Fábio Brasileiro

graduado em Geografia (2001) e especialista em História da Ciência (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Teoria Literária e Literaturas (2011) pela Universidade de Brasília (TEL/UnB). Dissertou sobre poesia na prosa na literatura de João Guimarães Rosa a partir do livro Corpo de Baile (1956), um estudo sobre o Modernismo na literatura do escritor de Minas Gerais. Professor, pesquisador, brasilianista, articulista, músico, crítico literário, defensor de direitos humanos, cozinheiro, ativista cultural e político, consultor em movimentos sociais e projetos de base comunitária em periferias e interiores de Minas Gerais. Desde 2017 movimenta a Agência Fuá de Quintal, dedicada às consultorias em temas de educação, cultura, direitos humanos e meio ambiente no Brasil e internacionalmente em temas de educação patrimonial africanista e literária. Foi Conselheiro Municipal de Cultura de Belo Horizonte pela sociedade civil e pela cadeira de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas entre 2016 e 2018. Atua com formação de leitores, políticas de livro, fomento de bibliotecas comunitárias, com cineclubismo, integra o CNC, Conselho Nacional de Cineclubes, integra a rede de professores amigos do MST, faz parte do movimento Casa de Guimarães Rosa de Belo Horizonte (atuando com turismo literário rosiano e patrimônio cultural). Em 2021 celebra 20 anos de atuação como professor e 32 anos em movimentos sociais. Viajou por 20 países e por 17 estados brasileiros, fez trabalhos e projetos com povos da floresta, do campo e das cidades. Nos últimos 22 anos esteve em 40 das cidades que figuram nos livros de Guimarães Rosa.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Literatura

2009 - 2011

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Real daquela Terra: no tempo em que tudo era falante no inteiro dos campos gerais,Ano de Obtenção: 2011
Elizabeth de Andrade Lima Hazin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: joão guimarães rosa; O Recado do Morro; poesia; brasilidade; natureza; saudade. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em história da ciência

2003 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Alquimista do verbo": Guimarães Rosa e O Recado do Morro

Graduação em geografia

1996 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Na Garupa de Rosa: A viagem d'O Recado do Morro
Orientador: Claudinei Lourenço

Formação complementar

2010 -

Extensão universitária em Ópera Estudio. (Carga horária: 60h). , Escola de Música da UnB, UNB, Brasil.

2006 -

cerâmica. , Casa do Artesão de Montes Claros, CA-MOC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Desconstruir Nacionalismos, resgatar identidades. (Carga horária: 9h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

reiki associado à terapias holísticas. (Carga horária: 10h). , Instituto Reiki Ushui, IRU, Brasil.

2003 - 2003

Magma e as origens da obra rosiana. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-=MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção de eventos culturais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Turismo Literário.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Organização de eventos

MENEZES, Roberto ; BORGES, Fábio. . História e Memória estudantil nos 50 anos da Universidade de Brasília. 2012. (Congresso).

ALVAREZ, M. L. O. ; RAMALHO, Diogo ; ELAEL, comissão organizadora ; BORGES, Fábio. . I Encontro Latino Americano de Estudantes de Letras (ELAEL). 2011. (Congresso).

MARTINS, Ananda ; GORMAN, J. L. ; SANTOS, Robson ; BARBOSA, Rodrigo ; BORGES, Fábio. . 10 anos da restauração da independência de Timor-Leste. 2009. (Outro).

GASPAR, Isabel ; MIRANDA, Rute ; MARTINS, Joao ; BORGES, Fábio. ; FREIRE, Everaldo . SARAUFONIA sobre prosa e poesia brasileiras. 2008. (Outro).

SILVA, Telma Borges da ; FIGUEREDO, Fábio ; BORGES, Fábio. . Seminário Internacional centenário de Joao Guimaraes Rosa. 2008. (Congresso).

BORGES, Fábio. . Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Díli -Timor-Leste. 2008. (Outro).

VERSIANI, Márcia G.R. ; BORGES, Fábio. . IV Expedição Caminhos dos Gerais. 2008. (Outro).

RODRIGUES, Fernando ; ROCHA, Eupídio ; BRAGA, Márcia ; BORGES, Fábio. . I Festival de Cinema de Montes Claros: 10 anos de retomada do cinema brasileiro. 2007. (Festival).

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da ; COSTA, João Batista de Almeida . Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: Diálogos entre Ciência História e Religião. 2006. (Congresso).

BORGES, Fábio. . Expedição Geográfica: o julgamento de Zé Bebelo na Fazenda Estiva, na cidade de Montezuma-MG. 2006. (Outro).

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da ; et. al. . III Semana de Eventos das Faculdades Tecsoma. 2003. (Congresso).

