Cássia Karina Teixeira Girard
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2010), curso técnico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/2006) e mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Pós - Graduação em Engenharia Química (PPEQ/ITEC - UFPA/2015). Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de Sá (FAP/2020) e Pós Graduação em Nível de especialista em Gestão Contábil pela Faculdade FAEL (FAEL/2020). Tem experiência em Engenharia Química com ênfase em Cálculo, Fenômenos de Transporte, Ciência dos Materiais e Meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Solidificação de ligas Metálicas (simulação de processos), tratamento de efluentes e transferência de calor e massa. Trabalhou como Professor Formador e Colaboradora do PARFOR/UFOPA, bem como na UNIP(Paragominas) como professora nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração e na Facesp (Paragominas) ministrando aulas nos cursos de administração. Tem experiência em Ciências Contábeis atuando nos seguintes temas: Empenhos, Apropriações, prestação de contas, matemática financeira, entre outros.
Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Química
2014 - 2015
Universidade Federal do Pará
Título: Modelagem e Simulação da Solidificação Direcional Vertical Ascendente de Ligas Binárias: Via Método das Linhas, Ano de Obtenção: 2016
Emanuel Negrão Macêdo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Graduação em Formação de Docente para a Educação Básica - Matemática
2020 - 2021
Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA
2006 - 2010
Universidade Federal do Pará
Título: Simulação da solidificação unidirecional da liga A356/SiCp
Orientador: Emanuel Negrão Macêdo
Curso técnico/profissionalizante em Saneamento Ambiental
2004 - 2006
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em Balcão do Imposto de Renda IRPF 2019. , Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
2010 -
Inglês. (Carga horária: 96h). , IDIOMAS ASLAN, ASLAN, Brasil.
2021 - 2021
Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2021 - 2021
Intensivão do Setor Fiscal. (Carga horária: 5h). , Mundo Contábil, MC, Brasil.
2019 - 2019
MICROSOFT EXCEL 2016 - BÁSICO. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2019 - 2019
CONTABILIDADE EMPRESARIAL. (Carga horária: 18h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2019 - 2019
Análise de Balanços. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2019 - 2019
Declaração de Imposto de Renda IRPF 2019. , Upgrade Cursos, UPGRADE, Brasil.
2019 - 2019
Jucepa Digital modernizando o Registro Empresarial. (Carga horária: 2h). , JUCEPA, JUCEPA, Brasil.
2018 - 2018
Sistema Eletrônico de Informação SEI. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Auto CAD 2D e 3D. (Carga horária: 2014h). , CADMAX, CADMAX, Brasil.
2013 - 2014
Analista da Qualidade. , Escola Profissionalizante TKN, TKN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Otimização e Problemas Inversos. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Bombeamento de Minério. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Refino de óleos vegetais. , XIV Congresso Regional dos Estudantes de Engº Química Norte e Nordeste, XIV COREEQ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Aplicação do software Mathematica 6.0 em problemas. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Relacionamento Interpessoal. , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
2008 - 2008
Óleos Lubrificantes. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Estratégias em Engenharia de Processos. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Microsoft Power Point - apresentações. , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
2008 - 2008
Microsoft Excel - planilhas. , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
2007 - 2007
Boas Práticas de Fabricação e Controle. , Conselho Regional de Química 6° Região, CRQ, Brasil.
2007 - 2007
Tecnologia do Biodiesel. , I Semana do Instituto de Tecnologia, ITEC, Brasil.
2007 - 2007
Uso sustentável da biodiversidade. , Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
2007 - 2007
Química analítica ambiental. , Conselho Regional de Química 6° Região, CRQ, Brasil.
2007 - 2007
Práticas de laboratório: Análise de águas. , I Semana do Instituto de Tecnologia, ITEC, Brasil.
2006 - 2006
Princípios e trat. de águas e efluentes indust.. , Semana do Tecnológico, ST, Brasil.
