Mário Sérgio Benedeti Guilhem

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1985). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela FAFICOP (1992). Mestrado em Educação pela FAFICOP - Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio (2003). Mestrado em Administgração pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/FAFICOP) atuando principalmente na área de Estatística. Integrante do Grupo de Pesquisa de Educação - GEPEDUC - Linha de pesquisa 2 - Metodologia da pesquisa científica.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Administração

2007 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: Desenvolvimento Regional Sustentável do Norte Pioneiro do Paraná: Potenciais Negócios no Setor de Alimentos,Orientador: João Carlos da Cunha
Bolsista do(a): Fundação Araucária, ARAUCÁRIA, Brasil.

Mestrado em Mestrado em Educação

2000 - 2003

Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio
Título: DIAGNÓSTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: COM ENFOQUE NA EXPERIMENTAÇÃO SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAFICOP,Ano de Obtenção: 2003
Sandremir de Carvalho.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Física; Ensino médio de Física; Experimentação.

Especialização em Metodologia e Didática do Ensino

1991 - 1992

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio

Graduação em Engenharia Química

1980 - 1985

Universidade Estadual de Maringá

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 40h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 32h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 40h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 32h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 32h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2000 - 2000

Logistics Information System (LIS) Reporting. (Carga horária: 16h). , SAP do Brasil Ltda, SAP, Brasil.

2000 - 2000

Aspectos Técnicos do LIS - Enfoque no Sistema de P. (Carga horária: 16h). , SAP do Brasil Ltda, SAP, Brasil.

1999 - 1999

Manufaturing Planning and Execution for Discrete a. (Carga horária: 40h). , SAP do Brasil Ltda, SAP, Brasil.

1999 - 1999

Basic Data for Discrete Manufacturing. (Carga horária: 40h). , SAP do Brasil Ltda, SAP, Brasil.

1999 - 1999

Capacity Planning. , SAP do Brasil Ltda, SAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Fundamentos da Estatística.

Organização de eventos

coelho neto, joão ; GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti ; BERNARDELLI, M. S. ; PEREIRA, R. S. G. . I Exposição de Materiais Didáticos para o Ensino da Matemática.. 2009. (Exposição).

Participação em eventos

VIII Seminário de Matemática: O ensino da Matemática na Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

V Seminário de Matemática: Educação Matemática. 2011. (Seminário).

V Seminário de Matemática: Educação Matemática.Jogos Matemáticos como recuros estimulador ao ensino da álgebra. 2011. (Seminário).

V Seminário de Matemática: Educação Matemática.O ensino lúdico matemático nas séries finais do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

IV SEMAT - Seminário de Matemática "Ensino e Extensão". 2010. (Seminário).

III Seminário de Matemática "Educação e Diversidade". 2009. (Seminário).

II Seminário de Matemática "Educação e Tecnologia". 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MIchelle Fernanda da Silva

PEREIRA, R. S. G.; NETO, C.;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Uma proposta de webquest para o ensino de estatística no sétimo ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Cristiane Suemi Shimoda

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti; CRESMACO, Nilton Roberto; NUNES, Aislan. Qualidade total e matemática financeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: SILVA, Lucinéia Vidal de Negreiros; Martins, Rafael Guilherm

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti; Roberta Negrão de Araújo. Ensino de matemática: A geometria na arte do Taj Mahal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: PINHEIRO, Marcela Aparecida; SUZUKI, Veridiani

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. A modelagem matemática enquanto tendência metodológica: Abordagem da sua utilização na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Aislan da Silva Nunes

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. A utilizaçáo da modelagem Matemática como metodologia de ensino para o conteúdo de Matemática financeira no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Bruno Henrique Desidério

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Etnomatemática e a construção Civil: Uma proposta de Ensino. 2012.

Aluno: NISCO, Alessandro

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Geogebra: possibilidades pedagógicas para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: BORGES, Izabel Terezinha Campos; MARCHESE, José Ricardo

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Jogos didáticos no ensino da matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: SILVA< Rogério Mendes

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Geometria não euclidiana: Uma introdução ao estudo de geometria esférica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Marcelo Roberto de Oliveira e Elisangela dos Santos

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Diferencial e integral: Perspectivas tecnológicas e usuais no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Rafaelli Reis Valle e Karoline da Rosa Souza

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Etnomatemática: Histórico e conceito, aproxiamções para o processo ensino e aprendizado da matemática dias atuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Eliane Delminico e Claudia Aparecida Busquim

