Melissa Etelvina Oliveira Rocha

Doutorapelo Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais , colabora e orienta no Curso de Especialização em Ensino de Arte (EBA/UFMG) e é membro dos grupos de pesquisa Projeto República (História/UFMG) e Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes (EBA/UFMG). Trabalhou na Arte Educação e como Assistente Curatorial no Instituto Cultural Inhotim. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte latinoamericana, arte política, estudos pós-coloniais e arquivo.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes

2015 - 2019

Escola de Belas Artes UFMG
Título: Arquivo Selvagem - Arte e Violência na América Latina
Maria Angélica Melendi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Artes

2007 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Corrente Contínua: Um circuito pela Arte e Resistência,Ano de Obtenção: 2009
Maria Angélica Melendi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: memória; cidade; política.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica

2002 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Formação de tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Estágio Docência. (Carga horária: 20h). , Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Estágio Docência. (Carga horária: 20h). , Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Essenciais: Potencialidades Audiovisuais. (Carga horária: 77h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Amílcar de Castro. (Carga horária: 30h). , Casa de Cultura Fiat, CASA DE CULTURA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em em Programa de Iniciação Científica - PIBIC. (Carga horária: 20h). , Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Programa de Aprimoramento Discente. (Carga horária: 20h). , Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: vídeo/Especialidade: serigrafia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino de Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intervenção urbana.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Gráfico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Histórias Feministas, Mulheres Radicais. 2018. (Seminário).

I Colóquio Nacional Políticas da Performatividade.Apocalipopótese: As performatividades políticas na Arte. 2018. (Outra).

I Colóquio Nacional Políticas da Performatividade. 2018. (Outra).

Seminário Pesquisa em Arte.Sem F, sem L e sem R - breves relatos pós coloniais sobre imagens subalternas.. 2018. (Seminário).

STF e Democracia. Pensando a Democracia, a Répública e o Estado de Direito no Brasil. 2018. (Outra).

XXXVIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE ARTE E EROTISMO: PRAZER E TRANSGRESSÃO NA HISTÓRIA DA ARTE.Wanted: desejo e violência na América Latina. 2018. (Outra).

Mercado e Democracia. Pensando a Democracia, a Répública e o Estado de direito no Brasil. 2017. (Outra).

II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional. As bruxas que não conseguiram queimar: a resistência feminina latino-americana na arte e vida. 2016. (Congresso).

XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação.Nós não sabíamos: um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na Arte. 2016. (Outra).

II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens.Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. 2015. (Seminário).

I Seminário da Pós graduação em Artes na UFMG: Pesquisas em Andamento.Sem F, Sem L, Sem R - Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens Subalternas. 2015. (Seminário).

VIII Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes, XVI Jornadas CAIA. Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. 2015. (Congresso).

1º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).

II Encuentro de Jóvenes Investigadores en Arte.Pau de arara ? a produção artística e a questão indígena nos anos de chumbo no Brasil. 2014. (Encontro).

II Seminário De Arte Popular E Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis. 2014. (Seminário).

XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte.O corpo violado: a degola na Arte. 2014. (Outra).

I Seminário Arte Popular e Contemporânea: relações e olhares possíveis. 2013. (Seminário).

5º Fórum de Arte das Américas - Transversalidades na Arte Contemporânea. 2012. (Outra).

II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O artista e a sociedade.A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporâne. 2012. (Outra).

Seminário Internacional de Arte e Educação do Inhotim. 2012. (Seminário).

Seminário Arte e Museus - Museu Inimá de Paula. 2010. (Seminário).

ANPAP - 18 Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas.Circuito pela Arte e Resistência:Territórios de Ação. 2009. (Encontro).

Seminário Revisões e Propostas: Desafios do Circuito de Arte Brasileiro - Instituto Inhotim. 2009. (Seminário).

XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Kaza Vazia: Entre a Sacada e a Dispensa. 2009. (Outra).

Semana da Pós Graduação EBA_UFMG.Semana da Pós Graduação EBA_UFMG. 2008. (Seminário).

