Adriana Aurea Lara Cunha
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Tem experiência no setor governamental pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e Fundação João Pinheiro, atuando como analista de Gestão em Ciência e Tecnologia, coordenadora de Gestão da Informação e Analista de Inovação, como Assessora dos Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas do Estado de Minas Gerais.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Informação
2007 - 2009
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento,Ano de Obtenção: 2009
Beatriz Valadares Cendón.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: estudos de uso; Periódicos eletrônicos; Portal de Periódicos CAPES; bibliotecas digitais; comportamento de busca de informação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Ciência da Informação
2003 - 2006
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
X Encontro Nacional da Inovação Tecnológica ? ENITEC. 2011. (Encontro).
Curso MS Projetc -SENAC. 2011. (Outra).
4º Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação - CNCTI. 2010. (Congresso).
IV Fórum Nacional de Gestores da Inovação e Transferência de Tecnologia - Fortec. 2010. (Encontro).
Seminário Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação.Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento. 2009. (Seminário).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no portal de periódicos Capes entre áreas do conhecimento. 2009. (Encontro).
Curso de Extensão em Gerência de Projetos em Tecnologia da Informação. 2009. (Outra).
Cursos de Extensão - Como enfrentar os principais desafios da Gestão de Pequenas e Médias Empresas. 2009. (Outra).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. 2008. (Encontro).
Gente que faz CI.História da trajetória acadêmica de alunos egressos do Curso de Ciência da Informação. 2007. (Outra).
V Jornada da Ciência da Informação. 2005. (Seminário).
IV Semana de Ciência da Informação. 2004. (Seminário).
I Ciclo de Seminários Núcleo de Estudos em Tecnologias para Informação e Conhecimento -NETIC. 2004. (Seminário).
XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. 2004. (Encontro).
III Jornada de Ciência da Informação. 2003. (Seminário).
V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação- ENANCIB. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
CUNHA, A. A. L.; CARDOSO, A. M. P.; CICCARINI, L. H.. A utilização de redes sociais como ferramenta para Inteligência Competitiva: Estudo de caso da Rede Peabirus. 2010 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; SIMOES, A. M.. Arquitetura da Informação e usabilidade dos sistemas de gestão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; SALIBA, C. B.; PALHARES, M.. Mapas conceituais: relações entre conceitos da bacia hidrográfica do rio das velhas na visão do projeto manuelzão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; CICCARINI, L. H.; BRANDÃO, W.C. O Gerenciamento eletrônico de documentos como ferramenta para a gestão do conhecimento nas organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; CARDOSO, A. M. P.; AMARAL, C. M. G.. Planejamento da Implantação de Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos em Organizações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; MAGALHÃES FILHO; CICCARINI, L. H.. Gestão da Informação e Processos Empresariais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; CARDOSO, A. M. P.; SOUZA, F. P.. Estudo de Uso da Biblioteca Virtual da Biblioweb. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, A. A. L.; LAGE, Ana Cristina de Alvarenga; ALMEIDA, Andrea Furtado; SERPA, C. V. S. C.. Avaliação de Projetos - Edital Cerne 01/2015. 2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte.
Produções bibliográficas
-
CUNHA, A. A. L. ; CENDON, B. V. . Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no portal de periódicos Capes entre áreas do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação (Online) , v. 15, p. 70, 2010.
-
CUNHA, A. A. L. ; Onde anda você?. CI EM DESTAQUE, 20 abr. 2009.
-
CUNHA, A. A. L. ; CENDON, B. V. . Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no portal de periódicos Capes entre áreas do conhecimento. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa. A responsabildiade social da Ciência da Informação, 2009.
-
CUNHA, A. A. L. ; MARTELETO, R. M. ; MARTINS, A.A.L ; BARBOSA, J.P.F ; SALDANHA, G. S. ; SILVA, S.J.A . JOVENS E VIOLÊNCIA: UMA REPRESENTAÇÃO INFORMACIONAL E COMUNICACIONAL. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião Anual da SBPC.
-
CUNHA, A. A. L. ; Busca de informações acadêmicas em meio eletrônico: análise do comportamento de estudantes de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada - IEC, PUC Minas. In: Grupo de Pesquisa em Informação e Inclusão Social do IBICT, 2006. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2007. v. 2.
-
CUNHA, A. A. L. ; CENDON, B. V. . Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no portal de periódicos Capes entre áreas do conhecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, A. A. L. ; NASCIMENTO, S. S. . Planejamento da construção de um tesauro sobre a gestão da informação na Documentar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, A. A. L. ; CENDON, B. V. . Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no portal de periódicos Capes entre áreas do conhecimento 2009 (Resumo).
Outras produções
CUNHA, A. A. L. ; GUEDES, V. C. ; CORREIA, C. M. E. S. . Indicadores da Capes no estado de Minas Gerais e Principais Unidades da Federação. 2011.
