Roseli Kietzer Moreira

Doutora em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduação em Artes Visuais (1995) pela Universidade Regional de Blumenau/SC. Especialização em Cerâmica (1997) pela Universidade de Passo Fundo/RS e Arte-Educação (2017). Mestrado em Educação (2006) pela Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é professora da Universidade Regional de Blumenau no Curso de Graduação de Artes Visuais e professora de Arte e Vice-diretora no Ensino Médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí - ETEVI. Autora do livro: "o Tridimensional: Dimensões para a Arte-Educação", "Mural Cerâmico: marco de superação pela arte" e "Elogio ao Tato: relações da arte, estética e cerâmica para a educação do sensível". Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em tridimensionalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação, Cerâmica, Escultura, História da Arte, Arte Popular Brasileira, Leitura Visual. Projetos e Linhas de Pesquisa: Arte-Educação, Educação do Sensível, Educação, Arte. Ceramista e artista visual.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2020 - 2023

Universidade Regional de Blumenau
Título: ELOGIO AO TATO: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ESTÉTICA RELACIONAL PARA A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL NO CONTEXTO DAS MODERNIDADES
Orientador: Carla Carvalho
Palavras-chave: educação; arte; educação do sensível; Educação Estética; Estética Relacional.

Mestrado em Mestrado em Educação

2004 - 2006

Universidade Regional de Blumenau
Título: Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada em educação
, Ano de Obtenção: 2006.Ernesto Jacob Keim.Palavras-chave: ecopedagogia; tridimensionalidade; educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Cerâmica

1995 - 1997

Universidade de Passo Fundo
Título: O torno como meio de criação na cerâmica
Orientador: Profa. Dr. Katsuko Nakano

Graduação em Educação Artística

1990 - 1994

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Formação complementar

2017 - 2017

disciplina optativa doutorado: Diversidade e Patrimônio Cultural. (Carga horária: 30h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

2001 - 2001

Teorias da Cultura - 2001. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tridimensional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cerâmica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Escultura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Popular Brasileira.

Organização de eventos

MOREIRA, R. K. . POÉTICAS DA FORMA. 2021. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Monitoria ANPED SUL -2020/2021 carga horária 48 horas. 2021. (Congresso).

MOREIRA, R. K. . mediação da exposição em formato visual "A presença da matéria" de Leandro Selpa no dia 8 de dezembro de 2020. 2020. (Outro).

MOREIRA, R. K. . Exposição de Artes Visuais no IX Seminário Integrado das Licenciaturas. 2013. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Viagem de Estudos - Museus. 2013. (Outro).

JUNGE, L. R. ; MOREIRA, R. K. . I Simpósio de Artes: Escultura. 2012. (Outro).

MOREIRA, R. K. . BIENAL DE ARTES São Paulo - PARFOR. 2012. (Outro).

MOREIRA, R. K. . exposição RELEITURAS. 2011. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . RELEITURAS & ARTE. 2011. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Exposição de Artes Projeto "Arte em toda parte". 2010. (Outro).

MOREIRA, R. K. . IV Seminário de estágio das Licenciaturas. 2010. (Outro).

MOREIRA, R. K. ; Marlus Niebuhr . Exposição Histórica dos 150 anos de Brusque. 2010. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Exposição de Professores do Curso de Artes. 2002. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Exposição de trabalhos de alunos de artes plásticas. 2002. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Semana da Água. 2002. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Exposição dos Professores do Departamento de Artes da FURB. 2001. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Exposição dos alunos do Curso de Máscaras Africanas. 2001. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Impressionismo. 2001. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . Trabalhos de alunos de artes plásticas. 2001. (Exposição).

MOREIRA, R. K. . II Feira de Prevensão de Acidentes na Infância e na Adolescência. 2001. (Concurso).

MOREIRA, R. K. . XVIII Feira Científica e VII Feira Cultural. 2001. (Concurso).

MOREIRA, R. K. . Projeto ArteSESC: Impressionismo - História e seus Reflexos. 2001. (Exposição).

Participação em eventos

ETEVI - Formação docente em Oratória. 2025. (Outra).

Formaçao institucional para docentes integrantes 2025 - 4h. 2025. (Outra).

Curso Leitura nas áreas do conhecimento ETEVI 4 h. 2024. (Outra).

ETEVI Lyceum em ação - 2h30. 2024. (Outra).

Seminário PPGE/FURB Educação Democrática, Fernando Pennanna. 2023. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento Arte-Educação na Aprendizagem 180 h/h. 2022. (Outra).

ETEVI - Elaboração Curricular Conceitual 4 h. 2022. (Outra).

F[orum de extensão - 2h30. 2022. (Outra).

I Semana de Educação e Sustentabilidade pela UNIFESP e Movimentos Docentes. 2022. (Encontro).

Novo Ensino Médio em Santa Catarina: itinerários Formativos e (Des) conexões com o Desenvolvimento Regional. 2022. (Seminário).

Violência, Totalitarismo e Educação. 2022. (Seminário).

XIX Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI. 2022. (Simpósio).

?Problemas fundamentales de la educación inclusiva? palestra no PPGE - FURB no dia 23 de março de 2021. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE).EDUCAÇÃO ESTÉTICA E MEDIAÇÃO CULTURAL COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE).PROFISC - construindo qualidade de vida. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE).Acupuntura e Arte: desenvolvendo o autocuidado e sensibilidade na FURB. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE).PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHOS REALIZADOS NO ESTÁGIO II POR ACADÊMICOS DO CURSO DE ARTES VISUAIS,. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE).PANORAMA 2021: ações do programa Institucional Arte na Escola Polo FURB. 2021. (Outra).

15ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE),.PRÁTICAS INTEGRATIVAS, EDUCAÇÃO POPULAR, CONSUMO E MEIO AMBIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NEPICS FURB,. 2021. (Outra).

39º SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2021. (Congresso).

ANPED SUL - XIII Reunião Científica segundo semestre de 2020 e de 22 a 24 de março de 2021. 2021. (Congresso).

Congresso Internacional Movimentos Docentes, IV Sepad e II Pratic. 2021. (Congresso).

EDUCERE - XV Congresso Nacional de Educação. Decência e boniteza de mãos dadas: andarilhando nos conceitos de Paulo Freire sobre a ética e a estética.. 2021. (Congresso).

ENCONTRO REGIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA ? SUL. 2021. (Encontro).

INTERLINHAS.A estética e a arte: proposições sensíveis para a educação.. 2021. (Encontro).

LIVE: Memória e Presença de Paulo Freire - Centenário em 2021- 3 de maio 2021 - 2h/a. 2021. (Outra).

Michel Foucault, a Biopolítica e a ascensão "social": algumas conexões com a Educação?, no dia 23 de abril de 2021 - palestra do PPGE - FURB. 2021. (Outra).

Simpósio Integrado FURB/UNIVILLE/UNIVALE - 19 de agosto.A estética e o relacional: reflexões para a educação.. 2021. (Encontro).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SISTEMA ACAFE - SIPPE ACAFE. 2021. (Simpósio).

50 anos de docência: arquivos e memórias. 2020. (Seminário).

As pandemias: os alertas e sinalizações da Filosofia da série Covod 19- Filosofia para quê?. 2020. (Seminário).

aula magna: "50 anos de docência: arquivos e memórias" com o Prof. Dr. Osmar de Souza. 2020. (Encontro).

Currículo, Reformas Curriculares e Epistemologia Social. 2020. (Seminário).

Descontinuidade e transição no pensamento de Michel Foucault. Com a profa. Salma Tannus Muchail (PUC-SP). Com mediação do prof. Celso Kraemer.18/9/2020. 2020. (Seminário).

ETEVI - Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva - 4h. 2020. (Outra).

ETEVI - organizaçao do trabalho poedagógico 2020. 2020. (Outra).

INTERLINHAS.Seminário Entrelinhas - participante como parecerista de acadêmicos do mestrado do PPGE-FURB no dia 23/10/2020. 2020. (Seminário).

Libertação e Vida sem fronteiras: uma proposta de educação pós-pandemia. 4. Live da série COVID-19; Filosofia para que? Com o prof. Dr. Ernesto Jacob Keim - 1/8/2020. 2020. (Encontro).

MIPE - Mostra Integrada: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura -18 a 20 de novembro. 2020. (Outra).

Nova proposta pedagógica para a ETEVI. 2020. (Outra).

Reformulação e adeuação do PPC de Artes Visuais 12h. 2020. (Outra).

Relatos de Pesquisa em Educação: práticas educativas em espaços formais e não-formais. Lançamento On-Line do livro: Relatos de Pesquisa em Educação. Organizadoras: Stela M. Meneghel e Rosane Magaly Martins. 26/11/2020. 2020. (Seminário).

Seminário de Autoavaliação PPGE (on-line) em 4/12/2020.participante nos diálogos sobre avaliação do PPGE. 2020. (Seminário).

Uma educação para o amanhã: (novos) agenciamentos, resistências e práticas de liberdades acadêmicas frente à Covid 19. 2020. (Seminário).

