Perolina Souza Teles
É mãe de Ernesto e Chico; professora da Sala de Recursos Multifuncionais, na rede pública de educação de Aracaju, e leciona a disciplina Artes na rede pública de educação de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Mestre e Doutora em Educação, também pela UFS. É membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita), como pesquisadora, e do grupo de pesquisa Corpo e política, como estudante. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, escola, didática, diferença, políticas públicas, inclusão social, inclusão escolar.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2021 - 2024
Universidade Federal de Sergipe
Título: O alinhavo da Primavera Autista: entre o ponto, o molde da identidade e a linha de devir
Fabio Zoboli.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal de Sergipe
Título: As faces da inclusão social: uma análise do Projovem Adolescente nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS de Aracaju-SE
, Ano de Obtenção: 2011.Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus.
Especialização em Libras e Educação para Surdos
2024 - 2024
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2014 - 2015
Universidade Tiradentes
Título: O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL EM CONSTRUÇÃO
Orientador: Msc. João Francisco Do Lago Rodrigues
Graduação interrompida em 2016 em História Licenciatura
2010 - Atual
Universidade Federal de Sergipe
Ano de interrupção: 2016
Formação complementar
2018 - 2019
Curso de Aperfeiçoamento em AEE para o Estudante com TEA. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Aperfeiçoamento em AEE para Deficiência Intelectual. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em II SEMANA DE AÇÕES INCLUSIVAS E V ENCONTRO DE PESQUISA EM INCLUSÃO ESCOLAR. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2005 - 2006
Programa de Monitoria. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Organização de eventos
TELES, PEROLINA SOUZA . Evento de Extensão: Diferentes horizontes da educação básica: diálogos e possibilidades. 2024. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, PEROLINA SOUZA . Inclusão e acessibilidade: pensando a ergonomia nos espaços do Departamento de Educação Física da UFS. 2024. (Outro).
CORREIA, Elder Silva ; TELES, P. S. . O corpo enquanto objeto de estudo da Educação Física. 2024. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Fernand Deligny e a Arte da Tentativa. 2024. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; Mezzaroba, Cristiano ; TELES, P. S. . SEMINÁRIO INTERNACIONAL: Educación de los cuerpo y políticas públicas: Las narrativas iconográficas sobre la formación de los cuerpos de la nación Argentina. 2023. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . IX SEMAC - NEOLIBERALISMO E OS USOS BIOPOLITICOS DO CORPO NO FILME "VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI (2019)". 2023. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . SEMINÁRIO CORPO, EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE. 2022. (Outro).
ZOBOLI, Fabio ; SILVA, Renato Izidoro da ; TELES, P. S. . Exposição do filme sobre Arthur Bispo O Senhor do Labirinto:. 2022. (Outro).
TELES, P. S. ; SOUZA, Rita de Cácia Santos . MÚLTIPLOS CORPOS EM UM CORPO: A REINVENÇÃO DOCENTE. 2021. (Outro).
TELES, P. S. . A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio - mudanças, desafios e perspectivas. 2018. (Outro).
TELES, P. S. . COLÓQUIO - Práticas Educativas e o Uso das Tecnologias Digitais. 2017. (Outro).
TELES, P. S. . Adapte Mais-UNIT. 2016. (Outro).
TELES, P. S. . Ação de Extensão 'II SEMANA DE AÇÕES INCLUSIVAS E V ENCONTRO DE PESQUISA EM INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA'. 2015. (Outro).
TELES, P. S. . Participação na Comissão Científica como Parecerista Ad Hoc no Colóquio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - Educon. 2011. (Congresso).
TELES, P. S. . Sociedade e Educação no Brasil: avanços e desafios para o séc. XXI. 2006. (Congresso).
TELES, P. S. . V Semana de Educação e II Encontro regional de Educação. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
Capacitação de Tutoria CESAD/UFS Mini-curso do Programa de Extensão Programa Plano Integrado (2024). 2024. (Outra).
Práticas inclusivas na escola para infâncias e adolescências.Práticas Inclusivas na escola para infâncias e adolescências. 2024. (Outra).
Seminário Sergipano de Educação Inclusiva - SEDIN. 2024. (Seminário).
Autismo: sobrecarga emocional e sensorial. 2023. (Outra).
Seminário Sergipano de Educação Inclusiva - SEDIN.Compartilhando experiências e vivências sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2023. (Seminário).
Ciclo de Palestras da Educação Especial.Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): conhecer para incluir. 2022. (Outra).
IX Seminário de Extensão - Cinema, corpo e leituras do Brasil.Nise da Silveira. 2022. (Seminário).
III JORNADA ONLINE DE INCLUSÃO ? ESTÁCIO DE SERGIPE: INCLUSÃO NA ERA DIGITAL.Exposição de recursos educacionais digitais como possibilidade de inclusão digital de professores. 2020. (Outra).
V Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe: as Tecnologias Assistivas a Serviço da Inclusão Social. 2020. (Encontro).
XIV Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade.DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO/SE. 2020. (Outra).
XIV Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade. 2020. (Outra).
XIV Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade.REFLEXÕES ACERCA DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA GRANDE ARACAJU/SE. 2020. (Outra).
XIV Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR. 2020. (Outra).
5º Seminário Aracaju Acessível: "Comunicar para Incluir". 2018. (Seminário).
Colóquio: A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio - mudanças, desafios e perspectivas.As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a Reforma do Ensino Médio: horizontes e perspectivas. 2018. (Outra).
I Colóquio sobre Educação Inclusiva e Cidadania.O Currículo na Educação Inclusiva. 2018. (Outra).
Colóquio: práticas educativas e o uso das tecnologias digitais.Produção de documentário: um olhar socioeducativo. 2017. (Outra).
COLÓQUIO - Práticas Educativas e o Uso das Tecnologias Digitais. 2017. (Outra).
I Congresso de Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva. Exposição de Recursos Pedagógicos e Tecnologia Assistiva. 2017. (Congresso).
I Congresso de Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva. Oficina "Construção de Recursos Pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA". 2017. (Congresso).
SIMPÓSIO POR UMA ESCOLA INOVADORA E INCLUSIVA - desafios à educação do século XXI:.Autismo e Inclusão: uma experiência pedagógica a partir da prática do judô.. 2017. (Simpósio).
XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade'.Inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um Estudo de Caso realizado na Escola Municipal Padre Pedro em Nossa Senhora do Socorro/SE. 2017. (Outra).
Curso de Atendimento Educacional Especializado AEE.Práticas de Ensino na SRM da EMEF Profº Laonte Gama da Silva. 2016. (Outra).
Turismo e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência Visual - Sensibilização para a Prática da Cidadania. 2016. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisa em Inclusão da Pessoa com Deficiência e I Encontro de Experiências Exitosas no Atendimento Educacional.Oficina 'O brincar e o aprender na construção de recursos para alunos com TEA'. 2016. (Oficina).
Atividade de extensão do V Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. 2015. (Encontro).
I Simpósio Aracajuano de Autismo. 2015. (Simpósio).
V Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE PESQUISA EM INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2015. (Encontro).
Curso "Trata-me como Pessoa" "Educa-me com a vida" - Metodologia Funcional Natural aplicada no CASB-RP. 2014. (Outra).
Curso Aspectos teóricos e práticos do modelo Teacch. 2014. (Outra).
II Seminário Aracaju Acessível: práticas cidadãs de acessibilidade na educação inclusiva.. 2014. (Seminário).
Curso Teacch: ensino como estrutura. 2013. (Outra).
Curso de Introdução a Educação Digital - Apropriação Tecnológica. 2012. (Outra).
VI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade'. 2012. (Outra).
62ª Reunião Anual da SBPC. Políticas Públicas para a Educação: o PROJOVEM Adolescente enquanto proposta de intervenção socioassistencial. 2010. (Congresso).
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Ensaio sobre a ideia de Universidade em Roberto Romano. 2009. (Encontro).
4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais.Contextualizando o Programa PROJOVEM Adolescente de acordo com os fundamentos legais do atual modelo de Assistência Social brasileiro. 2009. (Seminário).
III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.TRATANDO IGUALMENTE OS IGUAIS E DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A FORMATAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA. 2009. (Outra).
Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e Pesquisa Educacional.O "Aluno Sujeito" X o "Mundo do Trabalho". 2009. (Seminário).
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR.Considerações acerca da legislação educacional no século XIX. 2009. (Seminário).
18º Encontro de Pós-Graduação.Política de assistência social e educação em Aracaju: uma realação entre os programas sociais e a promação do aluno. 2008. (Encontro).
II Colóquio Educação e Contemporaneidade.Uma análise dialética entre educação e os programas socioassistenciais. 2008. (Outra).
IV Colóquio Internacional.Rediscutindo a produção científica: uma análise acerca da Universidade Popular dos Movimentos Sociais. 2008. (Outra).
VI Semana Nacional de Educação.Políticas públicas e ducação: uma questão de direito. 2008. (Seminário).
Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Reflexões preliminares sobre as influências das políticas públicas assistenciais no cotidiano escolar. 2007. (Outra).
Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Algumas reflexões sobre a prática pedagógica na educação de jovens e adultos. 2007. (Outra).
III Encontro Sergipano de Educação Básica.As relações de Ensino-aprendizagem e as variedades linguísticas. 2007. (Encontro).
III Seminário Internacional de Educação.Algumas reflexões sobre a linguagem coercitiva nas instituições escolares e as relações de poder. 2007. (Seminário).
V Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia.A linguagem coercitiva na escola e as relaçãoes de poder. 2007. (Encontro).
XVII Encontro de Iniciação Científica.Reflexões sobre o Projeto Tendências atuais da avalaição educacional: medidas e instrumentos. 2007. (Encontro).
