CYNTHIA TEIXEIRA DE SOUZA

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Mestrado em Pós-graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da disciplina Sociologia e Antropologia I e II na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). Docente I - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Parte da equipe de construção do Currículo Mínimo das disciplinas Sociologia e Laboratórios Pedagógicos do Curso de Formação de Profesores da SEEDUC/ RJ (2012/ 2013). Experiência com educação a distância como professora on line/ tutora em cursos de atualização e especialização na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Experiência em pesquisa social tendo atuado em ONG.Experiência em elaboração e avaliação de material didático

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Pós-graduação em Sociologia e Antropologia

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Nem todo mundo nasce para o samba. A experiência do Círculo dos Amigos dos Meninos Patrulheiros (CAMP) na Mangueira
Orientador: Maria Rosilene Barbosa Alvim
, Ano de Obtenção: 2004.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Antropologia; Juventude; Classes populares; Trabalho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Especialização em Gestão e Tecnologias Educacionais

2021 - 2022

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
Título: Aprendizagem humana no universo escolar: a necessidade de capacitar profissionais da educação sobre a transgeneridade
Orientador: Débora Dias

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

Comunicação Interpessoal na relação professor aluno. (Carga horária: 4h). , CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO, UNIFASE, Brasil.

2023 - 2023

Narrativa e a construção dos aprendizados experienciais na prática docente. (Carga horária: 4h). , CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO, UNIFASE, Brasil.

2023 - 2023

UNIFASE Virtual. (Carga horária: 4h). , CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO, UNIFASE, Brasil.

2021 - 2021

XXVII Semana Científica UNIFASE/FMP. (Carga horária: 14h). , CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO, UNIFASE, Brasil.

2019 - 2019

XXV Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Ar. (Carga horária: 35h). , CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO, UNIFASE, Brasil.

2018 - 2018

Oficina Moodle. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP, Brasil.

2009 - 2009

Docente on-line Projeto Gênero Diversidade Escola. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Métodos e técnicas de pesquisa social aplicados ao campo de indicadores soc. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.

2006 - 2006

Construção de Indicadores Sintéticos. (Carga horária: 8h). , Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.

2006 - 2006

Identificação e estimativas futuras de público-alvo de programas sociais. (Carga horária: 8h). , Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.

2006 - 2006

Docente on-line Projeto Gênero Diversidade Escola. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2004 - 2004

Training in Administrative, Contractual and Financial Procedures. (Carga horária: 8h). , U.S. Agency for International Development, USAID, Estados Unidos.

2002 - 2002

Extensão universitária em Sociedade Civil e Políticas Públicas. (Carga horária: 27h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Demografia.

Participação em eventos

Introdução á cultura surda - conhecendo os artefatos culturais do povo surdo e a educação de surdos. 2017. (Outra).

25 Reunião Brasileira de Antropologia.Diversidade em pauta: travestis e direitos. 2006. (Outra).

Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa Pensando Gênero e Ciências. 2006. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Saúde sexual e reprodutiva para adolescentes: a experiência do projeto PROESCOLA. 2006. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Considerações sobre a prevenção entre mulheres profissionais do sexo. 2006. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais da Associação Brasileira de Estudos Populacionais o.Iniciação sexual de jovens: análise de variáveis a partir de gênero. 2006. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais da Associação Brasileira de Estudos Populacionais o.Travestis profissionais do sexo: vulnerabilidades a partir de comportamentos sexuais. 2006. (Encontro).

XVI Internacional AIDS Conference.Young people, sexuality and HIV/AIDS. 2006. (Outra).

XVI Internacional AIDS Conference.Women, men, youth and transgendered persons in sex work. 2006. (Outra).

Atenção Pós-Aborto: implicações ético-religiosas e serviços de saúde.Atenção Pós Aborto: implicações ético-religiosas e serviços de saúde. 2005. (Seminário).

I Seminário de Direitos Humanos. Painel Políticas Públicas de Combate à Discriminação contra Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros..I Seminário de Direitos Humanos. 2005. (Seminário).

Educação Sexual - Avanços e Desafios CEDUS/ FEUC.Educação Sexual - Avanços e Desafios. 2004. (Seminário).

