Marina Cominote

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Ambiental

2001 - 2004

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Avaliação da Oxidação da matéria orgânica e do consumo de cloro no processo de cloração da água utilizando-se águas sintéticas e naturais.,Ano de Obtenção: 2004
Edmilson Costa Teixeira.Coorientador: Edumar Ramos Cabral Coelho.

Graduação em Química

1995 - 1999

Universidade Federal do Espírito Santo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Treinamento no Uso e Aplicações do Espectrofotômetro de Fluorescência Agil. (Carga horária: 10h). , SSSulution Científica Ltda, SSSOLUTION, Brasil.

2016 - 2016

Pericia em Local de Crime. (Carga horária: 8h). , 1º Congresso Brasileiro de Ciências Forenses, 1º CSI VITÓRIA, Brasil.

2014 - 2014

LIBRAS - Intermediário. (Carga horária: 140h). , Secretaria Municipal de Educação - Linhares/ES, SEME, Brasil.

2014 - 2014

O desafio de ensinar adolescentes do século XXI.. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação - Linhares/ES, SEME, Brasil.

2014 - 2014

Química Forense. (Carga horária: 6h). , 4º Encontro de Perícias Criminais, 4º EPECRIM, Brasil.

2013 - 2013

LIBRAS - Básico II. (Carga horária: 140h). , Secretaria Municipal de Educação - Linhares/ES, SEME, Brasil.

2012 - 2012

LIBRAS - Básico I. (Carga horária: 140h). , Secretaria Municipal de Educação - Linhares/ES, SEME, Brasil.

2007 - 2007

Avaliador Interno da Qualidade - NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , Rede Capixaba de Metrologia e Ensaios, RCM, Brasil.

2006 - 2006

NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , Rede Capixaba de Metrologia e Ensaios, RCM, Brasil.

2006 - 2006

Estimativa da Incerteza de Medições para Lab. Ens.. (Carga horária: 24h). , Rede Capixaba de Metrologia e Ensaios, RCM, Brasil.

2006 - 2006

Estatística para lab. de calibração e ensaios. (Carga horária: 16h). , Rede Capixaba de Metrologia e Ensaios, RCM, Brasil.

2001 - 2001

Gestão Ambiental e Monitoram. da Qualidade da Água. (Carga horária: 40h). , Programa Nacional do Meio Ambiente II, PNMA II, Brasil.

2000 - 2000

Tecnologia Ambiental e Ecotoxicologia Aplicada. (Carga horária: 48h). , Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, SEAMA, Brasil.

2000 - 2000

Formação de Agentes em Educação Ambiental para o D. (Carga horária: 24h). , Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, SEAMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COMINOTE, M. . 'I JORNADA DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Avaliação da autodepuração do rio Doce em Linhares/ES após contaminação por rejeito de minério.. 2018. (Congresso).

1º Congresso Brasileiro de Ciências Forenses. 2016. (Congresso).

55º Congresso Brasileiro de Química. Tratamento de efluente oleoso por eletrofloculação utilizando controle descentralizado. 2015. (Congresso).

55º Congresso Brasileiro de Química. 2015. (Congresso).

I Seminário Interdisciplinar de Ciências do Ifes Linhares.Tratamento de efluente oleoso por eletrofloculação utilizando controle descentralizado. 2015. (Seminário).

IV Encontro Estadual de Perícias Criminais. 2014. (Encontro).

III Seminário de Humanidades do IFES Linhares e I Semana de Estudos da Secretaria de Cultura de Linhares. 2013. (Seminário).

I Jornada Científica de Educação em Ciências e Matemática (JECIM). 2012. (Outra).

IV Simpósio de Meio Ambiente - Biomonitoramento.. 2006. (Simpósio).

1ª Conferência Estadual das Cidades. 2003. (Outra).

4º Workshop Regional para Profissionais de Laboratórios. 2003. (Outra).

II Seminário Espiríto-Santense de Recursos Hídricos.Avaliação qualitativa das águas interiores do estado do Espiríto Santo. 2003. (Seminário).

I Workshop Nacional Sobre Integração da Gestão das Interiores e Costeiras. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Fornaciari Schaeffer

COMINOTE, M.; GAZEL, Faiçal; OLIVEIRA, Renato C. de S.. RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE MADEIRA DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DA REGIÃO DE LINHARES, ES. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Marcio F

COMINOTE, M.; ADDAD, João Eduardo. de Carvalho; Jonatas O. de Lima; Selemias S. Abreu.Análise da solubilidade do naftaleno em simulação de contaminação de água com óleo diesel apartir da técnica de espectrofotometria UV.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Tecnologia FAESA.

Aluno: Ana Paula F

COMINOTE, M.; ADDAD, João Eduardo. da Silva; Kelly Christ B. da S. Nunes..Avaliação do consumo de nitrato em processos de indução de biorremediação anaerobia.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Tecnologia FAESA.

COMINOTE, M.. Banca Examinadora de desempenho didático para a disciplina de Química. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

COMINOTE, M.. Concurso para professor efetivo de química do IFES, Campus Linhares. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edumar Ramos Cabral Coelho

COELHO, E. R. C.; TEIXEIRA, Edmilson Costa; DANIEL, Luiz Antonio. Avaliação da oxidação da matéria orgânica e do consumo de cloro no processo de cloração de água utilizando-se águas sintéticas e naturais.. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gabriel Libardi Silva

Estudo da eficiência do sistema de eletrofloculação alterando a intensidade da corrente, tensão e tempo de eletrólise; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia em Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo; (Orientador);

Gabriel Libardini Silva

Estudo sobre a correlação de parâmetros físico-químicos utilizados para avaliar a eficiência de sistema de tratamento por eletrofloculação e caracterizar efluente com elevado grau de emulsão gerado por indústria localizada em Linhares/ES; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Marina Cominote;

