Thais Martins Campos

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) com Pós Graduação em Nutrição Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia (2016). Atualmente atua na área de Pesquisa em Microbiologia de Alimentos, com atuação anterior em Nutrição Clinica voltada para atendimentos em consultório (2013/2014). Trabalhou como Nutricionista Responsável Técnica no restaurante Filet e Folhas (2013). Foi estagiária bolsista do rancho do 1 Distrito Naval - Marinha do Brasil (2012), além do estágio em uma unidade básica de saúde através do Processo Seletivo de Acadêmico - Bolsista desenvolvido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2011). Neste estágio também foi realizado um trabalho de pesquisa com índices antropométricos na avaliação de adultos, o qual obteve a 1º colocação na IV Jornada de Acadêmicos Bolsistas. Participou do Programa de Estágio Curricular da FIOCRUZ, desenvolvendo pesquisa na área de microbiologia de alimentos (2010), sendo um dos trabalhos premiados com Honra ao Mérito pelo Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (2011). Foi convidada a ministrar palestras em Cursos voltados para comunidades sobre o tema "Aproveitamento Integral de Alimentos" durante a graduação. Desempenhou atividades de monitoria das disciplinas de Técnica Dietética I e II (2010), além de atividades de extensão universitária com escolares de uma instituição filantrópica do Rio de Janeiro (2007-2010).

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós Graduação em Nutrição Clinica Ortomolecular

2014 - 2016

Nutmed
Título: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM ORNITINA, ARGININA E CITRULINA NO APOIO AO TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO E NA TERMOGENESE.
Orientador: José Aroldo Filho

Graduação em Nutrição

2007 - 2012

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Veiculação da campilobacteriose através de carne e miúdos de frangos comercializados em supermercados de regiões do Rio de Janeiro, Brasil.
Orientador: Ana Luzia Lauria Filgueiras

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colegio Alfa

Formação complementar

2014 - 2014

Aperfeiçoamento em Suplementação e Fitoterapia. (Carga horária: 11h). , NutMed, NUTMED, Brasil.

2012 - 2012

Aperfeiçoamento em Nutrição. (Carga horária: 126h). , NutMed, NUTMED, Brasil.

2004 - 2007

Inglês Avançado. (Carga horária: 200h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Atendimento Nutricional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Microbiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação Nutricional.

Participação em eventos

Influenza A: Histórias e Desafios.Virus Influenza A (H1N1): A pandemia do século XXI. 2016. (Seminário).

10° Congresso Internacional da Rede Unida. Avaliação da aplicabilidade na prática clínica do índice de massa corporal e do índice de adiposidade corporal na classificação do estado nutricional de adultos atendidos em uma unidade de atenção primária de saúde do município do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição da UNIRIO. 2011. (Outra).

III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Comparação dos teores de sódio, gordura saturada e cálcio nos rótulos de queijos cottage, ricota, minas frescal e minas padrão comercializados na cidade do Rio de Janeiro, RJ. 2011. (Congresso).

IV Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas.Avaliação da aplicabilidade clínica do IMC e IAC na classificação do estado nutricional de adultos atendidos em uma unidade de Atenção Básica de Saúde do município do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

18ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.Implementação do acervo da Sub-Coleção do gênero Campylobacter (CCAMP) que pertence à Coleção de Culturas Bacterianas de Interesse em Saúde (CCBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ. 2010. (Outra).

6° Fórum de Assuntos Comunitários e Estudantis da UNIRIO.Utilização do alecrim na técnica dietética. 2010. (Outra).

II Cilclo de Palestras sobre Alimentos Funcionais. 2010. (Outra).

XV Encontro Científico do Instituto Biomédico da UFF/ IV Jornada Científica de Biomedicina da UFF e III Workshop de Microbiologia Aplicada. 2010. (Encontro).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição/ I Congresso Ibero-Americano de Nutrição/ I Simpósio Latino-Americano de Nutrição Esportiva. Avaliações sobre rotulagem de farinhas de trigo disponíveis ao consumidor nas redes de supermercado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

Sessão de Exposição de Pôsteres da Disciplina de Patologia Geral da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro - UNIRIO.Tipos de Obesidades e suas consequências. 2009. (Outra).

I Encontro em Comemoração ao Dia do Nutricionista do Instituto Benjamin Constant. 2008. (Encontro).

I Jornada de Anatomia do Sistema Digestório do Instituto Biomédico da UNIRIO. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, T. M. ; Mendes, G S ; Duque, S S ; Esteves, W T C ; Thomé, J D S ; Lauria-Filgueiras, A L . Veiculação de Campylobacter spp. através de carne e miúdos de frangos comercializados no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 0, p. 1, 2015.

