Ivan Vasconcelos Fajardo
Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1984) e mestrado em Educação Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002). Atualmente é consultor/proprietário - Fajardo Consultoria e Treinamento e professor titular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, Neuropsicologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, motivação, emoção, cognição, magistério, poder, liderança e cidadania. Qualificado pelo IRCA (International Register of Certificated Auditors) para atividade de auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Series ISO 9000:2000. Gerente de Qualidade da Brisa Ônibus S.A. Professor Assistente dos programas de pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas da PUC-MG.
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Brasileira
1999 - 2002
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: O Útil da Util: liderança e aprendizagem no contexto de uma empresa familiar,Ano de Obtenção: 2003
José Eustáquio Romão.Palavras-chave: Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho
2002 - 2002
Especialização em Psicologia do Trânsito
2002 - 2002
Formação complementar
2007 - 2007
Plataforma Lattes: importância, abrangência e util. (Carga horária: 4h). , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
2006 - 2006
Auditor Lider. (Carga horária: 40h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.
2006 - 2006
Auditoria Interna do Sistema de Gestão da Qualidad. (Carga horária: 24h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.
2005 - 2005
Interpretação e Implementação da ISO 9001:2000. (Carga horária: 16h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa sobre Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Avaliação Neuropsicológia Ocupacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consultoria em Gestão de Pessoas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consultoria em Sistemas de Gestão da Qualidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Educação do Trabalhador.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência no Ensino Superior.
Participação em eventos
I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CES.FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA. 2012. (Encontro).
I SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, DO TRABALHO E RH DO CES/JF.PSICOLOGIA DO TRABALHO. 2011. (Seminário).
IV Feira de Profissões do CES/JF.A IMPORTANCIA DE UMA BOA FORMAÇÃO PARA UMA FUTURA CARREIRA. 2011. (Outra).
Semana de Psicologia CES/JF.Psicologia e Gestão da Qualidade. 2011. (Seminário).
SEMANA DE PSICOLOGIA CES/JF.PSICOLOGIA E GESTÃO DA QUALIDADE. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
FAJARDO, I. V.; SLEUJTES, Adriana; Martins, M. P.. Contribuições da neuropsicologia para um diagnóstico diferencial em transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; Martins, M. P.; SLEUJTES, Adriana. Neuropsicologia: um olhar sobre a dislexia e os problemas na aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica e Educacional) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; CARVALHO, Ana L. N.; Martins, M. P.. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma visão multidisciplinar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica e Educacional) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
OLIVEIRA, T. G.; OLIVEIRA, V. M.;FAJARDO, I. V.FAJARDO, I. V.. Coaching: uma visão dos profissionais da área sobre a utilização da ferramenta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
ANDRADE, V. L. P.;FAJARDO, I. V.; MOTA, D. C. B.;FAJARDO, I. V.. Estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; ANDRADE, V. L. P.; MOTA, D. C. B.. Seleção de Pessoas: uma análise das práticas atuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; ANDRADE, V. L. P.; MOTA, D. C. B.. O papel do psicólogo no adoecimento de militares brasileiros em exercíçio profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.. Síndrome da Alienação Parental nas separações judiciais: a presença da psicologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; MARQUES, Esther Ireno de Mattos; FELIPPE, Andréia Monteiro. Obesidade, transtorno da compulsão alimentar periódica e emoções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; SARTORI, Cassia Maria Tasca Duarte; ANDRADE, Ana Maria Mattos de. Abuso sexual infantil intrafamiliar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; LEITE, M. I. M. G.; Martins, M. P.. A qualidade de vida nas organizações e a saúde do trabalhador: Pesquisa de campo na empresa Z. C.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; LEITE, M. I. M. G.; LAWAL, Regina. Escolhendo Líderes: Contratação e Desenvolvimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; SOUZA, M. M.; CURY, A.. A utilização do Sociodrama nas organizações pós-modernas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
FAJARDO, I. V.; NEGRI, Ana R A. Docente da disciplina Análise Experimental do Comportamento. 2007. Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Orientou
Psicologia e avaliação por competência: a entrevista no processo seletivo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Psicologia e Organizações: entrevista de desligamento e pesquisa de clima - ferramentas de gestão; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Clima Organizacional e Qualidade de vida no trabalho: contribuições da Psicologia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Reabilitação Neuropsicológica na doença de alzheimer; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica e Educacional) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - tdah no contexto escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica e Educacional) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
memória autobiográfica supergeneralizada na depressão: implicações clínicas - uma revisão sistemática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A psicologia e as pessoas com deficiência no contexto das organizações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Liderança: Psicologia, inteligência emocional e competência comportamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A ambiguidade do stress em instituições militares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Psicologia das Emergências e Desastres; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Seleção de Pessoal: a contribuição da psicologia para um diagnóstico efetivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A sucessão na empresa familiar e as contribuições da psicologia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Burnout no topo: psicologia e saúde mental em cargos de liderança; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Síndrome de Burnout no esporte de alto rendimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Mudança Organizacional relacionada com o estresse e o líder como mediador; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Psicologia e Organização: entrevista e escuta clínicano trabalho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Estresse:o adoecimento do trabalhador