Uma educação para o amanhã (novos) agenciamentos, resistências e práticas de liberdades acadêmicas frente à covid-19. Com Prof. Dr. Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler com mediação da Profa. Dra. Daniela Tomio. Via teams - 7/8/2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL:2ª Mesa Temática Virtual XIII ANPEd Sul. Tema: ?A educação básica como direito: política curricular, avaliação externa e financiamento em questão? - 17/9/2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL: 4ª Mesa Temática Virtual da XIII ANPEd Sul: Tema: ?Educação Superior: Perspectivas de Internacionalização e virtualização? -22-10-2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL: 5ª Mesa Temática Virtual: XIII ANPED Sul. Tema: ?O direito à educação de qualidade para todos e exclusão?- 3/11/2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL: Dia 19/11/2020: 6ª Mesa Temática Virtual - XIII ANPEd Sul. Tema: ?Formação de professores: resistir e inovar? - 19/11/2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL: Live ANPEd: "Psicologia da educação e o enfrentamento das desigualdades"- 30-9-2020. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL : Roda de conversa Anped Nacional ? XVIII Anped Sul + UPMS: ?Educação, trabalho e democracia: desafios para a universidade da perspectiva dos movimentos sociais? - 19-9-1010. 2020. (Seminário).

XXVIII ANPED SUL : sessão de abertura da XIII ANPED Sul e 1ª mesa temática virtual ?Políticas educacionais e desigualdades na América Latina: a necessária reinvenção das formas de resistência?- 1/9/2020. 2020. (Seminário).

13 Mostra integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura MIPE.Artista: sua relação com a história e o mercado de arte. 2019. (Encontro).

13 mostra integrada de ensino, pesquisa, extensão e cultura MIPE. Arte e Sustentabilidade: relatos de uma acadêmica de Artes Visuais - PARFOR/FURB sobre o Muralismo e o uso de materisi recicláveis na educação infantil. 2019. (Exposição).

13 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão e Cultura (MIPE).Abordagem Triangular e a Educação Infantil: vivências com arte, Matemática e Ludicidade de uma acadêmica do curso de Artes Visuais - PARFOR/FURB. 2019. (Encontro).

Avaliação na ETEVI - instrumentos avaliativos 1h30. 2019. (Outra).

BNCC e a construção dos Itinerários formativos. 2019. (Outra).

CCEAL Analise do Acesso e permanencia dos estudantes - 4h. 2019. (Outra).

ETEVI - aatual reforma do Ensino médio impactos e possibilidades 4 h. 2019. (Outra).

ETEVI - a reescrita da Proposta Pedagógica - 4h. 2019. (Outra).

ETEVI - Formação Office 365 4 h. 2019. (Outra).

ETEVI Introdução Diátio DION - 1h30. 2019. (Outra).

ETEVI - Planejamento Educacional e Indicadores Pedagógicos 4h. 2019. (Outra).

Itinerários Formativos na ETEVI - 4h. 2019. (Outra).

trabalho, emprego e renda - 2h. 2019. (Outra).

CCSA Simpósio da Educação Empreendedora -4h30. 2018. (Outra).

Curso Jornada Pedagógica "A Escola dos meus Sonhos" realizado pelo EAD Freiriana do Instituto Paulo Freira, de 8 a 11 de agosto de 2018 com 8 (oito) horas de crédito-atividades. 2018. (Outra).

ETEVI curso metodologias ativas aprendizgem 4 h. 2018. (Outra).

Etevi - minicurso introdução à metodologias ativas - 4h. 2018. (Outra).

IV Seminário de Filosofia e Sociedade: Governo e Governança, direitos humanos e biopolítica. 2018. (Seminário).

Minicurso planejamento trabalho pedagógico - ETEVI - 4 h. 2018. (Outra).

Seminário Nacional do Parfor - dias 26,27 e 28 de setembro de 2018.Proposta Triangular e Educação Infantil: vivência com Arte, Matemática e Ludicidade de uma acadêmica do Curso de Artes Visuais FURB/PARFOR.. 2018. (Seminário).

XXIII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional de Arte-Educadores - CONFAEB 30 anos: ações políticas e/para enfrentamentos, resistências e recriações.. 2018. (Congresso).

XXVIII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - VI Congresso Internacional de Arte-Educadores - 50 horas - 6 a 9/11/2018dores-. Proposta Triangular e Educação Infantil: vivência com Arte, Matemática e Ludicidade de uma acadêmica do Curso de Artes Visuais FURB/PARFOR - comunicação dia 8 de novembro. 2018. (Congresso).

XXVIII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - VI Congresso Internacional de Arte-Educadores - 50 horas - de 6 a 9 de junho de 2019. Cadê minhas raízes? um projeto sobre o resgate da arte e cultura alemã por acadêmicas de Artes Visuais - PARFOR/FURB - comunicação dia 8 de novembro. 2018. (Congresso).

Curso Coordenação Pedagógica - 40 horas. 2017. (Outra).

Encontro Projeto Politico Pedagógico 2017 ETEVI. 2017. (Outra).

INTERAÇÃO FURB -27 de novembro de 2017.Oficina de Modelagem em Argila - 4 horas/aula - na Universidade Regional de Blumenau. 2017. (Oficina).

Minicurso material didático ETEVI - 4 h. 2017. (Outra).

Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, extensão e Cultura - MIPE - 20 a 22 de setembro de 2017.A relação de Platão e Hegel em estética e história da arte. 2017. (Outra).

oficina pontos de intersecçaõ entre matrizes currivulares - Artes - 4 h. 2017. (Outra).

Oficina Prezi. 2017. (Outra).

Oficina Reestruturaão do PPC do Curso do Artes Visuais - 8 h. 2017. (Outra).

Palestra reforma do ensino médio ETEVI - 4 h. 2017. (Outra).

XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - V Congresso Internacional de Arte-Educadores- II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. Muralismo Brasileiro. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - V Congresso Internacional de Arte-Educadores- II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. Sementinha, Sementão, vamos fazer arte então? Vivências em artes visuais/PARFOR, relacionando educação ambiental.. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - V Congresso Internacional de Arte-Educadores- II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. A linguagem escultórica no contexto escolar: uma pesquisa do PARFOR/FURB vivências dos professores nas aulas de artes. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - V Congresso Internacional de Arte-Educadores- II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. 2017. (Congresso).

Curso Projeto Político Pedagógico - ETEVI. 2016. (Outra).

IV Encontro Regiona Sull da Rede Arte na Escola. 2016. (Encontro).

Minicurso elaboração de provas operatórias ETEVI - 4 h. 2016. (Outra).

Minicurso planejamento e organização trabalho docente ETEVI 2 h. 2016. (Outra).

Seminário Drogas na escola - ETEVI - 4 h. 2016. (Outra).

Oficina o cotidiano escolar no ensino médio - 4 h. 2015. (Outra).

Oficina reflexões sobre o trabalho do professor em planos de ensino ETEVI - 4 h. 2015. (Outra).

Oficina Saúde do trabalhador - dia a dia ETEVI 2015. 2015. (Outra).

Oficinas Mídias e Tecnologias digitais ETEVI - 4 horas. 2015. (Outra).

IV Encontro de Integração PIBID - palestra com António Nóvoa -. 2014. (Encontro).

IV encontro PIBID - curso de aperfeiçoamento - 4horas. 2014. (Outra).

Minicurso Acompanhamento educacional de alunos inclusos 4 h. 2014. (Outra).

X seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e o III Encontro do Par for.Patrimônio Cultural: vivências com alunos do ensino médio - 4 h/a. 2014. (Seminário).

6 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE) dias 19 e e 20/09. 2013. (Encontro).

7 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE).O Tridimensional nas Aulas de Arte do Parfor. 2013. (Outra).

Conferencia Sala de aula Interativa 3 h. 2013. (Outra).

IX Seminário das Licenciaturas - PIBID, PARFOR, PPGE E PPGCIM. 2013. (Seminário).

Oficina O uso da voz na sala de aula - 4 h. 2013. (Outra).

Palestra: Arte na Educação com Ana Mae Barbosa -1/4. 2013. (Encontro).

Palestra Reorganização Curricular. 2013. (Outra).

I Simpósio de Artes: Escultura - 4h.escultura em argila. 2012. (Simpósio).

Minicurso CFN. 2012. (Outra).

Minicurso CFN - Controle de Notas e Frequencia. 2012. (Oficina).

Oficina 'a arte contemporânea e sua estética' - 23h. 2012. (Oficina).

Oficinas Planejamento Visual - Noções Básicas. 2012. (Outra).

Palestra no II Encontro Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR - 3 h/a. 2012. (Encontro).

Planejamento Visual - FURB - 3h/a. 2012. (Oficina).

VIII Seminário das Licenciaturas - PIBID, PARFOR, FINALIZARTE, PPGE E PPGCIM. 2012. (Simpósio).

Curso 'Planejamento e Organização de Atividades a distância - 30h/a. 2011. (Oficina).

Curso de Extensão: Economia da Cultura -nov a dez - 15 h/a. 2011. (Oficina).

Curso de extensão: Política e Gestão Cultural - 30h/a - junho a agosto. 2011. (Outra).

Curso de extensão Marketing, Negociação e apresentação de projetos culturais pelo Programa FGV Online de setembro a outubro de 2011 com 15 horas/aula. 2011. (Outra).

Formação FURB - planejamento e organização atividades à distancia - 30 h. 2011. (Outra).

I Encontro do Parfor - FURB - 3h/a. 2011. (Encontro).

I encontro Parfor - FURB - 3h. 2011. (Outra).

IV Seminário Licenciaturas e Estágios - PIBID, Parfor e Fianlizarte- 16 h. 2011. (Outra).

OTP/Parfor - 4 h. 2011. (Outra).

OTP - Parfor - Organização do Trabalho Pedagógico mediado pelo AVA-FURB - 4 h/a. 2011. (Oficina).

Projeto Especial PARFOR Bienal Vento Sul - 30h/a. 2011. (Encontro).

2 Semana Acadêmica de Artes - FURB -12h/a. 2010. (Encontro).

5ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau - 16 h. 2010. (Encontro).

Congresso Nacional de Cerâmica e Salão Nacional de Cerâmica - 40 h. Painel/Pôster; Mural Cerâmico: Marco de Superação pela Arte. 2010. (Congresso).

Encontro Presencial de Capacitação em Projetos Culturais - 24h/a. 2010. (Encontro).

Evento Super Sábado - 6h/a. 2010. (Encontro).

Formação de Professores: ação pedagógica em arte na educação infantil - 3h. 2010. (Encontro).

III Seminário de Estágio das Licenciaturas 4h. 2010. (Seminário).

IV Seminário das Licenciaturas - 4h/a.Mural Cerâmico: Marco de Superação pela Arte. 2010. (Seminário).

VI Festival de Artes Plásticas - oficina de Cerâmica - 16 h/a. 2010. (Oficina).

VI Festival de Artes Plásticas - oficinas de Instalação e Intervenção 16 h/a. 2010. (Outra).

1ª Semana Acadêmica de Artes - Oficina 'faces do desenho' - 12 h. 2009. (Simpósio).

Curso de Cerâmica 'gesto primordial' em Cunha/SP - 20h. 2009. (Oficina).

Pretexto Fotografia - circuito ArteSESC - 30h. 2008. (Oficina).

Programa de Formação Institucional - 3h. 2008. (Encontro).

4 Seminário de Arte na Educação - 13 a 15/6 - 20 h/a.A relação tridimensional em Schiller: uma contribuição para a educação estética. 2007. (Seminário).

I Intercâmbio Acadêmico Internacional: mini-curso Pedagogia Waldorf e a Escola Convencional -28 a 30/3 - 12 h/a. 2007. (Seminário).

Pretexto Fotografia SESC - 30h. 2007. (Oficina).

Seminário em Educação: o individualismo ético na educação- 30/3 - 4 h/a. 2007. (Seminário).

Simpósio Internacional - UNISINOS - de 21 a 24 de maio - 40 h/a.Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na Ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada de educação.. 2007. (Simpósio).

Colóquio: Filosofia e Educação- 19 a 20/10 - 16 h/a.Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada de educação. 2006. (Simpósio).

Congresso Nacional de Cerâmica -Curitiba/PR - 25 a 28/5- 44 h/a. 2006. (Congresso).

Seminário em Educação: o PPGE da Furb: Universidade e Responsabilidade Social - 11/8 - 4 h/a. 2006. (Seminário).

Seminário em Educação: Educação Estética do ser humano a partir de Frederich Schiller- 1/4 - 4 h/a. 2005. (Seminário).

Curso de Filosofia pela Fundação Cultural Alice Seiler - de julho de 2004 a janeiro de 2006 - 72 h/a. 2004. (Oficina).

Eduevento: Pesquisa em Educação- 21 a 23/10- 10 h/a.Educação e Tridimensionalidade. 2004. (Seminário).

Seminário em Educação - 19 e 20 de agosto - 4 h/a. 2004. (Seminário).

Curso de Espanhol pela Escola Planet de Idiomas - abril a julho - 45 h/a. 2003. (Oficina).

Curso de Espanhol pelo SESC - Serviço Social do Comércio- de agosto a dezembro. 2003. (Oficina).

Curso de Filosofia da Arte pela Fundação Cultural Alice Seiler - 12 h/a. 2003. (Oficina).

Curso de Formação do Professor Pesquisador pela Universidade Regional de Blumenau - 18 de outubro a 6 de dezembro - 48h. 2003. (Seminário).

Curso Montagem e Monitoria de Exposições pelo SESC - Serviço Social do Comércio - junho - 24 h/a. 2003. (Oficina).

Seminário Estadual de Arte na Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - de 4 a 6 de junho - 27 h/a. 2003. (Seminário).

16 Simpósio Paranaense de Cerâmica promovido pelo Museu Alfredo Andersen /Curitiba/PR - de 13 a 14 de setembro - 16 h/a. 2002. (Simpósio).

Curso Básico de Inglês I pelo SESC - Serviço Social do Comércio - de março a julho - 42 h/a. 2002. (Outra).

Curso de Extensão "Linguagem do Trabalho Científico" pelo Programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - 9 de novembro a 14 de dezembro - 18 h/a. 2002. (Seminário).

Curso de Extensão "Temas Atuais em Educação" pelo Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - de 9 de novembro a 14 de dezembro - 42 h/a. 2002. (Seminário).

Seminário e lançamento de livro: on-line: 5/11/2020: Currículo, Reformas Curriculares e Epistemologia Social pela Ms. Carin Carvalho Brugnara e mediadores: Dr. Adolfo Ramos Lamar e Drª Stela Maria Meneghel.. 2002. (Seminário).

Seminário em Educação: "prática social da educação em novos tempos". 2002. (Seminário).

Curso "Antropologia, o homem integral" pela Universidade Regional de Blumenau - 23 e 24 de julho- 8h/a. 2001. (Seminário).

Curso "Avaliação do Ensino-Aprendizagem" pela Universidade Regional de Blumenau - 17 a 19 de julho - 12 h/a. 2001. (Seminário).

Curso "Os recursos do computador a serviço da criatividade em sala de aula" pela Universidade Regional de Blumenau - de 19 a 20 de julho - 8 h/a. 2001. (Seminário).

III Semana Integrada de Arte-Educação FURB/UNIVILLE - de 21 a 24 de maio - 22 h/a. 2001. (Seminário).

Máscaras Africanas - pelo SESC - Serviço Social do Comércio - 8 e 9 de junho - 10 h/a. 2001. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Laiza Caroline Jacinto

BONA, R. J.;MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. R.. Confluência artísticas: leitura de obras cerâmicas autorais com inspirações de artistas contemporâneos à luz da semiótica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Denna Carolina Sena

CARVALHO, C.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. Transformando a visita: uma experiência em mediação cultural no Museu de Arte de Blumenau. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Fernanda Alves de Deus Aragão

CARVALHO, C.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. O que dizem as cartas?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Renata Costa Camargo

RIBEIRO, F.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. Tatuagem: história, arte contemporânea e reflexões sobre o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Giulia Hoc de Andrade

GOTTARDI, P.; CARVALHO, C.;MOREIRA, R. K.. Transição da arte entre os períodos medieval e renascentista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Graziele Marian

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CARVALHO, C.. Arte Ambiental: o meio ambiente na poética de artistas visuais brasileiros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Gislaine Darossi

CARVALHO, C.; JUNGE, L. A. R.;MOREIRA, R. K.. Arte feminina presente na primeira temporada do Museu de Arte de Blumenau-SC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Monalisa Leitzke Sauer

CARVALHO, C.; JUNGE, L. A. R.;MOREIRA, R. K.. Body Art Tatuagens e Body Modification no contexto escolar: uma análise das temáticas nos livros didáticos de Arte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Karoline Pistori Rossi

MOREIRA, R. K.; CIROLO, T. D.; JUNGE, L. A. R.. A cerâmica utilitária com viés artístico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Max Wilhelm Resner Giacomelli

MOREIRA, R. K.; CARVALHO, C.; JUNGE, L. R.. Da tela para as telas: arte digital na perspectiva da arte contemporânea. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Renan Batschauer

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; INKEL, J.. Coletivo Colméia Multicultural: pesquisa sobre as ações e suas repercussões culturais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Daiane Stephanie Vieira

JUNGE, L. A. R.;MOREIRA, R. K.; CARVALHO, C.. Reflexões sobre o curso de Lixcenciatura em Artes Visuais da FURB: uma cartografia do ensino de História da Arte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Daniel Cesar Tecila

CARVALHO, C.; GOTTARDI, P.;MOREIRA, R. K.. A potência da arte interativa em espaços públicos: di[alogos possíveis a partir de uma arte queer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jessica Ariana Reinert

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. Criatividade e seus processos: uma pesquisa com artistas catarinenses e suas produções artísticas e criativas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: LARISSA PERINI

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. Os percursos do professor artista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: MÔNICA MANOELA BURGHARDT e MARCOS GODOZ

MOREIRA, R. K.; CABRAL, R. M. W.; JUNGE, L. A. R.. Placas artísticas de visualização para trilhas ecológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Patricia Roth

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. A representação do corpo humano na arte - 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Amanda Pospichil de Araújo

BONA, R. J.; STODIECK, Y. B. D. R.;MOREIRA, R. K.. Cultura marginal: a presença da temática violência na obra de Hélio Oiticica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Lilian Veronica Souza; Nildasia Santos de Oliveira Maske

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; BUGMANN, S. R.. A arte cerâmica e o artista: contribuições para um referencial teórico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Maria Eduarda Doin Gama

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; STODIECK, Y. B. D. R.. A arte cerâmica e o artista: uma pesquisa sobre a vivência artística/estética e a representação do sofrimento por meio de leituras de imagens. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Gelci Rostirolla

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; STODIECK, Y. B. D. R.. A necessidade da arte na percepção dos estudantes de graduação em Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jaqueline Luisa Marcondes e Luziana dos Santos Costa

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; BUGMANN, S. R.. Arte e Ludicidade: uma proposição de material pedagógico para a mediação do espaço cultural Cemitério dos Gatos em Blumenau. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Marcos Vinícius Barros e Silva

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; BUGMANN, S. R.. Cultura Popular Brasileira: definições do BOI-BUMBÁ do Maranhão e do BOI DE MAMÃO de Santa Catarina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Marili Wessner Schneider

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; BUGMANN, S. R.. Materialidades e técnicas da tridimensionalidade nas aulas de Artes para o Ensino Médio. 2019.

