Robson Martins de Araújo Júnior

Professor de inglês formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós graduado em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF/LANTE). Atualmente servidor público municipal de Macaé como Professor C, desde 2011 - Mat. 38362 atuando como professor de inglês no Centro Municipal de Idiomas (CMI), uma iniciativa da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, e Professor Contratado da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) - Inglês Instrumental - Cursos: Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Em 2013, desempenhou a função de professor e coordenador pedagógico do CMI. Já atuou como professor de inglês na rede Wizard de idiomas, no Centro de Línguas (CEL) do IFES vinculado à FUNCEFETES como estagiário; como professor de inglês e tutor de auto aprendizagem no Centro de Línguas para a Comunidade (CLC), localizado no campus da UFES; atou também em algumas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Macaé como professor regente e professor de reforço escolar. Desenvolve estudos e pesquisas no campo da Linguística Aplicada / Ensino-Aprendizagem / Educação a Distância voltadas para a Autonomia no Ensino e Aprendizagem de línguas estrangeiras.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD

2012 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: ANÁLISE DO AVA DUOLINGO EM ALGUNS ASPECTOS ESTRUTURAIS E INTERACIONAIS: OS TIPOS DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça

Graduação em Licenciatura Plena em Língua e Literatura Inglesa

2006 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A step towards Autonomy: The usage of Learning Strategies in an EFL context
Orientador: Karla Ribeiro de Assis Cezarino e Karen Lois Currie

Formação complementar

2008 - 2009

Fonética e Fonologia do Inglês Norte-Americano. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em 5ª Habilidade - Tradução e Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2005 - 2006

Curso Livre de Língua Inglesa. (Carga horária: 400h). , Centro de Idiomas para a Comunidade.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística Aplicada.

Participação em eventos

XXII Encontro da Associação de Professores de Inglês do Espírito Santo (APIES). Autonomous studies: the usage of learning strategies in our EFL context. 2012. (Congresso).

XXII Encontro de Professores de Inglês. 2012. (Encontro).

Curso: Operador Radiotelefonista (RF/GERAL). 2010. (Outra).

I PESQUISABERES. 2009. (Encontro).

XIX Encontro de Professores de Inglês (APIES). 2009. (Encontro).

I PESQUISABERES.A step towards autonomy: The usage of learning strategies in an EFL context. 2009. (Encontro).

VII Semana de Pesquisa em Letras.A step towards autonomy: The usage of learning strategies in an EFL context. 2009. (Encontro).

I Encontro Nacional e Internacional 5ª Habilidade: Tradução e Ensino. 2007. (Congresso).

Pragmática e Instrução com Foco na Forma: ministrado pelo Prof. Dr. George Yule e pela Profa. Dra. Maryanne Overstreet. 2007. (Seminário).

Estudos Literários - Literatura, Linguagens & Mídias e Políticas do Pensamento Contemporâneo. 2006. (Congresso).

IV Semana de Pesquisa em Letras.Ensino e Aprendizagem Colaborativos no Contexto Universitário. 2006. (Oficina).

Aquisição de Língua Estrangeira - O Impacto do Discurso do Professor na Produção Oral do Aprendiz. 2006. (Oficina).

Ensino e Aprendizagem Colaborativos no Ensino Superior. 2006. (Oficina).

IV Semana de Pesquisa em Letras. 2006. (Encontro).

4 Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual. 2006. (Encontro).

5ª Habilidade - Tradução e Ensino. 2006. (Encontro).

Curso: Apresentando e Integrando Novos Servidores à PMV. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO JR, R. M. . Autonomous studies: the usage of learning strategies in our EFL context. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO JR, R. M. . A step towards Autonomy: The usage of Learning Strategies in an EFL context. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO JR, R. M. . VII Semana de Pesquisa em Letras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ARAUJO JR, R. M. . Web 2.0 e EaD. 2012; Tema: Educação a Distância e Novas Mídias de Comunicação. (Blog).

ARAUJO JR, R. M. . Avaliação para Certificação em Língua Inglesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Avaliação de nível Superior).

ARAUJO JR, R. M. . Avaliação para Certificação em Língua Inglesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Avaliação de nível Superior).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Educacional de Macaé, Centro Municipal de Idiomas (CMI). , Avenida Aluízio da Silva Gomes, Granja dos Cavaleiros, 27930560 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27962500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Faculdade Miguel Angelo da Silva Santos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
DISCIPLINA: Inglês instrumental CURSOS: Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor C, Carga horária: 16

2013 - 2013

Fundação Educacional de Macaé

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2007 - 2009

Fundação Ceciliano Abel de Almeida

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Tutor do ILLP, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor do ILLP (Independent Language Learner Project) no período de 2007/2 até 2008/2 O projeto consiste em um laboratório inserido dentro do CLC (Centro de Línguas para a Comunidade) no qual se desempenha um trabalho de orientação aos alunos visando o desenvolvimento de sua autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem de uma língua estrangeira.

2009 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto de Ensino em Língua Inglesa I - Disciplina ministrada em parceria com Thayná Assis Bertholini Costa (http://lattes.cnpq.br/5189115203840917) sob a supervisão do professor regente

2009 - 2009

Fund. de Apoio à Educ., Pesq. e Desenv. Tec. e Cient. do CEFET-ES

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação no projeto: Centro de Línguas de Inglês do CEFETES como professor.

2008 - 2009

Wizard Itapoã

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 6

2008 - 2008

Wizard Praia da Costa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês