Elaine Silva de Souza

Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Bacharelado (2009) e mestrado em Ciências Sociais (2012).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização, terceirização, flexibilização do trabalho, trabalho e gênero e trabalho e saúde.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciencias Sociais

2010 - 2012

Universidade Federal da Bahia
Título: A Maquiagem do trabalho formal: um estudo sobre as condições e relações de trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza da UFBA,Ano de Obtenção: 2012
Maria da Graça Druck de Faria.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: precarização; Terceirização; trabalho feminino.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: O Flexível trabalho-arte: um estudo das condições e relações de trabalho dos músicos no "mercado da noite" no bairro Rio Vermelho em Salvador, Bahia.
Orientador: Profª Maria da Graça Druck de Faria
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Uso de Spss no Tratamento dos Microdados dos Censo. (Carga horária: 30h). , Centro de Recursos Humanos da Ufba, CRH/UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Manipulação e Socialização dos dados da PED/RMS. (Carga horária: 16h). , Centro de Recursos Humanos - UFBA, CRH, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Dinâmica Demográfica Mortalidade e Migrações. (Carga horária: 76h). , Centro de Recursos Humanos da Ufba, CRH/UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, E. S. ; SILVA, A. ; Ribeiro, A. ; Edington, A. R. ; Santos, E. ; Viana, F. . II Seminário Interno Estudantil de Pesquisa-CRH/UFBA. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro de São Lázaro.A precarização das relações de trabalho entre os trabalhadores no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. 2012. (Encontro).

III Seminário de Políticas Sociais e Cidadania: Crise global e desigualdades, dilemas e desafios.A Divisão sexual do trabalho e a terceirização: uma breve revisão bibliográfica. 2010. (Seminário).

III Seminário Nacional trabalho e Gênero: Associativismo, profissões e políticas públicas.A "Maquiagem" do trabalho formal: um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. 2010. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.A terceirização do trabalho feminino no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. 2010. (Seminário).

Seminário Trabalho, Precarização social e Resistências. 2009. (Seminário).

Seminário Trabalho e Saúde: A Precarização social na atualidade. 2008. (Seminário).

XXVII Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVII SEMEP) - UFBA.Precarização, terceirização e saúde no trabalho. 2008. (Seminário).

13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste. Terceirização: Expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Congresso).

II Seminário Interno Estudantil de Pesquisa - CRH/UFBA.Terceirização: expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Seminário).

Seminário Interno de Pesquisa da FFCH/UFBA.Terceirização: expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Seminário).

XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVI SEMEP) - UFBA.Terceirização: expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Seminário).

Encontro das 8ª séries do Município de Mundo Novo/Ba.Mercado de Trabalho e Juventude. 2006. (Encontro).

XXV Seminário Estudantil de Pesquisa (XXV SEMEP) - UFBA.Trabalho, flexibilização e precarização: trabalho feminino e as condições de saúde e segurança. 2006. (Seminário).

1º Ciclo de Conferências "O Silêncio dos intelectuais". 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruna Tupiniquim Marques

DRUCK, M. G.; SOUZA, I. M. A.;SOUZA, E. S.. Estudo de caso em um restaurante: como a precarização do trabalho se apresenta em um setor de serviços em Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mark Andrew Cravalho

CRAVALHO, M. A.; Câmara, Antônio da Silva; Druck, Graça; Oliveira, Luíz Paulo. ?O Flexível Trabalho-Arte: um estudo das relações e condições de trabalho dos músicos no ?mercado da noite? no bairro Rio Vermelho, em Salvador, Bahia?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Selma Cristina Silva de Jesus

FARIA, M. G. D.; GUIMARAES, I. B.;SILVA, S. C.. A ?Maquiagem? do trabalho formal: Um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia.. 2012.

Angela Maria Carvalho Borges

BORGES, A.; DRUCK, M. G.;GUIMARÃES, I. B.. A "Maquiagem" do trabalho formal: um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza da Universidade Federal da Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Iracema Brandão Guimarães

DRUCK, M. G.GUIMARAES, I. B.BORGES, A.. A maquiagem do trabalho formal: um estudo de trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza da UFBA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Maria da Graça Druck de Faria

DRUCK, M. G.; OLIVEIRA, L. P.; Câmara, Antonio; Cravalho, Mark. O Trabalho-arte: um estudo das condições e relações de trabalho dos músicos no "mercado da noite" no bairro Rio Vermelho em Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

Antonio da Silva Camara

CAMARA, A. S.; DRUCK, Maria da Graça; OLIVEIRA, L. P. J.; CRAVALHO, M.A.. O flexível trabalho-arte: um estudo das relações e condições de trabalho dos músicos no mercado da noite no bairro do Rio Vermelho em Salvador-Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Paulo Jesus de Oliveira

DRUCK, Graça;OLIVEIRA, L. P. J.; Mark Carvalho. O Trabalho-arte: um estudo das condições e relações de trabalho dos músicos no "mercado da noite" no bairro Rio Vermelho em Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Henrique de Barros Falcão

