Letícia Weiduschadt

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires (UBA) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente realiza o doutorado em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de artes plásticas, visuais e interartes, sob orientação de Stéphane Huchet onde desenvolve uma pesquisa sobre arte contemporânea brasileira. Foi professora de Artes e História da Arte no Centro Federal de Educação Técnica e Tecnológica (CEFET/MG). Atuou como professora colaboradora/substituta de História da Arte e Arte Contemporânea nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e nos cursos de bacharelado em Artes Visuais e Design de Moda na Universidade Federal de Minas Gerais. Lecionou nos cursos técnicos e livres da Escola Livre de Artes/Arena da Cultura de Belo Horizonte, além de atuar como professora orientadora e tutora no curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG (CEEAV/EBA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: criação artística, fotografia, história da arte, teoria e crítica da arte.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Processos de criação em artes visuais: o artista e seus métodos,
Stéphane Denis Albert Rene Philippe Huchet. Palavras-chave: Criação artística; História da Arte; Teoria e Crítica da Arte.

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O corpo como laboratório de si: estudos fotográficos,Ano de Obtenção: 2012
Wanda de Paula Tofani.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fotografia; Corpo; Espaço; Criação artísitica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Graduação em Artes Plásticas

2006 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Corpo-pele, corpo-carne e corpo-fora: três abordagens sobre fotografia
Orientador: Prof. Dra. Rosângela Miranda Cherem

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Elementos Formadores do Processo Artístico. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Practica de Taller. (Carga horária: 72h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2008 - 2008

Extensão universitária em Historia de las Artes Plasticas V (siglo XIX). (Carga horária: 72h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2008 - 2008

Extensão universitária em Arte Argentino I. (Carga horária: 72h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2008 - 2008

Encadernação voltada ao livro de artista. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Gravar Gravando Gravura. (Carga horária: 256h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2007 - 2007

História Crítica da Estética. (Carga horária: 54h). , Centro Integrado de Cultura, CIC, Brasil.

2000 - 2000

Desenho Artístico. (Carga horária: 60h). , Espaço Plural, E. P., Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

WEIDUSCHADT, L. ; FRANCA-HUCHET, P. D. ; HUCHET, Stéphane Denis Albert René Philippe . Comitê Científico - Colóquio Iconologia[s]. 2018. (Outro).

WEIDUSCHADT, L. ; ARAUJO, D. H. . Ofícios da animação. 2017. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. . Jornada de Estudos - Espaços Íntimos. 2017. (Outro).

WEIDUSCHADT, L. . O tempo do corpo. 2016. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; CHAVES, B. S. ; FERREIRA, D. P. ; CARAM, F. B. H. ; FREITAS, F. A. C. ; QUEIROZ, G. M. ; REIS, J. B. ; TERRA, L. O. L. . Cabana do Pai Tomás: o visível e o invisível. 2015. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; REIS, I. ; MARQUES, M. . Ô di casa. 2015. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; DIOGO, M. ; PASSOS, E. . Exercícios. 2014. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; PASSOS, E. ; SILVA, D. . Isto não é uma galeria. 2014. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Temporários. 2013. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Viajante Engolido pelo Espaço. 2013. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; SILVA, D. ; AVELLAR, W. . Processo(s). 2013. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. . Zona Franca. 2013. (Outro).

WEIDUSCHADT, L. ; FRANCA-HUCHET, P. D. . II Jornada de Estudos do Ateliê de Desenho I e II. O conhecimento pelo processo: a prática e a pesquisa. 2012. (Outro).

FRANCA-HUCHET, P. D. ; WEIDUSCHADT, L. . Colóquio Pescador de Pérolas. 2011. (Congresso).

SANTOS, C. M. M. ; WEIDUSCHADT, L. . See To Be Seen. 2011. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Com, contra, de, desde. 2011. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . A, ante, após, até. 2011. (Exposição).

WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. ; MAKOWIECKY, S. ; BORTUCAN, V. . Exposição Visitantes. 2010. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Rascunhos do Contemporâneo - XVI Congresso Internacional Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética. Nuno Ramos: entre a profissão e o trabalho. 2019. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens. Nós Utópicos: Lugares e Resistências.Artista em trânsito: entre a obra e a mercadoria. 2019. (Seminário).

