Mariana Fonseca Mauro

Bacharelado em Geografia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2013. Bacharelado em Turismo, finalizado em 2007, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós graduada em Ecoturismo, pela Universidade Federal de Lavras, em 2008.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A abordagem da geomorfologia em Planos de Manejo em Parques Nacionais: análise e perspectivas,Orientador: Roberto Célio Valadão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: geomorfologia; parques nacionais; diagnóstico; plano de manejo.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geomorfologia Aplicada. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Análise Integrada da Paisagem.

Especialização em Ecoturismo: interpretação e planejamento de

2008 - 2010

Universidade Federal de Lavras
Título: As possibilidades de desenvolvimento do ecoturismo em reservas extrativistas: O encontro de dois conceitos
Orientador: Ferdinando Filleto

Graduação em Geografia

2009 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Reconhecimento e caracterização de Unidades de Paisagem na Serra da Canastra (MG): uma abordagem das estruturas horizontal e vertical
Orientador: Roberto Célio Valadão

Graduação em Turismo

2003 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A construção do espaço a partir do desenvolvimento do Turismo em uma Área de Proteção Ambiental: O estudo de caso do povoado de São José da Serra/ Serra do Cipó ? MG
Orientador: Prof. Dr. Bernardo Machado Gontijo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rur. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2008 - 2008

Educação Ambiental em Áreas Protegidas. (Carga horária: 16h). , Instituto Terra Brasilis, ITB, Brasil.

2008 - 2008

Uso Público em Unidades de Conservação. (Carga horária: 40h). , Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, FBPN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Análise Integrada da Paisagem.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geomorfologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Estudos Sócio-ambientais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Turismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Mineiro da Biodiversidade. 2008. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Planejamento e Manejo de Trilhas. O Planejamento de uma trilha interpretativa para a estação ecológica da UFMG. 2006. (Congresso).

I Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidade de Conservação. 2005. (Encontro).

Seminário Estrada Real Seculo XXI. 2005. (Seminário).

EMETHUR- Encontro das Merco-cidades de estudos em Turismo e Hotelaria. 2004. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2004. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabiana Andrade Bernardes Almeida

ALMEIDA, F. A. B.. A contrução do espaço a partir do desenvolvimento do turismo em uma APA: estudo de caso do povoado de São José da Serra, Jaboticatubas-MG.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mariana de Oliveira Lacerda

GONTIJO, Bernardo Machado; BERNARDES, F.;LACERDA, Mariana de Oliveira. A construção do espaço a partir do desenvolvimento do turismo em uma área de proteção ambiental: estudo de caso do povoado de São José da Serra, Jaboticatubas, MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberto Célio Valadão

VALADÃO, ROBERTO CÉLIO; GONTIJO, B. M.; DRUMOND, M.A.; SAADI, A.. Abordagem da Geomorfologia em Planos de Manejo de Parques Nacionais: análise e perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberto Célio Valadão

VALADÃO, R. C.; SAADI, A.; GONTIJO, B. M.; DRUMOND, M.A.. A abordagem da Geomorfologia em planos de manejo de Parques Nacionais: análise e perspectivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Auxiliadora Drumond

VALADAO, R. C.; Gontijo, B. M.; SAADI, A.;Drumond, M. A.. Abordagem da geomorfologia em planos de manejo de parques nacionais: análise e perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Auxiliadora Drumond

VALADAO, R. C.; Bernardo Gontijo; SAADI, A.;Drumond, M. A.. A abordagem da geomorfologia em Planos de Manejo de Parques Nacionais: análise e perspectivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Valéria Amorim do Carmo

VALADÃO, R. C.;CARMO, V. A.. RECONHECIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES DE PAISAGEM NA REGIÃO DA SERRA DA CANASTRA (MG): UMA ABORDAGEM DAS ESTRUTURAS HORIZONTAL E VERTICAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Célio Valadão

A abordagem da Geomorfologia em Planos de Manejo de Parques Nacionais: análise e perspectiva; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Célio Valadão;

Roberto Célio Valadão

Reconhecimento e caracterização de unidades de paisagem na região da Serra da Canastra (MG): uma abordagem das estruturas horizontal e vertical; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Roberto Célio Valadão;

Mônica Maria Diniz Leão

Aplicação de métodos quimiométricos no gerenciamento de bacias hidrográficas; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Companhia Energética de Minas Gerais / Agência Nacional de Energia Elétrica; Orientador: Mônica Maria Diniz Leão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAURO, M. F. ; MARQUES, C. M. . Parâmetros Climáticos e Geológicos na gênese de risco e potencialidades no Quadrilátero Ferrífero. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, La Habana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por una America Unida e Sustentable, 2015. v. 6. p. 693-703.