Semana da Graduação UFMG.A memória dos anos 60 e 70 na arte da contemporaneidade. 2007. (Outra).

Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.A memória dos anos 60 e 70 na arte da contemporaneidade. 2007. (Seminário).

Semana da Graduação UFMG.A interatividade na arte digital. 2004. (Outra).

Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.A interatividade na arte digital. 2004. (Seminário).

Semana da Graduação UFMG.O Desenho. 2003. (Outra).

Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.O desenho. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iara Rodrigues Pereira Luz

ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, P. P.. Oficina de tecelagem manual: vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da escola municipal Osório Aleixo da Silva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Ludmila Bastos Kaehler Diniz

ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O.. Contatos com a fotografia: relatos de experiências em ensino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Virginia Gabrielle Silva Moreira

ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O.. Grafite é arte: conhecendo e explorando o grafite como ensino em Artes Visuais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Rosali Maria Nunes Henriques

MAFRA, J. S.;ROCHA, M. E. O.. O Ensino de Artes Visuais para a terceira idade: uma experiência com a imagem da Monalisa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Roselaine Cristina Barbosa

MAFRA, J. S.;ROCHA, M. E. O.. O Ensino de origami como forma de criação e experiência estética na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Luciana Teodoro Cortez

ROCHA, M. E. O.; VIANA, M. L. D.. Possibilidades Artísticas com o uso scratch no Ensino de Artes Visuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilandes Eurides Francisca Teixeira

ROCHA, M. E. O.; GARZON, Gabriela. O Ensino das Artes nas Manifestações Culturais de Santana dos Montes - MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilmar Pereira Batista

ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Ensino De Artes Visuais Com Foco Na Cultura Visual Da Arte Afro-Brasileira A Partir Da Arte De Mestre Didi. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliane Assis Figueiredo

ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Metodologia Para O Ensino Da Ilustração Infantil Reflexões E Complementações - Teoria E Prática Especialização Em Ensino De Artes Visuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Líliam Aparecida Fernandes França

ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Reflexão Sobre O Ensino De Arte No Colegio Municipal Professora Didi Andrade, Em Itabira-MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Aparecida da Silva

ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Um Olhar Sobre O Ensino De Artes Visuais No 1º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Estadual ?Silveira Drumond?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia de Souza da Silva

ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, F. A.. O Ensino de Arte na educação escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Regina do Serro

ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, F. A.. O Ensino de Artes através de materiais reaproveitáveis. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia de Souza da Silva

ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. O Ensino de Arte Contemporânea com Instalações de Inhotim. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilza Diniz Araújo

ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. O Desenho infantil e o conhecimento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria de Fatima Gomes

ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Leituras culturais e sociais a partir da arte em madeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Geuliano Silva Murca

ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Interesse pelo estudo da realidade: o ensino de arte em duas escolas públicas da cidade de Teófilo Otoni. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antonia Ines da Silva Costa

ROCHA, M. E. O.; COELHO, Rodrigo Borges. A Importância da Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jane Andreza de Souza Silva

ROCHA, M. E. O.; COELHO, Rodrigo Borges. O Ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Criação Artística a partir da Releitura de Obras de Tarsila do Amaral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandra de Fatima Prado

SOARES, A. D. B.;ROCHA, M. E. O.. O Ensino de Arte na Escola Municipal Presidente Bernardes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria de Lourdes de Almeida Luchese

CADOR, A. B.;ROCHA, M. E. O.. Artes Visuais no Ensino Médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: CRISTIANE DE SOUZA ALMEIDA

SOARES, A. D. B.;ROCHA, M. E. O.. O Ensino de Arte e a Importância das Expressões Artísticas Individuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Denise Gomes da Silva

SOARES, A. D. B.;ROCHA, M. E. O.. O Ensino de Arte na Escola Estadual do Povoado de Santa Quitéria. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ROCHA, Melissa; AHOUAGI, Bárbara; MAFRA, J.. Curso de Especialização em Artes Visuais e Tecnologias - seleção. 2017. Escola de Belas Artes UFMG.