Aluno: Bruno Cordeiro da Rocha

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; BUGMANN, S. R.. O artista e sua relação com o mercado de arte na contemporaneidade brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Gabriela Marli Schwanz

CABRAL, R. M. W.; Lindamir Rosa Junge;MOREIRA, R. K.. A trajetória do Grafite: e o futuro do grafite em Blumenau. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Fábio Danielewsli Souza

CABRAL, R. M. W.; Lindamir Rosa Junge;MOREIRA, R. K.. A trajetória do Grafite: e o futuro do grafite em Blumenau. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Karoline Kropp

Lindamir Rosa Junge; STEINHAUSER, E. R.;MOREIRA, R. K.. Elaboração de material educativo em resposta a necessidade de professores de Arte do Ensino Fundamental e Educação Infantil da SED de Indaial.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Gabriela Izabel Westphal

CABRAL, R. M. W.; Lindamir Rosa Junge;MOREIRA, R. K.. Educação Infantil: o ensino das Artes Visuais para crianças de 0 a 2 anos dos municípios de Indaial e Gaspar - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Bruna Rescarolli de Andrade

SANCHES, L.; JUNGE, L. A. R.;MOREIRA, R. K.. A cerâmica contemporânea como conteúdo de Artes Visuais na Educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Naiane Cristine Erdmann e Nilton Vanin dos Santos

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. A vivência lúdica nas aulas de Artes p-or meio de montagem de maquetes inspiradas nas invenções de Leonardo da Vinci. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Alessandra Victória Odorizzi

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. Artista e musa: o reconhecimento e a visibilidade da mulher no universo das Artes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Luiz Alberto Pereira

PEREIRA, L. A.;MOREIRA, R. K.. Artes Visuais: uma proposição humanizadora para a educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Leomar Peruzzo

MOREIRA, R. K.; SCHRAMM, M. L. K.. Elke Hering: uma proposição educativa para o ensino/aprendizagem da escultura no ensino médio a partir do material didático - arte corporal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Ana Paula de Oliveira

MOREIRA, R. K.; CABRAL, R. M. W.; BUGMANN, S. R.. o olhar das artes visuais pela cegueira: cultura visual, imagens mentais e leitura de imagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Gilberto Debatin Junior

MOREIRA, R. K.; CABRAL, R. M. W.; JUNGE, L. R.. Mediação em Acervo Público: uma proposição para o patrimônio tridimensional de Brusque. Vivências com alunos do ensino fundamental: séries finais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Bruna Klein Borges de Moraes

GRASMUK, A.;MOREIRA, R. K.; CABRAL, R. M. W.. Materialidades em artes visuais: tintas naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Eduarda Butzke

GRASMUK, A.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. Arte e Felicidade: um encontro possível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Heloisa Pacheco Martins Karlberg

GRASMUK, A.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. Élio Hanemann. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: André Luiz Paris

JUNGE, L. R.; SCHRAMM, M. L. K.;MOREIRA, R. K.. A utilização da ilustração como recurso de compreensão na narrativa infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Taciana Dada

CABRAL, R. M. W.; SCHRAMM, M. L. K.;MOREIRA, R. K.. Material Educativo Arte BR: uma investigação com os professores do ensino de artes visuais da rede municipal de ensino de Brusque.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Adilson Martins de Carvalho

MOREIRA, R. K.; JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.. A Escultura no Contexto Escolar: Vivências Tridimensionais nas Aulas de Artes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Dinamara Seifert Euzebio

JUNGE, L. A. R.; CABRAL, R. M. W.;MOREIRA, R. K.. PATRIMÔNIO CULTURAL: AS ESCULTURAS DOS SIMPÓSIOS INTERNACIONAIS DE BRUSQUE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Rita de Cassia Erbs

MOREIRA, R. K.. Arte, Alfabetização e Letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jucilene Regina Schmidt Ponticelli e Suelen Veronica Junkes

MOREIRA, R. K.. Relato de Experiência da Arte como Expressão nos (Ismos). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Sandra Visconti

MOREIRA, R. K.. A importância da educação e afetividade nas aulas de Arte do ensino médio da Educação Básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Ana Carolina Zimmer Rebelo

Lindamir Rosa Junge; SCHRAMM, M. L. K.;MOREIRA, R. K.. Educação Ambiental e o ensino de artes: a vida e obra de Frans Krajcberg. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Cathy Cristina Klitzke

SCHRAMM, M. L. K.;MOREIRA, R. K.; CABRAL, R. M. W.. Desenho: Percursos no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Shirley Lingner Stach

MOREIRA, R. K.; SCHRAMM, M. L. K.; Lindamir Rosa Junge. A Monitoria em Espaços Expositivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Cathy Cristina Klitzke

MOREIRA, R. K.. Desenho: Percursoso no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Kethlin Luana Gusawa

ROMANO, Olívia Camboim; FUHRMANN, Ivana Vitoria Deeke;MOREIRA, R. K.. A influência da Cenografia no trabalho do ator na montagem do espetáculo Acordo para Mudar de Casa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Elisiane Cordeiro

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. Acompanhamento do processo de criação e desenvolvimento de transfers nas empresas Children's Gang e Skilo Transfers. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Glaciane Goergen

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. O bordado num contexto histórico e tecnológico Empresa Krefeld Bordados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Tatiane Fernanda Couto

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. Técnicas de estamparia - Processos e ferramentas Andi Estamparia Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Viviane Koch da Silva

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. Uma experiência de pesquisa de moda pela Europa: Lisboa, Londres e Barcelona. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Cristiane S

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. S. Hausmann.Acompanhamento do processo de desenvolvimento de produto com ênfase na ficha técnica do produto da empresa Villa Confecções Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Camila Bizarro Zandonai

JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.; SANCHES, L.. Desenvolvimento e aplicação de novas técnicas de estamparia disponíveis no mercado Darlu Estamparia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Mirela Lotero

SANCHES, L.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. Sugestões de produtos elásticos para o segmento Underwear: uma proposta da empresa Rollatex. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Katlin Richartz

SANCHES, L.; JUNGE, L. R.;MOREIRA, R. K.. Implantação de Ficha de produto e ficha técnica na empresa Bem Vestir Modas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

MOREIRA, R. K.. banca de prova didática para os cargos de Professor de Artes da Prefeitura Municipal de Massaranduba/SC. 2020.

MOREIRA, R. K.. banca avaliadora da Prova Prática Concurso Público da Prefeitura Municipal de Joinville. 2010. Sociedade Educacional de Santa Catarina.

MOREIRA, R. K.. avaliaçao MIPE - USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ESTUDO E ENSINO NO CURSO DE MEDICINA. 2024. Universidade Regional de Blumenau.

Moreira, R.K.. comissão de avaliação dos trabalhos da 18 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura FURB. 2024.

Moreira, R.K.. comissão avaliação científica de trabalhos 17 MIPE - Mostra integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2023.

MOREIRA, R. K.. comissão de avaliação local do XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã 2020. 2021. Universidade Regional de Blumenau.

MOREIRA, R. K.. comissão de avaliação local do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã 2020. 2020. Instituto Arte na Escola.

MOREIRA, R. K.. comissão da seleção de propostas de exposição para o Edital PROPEX 20/2019 de Exposições Temporárias de Artes Visuais Sala Angelim 2020 - FURB. 2020. Universidade Regional de Blumenau.

MOREIRA, R. K.. avaliadora no Concurso de Novos Talentos da Literatura "José Endoença Martins" promovido pelo CCEAL e NEL - FURB - março a agosto de 2017. 2017. Universidade Regional de Blumenau.

MOREIRA, R. K.. Banca de PSPS - professor de Física ETEVI. 2014. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

MOREIRA, R. K.. Comissão Local - 40 horas. 2013. Arte na Escola.

MOREIRA, R. K.. Comissão julgadora de Projetos Culturais 2011 - Brusque/SC. 2011. Fundação Cultural de Brusque.

MOREIRA, R. K.. comissão julgadora de Projetos Culturais I - Brusque/SC. 2010. Fundação Cultural de Brusque.