conteporâneo na organização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Psicologia Desportiva: motivação - o diferencial competitivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Uma abordagem neuropsicológica sobre os aspectos subjetivos da aprendizagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Psicologia e funções de risco: Avaliação psicológica enquanto instrumento de prevenção de acidentes do trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Qualidade de vida e habilidades sociais em militares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Motivação no Trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A motivação como foco na gestão de líderes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A Relação entre as habilidades sociais e os níveis de stress em uma organização; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Desenvolvimento humano: perspectivas e desafios no âmbito organizacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Motivação como ferramenta para o sucesso das organizações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Liderança servidora: utopia ou paradigma?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Volante atencional: a importância do processo contínuo de avaliação atencional em condutores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A motivação do Servidor Público; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
O tempo livre e a Hiperatividade no trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
O poder da pessuasão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
O Mundo Desportivo: Treinamento das Habilidades Psicológicas como alternativa para o sucesso; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
A eficácia da reabilitação cognitiva em pacientes com a doença de ALzheimer; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Acidente de Trânsito: uma via de mão dupla; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Suicidio: solução para pessoas motivadas para o deficit?; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Marques, Deborah L; de Almeida e Luciana J; B; Motivação: uma consequência da correspondência entre expectativa e percepção; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Equilíbrio motivacional frente a ameaça da morte e a possibilidade da cura; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Menezes, Daniela de C; Silva e Elisângela A; Braga; Síndrome de Down: "do filho sonhado ao filho real"; ; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Motivação para a escolha vocacional; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
S; Santos, Gustavo S; Oliveira, Jorge F; de Castro; Magistério: instrumento de poder; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Gonzalez; Motivação dos alunos do curso de Psicologia; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
projeto A inserção de pessoas com deficiência nas organizações (PCDs): inclusão ou exigência legal?; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Ivan Vasconcelos Fajardo;
Produções bibliográficas
-
FAJARDO, I. V. . Magistério : Instrumento de Poder. In: III Semana de Psicologia do CES/JF, 1998, Juiz de Fora. Anais da III Semana de Psicologia do CES/JF, 1988. v. 3. p. 82-91.
-
FAJARDO, I. V. . Motivação dos alunos de Psicologia do CES/JF. In: III Semana de Psicologia do CES/JF, 1998, Juiz de Fora. Anais da III Semana de Psicologia do CES/JF, 1998. v. 3. p. 106-113.
-
FAJARDO, I. V. . Círculo de Cultura: Educação e Pedagogia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAJARDO, I. V. . Direção Defensiva - O comportamento do Motorista Brasileiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FAJARDO, I. V. . Liderança e Perspectivas Educacionais no Século XXI. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FAJARDO, I. V. . Psicologia, cidadania e vereância. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FAJARDO, I. V. . Auto-estima. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, I. V. . Relações Interpessoais e Habilidades Gerenciais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
FAJARDO, I. V. . Mudança Organizacional e Qualidade no Atendimento. 2006. .
FAJARDO, I. V. . Liderança e Qualidade. 2006. .
Prêmios
2007
Certificate of Successfully the course assessment and examination for the LEAD AUDITOR SERIES ISO 9000:2000., Bureau Veritas Certification/ IRCA (International Register of Certificated Auditors.
2006
Auditor Lider, IRCA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Particular, Ensino. , Rua Halfeld, 1179, Centro, 36016-000 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32497700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Brisa Ônibus S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Qualidade, Carga horária: 20
2012 - Atual
Centro de Ensino Superior de Juiz de ForaVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante
Outras informações:
Nomeado pelo Reitor Marcelo Leite Metzker em 27 de agosto de 2012 baseado na portaria N° 028/2012.
1996 - 2001
Serviço Social da IndústriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nivel D, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1996 - 06/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Particular, Ensino de Nivel Técnico Gerencial.,Linhas de pesquisa
-
02/1996 - 06/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia do Trabalho
1992 - Atual
Fajardo Consultoria e TreinamentoVínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Consultor/Proprietário, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Particular, .,Cargo ou função, Consultoria em Processos de Gestão de Recursos Humanos/ Consultoria em Processos de Gestão de Qualidade/ Pesquisa sobre Motivação Humana e Clima Organizacional.
1985 - 1992
União Transporte Interestadual de Luxo S/AVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de T&D, Carga horária: 40
Atividades
-
12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .,Cargo ou função, Gerência de desenvolvimento de pessoas/qualidade.
-
02/1985 - 12/1992
Direção e administração, Departamento Pessoal, .,Cargo ou função, Supervisor de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.
1985 - Atual
Centro de Ensino Superior de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18
Atividades
-
02/2015
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e Psicologia de Grupos
-
08/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada às Organizações
-
02/1985
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e Psicologia de Grupo, Linguagem, Inteligência e criatividade, Motivação, emoção e consciência, Psicologia aplicada a Sistema de Informação , Psicologia e Gestão de Pessoas, Psicologia e Gestão de Seleção de Pessoal, Supervisão de Estágio de Psicologia do Trabalho
2017 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Além do mencionado, mais 03 contratações como professor convidado para ministrar módulos na pós-graduação: maio de 2015; setembro 2015; outubro 2016.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ivan Vasconcelos Fajardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?