ROCHA, Melissa; FALCI, C.; ROJO, S.. Bolsa PSDE- CAPES. 2016. Escola de Belas Artes UFMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juliana Silveira Mafra

BIASIZZO, M. A.; STARLING, H. M. M.; JESUS, E. A.;MAFRA, J. S.. Contra-arquivo selvagem: Arte, memória e violência na América Latina. (Suplente). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG.

Eduardo Antônio de Jesus

Jesus, Eduardo de; BIASIZZO, Maria Angelica Melendi; STARLING, H. M. M.. Contra-arquivo selvagem: Arte, Memória e violência na América Latina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mabe Machado Bethônico

BIASIZZO, Maria Angelica Melendi de; PIMENTEL, L. G.; Paim, C.T.; Silva, R. H.Alves;BETHÔNICO, Mabe. Corrente Contínua: Um circuito pela Arte e Resistência. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes da UFMG.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; PIMENTEL, Lúcia Gouveia; PAIM, Claudia T.. Corrente contínua: um circuito pela arte e resistência. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; PIMENTEL, Lucia Gouvêa; SILVA, Regina Helena Alves. Corrente contínua, um circuito pela arte e resistência. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; ANJOS, M.; STARLING, H. M. M.; JESUS, E. A.; MESQUITA, A.; REBOUCAS, J.; CIFUENTES, Adolfo. Arquivo Selvagem - Arte e Violência na América Latina. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; STARLING, H. M. M.; JESUS, E. A.; MAFRA, Juliana. Contra-arquivo selvagem: Arte, memória e violência na América Latina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Artes, EBA, UFMG) - Escola de Belas Artes da UFMG.

Lucia Gouvea Pimentel

BIASIZZO, Maria Angélica Melendi; PAIM, Claudia;PIMENTEL, L. G.. Corrente contínua: Um circuito pela arte e resistência. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.. Arquivo selvagem: arte e violência na América Latina. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Iara Rodrigues Pereira Luz

Oficina de tecelagem manual: vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da escola municipal Osório Aleixo da Silva; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Ludmila Bastos Kaehler Diniz

Contatos com a fotografia: relatos de experiências em ensino; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Virginia Gabrielle Silva Moreira

Grafite é arte: conhecendo e explorando o grafite como ensino em Artes Visuais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Luciana Cristina Da Silva Vilela

A paisagem urbana Uma proposta de arte educação baseada nas obras de Alfredo Volpi e Gustavo Acosta; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Claudia Carvalho Gaspar Cimino

Ensino de Artes Visuais: Construindo imagens sobre o Patrimônio Cultural; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Magali Vitral REzende

Renovação do Ensino de Arte na contemporaneidade e sua empregabilidade na rede pública de Juiz de Fora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Anderson Magalhães

Graffiti e Arte Urbana Metodologias aplicadas em oficinas do programa "Gente em primeiro lugar"; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Daniele de Sá Alves

A/R/Tografia Uma metodologia de pesquisa educacional baseada em Arte na busca pela formação do artista-pesquisador-professor; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Flávia Angélica Mendes Riberiro

Ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental I Arte Pop em máscaras temporárias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Ives da Silva Duque Pereira

Proposta para o Ensino de Arte em conformidade com a Lei 10; 639/03; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Robson Soares Ferreira

Ensino de Artes Visuais, Intervenção Urbana e Contestação política em Juiz de Fora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Josiane Paiva

O Ensino da Arte Contemporânea Uma experiência na Rede Municipal de Juiz de Fora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Cristiane Ferreira Leite

Análise do Ensino de Artes Visuais do Ensino Formal e no Ensino Livre; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Deisiele Moreira da Cunha

Análise da prática de arte realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos na cidade de São Gonçalo de Rio Abaixo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Josiany Rodrigues dos Santos

Caminhos para o Ensino de Artes Visuais - O real, o necessário e o possível; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