XVI Ciclo de Investigações PPGAV - ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: como nos enxergamos em um momento de crise?.Notas sobre o trabalho do artista: entre o individual e o coletivo. 2019. (Encontro).

XVII Seminário de História da Arte.Sobrevivências no tempo: labirintos e desvios. 2019. (Seminário).

Iconologia[s].Rasuras e reconstruções: entre o fazer e o dividir. 2018. (Seminário).

Poéticas da Criação 2018 ES / Seminário Ibero-americano sobre processo de criação nas Artes.Quando devolvemos a voz ao artista. 2018. (Simpósio).

13 Congresso Internacional APCG - Criação em Circulação. Calendário, Cisão e Tempo. 2017. (Congresso).

19 Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG.Resquícios do ofício do artista visual: entre e o individual e o coletivo. 2017. (Seminário).

Colóquio Internacional Escrita, Imagem e Som / VI Jornada Intermídia. 2017. (Congresso).

III Seminário de Estética e Crítica da Arte - As artes entre insurgência e inoperância.O processo criativo nas artes visuais: entre o ser, o fazer e o compartilhar. 2017. (Seminário).

I Fórum Mundial de Formação em Arte e Cultura. A materialidade pictórica em Alberto Burri. 2016. (Congresso).

Metodologias e disposiivos do artista em sua produção: pesquisa enunciado e transdisciplinaridade. 2015. (Simpósio).

Colóquio Pescador de Pérolas.Corpo e Corpus: Incisões e cisões sobre a pele e a película fotográfica. 2011. (Outra).

Aula Magna. Tema: A hibridação na arte contemporânea. Ministrado por François Soulage.. 2010. (Outra).

Exposição Visitantes. Corpo-paisagem na arte moderna e contemporânea. 2010. (Exposição).

Mesa Redonda do 12 Salão Nacional de Artes de Itajaí. 2010. (Encontro).

Seminário - A fotografia numérica & a arte numérica & a Arte Contemporânea. Ministrado por François Soulage.. 2010. (Seminário).

Seminário - Arte Contemporânea & Fotografia Contemporânea - O Transcontemporâneo. Ministrado por François Soulage.. 2010. (Seminário).

1 Simpósio de Integração das Artes Visuais: arte e política. 2009. (Simpósio).

4 Ciclo de Investigações Programa de Pós-Graduação UDESC. 2009. (Outra).

7 Bienal do Mercosul: conceitos e ideais. Ministrada por Arthur Lescher.. 2009. (Oficina).

As polaróides Invisíveis e o Descondicionamento do Olhar. Ministrante Tom Lisboa.. 2009. (Outra).

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2009. (Outra).

Convocatória Pocs, 24 h uma linha na cidade. Arte e ação em campo aberto. Ministrante Lilian Amaral.. 2009. (Oficina).

III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea. 2009. (Simpósio).

No vazio do arquivo. Ministrante Mabe Bethônico. 2009. (Oficina).

Performance e Desdobramentos. Ministrante Yiftah Peled. 2009. (Oficina).

Práticas de Arte Pública na Fronteira entre dois mundos: geovanguardas no entorno do inSite. Ministrante: Luiz Sérgio de Oliveira.. 2009. (Outra).

XIX Seminário de Iniciação Científica. V Jornada de Pesquisa do CEART.Duplo e Sonho. 2009. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica.Infância e melancolia, uma abordagem em três estações. 2008. (Seminário).

Oficina de Curadoria Instantânea - A curadoria no mundo. Ministrado por Wilson Lazaro. 2007. (Oficina).

Oficina teórica "Waltércio Caldas: pensar arte, acordar lugares". 2007. (Oficina).

Viagem de Estudos. 6 Bienal do Mercosul. 2007. (Outra).

XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2007. (Encontro).

Diálogos Semióticos: Entre o Estético e o Estésico na Visualidade. 2006. (Outra).

I Colóquio Estadual de História, Teoria e Crítica da Arte. 2006. (Outra).

I Festival Catarinense de Artes Cerâmica. 2006. (Oficina).

Natureza Morta e Arte Contemporânea. 2006. (Encontro).