Orientou

Laiza Caroline Jacineto

Confluências artísticas: Leitura de obras cerâmicas autorais com inspirações de artistas contemporâneos à luz da semiótica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Taiara Morgana Gerent da Silva

A fenda: fazer-se e refazer-se de si; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Graziele Marian

ARTE AMBIENTAL: O MEIO AMBIENTE NA POÉTICA DE ARTISTAS VISUAIS BRASILEIROS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Karoline Pistori Rossi

A cerâmica utilitária com viés artístico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Max Wilhelm Resner Giacomelli

Da tela para as telas: arte digital na perspectiva da arte contemporânea; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Renan Batschauer

Coletivo Colméia Multicultural: pesquisa sobre as ações e suas repercussões culturais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Jessica Ariana Reinert

CRIATIVIDADE E SEUS PROCESSOS: UMA PESQUISA COM ARTISTAS CATARINENSES E SUAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CRIATIVAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

LARISSA PERINI

OS PERCURSOS DO PROFESSOR ARTISTA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Mônica Manoela Burghardt e Marcos Godóz

PLACAS ARTÍSTICAS DE SINALIZAÇÃO PARA TRILHAS ECOLÓGICAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Patricia Roth

A REPRESENTAÇÃO DO CORPO HUMANO NA ARTE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Bruno Cordeiro da Rocha

O ARTISTA E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Gelci Rostirolla

A NECESSIDADE DA ARTE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Jaqueline Luisa Marcondes

ARTE E LUDICIDADE: UMA PROPOSIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA A MEDIAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL CEMITÉRIO DOS GATOS EM BLUMENAU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau, CAPES; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Luziana dos Santos Costa

ARTE E LUDICIDADE: UMA PROPOSIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA A MEDIAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL CEMITÉRIO DOS GATOS EM BLUMENAU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau, CAPES; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Lilian Veronica Souza e Nildasia Santos de Oliveira Maske

A ARTE CERÂMICA E O ARTISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM REFERENCIAL TEÓRICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau, CAPES; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Marcos Vinícius Barros e Silva

CULTURA POPULAR BRASILEIRA: DEFINIÇÕES DO BOI-BUMBÁ DO MARANHÃO E DO BOI DE MAMÃO DE SANTA CATARINA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau, CAPES; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Maria Eduarda Doin Gama

A ARTE E O ARTISTA: UMA PESQUISA SOBRE A VIVÊNCIA ARTÍSTICA/ ESTÉTICA E A REPRESENTAÇÃO DO SOFRIMENTO POR MEIO DE LEITURAS DE IMAGEM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Marili Wessner Schneider

MATERIALIDADES E TÉCNICAS DA TRIDIMENSIONALIDADE NAS AULAS DE ARTES PARA O ENSINO MÉDIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Alessandra Victória Odorizzi

Artista e Musa: o reconhecimento e a visibilidade da mulher no universo das Artes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Naiane Cristine Erdmann

A vivência lúdica nas aulas de Artes por meio de montagem de maquetes inspiradas nas invenções de Leonardo da Vinci; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Nilton Vanin dos Santos

A vivência lúdica nas aulas de Artes por meio de montagem de maquetes inspiradas nas invenções de Leonardo da Vinci; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Luiz Alberto Pereira

Artes Visuais: uma proposição humanizadora para a educação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau, CAPES; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Ana Paula de Oliveira

o olhar das artes visuais pela cegueira: cultura visual, imagens mentais e leitura de imagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Gilberto Debatin Junior

Mediação em acervo público: uma proposição para o patrimônio Tridimensional de Brusque, vivências com alunos do ensino fundamental - anos finais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Adilson Martins de Carvalho

Práticas Tridimensionais em Sala de Aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Dinamara Seifert Euzebio

Patrimônio Cultural: as Esculturas de Brusque; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - PARFOR) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Shirley Lingner Stach

A monitoria em espaços expositivos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Simone de Andrade

A Ludicidade na disciplina de Artes - Artigo de conclusão pós-graduação: especialização em Ludopedagogia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ludopedagogia) - Instituto Catarinese de Pós-Graduação; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Waleska Curtipassi

O resgate das brincadeiras folclóricas no âmbito familiar - Artigo de conclusão de pós-graduação:especialização em Ludopedagogia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ludopedagogia) - Instituto Catarinese de Pós-Graduação; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Daniel Reis

Vivências lúdicas por meio do tridimensional - artigo de conclusão de pós-graduação: especialização em Ludopedagogia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ludopedagogia) - Instituto Catarinese de Pós-Graduação; Orientador: Roseli Kietzer Moreira;

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, R. K. ; VIEIRA, F. P. ; BONA, R. J. . Utilização de tecnologias na mediação do ensino e aprendizagem em aulas não presenciais na era do coronavírus: vivências na educação superior em Blumenau nos cursos de Artes Visuais e Moda.. DITO EFEITO , v. 12, p. 69-84-84, 2021.

  • SOUZA, L. V. ; MOREIRA, R. K. ; JUNGE, L. A. R. . ?Proposta Triangular e Educação Infantil: Vivência Com Arte, Matemática e Ludicidade de uma Acadêmica do Curso de Artes Visuais?,. Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. , v. 1, p. 1, 2018.

  • MOREIRA, R. K. . CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE SCHILLER E PIAGET. Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB) , v. 1, p. 158-169, 2007.

  • Roseli K. Moreira . ELOGIO AO TATO: relações da arte, estética e cerâmica para a educação do sensível.. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2024. 148p .

  • MOREIRA, R. K. . Mural cerâmico: marco de superação pela arte. 2. ed. Blumenau: Gráfica e editora 3 de maio, 2018. v. 1. 100p .

  • MOREIRA, R. K. . Arte, Estética e Educação: uma perspectiva tridimensional. 1. ed. Pará de Minas: Virtualbooks, 2018. v. 1. 78p .

  • MOREIRA, R. K. . Mural Cerâmico: marco de superação pela arte.. 1. ed. Pára de Minas: Virtual Books editora, 2013. v. 50. 63p .

  • MOREIRA, R. K. . Tridimensional: Dimensões para arte-educação. 1. ed. Blumenau: Nova Letra, 2012. v. 1.800. 128p .

  • MOREIRA, R. K. . Caderno de Estudos: Modelagem. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011. 202p .

  • MOREIRA, R. K. . Técnicas e Gêneros da Escultura. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011. 203p .

  • MOREIRA, R. K. . Caderno de Estudos: Modelagem. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2009. 141p .

  • MOREIRA, R. K. . Caderno de Estudos: Gêneros da Escultura. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2009. 161p .

  • Giacomelli, Max Wilhelm Resner ; Moreira, Roseli Kietzer ; Junge, Lindamir Aparecida Rosa . ARTE DIGITAL: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA OS PROFESSORES DE ARTES VISUAIS. In: Silva, Cristiana Barcelos da (Organizadora). II. Santos, Deivid Alex dos (Organizador). III. Freitas, Patrícia Gonçalves de. (Org.). Tecnologia, inovação e Inclusão: Desafios e Possibilidades para a educação, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2024, v. , p. 140-146.

  • Carvalho, Carla ; Moreira, Roseli Kietzer ; Dahlke, Eduardo Matheus . CURADORIA EDUCATIVA: UM EXERCÍCIO COM PROFESSORAS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA. In: Adilson Tadeu Basquerote Silva; Glaucio Martins da Silva Bandeira; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Diálogos em educação: Olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem, Volume 3. 3ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2024, v. 3, p. 218-224.

  • MOREIRA, R. K. . A Educação Estética de Schiller: o encontro do sensível e do intelecto por meio da Arte. In: Carla carvalho; Marco Aurelio da Cruz Souza. (Org.). Arte e Estética na Educação: perspectivas sobre formação e educação estética. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 4, p. 29-43.

  • Moreira, Roseli Kietzer . A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL, AS MODERNIDADES E A ESCOLA: UM PENSAR SOBRE A CONTEMPORANEIDADE. In: Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 4. 1ed.Guarujá/SP: Científica Digital, 2024, v. 4, p. 8-29.

  • Moreira, Roseli Kietzer . A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL: REFLEXÕES SOBRE ARTE E ESTÉTICA NO ÂMBITO ESCOLAR. In: Alfeu Rodrigues de Araújo Filho; Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). Educação, Música e Artes: reflexões e desafios contemporâneos. 1ed.Guarujá/SP: Científica Digital, 2024, v. 3, p. 7-17.

  • BATSCHAUER, R. ; MOREIRA, R. K. . COLETIVOS ARTÍSTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES COM SABERES PARA A HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ARTE BRASILEIRA. In: Glaucio Martins da Silva Bandeira; Cristiana Barcelos da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). Olhares da Educação: Ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos. 1ed.Rio de Janeiro/RJ: E-Publicar, 2023, v. 5, p. 423-429.

  • REINERT, J. A. ; MOREIRA, R. K. . Conceitos de criatividade e processos criativos contribuem para o conhecimento de estudantes e professores de artes: uma pesquisa-ação. In: Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). Livro: Educação, Música e Artes: contribuições e desafios no contexto escolar. 1ed.Guarujá/SP: Científica Digital, 2022, v. 1, p. 73-86.

  • ROCHA, B. C. ; MOREIRA, R. K. . O MERCADO DE ARTE: NOÇÕES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS. In: Ezequiel Martins Ferreira.. (Org.). Artes: interfaces e diálogos interdisciplinares. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena editora, 2022, v. , p. 88-97.

  • SCHNEIDER, M. W. ; MOREIRA, R. K. . A TRIDIMENSIONALIDADE E A EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS NAS AULAS DE ARTES COM O ENSINO MÉDIO. In: Cristiana Barcelos da Silva; Andrelize Schabo Ferreira de Assis; Roger Goulart Mello. (Org.). OLHARES DA EDUCAÇÃO: AÇÕES, RUPTURAS E CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES COLETIVOS.. 2ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022, v. 2, p. 459-468.

