Leonardo Mendes Álvares

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN - 2006); Especialista em Leitura, Produção de Textos e Gramática (UFRN - 2009); Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação desta mesma universidade, vinculado à linha de pesquisa Ensino, Linguagem e Formação do leitor (2015); Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras da UERN, vinculado à linha de pesquisa Discurso, Memória e Identidade. Desenvolve pesquisas e tem publicações na área dos Estudos da(s) Linguagem(ns), tendo especial interesse pelas interfaces direta ou indiretamente estabelecidas entre Linguagem, Memória, Identidade, Ensino e Aprendizagem. Trabalha atualmente como Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Gilton Sampaio de Souza.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: DA ARENGA AO DEBATE - o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2015
Alessandra Cardozo de Freitas.Palavras-chave: Competência; Argumentação; Ensino Médio; Mediação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Especialização em Leitura, Produção de Textos e Gramática

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Relato de experiência docente realizada na Escola Estadual Zila Mamede no ano letivo de 2008
Orientador: Maria da Penha Casado Alves

Graduação em Letras

2002 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMPOS, D. C. F. ; ALVARES, L. M. . 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2018. (Congresso).

AMORIM, M. da C. ; ALVARES, L. M. . CURSO BÁSICO DE PREVENCIONISTA DE INCÊNDIOS (CIENTEC). 2017. (Outro).

CAMPOS, D. C. F. ; ALVARES, L. M. . CIENTEC 2017. 2017. .

ALVARES, L. M. ; VILLAR, A. E. de V. . SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2015. 2015. (Outro).

ALVARES, L. M. . 7º Seminário Educação e Leitura - Brasil. 2013. (Outro).

ALVARES, L. M. ; SANTOS, V. M. dos . CONCURSO DE EXPRESSÕES CULTURAIS - UFRN - 2013: CORDÉIS PARA PENDURAR NA MEMÓRIA. 2013. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - SINALLEN.Discurso, Argumentação e Culturas Afrodescendentes. 2019. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - SINALLEN.Afrodescendências na escola: dialogando sobre religiosidades em prol de uma educação efetivamente laica.. 2019. (Oficina).

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: COMPROMISSO E DESAFIO DAS UNIVERSIDADES. 2017. (Outra).

SEMINÁRIO SOBRE CREDITAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA UFRN. 2017. (Seminário).

7 Seminário Educação e Leitura- Brasil.Da arenga ao debate ? uma proposta metodológica para o ensino de argumentação. 2013. (Seminário).

CIENTEC 2013. INTERAÇÃO E GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Feira).

CIENTEC 2013. LEITURA, LITERATURA E CRIATIVIDADE. 2013. (Feira).

Fórum Municipal de Educação ? Monte Alegre/RN.CONAE 2014 - Primeiros passos. 2013. (Outra).

II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas.A prática textual na sala de aula: o estudo da dispersão e de outros problemas. 2005. (Outra).

XIII Semana de Humanidades.O ato de contar histórias - por que o aluno se dispersa quando seu ouvinte é o papel?. 2005. (Encontro).

XVI Congresso de Iniciação Científica. O ato de contar histórias - por que o aluno se dispersa quando seu ouvinte é o papel?. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Karla Soares dos Santos

ALVARES, L. M.; FREITAS, A. C.; BRANDAO, I. F.; MARCOLINO, F.. Alfabetização e Letramento: sentidos atribuídos pelos professores da educação infantil de Natal- RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ROSEANE GOMES DE LIMA

ALVARES, L. M.; FREITAS, A. C.; OLIVEIRA, J. M.; MEDEIROS, L. C. C. L.. (des)atenção na sala de aula: O que sabem os educadores e como lidam com esse tipo de comportamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA DANÚBIA DE MOURA LIMA

ALVARES, L. M.. Voz e compreensão: a prosódia como estratégia mediadora de texto literário uma experiência com aprendizes do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilton Sampaio de Souza

FREITAS, A. C.;SOUZA, G. S.; QUEIROZ, M. A.. Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alessandra Cardozo de Freitas

FREITAS, A. C.; OLIVEIRA, M. B.; OLIVEIRA; ALVES, M P C. " DA ARENGA AO DEBATEo aprimoramento da competencia argumentativa por estudantes do Ensino Medio. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Carvalho de Assunção

SOUZA, G. S.; SILVA, F. V.;ASSUNÇÃO, LUIZ; FREITAS, A. C.. Identidade(s) e religiosidade(s) de terreiros em Pau dos Ferros/RN: argumentação em discursos de resistência e de (re)existência. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Maria Aparecida de Queiroz

