Rita de Cássia Carvalho Barbosa
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1980) e mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutorado em Biotecnologia pela Renorbio(Rede Nordeste de Biotecnologia). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Análises Clínicas, com ênfase em Citologia Clínica e Biologia Molecular (Polimorfismos), atuando principalmente nos seguintes temas: Vulvovaginites, Vitamina A, Citologia de pacientes grávidas, Câncer de colo e Cervicites, Polimorfismos em Câncer de Mama.
Informações coletadas do Lattes em 17/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO
2006 - 2011
Universidade Estadual do Ceará
Título: Polimorfismo de Enzimas do Ciclo do Folato em Câncer de Mama: Risco e Resposta Terapêutica a 5-Fluorouracil
Silvia Helena Barem Rabenhorst. Palavras-chave: CÂNCER DE MAMA; POLIMORFISMO.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Patologia
1992 - 1996
Universidade Federal do Ceará
Título: Crianças com diarréias de etiologias diversas.Consumo de Vitamina A., Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Yacy Mendonça de Almeida
Palavras-chave: Vitamina A; diarréias; retinol sérico.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas / Especialidade: Citologia Clínica. Setores de atividade: Saúde Humana.
Formação complementar
2019 - 2019
Principais Funções do SEI para Funcionários Docentes e TAEs. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas/Especialidade: Citologia Clínica.
Organização de eventos
BARBOSA, RITADECÁSSIACARVALHO . XXVI Encontro de Extensão. 2017. (Outro).
BARBOSA, R. C. C. . XXVI Encontro de Iniciação à Docência. 2017. (Outro).
Participação em eventos
XXVI Encontro de Iniciação à Docência.Realidade referente ao mercado de e à formação de profissionais farmacêuticos citologista. 2017. (Encontro).
41 Congresso Brasileiro de Analises Clínicas. Avaliação de laudos citopatológicos em uma população carente do município de Fortaleza.. 2014. (Congresso).
11 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Polimorfismos dos genes da metilenotetrahidrofolato redutase C677T, A1298C e risco de câncer de mama, em uma população do estado do Ceará.. 2011. (Congresso).
38 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Polimorfismos dos genes da metilenotetrahidrofolato redutase C677T, A1298C e risco de câncer de mama, em uma população do estado do Ceará.. 2011. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. Associação de polimorfismos das enzimas do ciclo do Folato e o risco de Câncer de mama em uma população brasileira estratificada pela idade.. 2011. (Congresso).
13th Congress of International College of Out-Patient Gynecology. Perfil epidemiológico das adolescentes do Ceará: associação com alterações citológicas.. 2010. (Congresso).
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA. POLIMORFISMOS DOS GENES DA METILENOTERAHIDROFOLATO REDUTASE C677T, A1298C E RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM UMA POPULAÇÃO CEARENSE.. 2009. (Congresso).
XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS. POLIMORFISMO DO GENE TIMIDILATO SINTASE E RISCO DE CÂNCER DE MAMA. 2009. (Congresso).
20th International Congress of Clinical Chemistry and LaboratoryMedicine. 2008. (Congresso).
Biolatina 2008 - Biotechnology in latin America.POLYMORPHISMS OF FOLATE CYCLE ENZYMES IN BREAST CANCER: RISK AND THERAPEUTIC RESPONSE TO 5-FLUOROURACIL AND METOTREXATE. 2008. (Encontro).
III Reunião Regional FeSBE 2008. ESTUDO DA RELAÇÃO DO POLIMORFISMO DA REGIÃO 5' DA TIMIDILATO SINTASE EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA.. 2008. (Congresso).
II CONGRESSO CEARENSE DE CANCEROLOGIA. RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA E POLIMORFISMO C677T DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE (MTHFR). 2007. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE CITOLOGIA CLÍNICA. 2007. (Congresso).
XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS. DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA (MIC) DO MEROPENEM E DO ERITAPENEM CONTRA CEPAS DE ACINETOBACTER BAUMANNII ISOLADAS EM FORTALEZA.. 2007. (Congresso).
XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS. FREQUÊNCIA DE POLIMORFISMOS DA TIMIDILATO SINTASE (TS) EM UMA POPULAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.. 2007. (Congresso).
1a Jornada de Citlogia Clínica. 2006. (Encontro).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE CITOLOGIA CLÍNICA. 2006. (Congresso).
XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS. ANÁLISES LABORATORIAL DE CERATOMICOSES. 2006. (Congresso).
XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS. FREQUÊNCIA DE BACILOS CURVOS EM VAGINOSE BACTERIANA DIAGNÓSTICADA PELA COLORAÇÃO DE PAPANICOLAOU.. 2005. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CITOLOGIA CLÍNICA. 2004. (Congresso).
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CITOPATOLOGIA. 2004. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2004. (Congresso).
II CONGRESSO REGIONAL DE ANÁLISES CLÍNICAS DO NORDESTE. 2003. (Congresso).
Encontro Nacional de Professores de Análises.Encontro Nacional de Professores de Análises Clínicas. 2002. (Encontro).
II Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. II Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. 2002. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2002. (Congresso).
II Congresso Cearense de Análises.Lesões equívocas diagnostico difícil em citologia. 2001. (Outra).
II Congresso Cearense de Análises Clínicas. II Congresso Cearense de Análises Clínicas. 2001. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXVIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2001. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXVIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2001. (Congresso).
III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2000. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2000. (Congresso).
IV Congresso Norte e Nordeste de Farmacêuticos. IV Congresso Norte e Nordeste de Farmacêuticos. 1999. (Congresso).
XXVI Congrsso Brasileiro de Análises Clínicas. XXVI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
ELEUTERIO JUNIOR, J.;R. de Cássia C. Barbosa; ALMEIDA, PAULOROBERTOCARVALHODE. Células Escamosas Atípica de significado indeterminado: achados citopatológicos e correlação com o genótipo HPV e exame histopatológico.. 2017. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.RABENHORST, S. H. B.; ELEUTERIO JUNIOR, J.; PARDINI, M. I. M. C.. Associação da expressão das proteínas Ki-67 e Myc com o Papilomavírus humano (HPV), detectado por hibridização in situ, em neoplasia intraepitelial cervical (NIC).. 2013. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Médica) - Universidade Federal do Ceará.
DAMASCENO, A. K. C.; PINHEIRO, A. K. B.;BARBOSA, R. C. C.. Diagnósticos de infecções vaginais em gestantes: uma comparação da abordagem sindrômica com exames da prática clínica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará.
RABENHORST, S. H. B.BARBOSA, R. C. C.; RIBEIRO, M. L.; CAVALCANTE, R. B.; MALAGA, S. M. R.. Determinação da presença e polimorfismo de genes relacionados com a patogenecidade de Helicobacter pylori e polimorfismo das interleucinas 1 e 8 em tumores gástricos.. 2012. Tese (Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO)) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.; COELHO, Z. C. B.; CARVALHO, T. M. J. P.. Análise da venda de medicamentos isentos de prescrição em uma drogaria da cidade de Fortaleza-Ce.. 2013 - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.; COELHO, Z. C. B.; CARVALHO, T. M. J. P.. Hepatotoxicidade do Paracetamol. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
Nagão DIas A. T; COELHO, Z. C. B.;BARBOSA, R. C. C.. Associação dos polimorfismos nos genes da IL-10 e da CTLA-4 na hipersensibilidade a múltiplos anti-inflamatórios não esteroidais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.; CARVALHO, P. G.. Identificação do polimorfismo na região promotora da interleucina 10 na posição-1082 (G>A) em pacientes portadores de HIV em tratamento com efavirenz.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Perfil sexual e achados citológicos em adolescentes com lesões no trato genital inferior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.; FERREIRA, J. M.; DANTAS, M. B.. Perfil microbiológico e Resistência aos Antimicrobianos de Microorganismos encontrados em Secreção vaginal de mulheres atendidas no Laboratório de Análises Clínicas Vicente Lemos na Cidade do Crato-Ce.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.RABENHORST, S. H. B.; FARIA, M. H. G.. "Polimorfismos C677T da Metilenotetrahidrofolato redutase e da 5' UTR da Timidilato sintase e o risco ao desenvolvimento de tumores astrocíticos". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Perfil de Baciloscopias de Escarro em Pacientes atendidos no Hospital Municipal de Maracanaú.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Avaliação do Programa de Tuberculose no Município de Irauçuba - Ce.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Perfil do consumo de Benzodiazepínicos em Farmácia Comercial de Fortaleza-Ce no ano de 2003.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Intoxicações agudas provocadas por praguicidas atendidas no Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Dr. José Frota (CEATOX - IJF), na Cidade de Fortaleza-Ce, no ano de 2002.