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Tecnologia da informação e comunicação no ensino da matemática: Abordagem histórica e pr[atica do uso das tecnologias na rede estadual de ensino do Estadual do Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Adenilson aparecido Oliveira e Ricardo Henrique Dias

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Adenilson Aparecido Oliveira e Ricardo Henrique Dias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Tássio Ancioto Felippe

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Cálculo área de surperfícies. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Presidente da Banca Examinadora para Professor Colaborador. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

CONCENTINO, Jéssica;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Modelagem na educação matemática: Uma proposta envolvendo situação cotidiana e conceito de função. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DIAS, Larissa Pereira;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. A investigação matemática para o ensino da álgebra no ensino fundamental. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

PAGLIONE, Neusa dos Santo;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. O ensino do conhecimento por meio da história. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

MENDES, Thiago Fernando;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

TENERELLI, Ademir;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. A importância da modelagem matemática par ao aprendizado da disciplina de Administração Finceira. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

BORBA, Ana Carolina Rodrigues;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Introdução da álgebra para alunos de sétima série com necessidades educacionais especiais em sala de aula. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DELMÔNICO, Eliane;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. O uso das tecnologias digitais de informações e comunicação na formação docente: Uma análise exploratória. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

AZARIAS, Reginaldo Marcos;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. A estatística no ensino médio. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

PEREIRA, R. S. G.; NOZAKI, L. M.;GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Banca examinadora da área de Educação Matemática. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Banca Revisora. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Banca Revisora. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti. Banca examinadora da área de Ciências Exatas. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Orientou

TENERELLI, Ademir

A importância da Modelagem Matemática para o aprendizado da disciplina de Administração Financeira; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

BORBA, Ana Carolina Rodrigues

Introdução da Álgebra para alunos de sétima série com necessidades educacionais especiais em sla de aula; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

DIAS, Larissa Pereira

A investigação matemática para o ensino da álgebra no ensino fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

AZARIAS, Reginaldo Marcos

A estatística no ensino médio; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

ROSSIERI NETO, José Antenor

O uso de maquetes no ensino de matemática: Uma proposta na área da Geometria; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

SANTOS, Leandro Aparecido; AZARIAS, Reginaldo Marcos

A aplicação dos conteúdos matemátics nas séries inicias do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

FANTINI, Juliette Castello Branco; VISCARRI, Rodrigo Alves

Dificuldades no estudo de geometria; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

MONTEIRO, Aline Denis; BONFIM, Danúbia Damiana Santos

Uso de jogos matemáticos como recursos estimulador às aulas de álgebra; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

COSTA, Liliane Bruna

Ensino lúdico matemático nas séries finais do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

COREEIA

Ana Carolina de Moraes; BRITO, Fernanda de Souza; A importância do ensino de estatística na educação básica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

MIQUELINO, G

L; ; SENE, B; S; ; JOGOS DE REGRAS: Metodologia de ensino no ensino e aprendizagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

SENE, Bruna de Souza; MIQUELINO, Grazielle Laiz

Jogos de regras: Metodologia de ensino da matemática no ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

ABREU, Neuza Aparecida

Concepção de matemática e práticas avaliativas no ensino médio; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

SOUZA, Maria Madalena

A matemática no cotidiano dos alunos através da resolução de problemas práticos; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

MELO, Célia Hiroko Iwanaga

Pesquisa do meio avaliativo preferido pelos alunos; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

MUSSI, Washington Sargin

A investigação matemático como ferramenta para avaliar o poder de compra do salário mínimo; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Mário Sérgio Benedeti Guilhem;

Produções bibliográficas

  • GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti . O uso de maquetes no ensino da Matemática: Uma proposta na área da geometria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti . O ensino lúdico matemático nas séries finais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti . Jogos matemáticos como recursos estimulador do ensino da álgebra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti . Matemática Financeira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUILHEM, Mário Sérgio Benedeti . Aplicações exponencias e logarítmicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte do Paraná, Departamento de Ciências Exatas. , Rua Portugal, 340, Centro, 86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil - Caixa-postal: 066, Telefone: (43) 39041922, Fax: (43) 522497, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prosfessor Auxilair, Carga horária: 40

Outras informações:
A Universidade Estadual do Norte do Paraná foi criada pela Lei Estadual nº 15.300/06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08.

1990 - 2008

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, tornou-se Campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná, pela Lei Estadual nº 15.300, de 28 de setembro de 2006.

Atividades

  • 03/2005

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística

  • 03/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico