Pâmela Franco Fernandes
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha, Especialização em Gestão Escolar pela mesma Instituição e Mestrado em Ensino de Matemática, pelo Centro Universitário Franciscano. Foi Bolsista PIBID, no subprojeto "A matemática como dinamizadora da qualidade de ensino", no período de abril de 2010 à fevereiro de 2013. Professora do Cursinho do Programa de Direito e Oportunidades- POD, durante o ano de 2014; Professora Tutora da UnisulVirtual, polo de Santa Maria- RS, de 2014 a 2017. Professora Substituta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete (de abril de 2017 a abril de 2019), professora Tutora do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, ofertado pela UAB (2017-2018). Professora do Estado do RS de 2016 a 2020. Atualmente professora na Rede Municipal de Júlio de Castilhos- RS.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Física e de Matemática
2014 - 2016
Universidade Franciscana
Título: Educação Matemática Financeira: uma abordagem socioeconômica no 2 ano do Ensino Médio Politécnico, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Valdir Pretto
Coorientador: Eleni Bisognin.
Especialização em andamento em Especialização em Psicopedagogia
2020 - Atual
Especialização em Especialização em Orientação Educacional
2020 - 2021
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: Atividades práticas
Especialização em Especialização em Tecnologias e ensino de Matemática
2020 - 2021
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Atividades práticas
Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar
2013 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Título: A qualidade do ensino de matemática pelo olhar da gestão escolar: um estudo de caso do PIBID Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco
Orientador: Luciani Missio
Formação complementar
2020 - 2020
Curso de Estatística Básica. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Curso de extensão Psicologia da Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2017 - 2017
Recursos Educacionais Digitais para o Ensino de Matemática Financeira. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Prof. do Ensino Médio Politécnico. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: ensino de matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação crítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Organização de eventos
FERNANDES, PÂMELA FRANCO ; TOLIO, F. B. . I Encontro das Licenciaturas em Matemática do Instituto Federal Farroupilha. 2018. (Outro).
FERNANDES, P. F. . I Mostra de materiais didáticos. 2012. (Outro).
FERNANDES, P. F. ; ANTONELLO, S. B. ; RITTER, D. ; MISSIO. L . II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2011. (Outro).
ANTONELLO, S. B. ; MISSIO. L ; FERNANDES, P. F. ; Portella. H . I Matemática Solidária. 2011. (Outro).
FERNANDES, P. F. . I CIRCUITO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES: Reflexões e Ações na Licenciatura em Matemática. 2011. (Outro).
FERNANDES, P. F. ; ANTONELLO, S. B. ; RITTER, D. ; TEIXEIRA. L. de M. . I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional "Um novo Tempo na Educação". 2020. (Congresso).
Educação em transformação. 2020. (Outra).
Seminário Internacional de Avaliação da Aprendizagem. 2020. (Seminário).
Seminário Municipal de Educação. 2020. (Seminário).
Seminário Sesc de educação: Aprendizagem em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
I Encontro das Licenciaturas em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. 2018. (Encontro).
VI Escola de Inverno de Educação Matemática.Um olhar sobre as construções com régua e compasso. 2018. (Outra).
VII Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura. 2018. (Outra).
X Seminário Intermunicipal de Educação. 2018. (Seminário).
XXII Seminário Internacional de Educação.A qualidade do ensino de matemática pelo olhar da gestão escolar: um estudo de caso do pibid matemática. 2017. (Seminário).
XX Seminário Internacional de Educação. 2015. (Seminário).
4 Escola de Inverno de Educação Matemática e do 2 Encontro Nacional Pibid - Matemática. 2014. (Outra).
XIX Seminário Internacional de Educação. 2014. (Seminário).
1 Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2013. (Outra).
Ensino Médio Politécnico: Áreas do conhecimento. 2013. (Seminário).
I Fórum de boas práticas- 9 CRE -Tupanciretã. 2013. (Outra).
Seminário de formação continuada EEEM Joaquim Nabuco. 2013. (Seminário).
Seminário de Formação Continuada Joaquim Nabuco 2013. 2013. (Seminário).
Seminário de lançamento do pacto nacional pelo Ensino Médio. 2013. (Seminário).
2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: Relação entre Saberes e Fazeres. 2012. (Simpósio).
3 Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa maria e do 1 Encontro Nacional PIBID-Matemática. 2012. (Outra).
III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2012. (Outra).
II Mostra Acadêmica.Contribuições do projeto Pibid para a formação dos bolsistas. 2012. (Outra).
Educação, cultura africana e afro-brasileira numa perspectiva curricular. 2011. (Outra).
I Circuito de Oficinas Interdisciplinares: Reflexão e Ações na Licenciatura em Matemática. 2011. (Oficina).
II Mostra da Educação Profissional e Tecnológica. 2011. (Outra).
II Semana acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2011. (Outra).