MERÊNCIO, Sérgio M. ; ALVES, William Rosa ; FREITAS, Eliano S. M. ; BORGES, Fábio. ; ASSIS, Nilma Keiler ; LOURENÇO, Claudinei . A geografia na prática e a prática na geografia (Encontro Estadual de Geografia de Minas Gerais). 2000. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Comparados. Paisagem e Fotografia em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2011. (Congresso).

I Fórum da Sociedade Civil da CPLP. 2011. (Encontro).

XI Canta Brasil: corais.Apresentação do Coro Italiano da Unversidade de Brasília. 2011. (Encontro).

Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. 2010. (Congresso).

Conferência Nacional de Cultura. 2010. (Congresso).

II Colóquio Osman Lins: encontros, percursos, revelações.Duas pedras, dois caminhos: a natureza e a paisagem em ?O Recado do Morro? e O Fiel e a Pedra.. 2010. (Simpósio).

Pré-conferência setorial de Audio-visual. 2010. (Congresso).

Pré-conferência setorial de cultura popular. 2010. (Congresso).

XXIX Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos. À Sombra da Gameleira ou o tema da natureza em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2010. (Congresso).

10 anos da restauração da Independência de Timor-Leste.Experiências de um brasileiro em Timor-Leste (2007/2008). 2009. (Seminário).

Congresso Internacional de Humanidades: Palavra e Cultura na América Latina: Identidade(s) Latinoamericana(s): os efeitos de uma herança e os novos desafios da sociedade atual. Distopia Amazônica em À Margem da História de Euclides da Cunha. 2009. (Congresso).

Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível. Diálogo sobre as condições de vida da juventude em Timor-Leste: relações entre Estado, Sociedade Civil e Organismos Internacionais. 2009. (Congresso).

I Seminário de Cooperação e Gestão Cultural. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Centenário de João Guimarães Rosa.História Natural em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

20 Psiu Poético de Montes Claros.intervenção cênica "Sobre o amor e outras estórias". 2006. (Encontro).

Seminário Centenário Cyro dos Anjos.Impressões sobre Belo Horizonte em O Amanuense Belmiro de Cyro dos Anjos. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Guimarães Rosa: Cinqüentenário de Grande Sertão : Veredas. 2006. (Seminário).

Seminário Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: Diálogos entre ciência, história e religião.As margens direita e esquerda do São Francisco: oriente, ocidente e religiosidade no sertão de Minas Gerais. 2006. (Seminário).

Seminário Cinema de Invenção (cinema marginal). 2004. (Seminário).

Avaliando Práticas Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos nos Assentamentos Rurais. 2003. (Seminário).

Ciclo de Palestras: "Divulgação do conhecimento científico", "Quatro visões iluministas sobre a educação matemática: Diderot, D'Alembert, Condrilac e Condorcet", "Historiografia brasileira e natureza: o caso do Brasil" e " Ciência e Cultura". 2003. (Outra).

III Seminário Internacional Guimarães Rosa.A Construção Espacial de "No Urubùquaquá, No Pinhém" a partir da territorialidade de urubús e gaviões. 2003. (Seminário).

IV Reunião Anual da UFMG - Jovem.A Guerra do Iraque: uma abordagem interdisciplinar. 2003. (Encontro).

Semana da Geografia da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo - MG.A Guerra do Iraque: uma abordagem interdisciplinar. 2003. (Encontro).

I Seminário de vocação científica da UFMG. 2002. (Seminário).

II Seminário Internacional Guimarães Rosa.As Paisagens do Morro: Os Recados de Rosa. 2001. (Seminário).

Semana de Geografia da UFMG.Levar a sala de aula para o campo ou trazer o campo para a sala de aula?. 2001. (Encontro).

Sob o Luar do Sertão: semana de eventos sobre a literatura de Guimarães Rosa.O que se vê do alto do Morro: panorama de 380° da paisagem do sertão a partir do Morro da Garça - MG. 2001. (Encontro).

Expedição geográfica à cidade de Cordisburgo - MG com alunos do ensino médio da UFMG.viagem pela literatura de Guimarães Rosa pelo sertão de Minas Gerais. 2000. (Outra).

Semana da Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sete Lagoas - MG.Relato de experiência de alunos de Geografia na participação do 4° Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Curitiba, 1999. 2000. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Geógrafos. Pré-vestibulares Alternativos: uma avaliação sobre as. 2000. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia: "Fala Professor!". Prática de Ensino: Interface entre geomorfologia e a problemática do lixo urbano. 1999. (Congresso).

I Simpósio de Gerenciamento de resíduos Sólidos de Serviço de Saúde. 1998. (Simpósio).

VII Simpósio de Geografia Física Aplicada e I Fórum Latino-Americano de Geografia Física Aplicada. 1997. (Simpósio).