Pintura na Alemanha do início do Modernismo até o período da Segunda Guerra Mundial. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Cristina de Oliveira

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Desenho na Caixa Preta: um viés sobre o desenvolvimento gráfico na pré-adolescência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Irineu Lopes Pinheiro

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Stop Motion: uma experiência audiovisual para o Ensino de Artes Visuais em Escola Pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ivanildo da Silva Leite

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. A arte indígena Brasileira em Quadrinhos: uma reflexão crítica sobre Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mayan de Faria Amâncio

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Arte indígena: Compartilhando diversidade na Educação no Campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Janaina Miranda de Campos

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Artes Visuais e Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cleunéia Ferreira de Melo

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Possibilidades de uso da tecnologia e da fotografia no Ensino de Arte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Debora Neuenschwander Chaves Faria

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. A influência do ENEM no Ensino de Arte no Colégio Marista Dom Silvério. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flavia Aparecida Abreu de Paula

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil - experienciando com a natureza. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graciele de Oliveira Felisberto

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. Os desafios no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil: Colégio ELO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graziela Gonçalves de Miranda

WEIDUSCHADT, L.; MUNAIER, F.. A apreciação visual no ensino de artes visuais contemporâneo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Clara Marques Pardini

WEIDUSCHADT, L.; GRANDINETTI, L.. Extrações Biológicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Priscila Pimenta Hipólito Oliveira

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Cabisbaixa: insistente cair. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Frances Gonçalves Amaral de Lima e Silva

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Corporum: algumas análises sobre transgressões do corpo na fotografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Laysa Lamara Pereira Tetti

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Cosmo-somos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Regina Maria Campos Luchese

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Ecotransmutação: um olhar sobre as margens do lago Furnas em Santo Hilário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Maria Mônica de Lima Santiago

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Registro de Família: um recorte de álbuns dos anos 1900-1970. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Nayara Rodrigues dos Santos

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Rio Negro: fragmentos do cotidiano da família Santos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Enáira Moreira Brina

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Salva de prédios: uma abordagem sobre alguns prédios icônicos de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Walisson Henrique Silva Queiroz

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. Te vejo depois: escopofilia na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ana Catarina Schirmer

WEIDUSCHADT, L.; SILVEIRA, B.; OLIVEIRA, L. D. M.. Cíclicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Tainá de Oliveria Bebeto

WEIDUSCHADT, L.; PERES, D. G.; CUNHA, G.. A geografia poética dos fios elétricos: um estudo sobre a deriva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

WEIDUSCHADT, L.; AHOUAGI, B.; MAFRA, J.; ROCHA, M. E.. Participação em Banca Examinadora do Processo Seletivo de alunos do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas - EBA/UFMG. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eugênio Paccelli da Silva Horta

HORTA, E. P. S.. O Corpo como Laboratório de Si: Estudos Fotográficos. 2012. Dissertação (Mestrado em artes) - UFMG - Escola de Belas Artes.

Ana Emília Jung

JUNG, Milla; CHEREM, Rosângela; MARTINO, M.. Corpo-pele, corpo-carne e corpo-fora: três abordagens sobre fotografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rodrigo Borges Coelho

HUCHET, Stéphane Denis Albert René Philippe; MELENDI, Maria Angelica; BUENO, Guilherme;COELHO, Rodrigo Borges. Processos de criação em artes visuais: o artista e seus métodos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marlen de Martino

WEIDUSCHADT, Leticia; CHEREM, Rosângela; JUNG, Ana Emilia;De MARTINO, M. B.. Corpo-pele, corpo-carne e corpo-fora: três abordagens sobre fotografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Patricia Dias Franca-Huchet

TÓFANI, Wanda de Paula.;FRANCA-HUCHET, P. D.; AMARAL, E. C.; HORTA, E. P.. O corpo como laboratório de si: estudos fotográficos. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Patricia Dias Franca-Huchet

TÓFANI, Wanda de Paula.;FRANCA-HUCHET, P. D.; SANTOS, M. I.. Qualificação | O corpo como um laboratório de si: estudos fotográficos. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; HUCHET, Stephane; BUENO, G.. Processo de criação em artes visuais: o artista e seus métodos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Artes, EBA, UFMG) - Escola de Belas Artes da UFMG.