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Frequência de Bacilos curvos em Vaginose bacteriana diagnósticada pela coloração de Papanicolaou.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. O microambiente cérvico-vaginal com o uso de Diu e do Condon. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Avaliação da resistência à drogas antituberculosas no Estado do Ceará no período de 2000 à 2002.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Alterações celulares degenerativas em esfregaços colpocitológicos em usuárias de contraceptivos orais.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Alterações celulares degenerativas em esfregaços cérvico-vaginais corados pelo método de Papanicolaou.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Atipias em células escamosas de significado indeterminado (ASCUS): Estudo clínico e citopatológico.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Incidência de VDRL Positivo em gestante submetidas a exames pré-natais no Laboratório de Análises Clínicas Santa Gemma Galgani.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Valores de Referência para a Metemoglobina no Sangue.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Dosagem de Testosterona Total, Colesterol e Frações em Pacientes com o nível de PSA elevado.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Avaliação de esfregaços endocervicais colhidos por escova (Cytobrush) Estudo de 199 casos.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Estudo comparativo dos testes VDRL e FTA-ABS usados como auxilio no diagnóstico da Sífilis.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Dosagem de PSA em homens atendidos no laboratório MED IMAGEM Teresina - PI.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Relação dos níveis de PCR, VHS e Índices Hematimétricos em pacientes atendidos no laboratório da Base Aérea de Fortaleza no período de Outubro/98 a Abril/99.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará.
GONCALVES, R. P.; ALVES, R. S.;BARBOSA, R. C. C.. Concurso para Professor substituto de Bioquimica Clinica - 40 horas. 2015. Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Concurso Público para seleção de Professor Substituto - 20hs Setor de Estudo: Métodos e Técnicas de Análises Hematológicas I.. 2003. Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, R. C. C.. Presidente da Comissão Eleitoral para escolha do Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Análises Clínicas da FFOE. 2004. Universidade Federal do Ceará.
Orientou
Prevalência de Gardnerela vaginalis em pacientes atendidas no Hospital Geral de Brejo Santo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
N; Miranda; Lesões precursoras do Câncer do colo uterino em mulheres atendidas no Laboratório de Citologia do Hospital Geral de Brejo Santo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Punção aspirativa por agulha fina; ; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Estudo comparativo de achados citológicos e colposcópicos relacionados a infecção por HPV; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Avaliação da Incidência dos Processos Inflamatórios Cervico-vaginais em uma População de mulheres de Fortaleza; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Perfil Microbiológico e Resistência aos Antimicrobianos de Microorganismos encontrados em secreção vaginal de mulheres atendidas no Laboratório de Análises Clínicas Vicente Lemos na cidade do Crato-Ce; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Frequência de Bacilos curvos em Vaginose bacteriana diagnósticada pela coloração de Papanicolaou; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Campanha de prevenção do câncer do colo uterino no estado do Ceará; Adaptação ao Sistema Bethesda; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Prevalência de microorganismos que causam Vaginose bacteriana e vulvovaginites em pacientes atendidas no Centro de Saúde Anastácio Magalhães; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Incidência de Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis e Fungos, em secreções vaginais de mulheres grávidas; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Prevalência de microorganismos que causam vaginose, DST e vulvovaginites em pacientes do Hospital da Polícia Militar de Fortaleza; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Estudo retrospectivo da incidência de vulvovaginites, cervicites e neoplasias intraepiteliais em mulheres atendidas pelo serviço de prevenção ao câncer ginecológicoe de mama no município de Aracati - Ce; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rita de Cássia Carvalho Barbosa;
Produções bibliográficas
-
CUNHA, F.A. ; AGRESSOTT, E.V.H. ; PASCHOAL, A.R. ; DE MENEZES, F.L. ; FECHINE, L.M.U.D. ; MARTINS, R.T. ; DE CÁSSIA C BARBOSA, R. ; CUNHA, M.C.S.O. ; MENEZES, E.A. ; COUTINHO, H.D.M. ; FECHINE, P.B.A. . Ceftazidime and 4-nitrophenol inactivation using alginate-based spheres inlaid with mycogenic silver nanoparticles. Materials Today Sustainability , v. 18, p. 100114, 2022.
