Laís Simião Garcia
Médica pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (2019) e Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2012. Possui também pós-graduação em Medicina do Trabalho pela POSFG (2023) e atualmente cursa pós-graduação em Medicina de Emergência pelo Instituto CDT, a ser concluída em 2025. Tem experiência em planejamento e procedimentos de emergência e em atendimento clínico de consultórios. Dispõe de experiência na abordagem empática do paciente, para identificação de suas necessidades e doenças orgânicas, possuindo conhecimento técnico científico para decidir pela propedêutica necessária para estabelecer condutas e definições de diagnósticos, de modo a orientar o paciente sobre o tratamento mais apropriado e a realização e solicitação de exames complementares, além de encaminhamento ao especialista. Além disso, também é capaz de desenvolver relações saudáveis de trabalho e competência para realizar tarefas em equipe.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Pós-graduação em medicina de emergência
2023 - Atual
Instituto CDT
Título: Planejamento de emergências
Especialização em Pós-graduação em medicina do trabalho
2022 - 2023
FACULDADE GLOBAL
Título: Medicina ocupacional
Graduação em Medicina
2013 - 2019
Faculdade de Medicina do Vale do Aço
Título: EPIDEMIOLOGIA E TRATAMENTO DOS ACIDENTES COM Bothrops (JARARACA): revisão de literatura
Orientador: Prof Ededwin Windsor G. da Cruz
Graduação em Enfermagem
2008 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE FOLHETO EDUCATIVO PARA COLETA DE EXAMES DE URINA PARA MULHERES.
Orientador: Thais de Oliveira Gozzo
Formação complementar
2023 - 2025
Programa de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (SAVP). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2022 - 2024
Programa de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2023 - 2023
Curso teórico e prático de reanimação neonatal (NALS). (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pediatria (SP), SBP, Brasil.
2023 - 2023
Treinamento de Emergências Cardiovasculares Avançado. (Carga horária: 20h). , Sociedade Mineira de Cardiologia, SBC/MG, Brasil.
2022 - 2022
Emergências Pediátricas. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência regional Minas Gerais, ABRAMEDE MG, Brasil.
2022 - 2022
Fundamentos do Suporte Intensivo. (Carga horária: 16h). , Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, SOMITI, Brasil.
2022 - 2022
SAVICO - Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Coronariana. (Carga horária: 8h). , Sociedade Mineira de Cardiologia, SBC/MG, Brasil.
2020 - 2022
Programa de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (SAVP). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2021 - 2021
The fundamental critical care support course. , Fundamental Critical Care Support, FCCS, Estados Unidos.
2021 - 2021
Aperfeiçoamento em Intubação Orotraqueal. (Carga horária: 16h). , Aperfeiçoamento Intubação Orotraqueal, AIO, Brasil.
2021 - 2021
Fundamental Critical Care Support - FCCS. (Carga horária: 18h). , Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, SOMITI, Brasil.
2019 - 2021
Programa de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2020 - 2020
PALS ? Suporte Avançado de vida em Pediatria. (Carga horária: 16h). , Fundação Roberto Rocha Brito, FRRB, Brasil.
2020 - 2020
ATLS - Suporte de Vida Avançado no Trauma. (Carga horária: 16h). , Fundação RobertoRocha Brito, FRRB, Brasil.
2019 - 2019
CONDUCT - Principais Prescrições na Urgência. (Carga horária: 10h). , Centro de Treinamento em Urgência e Emergência, CUREM, Brasil.
2019 - 2019
Medicina Baseada em Evidencias. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Medicina do Vale do Aço, FAMEVAÇO, Brasil.
2019 - 2019
ACLS Advanced Cardiovascular Life Support. (Carga horária: 16h). , Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, SOMITI, Brasil.
2019 - 2019
CONDUCT - Principais Prescrições na Urgência. (Carga horária: 10h). , Centro de Treinamento de Urgência e Emergência, CUREM, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Ética Médica. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, CRMMG, Brasil.
2013 - 2013
English Through Global Social Issues. (Carga horária: 90h). , ILSC Language Schools, ILSC, Canadá.
2012 - 2012
Enfermagem em Pediatria e Neonatologia Intensiva. (Carga horária: 160h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2012
Inglês. (Carga horária: 74h). , CISL English Language Schools, CISL, Estados Unidos.
2010 - 2011
Espanhol. (Carga horária: 74h). , COINED Spanish School, COINED, Argentina.
