Bruna Soares de Aguiar

Doutoranda em Ciência Política (IESP/UERJ), Mestra em Sociologia (IESP/UERJ) e Bacharela em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como pesquisadora no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da Escola de Ciência Política da UNIRIO e no Laboratório de Análise de Política Mundial (LABMUNDO- Antena Rio) ligado ao IESP/UERJ. Foi Editora Executiva do Boletim Conjuntura da Plataforma de Pesquisa Latitude Sul (2017) e compõe corpo editorial da referida publicação. Desenvolve pesquisas na agenda de gênero com enfoque em migrações, política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em CIÊNCIA POLÍTICA

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Enara Echart Muñoz. Coorientador: Carlos Roberto Sanchez Milani. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.

Mestrado em Sociologia

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Migração Forçada: uma análise da rearticulação de relações sociais de mulheres congolesas na cidade do Rio de Janeiro a partir da categoria solicitante de refúgio,Ano de Obtenção: 2018
Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciência Política

2011 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Violência de Gênero: a influência da religião
Orientador: Enara Echart Muñoz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

O Desenho de Pesquisa em Ciências Sociais, com ênfase na pesquisa qualitati. (Carga horária: 20h). , Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP/UERJ, Brasil.

2017 - 2017

O Desenho de Pesquisa em Ciências Sociais, com ênfase na pesquisa qualitati. (Carga horária: 3h). , Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP/UERJ, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Verão: a problemática do refúgio. (Carga horária: 40h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2016 - 2016

Feminismos: debates latinoamericanos y perspectivas críticas. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Verão: a problemática do refúgio. (Carga horária: 45h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Cartografia Temática aplicada às Relações Internacionais. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2013 - 2013

? XV Edición de la Escuela Complutense Latinoameri. (Carga horária: 60h). , Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MUÑOZ, E.E ; AGUIAR, B. S. . Dia da África. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Encontro dos Estudantes de Pós-Graduação da UERJ (Educação em Disputa).Feminismos nas Relações Internacionais. 2019. (Encontro).

Centro Universitário IBMR.Refugiados: das condições e dos desafios de inclusão. 2019. (Outra).

Conselho Nacional de Estudantes de Relações Internacionais.Raça e Gênero nas Relações Internacionais. 2019. (Outra).

II Seminário Mulher, Poder e Democracia.Desigualdade de Gênero no Mercado de Trabalho: uma análise da estrutura organizacional das Nações Unidas e do Itamaraty. 2019. (Seminário).

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios.Mulheres refugiadas: o caso das congolesas no Rio de Janeiro. 2019. (Outra).

II Colóquio Internacional Sobre Violência Política no século XX.A Violência de gênero como resultado de uma ação performática das relações de poder entre homens e mulheres- Uma análise a partir das perspectivas de Michel Foucault e Judith Butlher. 2017. (Outra).

Mulheres no Islã.Mulheres no Islã. 2017. (Outra).

V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações.Reconhecimento do refúgio: uma análise sobre a especificidade de gênero. 2017. (Simpósio).

XIII Congresso Nacional de Ciência Política. Política externa e desigualdade de gênero: reprodução da violência simbólica no Itamaraty e na ONU. 2017. (Congresso).

2 Colóquio Internacional de Estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Estudos Feministas / Estudos de Género / Estudos sobre as Mulheres.Teologia Feminista e a desconstrução do patriarcalismo na religião: uma análise sobre a experiência feminista no Cristianismo.. 2016. (Outra).

III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos.Cooperação Brasil-Angola- FAO: uma análise do projeto brasileiro na área de agricultura e alimentação. 2016. (Simpósio).

Introdução às bases de dados das Nações Unidas. 2016. (Outra).