2006 - 2006
Prog. de cap. cont. de usu. sist. bibliot. da UFPA. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2005
Educação Ambiental. , I Encontro Pan - Amazônico de Educação Ambiental, SECTAM, Brasil.
2004 - 2004
Informática. , Cursos de Informática, INFOHOME, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Engenharia Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Metalurgia de Transformação.
Participação em eventos
56° Congresso Brasileiro de Cerâmica/ 1° Congresso Latino -Americano de Cerâmica/ IX Brasilian Symposium on Glass and Related Materials. Estudo das propriedades do concreto com a substituição total de sílica por cinzas de carvão mineral e lama vermelha. 2012. (Congresso).
XX Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química Norte e Nordeste. 2009. (Congresso).
XX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Avaliação da Capacidade Antioxidante de óleos essenciais e extratos metanólicos de Piper e Peperomia da amazônia.. 2009. (Seminário).
Centro de Integração Empresa - Escola - CIEE (Curso a distância). 2008. (Outra).
Semana do Instituto de Tecnologia. 2008. (Outra).
I Semana do Instituto de Tecnologia. 2007. (Outra).
IV Pará Sustentável. 2007. (Seminário).
X Encontro de profissionais da Química da amazônia. 2007. (Encontro).
Programa Continuado de Capacitação continuada de usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará - SIBI/ UFPA. 2006. (Outra).
Seminário de influências dos resíduos sólidos no meio ambiente urbano. 2006. (Seminário).
Educação ambiental (I Encontro Pan-amazônico, I Reunião CIEA'S do norte, II Encontro estadual).. 2005. (Encontro).
Instrumentos para gestão integrada e sustentável (Resíduos sólidos). 2005. (Seminário).
Participação em bancas
GIRARD, C. K. T.. Perspectiva histórica da Associação das mulheres trabalhadoras no município de Oriximiná entre os anos de 1994 e 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. Ferreira.Êxodo Rural e seus impactos: um estudo a partir da Comunidade Rural Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Lago do Castanho I (Oriximiná, PA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. Produção agrícola sustentável na Comunidade de Santa Luzia, lago Cuminã, no município de Oriximiná-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. Tecnologia Digital: O uso do computador no Ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. As Tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. Importância dos jogos para aprendizagem nas séries iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
GIRARD, C. K. T.. Avaliação da aprendizagem: Desafios e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
Orientou
Estudo de caso: A importância da produção agrícola do campesinato no Projeto de Desenvolvimento Sustentável, PDS - Serra Azul, no município de Monte Alegre-PA; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A Influência das Relações Sócio-espaciais na Produção de Resíduos Sólidos na Comunidade de KM 11; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Impactos Ambientais e a ausência de ações de preservação ambiental as margens do Rio Surubiú no Município de Alenquer/PA; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Educação Ambiental na Escola Municipal Frei Guido, Distriro de Camburão-Alenquer/PA: Um estudo de caso das práticas educacionais; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Agricultura Familiar: A importância do cultivo da mandioca na Comunidade Centro Jacaré de Curuá/PA; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
da Silva, Joyce Kelly R. ; GIRARD, C. K. T. ; Andrade, E. H. A ; GUIMARÃES, E. F ; Maia, J. G. S. . Polifenóis totais e capacidade antioxidante de extratos de espécies de Piper (Piperaceae) com ocorrência na serra de Carajás, PA. In: 32ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2009, Fortaleza. Livro de resumos, 2009.
-
da Silva, Joyce Kelly R. ; GIRARD, C. K. T. ; Andrade, E. H. A ; GUIMARÃES, E. F ; Maia, J. G. S. . Atividade antioxidante de óleos essenciais de Piper spp da Serra de Carajás, PA. In: V Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2009, Rio de Janeiro. Livro de resumos, 2009.
-
GIRARD, C. K. T. . Determinação da Capacidade antioxidante de óleos essenciais e extratos metanólicos de Piper e Piperomia da Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
Adsorção de Gases em Leito Fixo: Utilização de Resíduos da Indústria de Mineração (Lama Vermelha e Resíduo de Caulim) como Adsorventes, Descrição: A indústria de mineração e metalurgia, instalada no Estado do Pará, trouxe a preocupação com a imensa geração de resíduos sólidos (por exemplo: A Lama Vermelha (LV) da indústria de Alumina; resíduos sílico-aluminosos da indústria de caulim, rejeitos de cuba eletrolítica da indústria de alumínio metálico e outros) e com a emissão gasosa proveniente da queima de combustíveis fósseis nestas indústrias. No caso dos resíduos sólidos, na sua maioria, necessitam de cuidados especiais como: barragens de contenção e até áreas de estocagem protegidas. Já os efluentes gasosos nem sempre são tratados adequadamente e constituem um problema ambiental dos mais discutidos hoje, em função da emissão de compostos como: SOx, Nox, Cox. O tratamento que deve ser dado nestes efluentes, obrigatoriamente envolve técnicas de adsorção seguida de reação de neutralização. Estas técnicas podem ser utilizadas de duas formas: Por via úmida e por via seca. No caso específico da emissão gasosa a partir de combustíveis fosseis é empregada a lavagem utilizando suspensões aquosas de Óxido de Cálcio. Neste contexto, estudos desenvolvidos no Laboratório de Materiais Cerâmicos da UFPA[1, 2], mostraram que o resíduo do Processo Bayer (Lama vermelha) apresenta características que indicam a possibilidade de sua utilização em substituição ao Óxido de Cálcio no tratamento de efluentes gasosos. Por outro lado, os resíduos da indústria de caulim podem ser usados como adsorventes desde que passem por um processo de síntese. Também, foi constatado em outros trabalhos[3-5] disponíveis na literatura que a Lama Vermelha se comporta como um excelente adsorvente em diversas aplicações industriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cássia Karina Teixeira Girard - Integrante / Emanuel Negrão Macêdo - Coordenador / João Nazareno Nonato Quaresma - Integrante / José Antônio da Silva Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Potencial Econômico e Uso Sustentável de Piperaceae da Amazônia, Descrição: No nível mundial o potencial das espécies da família Piperaceae para a obtenção de produtos naturais biologicamente ativos pode ser atestado por inúmeros trabalhos Científicos, representando um real valor para a economia global. Em medicina damos como exemplo as atividades bactericida e ansiolítica de Piper betle e P. methysticum, o efeito inibidor de Piper futokadsura nos processos inflamatórios como a asma, na culinária com o emprego do Piper nigrum L. (pimenta-do-reino), na agricultura e meio ambiente com o uso de P. guineense e P. peepuloides que são inseticidas e moluscicidas. A presente proposta se insere dentro do conceito de uma rede de pesquisa propondo agregar e estender o conhecimento científico e tecnológico das Piperaceae da Amazônia (e do Brasil) associando a competência de pesquisadores que já dedicam os seus esforços na pesquisa de algumas espécies da família. Conhecimentos dispersos e por serem descobertos irão estabelecer o estado da arte no estudo das Piperáceas da Amazônia ao final da execução do projeto. Estarão agregando conhecimento e competência a este projeto os pesquisadores das seguintes áreas do conhecimento: botânica sistemática, aplicada e etnobotânica (MPEG, UFPA, JBRJ, USP); química e engenharia química de produtos naturais (UFPA, USP e UFRJ); biologia molecular, genética e filogenia (UFPA, USP e UFRJ); farmacologia, fitopatologia e entomologia aplicada (UFPA, CEPLAC e UNIFAP); fitotecnia e economia rural (MPEG e CEPLAC). Estas áreas estão contempladas entre os membros do Grupo de Pesquisas de Plantas Aromáticas do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Karina Teixeira Girard - Integrante / Joyce Kelly Rosario da Silva - Integrante / Maia, J. G. S. - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
-
2006 - 2008
