Magdalena Fernandes da Silva

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Paraná(1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(1997) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná(2002). Tem experiência na área de Ciências Ambientais. Atuando principalmente nos seguintes temas:ecoturismo, impactos ambientais, hipótese biofílica.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

1998 - 2002

Universidade Federal do Paraná
Título: Impactos ambientais do ecoturismo: o caso de Bonito, MS
Orientador: Guillermo Foladori e Ademar Heemann
Palavras-chave: ecoturismo; impactos ambientais; hipótese biofílica.Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Mestrado em Educação

1994 - 1997

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Orientador: Fani Goldfarb Figueira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: ecologia; educação ambiental; natureza e natureza humana.Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Educação.

Graduação em História Natural

1965 - 1968

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Formação de Consult em Sistema de Gestão Ambiental. (Carga horária: 64h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

1987 - 1987

Extensão universitária em Avaliação de impactos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1986 - 1986

Elaboração e análise de projetos do meio ambiente. (Carga horária: 80h). , Instituto de Planejamento Econômico e Social.

1986 - 1986

Planning and Management of Development in the Hum. (Carga horária: 160h). , Universidad Nacional de Costa Rica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental/Especialidade: Gestão Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ADEMAR HEEMANN

HEEMANN, A.. Impactos ambientais do ecoturismo: o caso de Bonito-MS. 2002. Tese (Doutorado em Doutorado Em Meio Ambiente E Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Salete Kozel Teixeira

KOZEL TEIXEIRA, S.; FOLADORI, G.; HEEMANN, A.; FIGUEIRA, F. G.; DALLACORTE, I. C. B.. Impactos ambientais do Ecoturismo:O caso de Bonito-MS. 2002. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado Em Meio Ambiente e Desenvolvime) - Universidade Federal do Paraná.

Rodolfo José Angulo

Angulo, Rodolfo José. Impactos ambientais do ecoturismo: o caso de Bonito MS. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guillermo Ricardo Foladori

Impactos ambientais do ecoturismo: o caso de Bonito MS; 2002; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Guillermo Ricardo Foladori;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. F. . Relatório de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de Mato Grosso do Sul, MS, 2008. 2009.

DURANTES, E.de L. ; SILVA, M.C.de A. ; JESUS, D.de ; NOGUEIRA, D. F. ; SANDIM, N.M. ; SILVA, M. F. ; QUEIROZ, R.A.de ; GOMES, E.L. ; OLIVEIRA, D.M.de ; OLIVEIRA, E.de ; FERREIRA, L.M. ; DOMINGUES, M.de A.D. ; SANTOS, F.G.dos ; FERNANDES, J.A.dos S. ; ASSIS, V.M.de . Relatório de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de Mato Grosso do Sul, MS, 2005, 2006 e 2007.. 2009.

SILVA, M. F. ; FERREIRA, L.M. ; FREITAS, E.G.de ; SILVA, O.J.da . Relatório de avaliação e tendências da qualidade das águas superficiais da Bacia do Alto Paraguai em Mato Grosso do Sul - Período 1994-2004.. 2005.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2007

    Città Planejamento Urbano e Ambiental Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Diagnóstico do meio biótico da área de influência e participação na identificação e avaliação dos impactos ambientais e proposição de medidas mitigadoras e de programas de monitorização dos impactos, constantes do Estudo Ambiental Preliminar (EAP) requerido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para o licenciamento de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) de 1 MW, localizada no ribeirão das Botas, em Campo Grande, MS, de responsabilidade da Energia Maia Ltda.

  • 2009 - 2010

    Neo Engenharia e Consultoria Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Elaboração dos Programas de Gerenciamento Ambiental e de Comunicação Social integrantes do Plano Básico Ambiental (PBA) requerido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para o licenciamento do Contorno Ferroviário de Três Lagoas, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, MS.

  • 2009 - 2009

    Universidade Católica Dom Bosco

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Curso Lato Sensu "Direito Ambiental com Ênfase em Regularização Ambiental e Licenciamento - 2009A Disciplina: Gestão Ambiental Carga Horária: 30 horas aula

  • 2008 - 2009

    Ministério do Meio Ambiente - Secretaria Nacional de Recursos Hídricos

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora de Planejamento

    Outras informações:
    Consultoria técnica e conceitual e consolidação dos estudos para o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul Programa de Estruturação Institucional para a Consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos - Projeto BRA/OEA 001/002 2008/2009. Referência: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: Editora UEMS, 2010. 194p.

  • 2005 - 2005

    Hidrosul Ambiental Serviços Geológicos Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Diagnóstico ambiental da área de influência do Projeto de Implantação do Aterro Sanitário e Industrial (classes I e II) particular em Campo Grande, MS, no que se refere ao meio biótico e participação na identificação e avaliação dos impactos ambientais e na proposição de medidas mitigadoras e de programas de monitorização dos impactos, no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) requerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) para o licenciamento ambiental do empreendimento.

  • 2007 - 2007

    Toposat Engenharia Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Coordenação técnica da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) requerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul para o licenciamento da implantação da Usina Eldorado de produção de açúcar e álcool, no município de Dourados, MS. Conteúdo do EIA/RIMA: caracterização do empreendimento; definição da área de abrangência dos impactos; diagnóstico dos meios físico, biológico e socioeconômico; identificação e avaliação dos impactos; proposição de medidas mitigadoras; e programas de acompanhamento e monitorização dos impactos.