Orientou

alunos do terceiro e quarto anos do Colégio Técnico da UFMG

Projeto Cultural Espaço e Política; 2000; Orientação de outra natureza; (geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fábio Brasileiro;

Produções bibliográficas

  • BORGES, Fábio. . Caminhos do Real: Guimaraes Rosa, as Minas e os Gerais. Revista Verde Grande (Unimontes) , v. 8, p. 36-52, 2008.

  • BORGES, Fábio. . Espaço em No Urubùquaquá, No Pinhem de João Guimarães Rosa. Vínculo (Unimontes) , v. 09, p. 01-184, 2008.

  • BORGES, Fábio. . À Margem da Liberdade: excetos para uma exegese da filmografia da Cavalo do Cao. Revista Verde Grande (Unimontes) , v. 7, p. 67-76, 2008.

  • BORGES, Fábio. ; MORAES, Gabino Ribeiro ; PORTO, Vanessa Almeida ; SOUZA, Jean Carlo L. . Guia do Professor - Geografia - 3 ano do pré-secundário. 1. ed. Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007. v. 1. 67p .

  • BORGES, Fábio. . Colonizaçao e Regionalizaçao da América. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 110-113.

  • BORGES, Fábio. . Aspectos Fisico-Naturais do Continente Americano. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 114-117.

  • BORGES, Fábio. . Aspectos Socioculturais do Continente Americano. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 118-121.

  • BORGES, Fábio. . Geoeconomia e Geopolitica da América. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 122-126.

  • BORGES, Fábio. . Os Organismos Internacionais. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Díli: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 159-163.

  • BORGES, Fábio. . Divisao Politica do Continente Americano. In: Fabio Borges da Silva, Gabino R. Moraes, Jean Carlo L. de Souza, Vanessa Porto. (Org.). Sebenta de Geografia para o 9 ano do pré-secundario - Timor-Leste. 1ed.Dili: Ministério da Educacao de Timor-Leste, 2007, v. 1, p. 107-109.

  • BORGES, Fábio. . Viagem a porcao leste de Timor Loros'ae: Jaco, em Tutuala Lautem. Diario Nacional, Dili, Timor, p. 06 - 07, 04 abr. 2008.

  • BORGES, Fábio. . Noticias do Brasil: natureza, sociedade e cultura no ano do centenario de Joao Guimaraes Rosa. Diario Nacional, Dili, Timor, p. 06 - 07, 28 fev. 2008.

  • BORGES, Fábio. . Impressões sobre Belo Horizonte em "O Amanuense Belmiro" de Cyro dos Anjos. In: Seminário Centenário Cyro dos Anjos, 2006, Montes Claros - MG. Seminário Centenário Cyro dos Anjos. Montes Claros: Editora Unimontes, 2006. v. 1.

  • BORGES, Fábio. . alquimia e esoterismo em Guimarães Rosa. In: Seminário Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: Diálogos entre ciência, história e religião, 2006. Os 50 anos de Corpo de Baile e Grande Sertão : Veredas de João Guimarães Rosa. Montes Claros: Editora Unimontes, 2006. v. 1.

  • BORGES, Fábio. ; ARAÚJO, Emerson Mayrink . O uso do Mapaeamento geomorfológico na identificação de área para implantação de um aterro sanitário no município de Gouveia - MG. In: Disciplina Geomorfologia Ambiental, 2000, Belo Horizonte. Gemorfologia ambiental, 2000.

  • BORGES, Fábio. . A Construção Espacial de "No Urubùquaquá, No Pinhém" a partir da territorialidade de urubus e gaviões. In: III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2003, Belo Horizonte. III Seminário Internacional Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora da PUC - Minas, 2003. v. único.

  • BORGES, Fábio. ; LOURENÇO, Claudinei . As paisagens do Morro: os Recados de Rosa. In: II Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2001, Belo Horizonte - MG. II Seminário Internacional Guimarães Rosa. Belo Horizonte - MG: CESPUC-MG, 2001. v. 1.

  • BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. ; MOSCATELLI, Juliana Resende . A Reforma Curricular do Curso de Geografia da UFMG: uma avaliação. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis (SC). XII Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2000. v. único.

  • BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. . Pré-vestibulares Alternativos: uma avaliação sobre as "novas" formas de aceso À universidade. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis - SC. XII Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2000. v. 1.

  • MOSCATELLI, Juliana Resende ; CRUZ, Tânia Cristina da ; FREITAS, Eliano S. M. ; BORGES, Fábio. . A Fotogeografia no Ensino Médio: uma proposta de aprendizagem. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis - SC. XII Encontro Nacional de Geógrafos: outros 500 na formação do território brasileiro. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2000. v. 1.

  • BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. . Prática de Ensino: interface entre a geomorfologia e a problemática do lixo urbano.. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia:, 1999, Curitiba. IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia:. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1999. v. único.

  • BORGES, Fábio. . O espaco em O Recado do Morro a partir da territorialidades de gavioes e urubus. Vínculo (Unimontes) , 2008.