Curso de Linguagem de Sinais - LIBRAS. 2006. (Outra).
IV Semínário de Monitoria.Avaliação da Aprendizagem. 2006. (Seminário).
Curso de Noções Básicas do Sistema Braille. 2005. (Outra).
Participação em bancas
FAGUNDES, R. C.; Alves, M.S.;TELES, P. S.. Política de Nucleação Escolar: desenvolvimento ou atraso de vida no campo?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Residência Agrária-UFS) - Universidade Federal de Sergipe.
TELES, P. S.; LUCINI, M.; MENEZES, A. C. M.. A concepção de Educação dos Jovens e Adultos do Assentamento 22 de Novembro e a relevância social atribuída aos processos escolares e não escolares de formação.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Residência Agrária-UFS) - Universidade Federal de Sergipe.
TELES, P. S.; BANABE, I. R.; RODRIGUES, V. P. A.. Educação do Campo: a criação da reserva extrativista no sul de Sergipe e seus desdobramentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Residência Agrária-UFS) - Universidade Federal de Sergipe.
ZOBOLI, Fabio; MENEZES, José Américo Santos; DIAS, Alfrancio Ferreira;TELES, P. S.. A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E DIFICULDADES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe.
ZOBOLI, Fabio;TELES, P. S.; ALVES, Thaise Melo de Almeida. O CORPO NA MÚSICA DE ARNALDO ANTUNES: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe.
ZOBOLI, Fabio; JUNIOR, Hamilcar Silveira Dantas;TELES, P. S.. ?Brincadeiras de rua? análise de produção no IBICT OASIS BR: tensionando com a experiência nas aulas de Educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe.
ZOBOLI, Fabio; SILVA, C. S. da;TELES, P. S.. O TRABALHO NA VIDA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS: IMPACTOS NO DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, Rita de Cácia Santos; BACKES, D. R. S.;SOUZA TELES, PEROLINA. Estudo Bibliográfico sobre o Movimento Estudantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, L. T. A.;TELES, P. S.; DIAS, S. S. V.. Perfil funcional e socioepidemiológico de jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) residentes do município de Lagarto, Sergipe, Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe.
VIEIRA, Juliana Santos Monteiro; KUGLE, Ariane de Brito Santos;TELES, P. S.. O processo de luto infantil e a atuação do psicólogo clínico: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.
TELES, P. S.; FREITAS, A. G. B.. Educação para crianças com Osteogênese Imperfeita (OI): importância da inclusão e adaptação das crianças com deficiência física na Educação Básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe.
TELES, P. S.; SOUZA, Rita de Cácia Santos; SANTOS, Polyana Lacerda. Estratégias pedagógicas de ensino para os alunos autistas matriculados em turmas regulares de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
TELES, P. S.; SOUZA, Rita de Cácia Santos; SANTOS, B. T. P.. O desafio do professor dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública para utilizar as tecnologias da informação e da comunicação (TICS) em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, Rita de Cácia Santos;TELES, P. S.; ORICO, A. M.. Inclusão do aluno com TEA - Um Estudo de Caso na Escola Municipal Padre Pedro Município de Nossa Senhora de Socorro-SE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, Rita de Cácia Santos; DANTAS, Maria José;TELES, P. S.. Representações das Cuidadoras sobre TEA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, Rita de Cácia Santos; TELES, M. M.; VITORINO, A. F.;TELES, P. S.. A interação do aluno com TEA no contexto escolar, social e familiar de Umbaúba/SE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, Rita de Cácia Santos; TELES, M. M.;TELES, P. S.; VITORINO, A. F.. Atendimento Educacional Especializado: práticas pedagógicas nas escolas municipais da cidade de Boquim/SE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Cursos técnicos em Escolas do Campo no Alto Sertão Sergipano e o diálogo entre escola e comunidade: o caso do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Residência Agrária-UFS) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Perolina Souza Teles;
Inclusão do aluno com TEA - Um Estudo de Caso na Escola Municipal Padre Pedro Município de Nossa Senhora de Socorro-SE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Perolina Souza Teles;
Produções bibliográficas
-
ZOBOLI, Fabio ; MANSKE, G. S. ; TELES, P. S. . A regulação hormonal em atletas trans e intersexo: Alguns dilemas para interpelar a educação do corpo. Revista Del Laboratorio Iberoamericano Para El Estudio Sociohistórico De Las Sexualidades , v. 13, p. 1-13, 2025.
-
TELES, P. S. ; SANTOS, WOLNEY NASCIMENTO ; ZOBOLI, Fabio . AFRICANIDADES, ORIXÁS E FLAMENGO: UM OLHAR A PARTIR DA LEI 10639/2003. https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14369 , v. 3, p. 01, 2024.
-
TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio ; ORRÚ, S. E. . Autismo, biopolítica e educação: entre peças que emolduram o quebra-cabeça da normalidade. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 20, p. 1-18, 2024.