Guilherme da Silva Bueno

HUCHET, S.; MELENDI, M. A.;BUENO, G.. Processos de criação em artes visuais:o artista e seus métodos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes plásticas, visuais e interartes) - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Silva Porto

Museu Itinerante Balaio da Capoeira - uma proposta de mediação cultural; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Eliane Cristina de Sá

Instalação e o espaço urbano; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Ivanildo da Silva Leite

A arte indígena brasileira: uma proposta de ensino/aprendizagem em Artes Visuais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Debora Neuenschwander Chaves Faria

A influência do ENEM no Ensino de Arte do Colégio Marista Dom Silvério; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Antônio Carlos Ferreira

Arena da Cultura: Arte, troca e construção coletiva; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Maria Lourdes dos Santos

Educação Inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Daniela Burato Figueiredo

Oficinas de Artes Visuais: relatos de experiências como professora oficineira; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Margarida Neves Bedeschi

Metodologias de Ensino de Artes Visuais Não Formal: Programa Arena da Cultura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Jane Aparecida Porto Fernandes

A fotografia no século XX; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Letícia Weiduschadt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wanda de Paula Tofani

O corpo como laboratório de si: estudos fotográficos; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Wanda de Paula Tofani;

Patricia Dias Franca-Huchet

Estágio Docência; 2012; Orientação de outra natureza; (ARTES VISUAIS) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patricia Dias FRANCA-HUCHET;

Rosangela Miranda Cherem

Corpo-pele, corpo-carne e corpo-fora: três abordagens sobre fotografia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Centro de Artes/UDESC; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet

O artista e suas metodologias; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG; (Orientador);

Janaina Thais Rodrigues Luiz

Orientação vinculada ao projeto O espaço do ateliê como um agente no processo de ensino e aprendizado em arte; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Janaina Thais Rodrigues Luiz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WEIDUSCHADT, L. . Calendário do possível: o jogo da constelação e do tempo. MANUSCRÍTICA (SÃO PAULO) , v. único, p. 66-77, 2018.

  • WEIDUSCHADT, L. ; Cherem, Rosângela M . Sonho e Duplo. DAPESQUISA , v. 3, p. 1-11, 2009.

  • WEIDUSCHADT, L. ; Cherem, Rosângela M . Infância e Melancolia, uma abordagem em três estações. DAPesquisa , v. 1, p. 1-28, 2008.

  • WEIDUSCHADT, L. ; HERTHEL, D. . Ofícios da animação. 1. ed. Belo Horizonte: Gaia Cultural, 2017. v. 1. 136p .

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. ; MAKOWIECKY, S. ; BORTUCAN, V. . Visitantes. 2. ed. Florianópolis: IOESC, 2010. v. 1000. 58p .

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. . Malinverni Filho e os lapsos da criação artística. In: Sandra Mackowieky; Rosângela Cherem. (Org.). Academicismo e Modernismo em Santa Catarina (CD-R). 2ed.: , 2010, v. único, p. 44-56.

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. . Duplo e Sonho. In: Rosângela Miranda Cherem; Sandra Mackowiecky (org.). (Org.). Academicismo e Modernismo em Santa Catarina (CD-R). 2ed.Florianópolis: UDESC, 2010, v. único, p. 109-120.

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. . Infância e melancolia, uma abordagem em três estações. In: Sandra Mackowiecky; Rosângela Cherem. (Org.). Infância e melancolia, uma abordagem em três estações. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2008, v. único, p. 1-16.

  • WEIDUSCHADT, L. . Artista em trânsito: entre a obra e a mercadoria. In: VI Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens. Nós Utópicos: Lugares e (re)sistêncis, 2019, Juiz de Fora. Nós Utópicos: Lugares e (re)sistêncis. Juiz de Fora: Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade de Juiz de Fora, 2019. v. Único. p. no prelo-no prelo.

  • WEIDUSCHADT, L. . Notas sobre o trabalho do artista: entre o individual e o coletivo. In: XVI Ciclo de Investigações PPGAV - ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: como nos enxergamos em um momento de crise?, 2019, Florianópolis. Anais do XVI Ciclo de Investigações PPGAV - UDESC 2019. Florianópolis: PPGAV / UDESC, 2019. v. Único. p. no prelo-no prelo.

  • WEIDUSCHADT, L. . Sobrevivências no tempo: labirintos e desvios. In: XVII Seminário de História da Arte - Anacronias do tempo, 2019, Pelotas. Anais do XVII Seminário de História da Arte. Pelotas: UFPEL. v. 1.

  • WEIDUSCHADT, L. . Quando devolvemos a voz ao artista. In: Poéticas da Criação 2018 ES, 2018, Espírito Santo. Seminário Ibero-americano sobre processo de criação nas Artes. Espírito Santo: PROEX-ES, 2018. v. único. p. ---.