  • SILVA, S O ; CAMPOS, T. M. . Avaliação da aplicabilidade na prática clínica do IMC e do IAC na classificação do estado nutricional de adultos atendidos em uma unidade de atenção básica de saúde do município do Rio de Janeiro. In: 10° Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 10º Congresso Internacional Rede Unida, 2012.

  • CAMPOS, T. M. ; Mendes, G S ; Duque, S S ; Esteves, W T C ; Thomé, J D S ; Lauria-Filgueiras, A L . Carne e Miúdos de Frango Comercializados: Possíveis Fontes de Veiculação da Campilobacteriose?. In: XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011, Cuiabá. Anais do XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011.

  • CAMPOS, T. M. ; PEREIRA, J. N. ; Siciliano, I. ; Rodrigues, L. . Comparação dos teores de sódio, gordura saturada e cálcio nos rótulos de queijos cottage, ricota, minas frescal e minas padrão comercializados na cidade do Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011, Cuiabá. Anais do XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011.

  • CAMPOS, T. M. ; Silva, C. C. O. ; Caldas, L. . Avaliação do conhecimento nutricional com o perfil físico de escolares. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2010, Joinville. Anais do CONBRAN 2010, 2010.

  • CAMPOS, T. M. ; TANCREDI, R. C. P. . Avaliações sobre rotulagem de farinhas de trigo disponíveis ao consumidor nas redes de supermercado do Rio de Janeiro. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2010, Joinville. Anais do CONBRAN 2010, 2010.

  • CAMPOS, T. M. ; Mendes, G S ; Lauria-Filgueiras, A L . Implementação do acervo da Sub-Coleção do gênero Campylobacter (CCAMP) que pertence à Coleção de Culturas Bacterianas de Interesse em Saúde (CCBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ. In: 18ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 2010, Rio de Janeiro. Anais da XVIII RAIC, 2010.

  • SILVA, S O ; CAMPOS, T. M. . Avaliação da aplicabilidade na prática clínica do IMC e do IAC na classificação do estado nutricional de adultos atendidos em uma unidade de atenção básica de saúde do município do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, T. M. ; SILVA, S O . Avaliação da aplicabilidade na prática clínica do IMC e do IAC na classificação do estado nutricional de adultos atendidos em uma unidade de atenção básica de saúde do município do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, T. M. ; Mendes, G S ; Duque, S S ; Esteves, W T C ; Thomé, J D S ; Lauria-Filgueiras, A L . Carne e miúdos de frango comercializados: Possíveis fontes de campilobacteriose?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, T. M. ; PEREIRA, J. N. ; Siciliano, I. ; Rodrigues, L. . Comparação dos teores de sódio, gordura saturada e cálcio nos rótulos de queijos cottage, ricota, minas frescal e minas padrão comercializados na cidade do Rio de Janeiro, RJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, T. M. ; Caldas, L. . Utilização do alecrim na técnica dietética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, T. M. ; Mendes, G S ; Thomé, J D S ; Esteves, W T C ; Duque, S S ; Lauria-Filgueiras, A L . Implementação do acervo da Sub-Coleção do gênero Campylobacter (CCAMP) que pertence à Coleção de Culturas Bacterianas de Interesse em Saúde (CCBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, T. M. ; TANCREDI, R. C. P. . Avaliações sobre rotulagem de farinhas de trigo disponíveis ao consumidor nas redes de supermercados do Rio de Janeiro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, T. M. ; Silva, C. C. O. ; Caldas, L. . Avaliações do conhecimento nutricional com o perfil físico de escolares.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, J. N. ; CORRÊA, M. ; CAMPOS, T. M. . Tipos de Obesidades e suas consequências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CAMPOS, T. M. . Curso Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, T. M. . Curso Cozinha Sustentável. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Avaliação da aplicabilidade na prática clínica do índice de massa corporal e do índice de adiposidade corporal na classificação do estado nutricional de adultos em uma unidade de atenção primária do município do Rio de Janeiro, Descrição: Desenvolvimento de projeto de pesquisa com o objetivo de classificar o estado nutricional dos pacientes atendidos na unidade de atenção primária de saúde, comparando dois índices de avaliação. Um dos métodos (IMC) é utilizado usualmente e o outro (IAC) foi publicado em março de 2011 na revista Obesity.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thais Martins Campos - Integrante / Shirlei Oliveira Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    Carne e Miúdos de Frango Comercializados: Possíveis Fontes de Veiculação da Campilobacteriose?, Descrição: Objetivos: Identificar espécies de Campylobacter em pedaços e miúdos resfriados de frangos comercializados em supermercados no município do Rio de Janeiro, RJ e no município de Duque de Caxias, RJ. Além disso, verificar o risco para a saúde pública com a possibilidade de contaminação desse tipo de alimento vendido em grandes redes de supermercados. O encontro significativo de espécies de Campylobacter zoonóticas em frangos vendidos para o consumo humano é motivo de preocupação, indicando que há uma necessidade de melhorar a qualidade higiênico-sanitária inclusive dos alimentos industrializados. Portanto, a campilobacteriose pode ser veiculada por pedaços e miúdos de frangos crus ou insuficientemente cozidos disponíveis para o consumo humano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thais Martins Campos - Integrante / Ana Luzia Lauria Filgueiras - Coordenador / Graziele da Silva Mendes - Integrante / Wagner Thadeu Cardoso Esteves - Integrante / Sheila da Silva Duque - Integrante / Jacqueline Thomé - Integrante., Financiador(es): Centro de Integração Empresa Escola - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Implementação do acervo da sub-coleção do gênero Campylobacter (CCAMP) que pertence à Coleção de Culturas Bacterianas de Interesse em Saúde (CCBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ., Descrição: Objetivos: Verificar o risco à saúde pública representado pela aquisição da campilobacteriose através do consumo de alimentos e aumentar o acervo da Coleção de Culturas do gênero de Campylobacter (CCAMP) com amostras de origem alimentar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thais Martins Campos - Integrante / Ana Luzia Lauria Filgueiras - Coordenador / Graziele da Silva Mendes - Integrante / Wagner Thadeu Cardoso Esteves - Integrante / Sheila da Silva Duque - Integrante / Jacqueline Thomé - Integrante., Financiador(es): Centro de Integração Empresa Escola - Bolsa.