  • BORGES, Fábio. . Impressoes sobre Belo Horizonte em O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos. Vínculo (Unimontes) , 2008.

  • BORGES, Fábio. ; TRIGUEIROS, Duarte . Causos desconhecidos sobre Guimaraes Rosa em Portugal: entrevista com Duarte Trigueiros. Vínculo (Unimontes) , 2008.

  • BORGES, Fábio. . Saudades de Coração e Saudades de Pensamento: uma poética de Grande Sertão : Veredas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Telma Borges da ; BORGES, Fábio. . Tentativas enciclopédias de abordagem de Grande Sertão : Veredas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEYER, Mônica ; BORGES, Fábio. . Natureza e Paisagem em Guimarães Rosa: as anotações da boiada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . Paisagem e Fotografia em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . À Sombra da Gameleira ou o tema da natureza em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . Duas pedras, dois caminhos: a natureza e a paisagem em ?O Recado do Morro? e O Fiel e a Pedra.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . À Sombra da Gameleira ou o tema da natureza em "O Recado do Morro" de João Guimarães Rosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . Diálogo sobre as condições de vida da juventude em Timor-Leste: relações entre Estado, Sociedade Civil e Organismos Internacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Paula F. ; BORGES, Fábio. . Distopia Amazônica em À Margem da História de Euclides da Cunha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . À sombra da Gameleira ou o tema da natureza em O Recado do Morro do João Guimarães Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . Experiência de um brasileiro em Timor-Leste (2007/2008). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . Caminhos do Real: Guimaraes Rosa, as Minas e os Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . História Natural e Homossexualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . História Natural em O Recado do Morro de João Guimarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fábio. . Impressões sobre Belo Horizonte em O Amanuense Belmiro de Cyro dos Anjos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Fábio. . As margens direita e esquerda do São Francisco: oriente, ocidente e religiosidade no sertão de Minas Gerais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . A Construção espacial de No Urubùquaquá, No Pinhuém a partir da territorialidade de urubus e gaviões. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Fábio. . "Alquimista do Verbo": Guimarães Rosa e O Recado do Morro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Fábio. . Literatura e Ciência: Impressões sobre o Brasil na obra de João Guimarães Rosa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Fábio. ; DEL GALDIO, Rogata Soares ; et. al. . A Guerra do Iraque: uma abordagem interdisciplinar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. ; DEL GALDIO, Rogata Soares ; et. al. . A Guerra do Iraque: uma abordagem interdisciplinar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . A Geografia e o Empírico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. . Levar a sala de aula para o campo ou trazer o campo para a sala de aula. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fábio. ; LOURENÇO, Claudinei . As Paisagens do Morro: Os Recados de Rosa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . Na Garupa de Rosa: A viagem d'O Recado do Morro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. ; MARTINS, Sérgio Merêncio . Relato de experiência de alunos de geografia na participação do 4 Encontro Nacional de Geografia: "- Fala Professor!". 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. ; MOSCATELLI, Juliana Resende . Pré-vestibulares Alternativos: uma avaliação sobre "novas" formas de acesso à universidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Eliano S. M. ; BORGES, Fábio. ; MOSCATELLI, Juliana Resende . A Reforma Curricular do Curso de Geografia da UFMG: uma avaliação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOSCATELLI, Juliana Resende ; FREITAS, Eliano S. M. ; BORGES, Fábio. ; et. al. . A Fotogeografia no Ensino Médio: uma proposta de aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Fábio. . Alquimista do Verbo: Guimarães Rosa e o Recado do Morro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Eliano S. M. ; CRUZ, Tânia Cristina da ; MOSCATELLI, Juliana Resende ; BORGES, Fábio. . Prático de Ensino: interface entre a geomorfologia e a problemática do lixo urbano. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fábio. . ?Alquimista do verbo?: Guimarães Rosa e O Recado do Morro. Belo Horizonte: UFMG, 2003 (monografia).

  • BORGES, Fábio. . Na Garupa de Rosa: A Viagem d'O Recado do Morro. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (monografia).

Outras produções

BORGES, Fábio. . Semana de Arte Contra a Barbárie de Belo Horizonte. 2020.

SILVA, Telma Borges da ; BORGES, Fábio. . De Cordisburgo à Paracatu: Os 50 anos de posse de Guimarães Rosa na ABL. 2017.

SILVA, Telma Borges da ; BORGES, Fábio. . Caminhos de Rosa. 2016.

SILVA, F. B. ; BORGES, Fábio. . Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte. 2016.

BORGES, Fábio. . Relatório Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB. 2015.

BORGES, Fábio. . Cartografia da Ditadura e da Resistência na UnB. 2015.

SILVA, F. B. ; BORGES, Fábio. . AS ROTAS DOS ESCRAVOS SEMINÁRIO INTERNACIONAL: Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.. 2012.