17 Congresso Brasileiro de Sociologia. 2015. (Congresso).

5 Encontro Nacional da ABRI. 2015. (Encontro).

Quarta Jornada de Ciências Sociais UFJF. Reinterpretando a Religião: uma análise comparativa da imagem da mulher no Islã e no Cristianismo. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos

CAMPOS, Luiz Augusto; FONTAINHA, F.; VILLAMAR, M. C. V.. Migração Forçada : uma análise da rearticulação de relações sociais de mulheres congolesas na cidade do Rio de Janeiro a partir da categoria solicitante de refúgio. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Luiz Coelho Farias de Souza

SOUZA, A. L. C. F.MUNOZ, E. E.; Campos, L. A.. Violência de gênero: a influência da religião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando de Castro Fontainha

CAMPOS, Luiz AugustoFONTAINHA, Fernando de CastroVILLAMAR, Maria del Carmen Villarreal. Migração forçada: uma análise da rearticulação das relações sociais de mulheres congolesas na cidade do Rio de Janeiro a partir da categoria solicitante de refúgio. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

María del Carmen Villarreal Villamar

CAMPOS, L. A.; FONTAINHA, F. C.;VILLARREAL VILLAMAR, María del Carmen. Migração Forçada: uma análise da rearticulação de relações sociais de mulheres congolesas na cidade do Rio de janeiro a partir da categoria solicitante de refúgio. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enara Echart Muñoz

ECHART MUOZ, E.COELHO, A.CAMPOS, Luiz Augusto. Violência de gênero. A influência da religião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos

Migração Forçada: uma análise da rearticulação das relações sociais de mulheres congolesas na cidade do Rio de Janeiro a partir da categoria solicitante de refúgio; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos;

Enara Echart Muñoz

Gênero na Diplomacia: um estudo sobre a equidade na distribuição de poder entre homens e mulheres nas burocracias diplomáticas de Brasil, Equador e México; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos; (Orientador);

Enara Echart Muñoz

Violência de Gênero; A influência da Religião; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Enara Echart Muoz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, B. S. ; PEREIRA, M.R. . O antifeminismo como backlash nos discursos do governo Bolsonaro. AGENDA POLÍTICA , v. 7, p. 8-35, 2019.

  • AGUIAR, B. S. . A Contínua busca de proteção integral para pessoas refugiadas e outros migrantes. Revista Argumentos , v. 15, p. 236-249, 2018.

  • SOARES DE AGUIAR, BRUNA . Modelo de Desenvolvimento latino-americano e feminicídio: uma análise sobre as relações de poder e a performance de gênero. Encuentro Latinoamericano , v. 4, p. 6-26, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AGUIAR, B. S. . Parecer para manuscrito do Dossiê 'Direitas na América Latina hoje' da Revista Agenda Política. 2020.

AGUIAR, B. S. ; FERREIRA, R.C.L. ; SILVA, J.S. ; MIRANDA, L.D. ; OLIVEIRA, A. C. G. . Africanos no Rio de Janeiro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES, E.L. ; AGUIAR, B. S. . Feminismos nas Relações Internacionais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUIAR, B. S. ; MENEZES, E.L. . Feminismos nas Relações Internacionais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES, E.L. ; AGUIAR, B. S. . Minicurso Feminismos nas Relações Internacionais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUIAR, B. S. . Cooperação Sul-Sul e Modelos de Desenvolvimento Relatório: Grupos de Integração Regional na América Latina. 2016. (Relatório de pesquisa).