CUNHA, A. A. L. ; CORREIA, C. M. E. S. ; GUEDES, V. C. . Indicadores do Ministério da Ciência e Tecnologia no estado de Minas Gerais. 2011.
CUNHA, A. A. L. ; PEREIRA NETO, S. D. ; GUEDES, V. C. ; SOUZA, P. B. ; BARROS, R. C. ; FERREIRA, A. O. M. ; Oliveira, V.C.P ; SANTOS, U. P. ; ALBUQUERQUE, E. M. E. ; HERSKOVIC, B. . Inventário da Capacidade Instalada em Minas Gerais em Ciência, Tecnologia e Inovação. 2011. (Relatório de pesquisa).
Prêmios
2007
Medalha de Honra ao Mérito - Destaque no curso de graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2004
Destaque Acadêmico, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. , Rodovia Prefeito Américo Gianetti, Prédio Gerais , 8º andar, Serra Verde, 31630-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Inovação (Assessora para Parques), Carga horária: 40
Outras informações:
Superintendência de Inovação Tecnológica: Elaboração de projetos de apoio aos parques e incubadoras e de propostas inovadoras; Apoio na execução dos projetos; Apoio na articulação com demais parceiros para fomento à atração de empresas; Acompanhamento dos convênios e termos de cooperação técnica relacionados aos projetos de parques e incubadoras; Articulação com os atores da inovação para fomento do desenvolvimento dos ambientes de inovação; Estudo das legislações de inovação para apoio na elaboração de leis de Inovação nos municípios de MG; Análise, parecer e apoio na elaboração da modelagem jurídica dos parques tecnológicos.
2012 - 2015
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Gestão da Informação, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais: Monitoramento e planejamento de atividades para o cumprimento das metas do Acordo de Resultados e elaboração do Relatório final; Planejamento e organização de eventos para cooperação internacional em ciência, tecnologia (C&T), inovação e ensino superior; Coordenação da Rede Uniminas (grupo formado por 15 instituições de ensino superior mineira, que atuam em conjunto para a promoção da internacionalização do ensino superior mineiro); Responsável pela interlocução e articulação de parcerias entre universidades de Minas Gerais e universidades Australianas; Divulgação de editais de C&T e oportunidades de parcerias no blog da Assessoria; Elaboração de indicadores de mensuração da cooperação internacional; Gerenciamento financeiro dos projetos da Assessoria: solicitação de serviços e prestação de contas junto às fundações gestoras (Fundep e Funarbe).
2010 - 2012
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão em Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40
Outras informações:
Superintendência de Prospecção Tecnológica e Monitoramento Estratégico: Participação nos projetos de pesquisa: ?Agenda do Desenvolvimento em Ciência Tecnologia, Inovação e Ensino Superior de Minas Gerais? e ?Implantação e consolidação do Observatório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.? Construção dos Dispêndios em C&T no estado de Minas Gerais do ano de 2010 em parceria com o MCTI; Elaboração de Notas Técnicas de indicadores de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Realização de treinamentos para uso do Observatório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; Apoio à elaboração e apresentação dos Relatórios Técnicos dos Projetos da Superintendência.
2012 - 2012
Fundação João PinheiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão em Ciência e Tecnologia, Carga horária: 30
Outras informações:
Centro de Pesquisas Aplicadas: Apoio à implantação e consolidação do Observatório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; Identificação de bases de dados de interesse, disponíveis no país ou no exterior; Identificação das demandas dos usuários, gargalos operacionais e institucionais; Disponibilização das bases de dados e inicialização da produção de outras classes de indicadores; Realização de reuniões, pesquisas, consultas específicas e análises de experiências; Realização de treinamentos e orientações de acesso às bases de dados do Observatório.
2008 - 2013
Aliança Gestão Empresarial e Telefonia LtdaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro e Administrativo
Outras informações:
Gerenciamento de informações financeiras: produção de relatórios, informações estatísticas, elaboração de planilhas, conferência de relatórios de pagamentos. Contas a pagar, contas a receber. Balanço mensal; Planejamento estratégico: elaboração de estratégias financeiras para o aumento da produção; Gestão da Informação: organização física e digital de arquivos.
2006 - 2007
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0
2006 - 2006
DocumentarVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 0
Atividades
-
02/2006 - 06/2006
Estágios , Documentar, .,Estágio realizado, Planejamento da construção de um tesauro sobre a Gestão da Informação da Documentar.
2006 - 2006
Herkenhoff & Prates Tecnologia e DesenvolvimentoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Outro
Atividades
-
01/2006 - 02/2006
Estágios , Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento, .,Estágio realizado, Monitoramento de Projetos.
2004 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Atividades
-
02/2004 - 12/2005
Estágios , Pró-reitoria de Extensão, .,Estágio realizado, Criação de banco de dados; lançamento de dados e apuração; suporte técnico na área de informática; atualização da página do ICA; suporte no Projeto REDE elaborado pelo ICA; apoio na execução de atividades a serem desenvolvidas pelo ICA; organização d.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Aurea Lara Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?