-
OLIVEIRA, GEILSONGOMESDE ; OLIVEIRA, JUDITEMARIADASILVACOSTADE ; ELEUTÉRIO, RENATAMIRIANNUNES ; BARBOSA, RITADECÁSSIACARVALHO ; ALMEIDA, PAULOROBERTOCARVALHODE ; ELEUTÉRIOJR., JOSÉ . Atypical Squamous Cells: Cytopathological Findings and Correlation with HPV Genotype and Histopathology. ACTA CYTOLOGICA , v. 62, p. 1-7, 2018.
-
CARVALHO BARBOSA, RITA DE CÁSSIA ; MENEZES, DÉBORA COSTA ; FREIRE, THIAGO FERNANDO VASCONCELOS ; SALES, DIOGO CAMPOS ; ALENCAR, VICTOR HUGO MEDEIROS ; RABENHORST, SILVIA HELENA BAREM . Associations of polymorphisms of folate cycle enzymes and risk of breast cancer in a Brazilian population are age dependent. Molecular Biology Reports , v. 39, p. 4899-4907, 2012.
-
BARBOSA, R. C. C. ; COSTA, D. M. ; CORDEIRO, D. E. F. ; VIEIRA, A. P. F. ; RABENHORST, S. H. B. . Interaction of MTHFR C677T and A1298C, and MTR A2756G gene polymorphisms in breast cancer risk in a population in Northeast Brazil.. Anticancer Research , v. 32, p. 4805, 2012.
-
BARBOSA, R. C. C. . Esfregaços endocervicais por escova : avaliação citológica e correlações clínico-colposcópicas.. Revista Brasileira de Análises Clínicas , v. 33, n.4, p. 175-178, 2001.
-
BARBOSA, R. C. C. ; ALMEIDA, Y. M. ; MOREIRA, J. L. B. . Crianças com diarréias de etiologias diversas. Consumo de Vitamina A.. Pediatria Atual , São Paulo, v. 13, n.5, p. 21-28, 2000.
-
LUCENA, A. L. M. ; BARBOSA, R. C. C. . Incidência de Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis e Fungos, em secreções vaginais de mulheres grávidas.. Newslab , São Paulo, v. 35, p. 208, 1999.
-
BIASOLI, W. M. ; BARBOSA, R. C. C. . Amebas de vida livre, em lesões oculares graves (úlceras de córnea e conjuntivites), em usuários de lentes de contato. Diagnóstico microscópico.. Newslab , São Paulo, v. 29, p. 144-150, 1998.
-
MCAULIFFE, J. (Org.) ; SANTOS, L. M. P. (Org.) ; DINIZ, A. S. (Org.) ; BATISTA FILHO, M. (Org.) ; BARBOSA, R. C. C. (Org.) . A deficiência de Vitamina A e estratégias para seu controle.. , 1991. v. 1. 29p .
-
BARBOSA, R. C. C. ; AUTOR ; COSTA, D. M. ; NUNES, M. S. O. ; HOLANDA, G. B. M. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMO DO GENE DA TIMIDILATO SINTASE E RISCO DE CÂNCER DE MAMA. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2009, PORTO ALEGRE. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2009. v. 41. p. 30B-30B.