Prêmios

2011

Honra ao Mérito, Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos - SBAAL.

2011

1ª colocação da modalidade Demais Estágios na IV Jornada de Acadêmicos Bolsistas, Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Floriclinica

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Nutricionista Clinica na empresa Floriclinica (RJ) através de contrato de prestação de serviços. Área de atuação voltada para atendimento nutricional em consultório, incluindo a elaboração de planos alimentares individualizados, dietoterapia aplicada a diversas patologias, acompanhamento sistemático dos pacientes e personal diet..

2013 - 2013

Restaurante Filet e Folhas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Nutricionista Responsável Técnica da filial Cidade Nova, responsável pela produção e pelo controle de qualidade na produção de refeições, elaboração de cardápio, controle de estoque, recebimento de material e supervisão de funcionários.

2012 - 2012

Hospital Nossa Senhora do Loreto

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiou no ambulatório e nas enfermarias de internação e cirúrgica, desempenhando atividades, tais quais: atendimento ambulatorial infantil, visitas de rotina nas enfermarias, avaliação do estado nutricional dos pacientes, atualização dos mapas de refeições e do lactário e supervisão da distribuição de refeições. Estágio com carga horária de 300 horas, tendo aproveitamento excelente.

2011 - 2012

Marinha do Brasil - Comando do 1° Distrito Naval

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário-bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na área de produção de alimentos e controle de qualidade de alimentos desenvolvido no rancho do Comando do 1° Distrito Naval, tendo como atividades principais assegurar a segurança dos alimentos oferecidos, analisar e auxiliar no supervisionamento do funcionamento da cozinha, analisar processos produtivos, preparar fichas técnicas e conferir temperaturas de armazenamento e distribuição de alimentos e equipamentos. Cumprimento de 480 horas de estágio supervisionado.

2011 - 2011

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Acadêmica bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmica bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovada no concurso para Acadêmico Bolsista de Nutrição realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, estagiando no Ambulatório de Nutrição da Policlinica José Paranhos de Fontenelle, tendo como principais atividades o atendimento e acompanhamento nutricional de adultos, gestantes, adolescentes e crianças. Estágio com carga horária total de 683 horas e obtendo aproveitamento excelente.

Atividades

  • 04/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Policlinica José Paranhos Fontenelle, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2011 - 12/2011

    Estágios , Policlininca José paranhos de Fontenelle, .,Estágio realizado, Estágio em atendimento ambulatorial de crianças, adultos e idosos.

2010 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista de Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária do convênio FIOCRUZ/ CIEE, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa de Estágio Curricular do convênio entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Oswaldo Cruz, (FIOCRUZ) para desenvolvimento de pesquisa cientifica em microbiologia de alimentos. Cumprimento de 960 horas de estágio supervisionado.

Atividades

  • 05/2010 - 04/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 03/2010 - 09/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Nutrição, Escola de Nutrição.,Atividade realizada, monitoria.