XIX Seminário Brasil França.XIX Seminário Brasil França. 2004. (Seminário).

13º Encontro de Gestação e Parto Natural Conscientes.Gestação e Parto Natural Conscientes. 2003. (Encontro).

Humanização do pré-natal e do nascimento: uma análise da dinâmica entre diversos autores sociais. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

I Fórum Fluminense de Maternidade Segura e Cidadania.I Forum Fluminense Materinidade Segura e Cidadania. 2003. (Outra).

Interpretações da Violência Urbana no Brasil.Interpretações da Violência Urbana no Brasil. 2003. (Seminário).

Políticas de Saúde em Municípios do Interior.Cultura de atendimento às gestantes. 2003. (Outra).

V Conferência Municipal de Saúde - Silva Jardim.V Conferência Municipal de Saúde. 2003. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Humanização do pré-natal e do nascimento: uma análise da dinâmica entre diversos atores sociais. 2003. (Congresso).

Antropologia Extramuros - Campo Profissional e as Novas Responsabilidades Sociais e Políticas do Antropólogo.Antropologia Extramuros ? Campo Profissional e as Novas Responsabilidades Sociais e Políticas do Antropólogo.. 2002. (Oficina).

Pós-neoliberalismo III - hegemonia e resistência; poderes e contra-poderes. 2002. (Seminário).

III Jornada de Alunos do PPGSA.Jovens e Programas de Encaminhamento ao Trabalho: convivência de dois mundos. 2001. (Outra).

Políticas inclusivas para a juventude: reflexões e perspectivas. 2000. (Seminário).

Políticas Inclusivas para a Juventude: reflexões e perspectivas.Políticas Inclusivas para a Juventude: reflexões e perspectivas. 2000. (Seminário).

Masculinidades hegemônicas e subalternas: novas perspectivas dos estudos de gênero.Masculinidades hegemônicas e subalternas: novas perspectivas dos estudos de gênero. 1999. (Seminário).

Ciclo de debates sobre trabalho precoce e formação/ incorporação de adolescentes no mercado de trabalho.Ciclo de debates sobre trabalho precoce e formação/incorporação de adolescentes no mercado de trabalho. 1998. (Outra).

Seminário Ações Sócio-Educativas e Políticas para a Infância e Juventude no Estado do Rio de Janeiro.Seminário Ações Sócio-Educativas e Políticas para a Infância e Juventude no Estado do Rio de Janeiro. 1998. (Seminário).

49 Reunião Anual da SBPC.CAMP-MAGUEIRA: classes populares, criação de identidade social e prevenção à criminalidade. 1997. (Outra).

CAMP-MANGUEIRA: classes populares, criação de identidade e prevenção à criminalidade.Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1997. (Outra).

XIX Jornada de Iniciação Científica UFRJ.XIX Jornada de Iniciação Científica UFRJ. 1997. (Outra).

ANPOCS. ANPOCS. 1996. (Congresso).

Curso de Violência Urbana.Curso de Violência Urbana. 1996. (Outra).

Encontro sobre Trabalho Infantil.Encontro sobre Trabalho Infantil. 1996. (Encontro).

Experiências de formação para o trabalho como meio de prevenir a criminalidade.XVIII Jornada de Iniciaçao Científica da UFRJ. 1996. (Outra).

Oficina de Gênero.Oficina de Gênero. 1996. (Oficina).

XVIII Jornada de Iniciação Científica.Experiências de formação para o trabalho como meio de prevenir a criminalidade. 1996. (Outra).

Seminário Raça, Cultura e Sociedade.Seminário Raça, Cultura e Sociedade. 1995. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Ciências Sociais. 1995. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Lilian Bragança dos Santos

LOPES, A.; BARBOSA, A.;SOUZA, C. T.. Transformando a prática docente: um diálogo sobre diversidade sexual e de gênero. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Lanz

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Manual de redação, ética e etiqueta na abordagem de assuntos transgêneros pela mídia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Frust de Freitas Accetta

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Diversidade sexual e de gênero na UFRJ - Uma proposta de intervenção junto à própria universidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosmari de Castilhos

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Era uma vez: promover uma mudança cultural e amenizar as desigualdades de gênero através das ondas do rádio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Barbosa de Souza Neto