-
BARBOSA, R. C. C. ; AUTOR ; NUNES, M. S. O. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMOS DOS GENES DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE C677T, A1298C E RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM UMA POPULAÇÃO CEARENSE. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009, FORTALEZA. XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009. p. 78-78.
-
CORDEIRO, D. E. F. ; NUNES, M. S. O. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS DOS GENES DA METIONINA SINTASE (MS) E DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE (MTHFR) E O RISCO DE CÂNCER DE MAMA.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009, FORTALEZA. XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009. p. 66-66.
-
CORDEIRO, D. E. F. ; FREIRE, T. F. V. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMO DA PROTEÍNA CARREADORA DE FOLATOREDUZIDA (RFC) ASSOCIADO AO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES CEARENSES. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009, FORTALEZA. XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA, 2009. p. 66-66.
-
BARBOSA, R. C. C. ; DIOGO CAMPOS SALES ; RABENHORST, S. H. B. . FREQUÊNCIA DE POLIMORFISMOS DA TIMIDILATO SINTASE (TS) EM UMA POPULAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.. In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2007, BELO HORIZONTE. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2007. v. 39.
-
BARBOSA, R. C. C. ; SOARES, K.P. . DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA (MIC) DO MEROPENEM E DO ERTAPENEM CONTRA CEPAS DE ACINETOBACTER BAUMANNII ISOLADAS EM FORTALEZA.. In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2007, BELO HORIZONTE. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2007. v. 39.
-
BARBOSA, R. C. C. ; BIASOLI, W. M. . ANÁLISES LABORATORIAL DE CERATOMICOSES. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2006, CURITIBA. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2006. v. 38. p. 75B-75B.
-
BARBOSA, R. C. C. . FREQUÊNCIA DE BACILOS CURVOS EM VAGINOSE BACTERIANA DIAGNOSTICADA PELA COLORAÇÃO DE PAPANICOLAOU. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2005, GOIÂNIA - GO. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2005.
-
BARBOSA, R. C. C. . Avaliação colpocitológica em usuárias de contraceptivos orais.. In: nálises Clínicas, 2002, Fortaleza. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2002. v. 34. p. 16B-16B.
-
BARBOSA, R. C. C. . Determinação dos níveis séricos de Vitamina A em crianças com giardíase.. In: XXVIII Congresso Brasileira de Análises Clínicas., 2001, Florianópolis. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2001. v. 33. p. 43 B.
-
BARBOSA, R. C. C. . Estudo citológico de amostras endocervicais colhidas por escova e correlações clínicas e colposcópicas.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2000, Recife. Revista brasileira de Análises Clínicas, 2000. v. 32.
-
BARBOSA, R. C. C. . Campanha de prevenção do câncer do colo uterino no estado do Ceará. Adaptação ao sistema Bethesda.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2000, Recife. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2000. v. 32.
-
BARBOSA, R. C. C. . Incidência de Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis e Fungos, em secreções vaginais de mulheres grávidas.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1999, Goiânia. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 1999.
-
BARBOSA, R. C. C. . Frequência de microorganismos em 170 casos de uretrites.. In: XXV COngresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1998, Porto Alegre. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 1997.
-
BARBOSA, R. C. C. . Diagnóstico de lesões penianas.Análise de 140 casos.. In: XXV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1998, Porto Alegre. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 1998.
-
BARBOSA, R. C. C. . Frequência de microorganismos responsáveis por úlceras de córnea, em exames realizados no Laboratório São Paulo. In: XXIV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1997, Fortaleza. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 1997.
-
BIASOLI, W. M. ; BARBOSA, R. C. C. . Frequência de microorganismos responsáveis por úlceras de córnea, em exames realizados no laboratório São Paulo. In: XXXi Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 1997, Belo Horizonte. Revista de Patologia Clínica, 1996.
-
BARBOSA, R. C. C. . Padrão nutricional de crianças com diarréias de etiologias diversas. Consumo de Vitamina A.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1996, Foz do Iguaçu. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 1995.