2010 - 2010
Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente. (Carga horária: 4h). , Gerenciamento de Risco e Comitê de Segurança do Paraciente, CIQ/AT, Brasil.
2008 - 2008
Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. (Carga horária: 10h). , Comissão de Educação Continuada em Enfermagem, HCFMRP-USP, Brasil.
2008 - 2008
Teórico-prático sobre ressuscitação cardiopulmonar. (Carga horária: 4h). , Liga de Urgência e Emergência da EERP/USP, EERP/USP, Brasil.
2008 - 2008
Ventilação Mecânica. (Carga horária: 4h). , Programa de Educação Tutorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, PET- EERP/ USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
GARCIA, L. S. . Palestra: Propedêutica e diagnóstico diferencial em artralgia. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Palestra - Dispepsia: abordagem e diagnóstico diferencial. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Palestra: Resfriado comum e gripe, da Liga Acadêmica de Clínica Médica. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Palestra: Parada cardiorrespiratória. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Palestra: Manejo de ICC. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Palestra: Intoxicação exógena. 2016. (Outro).
GARCIA, L. S. . Mini-Curso de Imaginologia Musculoesquelética no Trauma. 2015. (Outro).
GARCIA, L. S. . I Simpósio de Trauma Automobilístico. 2015. (Outro).
GARCIA, L. S. . V Encontro de Humanização da Cia do Riso. 2010. (Outro).
GARCIA, L. S. . I Workshop Hc sobre Gerenciamento de RIscos e Segurança do Paciente. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Tendências do mercado médico e medicina de família e comunidade. 2022. (Outra).
33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Diabetes Mellitus Tipo 1 em Remissão com Uso de Vildagliptina: Relato de Caso. 2018. (Congresso).
33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Sindrome Poliglandular Autoimune Tipo 2 e o Retardo no Diagnóstico: Relato de Caso. 2018. (Congresso).
I Congresso Médico Científico do Leste Mineiro. 2018. (Congresso).
I Congresso Médico Científico do Leste Mineiro: Prioridades em Saúde Pública. Relato de caso: Síndrome de Silver-Russel - etiologia, diagnóstico clínico, mecanismos genéticos e conduta. 2018. (Congresso).
II Congresso de Residência e Atualização Médica do Vale do Aço. O Dilema da morte. 2018. (Congresso).
I Jornada de Nefrologia do Vale do Aço e XXXIII Encontro AMICEN. 2018. (Outra).
XV Congresso Mineiro de Pediatria. TORÇÃO TESTICULAR: RELATO DE CASO. 2018. (Congresso).
XV Congresso Mineiro de Pediatria. RELATO DE CASO: PARACOCCIDIOIDOMICOSE. 2018. (Congresso).
14° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Programa Respirar em Ipatinga MG e vacinação contra influenza. 2017. (Congresso).
14° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Medicina de família e comunidade na formação de agentes transformadores. 2017. (Congresso).
14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Uma Experiência Exitosa: Equipe Consultório na Rua de IPatinga-MG. 2017. (Congresso).
14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Medicina de Família e Comunidade na Formação de Agentes Transformadores. 2017. (Congresso).
XIX Congresso Mineiro de Psiquiatria. Impacto do Diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na Vida de um Jovem e a Difícil Aceitação pela Família: Um Caso Genético. 2017. (Congresso).
XIX Congresso Mineiro de Psiquiatria. Abordagem ao Paciente com Transtorno de Identidade de Gênero. 2017. (Congresso).
XV Jornada Acadêmica da Saúde e VI Congresso de Atualidades Médicas do Vale do Aço. Paralisia do nervo oculomotor secundário ao diabetes mellitus descompensado: relato de caso. 2017. (Congresso).
XIV Jornada Acadêmica da Saúde e V Congresso de Atualidades Médicas Vale do Aço. Relato de caso: Hemorragia Digestiva Alta relacionada ao uso indiscriminado de anti-inflamatório não esteroidal. 2016. (Congresso).
PRECON - Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas. 2013. (Outra).
Semana de Especialidades Médicas. 2013. (Outra).
V Encontro de Humanização da Cia do RIso. 2010. (Encontro).
XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Direitos do Paciente com Transtornos Mentais no Brasil e o Papel da Enfermagem para Garantir Estes. 2010. (Encontro).
Como se apresentar em eventos acadêmicos e empresariais: A linguagem verbal, a comunicação e os recursos audiovisuais. 2009. (Outra).
Emergências Clínicas em Gereatria. 2009. (Simpósio).