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da . Viagens Sertanejas Desenvolvimento Econômico e Regional no Centro-Norte de Minas Gerais a partir de uma proposta de turismo literário. 2009.

BORGES, Fábio. . Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Díli. 2008.

BORGES, Fábio. . A Folia do Reis do Boi de Itacarambi Resgatando a história da formação do norte de Minas Gerais. 2008.

BORGES, Fábio. . Centro de Referência em Cultura e Turismo de Itacarambi - MG. 2008.

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da . Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa Diálogos entre Ciência, História e Religião. 2006.

BORGES, Fábio. . Resgate da Festa da Folia do Reis do Boi de Itacarambi - MG. 2006.

MARTINS, Sérgio Merêncio ; ALVES, William Rosa ; LOURENÇO, Claudinei ; BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. ; et. al. . Comissão de Sisitematização das Propostas Curriculares para o curso de Graduação em Geografia da UFMG.. 2001.

BORGES, Fábio. . Exposição Centenário de João Guimarães Rosa. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORGES, Fábio. . Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: diálogos entre ciência, história e religião. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, F. B. ; BORGES, Fábio. . Relatório Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB. 2015. (Relatório de pesquisa).

BORGES, Fábio. ; SILVA, F. B. . Cartografia da Ditadura e da Resistência na UnB. 2015. (Relatório de pesquisa).

BORGES, Fábio. . Seminário Internacional, intitulado Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios históricos e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. 2012. (Relatoria).

BORGES, Fábio. ; RIBEIRO, Ana Lima . A literatura de João Guimarães Rosa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Fábio. . As Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Fábio. . Resgatando a Folia do Reis do Boi em Itacarambi - MG. 2008. (elaboração de projeto científico-cultural).

BORGES, Fábio. . Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 2008. (elaboração de projeto científico-cultural).

BORGES, Fábio. . Centro de Referência para Itacarambi- MG. 2008. (elaboração de projeto científico-cultural).

BORGES, Fábio. . Aspectos da História de Minas Geras a partir da literatura de João Guimarães Rosa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Fábio. ; MORAES, Gabino Ribeiro ; PORTO, Vanessa Almeida . sebenta de geografia - 9 ano. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - elaboração de livro didático de geografia para o ensino pré-secundário do Timor Leste).

COSTA, João Batista de Almeida ; BORGES, Fábio. ; BARBOSA, Isabel Cristina ; PARANHOS, L. . O Sesquicentenário de Montes Claros: inventar o presente, apropriar o passado, construir futuros. 2007. (projeto para as comemorações do sesquicentenário de Montes Claros).

BORGES, Fábio. . Recordar é Viver: resgatando a história das Folias de Reis no bairro de Santos Reis em Montes Claros. 2007. (projeto de resgate cultural de tradições populares da cidade de Montes Claros).

BORGES, Fábio. . Construíndo um Centro Cultural para Itacarambi - MG: a folia de reis e o boi baiano contando a história da ocupação do Vale do rio São Francisco em MG. 2007. (Elaboração de projeto de resgate da cultura popular de Itacarambi - MG).

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da ; COSTA, João Batista de Almeida . Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: diálogos entre ciência, história e religião. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - seminário).

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da ; COSTA, João Batista de Almeida . Realidade e Realismo Fantástico em Guimarães Rosa: Diálogos entre ciência, história e religião.. 2006. (elaboração de projeto científico-cultural).

BORGES, Fábio. ; et. al. . Inclusão de artrópodes em resina: uma boa opção para preparo de material didático para aulas de ciência e biologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Fábio. . II Capacitação de Alfabetizadores do projeto "semeando cidadania - alfabetização de jovens e adultos em assentamentos rurais". 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Fábio. . III Capacitação de Alfabetizadores do projeto "Semeando Cidadania - alfabetização de Jovens e Adultos" - Paracatu - MG. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Fábio. . Na Garupa de Rosa: A Viagem d'O Recado do Morro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, Flamarion ; BORGES, Fábio. . Novo aterro sanitário de Belo Horizonte: Capitão Eduardo. 1998. (Maquete).

BORGES, Fábio. ; SILVA, Telma Borges da ; MEYER, Mônica . Sarau Sertanejo: fogueiras de iluminar ideias. 2012. Teatral.

BORGES, Fábio. . Sobre o amor e outras estorias. 2008. Teatral.

BORGES, Fábio. . Sobre o amor e outras estórias. 2008. Teatral.

BORGES, Fábio. . Sarau Brasil. 2008. Teatral.

BORGES, Fábio. ; SANTOS, Soraia . Sobre o amor e outras estórias. 2006. Teatral.

Rettore, Paola ; BORGES, Fábio. . Momentum: a dança em paisagens deslocadas. 2006. Coreográfica.

