Suya Presta

Tem experiência na gestão e desenvolvimento participativo de projetos sócioambientais. Atua na área de Agronomia com base na Agroecologia e na Permacultura. Possui habilidade na condução de processo educativos nos âmbitos formal e não formal; elaboração de material didático; planos de curso e de aulas; planos de educação ambiental; consultorias ambientais; coordenação de projetos sócioambientais. Atua na promoção do aumento da resiliência em projetos, processos e relações sócioambientais. Atua com implantação de sistemas produtivos sob a ótica da sustentabilidade. Contribui em processos de conversão agroecológica de sisteams produtivos e sociais. A gestão de projetos, os sistemas agroflorestais e a agricultura de base agroecológica estão entre seu campo de atuação de maior propriedade.

Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Agronomia

1999 - 2006

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante

1994 - 1996

Escola Tecnica Em Agropecuária Carolino da Mota e Silva

Formação complementar

2013 - 2013

Introdução ao Dragon Dreaming - Metodologia. (Carga horária: 24h). , Associação Terra Una.

2010 - 2010

Treinamento para Cidades em Transição. (Carga horária: 15h). , Associação Terra Una.

2010 - 2010

Formação de cons Metodologia Social Teia da Vida. (Carga horária: 240h). , Instituto Walden.

2009 - 2010

Educação Gaia - Design para a sustentabilidade. (Carga horária: 136h). , Associação Terra Una.

2007 - 2007

Curso de Producao de Sementes Florestais. (Carga horária: 24h). , Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica.

2005 - 2005

Curso de Diagnostico Rural Participativo. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Monitor de Jardinagem. (Carga horária: 30h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2004 - 2004

XIX Curso de Reciclagem Artesanal de Papel. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Eco-Construcao. (Carga horária: 24h). , Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica.

1999 - 2002

Programa de estagio. (Carga horária: 1296h). , Fazendinha Agroecologica.

2001 - 2001

Capacitacao Tecnica para Implantacao de Sistemas B. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria.

2001 - 2001

Curso de Formacao de Monitores em Educacao Agroamb. (Carga horária: 80h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Consultoria ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Coordenação de projetos sócioambientais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Conversão agroecológica.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Horticultura Orgânica.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Reciclagem de Papel.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Elaboração de materiais didáticos.

Participação em eventos

II Congresso Brasileiro de Agroecologia e III Seminario Estadual de Agroecologia. 2005. (Congresso).

II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural`. 2005. (Encontro).

IV Congresso estadual de agronomia. 2003. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2003. (Congresso).

Curso de Eco-Construções. 2002. (Outra).

Curso de formação de monitores em educação agroambiental. 2002. (Outra).

Capacitação técnica para implantação de SAFs como alternativas para a recuperação e manutenção dos solos brasileiros. 2001. (Outra).

I Simpósio brasileiro de agropecuária ecológica e saúde pública. 2000. (Simpósio).

IV ERAA. 2000. (Encontro).

Atividade do Projeto Rural Vai a Mangueira. 1999. (Encontro).

II Encontro Regional de Agricultura Alternativa. 1999. (Encontro).

XVII Semana de Agronomia (com Curso de Sistemas Agroflorestais. 1999. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PRESTA, Suya . Vivencias, Participacao da Realidade Para o Desenvolvimento. In: V Semana de extensao da UFRRJ, 2005, Seropedica. Anais da V Semana de Extensao da UFRRJ. Seropedica: Universitaria, 2005. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Formacao de Horticultores Mirins no Municipio de Angra dos Reis. In: V Semana de extensao da UFRRJ, 2005, Seropedica. Anais da V Semana de Extensao da UFRRJ. Seropedica: Universitaria, 2005. v. 1.

  • Patricia Helena ; PRESTA, Suya . Alteracao das propriedades quimicas do solo apos a implantacao de sistemas agroflorestais. In: II Congresso de Pesquisa e Pos-Graduacao, II Congresso de Pesquisa Cientifica e XIV Jornada de Iniciacao Cientifica, 2004, Seropedica. Anais do II Congresso de Pesquisa e Pos-Graduacao, II Congresso de Pesquisa Cientifica e XIV Jornada de Iniciacao Cientifica. Seropedica: Universitaria, 2004. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Permacultura no Campus. In: IV Semana de Extensao, 2002, Seropedica. Anais da IV Semana de Extensao da UFRRJ, 2002. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Planejamento e manejo de uma area reflorestada com Sabia (Mimisa Caesalpinifolia) em Sistema Agroflorestal. In: V Semana de extensao da UFF, 2000, Niteroi. Violencia, desigualdade, pobreza: estrategias para o proximo milenio. Niteroi: EDUFF, 2000. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Avaliacao da demanda por produtos agroecologicas no Municipio de Party. In: V Semana de extensao da UFF, 2000, Niteroi. Violencia, desigualdade, pobreza: estrategias para o proximo milenio. Niteroi: EDUFF, 2000. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Manejo de uma area reflorestada com Sabia em sistema agroflorestal regenerativo. In: III Mostra e Seminario de Extensao Educacao - Inclusao/Exclusao social, 2000, Seropedica. Anais da III Mostra e Seminario de Extensao Educacao - Inclusao/Exclusao Social. Seropedica: Editora Universitaria, 2000. v. 1.