  • MOREIRA, R. K. ; ROTH, Patricia . O corpo e a arte: estudos sobre a corporeidade na história da arte.. In: Fabio Pereira Cerdera; João Paulo Hergesel; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Conexões das Artes: Linguagens e cultura em tempos plurais. 1ed.Organizadores Fabio Pereira Ce: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 41-51.

  • SOUZA, L. V. ; Lindamir Rosa Junge ; MOREIRA, R. K. . Pablo Picasso: Traços e desenhos geométricos, relatos de experiência pedagógica com educação infantil de uma acadêmica de Artes Visuais - modalidade PARFOR. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro (org). (Org.). A educação em suas dimensões pedagógica, política, social e cultural 3. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2020, v. 3, p. 305-312.

  • MOREIRA, R. K. ; CARVALHO, C. . O lugar do corpo nas aulas não presenciais: vivências com arte cerâmica por meio de tecnologias na pandemia do covid-19. In: SOUZA, Marco Aurélio da Cruz; CARVALHO, Carla.. (Org.). Arte e Estética na Educação: corpo sensível e político. 1ed.Curitiba: editora CRV, 2020, v. 01, p. 209-223.

  • PEREIRA, L. A. ; MOREIRA, R. K. . Artes visuais: uma proposição humanizadora para a educação.. In: Lindamir Aparecida Rosa Junge; Marcia Regina Selpa Heinzle. (Org.). Reflexões e contribuições na formação de professores em artes visuais ? Parfor/Furb.. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. 1, p. 210-217.

  • Lindamir Rosa Junge ; MOREIRA, R. K. . A linguagem escultórica no contexto escolar: uma pesquisa do PARFOR/FURB sobre vivências dos professores nas aulas de Artes. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Reflexões sobra a Arte e seu ensino. 1ed.Ponta Grossa - PR: Athena editora, 2018, v. 1, p. 278-287.

  • MOREIRA, R. K. . Mural Cerâmico: Marco de Superação pela Arte. In: Edson Schroeder; Vera Lúcia de Souza e Silva. (Org.). Estágios em Foco. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 168-176.

  • MOREIRA, R. K. . Conceitos sobre Educação Estética: contribuições de Schiller e Piaget. In: Neide de Melo Aguiar Silva; Rita Buzzi Rausch. (Org.). PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 1ed.Blumenau: FURB, 2012, v. , p. 305-316.

  • MOREIRA, R. K. ; HAUT, Márcia Priscila. ; CLEN, Z. M. . 'Cadê minhas raízes?': um projeto sobre o resgate da arte e cultura alemã por acadêmicas de Artes Visuais - Parfor/FURB. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional da Federação de Arte/educadores - de 6 a 9 de novembro de 2018, 2018, Brasília - DF. Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações [recurso eletrônico] : anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Brasília - DF: Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Inte, 2018. p. 3.089-3.100.

  • SOUZA, L. V. ; MOREIRA, R. K. ; JUNGE, L. A. R. . Abordagem Triangular e a educação Infantil: vivências com arte, matemática e ludicidade de uma acadêmica do Curso de Artes Visuais - Parfor/FURB. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil - VI Congresso Internacional da Federação de arte/educadores - de 6 a 9 de novembro de 2018, 2018, Brasília - DF. Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores.. Brasília: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional d, 2018. p. 2.715-2.723.

  • MOREIRA, R. K. . A RELAÇÃO TRIDIMENSIONAL EM SCHILLER: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESTETICA. In: 4 Seminário Estadual Arte na Educação, 2007, Blumenau/SC. Múltiplas Proposições para a Educação em Arte, 2007. p. 146-149.

  • MOREIRA, R. K. . Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada de educação. In: Simpósio Internacional O Futuro da Autonomia. Uma sociedade de individuos?, 2007, São Leopoldo/RS. Simpósio Internacional O Futuro da Autonomia. Uma sociedade de individuos?, 2007.

  • MOREIRA, R. K. . DA TRIDIMENSIONALIDADE ÀS RELAÇÕES TRIDIMENSIONAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE EDUCAÇÃO. In: Colóquio: Filosofia e Educação - Desafios e Perspectivas, 2006, Blumenau/SC. Colóquio: Filosofia e Educação - Desafios e Perspectivas, 2006.

  • MOREIRA, R. K. . DECÊNCIA E BONITEZA DE MÃOS DADAS: ANDARILHANDO NOS CONCEITOS DE PAULO FREIRE SOBRE A ÉTICA E A ESTÉTICA. In: EDUCERE - XV Congresso Nacional em Educação, 2021, Curitiba/PR. EDUCERE - ANAIS INSPIRAÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS DA EDUCAÇÃO. Curitiba/PR: PUC/PR, 2021. p. 9839-9845.

  • MOREIRA, R. K. ; CARVALHO, C. . A estética e o relacional: reflexões para a educação.. In: SIMPOSIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCACAO FURB -UNIVILLE -UNIVALI., 2021, Joinville. Anais XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI.. Joinville/SC: UNIVILLE, 2021. p. 25-31.

  • MOREIRA, R. K. ; CARVALHO, C. . A estética e a arte: proposições sensíveis para a educação. In: INTERLINHAS, 2021, Blumenau/SC. INTERLINHAS. Blumenau/SC: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, 2021. p. 20.

  • HAUT, Márcia Priscila. ; MOREIRA, R. K. . Sementinha, Sementão, vamos fazer arte então? Vivências em artes visuais/PARFOR, relacionando educação ambiental e arte.. In: XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores., 2017, Campo Grande. MS. XXVII Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores.. Campo Grande: Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017. v. 1.

  • MOREIRA, R. K. ; Lindamir Rosa Junge . A LINGUAGEM ESCULTÓRICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PESQUISA DO PARFOR/FURB SOBRE VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ARTES. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação Arte/Educadadores do Brasil V Congresso Internacional de Arte/Educadores II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul, 2017, Campo Grande MS. XXVII Confaeb. Campo Grande: federação dos arte/educadores do Brasil, 2017. v. 1.

  • MOREIRA, R. K. . Muralismo Brasileiro. In: XXVII Congresso Nacional da Federação Arte/Educadores do Brasil V Congresso Internacional de Arte/Educadores II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul, 2017, Campo Grande. XXVII CONFAEB. Campo Grande: Federação de Arte/educadores do Brasil, 2017. v. 1.

  • Moreira, R.K. . Elogio ao Tato divulgação da tese e livro. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, R. K. . Gerando arte, renda e saúde mental - Banner. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, R. K. . Propostas Pedagógicas para o ensino da arte na educação Infrantil: trabalhos realizados no Estágio II por acadêmicos do curso de Artes Visuais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Educação Estética e Mediação Cultural com professores de Educação Básica em 10 e 11 de novembro de 2021. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . A estética e o relacional: Reflexões para a educação' em 19 de agosto de 2021. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. V. ; MOREIRA, R. K. ; Lindamir Rosa Junge . Arte e sustentabilidade: relatos de uma acadêmica de artes visuiais - Parfor/Furb sobre o muralismo e o uso de materiais recicláveis na Educação Infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. V. ; MOREIRA, R. K. ; JUNGE, L. A. R. . Proposta Triangular e a Educação infantil: vivências com arte, matemática e ludicidade de uma acadêmica do curso de Artes Visuais - Parfor/FURB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HAUT, Márcia Priscila. ; CLEN, Z. M. ; MOREIRA, R. K. . 'Cadê minhas raízes?': um projeto sobre o resgate da Arte e cultura alemã por acadêmicas de Artes Visuais - Parfor/FURB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Proposta Triangular e a educação infantil: vivências com arte, matemática e ludicidade de uma acadêmica do Curso de Artes Visuais - PARFOR/FURB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, B. C. ; MOREIRA, R. K. . painel A relação de Platão e Hegel em estética e história da arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, R. K. ; Lindamir Rosa Junge . A linguagem escultórica no contexto escolar: uma pesquisa do PARFOR/FURB, vivências dos professores nas aulas de artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HAUT, Márcia Priscila. ; MOREIRA, R. K. . Sementinha, Sementão, vamos fazer arte então? Vivências em artes visuais/PARFOR, relacionando educação ambiental.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Muralismo Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Roseli K. Moreira . Parfor e o Tridimensional: práticas nas aulas de Artes Visuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. ; PERUZZO, L. . O Tridimensional na FURB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Patrimônio Cultural: vivências com alunos do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. ; BRINKMANN, A. P. S. . A Arte e o Ensino da Cerâmica na obra de Cléa Espíndola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. ; ZIMMERMANN, D. . Painel: O Tridimensional nas aulas de Artes do Parfor - 8 e 9 de setembro 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, R. K. ; Ponticelli . Matematicando arte rupreste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Mural cerâmico: marco de superação pela Arte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . A Poética da Água e Terra - no V Seminário das Licenciaturas -22 a 25/06. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada de educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . A relação tridimensional em Schiller: uma contribuição para a educação estética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Schiller e a tridimensionalidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Tridimensionalidade e Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Práticas lúdicas com modelagem argila em Ludopedagogia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, R. K. ; SCHRAMM, M. L. K. . Arte e Artesanato. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, R. K. . A tridimensionalidade e a educação 3 a 7 de outubro de 2005. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Educação e Tridimensionalidade em 21 a 23 de outubro de 2004. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . Arte: Um olhar poético da água. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Roseli K. Moreira . O artista na sala de aula - 2 h -. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, R. K. . Impressionismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, R. K. . O torno como meio de criação na cerâmica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Roseli K. Moreira . A vivência interdisciplinar na parceria do Arte na Escola. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, R. K. . Proposta Curricular para Pré-adolescência e Adolescência no Ensino Fundamental de Nove Anos. Blumenau: 3 de maio, 2013 (Proposta Curricular).