  • 2006 - 2006

    Anambi Análise Ambiental Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Coordenação da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) requerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente Pantanal (Imap) para o licenciamento de uma unidade de produção de álcool hidratado da Araúna Agroindustrial Ltda., em Paranaíba, MS, incluindo: orientação da equipe técnica quanto ao cumprimento do Termo de Referência emitido pelo órgão ambiental; definição das informações necessárias; organização e sistematização das informações obtidas; e elaboração dos textos do EIA e do RIMA.

  • 2000 - 2002

    Equilibrium Consultoria Ambiental Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor técnico

    Outras informações:
    Participação como consultora da equipe técnica que elaborou o Estudo Ambiental Preliminar (EAP) requerido pela Fundação estadual de Meio Ambiente Pantanal (FEMAP) para o licenciamento de sete trechos de linhas de transmissão de energia elétrica no Estado de Mato Grosso do Sul, avaliando os impactos sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos.

  • 2005 - 2005

    Centro Universitário de Campo Grande

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (4ª Turma), Pósgraduação lato sensu, oferecido pela Unaes - Centro Universitário de Campo Grande Disciplina: Análise de Risco e Avaliação de Impacto Ambiental Carga : 40 horas aula

  • 2003 - 2003

    Hidroambiental S/C Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor técnico

    Outras informações:
    Participação da equipe técnica que elaborou o Estudo Ambiental Preliminar (EAP) requerido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (SEMA-MS) para a concessão da competente licença ambiental de uma Colônia de Férias do Serviço Social da Indústria (SESI) em Bonito, MS.

  • 1997 - 1997

    Fundação Estadual de Meio Ambiente Pantanal

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor técnico

    Outras informações:
    Assistência técnica à Coordenadoria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente Pantanal (FEMAP) para a elaboração das seguintes propostas de normatização técnica: - diretrizes técnicas para credenciamento de laboratórios; - plano de automonitoramento de efluentes líquidos; - cosntruções de poços de monitoramento de aquíferos freáticos; - utilização de produtos biotecnológicos para tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos e recuperação de locais contaminados.

  • 2002 - 2002

    Instituto de Meio Ambiente Pantanal

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica

    Outras informações:
    Consultoria técnica O Instituto de Meio Ambiente Pantanal para a elaboração do Projeto de Otimização da Rede de Monitoramento da Água da Bacia do \rio Ivinhema.

  • 2001 - 2001

    Log Engenharia Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica

    Outras informações:
    Participação da equipe técnica que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) requerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) para a avaliação ambiental de seis alternativas de áreas para implantação de um Pólo Industrial de Couros e Derivados em Campo Grande, MS.

  • 2000 - 2004

    Agência Nacional de Águas

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor técnico

    Outras informações:
    Consultoria técnica no Sub-Projeto 1.6/MS - Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Vizinhanças da Cidade de Corumbá (MS), do Projeto Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado de Bacia hidrográfica para o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai - GEF Pantanal/Alto Paraguai, ANA/GEF/PNUMA/OEA. desenvolvendo as seguintes atividades: - elaboração da proposta "Sistema de Gestão da Gerência de Recursos Hídricos", do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (IMAP) - 2003 - elaboração da publicação "Bacia Hidrográfica do Rio Formoso: qualidade das águas" - 2003; - coordenação da "Proposta de regulamentação do desenvolvimento urbano visando à pçroteção dos mananciais de abastecimento de Corumbá e Ladário" - 2000/2001; - elaboração do Relatório Final do Subprojeto 1.6MS - Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Vizinhanças da Cidade de Corumbá (MS).

  • 1999 - 1999

    Prefeitura Municipal de Campo Grande, MS

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Ministrante do Curso "A Questão Ambiental: Aspectos Técnicos e Históricos" Carga horária: 20 horas aula

  • 1995 - 1996

    Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica

    Outras informações:
    Referência: Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai - PCBAP/Projeto Pantanal, Programa Nacional do Meio Ambiente. Brasília: PNMA, 1997. 3 vol. em 7 t., il., fig., mapas. Conteúdo: v.1 - Metodologia do Plano de Conservação para a Bacia do Alto Paraguai; v.2 - Diagnóstico Ambiental da Bacia do Alto Paraguai; t.1 - Meio Físico; t.2 - Hidrossedimentologia; t.3 - Meio Biótico; t.4 - Sócio-economia de Mato Grosso; t.5 - Sócio-economia de Mato Grosso do Sul; t.6 - Aspectos Jurídicos e Institucionais de Mato Grosso; t.7 - Aspectos Jurídicos e Institucionais de Mato Grosso do Sul; v.3 - Análise Integrada e Prognóstico da Bacia do Alto Paraguai.

  • 1986 - 1986

    Escola Nacional de Saúde Pública

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    III Curso Descentralizado de Saúde Pública, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde. Disciplina: Ecologia e Saneamento "Ecologia" Carga Horária: 21 horas

  • 1981 - 1981

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador ref. 1

    Outras informações:
    Professora da Disciplina de Ciências do Ambiente, do curso de Engenharia Civil.

  • 1979 - 1992

    Instituto de Preservação e Controle Ambiental de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Nível Superior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: - ações de educação ambiental; - Chefe e Diretora da Divisão/Departamento de Promoção, Estudos e Projetos, responsável pela coordenação das atividades e programas de educação ambiental, estudos e pesquisas e das unidades de piscicultura e de produção de mudas; - Diretora do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras, responsável pela direção dos serviços de análise e emissão de pareceres sobre instalações de empreendimentos industriais e de serviços e projetos urbanísticos potencialmente poluidores.