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Educação em gênero e sexualidade: uma proposta de núcleo de educação permanente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Vanessa Viltal da Silva

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha: as contribuições da escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Beatriz da Silva

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Como uma onda: Mulheres negras na prevenção e estratégias contra a violência doméstica e a construção de sua identidade étnico-racial nas comunidades do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Flores dos Santos

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Violência doméstica contra a mulher: Tecendo conhecimentos com mulheres do município de Vassouras/ RJ. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Rofrigues Rocha Pitta

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Negras brasileiras: raça e gênero nos livros didáticos e na mídia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália de Oliveira Marmo Pereira

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. A educação como principal forma de conscientização de jovens para contribuição no combate à violência contra as mulheres. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Vilche do Nascimento

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Uma reflexão sobre pessoas transgêneras em situação de rua a partir da Casa de Convivência Ilê Mulher, na cidade de Porto Alegre. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Granja Fernandes

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. A violência contra a mulher a partir do imaginário social: "Desde quando mulher apanha?!". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rose Santos Pedreira

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Educação permanente em violência doméstica contra a mulher: Casa abrigo Viva Mulher Cora Coralina. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiane Cristina Santos Assumpção

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. Alteridade: Formação profissional para o atendimento a mulher vítima de violência doméstica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ARIANA KELLY DOS SANTOS

SOUZA, C. T.; LOPES, A.; BARBOSA, A.. A importância do planejamento institucional nos Centros de Referência de atendimento a mulher vítima de violência doméstica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. . Travestis Profissionais do Sexo: Parcerias do Asfalto ? conhecimento, atitudes e práticas sobre o HIV/Aids em Uberlândia. Rio de Janeiro: BEMFAM, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. . Mulheres Profissionais do Sexo: Parcerias do Asfalto ? conhecimento, atitudes e práticas sobre o HIV/Aids em Uberlândia. Rio de Janeiro: BEMFAM, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. . Caminhoneiros: Parcerias do Asfalto ? conhecimento, atitudes e práticas sobre o HIV/Aids em Uberlândia. , 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SILVA, C. F. R. ; COSTA, N. . Iniciação sexual de jovens: análise de variáveis a partir de gênero. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambu. XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. ; COSTA, N. . Travestis profissionais do sexo: vulnerabilidades a partir de comportamentos sexuais. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambu. XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. . Mulheres profissionais do sexo: vulnerabilidades a partir de comportamentos sexuais. In: Congresso da Associação Latino Americana de População - ALAP, 2006, Cidado do México. Congresso da Associação Latino Americana de População - ALAP, 2006.

  • SOUZA, C. T. ; FERRAZ, E. A. ; PICOLLO, F. D. ; COSTA, N. . Diversidade em pauta: travestis e direitos. In: 25 Reunião de Antropologia da Associação Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Anais do evento, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SILVA, C. F. R. ; COSTA, N. . Adolescents in school: a program to work on their vulnerabilities. In: XVI International AIDS Conference, 2006, Toronto. XVI International AIDS Conference, 2006.

  • COSTA, N. ; FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. . Travesties: vulnerability through sexual behaviors. In: XVI International AIDS Conference, 2006, Toronto. XVI International AIDS Conference, 2006.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. ; COSTA, N. . Travestis profissionais do sexo e HIV/AIDS: conhecimento, opiniões e atitudes. In: XII Seminário sobre Economia Mineira, 2006, Diamantina. XII Seminário sobre Economia Mineira, 2006.

  • MAKSUD, I. M. J. ; VAISTMAN, J. ; SOUZA, C. T. ; FARIAS, L. O. P. ; FONSECA, M. E. L. . Humanização do pré-natal e do nascimento: uma análise da dinâmica entre diversos atores sociais. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva/ ABRASCO, 2003, Brasília. Livro de resumos. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 32-33.

  • SOUZA, C. T. ; BRANDAO, J. F. . CAMP-MANGUEIRA: classes populares, criação de identidade e prevenção à criminalidade. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997, Belo Horizonte. Comunicações - Anais. Belo Horizonte: Imprensa Universitária, 1997. v. II. p. I-980.

