológica, Fenômenos e processos psicológicos, tópicos integradores II

  • 08/2018 - 12/2018

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Jurídica.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Entrevistas e testes projetivos, Tópicos Integradores I

  • 02/2018 - 06/2018

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia Social.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fenômenos e Processos psicológicos, Técnicas e Exames Psicológicos II, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 08/2017 - 12/2017

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia jurídica/ social.

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, técnicas e exames psicológicos II, Tópicos integradores I, Trabalho de conclusão de curso I

  • 02/2017 - 06/2017

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.Estágio realizado, Psicologia jurídica/ social.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos I, Orientação Profissional, Práticas em Pesquisa, Técnicas e Exames Psicológicos II, Trabalho de conclusão de curso II

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fenômenos e Processos Psicológicos I, Trabalho de Conclusão de curso I, Técnicas e exames psicológicos II

2016 - 2017

Faculdade Joaquim Nabuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fenômenos e Processos Psicológicos I

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Ciência da Profissão

2016 - 2017

Presídio Militar do ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8

Outras informações:
Acompanhamento de presos preventivos e permanentes, além de apoio psicológico aos familiares. Realização de encaminhamentos e supervisão de alunos estagiários

2017 - 2020

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor chefe da Assessoria Biopsicossocial, Carga horária: 40

Outras informações:
Setor criado com o intuito de proporcionar um cuidado biopsicossocial para os profissionais da segurança do Ceará (policiais militares e civis, bombeiros militares, e peritos) Fui a fundadora do setor, sendo responsável pela criação, desenvolvimento, e planejamento para interiorização, a qual já foi aprovada e está em fase de aplicação.

2019 - 2021

Centro Universitário Farias Brito

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2021

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE

  • 08/2019

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA JURÍDICA

  • 02/2019

    Ensino, DIREITO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

  • 02/2021 - 06/2021

    Estágios , Centro Universitário Farias Brito.Estágio realizado, Psicologia clínica - psicanálise.

  • 08/2020 - 01/2021

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

  • 08/2020 - 12/2020

    Estágios , Centro Universitário Farias Brito.Estágio realizado, Psicologia clínica - pscanalise.

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEORIAS PSICANALÍTICAS

  • 02/2020 - 06/2020

    Estágios , Centro Universitário Farias Brito.Estágio realizado, Psicologia Clinica - psicanálise.

2020 - 2023

COOPERATIVA DE ATENDIMENTO PRE-HOSPITALAR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de atendimento psicológico e criação de projeto de intervenção psicossocial aos cooperados

2022 - 2022

COOPERATIVA DE ATENDIMENTO PRE-HOSPITALAR

Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Responsável técnica Psicologia, Carga horária: 20

2020 - 2023

PRÓVIDA

Vínculo: pesquisa/ desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/ profissional

Outras informações:
Atuação nos Grupos de Trabalho de Drogadição e de Prevenção ao Suicídio do PROVIDA-SENASP

2020 - 2023

PRÓVIDA

Vínculo: Ex- gestor convidada, Enquadramento Funcional: Profissional convidada

Outras informações:
Participação, enquanto membro convidada do Pró Vida para acompanhamento das atividades, decisões e projetos relacionados às forças de segurança do Brasil

2017 - 2020

PRÓVIDA

Vínculo: Gestor de saúde, Enquadramento Funcional: Profissional convidada

Outras informações:
Representante oficial da SSP CE no Programa Qualidade de Vida, participando dos encontros e da elaboração de políticas.

2021 - Atual

Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado

Outras informações:
Aula sobre avaliação psicológica para porte de armas - Curso de especialização em Prevenção a autolesão e comportamento suicida

Atividades

  • 09/2024 - 09/2024

    Ensino, MULTIPLICADORES MARINHA EM SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICID, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Como agir diante de uma crise?

2021 - 2023

INSTITUTO FRATELLI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado

Outras informações:
Professor convidado da Formação em Psicologia Jurídica e Forense

2020 - Atual

Batalhão de Operações Policiais Especiais PMCE

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4

Outras informações:
Acompanhamento do Cursso de Operações Policiais Especiais do BOPE PMCE - III ao VII CATE. Ministrei instruções aos alunos e fiz o acompanhamento psicológico de todos os alunos em suas saídas do curso.Apoio psicológicos a policiais em diversas situações.Acompanhamento II e III Coesp

2023 - Atual

Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 4

Outras informações:
Programa SegurançaQPrevine

2023 - Atual

Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação no Programa SegurançaQPrevine, desde a atuação como observadora, facilitadora ou relatora nas Rodas de conversa, Oficinas de Gestão humanizada ou na Formação de Multiplicadores, além de participação no processo seletivo e novos psicólogos integrantes

Atividades

  • 05/2023

    Treinamentos ministrados , IPPES.Treinamentos ministrados, Roda de conversa Sobre Mitos e verdades no comportamento suicida

2022 - 2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

Atividades

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, avaliaçao psicologica, psiquiatria básica

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, neuropsicologia, psicologia: entrevistas e testes psicológicos

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, avaliação psicológica, métodos e técnicas de pesquisa

2022 - 2024

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/ profissional

Atividades

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação.Linhas de pesquisa

2024 - Atual

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista

Atividades

  • 08/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, psicodiagnóstico, orientação profissional

  • 02/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação Profissional, Psicodiagnóstico

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação Profissional

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Neuropsicologia, Psicologia clinica: Psicanalise, Tecnicas e exames em avaliação psicologica