Prevalência de parasitoses intestinais na população humana do Município de Água Branca, PB, Brasil de 2014 a 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Bilogicas - Modalidade a Distancia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Pedro Henrique de Barros Falcao;

Maria da Graça Druck de Faria

A ?Maquiagem? do trabalho formal: Um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia; ; 2012; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Graça Druck de Faria;

Maria da Graça Druck de Faria

O Trabalho-arte: um estudo das condições e relações de trabalho no "mercado da noite" no bairro Rio Vermelho, Salvador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Orientador: Maria da Graça Druck de Faria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, E. S. . A ?Maquiagem? do trabalho formal: Um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. In: III Seminário Nacional de Trabalho e Gênero: Associativismo, profissões e políticas públicas., 2010, Goiânia. Serviços e atividades orientadas por Gênero, 2010.

  • SOUZA, E. S. . A Divisão sexual do trabalho e a terceirização: uma breve revisão bibliográfica. In: III SEMINÁRIO POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA: Crise global e desigualdades, dilemas e desafios, 2010, Salvador. III SEMINÁRIO POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA (Seminário internacional), 2010.

  • SOUZA, E. S. . A precarização das relações de trabalho entre os trabalhadores no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. III Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto editora, 2012.

  • SOUZA, E. S. . Precarização, terceirização e saúde no trabalho.. In: XXVII Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVII SEMEP) - UFBA, 2008, Salvador. Sociologia.

  • SOUZA, E. S. . Terceirização: Expressão da flexibilização do trabalho. In: 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, 2007, Maceió - AL. 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste. Maceió - AL, 2007. v. 13.

  • SOUZA, E. S. . Terceirização: Expressão da flexibilização do trabalho. In: XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVI SEMEP) - UFBA, 2007, Salvador. Sociologia, 2007.

  • SOUZA, E. S. . Trabalho, flexibilização e precarização: trabalho feminino e as condições de saúde e segurança. In: XXV Seminário Estudantil de Pesquisa (XXV SEMEP) - UFBA, 2006, Salvador. Sociologia, 2006.

  • SOUZA, E. S. . Efeitos da terceirização do trabalho no Brasil: ataques aos direitos trabalhistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, E. S. . A precarização das relações de trabalho entre os trabalhadores no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, E. S. . TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO FEMININO NO SETOR DE LIMPEZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . A "Maquiagem" do trabalho formal: um estudo do trabalho das mulheres terceirizadas no setor de limpeza na Universidade Federal da Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . A Divisão sexual do trabalho e a terceirização: uma breve revisão bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . Precarização, terceirização e saúde no trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . Os Músicos-trabalhadores em tempos de flexibilização: um estudo das relações e condições de trabalho dos músicos em bares no bairro Rio Vermelho, Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . Terceirização: Expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. . Terceirização: expressão da flexibilização do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . Trabalho, flexibilização e precarização: trabalho feminino e as condições de saúde e segurança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. S. . Juventude e Mercado de Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Metamorfose e hierarquia da precarização social do trabalho no Brasil e reconfiguração da classe trabalhadora: a centralidade da terceirização e a condição social dos trabalhadores terceirizados, Descrição: A presente proposta tem por objetivo dar sequência aos estudos sobre precarização social do trabalho no Brasil, cujos resultados se dividem em dois campos de análise. O primeiro é constituído pelas pesquisas empíricas sobre os principais indicadores nas últimas duas décadas, a exemplo da evolução do mercado de trabalho brasileiro, do processo de intensificação do trabalho e das políticas de gestão, em especial a terceirização, das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, das formas de ação coletiva e da ação das instituições do direito do trabalho no país. Indicadores quantitativos e qualitativos que permitiram construir uma tipologia da precarização, isto é, demonstrar que é um processo multifacetado que tem diferentes dimensões ou tipos, e que não está circunscrita às formas de inserção no mercado de trabalho. Esse conjunto de indicadores e dimensões da precarização, permitiu analisar as especificidades da realidade brasileira no contexto de um movimento de precarização social em curso em todo o mundo, determinada pela globalização e pela acumulação flexível no capitalismo contemporâneo. O segundo campo é a problematização teórica e conceitual, a partir de um diálogo com estudiosos estrangeiros e nacionais, que têm elaborado teoricamente sobre o fenômeno da precarização social do trabalho na contemporaneidade, tendo por base diferentes realidades empíricas. Neste novo projeto, pretende-se aprofundar a discussão teórica e redefinir as bases empíricas da pesquisa, cujo eixo se deslocará do ?espaço do trabalho?, em suas diferentes dimensões, para os atores principais ? os trabalhadores ? em suas relações com o patronato, com o Estado e consigo mesmo. Em outras palavras, pretende-se investigar os sujeitos sociais e sua condição de classe neste contexto específico de precarização social do trabalho, questionando centralmente uma nova denominação que tem sido usada em estudos de autores nacionais e estrangeiros: o precariado. Parte-se, portanto, do conhecimento acumulado até aqui sobre a precarização social do trabalho no Brasil em suas diferentes dimensões, cujos indicadores permitem formular sobre o caráter ou a natureza histórica da precarização, as suas transformações e metamorfoses, que combinam elementos locais/nacionais com aspectos que se reproduzem internacionalmente, conforme amplamente analisado pela literatura, com destaque para os continentes europeu e latino-americano. Assim, se por um lado, esta proposta se situa na temática mais geral da precarização social do trabalho na contemporaneidade e sua especificidade para o Brasil, em continuidade ao projeto apresentado PQ 2010, por outro, redefine o recorte da pesquisa, tanto em termos teóricos, ao pretender uma análise das classes sociais hoje, quanto empiricamente, ao buscar identificar a condição de classe, as relações de classe e as experiências dos trabalhadores brasileiros imersos nesta precarização que atinge a todos de forma diferenciada e hierarquizada, contribuindo para a sua heterogeneidade e complexidade. Este projeto de pesquisa está inserido nas Linhas de Pesquisa "Trabalho e Desigualdades Sociais", do Programa de Pós Graduação em C. Sociais- PPGCS/FFCH/UFBA e "Trabalho, Classes e Desigualdades", do Centro de Estudos e Pesquisa em Humanidades - CRH/FFCH/UFBA. Linhas de Pesquisa que reúnem professores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica, com estudos em áreas temáticas, cujo eixo central é o trabalho e que constituem o Grupo de Pesquisa do CNPq "Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social". 2. Objetivos, Objeto e Problema de Investigação O objetivo geral e principal desse projeto de pesquisa é desenvolver uma discussão teórica sobre as classes sociais no contexto histórico do capitalismo brasileiro, inserido no novo padrão de acumulação flexível, cuja dinâmica da relação capital trabalho está assentada num processo de generaliza. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elaine Silva de Souza - Integrante / Maria da Graça Druck - Coordenador / Jair Batista Silva - Integrante.