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. ; COSTA, N. . Travestis profissionais do sexo e HIV/AIDS: conhecimento, opinões e atitudes.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SILVA, C. F. R. ; COSTA, N. . Iniciação sexual de jovens: análise de variáveis a partir de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. ; COSTA, N. . Travestis profissionais do sexo: vulnerabilidades a partir de comportamentos sexuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; SOUZA, L. M. . Mulheres profissionais do sexo: vulnerabilidades a partir de comportamentos sexuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAZ, E. A. ; SOUZA, C. T. ; PICOLLO, F. D. ; COSTA, N. . Diversidade em pauta: travestis e direitos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAKSUD, I. M. J. ; VAISTMAN, J. ; SOUZA, C. T. ; FARIAS, L. O. P. ; FONSECA, M. E. L. . Humanização do pré-natal e do nascimento: uma análise da dinãmica entre diversos atores sociais.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAKSUD, I. M. J. ; SOUZA, C. T. . Cultura de atendimento às gestantes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, C. T. . Jovens e programas de encaminamento ao trabalho: convivência de dois mundos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, C. T. ; BRANDAO, J. F. . CAMP-MANGUEIRA: classes populares, criação de identidade e prevenção à criminalidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, C. T. . Experiência de formação para o trabalho como meio de prevenir a criminalidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUZA, C. T. ; PEREIRA, L. F. A. ; PAVAO, F. O. ; PEREIRA, F. B. ; LAGE, G. C. ; ALVES, J. A. O. ; BOURGUIGNON, M. A. M. ; GONZAGA, T. E. ; RAMOS, T. N. . Currículo Mínimo 2013 - Sociologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de Professores).

SOUZA, C. T. ; ROCA, M. E. L. ; LING, L. C. A. ; DALMEIDA, A. S. C. . Currículo Mínimo 2013 - Laboratórios Pedagógicos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de Professores).

SOUZA, C. T. ; MAKSUD, I. M. J. . Cultura de atendimento às gestantes. 2003 (Apresentação de trabalhos) .

SOUZA, C. T. . Jovens e programas de encaminhamento ao trabalho: convivência de dois mundos. 2001 (Apresentação de trabalhos) .

SOUZA, C. T. . CAMP-Mangueira: classes populares, criação de identidade social e prevenção à criminalidade. 1997 (Apresentação de trabalhos) .

SOUZA, C. T. . Experiências de formação para o trabalho como meio de proevnir a criminalidade. 1996 (Apresentação de trabalhos) .

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2005

    Parcerias do Asfalto ? estudos e intervenções voltados para caminhoneiros, mulheres e travestis profissionais do sexo em Uberlândia, Descrição: O projeto de pesquisa é voltado para três segmentos populacionais que possuem em comum a vulnerabilidade frente à epidemia de HIV/Aids: profissionais do sexo (mulheres e travestis) (PS) e caminhoneiros (CAM). A pesquisa também realizará uma análise situacional sobre os serviços de saúde. Este projeto visa o desenvolvimento de intervenção voltada para a adoção de comportamentos sexuais mais seguros frente à epidemia de HIV/Aids entre os caminhoneiros e as profissionais do sexo, contribuindo assim para a redução do impacto desta epidemia neste grupo populacional. Metodologia: O componente de pesquisa envolve metodologia quantitativa e metodologia qualitativa com as populações-alvo dos projetos e será realizada em Uberlândia/MG, visto ser um importante ponto de confluência rodoviária para todo o país. A pesquisa quantitativa será realizada por meio de entrevistas individuais com questionários estruturados e para a pesquisa qualitativa será utilizada a técnica de grupos focais. Serão desenvolvidos instrumentais para a caracterização das estruturas de saúde, isto é, as principais estruturas públicas de saúde, próximas aos pontos de confluência rodoviários. Um questionário (checklist) coletará informações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cynthia Teixeira de Souza - Integrante / Elisabeth Anhel Ferraz - Coordenador / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Fernanda Delvalhos Picollo - Integrante / Claúdio Felipe Ribeiro da Silva - Integrante / José Humberto Caetano Marins - Integrante / Elizabet Cândida de Souza - Integrante., Financiador(es): Agência Norte Americana de Desenvolvimento Internacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26

  • 1995 - 2000

    Juventude e Classes Populares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cynthia Teixeira de Souza - Integrante / Jacqueline Ferreira Brandão - Integrante / Maria Rosilene Barbosa Alvim - Coordenador.