BORGES, Fábio. . Coral Italiano da Universidade de Brasília. 2009. Interpretação.

SILVA, Waldir P. ; PEREIRA, Aparecida J. S. ; BORGES, Fábio. . Missa Festiva de John Leavitt. 2008. Interpretação.

BORGES, Fábio. ; et. al. . Recital Mozart. 2006. Interpretação.

LOURENÇO, Claudinei ; BORGES, Fábio. . O que se vê do alto dO Morro: Panorama de 380° da paisagem do sertão a partir do Morro da Garça. 2001. Composição (estréia).

MARTINS, Sérgio Merêncio ; BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. . Exposição fotográfica "Migração e Metropolização" sobre viagem entre Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. 1999. Composição (estréia).

BORGES, Fábio. . Juventude Maubere: Imagens da Terra onde nasce o sol. 2010. Fotografia.

BORGES, Fábio. . Juventude Maubere: imagens da terra onde nasce o sol. 2009. Fotografia.

BORGES, Fábio. . Jventude Maubere: imagens da terra onde nasce o sol. 2009. Fotografia.

BORGES, Fábio. . Juventude maubere: imagens da terra onde nasce o sol. 2009. Fotografia.

BORGES, Fábio. . Exposição Centenário de João Guimarães Rosa. 2008. Fotografia.

Prates, Márcia ; Patrocínio, Felicidade ; BORGES, Fábio. . Exposição Internacional Centenário de João Guimarães Rosa. 2008. Escultura.

BORGES, Fábio. . Seminário Internacional Centenário de João Guimarães Rosa: o setão está em toda parte. 2008. Instalação.

BORGES, Fábio. . Aspectos da História do Cinema em Montes Claros - Acervo Benjamin Ribeiro Sobrinho. 2007. Instalação.

SILVA, Telma Borges da ; CARVALHO, Alessandro Silveira de ; BORGES, Fábio. . Sementes de Cidadania: vídeo institucional. 2003. Vídeo.

SILVA, Telma Borges da ; CARVALHO, Alessandro Silveira de ; BORGES, Fábio. . Paracatu: suas histórias - seu patrimônio. 2003. Filme.

LOURENÇO, Claudinei ; BORGES, Fábio. . O que se vê do alto do Morro: panorama 380 da paisagem do sertão a partir do Morro da Garça.. 2001. Fotografia.

MERÊNCIO, Sérgio M. ; BORGES, Fábio. ; FREITAS, Eliano S. M. . Urbanização e Metropolização. 2000. Fotografia.

BORGES, Fábio. . Noite Preta. 2016 (monografia).

BORGES, Fábio. . Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Díli -Timor-Leste. 2008 (semana da cultura lusófona em Timor-Leste).

BORGES, Fábio. . Exposição Centenário de João Guimarães Rosa. 2008.

BORGES, Fábio. . Expedição geográfico-literário ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. 2008 (atividade didático-científica).

BORGES, Fábio. . Expediçâo Geográfica: leitura do julgamento de Zé Bebelo na Fazenda Estiva em Montezuma - MG. 2006 (Atividade artîstico-cultural).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    GATACO: grupo de leitura, Descrição: Projeto de leitura da obra do escritor pernanbucano Osman Lins.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fábio Brasileiro - Integrante / Elisabeth Hasin - Coordenador / Ana Lima Ribeiro - Integrante.

  • 2009 - Atual

    A Natureza em No Urubùquaquá No Pinhem de João Guimarães Rosa, Descrição: projeto de pesquisa de mestrado em literatura brasileira, onde o objetivo é descrever a forma literária dada por João Guimaraães Rosa à natureza no livro Corpo de Baile. A pesquisa é orientada pela professora Elizabeth Andrade de Lima Hazin.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio Brasileiro - Coordenador / Elisabeth Hasin - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    Viagens Sertanejas Desenvolvimento Econômico e Regional do Centro-Norte de Minas Gerais a partir de uma proposta de turismo literário, Descrição: Projeto para formação de jovens em áreas de baixo IDH em turismo literário e também para a criação de circuitos turísticos literários a partir da literatura que se escreveu sobre o centro-norte de Minas Gerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Fábio Borges da Silva - Coordenador / Telma Borges da Silva - Integrante / Kescia S. D. Madureira - Integrante / Márcia Genoveva Rafael Versiani - Integrante / Míriam Ávila - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Viagens Sertanejas Desenvolvimento Econômico e Regional do Centro-Norte de Minas Gerais a partir de uma proposta de turismo literário, Descrição: Projeto para formação de jovens em áreas de baixo IDH em turismo literário e também para a criação de circuitos turísticos literários a partir da literatura que se escreveu sobre o centro-norte de Minas Gerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Fábio Brasileiro - Coordenador / Telma Borges da Silva - Integrante / Kescia S. D. Madureira - Integrante / Márcia Genoveva Rafael Versiani - Integrante / Míriam Ávila - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2014