-
TELES, P. S. ; CORREIA, Elder Silva ; ZOBOLI, Fabio . Ditadura, futebol e literatura: Por uma educação antifascista. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 28, p. 1-21, 2024.
-
NETO, Edson Augusto de Souza ; TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio . Contemporâneo Fernand Deligny: cartografar entre a educação e o poder psiquiátrico. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 38, p. 1-32, 2024.
-
CARVALHO, Lucas de Oliveira ; TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio . O não-lugar da educação diante dos paradoxos da sociedade de controle. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 19, p. 1-22, 2024.
-
CORREIA, Elder Silva ; TELES, P. S. ; Oliveira, Sandra Raquel de ; ZOBOLI, Fabio . O Flamengo, os corpos pretos e as relações de devires. https://doi.org/10.22456/2595-4377.141924 , v. 37, p. 1-18, 2024.
-
SANTOS, Maria Rute da Conceição dos ; SANTOS, WOLNEY NASCIMENTO ; ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Cinema, esporte e racismo: uma proposição pedagógica. Journal Section:Human Sciences , v. 1, p. 1-12, 2024.
-
GUIMARÃES, Lucas Dias ; TELES, P. S. ; MENEZES, José Américo Santos . A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas de Aracaju/SE: desafios e possibilidades. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 17, p. 1-13, 2024.
-
TELES, P. S. ; Oliveira, Sandra Raquel de ; ZOBOLI, Fabio . O levante da loucura e a arte de reencantar o mundo de Arthur Bispo do Rosário. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 19, p. 01-20, 2023.
-
TELES, PEROLINA SOUZA ; SANTOS, WOLNEY NASCIMENTO ; ZOBOLI, Fabio . REPRESENTAÇÕES FIADAS SOB O DÉDALO DA OBRA FÍLMICA. CONTRAPONTOS (ONLINE) , v. 23, p. 125-142, 2023.
-
ZOBOLI, Fabio ; CORREIA, Elder Silva ; TELES, P. S. . Paradesporto e inclusão: paradoxos e desafios. Journal ofRESEARCHand KNOWLEDGE SPREADING , v. 4, p. 1-11, 2023.
-
FELDENS, Dinamara Garcia ; CORREIA, Fernanda Bispo ; TELES, P. S. . Pensando aspectos da educação destinada a jovens e adultos a partir de Nicolas Condorcet, Jacques Ranciére, Marco Raul Mejía e Paulo Freire. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 25, p. 2933-2946, 2021.
-
TELES, P. S. ; SANDES, J. P. I. L. . A avaliação e sua relação com a atividade escolar. Caderno de Cultura do Estudante (UFS) , v. 5, p. 200-205, 2006.
-
SOUZA, Rita de Cácia Santos (Org.) ; SANTANA, A. M. L. (Org.) ; BACKES, D. R. S. (Org.) ; MEDEIROS, I. S. (Org.) ; SOUZA TELES, PEROLINA (Org.) . A pandemia da exclusão: educação inclusiva pra quem?. 1. ed. Aracaju/SE: Criação Editora, 2021. 164p .
-
SOUZA, Rita de Cácia Santos ; SOUZA, A. A. N. ; MENDONCA, A. C. S. ; BARBOSA, A. L. C. ; CRUZ, C. L. P. ; SANTOS, C. M. ; CARDOSO, L. S. B. ; TELES, P. S. . Ressignificando Espaços Teorias e Práticas Inclusivas. 1ed. ed. Aracaju: Criação Editora, 2020. 366p .
-
GATTO, G. M. S. ; REIS, V. T. ; SANTOS, T. L. ; TELES, P. S. . Perolina Souza, mãe de Ernesto e Francisco. In: Graziela Maria da Silva Gatto; Vivian Torres dos Reis; Tamyres Lima Santos. (Org.). Olhares sobre o puerpério. 1ed.Aracaju/SE: Edise, 2021, v. , p. 162-173.
-
BACKES, D. R. S. ; ARAUJO, J. M. E. ; SOUZA TELES, PEROLINA . Desafios do Ensino Remoto para Pessoas com Deficiência no Município de Nossa Senhora do Socorro/SE. In: Rita de Cácia Santos Souza; Aana Manuela Lima de Santana Hora; Débora dos Reis Silva Backes; Isabela Silva Medeiros; Perolina Souza Teles. (Org.). A pandemia da exclusão: educação inclusiva pra quem?. 1ed.Aracaju/SE: Criação Editora, 2021, v. , p. 43-64.
