Paola de Oliveira Leite

Graduada em Letras (port/ing) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2012, dedicou-se ao levantamento de romances-folhetins publicados em periódicos do Rio de Janeiro, no final do século XIX. De 2013 a 2015 integrou um projeto de pesquisa que tinha como proposta investigar narrativas e autores naturalistas esquecidos pela historiografia. Dedicou-se ao ensino de língua inglesa e portuguesa a adultos e adolescentes entre 2014 e 2018. Atualmente é consultora pedagógica, onde trabalha diretamente com leitura digital.

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Leitura e Produção de Textos

2022 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Letras - Português e Inglês

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Naturalismo de Figueiredo Pimentel: Suicida! E o Terror dos Maridos
Orientador: Leonardo Pinto Mendes
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UERJ, PIBIC, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em TECNOLOGIAS DIGITAIS EM METODOLOGIA DE PROJETOS INTEGRADOS COM ADOLESCENTE. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Atualização em Práticas de Leitura. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2014 - 2014

Transtornos de aprendizagem e suas implicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2012

Inglês. , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

2008 - 2011

Espanhol. , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

LEITE, P. O. . V Seminário de Estudos Literários.. 2014. (Outro).

LEITE, P. O. . IV Seminário de Estudos Literários. 2013. (Outro).

Participação em eventos

VII Jornada de Estudos.Figueiredo Pimentel e o naturalismo: O Terror dos Maridos (1896). 2014. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS da UFRJ - II CIFALE. 2013. (Congresso).

II Encontro de Literaturas de Língua Inglesa da FFP ? As literaturas em língua inglesa na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

IV Seminário de Estudos Literários..RETRATOS DE ESCRITORES: as biografias de fim do século XIX na imprensa literária brasileira.. 2013. (Seminário).

IV Seminário de Estudos Literários.. 2013. (Seminário).

LINGUAGEM EM USO: COGNIÇÃO, MUDANÇA E HISTÓRIA (CIFALE - UFRJ). 2013. (Simpósio).

PENSARES MOVEM NOSSO PENSAR / II FÓRUM DE PESQUISAS DISCENTES. 2013. (Congresso).

XI seminário Nação-Invenção - "Amor Bandido: Literatura, Arte e Mercado" - UFF. 2013. (Seminário).

XVII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA (UERJ). 2013. (Congresso).

A REVISTA DO ANO O OLIMPO CARIOCA. 2012. (Outra).

III Seminário de Estudos Literários. 2012. (Seminário).

XIV ENCONTRO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ e OUTORGA DO PRÊMIO CONTADOR GERALDO DE LA ROCQUE (CRCRJ).Apoio linguístico (intérprete). 2012. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MENDES, L. P. ; LEITE, P. O. . As trajetórias de Suicida! (1895) e O terror dos maridos (1896), romances naturalistas esquecidos de Figueiredo Pimentel. SOLETRAS online, p. 118 - 138.

  • LEITE, P. O. . SUICIDA: o romance naturalista de Figueiredo Pimentel. In: V Seminário de Estudos Literários, 2014, São Gonçalo. Anais do V Seminário de Estudos Literários, 2014.

  • LEITE, P. O. . RETRATOS DE ESCRITORES: as biografias de fim do século XIX na imprensa literária brasileira.. In: IV Seminário de Estudos Literários, 2013, São Gonçalo. Anais do IV Seminário de Estudos Literários, 2013. v. único.

  • LEITE, P. O. . A trajetória de dois romances naturalistas esquecidos: Suicida (1895) e O terror dos maridos (1896), de Alberto Figueiredo Pimentel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEITE, P. O. . Figueiredo Pimentel e o naturalismo: O Terror dos Maridos (1896). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, P. O. . Suicida: o romance naturalista de Figueiredo Pimentel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, P. O. . Retrato de escritores: as biografias do fim do século XIX na imprensa literária brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

PIBIC - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2013 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2013 - 2018

Colégio São Tarcísio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2013 - 2015

English 4U

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10

2016 - 2017

Focus Training Course

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2018 - Atual

Árvore

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 40