João Carlos de Souza Gonçalves

Portinari E Drummond: O Despertar Para A Sensibilidade No Ensino De Artes, A Partir Do Desenho E Da Poesia; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Andréa Arcanjo de Oliveira Abade

Análise E Identificação Das Abordagens No Ensino De Artes Visuais Na Educação De Jovens E Adultos; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Eubia Almeida Silva

Artes No 5º Ano Do Ensino Fundamental, Uma Necessidade Pedagógica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Terezinha Aparecida Lopes

O Ensino de Arte - uma trajetória; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Adriana Souza de Oliveira Vasconcellos

O Ensino de Artes na Educação Infantil: uma experiência com Juan Miró; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Ana Marcia Leite Denadai

Abordagem do Stop Motion no Ensino de Artes Visuais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Rosimeire Sabino Miranda

O vídeo documentário de Eduardo Coutinho no Ensino de Artes Visuais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Maria Martinha Pereira dos Santos

A Expressão da Modelagem no Contexto da Arte Popular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Norali Barbosa Esteves de Oliveira

O Desenho no Ensino de Artes Visuais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Conceição Figueiró de Oliveira

O Ensino de Artes antes e o Ensino de Artes hoje - O Ensino e seus distintos objetivos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Cristina Souza Krauss Serrano

Piuiii; ; ; da janela do trenzinho caipira e através de janelas virtuais:o ensino/aprendizagem da arte modernista brasileira para crianças a partir dos desenhos das paisagens barrocas de Tarsila do Amaral; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Kelly Cristine Carvalho Moreira

Metodizar e Planejar Arte: Apontamentos para uma melhor prática pedagógica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Marcia Panzera de Mello Garcia

O Artista/Professor de Artes Visuais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Penélope da Silva Soriano de Almeida

O Desenho na educação infantil: A "arte" de olhar além dos rabiscos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Patrícia Uebe Ribeiro

Arte e Corporeidade:Possíveis Caminhos para Construções Metodológicas significativas para o Ensino de Artes Visuais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Danielle Cristine Fullan

Arte e Educação: processos de avaliação de impacto para fortalecimento de mediações no Instituto Inhotim; 2011; Iniciação Científica - Instituto Cultural Inhotim, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eugênio Paccelli da Silva Horta

Iniciação a Docencia e Melhoria nas Condições de Ensino de Desenho Básico; 2003; Orientação de outra natureza; (Curso de Belas Artes/UFMG) - UFMG - Escola de Belas Artes; Orientador: Eugênio Paccelli da Silva Horta;

María Angélica Melendi de Biasizzo

Corrente contínua: um circuito pela arte e resistência; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Angelica Melendi de Biasizzo;

María Angélica Melendi de Biasizzo

Arquivo Selvagem - Arte e Violência na América Latina; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Artes, EBA, UFMG) - Escola de Belas Artes da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Angelica Melendi de Biasizzo;

María Angélica Melendi de Biasizzo

A memória da arte dos anos 60 na contemporaneidade; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Angelica Melendi de Biasizzo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, Melissa O. . O CONTRA-ARQUIVO NA ARTE: O PODER XAMÂNICO DE UMA ANTROPOLOGIA REVERSA. PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 9, p. 10-28, 2017.

  • ROCHA, M. E. O. . O contra-arquivo na arte, o poder xamânico de uma antropologia reversa. Revista Lindonéia , v. 1, p. 82, 2017.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara: A Produção Artística e a Questão Indígena nos Anos de Chumbo no Brasil. Revista Lindonéia , v. 1, p. 1-88, 2015.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, Bárbara . Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. Revista Periódicus , v. 1, p. 120-126, 2015.

  • ROCHA, M. E. O. . Ponteiros da Arte. Arte e Contexto - Revista digital de reflexão em arte , v. 1, p. 1-1, 2014.

  • ROCHA, M. E. O. . Acertando os ponteiros. Revista Lindonéia , v. 1, p. 66-70, 2013.

  • ROCHA, M. E. O. . O poder da linguagem mostrando seu vestígio mesmo depois do silêncio. Revista Lindoneia , v. 1, p. 39-42, 2012.