I Mostra das práticas interdisciplinares do Instituto Federal Farroupilha- Campus Júlio de Castilhos.Relatos de experiências do projeto Pibid durante o ano de 2010. 2011. (Outra).
I Seminário das Licenciaturas do IF Farroupilha.A Matemática reproduzida através da fotografia. 2011. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA- Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica.Projeto Pibid no Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. 2011. (Seminário).
XI Encontro das Escolas de Surdos do RS. 2011. (Encontro).
1 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras. 2010. (Simpósio).
II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria. 2010. (Outra).
I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2010. (Outra).
Participação em bancas
AMARAL, C.L.C.;FERNANDES, P. F.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.. A importância do diretor na gestão de uma Escola Municipal de Educação Infantil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
AMARAL, C.L.C.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.;FERNANDES, P. F.. O Processo de eleição de diretores na perspectiva da gestão democrática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
AMARAL, C.L.C.;FERNANDES, P. F.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.. Gestão Democrática: Desafios e caminhos percorridos em benefício da coletividade de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
AMARAL, C.L.C.;FERNANDES, P. F.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.. Gestão do Ensino Público em uma Escola de Educação Básica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
AMARAL, C.L.C.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.;FERNANDES, P. F.. Gestão Democrática: A busca por um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
AMARAL, C.L.C.; CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.;FERNANDES, P. F.. Ideias que contribuem para melhorar a qualidade da educação e do trabalho docente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.; AMARAL, C.L.C.;FERNANDES, P. F.. A produção do conhecimento no ensino médio através da gestão participativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
CRISTINO-ZIMMERMANN, A. P. da R.; AMARAL, C.L.C.;FERNANDES, P. F.. O projeto pedagógico e sua sistematização no gestão de uma Escola Municipal de Santa Cruz do Sul. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Concepções de políticas públicas e gestão democrática dos professores de escola pública; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pâmela Franco Fernandes;
Gestão escolar: O gestor como motivador do ambiente escolar em Escolas Municipais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pâmela Franco Fernandes;
Novas Tecnologias e Gestão Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pâmela Franco Fernandes;
Gestão democrática participativa: teoria versus realidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pâmela Franco Fernandes;
A gestão educacional e a qualificação do ensino: Análise do currículo e estratégias norteadoras dentro do âmbito escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional -UAB) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pâmela Franco Fernandes;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, PÂMELA FRANCO ; LEIVAS, J. C. P. . O ensino de progressão geométrica por meio da construção do cartão fractal. In: Tarcisio Dorn de Oliveira. (Org.). Coleção- Desenvolvimento, tecnologia e educação: diálogos multidisciplinares. 3ed.Curitiba: CRV, 2019, v. III, p. 379-392.
-
FERNANDES, P. F. ; Pretto. Valdir . Educação Matemática Crítica: uma proposta para a prática docente. In: Tarcisio Dorn de Oliveira. (Org.). COLEÇÃO ? EDUCAÇÃO, ESPAÇO CONSTRUÍDO E TECNOLOGIAS: reflexões, desafios e perspectivas Volume IV. 1ed.: EDITORA CRV, 2018, v. IV, p. 57-66.
-
FERNANDES, P. F. ; Pretto. Valdir . Educação Matemática Crítica e Financeira no Ensino Médio Politéncnico. In: Tarcisio Dorn de Oliveira. (Org.). Coleção- Educação, Espaço construído e Tecnologias: reflexões, Desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. I, p. 37-52.
-
DICETTI, T. S. ; FERNANDES, P. F. ; Pinto, T. L. ; SILVA, C.F. da . Um olhar sobre as construções com régua e compasso. In: VI Escola de Inverno de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. Escola de Inverno de Educação Matemática, 2018.
-
FERNANDES, P. F. ; MISSIO, L. . A Qualidade do ensino de Matemática pelo olhar da gestão escolar: Um estudo de caso do Pibid Matemática. In: XXII Seminário Internacional de Educação Matemática- Sieduca, 2017, Cachoeira do Sul. Olhar de Educador: Coletânea de artigos por diferentes olhares, 2017.
-
FERNANDES, P. F. ; Pretto. Valdir . Educação Matemática Financeira: O estudo do cartão de crédito. In: SIEDUCA- XX Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira do Sul. XX SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Cachoeira do Sul., 2015.
-
FERNANDES, P. F. ; BARAZZUTTI. M ; MISSIO. L . O contato com o ambiente escolar por meio do Estágio Curricular Supervisionado II. In: 3 ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SANTA MARIA e do 1 ENCONTRO NACIONAL PIBID- Matemática, 2012, Santa Maria. Anais da 3 Escola de Inverno de Educação Matemática / 1o Encontro Nacional PIBID-Matemática -ISSN 2316-7785, 2012. p. http://w3.ufsm..