AGUIAR, B. S. ; Martins, R.L.C. . Cooperação Sul-Sul Brasil-África no campo da alimentação (Setor Público). 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Atores e redes transnacionais (movimentos sociais globais e migrações transnacionais), Descrição: O objetivo desse projeto pretende mostrar o crescente protagonismo dos atores transnacionais na ordem global atual, principalmente daqueles que participam desde baixo e desde fora das instituições, a partir da criação de redes e espaços transnacionais nos quais se definem e desenvolvem agendas e práticas de contestação e de construção democrática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Eduarda Lattanzi Menezes - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador / Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Maria del Carmen Villarreal Villamar - Integrante / Leilane Nascimento dos Reis Santos - Integrante / Liara Farias Bambirra - Integrante / Seimour Pereira de Souza Filho - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Conjuntura Latitude Sul, Descrição: O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma Latitude Sul (GRISUL, Labmundo, NEAAPE, OPSA). A publicação é destinada ao monitoramento dos seguintes temas: ? América do Sul: política externa e política doméstica ? Política externa brasileira ? Internacionalização das políticas públicas ? Direitos humanos ? Gênero e relações internacionais ? Migrações ? Cooperação internacional para o desenvolvimento e cooperação sul-sul ? Política externa em perspectiva comparada (em particular, África do Sul, China, Índia, México e Turquia) ? Meio ambiente e desenvolvimento sustentável na agenda internacional A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador / Carlos Milani - Integrante / Maria Regina Soares de Lima - Integrante / Letícia Pinheiro - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Cooperação Sul-Sul e Modelos de Desenvolvimento na América Latina, Descrição: A pesquisa recebeu apoio do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (Edital FAPERJ No 10/2016) e do Programa Pesquisador UNIRIO de Produtividade em pesquisa (Edital PQ-UNIRIO no 01/2016). Nos últimos 15 anos, os processos de integração e cooperação Sul-Sul na América Latina se revitalizaram, com a criação de espaços de cooperação política regional (UNASUL, ALBA-TCP, CELAC) e a renovação estratégica daqueles surgidos na fase de "regionalismo aberto" (MERCOSUL ou CAN). Cada espaço apresenta agendas e estratégias para abordar os principais problemas de desenvolvimento que afetam a região. No entanto, há uma série de tensões e conflitos diretamente relacionados com os modelos de desenvolvimento promovidos nesses espaços pelos diferentes atores envolvidos, o que evidencia uma realidade muito mais complexa do que a colocada em agendas governamentais de integração. Isto expõe a diferença entre a construção de um projeto regional institucionalizado (a integração formal) e a realidade de uma rede social-comunitária transnacional de escala regional (a integração real). O objetivo da pesquisa é analisar os modelos de desenvolvimento impulsionados pelos principais esquemas de integração regional na América Latina, e os conflitos e tensões que estes processos estão gerando, para identificar, a partir de uma perspectiva de coerência de políticas com o desenvolvimento, as respostas que as agendas, instituições e espaços de negociação regional oferecem. Qual é a experiência acumulada no campo do desenvolvimento nos principais espaços regionais da América Latina? Qual é o grau de coerência das práticas e modelos de desenvolvimento impulsionados? Quais os impactos econômicos, sociais e ambientais desses modelos? Quais são as principais demandas dos atores sociais na região? Quais são os espaços de articulação regional? Com base em que desenhos institucionais os espaços regionais concebem e implementam essa agenda de desenvolvimento? Que atores participam desses desenhos e a traves de que mecanismos? Existem espaços de participação e deliberação que incluam os atores sociais? Estas são algumas das perguntas que guiam a pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2018

    Pacha: Defendendo a terra. Extrativismo, conflitos e alternativas na América Latina e no Caribe, Descrição: O que é o extrativismo? Por que América Latina e Caribe é a região mais perigosa do mundo para defensoras/es da terra, líderes e ativistas meio ambientais? Quais são os impactos do extrativismo sobre comunidades de atingidos, mulheres, indígenas e afrodescendentes? Como elas/es se posicionam perante este processo e quais são suas lutas e reivindicações? Que papel desempenham no extrativismo os Estados, as empresas multinacionais e outros atores? Existem alternativas ao extrativismo? Estas são algumas das perguntas que ?Pacha: defendendo a terra. Extrativismo, conflitos e alternativas na América Latina e no Caribe? tenta responder. Visibilizando o protagonismo das comunidades atingidas pelo extrativismo, queremos também mostrar a multiplicação de alternativas ao desenvolvimento que geram diversas estratégias pela defesa da terra e as formas de vida tradicionais, assim como a criação de novos paradigmas como o Bom Viver, derivados dos saberes e perspectivas dos povos da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Juliana Pinto Lemos da Silva - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador / Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Maria del Carmen Villarreal Villamar - Integrante / Leilane Nascimento dos Reis Santos - Integrante / Liara Farias Bambirra - Integrante / Henrique Fonseca Correia - Integrante / Patrícia Porto de Barros - Integrante / Paula Duarte - Integrante / Seimour Pereira de Souza Filho - Integrante / Natália Pasett - Integrante / Gabriella Teixeira da Fonseca - Integrante / Larissa Thomaz Coelho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2016