  • WEIDUSCHADT, L. . O processo criativo nas artes visuais: entre o ser, o fazer e o compartilhar. In: III Seminário de Estética e Crítica da Arte - As artes entre insurgência e inoperância, 2017, São Paulo. III Seminário de Estética e Crítica da Arte - As artes entre insurgência e inoperância. São Paulo: FFLCH, 2017. v. único. p. 379-389.

  • WEIDUSCHADT, L. ; Cherem, Rosângela M . Duplo e Sonho. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2009, Florianópolis. Seminário de Iniciação Científica.. Florianópolis: Núcleo de Comunicação de Artes, 2009.

  • WEIDUSCHADT, L. . Calendário, Cisão e Tempo. In: 13 Congresso Internacional APCG - Criação em Circulação, 2017, Ouro Preto, MG. Criação em Circulação. Florianópolis, SC: APCG, 2017. v. 1. p. 50-51.

  • WEIDUSCHADT, L. . Resquícios do ofício do artista visual: entre e o individual e o coletivo. In: 19 Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2017, Diamantina. 19 Seminário de Pesquisa e Extensão - Comunicação Coordenada. Belo Horizonte: UEMG, 2017. v. 1. p. 68-72.

  • WEIDUSCHADT, L. . Rasuras e reconstruções: entre o fazer e o dividir. In: Iconologia[s], 2018, Belo Horizonte. Iconologia[s], 2018.

  • WEIDUSCHADT, L. . Corpo e Corpus: Incisões e cisões sobre a pele e a película fotográfica. In: Colóquio Pescador de Pérolas, 2011, Belo Horizonte. ., 2011.

  • WEIDUSCHADT, L. . Entre escritas e rasuras dos artistas contemporâneos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, L. . Sobrevivências no tempo: labirintos e desvios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . Nuno Ramos: entre a profissão e o trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, L. . Notas sobre o trabalho do artista: entre o individual e o coletivo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, L. . Artista em trânsito: entre a obra e a mercadoria. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . Quando devolvemos a voz ao artista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . Rasuras e reconstruções: entre o fazer e o dividir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, L. . O processo artístico: entre ser, fazer e dividir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . Calendário, Cisão e Tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, L. . Resquícios do ofício do artista visual: entre o individual e o coletivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . O artista e seus métodos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, L. . A materialidade pictórica em Alberto Burri. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, L. . Sobre cisões e incisões sobre a pele. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. . Agostinho Malinverni Filho e a criação artística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, L. . Corpo-paisagem na arte moderna e contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, L. ; CHEREM, R. M. . Apresentação na Jornada de Pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, L. ; Cherem, Rosângela M . Seminário de Iniciação Científica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WEIDUSCHADT, L. ; BETHONICO, M. R. . Nuova Architettura. 2014.

WEIDUSCHADT, L. . À margem de uma mineradora qualquer. 2013.

WEIDUSCHADT, L. . 2 edição. 2010.

WEIDUSCHADT, L. ; ARAUJO, D. H. ; DANZA, G. ; NYS, J. S. . Ofícios da animação - entrelinhas e quadros por segundo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEIDUSCHADT, L. ; BRAGANCA, L. ; ROLLA, M. P. ; FORNACIARI, C. ; JUNIOR, A. . Mesa redonda Processo criativo e Produção cultural. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEIDUSCHADT, L. ; HERTHEL, D. . Processos criativos, a fotografia e o cinema de animação. 2017. .

WEIDUSCHADT, L. ; ARAUJO, D. H. . Ofícios da animação. 2017. .

WEIDUSCHADT, L. . Caminhos da Aprendizagem - Estudos Artísticos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

WEIDUSCHADT, L. . Banco de questões - Artes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

WEIDUSCHADT, L. . O artista e seus métodos. 2016. .

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Temporários. 2013. (Pesquisa técnica de material).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Viajante Engolido pelo Espaço. 2013. (Pesquisa técnica de material).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . See To Be Seen. 2011. (Pesquisa técnica de material).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . A, ante, após, até. 2011. (Pesquisa técnica de material).

WEIDUSCHADT, L. ; SANTOS, C. M. M. . Com, contra, de, desde. 2011. (Pesquisa técnica de material).