  • MAURO, M. F. ; NORONHA, C. ; ANDRADE, E. ; MARQUES, C. P. M. ; SILVA, C. A. . A dinâmica da paisagem da borda sul e leste do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais ? Brasil): Conflitos e Potencialidades. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, La Habana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por una América unida y sustenible, 2015. v. 6. p. 1093-1107.

  • VALADAO, R. C. ; MAURO, M. F. ; SILVEIRA, J. S. . Interação uso da terra e assoreamento em bacia hidrográfica de longa historicidade minerária / Distrito Diamantífero de Diamantina. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013, Vitória, ES. Interação uso da terra e assoreamento em bacia hidrográfica de longa historicidade minerária / Distrito Diamantífero de Diamantina, 2013.

  • MAURO, M. F. ; FERREIRA, R. A. . Folclore e Conservação: O Planejamento de uma trilha interpretativa para a estação ecológica da UFMG. In: I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, 2006, Rio de Janeiro. I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, 2006.

  • MARQUES, C. P. M. ; MAGALHAES JUNIOR, A. P. ; MAURO, M. F. . IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS IDENTIFICADOS NO FUNDO DO VALE DO RIO MAQUINÉ, BORDA LESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG. In: EGAL - XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, La Habana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015. v. 6. p. 203-203.

  • MAURO, M. F. ; BARBOSA, M. F. P. ; MARIANO, M. C. O. ; CASTRO, J. F. . AS RUAS E O ATO DE FLANAR NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIENCIAS TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE. In: XV EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, La Habana. XV EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015. v. 10. p. 60-60.

  • MAURO, M. F. . Os reflexos da criação do Parque Estadual do Biribiri na região de Pinheiros, Diamantina - MG. In: XX Semana de Iniciação Científica/ PRPq, 2011, Belo Horizonte, MG. Os reflexos da criação do Parque Estadual do Biribiri na região de Pinheiros, Diamantina - MG, 2011.

  • MAURO, M. F. . Os reflexos da criação do Parque Estadual do Biribiri na região de Pinheiros, Diamantina - MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAURO, M. F. ; FERREIRA, R. A. . O Planejamento de uma trilha interpretativa para a estação ecológica da UFMG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAURO, M. F. . Uso Público do Plano de Manejo da Reserva Extrativista Rio Cautário ? Guajará Mirim - RO. 2015.

MAURO, M. F. ; FERREIRA, R.A . Uso Público do Plano de Manejo do Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha ? Pedro Leopoldo - MG. 2015.

MAURO, M. F. . Geoprocessamento do Projeto de Duplicação do Ramal Paraopeba - Ferrovia MRS/ Diagnóstico de Bens Materiais e Imateriais. 2014.

MAURO, M. F. . Geoprocessamento no Diagnóstico de Bens Materiais e Imateriais da Mina CASANGA ? Arcos/Pains MG. 2014.

CONSULTORIA, P. P. E. ; MAURO, M. F. . Relatório de Percepção Ambiental - Operação Urbana Consorciada Antônio Carlos e Pedro I. 2012.

MAURO, M. F. . Estudo de Percepção Ambiental Pampulha Market Mall. 2011.

MAURO, M. F. . Estudo de Percepção Ambiental / Investigação Qualitativa - Centro de Promoção de Saúde Unimed. 2011.

CONSULTORIA, P. P. E. ; MAURO, M. F. . Diagnóstico Plano Diretor da Região Pampulha. 2011.

MAURO, M. F. . Estudo de Percepção Ambiental - Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental do BH Shopping. 2010.

MAURO, M. F. . Relatório de Organização Social e Rede de Proteção Social da Área de Influência Direta da Unidade Termoelétrica da Vale. 2010.