Avaliação de Tratamento de Efluentes domésticos visando seu reúso em floricultura e sua adequação à resolução 357 do CONAMA, Descrição: Em virtude da contaminação dos recursos hídricos e das crescentes exigências dos órgãos ambientais com relação ao controle da poluição e a cobrança do uso da água e lançamento de esgotos, o fluxograma de tratamento de águas residuárias implantados nos centros urbanos, rurais e industriais tem recentemente sido concebido sob ótica de não apenas remover o poluente de interesse, mas de promover iniciativas de desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental e social, como, por exemplo, o emprego do reúso agrícola para controle da poluição, racionalização do uso da água, economia de fertilizantes; reciclagem de nutrientes; aumento da produção agrícola;, etc. Vislumbrando a possibilidade de reuso, e tendo como base os resultados do PROSAB IV, a presente proposta pretende realizar a avaliação do potencial fertilizante do efluente gerado em sistema anaeróbio-aeróbio intermitente para o cultivo de flores tropicais na Região Amazônica. Ressalta-se que tal iniciativa visa, sobretudo, atacar o problema da falta de técnicas de produção econômicas e ambientalmente sustentáveis a serem implementadas em comunidades ribeirinhas da Região Norte. A floricultura foi selecionada pois o Estado do Pará apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de grande diversidade de espécies. Conforme diagnóstico do setor no Estado, entre as espécies de origem tropical, mais produzidas, destacam-se helicônias, alpínias e bastão do imperador, cultivadas, principalmente nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará, com um total de 45 produtores. A área disponível é de 475ha, sendo que, atualmente apenas 10% desta área são utilizados para floricultura (SECTAM, 2002). A produtividade de flores de corte, no Estado, é baixa, refletida pelo pouco conhecimento dos componentes que constituem os sistemas de produção, sobretudo com relação aos estudos de melhoramento genético, fitotecnia, nutrição, fitossanidade, fisiologia, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cássia Karina Teixeira Girard - Integrante / Neyson Martins Mendonça - Integrante / Luiza Carla Girard Teixeira Machado - Coordenador / : Márcia Valéria Porto de Oliveira Cunha - Integrante / / Ilka Sueli Dias Serra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará. , Travessa Augusto Corrêa,1 Campus Universitário, Guamá, 66000000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32018026
Experiência profissional
2010 - 2011
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista ITI - A (Cnpq), Enquadramento Funcional: Estudante graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Universidade Federal do ParáVínculo: bolsista (ic), Enquadramento Funcional: Estudante Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2007
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista Cnpq, Enquadramento Funcional: Estudante Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2019
Companhia de Pesquisa e Recursos MineraisVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Ciências Contábeis
2016 - 2017
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 120
Outras informações:
Professora Colaboradora e Orientadora de TCC do Curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia do PARFOR/UFOPA.
2019 - 2019
Faculdade de Educação Superior de ParagominasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a Disciplina de Administração Financeira e Orçamentária para o Curso de Administração.
2019 - 2019
Faculdade de Educação Superior de ParagominasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra a Disciplina de Jogos de empresas para o Curso de Administração Intervalar.
2019 - 2019
Faculdade de Educação Superior de ParagominasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a disciplina Administração Financeira e Orçamentária para o Curso de Administração Intervalar .
2019 - 2020
UNIP ParagominasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Consultor Nível III, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou a Disciplina de Matemática Básica para o Curso de Ciências Contábeis.
2019 - 2020
UNIP ParagominasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Consultor Nível III, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministra a Disciplina de Matemática Financeira para o Curso de administração.
2019 - 2020
UNIP ParagominasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Consultor Nível III, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministra a Disciplina de Administração Financeira para o Curso de Ciências Contábeis.
2019 - 2020
UNIP ParagominasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Consultor Nível III, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministra a Disciplina de Gestão de Suprimentos e Logística para o Curso de Administração.
2019 - 2020
UNIP ParagominasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Consultor Nível III, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou a Disciplina de Matemática Básica para o Curso de Administração.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cássia Karina Teixeira Girard e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?