Leonardo Cappi Manzini
Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Mestrado em Psicologia Escolar e processos educacionais pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR em 2015 com o tema/título Adolescência e Singularização no contexto escolar. Especialização em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, 2006. Estudos em Pesquisa e Psicanalise (disciplinas no programa de doutoramento) pela universidade de Ciências Sociais e Empresariais (UCES), Buenos Aires, Argentina. Experiencia docente e educacional em faculdades privadas e como professor interino em universidade pública. Atendimento clínico e psicoterapêutico em consultório, serviços de avaliação psicológica e vocacional/profissional, desenvolvendo serviços de psicologia para escolas, empresas e grupos.
Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em psicologia
2013 - 2015
Universidade Federal de Rondônia
Título: A escola de todos e de cada um: Adolescencia e singularizações,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Elizabeth Leonel Morais Martines
Coorientador: Nao Houve.
Especialização em Psicologia de ensino e aprendizagem
2005 - 2005
Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Ressignificações sobre a Infância: percepções dos professores das escolas públicas do município de Cáceres- (concluida)
Orientador: Maria do Horto SallesTiellet
Graduação em Psicologia
1998 - 2004
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Infancia e Mídia: Algumas Consideraçoes
Orientador: Profª Ms. Clara Maria von Honrendorf
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
Silva, Franclea Nazaré ; MANZINI, L. C. . III Simposio de Psicologia da Faculdade da Amazonia. 2009. (Exposição).
Participação em eventos
IV Seminário de Psicologia UNIR-MAPSI.A CONDIÇÃO SUBJETIVA E POLÍTICA NA SOCIEDADE DE CONSUMO: UMA LEITURA A PARTIR DA PSICANALISEADE DE CONSUMO: UMA LEITURA A PARTIR DA PSICANALISE. 2014. (Seminário).
A direção pedagógica do novo tempo. 2012. (Encontro).
Avaliação: repensando a questão, oficina de elaboração de itens. 2012. (Oficina).
Semana Interdisciplinar de Saúde.Corpo e Contemporaneidade: História e Subjetivação. 2012. (Outra).
I FIEV - Forum Internacional de Educacao de Vilhena/Ro.Os paradigmas Educativos do Século XXI no Contexto do Mercosul. 2010. (Outra).
III Simposio de Psicologia da Faculdade da Amazonia.III Simposio de Psicologia da Faculdade da Amazonia. 2009. (Simpósio).
III Simposio de Psicologia da Faculdade da Amazonia.Reflexões sobre a Erotização, prostituição e sexo na contemporaneidade. 2009. (Simpósio).
I Simposio de Ciencias Agrarias e Biologicas.Fama e Cebel: escolas Sustentáveis. 2008. (Simpósio).
VIII Encontro de pesquisa em Educação da região Centro-oeste.Ressignificações sobre a infância: percepções dos professores das escolas públicas de Cáceres. 2006. (Encontro).
VI Jornada da Pedagogia e III Mostra Científica Pratas da Casa.Percepções dos professores das escolas públicas de Cáceres/MT sobre a infância. 2006. (Outra).
V ciclo de palestras na VII Etapa intensiva de Formaçao Específica.Alguns Aspectos da Comunicação. 2005. (Outra).
VI Etapa Letiva Intensiva de Formação Específica.Vamos construir juntos nosso código de conduta. 2005. (Encontro).
V Jornada da Pedagogia e II Mostra Científica Pratas da casa.Educação Infantil na Pós-modernidade: Novos rumos, novos desafios. 2005. (Outra).
CONECT-2004 CONRESSO DE COMUNICAÇAO, EDUCAÇAO E TECNOLOGIA. Mídia Infantil: algumas consideraçoes. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
MANZINI, L. C.. BEM-ESTAR SUBJETIVO E QUALIDADE DE VIDA EM ADEPTOS DE AYAHUASCA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
MANZINI, L. C.. PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA ENQUANTO MEDIDA DE ANSIEDADE EM PLEITEANTES À CNH EM TESTE PRÁTICO DE DIREÇÃO Diferenças entre Gêneros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
MANZINI, L. C.; FONSECA, A.; ASSIS, C. L.. FATORES QUE INFLUENCIAM A RECAÍDA AO ABUSO DE DROGAS: UM ESTUDO COM DEPENDENTES QUÍMICOS DE UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
MANZINI, L. C.. SINDROME DE TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL: ALTERAÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS NA MULHER EM SEU AMBIENTE FAMILIAR, ESCOLAR E NO TRABALHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
MANZINI, L. C.; FONSECA, A.; DIAS, R.. SELEÇÃO DE PARCEIROS POR MULHERES: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
MANZINI, L. C.; ASSIS, C. L.; DIAS, R.. ESTUDO SOBRE A EMPATIA EM ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO ESTADO DE RONDÔNIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Unesc- Faculdades Integradas de Cacoal.
Santos, Franciele Ferreira;MANZINI, L. C.; Oliveira, Silva Criatina. O Mito do amor materno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade da Amazônia de Vilhena.
