Rogers Ricardo de Avelar Carvalho
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del-Rei (linha: Machine Learning). Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Estácio de Sá (Estácio/JF) , Graduado em Análise de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).Experiência no mercado de tecnologia e como docente no ensino técnico, tecnológico e superior. No mercado de trabalhei como Desenvolvedor (Java), Administrador de Banco de Dados, Analista de Business Intelligence (BI) e Analista de sistemas.
Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
2018 - 2021
Universidade Federal de São João del Rei
Título: Sistema NELL - Utilizando Redes Bayesianas, Ano de Obtenção: 2022
Edimilson Batista Santos.Coorientador: Edimilson Batista.
Especialização em Gestão de Projetos
2016 - 2017
ESTÁCIO DE SÁ
Título: A importância do gerenciamento do escopo da Gestão de Projeto.
Orientador: Lauro Boechat
Graduação em Análise de Sistemas
1998 - 2002
Formação complementar
2018 -
fundamentos da linguagem de programação Python. (Carga horária: 200h). , Data Science Academy, DSA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Administração de Banco de Dados SQL Server. (Carga horária: 43h). , DevMedia, DM, Brasil.
2009 - 2009
Data Warehouse. (Carga horária: 25h). , Faculdades Integradas Vianna Junior, FIVJ, Brasil.
2007 - 2007
Oracle - PLSQL. (Carga horária: 30h). , UNIPAC/JF, UNIPAC, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Produção de Software ( com ênfase em Software Livre ). (Carga horária: 390h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2002 - 2002
Delphi 6 Avançado. (Carga horária: 45h). , Mazzetti cursos, MC, Brasil.
2001 - 2001
Delphi 6 Básico. (Carga horária: 30h). , Mazzetti cursos, MC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Participação em bancas
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; FERNANDES, A. F.; LOPES, C. F. G.. Os principais obstáculos encontrados na implantação do Sistema SIG na UFSJ com solução baseada no Scrum. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; FERNANDES, A. F.; LOPES, C. F. G.. Sistema Cartão de Vacina On - line. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
MAGALHAES, T. M.;CARVALHO, R. R. A.; FERNANDES, A. F.; LOPES, C. F. G.. Desenvolvimento de uma Aplicação de Ordem de Serviço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; PRADO, I.; LOPES, C. F. G.. Sistema de Informação para o Conselho Municipal de Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) do Município de São João del Rei - MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; FERNANDES, A. F.; PRADO, I.. Desenvolvimento de um sistema para Controle de materiais no setor público. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; LOPES, C. F. G.. Desenvolvimento voltado para Web Semântica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
CARVALHO, R. R. A.; MAGALHAES, T. M.; PRADO, I.. Sistema Web Prados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.
Orientou
Bussiness Inteligence com foco em Data Warehouse; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG; Orientador: Rogers Ricardo de Avelar Carvalho;
Paradigmas na implantação de um Business Intelligence; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG; Orientador: Rogers Ricardo de Avelar Carvalho;
Sistema de Informação para o Conselho Municipal de Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) do Município de São João del Rei - MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MiG; Orientador: Rogers Ricardo de Avelar Carvalho;
Desenvolvimento de uma Aplicação de Ordem de Serviço; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG; Orientador: Rogers Ricardo de Avelar Carvalho;
Desenvolvimento de um sistema para Controle de materiais no setor público; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG; Orientador: Rogers Ricardo de Avelar Carvalho;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, R. R. A. ; MAGALHAES, L. H. ; MORAES, I. C. ; SANTOS, E. B. . ANÁLISE DE SENTIMENTOS UTILIZANDO O ALGORITMO NAIVE BAYES MULTINOMIAL. In: XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. XX ENANCIB, 2019.
-
CARVALHO, R. R. A. . Bussiness Intelligence com foco em Data Warehouse. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. R. A. . Inteligência de Negócio Focada em Data Warehousing. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. R. A. . Data Warehouse e Aplicações de Negócio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. R. A. . SQL Asserções, Visões e Técnicas de Programação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CARVALHO, R. R. A. . PHP. 2016.
CARVALHO, R. R. A. . SisVend. 2005.
Prêmios
2019
Professor homenageado pelos formandos do Curso Superior em Gestão da Informação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
2018
Professor homenageado pelos formandos do Curso Técnico em Informação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
UNIMED Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Business Intelligence, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto destinado a montar um Data Warehouse segundo a realidade de negócio de determinados setores da empresa para serem utilizados na plataforma Pentaho.
Utilização da ferramenta Qlick View, Qlick Sense.
2008 - 2016
Faculdades Integradas Vianna JuniorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação como: 1-Analista de sistemas, 2- Programador, 3- Administrador de Banco de Dados,4- Analista de Business Intelligence (BI)
2008 - 2008
Grupo Mult / MRS - Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas - Administrador de dados, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando como analista de Sistemas, desenvolvedor PL\SQL e administrador de dados. Inicialmente como desenvolver PL-SQL num projeto que previa alterar com novas regras de negócio o plano de contas de 2008 , através da alteração e acréscimo de objetos (procedures, funções, views).Posteriormente, como analista de sistemas e administrador de dados na construção de um Sistema de Gerenciamento de Projetos.
2006 - 2008
Faculdade de Ciências Gerenciais de Santos DumontVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Delphi , C e C++.
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem de Programação (Delphi)
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem de Programação (C), Linguagem de Programação Orientada a Objetos (C++)
2003 - 2005
Darc SistemasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programador desktop , sendo responsável pelo levantamento de informações junto ao cliente, modelagem de dados, implementação, teste e implantação do software.
Atividades
-
02/2003 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Darc Sistemas.Serviço realizado, Programação.
2002 - 2002
Faggio TecnologiaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na área de programação e suporte técnico..
Atividades
-
06/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Faggio Tecnologia.Serviço realizado, Programação e suporte técnico.
2001 - 2002
Prolink DesenvolvimentoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programador.
Atividades
-
12/2001 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Prolink Desenvolvimento.Serviço realizado, Programador júnior em Dephi.
2018 - 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MiGVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: POO, Java, Banco de dados, UML, Engenharia de Software.
2022 - 2024
Cast informaticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Java, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvendo aplicações web em Java Banco de dados: Oracle-PLSQL,Sql Server, Postegres, MySql, Modelagem Relacional e SQL. JAVA: POO, Spring Boot, CRUD, API REST, Padrão MVC, Hibernante, Testes Automatizados (JUnit).Spring Security, Spring Data JPA, Docker, CI/CD, Git/GitHub, Swagger, Postman. Frontend: HTML, CSS, JavaScript, React/Angular.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rogers Ricardo de Avelar Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?