Larissa Neves Monteiro Paulo

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Cidade de São Paulo (2018). Atualmente é estudante de Mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas- USP, bolsista CNPq, possuindo Iniciação Científica, bolsista FAPESP na mesma. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Micologia e Imunologia.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Micologia

2018 - Atual

Faculdade de Ciências Farmacêuticas- USP
Título: Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosoi e agonistas das vias de Toll-2 e Toll-9 na Cromoblastomicose experimental.,Orientador:
Sandro Rogério de Almeida.

Graduação em Biomedicina

2015 - 2018

Universidade Cidade de São Paulo

Graduação interrompida em 2014 em Biomedicina

2013 - Interrompido

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Ano de interrupção: 2014

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Atheneu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Micologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Bacteriologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fisiologia da Respiração.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAULO, L. N. M. . I Escola de Inverno em Análises Clínicas e Toxicológicas -I ClinTox. 2019. (Outro).

PAULO, L. N. M. . I Escola de Inverno em Análises Clínicas e Toxicológicas -I ClinTox. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Escola de Inverno em Análises Clínicas e Toxicológicas-I ClinTox.Micologia: Aspectos Gerais. 2019. (Seminário).

Introdução à imunologia. 2019. (Seminário).

Café com ciência Bio-Rad. 2018. (Seminário).

Introdução à tecnologia proteômica- FAPESP. 2018. (Simpósio).

Curso de Inverno em Fisiopatologia e Análises Clínicas - USP. 2017. (Simpósio).

Palestra Motivacional Dr. Bactéria. 2017. (Outra).

X Simpósio acadêmico de Biomedicina. 2016. (Simpósio).

Semana da Biomedicina. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Pelleschi Taborda

TABORDA, C. P.; MARTINS, J. O.; SOARES, I. S.. Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosoi e agonistas das vias de Toll-2 e Toll-9 na cromoblastomicose experimental.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Joilson de Oliveira Martins

TABORDA, C. P.; SOARES, I. S.; MARTINS, J. O.. Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosi e agonistas da vias de Toll-2 e Toll-9 na Cromoblastomicose experimental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Farmácia - Fisiopatologia e Toxicologia) - Faculdades de Ciências Farmacêuticas - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandro Rogério de Almeida

Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosoi e agonistas de TLR-2 e TLR-9 na Cromoblastomicose; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sandro Rogério de Almeida

Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas na Cromoblastomicose; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosoi e agonistas das vias de Toll-2 e Toll-9 na Cromoblastomicose experimental., Descrição: A cromoblastomicose é uma doença subcutânea de alta incidência, considerada um desafio por muitos profissionais, pelo fato de não possuir tratamento eficiente, nem profilático. Um dos agentes causadores dessa doença é o fungo Fonsecaea pedrosoi. Devido à cronicidade da infecção, as taxas de cura são baixas, de uma forma geral, apresenta-se na região podal, e com menor frequência em mãos e braços. Observa- se a presença de lesão papular de superfície lisa e eritematosa que gradualmente aumenta de tamanho e se torna descamativa. Os mecanismos imunológicos envolvidos na prevenção e controle da infecção por F. pedrosoi ainda são desconhecidos. Alguns estudos têm focado na interação fungo-hospedeiro, mostrando que a ativação da resposta imune celular do tipo Th1, é a mais importante no controle da infecção. Nos últimos anos, vários aspectos da biologia de células dendríticas foram esclarecidos e com isso, novas estratégias de tratamento e vacinação utilizando-se essas células tem sido empregadas. O racional para o uso de células dendríticas como o ponto principal para o desenvolvimento de estratégias de vacinação e imunoterapia baseia-se nas propriedades biológicas dessas células, de possuir os processos de captura, processamento e apresentação de antígenos a linfócitos T ?naive?, que são altamente eficientes, resultando em uma resposta imune específica, interagindo os sistemas imune inato e adaptativo. Considerando a epidemiologia da cromoblastomicose no Brasil e o desconhecimento da relação parasito-hospedeiro propomos estudar a interação de células dendríticas frente aos conídios de F. pedrosoi e desenvolver uma estratégia de vacinação baseada nas propriedades dessas células pulsadas com o fungo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Neves Monteiro Paulo - Integrante / Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas na Cromoblastomicose, Descrição: O principal objetivo do projeto é compreender a importância das interações de células dendríticas com o fungo F. pedrosoi, assim como a sua capacidade de migrar e induzir uma resposta protetora na cromoblastomicose experimental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Larissa Neves Monteiro Paulo - Coordenador / Sandro Rogério de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, FCF USP. , Avenida Professor Lineu Prestes, Butantã, 05508000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30913633

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Faculdade de Ciências Farmacêuticas- USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Faculdade de Ciências Farmacêuticas- USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.