Cardoso, Leticia Maria Santi;MANZINI, L. C.; Victorio, Carlos Roberto. A atuação do psicologo no contexto jurídico brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade da Amazônia de Vilhena.
MANZINI, L. C.. A Concepção de Alfabetização Apresentada pela s Professoras da 2ª Fase do 1º Ciclo da Escola Municipal "Barão do Rio Branco" de Reserva do Cabaçal-MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
AGUIAR, L. E. C.;MANZINI, L. C.MANZINI, L. C.. Brincar e Aprender na Pré-Escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. O conhecimento prévio no Pré-Escolar: O conhecimento prévio dos alunos do Pré-Escolar do Pré I e II, da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo - Araputanga/MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Leitura na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Concepçao dos professores sobre o desenvolvimento cognitivo da criança de 05 a 06 anos na alfabetizaçao. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Creche: uma nova concepção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Arte e Lúdico: A importância da arte e o lúdico na educação infantil com crianças do Pré I, na Escola Rodolfo T. Curvo, Araputanga, MT.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Atividades Lúdicas como recurso pedagógico nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Questões Ambientais: Estudo de caso no Centro de Educação Infantil dos Pequeninos alunos da Ed. Infantil (Pré II Matutino). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MANZINI, L. C.. Mesa redonda: Sintomas Contemporaneos No Feminino. 2009. Faculdade da Amazônia de Vilhena.
MANZINI, L. C.; Silva, Franclea Nazaré. Reflexoes sobre erotizacao, prostituicao e sexo na contemporaneidade. 2009. Faculdade da Amazônia de Vilhena.
MANZINI, L. C.. I Mostra Municipal de Educaçao Infantil. 2005. Secretaria Municipal de Educação de Cáceres.
Orientou
MÍDIA TELEVISIVA: As mudanças de comportamento observadas em crianças de 07 a 09 anos na Escola Estadual ?Leopoldo Ambrósio Filho?, Cáceres/MT; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia- C Un Cáceres) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
ATENDIMENTO CLÍNICO EM PSICOTERAPIA BREVE DE ORIENTAÇAO PSICANALÍTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - FAAO-FACULDADE DA AMAZONIA OCIDENTAL-RIO BRANCO/AC; Orientador: Leonardo Cappi Manzini;
Produções bibliográficas
-
ASSIS, C. L. ; MANZINI, L. C. . O império do automóvel. In: Cleber Lizardo de Assis. (Org.). Cenas: o cotidiano sob os olhares da Psicologia e da Psicanalise. 1ed.Rio de janeiro: CRV Ltda., 2012, v. 1, p. 69-79.
-
MANZINI, L. C. . A CONDIÇÃO SUBJETIVA E POLÍTICA NA SOCIEDADE DE CONSUMO: UMA LEITURA A PARTIR DA PSICANALISE. In: IV SEMINARIO DE PSICOLOGIA- PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: PESQUISA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO - 24, 25 e 26 de setembro de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Campus Porto Velho, 2014, PORTO VELHO. PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: PESQUISA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO - 24, 25 e 26 de setembro de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Campus Porto Velho, 2014.
-
MANZINI, L. C. ; TIELLET, M. H. S. . Ressiginificações sobre a infância: percepções dos professores das escolas públicas municipais de Cáceres. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da regiãos Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. Educação. Ética e Democracia. Cuiabá. p. 183-184.
-
MANZINI, L. C. ; TIELLET, M. H. S. . Percepções dos professores das escolas públicas de cáceres/mt sobre a infância. In: VI Jornada da Pedagogia e III Mostra Científica Pratas da Casa, 2006, Cáceres. VI Jornada da Pedagogia e III Mostra Científica Pratas da Casa - Educação e Diversidade:desafios contemporâneos. Cáceres, 2006.
-
MANZINI, L. C. ; TIELLET, M. H. S. . Educação Infantil na Pós-modernidade: Novos rumos, novos desafios. In: V Jornada da Pedagogia e II Mostra Científica Pratas da casa, 2005, Cáceres. V Jornada da Pedagogia e II Mostra Científica Pratas da casa - Formação de professores: preocupação e perspectivas face à reforma universitária. Cáceres, 2005. p. 50-50.
-
MANZINI, L. C. . FAMA E CEBEL: escolas sustentaveis. In: I Simposio de Ciencias Agrárias e Biologicas, realizado de 03 /06/2008., 2008, Cáceres. FAMA E CEBEL: escolas sustentáveis, 2008.
-
MANZINI, L. C. . EDUCAÇAO AMBIENTAL: BUSCANDO PESSOAS ATRAVÉS DO TRABALHO DA COLETA SELETIVA DE LIXO. In: I Simposio de Ciencias Agrarias e Biologicas, 2008, CÁCERES. EDUCANDO PESSOAS ATRAVÉS DO TRABALHAO DA COLETA SELETIVA DE LIXO, 2008.
-
MANZINI, L. C. ; TIELLET, M. H. S. . Ressignificações sobre a infância: percepções dos professores das escolas públicas de Cáceres. In: VIII Encontro de pesquisa em Educação da região Centro-oeste, 2006, Cuiabá. Caderno de Resumo VIII Encontro de pesquisa em Educação da região Centro-oeste. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2006. p. 183-184.