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia na Educação Básica, Carga horária: 20

2011 - 2014

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia na Educação Básica, Carga horária: 40

2011 - 2013

Casa Agostinho da Silva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Cultura

2011 - 2012

Centro de Ensino Médio 01 do Riacho Fundo I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia na Educação Básica, Carga horária: 40

2009 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: não existe

2008 - 2009

Instituto Marista de Solidariedade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: palestrante e organiz. de eventos culturais

Outras informações:
Palestrante e expositor de fotografias sobre as condições de vida dos jovens em Timor-Leste, durante as atividades do Fórum Social Mundial ocorrido em 2009 na cidade de Belém do Pará, Brasil.

2007 - 2008

Fé y Alegria de Montes Claros

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: professor de teatro, Carga horária: 2

Outras informações:
preparador teatral: figurino, cenário, expressão corporal, rítmo, mquiagem cênica.

Atividades

  • 02/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, preparador teatral: história do teatro, técnicas de preparação do ator e do personagem, figurino, cenário e maquiagem cênica

2008 - 2008

Ministério da Educação e Cultura - CAPES

Vínculo: Professor de Danca Brasileira, Enquadramento Funcional: professor de danca

Outras informações:
Professor de danca brasileira para extrangeiros no restaurante do Hotel Esplanada, em Dili, Timor-Leste.

2008 - 2008

Ministério da Educação e Cultura - CAPES

Vínculo: Colaborar com Instituto Camoes, Enquadramento Funcional: colaborador

Outras informações:
O Instituto Camoes em Timor-Leste tem projetos de divulgacao da lingua portuguesa, entre eles, o SARAUFONIA, que consiste em saraus quinzenalmente organizados para divulgar em Timor-Leste a literatura e a poesia dos paises da CPLP. Minha colaboracao foi a montagem da parte referente a poesia brasileira, elaboracao do folder e organizacao de um grupo de estudantes universitario de Universidade Nacional de Timor Loros'ae para o recital, atraves do teatro. O Espetaculo se chamou-se " SOBRE O AMOR E OUTRAS ESTORIAS" .

2007 - 2008

Ministério da Educação e Cultura - CAPES

Vínculo: professor bolsista missionário, Enquadramento Funcional: professor cooperação Brasil e Timor Leste, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O projeto consiste na formacão de professores em Timor Leste na língua portuguesa. Estou a escrever livros didáticos para o ensino pré-secundário (ensino fundamental) e secundário (médio) e material de apoio ao professor. Também tenho a responsabilidade de oferecer capacitação aos professores timorenses na utilização do material didático e de apoio.

2007 - 2008

Ministério da Educação e Cultura - CAPES

Vínculo: consultor gastronomico, Enquadramento Funcional: professor de gastronomia brasileira

Outras informações:
Em uma das ilha de Timor-Leste, chamada Atauro, dois padres italianos, organizam vários projetos sociais com a populaçao local, entre eles a formaçao de uma cooperativa de mulheres para a fundaçao de um restaurante. O restaurante foi inaugurado em janeiro de 2008 e chama-se MANUKOKU-REK (o galo que canta de manha). Meu trabalho foi ensinar receitas a base de milho, mamao, mandioca, abobora e beringela. O restaurante emprega hoje 12 pessoas.

2007 - 2007

Ministério da Educação e Cultura - CAPES

Vínculo: Assessoria em Gastronomia, Enquadramento Funcional: professor de gastronomia brasileira

Outras informações:
A atividades foi desenvolvida durante a organizaçao das comemoraçoes do aniversário do Brasil em 7/9/2007, organizado pela Embaixada do Brasil em Timor-Leste.

Atividades

  • 09/2007 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embaixada do Brasil em Timor Leste.,Cargo ou função, Comissão organizadora das comemorações do 187 aniversário da independência do Brasil e responsável pela elaboração do menu da cerimônia com receitas títpicas do Brasil.

2007 - 2007

Fundação Cultural Genival Tourinho (filial da TV Cultura em Montes Claros)

Vínculo: consultor projetos culturais, Enquadramento Funcional: elaboração de projetos culturais, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolve um projeto de pesquisa sobre a história das Folias de Reis em Montes Claros, em particular, no bairro de Santos Reis, com vistas à fomentar e valorizar as tradições populares campesinas.

Atividades

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Cultural Genival Tourinho.,Cargo ou função, consultor na elaboração do projeto sobre a história das folias de reis de Montes Claros.

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de Montes Claros

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 10

Outras informações:
Elaboração do projeto para as comemorações dos 150 anos de Montes Claros - MG.

Atividades

  • 02/2007 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Articulação Política.,Cargo ou função, elaboração do projeto de comemoração dos 150 anos de Montes Claros.