  • ROCHA, Melissa ; BEDESCHI, T. . Coletivos de arte: Kaza Vazia, entre sacada e dispensa. Revista Lindonéia , v. 1, p. 41-48, 2010.

  • ROCHA, Melissa E. O. . Cíclos de Perséfone. In: Júlia Rebouças. (Org.). Valeska Soares: Entrementes. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, v. 1, p. 115-140.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, Bárbara . AS BRUXAS QUE NÃO CONSEGUIRAM QUEIMAR: A RESISTÊNCIA FEMININA NA ARTE E VIDA. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, 2016, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero - Volume II - 1ª Edição Internacional. 1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2017, 227p.. belo horizonte: Initia Via, 2016. v. 2. p. 188-194.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. In: VIII Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes/ XVI Jornadas CAIA, 2015, Buenos Aires. Imagen/Deseo Placer, devoción y Consumo en las artes. Buenos Aires: CAIA, 2015. v. 1. p. 135-145.

  • ROCHA, M. E. O. . Sem F, Sem L, Sem R - Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens Subalternas. In: I Seminário da Pós Graduação em Artes na UFMG: Pesquisas em Andamento, 2015, Belo Horizonte. Anais do Seminário da Pós-Graduação em Artes na UFMG. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes UFMG, 2015. v. 1. p. online-online.

  • ROCHA, Melissa ; AHOUAGI, Bárbara . Identidades estratégicas e a arte da América Latina. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. Anais do II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. Juiz de Fora: UFJF, 2015. v. 1.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Corpo Violado: a degola na arte. In: XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Territórioas da Arte - XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014. v. 1. p. 1-100.

  • ROCHA, M. E. O. . A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporânea. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC) - O artista e a Sociedade, 2012, Juiz de Fora. O Artista e a Sociedade. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. v. 1. p. 382-390.

  • ROCHA, M. E. O. . Coletivos de Arte - Kaza Vazia, entre a sacada e a dispensa. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. XXX Colóquio CBHA - Arte>Obra>Fluxos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 1. p. 1.

  • ROCHA, M. E. O. . Circuito pela Arte e Resistência:Territórios de ação. In: 18 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador. Transversalidades nas Artes Visuais - 18 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009.

  • ROCHA, M. E. O. . Circuito pela Arte e Resistência: Territórios de Ação. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2009, Salvador. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador: EDUFBA, 2009. v. 1.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, Bárbara . Wanted: desejo e violência na arte latino­americana. In: XXXVIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE ARTE E EROTISMO: PRAZER E TRANSGRESSÃO NA HISTÓRIA DA ARTE, 2018. XXXVIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE ARTE E EROTISMO: PRAZER E TRANSGRESSÃO NA HISTÓRIA DA ARTE. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2018. v. 1. p. 23-23.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, Bárbara . As Bruxas que não conseguiram queimar: a resistência feminina latino-americana na arte e vida. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional. Belo Horizonte: Initia Via, 2016. v. 1. p. 790-793.

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens: Caderno de Resumos e Programas. Juiz de Fora: PPGArtes Culturas e Linguagens UFJF, 2015. v. 2. p. 27-28.

  • ROCHA, M. E. O. . A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporânea. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O Artista e a Sociedade, 2012, Juiz de Fora. II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O Artista e a Sociedade, 2012. v. 1. p. 1-52.

  • ROCHA, Melissa ; AHOUAGI, B. O. . Nós não sabíamos, um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. . Sem F, sem L, sem R- Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens subalternas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara ? a produção artística e a questão indígena nos anos de chumbo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. ; AHOUAGI, B. O. . Corpo Violado: a degola na arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. . A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporâne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. . Circuito pela Arte e Resistência: Territórios de Ação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. . Corrente Contínua: curto-circuito na arte contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, M. E. O. . A memória dos Anos 1960 e 70 na Arte Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Melissa ; AHOUAGI, Bárbara ; QUEIROZ, J. A. S. ; CARVALHO, M. C. V. ; BRAGA, P. C. ; MARQUES, D. A. . Poesia e prosa [recurso eletrônico] : cadernos de atividade 2: resumos, atividades propostas e conceitos. Belo Horizonte: Projeto República/UFMG, 2018 (Material Didático).