WEIDUSCHADT, L. . Corpo-paisagem na arte moderna e contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WEIDUSCHADT, L. . Exposição Visitantes. 2010. (Editoração/Outra).

WEIDUSCHADT, L. . Exposição Visitantes. 2010. (Elaboração de Expografia).

Barreto, A. ; BENETTI, A. ; FERRAZ, T. ; HOLCK, A. ; LABRA, D. ; MANO, R. ; Mansani, B. ; PEREIRA, J. C. ; WEIDUSCHADT, L. . Espaços Reversíveis. 2007. (Montagem de Exposição).

WEIDUSCHADT, L. . Entre corpos. 2020. Desenho.

WEIDUSCHADT, L. . Entre corpos. 2018. Desenho.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas Violências 3. 2018. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas violências 3. 2016. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Entre Corpos. 2016. Desenho.

WEIDUSCHADT, L. . Entre corpos. 2015. Outra.

WEIDUSCHADT, L. . Nada consta. 2014. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas violências 3. 2014. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas violências 3. 2013. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Entre corpos. 2013. Outra.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas Violências 3. 2012. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Pequenas violências 3. 2012. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Individuelo. 2011. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Frequência. 2011. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Frequência. 2011. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Frequências. 2011. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Frequências. 2011. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Penetrar # 2 e 3. 2010. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Frequência #5. 2010. Outra.

WEIDUSCHADT, L. . Frequência 2. 2010. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Na película do corpo. 2009. Instalação.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Frequência #3. 2009. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Frequência #1. 2009. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Frequência #2. 2009. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Frequência #4. 2009. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série pequenas violências #1 e #3. 2009. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Da série Pequenas violências #1 e #2. 2009. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Corpo em tensão. 2009. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Da série pequenas violências #3. 2009. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Da série estações: Inverno.. 2008. Outra.

WEIDUSCHADT, L. . Sem título. 2008. Instalação.

WEIDUSCHADT, L. . Inércia. 2008. Fotografia.

WEIDUSCHADT, L. . Sem Título.. 2007. Instalação.

WEIDUSCHADT, L. . Sem Título.. 2007. Gravura.

WEIDUSCHADT, L. . Sem Título.. 2007. Instalação.

WEIDUSCHADT, L. . É ténue.. 2007. Vídeo.

WEIDUSCHADT, L. . Última vista. V Muestra Internacional de Gráfica en Pequeño Formato. 2007. Gravura.

WEIDUSCHADT, L. . Sem título. 2007. Instalação.

WEIDUSCHADT, L. . Sem Título.. 2007. Outra.

WEIDUSCHADT, L. . SuitCase / Exhibition process (monitoria e ação educativa). 2008 (Monitoria) .

MATHEUS, F. ; WEIDUSCHADT, L. ; BORCK, M. R. ; PATRAO, R. . Meyer filho: um modernista saído da lira (monitoria e ação pedagógica). 2007 (Monitoria) .

WEIDUSCHADT, L. . XVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (monitoria). 2007 (Monitoria) .