Encontro Paulista dos Estudantes de Enfermagem. 2009. (Encontro).
Experiência de Segurança do Paciente no Canadá. 2009. (Outra).
I Seminário de Educação Profissional em Enfermagem: Trajetórias e Perspectivas. 2009. (Seminário).
I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão.Comitê de Segurança do Paciente: Ferramenta para Gestão Assistencial. 2009. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
LEITE, M. S. ; SOUZA, D. L. M. ; MAGALHAES, E. S. ; COSTA, F. H. P. E. ; GARCIA, L. S. ; ANDRADE, L. M. V. E. ; FRANCO, L. A. M. ; ANDRADE, L. H. ; FONSECA, L. A. B. ; SANTIAGO, M. H. D. ; FREITAS, M. L. B. ; FREITAS, M. B. ; BRAGA, M. B. ; ANDRADE, P. P. ; PEGO, S. M. ; ROCHA, T. C. C. . Hipertireoidismo em mulher de 78 anos: relato de caso. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research , v. 28, p. 18-21, 2019.
-
NOBRE, M. C. S. D. ; SARTORI, S. C. ; GARCIA, L. S. ; GARCIA, A. S. ; NOBRE, A. L. C. S. D. . Cardiomiopatia Hipertrófica Assimétrica em gestante adolescente previamente assintomática: relato de caso. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research , v. 23, p. 64-64, 2018.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Medicina do Vale do Aço. , Avenida Michelin, Vila Michelin, 13601004 - Araras, SP - Brasil, Telefone: (31) 84442891
Experiência profissional
2020 - 2021
Medilar Gestão em SaúdeVínculo: Médica autônoma, Enquadramento Funcional: Socorrista / APH Unimed HELP
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Regulamentos Promoção da inclusão Promoção da saúde Medicina de emergência
2021 - 2021
Companhia Siderúrgica NacionalVínculo: Médica autônoma, Enquadramento Funcional: Médica em tempo integral, Carga horária: 40
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Saúde ocupacional Regulamentos Retorno ao trabalho Promoção da saúde
2019 - 2023
Irmandade Da Santa Casa De Misericordia De Araras · AutônomoVínculo: Médica autônoma, Enquadramento Funcional: Plantonista - Pronto Socorro
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Regulamentos Promoção da inclusão Promoção da saúde Medicina de emergência
2019 - Atual
Unimed AnhangueraVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Plantonista - Pronto Socorro
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Regulamentos Promoção da inclusão Promoção da saúde Medicina de emergência
2021 - Atual
SAMU 192 Ouro PretoVínculo: Médica autônoma, Enquadramento Funcional: Médica intervencionista/ Núcleo de Educação P
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Regulamentos Promoção da inclusão Promoção da saúde Medicina de emergência
2021 - Atual
UNIMED InconfidentesVínculo: Médica autônoma, Enquadramento Funcional: Médica
Outras informações:
Competências: Serviços de emergência Regulamentos Promoção da inclusão Promoção da saúde Medicina de emergência
2016 - 2019
Universidade do Vale do AçoVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações:
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, representando o Diretório Acadêmico do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior.
2017 - 2017
Instituto Metropolitano de Ensino SuperiorVínculo: Vice-presidente de Liga, Enquadramento Funcional: Vice-presidente de Liga, Carga horária: 8
Outras informações:
Organização da Liga Acadêmica de Anestesiologia (LAA) na condição de Vice-Presidente da LAA, do curso de Medicina.
2017 - 2017
Instituto Metropolitano de Ensino SuperiorVínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Pronto Socorro
Outras informações:
Estágio extracurricular no Pronto Socorro da irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras. Carga horária total: 144 h.Conteúdo programático de atividades: Atendimento junto aos médicos plantonistas nos consultórios, sala de emergência, código azul e código amarelo. Procedimentos acompanhados pelo médico responsável como: suturas, intubação em situações controladas e procedimentos acompanhados pela enfermeira como acolhimento Manchester, sonda nasogástrica, sonda vesical, coleta de sangue venoso e arterial e acesso venoso periférico.
2016 - 2016
Instituto Metropolitano de Ensino SuperiorVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 8
Outras informações:
Membro organizadora da Liga Acadêmica de Clínica Médica, do curso de Medicina,
2015 - 2015
Instituto Metropolitano de Ensino SuperiorVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 8
Outras informações:
Membro da Liga Acadêmica de Trauma, do curso de Medicina.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laís Simião Garcia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?