2006 - 2017

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: sem vínculo profissional, Enquadramento Funcional: parceiro em projeto de extensão e pesquisa

2006 - 2008

Circuito Turístico Velho Chico

Vínculo: elaborador projetos culturais, Enquadramento Funcional: prestação de serviços

Outras informações:
Elaborou dois projetos para resgate das tradições populares e folclóricas da cidade: 1.criação de um centro de referência para os artistas e artesãos de Itacarambi; 2. elaboração de pesquisa sobre a história da folia do Reis do Boi em Itacarambi.

2006 - 2008

Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Itacarambi - MG

Vínculo: consultor em cultura popular, Enquadramento Funcional: Consultor em Projetos Culturais

2006 - 2007

prefeitura municipal de montes claros (secretaria de educação)

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de geografia em pré-vestibulares, Carga horária: 10

Atividades

  • 10/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, curso preparatório para vestibulares (disciplina de geografia)

2006 - 2007

Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 15

Outras informações:
Comissão Organizadora do I Festival de Cinema de Montes Claros: os 10 anos de retomada do cinema nacional.

Atividades

  • 11/2006 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Montes Claros.,Cargo ou função, organização geral do festival de cinema de Montes Claros. Coordenador dos trabalhos dos monitores do festival de cinema de Montes Claros. Curador da Exposição: "Aspectos da História do Cinema de Montes Claros: o acervo de Seo Benjamin Ribeiro Sobrinh.

2006 - 2006

Colégio Promove - Montes Claros

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor educação básica, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolve além das aulas regulares de geografia (ensino fundamental) dois projetos: um sobre a pré-história (arqueologia, espeleologia e geologia) da região de Montes Claros - MG (com alunos das sétimas séries) e outro sobre a história da urbanização e insdustrialização de Montes Claros e dos remanescentes de quilombos na região.

Atividades

  • 09/2006 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, projetos de pesquisa: pré-história da região de Montes Claros; história das comunidades de quilombos do norte de Minas Gerais e história da urbanização de Montes Claros

2006 - 2006

Secretaria Estadual de Educação de Montes Claros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação básica: geografia, Carga horária: 20

2003 - 2003

Faculdades TECSOMA

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professor nível universitário, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Geologia e Mineralogia e História das Tecnologias da Informação nos cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia. Professor de geografia e história do projeto Semeando Cidadania (formação de professores em assentamentos rurais), programa do Governo Federal (PRONERA).

2003 - 2003

Faculdades TECSOMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 1

Outras informações:
Professor de geografia e história para alfabetizadores em assentamentos rurais da região noroeste de Minas Gerais, num projeto do Governo Federal (PRONERA).

2001 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: ensino médio e técnico, Carga horária: 20

2000 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: professor ensino médio de jovens e adultos, Carga horária: 20

1998 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: monitor de Geografia Urbana e América Latina, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 10/2000 - 08/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências, Instituto de Geociências.,Atividade realizada, grupo de estudos sobre o capital e sobre o trabalho.

  • 08/1999 - 08/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 04/2000 - 07/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, professor de geografia para ensino médio de jovens e adultos (PEMJA). Membro da comissão de reformulação corricular do PEMJA e do projeto de excursões geográficas com os alunos do curso.

  • 03/1998 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, representante estudantil no Departamento de Geografia e no Colegiado de Graduação (quando participei do processo de reforma do currículo de geografia)..

  • 03/1998 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, representante estudantil no COREGEO (Conselho Regional de Geografia do Brasil Sudeste)..

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, projeto realizado pelo setor de ciências sociais do colégio técnico da UFMG, com alunos do ensino médio e técnico, Coordenação de um grupo de estudos "espaço político cultural" sobre a formação territorial do Brasil, sob a orientação da professora Rogata Soares Del Galdio

  • 08/1998 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências, Instituto de Geociências.,Atividade realizada, monitor na disciplina "Geografia da América Latina" e membro do grupo de estudos sobre a formação urbana e industrial do Brasil..

1997 - 1998

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: contrato (estágio), Enquadramento Funcional: agente social em educação ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Palestrante em escolas e instituições sobre coleta seletiva de lixo. Oficineiro de reciclagem em escolas e instituições interessadas. Participação na elaboração da maquete do Aterro Sanitário de BH (Capitão Eduardo). Participação no projeto de mapeamento de vilas e favelas para implantação de coleta de lixo.

Atividades

  • 07/1997 - 07/1998

    Estágios , Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte.,Estágio realizado, atuava no setor de Educação para a Coleta Seletiva de Lixo desenvolvendo atividades de mobilização social, palestras públicas em escolas e outras instituições, realizava oficinas de reciclagem, monitoramento dos pontos de coleta seletiva de lixo, col.

2017 - Atual

Agência Fuá de Quintal

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.