BENETTI, A. ; Mansani, B. ; PEREIRA, J. C. ; WEIDUSCHADT, L. . Exposição Espaços Reversíveis (monitoria e ação educativa). 2007 (Monitoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    O uso da tecnologia no trabalho do artista visual, Descrição: Este projeto pretende coletar, analisar e sistematizar criticamente os relatos dos processos de criação artística na contemporaneidade que utilizem a tecnologia tanto sob o vínculo de parcerias com profissionais técnicos/equipes de trabalho, bem como nos casos em que os artistas são precursores de suas criações e não estabelecem parcerias com outros profissionais. Falar de processo criativo é abordar detalhes do trabalho que se aproximam da essência da criação. Neste sentido, ao acessar a fala do artista percebemos os resquícios dos processos, sendo possível perceber que há nos domínios do espaço de trabalho muitas lacunas a serem abordadas, já que nesse movimento nos aproximamos da gênese das obras. Em suma, interessa-nos investigar o trabalho do artista que esteja vinculado à inovação e a produção artístico-tecnológica a fim de analisar as parcerias que o artista estabelece no decorrer de seu trabalho.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Coordenador / Gabrielle Letícia da Silva Botelho - Integrante / Julia Luiza da Silva Santos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo, Descrição: O Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo, grupo de pesquisa, se dedica às práticas artísticas cujos propósitos se voltam para o estatuto da imagem com abordagem aberta à história, literatura, psicanálise e à antropologia do visual. Nós nos interrogamos sobre a imagem como acontecimento. Nos dedicamos à problemática da crítica e da escrita sobre a imagem, à dialética "arte e documento" e aos diversos contextos que a imagem concebe: histórico, artístico, econômico, político, cultural, etc.; contextos que jogam com a cenografia do nosso tempo, do nosso real, mas também de outras épocas, inclusive remotas. Podemos verificar que as imagens espelham o tempo. O que fazem o artista e o historiador com as imagens? Como escrever a história ou histórias com imagens? Qual é sua ressonância social e política? Nos perguntamos: em qual medida os discursos críticos voltados sobre as imagens determinam a maneira como as percebemos. Nosso grupo de pesquisa anterior Concepções Contemporâneas da arte, nos permitiu coletar experiências com as imagens e com a prática da exposição e da documentação, agora aprofundamos este conhecimento no BE-IT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Patricia Dias FRANCA-HUCHET - Integrante / Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    A cultura e o pensamento filosófico no Ensino Médio, Descrição: O projeto propõe a análise da situação do ensino-aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio integrado ao ensino técnico-profissionalizante, tomando como referência principal o aluno jovem/adolescente e suas representações, relações e práticas com a disciplina. Um dos principais focos de discussão do ensino de Filosofia é o direcionamento da aplicabilidade desta disciplina que, em suas raízes mais profundas, utiliza a reflexão e a análise crítica sobre os mais diversos temas, a partir de filósofos de grande expressão conhecidos pela história do pensamento. É inegável que o desenvolvimento da cultura e do pensamento filosófico, como modalidade de percepção, compreensão e raciocínio baseado em teorias da área, contribui para a formação humana de jovens que se encontram imersos em uma realidade social cada vez mais complexa e garante o potencial de uma consciência mais reflexiva e crítica dessa realidade. O objetivo desse projeto, contudo, vai além da discussão do papel idealizado da Filosofa na formação dos jovens estudantes, pretendendo mapear e analisar uma situação concreta: como os alunos do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológicas e Minas Gerais ? CEFET-MG concebem a disciplina Filosofia e como interagem a cultura juvenil, a cultura acadêmica e o saber filosófico no cotidiano escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de MG - Bolsa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Debora Pazetto Ferreira - Coordenador / Jessica Januário - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Processos criativos em Arte e Tecnologia, Descrição: O projeto pretende coletar, sistematizar e analisar criticamente processos de criação artística na contemporaneidade que utilizem procedimentos ou dispositivos tecnológicos como eixo central na construção e/ou resultado do trabalho artístico. O processo de criação artística será problematizado em relação ao gesto particular de cada artista entrevistado, considerando aspectos históricos, sociais, filosóficos, psicológicos, técnicos e tecnológicos. Esses paradigmas de criatividade e produção das obras, que frequentemente são inacessíveis ao espectador no objeto artístico final, são determinantes para a construção do pensamento e da compreensão da arte contemporânea. Interessa-nos entrevistar artistas visuais, filósofos, críticos de arte, curadores e técnicos que trabalhem com criação, inovação e produção artístico-tecnológica. Palavras-chave: Processo Criativo, Arte e Tecnologia, Ciência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Debora Pazetto Ferreira - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Corpus e Opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina, Descrição: A presente investigação problematiza uma história da pintura na América Latina entre meados dos séculos XIX e XX, incluindo Brasil e Santa Catarina, especialmente considerando como base um levantamento feito com imagens encontradas em sites e catálogos relacionados a este assunto e que tematizam através de cenas, paisagens, objetos e retratos (corpus) questões próprias à linguagem pictórica (opus). Serão privilegiados os diferentes aspectos e interlocuções que se apresentam para tramar e delimitar uma análise das sensibilidades e percepções artísticas, tais como cópia e original, texto e contexto, conjunto e singularidade, proximidade e distância. Terão preferência as obras que remetem tanto a distantes problemas pictóricos e remotas tradições acadêmicas, como indicam certas prefigurações professadas pelos modernistas do século XX, considerando-se as propostas vanguardistas de uma arte auto-referente que recusa a mera reprodução do mundo visual. A abordagem do arsenal imagético pressupõe as injunções e implicações constitutivas da temporalidade histórica, em termos de cronologia e anacronismos, mas acolhe a produção artística no âmbito da modernidade a partir da ultrapassagem das leituras auto-centradas ou que registram apenas os vínculos europeus e norte-americanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Priscilla Menezes de Faria - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Corpus e opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina, Descrição: A presente investigação problematiza uma história da pintura na América Latina entre meados dos séculos XIX e XX, incluindo Brasil e Santa Catarina, especialmente considerando como base um levantamento feito com imagens encontradas em sites e catálogos relacionados a este assunto e que tematizam através de cenas, paisagens, objetos e retratos (corpus) questões próprias à linguagem pictórica (opus). Serão privilegiados os diferentes aspectos e interlocuções que se apresentam para tramar e delimitar uma análise das sensibilidades e percepções artísticas, tais como cópia e original, texto e contexto, conjunto e singularidade, proximidade e distância. Terão preferência as obras que remetem tanto a distantes problemas pictóricos e remotas tradições acadêmicas, como indicam certas prefigurações professadas pelos modernistas do século XX, considerando-se as propostas vanguardistas de uma arte auto-referente que recusa a mera reprodução do mundo visual. A abordagem do arsenal imagético pressupõe as injunções e implicações constitutivas da temporalidade histórica, em termos de cronologia e anacronismos, mas acolhe a produção artística no âmbito da modernidade a partir da ultrapassagem das leituras auto-centradas ou que registram apenas os vínculos europeus e norte-americanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Kamilla Nunes - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    Academicismo e Modernismo na América Latina, Descrição: Utilizando os acervos bibliográficos e disponíveis na Internet a presente pesquisa deverá mapear e agrupar os principais artistas e sua produção no âmbito das academias de arte e dos movimentos identificados com o modernismo nos países da América Latina. Em função da ausência de estudos mais abrangentes e sistematizados sobre o assunto, este trabalho se configura como um levantamento e catalogação de dados, seguido por uma análise preliminar dos mesmos, indicando possibilidades posteriores de análise e estudo. Aborda desde o nascimento da mais antiga academia de artes latino-americana (1785 no México) até a segunda guerra mundial, posto que depois daqueles anos instala-se um outro contexto de rupturas, relacionado ao concretismo e neo-concretismo até a morte das vanguardas, configurando-se num outro objeto de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Letícia Weiduschadt - Integrante / Kamilla Nunes - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia. Trabalho: Corpo mutilado #5, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina.