QUEIROZ, M. A.. "Da Arenga ao Debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio". 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

SOUZA, G. S.; ASSUNCAO, L. C.;SILVA, F. V.; FREITAS, A. C.. Identidade(s) e religiosidade(s) de terreiros em Pau dos Ferros/RN: argumentação em discursos de resistência e de (re)existência. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

LAYSE KELLY SANTOS DA SILVA

RECONTANDO HISTÓRIAS NA CIDADE DOS VENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARAZINHO-RN; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Leonardo Mendes Alvares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liomar Costa de Queiroz

A formação lingüística das professoras do Ciclo Básico do Ensino Fundamental; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Liomar Costa de Queiroz;

Liomar Costa de Queiroz

A formação lingüística das professoras do Ciclo Básico do Ensino Fundamental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Liomar Costa de Queiroz;

Gilton Sampaio de Souza

Argumentos e valores em discursos sobre relações de gênero em aulas de escolas públicas de Pau dos Ferros e Natal; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Alessandra Cardozo de Freitas

" DA ARENGA AO DEBATE o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Alessandra Cardozo de Freitas;

Maria da Penha Casado Alves

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE NO ANO LETIVO DE 2008; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria da Penha Casado Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALVARES, L. M. . Oficina Pedagógica: Construção de Enunciados ? por que meus alunos não conseguem responder ao que eu pergunto?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    DA ARENGA AO DEBATE - o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, na linha de pesquisa: Educação, Linguagem e Formação do Leitor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Mendes Alvares - Coordenador / Alessandra Cardozo de Freitas - Integrante.

  • 2005 - 2005

    O ATO DE CONTAR HISTÓRIAS ? POR QUE O ALUNO SE DISPERSA QUANDO SEU OUVINTE É O PAPEL?, Descrição: Este estudo inscreve-se numa pesquisa mais ampla ? A formação linguística dos professores do ciclo básico do ensino fundamental ? que objetiva estudar a produção escrita das sequências textuais descritiva e narrativa; identificar as relações entre o domínio, pelos professores, de conceitos e caracterização adequados quanto às referidas sequências textuais e a produção textual dos alunos, e; desenvolver, juntamente com os professores, estratégias pedagógicas que possibilitem a elaboração mais efetiva dessas sequências, como também analisar a interferência da atenção na produção desses textos e a postura dos professores no processo dialógico da sala de aula. O interesse centra-se nos problemas do ensino-aprendizagem dessas sequências nos ciclos iniciais do ensino fundamental e na relação deles com os componentes psíquicos imbricados no ato de aprender, principalmente a atenção. Enfoque escolhido pelo fato de serem esses os textos mais usados nesse nível de escolaridade e pela observação das dificuldades apresentadas pelos professores no ensino sistemático da produção textual. O suporte teórico do trabalho privilegia a Linguística textual e a abordagem sócio-histórica, dos estudos relativos à aprendizagem, para desenvolver o psico-social do indivíduo. A abordagem metodológica segue a orientação da base de pesquisa em seu conjunto. Uma pesquisa colaborativa em que são utilizados processos interativos de reflexão e colaboração, o que caracteriza o estudo como processo colaborativo de ação/reflexão/ação, no qual as ações individuais e grupais se intercambiam num movimento contínuo de construção/desconstrução/reconstrução de saberes, de habilidades e práticas, envolvendo professores e alunos, implicando observações em sala de aula, durante as quais serão feitos registros em fitas de áudio e de vídeo, anotações num caderno de campo, além de narrativas orais e escritas. A análise se efetivará via sessões de reflexão, que se orientarão por categorias elaboradas, a partir das. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Mendes Alvares - Integrante / Liomar Costa de Queiroz - Coordenador / Maria Salonilde Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-Reitoria de Extensão. , Campus Universitário, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422272, Ramal: 119

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando na Coordenadoria de Cursos, Eventos e Fomento à Educação Continuada.

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercendo a função de Secretário do Instituto Ágora, vinculado ao Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

2009 - 2011

Escola Estadual Cônego Luis Wanderley

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Médio.

2007 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor-substituto, Carga horária: 26

Outras informações:
Lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Médio e, no ano de 2007, para turmas do Curso Superior de Tecnologia de Redes de Computadores.

2006 - 2008

Escola Estadual Zila Mamede

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

2004 - 2004

Escola Estadual Professora Maria Nalva Xavier de Albuquerque

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Médio

2003 - 2003

Escola Estadual Myriam Coeli

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.