-
BARBOSA, R. C. C. ; CORDEIRO, D. E. F. ; FREDERICO, I. K. S. ; BARRETO, R. M. ; FIGUEIREDO, V. ; ELEUTERIO JUNIOR, J. ; RABENHORST, S. H. B. . Perfil epidemiológico das adolescentes do Ceará: associação com alterações citológicas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, A. P. F. ; CORDEIRO, D. E. F. ; NEVES FILHO, E. H. C. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . ASSOCIAÇÃO DA RESPOSTA TERAPÊUTICA DA 5-FLUOURACIL COM OS POLIMORFISMOS DA 5' TS E RFC G80A EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NEVES FILHO, E. H. C. ; VIEIRA, A. P. F. ; CORDEIRO, D. E. F. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . AVALIAÇÃO DA RESPOSTA TERAPÊUTICA AO 5-FU NO CÂNCER DE MAMA: ASSOCIAÇÃO COM OS POLIMORFISMOS SHMT C1420T E MTHFR A1298C.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, R. C. C. ; AUTOR ; HOLANDA, G. B. M. ; COSTA, D. M. ; NUNES, M. S. O. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMO DO GENE TIMIDILATO SINTASE E RISCO DE CÂNCER DE MAMA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, R. C. C. ; AUTOR ; NUNES, M. S. O. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMOS DOS GENES DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE C677T, A1298C E RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM UMA POPULAÇÃO CEARENSE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORDEIRO, D. E. F. ; NUNES, M. S. O. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS DOS GENES DA METIONINA SINTASE (MS) E DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE (MTHFR) E O RISCO DE CÂNCER DE MAMA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORDEIRO, D. E. F. ; FREIRE, T. F. V. ; BARBOSA, R. C. C. ; RABENHORST, S. H. B. . POLIMORFISMO DA PROTEÍNA CARREADORA DE FOLATOREDUZIDA (RFC) ASSOCIADO AO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES CEARENSES.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, R. C. C. ; DIOGO CAMPOS SALES . RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA E POLIMORFISMO C677T DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE (MTHFR). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, R. C. C. . Lesões equívocas. Diagnóstico difícil em Citologia.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
Frequência da infecção pelo HPV em pacientes com lesões cervicais no Estado do Ceará: associação com alterações citológicas, histopatológicas e marcadores moleculares., Descrição: Projeto que estuda diversos aspectos diagnósticos do vírus HPV procurando melhor identificação para lesões cervicais de pacientes no estado do Ceará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rita de Cássia Carvalho Barbosa - Integrante / SILVIA HELENA BAREM RABENHORST - Coordenador.
-
2006 - Atual
Polimorfismos de enzimas do ciclo do folato: Risco e resposta terapêutica a 5-Fluouracil e Metrotexato., Descrição: Projeto que investiga diversos polimorfismos de enzimas chaves do ciclo do folato e drogas administradas na quimioterapia do câncer de mama.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rita de Cássia Carvalho Barbosa - Integrante / SILVIA HELENA BAREM RABENHORST - Coordenador.
Prêmios
2010
1 lugar dos Trabalhos apresentados em poster do 13th Congress of International College of Out-Patient Gynecology, ABS- Associação Brasileira de Genitoscopia - Ceará e Apoio do CNPq.
2008
HONRA AO MÉRITO, FeSBE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. , Rua Capitão Francisco Pedro,1210., Rodolfo Teófilo, 60000-000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33668262, Fax: (85) 33668292, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
6/1985 a 4/1988 --- Técnico de laboratório
4/1988 a 12/1990 --- Farmacêutico
12/1990 até a presente data --- Professor
Atividades
-
05/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Análises Citológicas
-
03/2001
Ensino, Especialização em Análises Clínicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia Clínica
-
01/2001
Extensão universitária , Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão "Vigilância Nutricional de Vitamina A..
-
12/1990 - 05/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Análises Citológicas
-
01/1997 - 12/2000
Extensão universitária , Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão "Vigilância Nutricional de Vitamina A.".
-
07/1999 - 07/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Linhas de pesquisa
-
08/1997
Ensino, Especialização em Análises Clínicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia Clínica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rita de Cássia Carvalho Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?