Ise Atsumi Doami Serrão

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em 2012, aperfeiçoamento em Psicoterapia na Abordagem Psicológica da Gestalt-Terapia através do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS) em 2014 e pós graduada em Geriatria e Gerontologia. Atualmente exerço a função de Analista de Suporte Educacional pela SEDUC.

Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em GERIATRIA E GERONTOLOGIA

2022 - Atual

FACUMINAS
Título: VÍNCULO FAMILIAR E CUIDADO: uma breve discussão sobre a violação de direito intrafamiliar de pessoas idosas com grau de dependência II e III.

Aperfeiçoamento em VII Curso básico e I Internacional de Gerontologia e Geriatria

2022 - 2022

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia
Título: Projeto Ser Independente: enfoque na estimulação da independência da pessoa idosa, com grau de dependência II, inserida na Instituição de Longa Permanência para Idosos em Parauapebas - PA.. Ano de finalização: 2022

Aperfeiçoamento em Aprimoramento em psicoterapia na Gestalt-Terapia

2013 - 2014

Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde
Título: Agressão como padrão relacional familiar: violência contra criança e adolescente sob a compreensão da Gestalt-Terapia. Ano de finalização: 2014

Graduação em Psicologia

2007 - 2012

Universidade da Amazônia
Título: Família, adolescente e ato infracional: Uma análise de suas implicações.
Orientador: Manoel de Christo Alves Neto

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Envelhecimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.

Organização de eventos

PRESSLER, N.G..S. ; MORAIS, A.C.N.D. ; BRABO, B.N. ; SERRÃO, I. A. D. ; SILVA, L.C.P. ; NOVOA, R.V. ; COSTA, V.E.T. ; SANTOS, M.P.L.D. . Responsabilidade Social: Abandono Infantil. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Avaliação Interprofissional e Multidimensional da Pessoa Idosa. 2021. (Oficina).

Congresso Brasileiro sobre Instituições de Longa Permanência para Idosos. 2021. (Congresso).

Síndromes Geriátricas. 2021. (Oficina).

1º Encontro Estadual de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas. 2018. (Encontro).

III Conferência Municipal da Cidade de Irituia.Facilitadora do grupo de trabalho: transporte e mobilidade.. 2013. (Outra).

A neuropsicologia da memória. 2011. (Outra).

6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Análise descritiva de erros e violações de motoristas de Belém-PA e Brasília-DF. 2009. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • AQUINO, Camila. ; BORGES, Gabriela ; MORAIS, A.C.N.D. ; PRESSLER, N. G. S. ; SERRÃO, I. A. D. . SALA DE SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:: promover a informação da infância e adolescência na visão interdisciplinar. In: 2ª Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e 7ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2011, Belém. 2ª Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e 7ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2011.

  • LOPES, J.F. ; NETO, L.R.S.P ; SERRÃO, I. A. D. ; MONTEIRO, C.A.S. . ANÁLISE DESCRITIVA DE ERROS E VIOLAÇÕES DE MOTORISTAS DE BELÉM-PA E BRASÍLIA-DF.. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém-pa. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

  • SERRÃO, I. A. D. ; ARAUJO, J. A. F. ; LOPES, J.F. ; COSTA, N. G. B. ; VENTURA, P. A. P. . Análise de duas famílias com pais adotivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, C.A.S. ; NETO, L.R.S.P ; LOPES, J.F. ; SERRÃO, I. A. D. . Análise descritiva de erros e violações de motoristas de Belém-PA e Brasília-DF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SERRÃO, I. A. D. ; SILVA, L.C.P. ; BRABO, B.N. . SIT e Agência Unama na Rádio Unama. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, C.A.S. ; NETO, L.R.S.P ; LOPES, J.F. ; SERRÃO, I. A. D. ; ROCHA, F.M. ; FIGUEIREDO, I.S.S. ; RIBEIRO, R.F. ; AMOEDO, L. ; BARBOSA, M. ; BRANDÃO, F.L. . Variáveis individuais e situacionais de erros e violações: O perfil do motorista de Belém, PA. 2009. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Variáveis individuais e situacionais de erros e violações no trânsito: a construção de um perfil do motorista de Belém-PA, Descrição: Discente/Pesquisadora voluntária de apoio técnico, no período de abril de 2008/2009, do projeto de pesquisa "Variáveis individuais e situacionais de erros e violações no trânsito: a construção de um perfil do motorista de Belém-PA", coordenado pela Profª Dra. Cláudia Aline Soares Monteiro, docente do curso de Psicologia, CCBS, UNAMA. Este projeto integra o Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida e Meio Ambiente, da Superintendência de Pesquisa (SUPES) da UNAMA, sendo financiado pela FIDESA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ise Atsumi Doami Serrão - Integrante / Fernanda de Lourdes Brandão - Integrante / Itala Suzane da Silva Figueiredo - Integrante / Jennifer Fonseca Lopes - Integrante / Flávia Moura Rocha - Integrante / Miriam Barbosa - Integrante / Lais Amoedo - Integrante / Cláudia Aline Soares Monteiro - Coordenador / Neusa Gonzaga de Santana Pressler - Integrante / Luiz Roberto Seixas da Ponte Neto - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte Educacional - Psicóloga, Carga horária: 36

2018 - 2023

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Referência - Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Parauapebas - PA.

2016 - 2020

Clínica Alpha (Parauapebas-PA)

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica

Outras informações:
Atendimento psicológico individual a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

2016 - 2016

Adapt Consultoria e RH (Parauapebas-PA)

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Seleção de pessoas para os Programas de Jovem Aprendiz e Trainner da Vale com aplicação e correção de testes psicológicos (R1, Atenção Concentrada e Palográfico), condução de dinâmica de grupo e realização de entrevista coletiva dos candidatos.

2014 - 2016

Centro de Referencia Especializado de Assistencia Social

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Técnica de Referência do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), realização de serviço de apoio, orientação e acompanhamento individual e/ou familiar de pessoas em situação de violação de direitos.

2013 - 2013

Centro de Referência de Assistência Social

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de atendimento, acompanhamento e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao Cras; realização de busca ativa para a implementação de projetos e programas nas comunidades de abrangência do Cras; participação de reuniões com a comunidade a fim de esclarecer sobre a Secretaria de Assistência Social e o Cadastro Único; atuação como técnica de referência do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças de 0 a 6 anos de idade e do grupo "Pré-Adolescer".

2011 - 2012

Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
2º Vara da Infância e Juventude - Medidas socioeducativas de semiliberdade.

2008 - 2009

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Discente/Pesquisadora voluntária de apoio técnico, no período de abril de 2008/2009, do projeto de pesquisa "Variáveis individuais e situacionais de erros e violações no trânsito: a construção de um perfil do motorista de Belém-PA", coordenado pela Profª Dra. Cláudia Aline Soares Monteiro, docente do curso de Psicologia, CCBS, UNAMA. Este projeto integra o Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida e Meio Ambiente, da Superintendência de Pesquisa (SUPES) da UNAMA, sendo financiado pela FIDESA.