Maria Beatriz de Sousa Silva

Pedagoga com pós-graduação em Pedagogia Social e Elaboração de Projetos, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Atuação há mais de 8 anos na área socioeducacional, tendo sido Educadora e Analista de Serviços Sociais no SESC na cidade de Uberaba, realizando atividades de gestão didático-pedagógicas. Graduada também em Administração e Marketing, com expertise na área de gestão, produção e planejamento estratégico.Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) vinculada ao projeto "EDUCAÇÃO E CULTURA DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS CANTADAS EM VERSO E PROSA" pela Universidade de Uberaba (2010/2012).Bolsista do Projeto de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES) com o projeto: CIDADE ALFABETIZADORA UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO.

Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2010 - Atual

Universidade de Uberaba

Graduação em Administração com Ênfase em Marketing

2003 - 2006

Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo Mineiro

Curso técnico/profissionalizante

1999 - 2002

Escola Técnica de Formação Gerencial

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. Relação das Manifestações Artísticas Populares e a Pedagogia. 2011. (Congresso).

I Simpósio de Ética em Pesquisa.Relação das Manifestações Artísticas Populares e a Pedagogia. 2011. (Simpósio).

VI Encontro de Pesquisa em Educação.Relação das Manifestações Artísticas Populares e a Pedagogia. 2011. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares (ENESCPOP). 2010. (Congresso).

X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED Centro- Oeste). 2010. (Congresso).

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    EDUCAÇÃO E CULTURA DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS CANTADAS EM VERSO E PROSA, Descrição: O projeto tem como objetivo: - Investigar como a educação e a cultura popular se manifestam nos cantos, versos e prosa de moradores locais; - Analisar documentos relativos à cultura e educação presentes nas escolas da região; - Realizar leituras bibliográficas atuais sobre os temas: Educação Popular; Cultura Popular, Pesquisa-ação e Formação de Professores; - Analisar as relações entre as manifestações artísticas populares e a pedagogia; - Verificar as formas de apropriação da educação e da cultura popular nas escolas da região. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Beatriz de Sousa Silva - Integrante / Valéria Oliveira de Vasconcelos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    EDUCAÇÃO E CULTURA DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS CANTADAS EM VERSO E PROSA, Descrição: O projeto tem como objetivo: - Investigar como a educação e a cultura popular se manifestam nos cantos, versos e prosa de moradores locais; - Analisar documentos relativos à cultura e educação presentes nas escolas da região; - Realizar leituras bibliográficas atuais sobre os temas: Educação Popular; Cultura Popular, Pesquisa-ação e Formação de Professores; - Analisar as relações entre as manifestações artísticas populares e a pedagogia; - Verificar as formas de apropriação da educação e da cultura popular nas escolas da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Beatriz de Sousa Silva - Integrante / Valéria Oliveira de Vasconcelos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Uberaba, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. , Avenida Nenê Sabino, 1801, Universitário, 38055500 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (034) 33198811, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Casa do Adolescente Guadalupe

Vínculo: Educadora Social, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 20

2010 - 2012

Casa do Adolescente Guadalupe

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária Pedagogia.

2008 - 2008

Universidade de Uberaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária de Curso, Carga horária: 40

2006 - 2006

Indústria e Comércio Reginez Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado para conclusão de curso superior.

2002 - 2002

SATIPEL INDUSTRIAL S.A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado para conclusão de curso técnico