  • MOREIRA, R. K. . Caderno Prático Metodológico para Infância no Ensino Fundamental de Nove Anos. Gaspar: Gaspar: Prefeitura Municipal; Secretaria da Educação, 2012 (Proposta Curricular).

Outras produções

MOREIRA, R. K. . PROFICS: Arquitetura, Arte e Fitoterapia para uma qualidade de vida. 2021.

MOREIRA, R. K. ; NEMETZ, S. M. M. C. C. S. . LIVE: a psicologia das cores na arte e na arquitetura. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MOREIRA, R. K. ; SERPA, L. . LIVE 6 do projeto Salão Angelim 2020 Em Casa : 'A presença da matéria' por Leandro Serpa e mediação de Roseli Moreira. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Moreira, R.K. . Formação para professores em Mediação Cultural. 2023. .

MOREIRA, R. K. . Oficina de Cerâmica - 11/8/2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Oficina de Criatividade - 30/6/2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Oficina de Cerâmica -14/9/2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Oficina de tintas naturais - 14/4/2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Oficina de Isogravura - 26/5/2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Tintas naturais: aprenda a fazer em casa!. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Tintas naturais: aprenda a fazer em casa!. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Preparo de tintas naturais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Preparo de tintas naturais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Práticas de modelagem em argila. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Moreira, R.K. . Oficina de Cerâmica contrapartida CICLOS. 2019. .

Moreira, R.K. . Modelagem em Argila no Interação FURB. 2017. .

MOREIRA, R. K. . Modelagem em Argila e Muiraquitãs - Interação FURB. 2016. .

Moreira, R.K. . Modelagem em argila. 2014. .

MOREIRA, R. K. . Implementação da Proposta Curricular de Artes - Gaspar. 2013. .

MOREIRA, R. K. . Oficina Modelagem em Argila no IX Seminário Integrado das Licenciaturas - PIBID< PARFOR< PPGE E PPGCIM - 25 e 26/10. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Moreira, R.K. . Atividades Prático-pedagógicas na área de Artes. 2013. .

MOREIRA, R. K. . Curso de formação SEMED Gaspar para professores. 2012. .

MOREIRA, R. K. . Curso de formação SEMED Timbó para professores. 2012. .

MOREIRA, R. K. . Oficina 'Modelagem na Educaçãol' para professores - Gaspar. 2012. .

Moreira, R.K. . Oficina de Escultura e Consultoria acervo Parque das Esculturas Brusque. 2012. .

Moreira, R.K. . Oficina 'Tridimensional para professores' - Indaial. 2012. .

Moreira, R.K. . Tridimensionalidade nas Artes Visuais e Modelagem na educação Infantil para professores. 2012. .

MOREIRA, R. K. . Oficina 'Modelagem na educação infantil'' para professores de indaial. 2012. .

MOREIRA, R. K. . O currículo de artes: reflexões - Timbó. 2011. .

MOREIRA, R. K. . Formação de professores por componente curricular: Arte - Gaspar. 2011. .

MOREIRA, R. K. . Curso Sequencial de Fotografia: Estudos das Cores. 2011. .

Moreira, R.K. . Oficinas Integradas em Artes: Artes Visuais em Ludopedagogia. 2011. .

Moreira, R.K. . Oficina de Escultura e consultoria Parque das Esculturas de Brusque. 2011. .

MOREIRA, R. K. . Reflexão e Arte - Brusque. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Curso de Escultura - Brusque. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Curso de modelagem em argila para deficientes visuais - Brusque. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Modelagem em argila para crianças deficientes auditivas - Brusque. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Mural Cerâmico - Marco de Superação pela Arte. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD).

MOREIRA, R. K. . Pretexto Casulo - circuito ArtesSESC - 13/7 a 25/8. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Curso de formação continuada: SEFE Pomerode. 2009. .

MOREIRA, R. K. . Curso de Formação Continuada: SEMED Timbó. 2009. .

MOREIRA, R. K. . Curso de Formação Continuada: GERED Blumenau. 2009. .

MOREIRA, R. K. . INTERAÇÃO FURB: oficina de modelagem em argila. 2009. .

Moreira, R.K. . Infância e Arte. 2009. .

MOREIRA, R. K. . Escultura em argila. 2008. .

MOREIRA, R. K. . Oficina no III Seminário das Licenciaturas. 2007. .

MOREIRA, R. K. . Oficinas Vivenciais: Arte - IBAM. 2007. .

MOREIRA, R. K. . Curso de Formação Continuada Artes para professores SEMED -Timbó. 2007. .

MOREIRA, R. K. . Cerâmica - Fundação Indaialense de Cultura e Projeto Arte na Escola. 2007. .

MOREIRA, R. K. . Workshop de Cerâmica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. . Curso de formação para professores de artes de série iniciais. 2006. .

MOREIRA, R. K. . Oficina Cerâmica - interação FURB. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. ; KEIM, E. J. ; CRON, M. V. . Da tridimensionalidade ás relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada de educação. 2006. (dissertação).

MOREIRA, R. K. . Semana da Educação: A cerâmica na escola. 2005. .

MOREIRA, R. K. . Oficina modelagem de argila para escoteiros. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Oficina modelagem de argila - Colégio Universitário. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. . Oficina de Argila. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, R. K. ; NAKANO, K. . O torno como meio de criação na cerâmica. 1997. (monografia).

MOREIRA, R. K. . Novos Paradigmas para o Ensino de Pré-escolar à 4ª série do 1º Grau. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, R. K. ; SCHRAMM, M. L. K. . Arte-educação na pré-escola. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Moreira, R.K. . Exposição de Cerâmicas PPGE. 2025. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVRO: Elogio ao Tato no MAB. 2024. Outra.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVRO: Elogio ao Tato na FURB. 2024. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Elogio ao Tato. 2023. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição: Acervo em Movimento: FACES DO ACERVO. 2021. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição CICLOS. 2019. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição 'Como fazer um pote?'. 2019. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVROS no MAB. 2019. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição 25 anos do PPGE-FURB memórias e percursos de pesquisa. 2016. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição Pro-fissurados. 2013. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVRO 'O TRIDIMENSIONAL'. 2012. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição CERÂMICA MAB - 12 a 24/5. 2012. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVRO: O Tridimensional: dimensões para a arte e a educação. 2012. Outra.

MOREIRA, R. K. . Lançamento de LIVRO: O TRIDIMENSIONAL na FURB. 2012. Outra.

MOREIRA, R. K. . Co Existência - exposição coletiva MAB. 2011. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição CASULOS - Furb - 27/7 a 15/8. 2011. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição 'Como fazer um pote?'. 2010. Instalação.

MOREIRA, R. K. . PRETEXTO Blumenau. 2009. Outra.

MOREIRA, R. K. . PRETEXTO Fotografia SESC. 2008. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Reclináveis. 2007. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Professores do Curso de Artes. 2006. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Salão Nacional de Cerâmica. 2006. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição Coletiva Fundação Alice Seiler. 2005. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição dos Professores do Curso de Artes. 2004. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Cerâmica na FCI - Arte Blumenauense em Indaial - CERÂMICAS. 2003. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição CERÂMICA na FAS. 2003. Instalação.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Professores do Departamento de Artes. 2003. Outra.

MOREIRA, R. K. . Cerâmica na Galeria ABC das Artes. 2002. Outra.

MOREIRA, R. K. . Cerâmica na Mostra Bordeaux. 2002. Outra.

MOREIRA, R. K. . Educadores em Exposição no IBES. 2002. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição CERÂMICA no GENE. 2002. Outra.

MOREIRA, R. K. . Expressões da Arte. 2001. Outra.

MOREIRA, R. K. . Cerâmica no Bremen Zenter. 2001. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Coletiva de Artes Plásticas. 2001. Outra.

Roseli K. Moreira . Exposição de professores do Curso de Artes Plásticas. 2001. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição cerâmicas SOLARES na Furb. 1999. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição CERÂMICAS Neumarkt - sala de cultura. 1999. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição MUTAÇÕES na SEMED. 1999. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Cerâmicas no Colégio Universitário. 1999. Outra.

MOREIRA, R. K. . Entrando na roda! Ser humano! Cerâmicas na SEMED. 1998. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Cerâmicas - no IPT - FURB. 1998. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Quatro Cabeças Quatro Linguagens. 1997. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição Imagens Polissemas - cerâmicas. 1997. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Experiências em três ideias. 1996. Escultura.

MOREIRA, R. K. . Exposição 'Pesquisa de Massas e Revestimentos em Alta Temperatura'. 1996. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição URBE na UPF. 1996. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição Quatro Cabeças, Quatro Linguagens na FURB. 1996. Outra.

MOREIRA, R. K. . Exposição de Cerâmica no CAIC. 1995. Outra.

MOREIRA, R. K. . lançamento de livro: Mural Cerâmico: marco de superação pela arte e Arte, Educação e estética de Roseli Moreira. 2019 (lançamento de livro).