-
SOUZA, Rita de Cácia Santos ; CRUZ, C. L. P. ; TELES, P. S. ; SANTANA, A. M. L. . Tecnologia Assistiva e Audiodescrição: Aliados no Conhecimento da Manifestação Folclórica Sergipana. In: Rita de Cácia Santos Souza; Adriana Alves Novais Souza; Ana Claúdia Sousa Mendonça; Ana Laura Campos Barbosa; Cândida Luisa Pinto Cruz; Cátia Matias dos Santos; Leila Santos Barreto Cardoso; Perolina Souza Teles. (Org.). Ressignificando Espaços Teorias e Práticas Inclusivas. 1eded.Aracaju: Criação Editora, 2020, v. , p. 13-28.
-
SANTOS, L. B. ; SOUZA, Rita de Cácia Santos ; TELES, P. S. . Inclusão de Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Estudo de Caso Realizado na Escola Municipal Padre Pedro em Nossa senhora do Socorro/SE. In: Rita de Cácia Santos Souza; Adriana Alves Novais Souza; Ana Claúdia Sousa Mendonça; Ana Laura Campos Barbosa; Cândida Luisa Pinto Cruz; Cátia Matias dos Santos; Leila Santos Barreto Cardoso; Perolina Souza Teles. (Org.). Ressignificando Espaços Teorias e Práticas Inclusivas. 1eded.Aracaju: Criação Editora, 2020, v. , p. 49-62.
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. ; BACKES, D. R. S. ; CASTOR, W. S. S. S. . Novos Tempos, Antigas Práticas: a Reprodução das Desigualdades Educacionais Durante a Pandemia do Covid-19 na Grande Aracaju/SE. In: Rita de Cácia Santos Souza; Adriana Alves Novais Souza; Ana Claúdia Sousa Mendonça; Ana Laura Campos Barbosa; Cândida Luisa Pinto Cruz; Cátia Matias dos Santos; Leila Santos Barreto Cardoso; Perolina Souza Teles. (Org.). Ressignificando Espaços Teorias e Práticas Inclusivas. 1eded.Aracaju: Criação Editora, 2020, v. , p. 191-214.
-
TELES, P. S. . A Aprendizagem como Instrumento de Inclusão Social. In: Rita de Cácia Santos Souza. (Org.). Perspectivas sobre Educação Inclusiva. 1ed.Aracaju/SE: Criação Editora, 2017, v. , p. 55-66.
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. ; SOUZA, Rita de Cácia Santos . Educação, TEA e singularidades: desafios para a construção da inclusão. In: Rita de Cácia Santos Souza. (Org.). Tons de Azul: múltiplos olhares sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 1ªed.Aracaju: Criação, 2017, v. , p. 153-168.
-
ORICO, A. M. ; TELES, P. S. ; TEIXEIRA, R. H. . Apresentação. In: Rita de Cácia Santos Souza. (Org.). Tons de Azul: múltiplos olhares sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 1°ed.Aracaju: Criação, 2017, v. , p. 05-06.
-
TELES, P. S. . Maternidades Reais: a luta de mães em defesa de uma educação inclusiva e diversa. Brasil de Fato/BA, Site Brasil de fato/BA, 11 out. 2022.
-
TELES, P. S. ; BACKES, D. R. S. ; CASTOR, W. S. S. S. . REFLEXÕES ACERCA DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA GRANDE ARACAJU/SE. In: XIV Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2020, São Cristóvão/SE. Anais do XIV Colóquio Internacional, 2020. v. XIV. p. 2-14.
-
DO REIS SILVA BACKES, DEBORA ; SOUZA TELES, PEROLINA ; MONTALVAO ETINGER DE ARAUJO, JACQUELINE . DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA NO MUNICIPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO/SE. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. XIV.
-
MONTALVAO ETINGER DE ARAUJO, JACQUELINE ; DO REIS SILVA BACKES, DEBORA ; SOUZA TELES, PEROLINA . PRATICAS PEDAGOGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. XIV.
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. . A prática esportiva como instrumento de inclusão: um estudo de caso sobre aprendizagem e desenvolvimento de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). In: 11º Encontro Internacional de Formação de Professores, 2018, Aracaju. 11º Encontro Internacional de Formação de Professores, 2018.
-
CRUZ, C. L. P. ; TELES, P. S. ; NUNES, P. M. S. . A educação especial em Sergipe a partir da Missão Cubana (1996 a 1998). In: 11º Encontro Internacional de Formação de Professores, 2018, Aracaju. 11º Encontro Internacional de Formação de Professores, 2018.
-
TELES, P. S. . Autismo e Inclusão: uma experiência pedagógica a partir da prática do judô. In: SIMPÓSIO - POR UMA ESCOLA INOVADORA E INCLUSIVA: desafios à educação do século XXI, 2017, Poços de Caldas/MG. ANAIS DO I SIMPÓSIO - POR UMA ESCOLA INOVADORA E INCLUSIVA: desafios à educação do século XXI, 2017.
-
SANTOS, L. B. ; TELES, P. S. . Inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso realizado na Escola Municipal Padre Pedro em Nossa Senhora do Socorro /SE. In: XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristóvão/SE. XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2017.
