David Chiara
Químico licenciado pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuou como professor de Química e Matemática no Centro Educacional de Reforço em Santarém-PA, em 2013; como bolsista do subprojeto de Química do Programa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, na Escola Estadual Madre Imaculada em Santarém-PA em 2014 e 2015; como professor de Química na Rede Emancipa de Cursinhos em Santarém-PA, em 2014 e 2015; como professor de Química no Colégio Eco, em São Paulo-SP, em 2018. Atualmente é professor de Matemática e Ciências na EMEF Bom Jesus em Prainha-PA. Pesquisador da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak; do método Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, de Marco Antonio Moreira aplicados ao Ensino de Ciências e de Química; da modalidade Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Química
2012 - 2017
Universidade Federal de Itajubá
Título: Da Química à Sociedade: o Ensino Potencialmente Significativo de Química Associado à Formação para a Cidadania
Orientador: Juliana Maria Sampaio Furlani
Formação complementar
2017 - 2017
Ética. (Carga horária: 60h). , Veduca Pra você, VEDUCA, Brasil.
2014 - 2014
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2014 - 2014
Jogos no Ensino de Ciências e Matemática. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2013 - 2013
Informática no Ensino de Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Participação em eventos
VII Congresso Universitário de Santarém. 2014. (Congresso).
CONUNE. 2013. (Congresso).
VI Congresso Universitário de Santarém. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
CHIARA, D.. XXI Passo Cultural. 2014. Escola de Ensino Fundamental e Médio São Raimundo Nonato - Irmãs Adoradoras.
Produções bibliográficas
-
SOUSA, BRUNA CRISTINE MARTINS DE ; CASTRO, SANTANA PINTO DE ; LOURIDO, KATIANE ARAÚJO ; CHIARA, DAVID ; CASTRO, KELLY CHRISTINA FERREIRA ; LUSTOSA, DENISE CASTRO . ÓLEO ESSENCIAL DE ERVA-CIDREIRA SOBRE FITOPATÓGENOS DE ESPÉCIES FLORESTAIS E AGRÍCOLAS. Revista Agroecossistemas , v. 10, p. 206-215, 2018.
-
CHIARA, D. ; BOTA, B.R. ; REIS, M. S. ; FERNANDES, M. . A Qualidade da Água em Pontos do Rio Tapajós e sua Viabilidade para a Vida nestes Ecossistemas. In: I Jornada Acadêmica da UFOPA: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santarém-PA. Anais da I Jornada Acadêmica da UFOPA, 2012.
-
CHIARA, D. . Do Amor à Transcendência: a Interpretação do Enigma da Esfinge Associada ao Ensino Potencialmente Significativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHIARA, D. ; BOTA, B.R. ; REIS, M. S. ; FERNANDES, M. . A Qualidade da Água em Pontos do Rio Tapajós e sua Viabilidade para a Vida nestes Eossistemas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Centro Educacional de ReforçoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Química
2014 - 2015
Rede Emancipa de CursinhosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 50
Outras informações:
Professor de Química na Rede Emancipa de Cursinhos - Unidade Santarém-PA. Atuou em sala de aula como mediador de debates e discussões de questões sociais que envolvem o Brasil e o mundo, acerca dos problemas enfrentados pela população, afim de possibilitar formação crítica, reflexiva e questionadora do aluno, na formação da cidadania.
2015 - 2017
E.E. Major João PereiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Química, Carga horária: 16
2014 - 2014
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 66
Outras informações:
Programa de Mobilidade Externa Acadêmica Nacional Temporária Pesquisa: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas Aplicadas ao Ensino de Química Local: Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
2018 - Atual
Colégio EcoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Secundarista de Química, Carga horária: 13
2019 - Atual
EMEF BOM JESUSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 150
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de David Chiara e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?