Monica Pagliusi Lopes Justo
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecília (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1994), graduação em Fisica pela Universidade do Oeste Paulista (1992), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005),Pós graduação -MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense(2014). Atuou por 13 anos como professor mestre e coordenadora do Curso Pedagogia da Universidade Brasil - FACULDADE DE BIRIGUI. Diretora de escola aposentada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e desde setembro de 2019 atua junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul onde o Executivo Estadual definiu um processo de seleção para cargos considerados estratégicos para a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. O referido processo seletivo para Coordenadores Regionais de Educação teve seu início em abril de 2019, e constou das seguintes etapas: análise curricular, teste de perfil, entrevista de mapeamento de competências, referências profissionais, pesquisa de crenças, painel com especialistas e entrevista com o governo. Transcorridas estas etapas, em agosto de 2019, foi finalizado este processo em que foi aprovada em 1 lugar para a sua Regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e Avaliação. Suas redes sociais comumente utilizadas são Facebook - Mônica Pagliusi Justo e Instagran - Mônica Pagliusi Justo e o whatshapp (18)99742-7818.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Para a Ciência
2002 - 2005
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Grupo de Ciencias - permeanda discursos e fazeres, Ano de Obtenção: 2005
Lizete Maria Orquiza de Carvalho.Palavras-chave: educação ciencia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física. Setores de atividade: Educação.
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TEC
2022 - 2023
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Prática pedagógica inclusiva permeando o plano de curso de uma Escola Técnica
Orientador: Marcelo Bastos Roen
Especialização em Pós-Grad. lato sensu MBA em Gestão Empreendedora
2012 - 2014
Universidade Federal Fluminense
Título: TECENDO RELAÇÕES ENTRE O LER O ESCREVER E O NARRAR NO UNIVERSO DE MONTEIRO LOBATO
Formação complementar
2012 - 2012
A Conquista da Cidadania LBGT: a Política da Diver. (Carga horária: 30h). , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2010 - 2010
PDG Educação:Gestão Escolar e a Politica Educacion. (Carga horária: 120h). , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2009 - 2010
O diretor de escola no contexto do programa ler e. (Carga horária: 60h). , Secretaria da Educação Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2007 - 2007
Letra e Vida. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2005 - 2007
Progestão. (Carga horária: 300h). , Secretaria da Educação Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2005 - 2005
Formação para Decisores-Superação Jovem. (Carga horária: 16h). , Instituto Ayrton Senna, AYRTON SENNA, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Panificação Artesanal. (Carga horária: 8h). , Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, Brasil.
2003 - 2003
capacitaçao para uso de softwares educacionais. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2003 - 2003
Melhoramento da Qualidade da Educação Básica. (Carga horária: 420h). , Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.
2002 - 2002
PCE:Liderança Trabalho de Equipe eTomada Decisão. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão- Modulo IV. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
capacitaçao para uso de softwares educacionais. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão- Modulo V. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2001 - 2001
Desvendando a Natureza. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2001 - 2001
Supermáticas. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2001 - 2001
Pró-Ciências- FAPESP. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Metodologia do Ensino de Ciências. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Organização de eventos
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2017. 2017. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Feira de Cursos. 2017. .
JUSTO, M. P. L. . Lançamento 13 edição Almanaque Turma do Aryzinho. 2017. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2016. 2016. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2015. 2015. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2017. 2017. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Feira de Cursos. 2017. .
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2015. 2015. (Outro).
JUSTO, M. P. L. . Semana Acadêmica 2016. 2016. (Outro).
Participação em eventos
A pesquisa científica na graduação e o papel do professor na atualidade. 2013. (Encontro).
Conferência Municipal de Educação de Birigui - CONAE. 2013. (Outra).
A busca da estabilidade na carreira pública. 2011. (Outra).
Congresso Internacional sobre Projetos. O interesse em Física e a Visão do Aluno do Ensino Médio: Um Estudo de Caso. 2004. (Congresso).
VI Congresso de Educação de Presidente Prudente. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
JUSTO, M. P. L.. Alfabetização, leitura e letramento: estudo de caso aplicado em uma escola municipal de ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Leitura e escrita na alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. As releituras do sítio do pica-pau amarelo de Monteiro Lobato. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A música como ferramenta de aprendizado no processo de construção do conhecimento e criação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância da música na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Libras - breve história do surdo e a importância de aprender libras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Ensino integral: aprendizagem que transforma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A influência da leitura na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância da educação ambiental no ensino infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Literatura infantojuvenil como arte literária ou pedagógica. 2016 - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Como formar bons leitores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Níveis de aprendizagem e intervenções possíveis em alfabetização: em foco leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância da afetividade na relação aluno e professor nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância dos contos de fadas na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Brincadeiras, brinquedos e jogos na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Um novo olhar para o discente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A posicão da escola frente as novas configurações familiares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A sexualidade na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A educação de jovens e adultos (EJA) na educação contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A notícia como centro de uma sequência didática no ensino de língua portuguesa do 5 ano do ensino fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Desafios e docência: reflexões e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância do brincar na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Autismo e as dificuldades de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Pereira e outros.A importância da literatura na educação infantil para o desenvolvimento da leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. TDHA: pais, professores e alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A ludicidade no ensino infantil e fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A teoria das inteligências múltiplas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A impotância do lúdico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância da leitura no desenvolvimento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Inteligências múltiplas: conceito e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Avaliação como meio de sinalização do desenvolvimento da aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A inclusão de alunos cegos e com baixa visão no ensino regular: intenções e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Os conflitos dentro do ambiente escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Um novo olhar para o dislexos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Escola e família: uma aproximação necessária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. A importância da música na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Autismo e inclusão na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. Dilemas na escola: crianças portadoras de TDAH (DDA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.
JUSTO, M. P. L.. de Almeida e outros.Alfabetização Emocional: o aprendizado e a inteligência emocional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. A importância da literatura na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. Papéis de gênero, argumentação e relações de poder na publicidade de bebidas alcóolicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. A importância da leitura nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. Síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. A diferença cultural nas escolas: ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; Antonio Pinheiro de Azevedo. Práticas metodológicas nos laudos de transtorno de aprendizagem - da intervenção à avaliação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; Antonio Pinheiro de Azevedo; SOUZA, P. B.. Os métodos de alfabetização e a aquisição da língua escrita na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
COSTA, E.;JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.. Os contos de fadas no imaginário infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
Antonio Pinheiro de Azevedo;JUSTO, M. P. L.; DUGOIS, R. C. M.. A lousa digital como recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; DUGOIS, R. C. M.. A importância da musica na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; Antonio Pinheiro de Azevedo. Carreira e valorização do trabalho docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; RINALDI, L. M.. A importância da família e escola no processo de aprendizagem dos alunos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
Antonio Pinheiro de Azevedo;JUSTO, M. P. L.; DUGOIS, R. C. M.. A importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; DUGOIS, R. C. M.. Escola de período integral : um estudo no município de Birigui. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
Antonio Pinheiro de Azevedo;JUSTO, M. P. L.; DUGOIS, R. C. M.. Contribuições da literatura infantil para a formação da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; DUGOIS, R. C. M.. O processo inicial de apropriação da linguagem escrita pelas crianças: As relações de mediação no ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; DUGOIS, R. C. M.. M. Fernandes e outros.Gestão democrática da educação: desafios e possibilidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.; DUGOIS, R. C. M.. Musicalizando com crianças de 3 até 10 anos- ensino infantil e fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
Antonio Pinheiro de Azevedo;JUSTO, M. P. L.; SOUZA, P. B.. Um panorama da tecnologia e sua aplicação na educação do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
SOUZA, P. B.;JUSTO, M. P. L.; DUGOIS, R. C. M.. Brinquedoteca no universo escolar e hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUI.
JUSTO, M. P. L.. Historiografia do método de cálculo das civilizações maias, astecas e incas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo.
Sandra Maíra Zen Zacarias; Deise Deolindo Silva;JUSTO, M. P. L.. Analfabetismo em matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas.
Orientou
A inclusão do aluno autista na educação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
O lúdico como facilitador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Indisciplina no ambiente escolar: de quem é a culpa?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância da brinquedoteca na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância de limites comportamentais na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Indisciplina na escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A impotância da neurociências na educação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Os principais sintomas, causas e dificuldades do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Avaliação na pré-escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
da P; Santos e Vilma Ruas; A inclusão de pessoas com deficiência física-motora nas escolas de ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Soares e Jéssica de F; L; Povidaiko; Jogos e brincadeiras na educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância dos jogos no ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Pestana e Jaqueline Militão de Paula; A imôrtância do lúdico na pré-escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Lorençatto, Luzia P; S; Gonçalves e out; Oficina de Leitura na escola de tempo integral: formando cidadãos leitores; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Músicas Folclóricas e parlendas: instrumentos para a alfabetização na educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
O autismo e a dificuldade de aprendizado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A matemática na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Bullying Escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância dos contos para a educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância do diálogo na relação professor-aluno; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Alves de Deus; A influência da literatura infantil na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Generoso e outros; Inclusão social-deficiente visual do sistema braille para o sistema de informática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
O processo inicial de apropriação da linguagem escrita pelas crianças: as relações de mediação no ensino; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
de Elias e Ester Maria Silva; Musicalizando com crianças de 3 até 10 anos - ensino infantil e fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Gestão Democrática da Educação: desafios e possibilidades; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Escola de Período Integral: um estudo no município de Birigui; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância da família e escola no processo de aprendizagem dos alunos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Carreira e valorização do trabalho docente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A importância da música na educação infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST; DE SP FACULDADE DE BIRIGUI; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Alunos Superdotados: solução ou problema?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Desenvolvendo o Gosto pela Matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
A Evolução da Aprendizagem Através dos Jogos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Educação Matemática; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Pela Metodologia Malba Tahan - Matemática no dia-a-dia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
O Ensino da Matemática para Alunos com Discalculia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas; Orientador: Mônica Pagliusi Lopes Justo;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, 32 Coordenadoria Regional de Educação. , Rua Venâncio Aires 2418, Centro, 97800000 - São Luiz Gonzaga, RS - Brasil, Telefone: (55) 33527393
Experiência profissional
2019 - Atual
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40
1988 - 2020
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - E.E. Ary FonsecaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40
2013 - 2019
IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso Pedagogia, Carga horária: 24
2008 - 2019
IESP - INSTITUTO EDUCACIONAL DO EST. DE SP FACULDADE DE BIRIGUIVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Monica Pagliusi Lopes Justo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?