MOREIRA, R. K. . Lançamento do Livro: 'O Tridimensional: dimensões para arte e educação' na Noite Cultural da Fundação Cultural de Blumenau e Museu de Arte de Blumenau. 2012 (LANÇAMENTO DE LIVRO).

MOREIRA, R. K. . Lançamento do Livro: Tridimensional: Dimensões para Arte e Educação na Casa do Poeta Lindolf Bell em Timbó/SC. 2012 (LANÇAMENTO DE LIVRO).

MOREIRA, R. K. . Lançamento de Livro: O Tridimensional: dimensões para arte e educação no I Simpósio de Artes Visuais: Escultura na Universidade Regional de Blumenau.. 2012 (LANÇAMENTO DE LIVRO).

MOREIRA, R. K. . DVD - Mural Cerâmico: marco de superação pela arte. 2010 (DVD).

Moreira, R.K. . coordenaçao e curadoria da Exposiçao de Artes Visuais - professores e estudantes PARFOR FURB. 2013 (Curadoria) .

MOREIRA, R. K. . Mural cerâmico Semana de Artes - FURB. 2010 (coordenação de montagem e inauguração) .

MOREIRA, R. K. ; LAMAS, N. C. . Parque das Esculturas e Roteiro das Esculturas. 2010 (Pesquisa, assessoria e curadoria) .

MOREIRA, R. K. . curadoria da exposição "A Dança dos Dentes" de Charles Kliztke. 2009 (Curadoria) .

MOREIRA, R. K. . curadoria da exposição "Inspiração em Aquarela" da artista Janete Winckler. 2009 (Curadoria) .

MOREIRA, R. K. . curadoria da exposição "O CIclo da Gestald" da artista Suzana Sedrez. 2009 (Curadoria) .

MOREIRA, R. K. . curadoria da exposição "Pretexto Casulo-SESC" com crianças de escolas municipais. 2009 (curadoria) .

MOREIRA, R. K. . curadoria da exposição "poética das formas" dos alunos do curso de Artes da FURB. 2009 (Curadoria) .

MOREIRA, R. K. . membro do Conselho Consultivo do MAB - Museu de Arte de Blumenau. 2009 (membro do conselho consultivo do MAB) .

Prêmios

2023

Doutorado, FURB.

2022

Gerando Arte, Renda e Saúde Mental - 1º LUGAR Mostra Blumenau "Aqui tem SUS 2022 - A rede nos conecta", ETSUS Blumenau "Dr. Luiz Eduardo Caminha" nos dia 7,8,9 de dezembro de 2022..

2017

Especialista em Arte-Educação, UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinc.

2006

Mestre em Educação, Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC.

2006

Artista Selecionada, Salão Nacional de Cerâmica - Cerâmica Artística - Curitiba/PR.

1997

Especialista em Cerâmica, Universidade de Passo Fundo/RS.

1995

Graduada e Licenciada em Educação Artística, Universidade Regional de Blumenau/SC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Universidade Regional de Blumenau, ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí e Departamento de Artes - CCEAL. , Rua Antonio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012900 - Blumenau, SC - Brasil, Telefone: (47) 3210200, Ramal: 690

Experiência profissional

2019 - Atual

Programa de Pós-graduação em Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: celetista

Outras informações:
Faz parte do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação vinculado ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

2019 - Atual

Revista Linguagens

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: celetista

Outras informações:
Membro do Corpo Editorial da Revista Linguagens: revista científica dos cursos de Letras, Artes e Comunicação da FURB desde 2019.

2022 - Atual

ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: vice-diretora ETEVI, Carga horária: 20

Outras informações:
atua como vice-diretora da ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí - gestão julho de 2022 a julho de 2026,

2014 - Atual

ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de Arte, Carga horária: 10

Outras informações:
professora de ARTES da unidade de ensino médio - ETEVI - integrado à Universidade Regional de Blumenau - FURB.

2014 - 2018

ETEVI - Escola Técnica do Vale do Itajaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora geral, Carga horária: 20

Outras informações:
do período de 7/2014 a 12/2017 atuou como coordenadora geral como parte da gestão escolar - com média de 20h semanais.

2001 - Atual

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2001

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Cultura Contemporânea, Arte e Cultura Popular Brasileira I e II, Artes Plásticas I e II, Artesanato e Folclore para o Curso de Tursimo, Cerâmica I e II, Elementos da Linguagem Visual, Escultura I e II, Modelagem

  • 03/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , PROAP- Programa de Atualização Permanente.,Atividade de extensão realizada, Oficina de Cerâmica - 48 h/a - de março a junho de 2006.

  • 03/2003 - 06/2004

    Extensão universitária , PROAP- Programa de Atualização Permanente.,Atividade de extensão realizada, Curso de Cerâmica - 144 h/a.

  • 07/2003 - 02/2004

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cerâmica II - 72 h/a e Modelagem - 36 h/a

  • 07/2001 - 06/2002

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes Plásticas I e II - Curso Magister - 144 h/a

  • 10/2000 - 12/2000

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escultura II, Pintura III e Desenho Modelo Vivo II - total de 72 h/a

  • 03/1999 - 11/2000

    Extensão universitária , PROAP- Programa de Atualização Permanente.,Atividade de extensão realizada, oficina de Artesanato - 1999 - 72 h/a - 2000 - 72 h/a - Oficina de Cerâmica - 1999 - 72h/a.

2017 - 2017

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
professora na pós-graduação do Curso Arte-educação na educação infantil e séries iniciais com a disciplina de História da Arte.

2016 - 2016

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
ministrada a disciplina de História da Arte para a pós graduação em artes visuais: séries iniciais do IPEGEX

2015 - 2015

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora

2014 - 2014

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora

2013 - 2013

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Ministrado as disciplinas de Metodologia do Ensino da Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais e História da Arte no Curso de Pós-graduação: especialização em Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais com a carga de 60h/a de abril a agosto de 2013.

2012 - 2012

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
ministrou as seguintes disciplinas: "Metodologia das Artes Visuais para educação infantil e séries iniciais" e "Artes Visuais e suas possibilidades pedagógicas" para o curso de pós-graduação: A Arte na Educação Infantil e séries iniciais, totalizando 195h/a.

2011 - 2011

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Disciplina ministrada:Oficinas integradas: Artes Visuais para o Curso de Pós-graduação - especialização em Ludopedagogia - 12h/a

2009 - 2009

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplina ministrada:Processos de Criação e o Poder da Imagem para o Curso de Pós-graduação - especialização em História da Arte

2008 - 2008

IPGEX - INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Ministrada a disicplina: Leitura de Imagem: estudos referentes a imagens de esculturas, cerâmicas, pinturas, fotografias para o Curso de Especialização em Arte-Educação: uma perspectiva interdisciplinar - 30 h/a.

2010 - 2012

Fundação Cultural de Brusque

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: arte-educadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Arte-educadora na Fundação Cultural de Brusque ministrando oficinas de artes e consultoria para o Parque das Esculturas.

2007 - 2007

Instituto Catarinese de Pós-Graduação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
professora da disciplina "Oficina 1 - Arte e Argila" para o curso de Pós-Graduação em Ludopedagogia em convênio com o Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - total de 6 h/a

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Ludopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Oficina 1 - Arte e Argila

2003 - 2003

Universidade do Contestado Campus Mafra

Vínculo: Celestista, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Disicplina Modelagem para Graduação em Artes - totalizando 30 h/a - concentrado: dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2003

Atividades

  • 01/2003

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem

2002 - 2002

Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense

Vínculo: celestista, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Professora das disciplinas Oficina I e Técnicas de Gravura I para a Graduação do Curso de Educação Artística totalizando 120 h/a.

Atividades

  • 01/2002

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas de Gravura e Oficina de Artes

2005 - 2007

Escola Barão do Rio Branco

Vínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
professora de artes para o ensino fundamental e médio - totalizando 277 h/a - 2005 e 252 h/a em 2006.

Atividades

  • 01/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disicplina de Artes

2011 - 2011

Edecon Escola de Educação Continuada

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
professora da disciplina Teorias da Cor - no curso de Fotografia do EDECON nos dias 12, 19 e 26 de abril de 2011 totalizando 12h/a.

2001 - 2007

Anahata Centro de Desenvolvimento Humano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Oficina de Cerâmica

Atividades

  • 01/2001

    Ensino, Ateliê de Artes, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cerâmica: teoria e práticas

2002 - 2002

Atelier By Artes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

Outras informações:
Oficina de Cerâmica - total de 72 h/a

Atividades

  • 01/2002

    Ensino, Ateliê de Artes, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cerâmica: teoria e práticas

2013 - 2014

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Artes do Estado de SC

2011 - 2018

PARFOR Plano Nacional de Formação de Professores

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

Outras informações:
professora para o Parfor - Plano de formação para professores /FURB - Brusque e Blumenau nas disciplinas de História da Arte, Cerâmica e Escultura, Estruturas Tridimensionais, Cerâmica Contemporânea, TCC, Arte e Cultura Popular Brasileira e Estética.

2019 - 2019

IPEGEX - Pós-Graduação e Formação Continuada

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30

Outras informações:
ministrado a disciplina de História da Arte para acadêmicos da Pós-graduação Ludopedagogia e Arte-educação na Educação Infantil e Anos iniciais;perspectivas pedagógicas. -30h/a