-
MANZINI, L. C. ; TIELLET, M. H. S. . Educação Infantil na Pós-Modernidade: nosovs rumos, novos desafios. In: V Jornada de Pedagogia, 2005, Cáceres. Educação Infantil na Pós-Modernidade: nosovs rumos, novos desafios. Cáceres: UNEMAT, 2005.
-
MANZINI, L. C. . Vamos construir nosso Código de Conduta. In: VI Etapa Letiva Intensiva de Formação Específica, 2005, Comodoro. Vamos construir nosso Código de Conduta. Cáceres: UNEMAT, 2005.
-
MANZINI, L. C. . Mídia Infantil: Algumas consideraçãoes. In: CONECT, 2004, Cáceres. Mídia Infantil: Algumas consideraçãoes. Cáceres: UNEMAT, 2004. v. 1. p. 22-22.
-
TIELLET, M. H. S. ; MANZINI, L. C. ; MANZINI, L. C. . DOCENCIA MASCULINA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: DISCURSO DE NEGACIÓN DE LA COMUNIDAD ESCOLAR. SUBJETIVIDAD Y PROCESOS COGNITIVOS , 2018.
-
MANZINI, L. C. . NOTAS SOBRE GÊNEROS, SEXUALIDADES E O DESEJO NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso) , 2016.
-
Leonardo ; MANZINI, L. C. . Livros para colorir para adultos- arte, terapia ou hipsterismo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANZINI, L. C. . Mini-curso: psicopatologia e os contos de Fadas à luz da psicanalise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANZINI, L. C. . Corpo e Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . III Simpósio de Psicologia da Faculdade da Amazonia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . As inteligências multiplas no paradigma da neurociência: rumos e desafios na Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . Inteligencias Múltiplas: rumo e desafios do educador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . Inteligências Multiplas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . Paradigma da Neurociência: sentidos silenciados e subjetividades capturadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . Inteligências Multiplas e o Paradigma da Neurociência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANZINI, L. C. . Escolarizaçao, Infancia e Pós-modernidade: pequenos recortes, grandes contribuiçoes. Cáceres, MT: UNEMAT, 2007 (artigo).
Outras produções
MANZINI, L. C. ; ASSIS, C. L. . Cenas: o cotidiano sob os olhares da Psicologia e da Psicanalise: o cotidiano sob os olhares da Psicologia e da Psicanalise. 2012; Tema: Mobilidade, espaço público, subjetividade. (Site).
MANZINI, L. C. . A palavra em psicanálise: considerações. 2012; Tema: A palavra e sua conceituação para a psicanálise. (Blog).
MANZINI, L. C. ; MANZINI, L. C. . VI etapa especifica do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas. 2007 (monitoria) .
MANZINI, L. C. ; MANZINI, L. C. . educaçao Infantil III VII Etapa Letiva de Formaçao especifica. 2005 (Educação) .
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Adolescentes em conflito com à lei e suas trajetórias educacionais, Descrição: Busca conhecer a escolarização de adolescentes de diferentes municípios de Mato Grosso que cumprem medida judicial de privação de liberdade no Centro de atendimento socioeducativo do polo de Cáceres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Leonardo Cappi Manzini - Integrante / Maria do Horto Salles Tiellet - Coordenador / Ligia Cappi Manzini - Integrante / Fradia Cícera de Castro Tsukamoto - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - 2006
Univeesidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Trabalhou com as disciplinas de Introdução a Psicologia e a Psicologia da Educação I. Nos cursos de Ciencias da Computação, Historia e Geografia.
2015 - 2015
FAAO-FACULDADE DA AMAZONIA OCIDENTALVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2011 - Atual
Faculdades Integradas de CacoalVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 30
2012 - 2014
Faculdades Integradas de CacoalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho finalizado na Instituição
2005 - 2005
Secretaria de Estado de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologo, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , CEFAPRO, .,Serviço realizado, Psicologo.
2006 - 2007
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
2006 - 2006
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 4
2005 - 2005
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
2005 - 2005
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 60
2004 - 2004
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Tecnico, Carga horária: 60
Atividades
-
06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pedagogia, .,Linhas de pesquisa
-
06/2006 - 08/2006
Ensino, Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Psicologia I, II e III.
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Curso de Ciências Jurídicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação I
-
01/2005 - 02/2005
Ensino, Licencitura Plena em Pedagogia - Turma Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Infantil III: Prática Pedagógica
-
08/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Escola de Aplicação e Valorização Humana.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto Vamos Construir nosso Código de Conduta.
2007 - 2007
Universidade do Estado do Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MONITORIA, Carga horária: 45
Outras informações:
LEONARDO CAPPI MANZINI ATUOU COMO MONITOR NO NÚCLEO DE VILA RICA, MT, NAS LICENCIATURAS PLENAS PARCELADAS, DISCIPLNA DE EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Cappi Manzini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?