CONSULTORIA, P. P. E. ; MAURO, M. F. . Relatório do Cadastro Socieconômico das famílias atingidas pela construção da UHE Santo Antônio Energia. 2010.

CONSULTORIA, P. P. E. ; MAURO, M. F. . Estudo de Percepção Ambiental - Plano de Manejo do Parque Estadual do Sumidouro. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Produção de Sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Pardo Pequeno ? Diamantina/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Fonseca Mauro - Integrante / Roberto Célio Valadão - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    P&D CEMIG ANEEL - GT402: Aplicação de métodos quimiométricos multivariados no gerenciamento de bacias hidrográficas, Descrição: O subtema do projeto refere-se ao desenvolvimento de metodologia de monitoramento e controle da qualidade da água. Seus objetivos gerais são: aplicar metodologia de análise multivariada, usando o algoritmo desenvolvido, aos dados de qualidade da água do Reservatório de Nova Ponte e à Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba; identificar as áreas de influência incrementais associadas a estações de amostragem de dados de qualidade da água na região de estudo, utilizando Modelo Digital de Elevação (MDE); estudar as tendências temporais e espaciais dos parâmetros de qualidade de água nos cursos de água e reservatório na região de estudo, utilizando métodos quimiométricos multivariados; avaliar e otimizar a rede de monitoramento da bacia do Rio Paranaíba em Nova Ponte (sub bacia PN2); desenvolver metodologia de integração da interface R ao banco de dados "Siságua" da Cemig; capacitar técnicos da entidade proponente para atualização e adaptações do algoritmo permitindo seu uso em outras bacias e reservatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Fonseca Mauro - Coordenador / Mônica Maria Diniz Leão - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Caracterização e Gestão Sistêmica da Paisagem da Reserva da Biosfera do Espinhaço Meridional e suas relações sócio-espaciais, Descrição: O GIPE tem como tema norteador o estudo integrado da paisagem da Serra do Espinhaço, com ênfase nas interfaces existentes entre as áreas protegidas e a produção do espaço. A área de abrangência e de foco da pesquisa constitui-se na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) UNESCO 2005, qual seja, grande parte da porção da Serra do Espinhaço mineira (desde a região de Diamantina até a Serra do Cipó) e o Quadrilátero Ferrífero. Trata-se de uma região única em termos da paisagem mineira, palco de pressões sociais e econômicas que se refletem no conjunto de seu arranjo espacial, especialmente no que tange à questão ambiental de toda a RBSE, fato que resulta, inclusive, na existência de uma grande quantidade de Unidades de Conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável. Em função da complexidade inerente a este território, quatro eixos de abordagem foram definidos: (1) O estudo da Paisagem, que inclui trabalhos relacionados com definição de parâmetros de análise da paisagem, suas transformações e dinâmica sócio-espacial; (2) Unidades de Conservação, que inclui trabalhos relacionados com inserção regional, turismo, conflitos de uso e criação e gestão de áreas protegidas; (3) Geoprocessamento, que inclui trabalhos relacionados com mapeamento, apoio à gestão de UC´s, delimitação de Áreas de Proteção Permanente e de áreas prioritárias de conservação e estudos de capacidade de carga e 4) Conhecimento socioambiental: epistemologia, instâncias e disseminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Fonseca Mauro - Coordenador / Bernardo Machado Gontijo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Ecodinâmica Consultores Associados Ltda.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 20

  • 2012 - 2013

    Ecodinâmica Consultores Associados Ltda.

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2014 - 02/2016

      Serviços técnicos especializados , Ecodinâmica Consultores e Associados, .,Serviço realizado, Elaboração de mapas, estudos geomorfológicos para sistemas de gestão ambiental e da biodiversidade, análise de legislação ambiental, gestão do Programa de Recuperação de Área Degradadas,; Elaboração e execução de oficiais de educação ambiental sobre temas pertinentes à geografia, elaboração e auxílio na redação de relatórios/pareceres técnicos, participação em eventos e em trabalhos de campo.; Participação nas atividades relativas à Elaboração e Instalação de Rede Hidrométrica em atendimento à Resolução ANA/ANEEL 03/2010 , elaboração de textos síntese sobre políticas e programas ambientais, auxílio na elaboração de Propostas Técnicas.