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. . Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação: uma experiência inclusiva a partir da prática do judô. In: XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristóvão/SE. XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2017.
-
TELES, P. S. ; REIS, M. G. B. . O espaço da Educação Inclusiva na formação de professores: uma análise de currículos de cursos de Pedagogia no estado de Sergipe. In: IX Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, São Cristóvão/SE. IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2015.
-
TELES, P. S. . Caminhos e desafios após 10 anos de criação da Lei nº 10.639. In: X ENPEH Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Políticas e Práticas no Ensino de História, 2013, São Cristóvão/SE. X ENPEH Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Políticas e Práticas no Ensino de História, 2013.
-
TELES, P. S. . A configuração das políticas sociais e os interesses do Estado. In: VII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2013, São Cristóvão/SE. VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2013.
-
TELES, P. S. . Algumas reflexões sobre o traçado metodológico do Programa Projovem Adolescente. In: VI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2012, São Cristóvão/SE. VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2012.
-
TELES, P. S. . Algumas reflexões sobre o Traçado Metodológico do Programa PROJOVEM Adolescente. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão/SE. Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.
-
TELES, P. S. . Algumas reflexões sobre os fundamentos pedagógicos do Programa Projovem Adolescente. In: 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2011, Cascavel. 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2011.
-
TELES, P. S. . CONTEXTUALIZANDO O PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE DE ACORDO COM OS FUNDAMENTOS LEGAIS DO ATUAL MODELO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO. In: 4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2009, Cascavel - PR. Políticas Sociais na Améria Latina, 2009.
-
FAGUNDES, R. C. ; TELES, P. S. . Ensaio sobre a ideia de Universidade em Roberto Romano. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. Educação, direitos humanos e inclusão social, 2009.
-
TELES, P. S. . TRATANDO IGUALMENTE OS IGUAIS E DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A FORMATAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana - SE. III Colóquio Educação e Contemporaneidade, 2009.
-
TELES, P. S. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XIX. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR, 2009, Campinas - SP. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas, 2009.
-
TELES, P. S. . O "Aluno Sujeito" X o "Mundo do Trabalho". In: Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e Pesquisa Educacional, 2009, São Cristóvão - SE. 15 anos do NPGED, 2009.
-
TELES, P. S. . Uma análise dialética entre educação e os programas socioassistenciais. In: II Colóquio Educação e Contemporaneidade, 2008, São Cristóvão - SE. II Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2008.
-
TELES, P. S. . Políticas públicas e ducação: uma questão de direito. In: VI Semana Nacional de Educação, 2008, São Cristóvão - SE. A formação do professor: desafios políticos e pedagógicos, 2008.
-
TELES, P. S. . Rediscutindo a produção científica: uma análise acerca da Universidade Popular dos Movimentos Sociais. In: IV Colóquio Internacional, 2008, São Cristóvão - SE. Convergência Tecnológica, Políticas Públicas e Movimentos Sociais na América Latina, 2008.
-
TELES, P. S. . As relações de ensino-aprendizagem e as variedades linguísticas. In: III Encontro Sergipano de Educação Básica, 2007, São Cristóvão. Anais Encontro II Encontro Sergipeno de Educação Básica e do VI Encontro dos Professores de Línguas. São Cristóvão: UFS, 2007. v. 1. p. 65-66.
-
TELES, P. S. . Algumas reflexões sobre a linguagem coercitiva nas instituições escolares e as relações de poder. In: III Seminário Internacional de Educação, 2007, Aracaju. Seminário Internacional de Educação, 2007.
-
TELES, P. S. . Reflexões prerliminares sobre as influências das políticas públicas assistenciais no cotidiano escolar. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2007, São Cristóvão. Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2007.
-
TELES, P. S. . Algumas reflexões sobre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. In: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2007, São Cristóvão. Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2007.
-
TELES, P. S. . Reflexões preliminares sobre as influências das políticas públicas assistenciais no cotidiano escolar. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2007, São Cristóvão - SE. Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2007.
-
SANDES, J. P. I. L. ; TELES, P. S. . Reflexões sobre o Projeto Tendências atuais da avaliação educacional: medidas e instrumentos. In: XVII Encontro de Iniciação Científica, 2007, São Cristóvão. Reflexões sobre o Projeto Tendências atuais da avaliação educacional: medidas e instrumentos, 2007.