  • ROCHA, M. E. O. ; GUEDES, Debora . CONFLUÊNCIA ESFÉRICA - curadoria global após ?Magiciens de la Terre?. Natal - RN: ABRACE / ANPAP / ANPPOM, 2015. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, Melissa O. . Poesia e prosa [recurso eletrônico] : cadernos de atividade 2: resumos, atividades propostas e conceitos. 2018. (Elaboração de Itens).

VOLZ, Jochen ; ROCHA, M. E. O. . Seu Corpo da Obra - Olafur Eliasson. 2011. (Editoração/Catálogo).

MOURA, R. ; ROCHA, M. E. O. . A Revista. 2011. (Editoração/Periódico).

ROCHA, M. E. O. . Arte Urbana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, M. E. O. . Banco de Itens. 2008. (Elaboração de Itens).

ROCHA, Melissa . Série Coup. 2016. Outra.

ROCHA, M. E. O. ; COSTA, G. . Residência Artística Casa Plana. 2016. Outra.

ROCHA, M. E. O. . I Prêmio Camelo de Artes Visuais. 2013. Fotografia.

ROCHA, M. E. O. . 2010. 2010. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . 68, 40 anos depois. 2008. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . Carreira de Monalisa. 2008. Vídeo.

ROCHA, M. E. O. . BBB. 2007. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . Intel Inside. 2007. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . salve s(eleição)!. 2006. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . keep walking. 2005. Instalação.

ROCHA, M. E. O. . Bicromia. 2005. Pintura.

ROCHA, M. E. O. . Cotidiano. 2005. Desenho.

ROCHA, M. E. O. . II Mostra - A Experiência do Livro. 2005. Outra.

ROCHA, M. E. O. . Melissa Rocha|Luciano Irrthum. 2005. Pintura.

ROCHA, M. E. O. . Sem título. 2004. Pintura.

ROCHA, M. E. O. . Playboy. 2003. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2017

    Arte contemporânea ou Como imaginar e nomear o presente, Descrição: Descrição: Já faz um tempo que o termo arte contemporânea nos assombra como categoria cronológica de espessura singular: a expressão utiliza-se, de modo indiferenciado, para denominar a produção artística que teve início na década de 1960. O espectro dos regimes ditatoriais da América Latina e das revoluções fracassadas ou abortadas nesse período, no resto do mundo, vem impulsando uma série de narrativas curatoriais, críticas ou históricas para as quais ainda é difícil distinguir entre os passados memoráveis e os dados aparentemente não significativos. A metáfora O fungo no contemporâneo, utilizada por Cuauhtémoc Medina no editorial do número 13 da Revista Manifesta, 2012, nos parece oportuna ante o estado das atuais reflexões sobre a arte atual e aponta para a reativação e recontextualização das décadas de 60/70 nas práticas contemporâneas na forma de noções históricas e artísticas que ficcionalizam, especulam ou protelam a condição atual. Como os dos fungos, os esporos das estruturas neocoloniais espalhar-se-iam na maioria das regiões pós-coloniais, infestando ou enriquecendo as formas de perceber, analisar e viver o momento presente. Sendo os fungos, na tradição ocidental, símbolos da vida regenerada após a decomposição Maria Angélica Melendi orgânica que segue à morte, a metáfora parece se aproximar de conceito de Nachleben de Aby Warburg: uma vida post-mortem que se propagaria ao longo dos tempos e se nutriria do corpo morto da história. Georges Didi-Huberman coloca a palavra Nachleben no centro de uma leitura de conjunto da obra de Warburg, traduzindo o termo por survivante .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Juliana Mafra - Integrante / Ariel Ferreira - Integrante / Bárbara de Oliveira Ahouagi - Integrante / Adriano Gomide - Integrante.