João Paulo Ribeiro Camillo

Estudo sobre a autodepuração a partir do teor de sólidos na água do rio Doce no trecho de lançamento do efluente da ETE ? Aviso do município de Linhares/ES; ; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Marina Cominote;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edumar Ramos Cabral Coelho

Avaliação da oxidação da matéria orgânica e do consumo de cloro no processo de cloração de água, utilizando-se águas sintéticas e naturais; 2001; 111 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Edumar Ramos Cabral Coelho;

Reginaldo Bezerra dos Santos

Síntese de Modelos de alfa-Metileno-gama-Butirolactonas; 1999; 27 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Ufes; Orientador: Reginaldo Bezerra dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COMINOTE, M. ; OLIVEIRA, Renato C. de S. ; GAZEL, Faiçal ; LORENCINI, Ana Caroline Buffon ; CAMILLO, João P. R. . Meio Ambiente em Foco, volume 3. 1. ed. Belo Horizonte: Poisson, 2019. v. 3. 160p .

  • COMINOTE, M. ; OLIVEIRA, Renato C. de S. ; GAZEL, Faiçal ; LORENCINI, Ana Caroline Buffon ; CAMILLO, João P. R. . Avaliação da autodepuração do rio Doce em Linhares/ES após contaminação por rejeito de minério.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COMINOTE, M. . Avaliação qualitativa das águas interiores do estado do Espírito Santo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COMINOTE, M. ; SOUZA, J. J. ; MIRANDA, A. . Água um bem social?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COMINOTE, M. . Eficiência de métodos de coagulação a base de íons de Al3+ na remoção de turbidez na água do rio Doce.. 2016. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Avaliação da autodepuração do rio Doce após Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Aviso do Município de Linhares/ES., Descrição: Após o grande volume de rejeito de mineração passar e sedimentar em todo o canal principal do rio Doce é de consenso que houve um desequilíbrio no ecossistema aquático, consequentemente o processo de autodepuração do mesmo também mudou. Sendo assim é necessário reavaliar limites de remoção de carga orgânica e inorgânica de estações de tratamento de efluente que lançam suas águas residuárias na calha desse rio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Cominote - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Avaliação de tratamento de efluente com elevado grau de emulsão de indústria em Linhares/ES utilizando sistema de eletrofloculação com monitoramento e controle automático tendo geração fotovoltaica como fonte energética., Descrição: Este projeto visa a construção e operacionalização de um sistema de tratamento de efluente por eletrofloculação com monitoramento e controle automático tendo energia renovável como fonte energética, mais precisamente solar fotovoltaica. O sistema terá sua eficácia e viabilidade econômica comparadas ás de outros métodos de tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marina Cominote - Coordenador / Thiago Reinan Barreto de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Unidade de Linhares. , Avenida Filogônio Peixoto, Aviso, 29901291 - Linhares, ES - Brasil, Telefone: (027) 33712366, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente do Ensino Básico e Tecnológico e do Ensino Superior

    Atividades

    • 07/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Linhares, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2016

      Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Teórica/Experimental

    • 02/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

  • 2006 - 2008

    Laboratório de Análises e controle de Qualidade Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Responsável pela coordenação do laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de águas, efluentes, resíduos industriais, solos, fertilizantes, alimentos e outros; Treinamento de pessoal no desenvolvimento de análises físico-químicas e microbiológicas; Elaboração de relatórios técnicos. Implantação de controle de qualidade, segundo NBR 17025. Implantação e treinamento de pessoal para a execução das análises da qualidade de combustível (Massa Especifica, Ponto de Fulgor, Viscosidade, Destilação, Acidez, Água e Sedimento, e outros), sendo esta um serviço terceirizado prestado pela empresa nas dependências da Petrobrás Distribuidora/TEVIT-Terminal de Vitória.

  • 2005 - 2006

    Laboratório de Análises e controle de Qualidade Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Química, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Responsável pela supervisão do laboratório de análises físico-químicas em amostras de águas, efluentes, resíduos industriais, solos, fertilizantes e outros; Implantação e treinamento de pessoal para a execução das análises da qualidade de combustível (Massa Especifica, Ponto de Fulgor, Viscosidade, Destilação, Acidez, Água e Sedimento, e outros), sendo esta um serviço terceirizado prestado pela empresa nas dependências da Petrobrás Distribuidora/TEVIT-Terminal de Vitória.

  • 2003 - 2005

    Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

    Vínculo: Cargo comissionário, Enquadramento Funcional: Gerente do Lab. de Análises de Parâmetros Amb, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pelo gerenciamento do Laboratório de Análises de Parâmetros Ambientais; Interpretação dos resultados das análises e liberação de laudos; Elaboração e análise de parecer técnico a respeito de estudos quanto à questão da qualidade dos recursos hídricos; Execução dos projetos / programas: monitoramento da qualidade das águas interiores; balneabilidade das águas costeiras; monitoramento dos efluentes industriais. Implantação e treinamento de pessoal no desenvolvimento das análises de parâmetros ambientais Implantação de controle de qualidade, segundo NBR 17025.

  • 2000 - 2003

    Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

    Vínculo: contrato por emp. terceirizada, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pelo setor de Cromatografia Gasosa; Desenvolvimento e condução das análises de resíduos de agrotóxicos em amostras ambientais. Implantação de metodologias de análises de compostos orgânicos por cromatografia gasosa; Implantação e Treinamento de pessoal no desenvolvimento das análises físico-químicas (Série Nitrogenada, DBO, DQO, Cianeto, Fenol, Sulfeto, Sulfato, Óleos e Graxas, Metais - por Absorção Atômica de Chama e Forno de Grafite, e outros). Elaboração dos Procedimentos Operacionais.