    Migrações no Rio de Janeiro, Descrição: Por meio de entrevistas busca-se compreende a atuação e participação política dos migrantes na cidade do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Coordenador / Juliana Pinto Lemos da Silva - Integrante / Enara Echart Muoz - Integrante / Lívia Avelhan - Integrante / Natália Pasetti - Integrante / Lorena Marina dos Santos Miguel - Integrante / Roger Lucas Correa Martins - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A CSS BRASILEIRA COM MOÇAMBIQUE, GUINÉ-BISSAU E SENEGAL: DISCURSOS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO, Descrição: Analisar as práticas de CSS do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal. Esta pesquisa analisa as práticas de cooperação sul-sul do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Juliana Pinto Lemos da Silva - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador / Tássia Carvalho - Integrante / Natália Pasetti - Integrante / Lorena Marina dos Santos Miguel - Integrante / Roger Lucas Correa Martins - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2015

    Conjuntura LabMundo, Descrição: O Conjuntura Internacional do Labmundo acompanha majoritariamente notícias relacionadas ao principal tema de pesquisa do laboratório: A Cooperação Sul-Sul no Regime Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento (África do Sul, Brasil, México, China, Turquia e Índia em perspectiva comparada). A Política Externa Brasileira voltada para as potências emergentes, os agrupamentos do qual o Brasil faz parte com estes países, as relações Brasil X PALOPs e, finalmente, as expressões de política externa visando a reforma da governança global, entram como uma outra prioridade nesta seleção de notícias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Alana Camoça Gonçalves de Oliveira - Integrante / Carlos Milani - Coordenador / Renata Albuquerque - Integrante / Tássia Carvalho - Integrante / Juliana Luiz - Integrante / Leandro Conde - Integrante / Lívia Avelhan - Integrante / Leonildes Nazar - Integrante.

  • 2015 - 2015

    PEB Manchetômetro, Descrição: Pesquisa que analisa a temática de Política Externa Brasileira no Jornais Brasileiros. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Lorena Marina dos Santos Miguel - Integrante / João Feres Júnior - Coordenador / Vinicius Santos - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Ubuntu: Conhecendo a África, Descrição: Objetivo: Elaborar uma cartilha para apresentar a complexidade da realidade africana atual a partir de um olhar afastado dos tipos que habitualmente envolvem a África.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Renée Couto Lara Ferreira - Integrante / Alana Camoça Gonçalves de Oliveira - Integrante / Joana Serafim da Silva - Integrante / Juliana Pinto Lemos da Silva - Integrante / Niury Novacek Gonçalves de Faria - Integrante / Enara Echart Muoz - Coordenador / Lorena Lira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Rua da Matriz, Botafogo, 22260100 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 22668304

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

Outras informações:
Bolsa de Doutorado CAPES

2019 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência sob orientação da Professora Enara Echart, na disciplina Teoria das Relações Internacionais II, do curso de graduação em Ciência Política, ligado a Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2017 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio docência na disciplina SEMINÁRIO III do curso de graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2018 - 2018

Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária de Apoio Pedagógico

2018 - 2018

Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

Outras informações:
Projeto desenvolvido pela AMEXID em parceria com GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) Projeto - título: "GIZ/AMEXCID Project on SDG#17 Implementation in the Global South" Coordenador: Carlos R. S. Milani Resultado: MILANI, Carlos R. S. Revitalizing Global Partnerships for Sustainable Development: Challenges in the Implementation of SDG 17 through South-south and Trilateral Cooperation in Brazil, China, India, Mexico, South Africa and Turkey. Mexico City: GIZ & AMEXCID, 2019.

2015 - Atual

Laboratório de Análise Politica Mundial

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-Graduanda

2016 - Atual

Plataforma Latitude Sul

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-Graduanda

Outras informações:
Pesquisadora em Política Externa Mexicana e Política Internacional de Gênero / Membro do Corpo Editorial do Conjuntura Latitude Sul: Editora Executiva (2017) e Editora de Redação

2014 - Atual

Grupo de Relações Internacionais e Sul Global

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-Graduanda