  • 2008 - 2010

    A Precarização Social do trabalho no Brasil: uma proposta de construção de indicadores, Descrição: O presente projeto origina-se dos demais pesquisas desenvolvidas desde 2002, com o apoio do CNPq: Trabalho, flexibilização e precarização: (re) construindo conceitos à luz de estudos empíricos e, mais recentemente, o projeto Flexibilização e precarização do trabalho - um estudo comparativo França-Brasil, realizado como estágio pós-doutoral da prof. e coordenadora do atual projeto, Prof. Maria da Graça Druck de Faria. Nesse sentido busca-se a construção de indicadores quantitativos e qualitativos de precarização e resistência do e no trabalho, a partir de dados secundários (PED, PNAD, IBGE, RAIS, CAGED, Banco de Dados da pesquisa Flexibilização e Precarização do trabalho, etc) no período de 1990-2008.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Elaine Silva de Souza - Integrante / Maria da Graça Druck - Coordenador / Luiz Paulo Oliveira - Integrante / Jair Batista Silva - Integrante / Paula Marcelino - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Trabalho, Flexibilização e Precarização: (re)construindo conceitos à luz de estudos empíricos. 2 etapa, Descrição: O objetivo desse projeto é dar continuidade ao estudo teórico e empírico do processo de flexibilização do trabalho a fim de problematizar e (re)construir um conceito, com base na literatura da sociologia do trabalho, a partir das pesquisas empíricas realizadas em diferentes segmentos no periodo 1990-2005 no Brasil e na Bahia, cujos recortes e delimitações priorizam a organização/gestão do trabalho, o mercado de trabalho,os sindicatos e a legislação trabalhista. Os objetivos específicos são: i) revelar as diferentes formas da flexibilização do trabalho no campo empírico, a fim de identificar o que é comum nos diferentes segmentos e processos de trabalho; ii) investigar qual a relação existente entre flexibilização do trabalho e precarização do trabalho. iii) Identificar como a flexibilização se configura nos sindicatos de trabalhadores. Os métodos utilizados são: I)Levantamento bibliográfico, selecionando publicações de artigos e/ou livros, com análises de resultados de pesquisas empíricas no âmbito da organização/gestão do trabalho, das transformações do mercado de trabalho, dos sindicatos e da legislação. e II) levantamento e seleção de estudos com pesquisas empíricas realizados na Bahia, no periodo analisado... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elaine Silva de Souza - Integrante / Maria da Graça Druck - Coordenador / Diomário Coelho Cerqueira - Integrante / Pablo Erudilio Aleluia - Integrante / Priscilla Andreata Rosa de Sousa - Integrante / Maria Regina Antoniazzi - Integrante / Luiz Paulo Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Centro de Recursos Humanos. , Rua Caetano Moura, nº 99, 1º Sub-solo, Prédio do SMURB, Federação, 40210-340 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32457636, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Voluntária

2005 - 2009

Centro de Recursos Humanos da UFBA

Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2014 - 2016

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Docente de Sociologia, Carga horária: 40

Outras informações:
As principais sub-áreas de atuação profissional foram: Sociologia do Trabalho, Introdução a Sociologia, Sociologia Política, Sociologia Clássica, Movimentos Sociais.

2010 - Atual

Centro de Recursos Humanos - UFBa

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Docente de Sociologia