2009

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia. Trabalho: Construção., Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina.

2009

1 lugar no Prêmio Mérito Universitário Catarinense (PMUC)., Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Artes e História da Arte. Exoneração a pedido.

2017 - 2018

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Designação, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte na Atualidade A , Arte na Atualidade B, História da Arte

  • 08/2017 - 11/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Guignard, .,Linhas de pesquisa

2018 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista PIFD (Programa de Incentivo à Iniciação Docente) no projeto: "Espaço da prática: o ateliê como um agente no processo de ensino e aprendizado em arte", sob orientação de Janaína Rodrigues.

2015 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor orientador de monografias no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais (CEEAV/EBA/UFMF).

2012 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - Pós Graduação Lato-Sensu. EBA/UFMG

2011 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista da Capes.

2011 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Fotografia Básica do Curso de Graduação em Design de Moda da EBA/UFMG. Bolsa Capes Reuni.

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Desenho para o Curso de Graduação em Design de Moda. EBA/UFMG. Bolsa Capes/Reuni.

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio Docência realizado na disciplina Atelier de Desenho IV do curso de Graduação em Artes Visuais - Habilitação Desenho. Orientação da professora Patrícia Franca Huchet. EBA/UFMG

2015 - 2015

Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Artes. Carga horária 40 horas semanais.

2013 - 2016

Escola Livre de Artes de Belo Horizonte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora na Escola Livre de Artes de Belo Horizonte (ELA)/ Arena da Cultura. Disciplina Ministrada: Arte Ambiente. Instalação, Performance, Intervenção Urbana e Práticas Correlatas.

2014 - 2015

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PII, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora Efetiva de Artes Visuais.

2009 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: PROBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxílio na produção do CD-Room: Academicismo e Modernismo em Santa Catarina, lançado em julho de 2010.

2008 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: FAPESC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: PROBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2014

Ateliê Cinthia Marcelle

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produção e pesquisa de artes visuais, Carga horária: 20