    • 08/2012 - 12/2013

      Estágios , Ecodinâmica Consultores e Associados, .,Estágio realizado, Planejamento Cartográfico e elaboração de mapas.

  • 2014 - Atual

    PLANTUC - Projetos Turísticos e Socioambientais

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2014

      Serviços técnicos especializados , PLANTUC - Projetos Turísticos e Socioambientais, .,Serviço realizado, Geoprocessamento.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Projeto Produção de Sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Pardo Pequeno ? Diamantina/MG

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto Aplicação de Métodos Quimiométricos Multivariados no Gerenciamento de Bacias Hidrográficas

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto Caracterização de Gestão Sistêmica das Paisagens da Reserva da Biosfera do Espinhaço Meridional em suas relações sócio espaciais.

    Atividades

    • 02/2012 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2010 - 11/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2012 - 09/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2010

    PRÁXIS Projetos e Consultoria

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Funções desenvolvidas: construção de metodologia para pesquisas sociais, elaboração de questionários de entrevistas, realização de trabalhos de campo, correção de questionários, tabulação e análise de dados sociais, auxílio na criação e alimentação de banco de dados e redação de relatórios técnicos

    Atividades

    • 02/2009 - 02/2010

      Serviços técnicos especializados , PRÁXIS PROJETO E CONSULTORIA LTDA., .,Serviço realizado, Funções desenvolvidas: construção de metodologia para pesquisas sociais, elaboração de questionários de entrevistas, realização de trabalhos de campo, correção de questionários, tabulação e análise de dados sociais, auxílio na criação e alimentação de BD.

  • 2008 - 2008

    Fundação Biodiversitas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/2008 - 12/2008

      Serviços técnicos especializados , Fundação Biodiversitas, .,Serviço realizado, Participação no Projeto de Indentificação de Oportunidades de Conservação para o Espinhaço. Integrante da equipe de sócio-economia, participação da elaboração de metodologia, levantamento de informações in-situ e desenvolvimento de relatório final..

  • 2007 - 2008

    Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2007 - 05/2008

      Estágios , Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, .,Estágio realizado, Colaboração às assessorias técnicas prestadas pelos analistas ambientais do NUC (Núcleo de Unidades de Conservação) em projetos destinados ao uso público e desenvolvimento turístico nas Unidades de Conservação federais, em MG..

  • 2006 - 2007

    Instituto Estrada Real

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Acompanhamento do programa de qualificação PAS Turismo Estrada Real ? Min. Do Turismo (Superintendência de Certificação); Auxílio na produção do novo Folder Adventure Estrada Real; Participação do Projeto Índice de Valor de Anúncio ? criação de metodologia para classificação dos municípios da Estrada Real e posterior distribuição em módulos a serem apresentados a potenciais patrocinadores de Displays e Totens (instrumentos de divulgação); participação Visita Técnica ao Caminho dos Diamantes, participação em feiras de Turismo, participação na produção do CD rom Caminho dos Diamantes, apresentação do Projeto Aplicativo Análise Descritiva do Fale Conosco - Estrada Real junho a setembro de 2007.

    Atividades

    • 02/2006 - 07/2007

      Serviços técnicos especializados , Instituto Estrada Real - FIEMG, .,Serviço realizado, Acompanhamento do programa de qualificação PAS Turismo Estrada Real ? Min. Do Turismo (Superintendência de Certificação); Auxílio na produção do novo Folder Adventure Estrada Real; Participação do Projeto Índice de Valor de Anúncio ? criação de metodologi.

  • 2006 - 2007

    Instituto Estadual de Florestas

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2006 - 02/2007

      Estágios , Diretoria de Desenvolvimento Florestal, .,Estágio realizado, Contribuição no Plano de Uso de Público Parques Estaduais Serra do Brigadeiro, Ibitipoca e Itacolomi.

  • 2004 - 2004

    Parque Nacional da Serra do Cipó - IBAMA

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2005 - 07/2005

      Estágios , Parque Nacional da Serra do Cipó - IBAMA/MG, .,Estágio realizado, dentificação de elementos potenciais de observação (espécie de fauna e flora, serras e outros) na trilha da Cachoeira da Farofa para produção de cartilha autoguiada e construção de descritivo sobre as mesmas..