Werlesson Grassi Sant'Ana

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014), pós-graduando em Educação psicomotora pelo Colégio Pedro II e graduado (licenciatura) em letras-português na Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Possui formação de ator pela Escola Técnica de Teatro Martins Penna (2015) e bacharelado em direção teatral na Unirio. Tem experiência nas áreas Teatro e Letras, atuando principalmente na linha de pesquisa Poéticas da Cena e do Texto Teatral nos seguintes temas: Dramaturgia Oswaldiana (A morta e O rei da Vela), Teatro Brasileiro Contemporâneo, Companhia dos Atores, Literatura Brasileira, Poéticas da Cena, Leitura e Teatro.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Cênicas

2011 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Teatro Antropofágico de Oswald de Andrade na Companhia dos Atores
, Ano de Obtenção: 2014.Maria Helena Vicente Werneck.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Especialização em andamento em Educação Psicomotora

2023 - Atual

Colégio Pedro II

Graduação em Bacharelado em Direção Teatral

2017 - 2022

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: André Paes Leme

Graduação em letras-português

2006 - 2010

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Arte Dramática - Ator

2013 - 2015

ESCOLA TECNICA ESTADUAL de TEATRO MARTINS PENA

Formação complementar

2020 - 2020

Grupo de Estudos Teatro-Cabaré: poéticas, estéticas e pedagogias. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2019 - 2019

Mediação pedagógica na educação a distância. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

Vídeo em questão,. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

Praticando a mediação pedagógica na EaD. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2016 - 2016

A relação do ator com o texto a ser falado. (Carga horária: 12h). , Sede das Cias, SEDEDASCIAS, Brasil.

2016 - 2016

Oficina com Ana Kfouri: Hilda Hilst, Beckett, Artaud e Valère Novarrina. (Carga horária: 12h). , Sede das Cias, SEDEDASCIAS, Brasil.

2016 - 2016

Crítica Teatral. (Carga horária: 12h). , Sede das Cias, SEDEDASCIAS, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento do ator com a máscara teatral. (Carga horária: 20h). , Grupo Teatral Moitará, MOITARÁ, Brasil.

2015 - 2015

O ator essencial. (Carga horária: 8h). , Cena Brasil Internacional, CEBABRASILINT, Brasil.

2012 - 2012

Curso Livre de Iniciação Teatral. (Carga horária: 240h). , Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, ETETMARTINSPENA, Brasil.

2011 - 2011

Literatura Infanto-Juvenil. (Carga horária: 360h). , Centro Educacional de Estudo Superior Projeto Educar, CESP, Brasil.

2010 - 2010

Dramaturgia. (Carga horária: 12h). , SESC, SESC, Brasil.

2010 - 2010

Arte na Educação. (Carga horária: 360h). , Centro Educacional de Estudo Superior Projeto Educar, CESP, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de Interpretação. (Carga horária: 20h). , secretaria de cultura de Vitória, SEC, Brasil.

2009 - 2009

Formação em Artes Cênicas - Interpretação. (Carga horária: 20h). , secretaria de cultura de Vitória, SEC, Brasil.

2009 - 2009

Avião de papel: a palavra sonora na dramaturgia. (Carga horária: 12h). , SESC, SESC, Brasil.

2009 - 2009

Formação em Artes Cênicas - Direção teatral. (Carga horária: 20h). , secretaria de cultura de Vitória, SEC, Brasil.

2009 - 2009

Máscaras Balinesas. (Carga horária: 20h). , SESC, SESC, Brasil.

2009 - 2009

Mecanismos de comicidade. (Carga horária: 12h). , SESC, SESC, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de atores para Cinema e TV. (Carga horária: 21h). , secretaria de cultura de Vitória, SEC, Brasil.

2008 - 2008

Oswald de Andrade: Antropofagia e contemporaneidad. (Carga horária: 12h). , SESC, SESC, Brasil.

2008 - 2008

esquetes educativos. (Carga horária: 25h). , secretaria de cultura de Vitória, SEC, Brasil.

2008 - 2008

Teatro Gestual. (Carga horária: 7h). , SESC, SESC, Brasil.

2008 - 2008

O corpo cômico. (Carga horária: 8h). , SESC, SESC, Brasil.

2005 - 2005

Oficina de interpretação teatral. (Carga horária: 40h). , FAFI, FAFI, Brasil.

2005 - 2005

Jogo lúdico e dramático na construção do personage. (Carga horária: 40h). , FAFI, FAFI, Brasil.

2002 - 2002

Oficina de teatro para adolescentes. (Carga horária: 240h). , FAFI, FAFI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

Encontros de caracterização na quarentena. 2020. (Encontro).

Segundo Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. 2012. (Congresso).

VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. 2012. (Congresso).

Encontro regional de estudantes de letras. 2010. (Encontro).

VIII Semana de Pesquisa em Letras da Ufes.Do Texto à Cena: os leitores no processo de encenação. 2010. (Oficina).

XI Congresso de Estudos Literários. 2009. (Congresso).

X Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.Teatro e Narrativa em Oswald de Andrade: histórias da recepção da obra do autor. 2009. (Encontro).

Jornadas de leitura - Os poemas satíricos medievais: as brincadeiras dos trovadores. 2008. (Simpósio).

jornadas de Leitura- relatos de experiências (Leitura Literária: formas de intervenção). 2008. (Outra).

Leitura: Um olhar sobre essa arte.Leitura: um olhar sobre essa arte. 2008. (Oficina).

Machado & Guimarães: um lance de dois. 2008. (Simpósio).

