Samantha de Fátima Harmbach Lourenço
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL (2007), mestre em Zootecnia pela Universidade Estatual de Montes Claros - UNIMONTES (2012). MBA em gestão da produção e qualidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2018). Ao longo de minha carreira, concentrei minhas experiências na área de zootecnia, com enfoque em poedeiras, frangos de corte, matrizes e incubação. Atualmente, atuo como docente universitária em avicultura e tecnologia de ovos e mel, nas graduações de medicina veterinária e engenharia de alimentos. Mantenho-me constantemente atualizada por meio da participação em cursos relevantes para aprimorar meus conhecimentos.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Zootecnia
2010 - 2012
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Níveis de Cálcio para Poedeiras Leves
, Ano de Obtenção: 2013.Mônica Patrícia Maciel.Palavras-chave: Poedeiras, ácido linoléico, Desempenho, Qualidade.Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Especialização em Gestão de produção e qualidade
2016 - 2018
Fundação Getúlio Vargas
Título: Estudo de caso: redução da perda de ovos comerciais utilizando de ferramentas da qualidade em uma indústria
Orientador: José Carlos Franco de Abreu Filho
Graduação em Medicina Veterinária
2003 - 2007
Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal
Título: Manejo Incubatório de Avestruz
Orientador: Margarete Del Bianchi
Formação complementar
2020 - 2020
ABNT NBR ISO 9001:2015 - Sistema de gestão de qualidade. , Conformità, CONFORMITÀ, Brasil.
2020 - 2020
Elaboração, Controle e Gerenciamento de PACs - MAPA. (Carga horária: 16h). , CP Soluções - Consultoria e treinamentos profissionais, CP, Brasil.
2019 - 2019
Tendências em rotulagem para produtos de origem animal. (Carga horária: 8h). , GS1 Brasil, GS1 BRASIL, Brasil.
2016 - 2016
Líder Coach. (Carga horária: 12h). , Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, CIEMG, Brasil.
2016 - 2016
Lohmann School Latin America 2016. , Lohmann Tierzucht, LOHMANN TIERZUCH, Alemanha.
2013 - 2013
Impacto da Salmonella na Avicultura. (Carga horária: 14h). , Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas, FACTA, Brasil.
2013 - 2013
XXI Curso de sanidade avícola. (Carga horária: 28h). , Zoetis, ZOETIS, Estados Unidos.
2012 - 2012
Lohmann School Latin America 2012. , Lohmann Tierzucht, LOHMANN TIERZUCH, Alemanha.
2012 - 2012
Prevenção de acidentes do trabalho. (Carga horária: 20h). , Somai Nordeste S/A, SOMAI, Brasil.
2011 - 2012
Programa de desenvolvimento de gestores - Somai em ação. , Somai Nordeste S/A, SOMAI, Brasil.
2010 - 2010
Boas práticas de fabricação aplicadas a fábricas de ração. (Carga horária: 16h). , Agroqualità, AQ, Brasil.
2010 - 2010
1° Curso de boas práticas de manejo para sala de ovos. , Associação Paulista de Avicultura, APA, Brasil.
2009 - 2009
VI Curso de atualização em avicultura para postura comercial. (Carga horária: 16h). , Associação Paulista de Avicultura, APA, Brasil.
2009 - 2009
VII Curso de Manejo de Poedeiras. , Hy - Line do Brasil, HY-LINE, Brasil.
2008 - 2008
15˚ Curso de Sanidade Avícola. , Fort Dodge Saude Animal, FDSA, Brasil.
2008 - 2008
PNCR. , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA, Brasil.
Participação em eventos
VI Seminário de aplicação de ferramentas de APPCC, PPHO e BPF. 2012. (Seminário).
X Congresso de produção e comercialização de ovos. 2012. (Congresso).
Encontro Técnico Postura Comercial.Mesa redonda. 2011. (Encontro).
Congresso sobre manejo e nutrição de aves e suínos. 2009. (Congresso).
Encontro técnico farmabase de avicultura. 2008. (Encontro).
Seminário perigos químicos, físicos e biológicos. 2008. (Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
FunorteVínculo: Vinculo empregatício, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3
Outras informações:
Docente de Avicultura e tecnologia de ovos e mel nas graduações de medicina veterinária e engenharia de alimentos.
2009 - 2021
Somai Nordeste S/AVínculo: Vinculo empregatício, Enquadramento Funcional: Medica Veterinária, Carga horária: 44
Outras informações:
Empresa destinada a produção de ovos comerciais, com um plantel de 2.500.000 aves, em fases de cria recria e produção, com produção de 1.400.000 ovos/dia. Áreas de atuação:01/09/2009 - Responsável técnica: planejamento, coordenação e gerenciamento das atividades geral da área com foco nas metas do setor (recebimento de lotes, acompanhamento zootécnico, programa de vacinação, debicagem, limpeza e desinfecção dos núcleos, definição do programa de luz, transferência do lote para a produção). 07/04/2014 - Gerente de produção: gerenciamento de todo o setor, acompanhamento e cumprimento das metas, com foco no desempenho dos lotes e seus resultados (produção, ovo/ave alojada, consumo de ração, mortalidade, qualidade dos ovos), programa de vacinação, programa de luz e treinamento da equipe. 01/07/2018 - Gerente da garantia da qualidade e processos: gerenciamento das atividades da área de qualidade, mantendo as certificações, atualização das APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), BPF (Boas Práticas de Fabricação), PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional), PAC,s (Programas de Auto Controle), controle e monitoria dos indicadores de qualidade, atendimento às reclamações dos clientes (Relatório de Não Conformidades - RNCs), intermediar as solicitações dos órgãos fiscalizadores - MAPA (Ministério Agricultura Pecuária e Abastecimento), acompanhamento dos projetos, alterações de layout, equipamentos e fluxos de processos junto ao MAPA e rotulagem junto ao sistema do MAPA.
2008 - 2009
Paulista Alimentos LtdaVínculo: Vinculo empregatício, Enquadramento Funcional: Medica Veterinária, Carga horária: 44
Outras informações:
Abatedouro voltado ao mercado interno e externo, processando mais de 160.000 aves/dia, com foco na qualidade dos produtos e novas técnicas de processamento.Áreas de atuação: Trainee na área de frangos de corte atuando na liderança de fábrica de ração e equipe técnica.
2021 - Atual
Ceva Saúde AnimalVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços Veterinários, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Áreas de atuação: Orientações técnicas a equipe comercial e aos clientes, acompanhamento à campo de avaliações de resultados obtidos, treinamento de equipes de serviços de vacinações, apresentação de resultados aos vendedores e clientes finais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Samantha de Fátima Harmbach Lourenço e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?