  • 2012 - 2016

    TRAÇOS DO SAGRADO NAS PRÁTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA LATINO-AMERICANA, Descrição: Descrição: O cerne deste projeto reside na profunda crise produzida no campo do simbólico no pós-guerra. Interessa-nos entender como no interior de uma sociedade laica como a que se vislumbrava nas capitais da América Latina, no final dos anos 60, permanecia latente a irrupção de fundamentalismos de signos opostos que se apoiavam, porém nalgum conceito do sagrado. Percebe-se, nessa época, o surgimento de obras de arte que invocam a sacralidade, tanto através da consagração do profano e a exaltação a través da arte dos rituais de cultos populares ou anteriores ao catolicismo, quanto no sentido contrario da profanação do sagrado, vilipendiando-o ou destruindo-o, com uma quota de sarcasmo e mordacidade. Analisaremos desde essa perspectiva algumas obras nas que o sagrado aparece de modo central, tanto na proposição do artista quanto na recepção do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Júlia Maia Rebouças - Integrante / Juliana Mafra - Integrante / Ariel Ferreira - Integrante / Adolfo Cifuentes - Integrante / Bárbara de Oliveira Ahouagi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    OS LOCAIS DE RECLAMAÇÃO, Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo examinar o aspecto micropolítico das intervenções na rua, com especial atenção para as questões da memória e da rememoração de fatos do passado imediato. Seus Objetivos são: - Delinear o papel do artista na recontextualização de matrizes de ação ou intervenção urbana realizadas em outros tempos ou em outros lugares; sua atualização para as circunstancias locais; as variações e as persistências; - Examinar, nesses artistas, os motivos de crítica ou de recusa às instituições; verificar os conflitos com a cultura museológica e arquivológica. - Estudar como se dá, em nossos dias, a formação de coletivos de artistas; - Examinar nesses coletivos o compartilhamento da autoria, sua diluição ou seu apagamento; - Analisar o trânsito dos trabalhos de rua até seu registro em catálogo ou livro, na web ou, mesmo, na instituição; - Estudar o estatuto da fotografia e do texto no registro e catalogação das obras. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) . , Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Ariel Ferreira - Integrante / Lais Myrrha - Integrante / Brigida Campbell - Integrante / Helio Nunes - Integrante / Ronan Cardozo Couto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. , Av. Antônio Carlos , 6627, Pampulha, MG - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora da disciplina Pintura do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - EBA/UFMG

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Especialização em Ensino de Arte UFMG -Disciplina teórica - Panorama das Artes Visuais.Orientação Monografias.Universidade Aberta do Brasil - EBA/UFMG

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Apoio Técnico - BAT - FAPEMIG, Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Universidade Aberta do Brasil - Curso de Especialização em Ensino de Arte - EBA/UFMG

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - Universidade Aberta do Brasil - EBA/UFMG

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa CNPq/UFMG A memória dos anos 60 na arte da contemporaneidade vinculado ao Projeto de Pesquisa da profa. Dra. Maria Angélica Melendi.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Trainee Design Gráfico, Carga horária: 40

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Vinculado ao PED - Programa de Especialização Discente.Monitoria Laboratório de Informática Escola de Belas Artes UFMG

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Modelo I (desenho de observação de modelo vivo) - Escola de Belas Artes UFMG

  • 2008 - 2009

    Escola de Belas Artes UFMG

    Vínculo: Estágio docência Mestrado Arte, Enquadramento Funcional: Extensão universitária em Estágio Docência., Carga horária: 20

  • 2011 - 2013

    Instituto Cultural Inhotim

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Curatorial, Carga horária: 40

  • 2014 - 2014

    Faculdade Pitágoras

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professora Curso de Arquitetura e Urbanismo - Faculdade Pitágoras. Disciplina: Oficina de Expressão e Representação II

  • 2007 - 2007

    INHOTIM Centro de Arte Contemporânea

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Arte-educação, Carga horária: 20