-
SANTOS, B. T. P. ; TELES, P. S. . Práticas Inclusivas na escola para infâncias e adolescências. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. . Compartilhando experiências e vivências sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BACKES, D. R. S. ; TELES, P. S. ; ARAUJO, J. M. E. . DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORROSE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. ; BACKES, D. R. S. ; CASTOR, W. S. S. S. . REFLEXÕES ACERCA DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA GRANDE ARACAJU/SE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, J. M. E. ; BACKES, D. R. S. ; TELES, P. S. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO UM OLHAR VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. . A prática esportiva como instrumento de inclusão: um estudo de caso sobre aprendizagem e desenvolvimento de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, C. L. P. ; TELES, P. S. ; NUNES, P. M. S. . A Educação Especial em Sergipe a partir da Missão Cubana (1996 a 1998). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Audiência pública em homenagem ao dia da Conscientização do Autismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . O Currículo na Educação Inclusiva'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . Autismo e Inclusão: uma experiência pedagógica a partir da prática do judô. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. ; CRUZ, C. L. P. . Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação: uma experiência inclusiva a partir da prática do judô. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. B. ; TELES, P. S. . Inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso realizado na Escola Municipal Padre Pedro em Nossa Senhora do Socorro /SE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Oficina 'O brincar e o aprender na construção de recursos para alunos com TEA'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . Práticas de Ensino na SRM da EMEF Prof. Laonte Gama da Silva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Educação Especial em Aracaju, uma análise da Psicopedagogia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. . Adapte Mais-UNIT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. ; REIS, M. G. B. . O espaço da Educação Inclusiva na Formação de Professores: uma análise de currículos de cursos de Pedagogia no estado de Sergipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Considerações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. . A aprendizagem como instrumento de Inclusão Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Síndromes: com ênfase em Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. . Caminhos e Desafios após 10 anos de Criação da Lei Nº 10.639. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . A configuração das Políticas Sociais e os interesses do Estado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . 'Reflexões: métodos de alfabetização no Brasil ao longo da história'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TELES, P. S. . Algumas Reflexões sobre o Traçado Metodológico do Programa Projovem Adolescente.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Algumas Reflexões sobre os fundamentos pedagógicos do Programa Projovem Adolescente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. ; JESUS, S. M. S. A. . Políticas Públicas para a Educação: o PROJOVEM Adolescente enquanto proposta de intervenção socioassistencial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . O "Aluno Sujeito" X o "Mundo do Trabalho". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TELES, P. S. . Considerações acerca da legislação educacional no século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TELES, P. S. ; FAGUNDES, R. C. . Ensaio sobre a ideia de Universidade em Roberto Romano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . Contextualizando o Programa PROJOVEM Adolescente de acordo com os fundamentos legais do atual modelo de Assistência Social brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TELES, P. S. . TRATANDO IGUALMENTE OS IGUAIS E DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A FORMATAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TELES, P. S. . Uma análise dialética entre educação e os programas socioassistenciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Rediscutindo a produção científica: uma análise acerca da Universidade Popular dos Movimentos Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Política de assistência social e educação em Aracaju: uma relação entre os programas sociais e a promoção do aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Rediscutindo a produção científica: uma análise acerca da Universidade Popular dos Movimentos Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TELES, P. S. . Políticas públicas e ducação: uma questão de direito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. ; SANDES, J. P. I. L. . Avaliação da Aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TELES, P. S. . Mãe da pandemia. Aracaju/SE: Criação, 2021 (Poesia).
-
TELES, P. S. . A aprendizagem como instrumento de inclusão 2016 (Capítulo de livro).
-
TELES, P. S. . Saudade. Aracaju: Infographcs, 2015 (Poesia).
-
TELES, P. S. ; REIS, M. G. B. . Espaço da Inclusão em Currículos de Pedagogia do Estado de Sergipe. Aracaju/SE: Infographcs, 2015 (Capítulo de livro).
-
TELES, P. S. ; ARAUJO, R. C. . Cursos Técnicos em Escolas do Campo no Alto Sertão Sergipano e o diálogo entre escola e comunidade: o caso do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro.. São Cristóvão: UFS, 2015 (Capítulo de livro).
-
TELES, P. S. . O lixo do bicho homem. São Cristóvão: UFS, 2006 (Poesia).
-
TELES, P. S. . A minha prática na vitrine. São Cristóvão: UFS, 2006 (Contos).
-
TELES, P. S. . Feito no Brasil. São Cristóvão: UFS, 2005 (Poesia).
-
TELES, P. S. . Minicurso 'A aquisição da linguagem na criança com Autismo'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
TELES, P. S. . Autismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
TELES, P. S. . Autismo e Atividade Física - O espectro autista e suas variações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Outras produções
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . A coroa de Xangô e as chuteiras de Adílio? ou sobre herança e ancestralidade. 2024 (Contos).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Sob a guarda de Ogum: a luta de Stuart Angel contra as demandas da ditadura. 2024 (Contos).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Sócrates e Manoel de Barros ? ou sobre poemas e um jogador concebidos sem pecado. 2023 (Contos).
TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio . A pele preta do ?sereio? Jayme de Almeida Filho. 2023 (Contos).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Atotô! Eles estão entre nós: o sincretismo entre o velho Omolu e o senhor Carlinhos Violino. 2023 (Contos).
ZOBOLI, Fabio ; TELES, P. S. . Aldair: o lobo em pele de cão caçador. 2023 (Contos).
TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio . Caminhos tortuosos: entre as pernas de Mané Garrincha e a voz de Elza Soares. 2023 (Contos).
TELES, P. S. ; ZOBOLI, Fabio . A força de Iansã no corpo rubro-negro de Isabel Salgado. 2023 (Contos).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
BIOPOLÍTICA E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE BIOMOLÉCULAS E ALGORITMOS, Descrição: O vertiginoso desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação e a crescente digitalização da economia do fim do século XX e início de século XXI, aliado aos avanços da biologia molecular (genética, imunologia e neurociências) criam uma nova economia e política dos signos, assim como, novas possibilidades de construção de sujeitos e modos de governo. Deste modo o conceito de biopolítica é reconfigurado, pois os seres humanos passam a ser produzidos e subjetivados por estas novas linguagens na medida em que estas promovem outros modos de armazenamentos e projeção de vida ? biomoléculas e algoritmos. Diante disso este projeto de pesquisa busca interpelar e compreender as novas roupagens da biopolítica a partir da transmutação do eu a um perfil, bem como a modificação e criação de organismos a partir dos saberes emergentes das ciências biotecnológicas. De igual modo pretende-se analisar como tais processos produzem possibilidades ontológicas e de governo alicerçadas nos atuais modos de produção de informações sobre a sociedade e indivíduos, balizadas, sobretudo, por informações digitais e biomoleculares. Este projeto de pesquisa foi organizado a partir de um trabalho conjunto do ?Grupo de pesquisa Corpo e política? da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do ?Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)? e do ?Laboratório de pesquisas sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Perolina Souza Teles - Coordenador / Fabio Zoboli - Integrante / George Saliba Manske - Integrante / Elder Silva Correia - Integrante.
-
2020 - 2021
Concepções e percepções acerca do Atendimento Educacional Especializado no município de Aracaju, Descrição: PID8988-2020. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Perolina Souza Teles - Integrante / Rita de Cácia Santos Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Aracaju, EMEF Prof. Laonte Gama da Silva. , Rua 8, s/n, Conjunto Padre Pedro, Santa Maria, 49044100 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (079) 31793090
Experiência profissional
2020 - 2024
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 12
Outras informações:
Tutora à Distância lecionando as disciplinas "Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação", "Estrutura e Funcionamento do Ensino" e "Estrutura e Funcionamento da Educação Básica"
2017 - 2019
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutor à Distância lecionando a disciplina "Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação", no período 2016.2; "Princípios de Educção à Distância", no período 2017.1; e Didática, no período 2017.2.
2014 - 2015
Universidade Federal de SergipeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
As disciplinas ministradas no curso de especialização Lato Sensu em Residência Agrária são TCC1 e TCC2, orientando a acadêmica Rejane Cristina de Araújo (matrícula nº 201312000460)
2012 - 2013
Universidade Federal de SergipeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
O contrato teve duração de 4 períodos, 2012.1, 2012.2, 2012.3 e 2013.1. As disciplinas lecionadas foram: Didática; Estrutura e Funcionamento do Ensino e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica.
2010 - 2012
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 12
Outras informações:
Esta atividade está vinculada ao Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ao Centro de Educação Superior à Distância (CESAD/UFS). As disciplinas lecionadas foram Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Princípios de Educação à Distância.
2005 - 2005
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário e Monitor Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Foi Monitora Voluntária, no período 2005.1, e Monitora Bolsista, no período 2005.2, nas atividades do Projeto "Tecnologia Educacional e Múltiplas Linguagens no Processo Didático", vinculado à disciplina Didática, obtendo média 9,2.
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de AracajuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
A partir do ano de 2015 fui lotada na Sala de Recursos Multifuncionais, atuando diretamente com crianças e jovens com deficiência.
2010 - 2012
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 12
Outras informações:
As disciplinas lecionadas durante esse período foram Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS e Princípios da Educação à Distância.
2013 - Atual
Governo do Estado de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica QP, Carga horária: 12
Outras informações:
Atualmente leciono a disciplina Artes para turmas do sexto ano do ensino fundamental ao primeiro ano do ensino médio.
2010 - 2011
Governo do Estado de SergipeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2022 - 2023
Faculdade AmadeusVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Sem vínculo empregatício, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina ministrada: Autismo e Tecnologia Assistiva (carga horária de 20h), nos dias 01, 08, 22, 29/11/2022, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ABA Análise do Comportamento aplicada ao Autismo (turma II).Disciplina ministrada: Autismo e Tecnologia Assistiva (carga horária de 20h), nos dias 01/06, 15/06, 20/07, 27/07/2023, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ABA Análise do Comportamento aplicada ao Autismo (turma IV).Disciplina ministrada: Autismo e Tecnologia Assistiva (carga horária de 20h), nos dias 15/08, 22/08, 29/08, 05/09/2023, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ABA Análise do Comportamento aplicada ao Autismo (turma III).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Perolina Souza Teles e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?