  • PRESTA, Suya . Horta orgânica comunitária no Município de Seropédica. In: Semana de Monitoria Extenção e Iniciação Científica, 2003, Niterói. Poster. Niterói: EDUFF, 2003. v. 1.

Outras produções

PRESTA, Suya . Reciclagem do Papel: A Arte de Proteger a Natureza. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Curso de Reciclagem do Papel).

PRESTA, Suya . Oficina de Reciclagem do papel com confeccao de novas folhas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRESTA, Suya . Oficina de Papel. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRESTA, Suya . Oficina de Técnicas de Adubação Orgânica no Horto Municipal de Paraty. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2006

Bacharel em Agronomia (Agronomo), Universidade federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

1996

Técnico em Agropecuária, Escola Técnica em Agropecuária Carolino da Mota e Silva.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

ISA Viçosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do curso - AmaGaia, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoio ao desenvolvimento das atividades dos módulos Ecológico e Visão de Mundo do curso Amagaia - Formação de Ecovilas para a transição na Amazônia.

2010 - 2010

Associação Terra Una

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Colaborador curso Educação Gaia - Design para, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoiando as atividades logísticas e o andamento do curso.

2010 - 2011

Instituto de Estudos da Religião

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor para atividades de agroecologia, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuou como facilitdor para as atividades de implantação de sistemas agroecológicos em escolas e sítio no município de Miguel Pereira, RJ. No ãmbito do projeto Terra das Crianças: Por uma cultura de amor, patrocinado pelo criança Esperança.

2010 - 2010

Ecology And Environment do Brasil

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração do Plano de Trabalho do Programa Educação Ambiental da LTs 500 kV Tucuruí - Xingu e 500 kV Xingu Jurupari e do Plano de Trabalho do Programa de Educação Ambiental da LT 500 kV Jurupari Laranjal do Jari Macapá; 2010.

2008 - 2009

Instituto Terrazul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuaou como gerente da linha de educação ambiental no projeto Água em Unidade de Conservação, financiado pela Petrobras por meio do programa petrobras ambiental. Desenvolvendo atividades de gestão dos seis núcleos de educação ambiental, concelho consultivo jovem do PARNA Tijuca e demais atividade srelacionadas a rede de proteção ao PARNA Tijuca.

2008 - 2009

Instituto Walden

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico agroflorestal, Carga horária: 20

Outras informações:
Atou como técnico agroflorestal no projeto Aguafloresta, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental. Elaboração de planejamento e implantação de DRP; curso de capacitação para a coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas; organização e apoio a formação para a Metodologia Social Teia da Vida.

2009 - Atual

Particulares

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor para implantação hortas orgânicas, Carga horária: 3

Outras informações:
Realiza trabalhos de consultoria para a implantação de sistemas agroecológicos de produção. Em meio rural ou urbano. Também atua em processo de conversão agroecológia.

2006 - 2007

Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica

Vínculo: Técnico de Campo, Enquadramento Funcional: Técnico de campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como técnico de campo no projeto Educação Agroflorestal para a sustentabilidade das comunidades da Mata Atlântica, financiado pelo MMA/ Programa PDE mata Atlântica.

Atividades

  • 10/2006 - 04/2007

    Serviços técnicos especializados , Instituto Walden, .,Serviço realizado, Consultoria em implantação de Sistema Agroflorestal.

2004 - 2005

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de curso de Jrdinagem no Projeto JBP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando em pracas publicas e parques do Rio de Janeiro

Atividades

  • 03/2004 - 10/2005

    Estágios , Secretaria de Meio Ambiente/FPJ/JBP, .,Estágio realizado, Em pracas publicas.

2010 - 2010

Rever Urbano

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador operacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenou o trabalho técnico social com a Educação Sanitária e Ambiental do programa PRÒ MORADIA no município de Nova Iguaçú, RJ.

2011 - Atual

Rampa - Lugar de Criação

Vínculo: Educacional, Enquadramento Funcional: organizador e Educador de curso, Carga horária: 4

Outras informações:
Organizou e ministra o curso "Horta em casa: produção doméstica sustentável junto a Rampa - Lugar de criação. O curso tem fundamentação teórica e aborda as técnicas de frma prática. procura trazer ferramentas para o planejamento, implantação manejo de hortas de base agroecológica.

2010 - 2011

Clinica Margaridas

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Implantação de horta urbana, Carga horária: 3

Outras informações:
realizou, por meio de dinâmicas e atividades, a implantação de horta urbana junto a clinica psiquiátrica Margaridas, localizada no bairro da Tijuca, RJ/RJ.