Machado & Guimarães: Um lance de dois. 2008. (Seminário).

minicurso de surrealismo. 2008. (Oficina).

Os poemas satíricos medievais: as brincadeiras dos trovadores. 2008. (Oficina).

VI semana de pesquisa em letras. 2008. (Congresso).

X congresso de estudos Literários- A crítica literária: percursos, métodos, exercícios. 2008. (Congresso).

XI Encontro Mineiro dos estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

V semana de pesquisa em letras. 2007. (Congresso).

IV semana de pesquisa em letras. 2006. (Congresso).

Orientou

Grupo Confraria de Teatro

Mesas falam e se movem; 2014; Orientação de outra natureza - Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ES; Orientador: Werlesson Grassi Sant'Ana;

Produções bibliográficas

  • SANT'ANA, W. G. . Velhas Ferramentas para um novo teatro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANT'ANA, W. G. . Da Antropofagia Literal à Literária: a Cia dos Atores e o Teatro Antropofágico de Oswald de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANT'ANA, W. G. . Entre efeitos de sentido e de presença: recepção, jogo, memória e mundivivência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANT'ANA, W. G. . O rei da vela: poética dramatúrgica, mecanismos de abertura estrutural e recepção nas décadas de 30 e 60.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANT'ANA, W. G. . Do texto á Cena: os leitores no processo de encenação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANT'ANA, W. G. . Do Texo à Cena: os espaços vazios em O Rei da Vela de Oswald de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANT'ANA, W. G. . Mares Inacabados: Possíveis caminhos críticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANT'ANA, W. G. . Do Texto à Cena: os leitores no processo de encenação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANT'ANA, W. G. ; TROTTA, R. . A criação coletiva e o processo colaborativo a partir da tese de Antônio Araújo. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material bibliográfico para a disciplina "Laboratório de Encenação I").

SANT'ANA, W. G. . Relatório semestral: Velhas Ferramentas para um novo teatro. 2019. (Relatório de pesquisa).

SANT'ANA, W. G. . Teatro e Narrativa em Oswald de Andrade: Histórias da Recepção da Obra do Autor. 2012. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, F. ; SANT'ANA, W. G. . Novas Iscas. 2016. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . Sangre. 2015. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . Duas malas, uma trouxa e um baú. 2015. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . A Dama de Bergamota. 2014. Teatral.

Hugo, Victor ; SANT'ANA, W. G. . Eles não usam Black Tie. 2013. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . A Ordinária. 2011. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . Outono das flores. 2011. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . Rosa Negra. 2010. Teatral.

SANT'ANA, W. G. . Boulevard 83. 2009. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    GEPEP-CPII, Descrição: O GEPEP-CPII tem por objetivo estudar e pesquisar o corpo humano em suas amplas dimensões e características, respeitando as possibilidades de linguagem e relações inter e intrapessoais, de forma a investigar e promover os potenciais de cada sujeito em seus vínculos com o outro, com o meio e com ele mesmo, com ética e transparência, atendendo os diversos segmentos sociais, analisando, planejando e intervindo na construção de conhecimentos sobre a Psicomotricidade; pesquisando, estudando e apresentando resultados em forma de publicações e apresentações em eventos acadêmicos; produzindo jornadas de Psicomotricidade; atuando em formação de educadores pelo viés da Psicomotricidade e analisando o sujeito na subjetividade do seu corpo em sua plasticidade e originalidade, tentando interpretar as características, condições e necessidade subliminares ao gesto, ou ação do sujeito em sua construção psicomotora, principalmente no campo educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Werlesson Grassi Sant'Ana - Coordenador / Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Ator-performer, ator-rapsodo e trabalho sobre si no ciberespaço, Descrição: Criação e execução de um roteiro inspirado no conceito de programa performativo em plataforma digital de videoconferência (google meet). Nesse ciberespaço, o pesquisador exerceu a função de ator-performer/ator-rapsodo e recebeu no máximo três participantes por sessão, para, dentre outras ações organizadas no programa, realizar a leitura/vocalização do conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu (2018). Na elaboração do roteiro, foram contempladas ações não apenas de ordem artística, mas também as que dizem respeito à preparação, conexão e ao desejo de transformação daqueles que realizam o programa performativo (ator-rapsodo e participantes).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Werlesson Grassi Sant'Ana - Coordenador / Nara Waldemar Keiserman - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Do Texto à Cena: os leitores no processo de encenação, Descrição: Pesquisa de iniciação científica que tem por objeto de estudo a relação entre texto de literatura dramática e a sua encenação. Tendo como referencial teórico a Estética da Recepção, partimos da hipótese de que todos os envolvidos na encenação são leitores especializados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Werlesson Grassi Sant'Ana - Integrante / ester abreu vieira de oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2010

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 8

2008 - 2008

Instituto Unibanco

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Tutor de língua portuguesa, Carga horária: 8

2008 - 2009

recanto de atendimento ao menor

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Oficineiro de teatro, Carga horária: 20

2015 - 2016

ProfessorcomVc

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de aula particular de português, Carga horária: 4

2016 - 2020

Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa/literatura, Carga horária: 8

2017 - 2020

Colégio e Curso Superior

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura e Produção Textual, Carga horária: 6

Outras informações:
Segmento de atuação: Ensino médio.

2017 - 2020

Colégio e Curso Superior

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura e Produção Textual, Carga horária: 6

Outras informações:
Segmento de atuação: Ensino médio.

2024 - Atual

Vinde a Mim

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de contação de histórias, Carga horária: 16

2024 - Atual

ZH+

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 6