-
FERNANDES, P. F. ; ANTONELLO, S. B. ; BUENO, S. S. . O cálculo mental como ferramenta no ensino aprendizagem de Matemática. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria. O CÁLCULO MENTAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, 2010.
-
FERNANDES, P. F. ; Pretto. Valdir . O ensino da Matemática Financeira em uma turma de 3 ano do Ensino Médio Politécnico. In: XIX Seminário Internacional de Educação: Vidas de Professor, 2014, Cachoeira do Sul. XIX SIEDUCA e 5° Encontro PIBID ULBRA, 2014.
-
FERNANDES, P. F. ; RITTER, D. ; ANTONELLO, S. B. ; MISSIO. L . Baú da Matemática - Metodologias Utilizadas nos Grupos de Estudo do PIBID em Júlio de Castilhos. In: 3 ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SANTA MARIA e do 1 ENCONTRO NACIONAL PIBID- Matemática, 2012, Santa Maria. Anais da 3 Escola de Inverno de Educação Matemática - 1 Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012.
-
FERNANDES, P. F. ; PORTELLA, T. V. ; SANTOS NETO, N. O. ; TRAMONTINI, R. . Estudo da área de figuras geométricas planificadas com a utilização de embalagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, P. F. ; BARAZZUTTI. M . A vivência do ambiente escolar por meio do estágio curricular supervisionado II. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, P. F. ; RITTER, D. ; MISSIO. L . As experiências para formação dos bolsistas Pibid durante os dois anos do projeto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, P. F. . Projeto Pibid no Campus Júlio de Castilhos: atividades desenvolvidas no ano de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, P. F. . A Matemática reproduzida através da fotografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, P. F. ; ANTONELLO, S. B. . Projeto Pibid: Contribuições para a formação inicial dos bolsistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, P. F. ; SANTOS NETO, N. O. ; PORTELLA, H. P. ; ANTONELLO, S. B. . Projeto Pibid no Instituto Federal farroupilha Campus Júlio de Castilhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, P. F. . Geometria: estudo das áreas a partir de maquetes 2015 (COLETÂNEA REFLEXÕES DA DOCÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - 2015).
Outras produções
FERNANDES, P. F. ; TOLIO, F. B. . Geometria do Táxi. 2018. .
FERNANDES, P. F. . A Matemática nas construções rurais. 2018. .
FERNANDES, P. F. ; SANTOS, J. . Geometria do Táxi. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES, P. F. . Educação Matemática Crítica e Financeira no Ensino Médio. 2017. .
FERNANDES, P. F. . A Matemática nas construções rurais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES, P. F. ; MOREIRA, D. ; SANTOS NETO, N. O. ; LEAL, R. ; ROCHA, L. . I MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 2012. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim NabucoVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 37
2014 - 2014
Programa de Oportunidades e DireitosVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 5
2016 - 2017
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Tutora III, Carga horária: 8
2017 - 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus AlVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática Elementar II- (108 horas)- Turma do 2 Semestre, Prática de Ensino de Matemática II- (50 horas)- Turma do 2 Semestre
-
04/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para o Curso de Proeja em Agroindústria- Turma do 1 Ano (04/2017 a 12/2017), Matemática para o Curso de Proeja em Agroindústria- Turma do 2 Ano ( 02/2017)
-
02/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática para as Ciências Biológicas- (36 Horas)- Turma do 1 Semestre, Bioestatística- (36 horas)- Turma do 2 Semestre
-
08/2017 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Matemática- (72 horas)- Turma do 7 Semestre, Matemática Financeira- (36 horas)- Turma do 7 Semestre, Matemática Financeira- (60 horas) - Turma do 8 Semestre, Prática de Ensino de Matemática VII- (50 horas)- Turma do 7 Semestre, Metodologia Científica - (36 horas)- Turma do 2 Semestre
-
04/2017 - 12/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para o Curso Integrado em Agropecuária- (1 ano do Ensino Médio)
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Matemática- (72 horas) Turma do 7 Semestre, Prática de Ensino de Matemática VII - (50 horas) Turma do 7 Semestre
2017 - 2019
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distância das disciplinas:
- De 08/2017 a 10/2017: " A construção do Projeto Político Pedagógico"- Polo Santana do Livramento.
- De 10/2017 a 12/2017: " Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens"- Polo São Lourenço do Sul.
- De 11/2017 a 01/2018: " Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional"- Polo Três Passos
- De 01/2018 a 03/2018: " Metodologia Científica" - Polo Novo Hambrugo
- De 03/2018 a 05/2018: "Enfoques da Pesquisa"- Polo Novo Hamburgo
Os componentes curriculares faz parte do curso de Especialização em Gestão Educacional a distância da UFSM.
2017 - 2020
Escola Estadual de Ensino Médio Afonso MaurerVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 15
2020 - Atual
Prefeitura Municipal de Júlio de CastilhosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pâmela Franco Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?