Prêmios

1996

Menção de Louvor, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Faculdade de medicina de Petrópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora das disciplinas "Sociologia e Antropologia I" e "Sociologia e Antropologia II" da graduação em Medicina.

2008 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 16

Outras informações:
Ensino de Sociologia no Ensino Médio Regular/ Formação de Professores.

2019 - 2020

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora individual, Carga horária: 4

Outras informações:
Prestação de assessoria técnica relacionada à elaboração de matrizes de referência curriculares, desenvolvimento e análise de materiais, metodologias e objetos de aprendizagem nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a educação básica, incluindo as modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância.

2017 - 2018

DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Vínculo: Conteudista, Enquadramento Funcional: Conteudista

Outras informações:
Trabalho de consultoria para a empresa Delinea Tecnologia Educacional para preparação de material para curso de graduação em Sociologia (40h). O trabalho contou com a produção de Ebook, questões para avaliação, fóruns de discussão, roteiros de vídeo, entre outros.

2012 - 2013

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10

Outras informações:
Integrante da equipe responsável pela construção do Currículo Mínimo de Laboratórios Pedagógicos (Culturas, Arte Educação, Práticas Psicomotoras, brinquedoteca, Linguagem e Alfabetização, Vida e Natureza, Atendimento Educacional Especializado) para o curso de Formação de Professores e de suas Orientações Pedagógicas para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

2012 - 2012

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10

Outras informações:
Integrante da equipe responsável pela construção do Currículo Mínimo de Sociologia para o curso de Formação de Professores e de suas Orientações Pedagógicas para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

2013 - 2014

Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente on line, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação na plataforma Moodle, encontros presenciais, correção das avaliações e orientação de TCC.

2009 - 2009

Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Docente on line, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente on line do curso "Gênero e Diversidade na Escola" para professores das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Utilização da plataforma Moodle.

2006 - 2006

Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Docente on line, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente on-line do Projeto Piloto do Curso "Gênro e Diversidade na Escola". Este projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), British Council e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Diretios Humanos (CLAM/IMS/UERJ). O curso conta com os módulos "Diversidade", "Gênero", "Sexualidade" e "Relações Étnico-raciais". Utilização da plataforma e-proinfo.

2010 - 2011

Centro Latino-Americano de Estudos em Sexualidade

Vínculo: Professor on line, Enquadramento Funcional: Professor on line, Carga horária: 20

2007 - 2008

Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto de pesquisa participação na realização de trabalho de campo e análise de dados sobre sexualidade e saúde mental.

2004 - 2006

Bem-Estar Familiar no Brasil

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora II, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Pesquisa Social.,Serviço realizado, Supervisão de Projetos.

  • 04/2004 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Pesquisa Social.,Linhas de pesquisa

2003 - 2004

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Pesquisadora contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora contratada, Carga horária: 30

Outras informações:
Contratação por regime de RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo)

2000 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Pesquisadora contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora contratada, Carga horária: 20

Outras informações:
Contratação pelo regime de RPA (Recibo de pagamento a autônomo)

Atividades

  • 02/2003 - 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Nacional de Saúde Pública.,Linhas de pesquisa

2001 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisadora contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora contratada, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2001 - 12/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Medicina Social.,Linhas de pesquisa

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista Apoio Técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Bolsista Apoio Técnico

1995 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação científica

Atividades

  • 03/2002 - 08/2002

    Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.,Estágio realizado, Estágio Docência em Teoria Antropológica I.

  • 04/2000 - 12/2000

    Estágios , Colégio Pedro II.,Estágio realizado, Sociedade e Cidadania.

  • 03/2000 - 12/2000

    Estágios , Escola Técnica Estadual Ferreira Viana/ FAETEC.,Estágio realizado, Sociologia.

  • 08/1998 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

  • 03/1998 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Bolsista Apoio Técnico.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

  • 10/1995 - 07/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 03/1997 - 08/1997

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

2014 - 2014

Fundação CECIERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora formação continuada, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalho com educação a distância em Plataforma Moodle e em encontros presenciais. Orientação para construção de planos de aulas.