Maria Isabel Macias Gazzanéo

Possui graduação pela Universidade Federal de Alagoas (1986). Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional (2004). Nutricionista Clínica da CLINICOR ? Clínica de consultas e exames cardiológicos de Maceió e da FUNCEF- Programa de Assistência. Medica e Suplementar da Caixa Econômica Federal. Docente do Centro Universitário CESMAC - (Al) atuando nas áreas de Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Coordenadora Técnica de Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS do município de Maceió com foco na Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN, Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e Direito Humano a Alimentação Adequada- DHAA voltadas para o Sistema Único de Assistencial Social - SUAS, Responsável Técnica pela Gestão do Restaurante Popular do Município de Maceió. Compõe equipe multiprofissional e interdisciplinar de Cirurgia Metabólica e Bariátrica com certificado em Especialidades Associada - COESA pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica . Tem experiência Técnica em Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição Clínica, com ênfase na Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS, Epidemiologia e Educação em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Clínica e Terapêutica Nutricional

2002 - 2004

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória

Graduação

1982 - 1986

Universidade Federal de Alagoas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: CLINICA E TERAPEUTICA NUTRICIONAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL.

Participação em eventos

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E V CONGRESO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO. PERFIL DAS GESTANTES ATENDIDAS POR UM PROJETO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasilero de Nutrição e V Congresso Ibero Americano de Nutrição. AVALIAÇÃO DA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DE UM GRUPO DE FAMÍLIAS ASSENTDAS EM UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS. 2014. (Congresso).

CONBRAN2012. Autor de trabalho "Situação de (IN) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Família em uma Unidade de Saúde de Maceió-Al!. 2012. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Situação de (In) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Familia de uma Unidade de Saúde de Maceió-Al. 2012. (Congresso).

IV Congresso Pan-americano para tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2: alternativas clínicas e ciirúrgcas. 2012. (Congresso).

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e IV Congresso Pan-Americano para Tratamento do Diabetes tipo 2. Palestrante da Mesa Redonda Acompanhamento Clínico e Nutricional no Pós Operatório - Nutricional I " A nova ingestão alimentar". 2012. (Congresso).

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Acompanhamernto clínico e nutricional no pós operatório - Nutricional I: "a nova ingestão alimentar". 2012. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição. Situação de (In) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Familia de uma Unidade de Saúde de Maceió-Al. 2012. (Congresso).

3º congresso Acadêmico CESMAC. 2010. (Congresso).

I Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. 2010. (Seminário).

2º Congresso Acadêmico CESMAC. 2009. (Congresso).

1º Congresso Acadêmico CESMAC. 2008. (Congresso).

II Semana Academica FCBS CESMAC. 2007. (Outra).

IV Congresso Médico da Santa Casa de Maceió. 2007. (Congresso).

Serie Nestlê Nutrition. 2006. (Oficina).

XXVI Congresso da Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia, XXVIII Congrersso de Cirurgia Cardivascular Norte-Nordeste e VI Congresso Alagoano de Cardiologia. Abordagem ambulatorial de nutrição clínica em cardiologia. 2006. (Congresso).

Seminario de Integração e Bem-Estar da Procuradoria Regional doTrabalho em Alagoas.Nutrição Saudável. 2005. (Seminário).

Atualização Científica em Nutrição. 2002. (Outra).

Atualização Científica em Nutrição "Nutrição e Pediatria". 2002. (Outra).

III Sessão Científica do Programa Abbott de Educação Permanete. 2002. (Outra).

IIJornada Alagoana em Cardiologia. Abordagem Nutricional ao Paciente "Como eu Faço" Consultório. 2002. (Congresso).

Curso de Atualização em Nutrição Clínica. 1999. (Outra).

V Forum Brasileiro de Nutrição e Cardiologia. 1999. (Outra).

Programa Harward-Joslin-SBD Educação em Diabetes. 1998. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Nutrição. 1998. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos. 1998. (Congresso).

1ª Jornada de Nutrição da Santa Casa de Misericordia de Maceió,. 1997. (Outra).

1ª Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral. 1995. (Outra).

Seminário Alagoano sobe Obesidade. 1995. (Seminário).

1ª Jornada Alagoana de Diabetes. 1994. (Outra).

1ª Jornada de Nutrição da Santa Casa de Misericordia de Maceió. 1994. (Outra).

Curso de Radicais no Envelhecimento, Câncer, Reumatismo e na Cardiologia. 1994. (Outra).

1° Curso de Atualização em Obesidade. 1993. (Outra).

Curso de Aleitamento Materno,. 1993. (Outra).

1ª Semana sobre Coléra, realizado no período de 1992, em Maceió.. 1992. (Outra).

1° Encontro Alagoano de Saúde,. 1985. (Encontro).

1ª Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral. 1985. (Outra).

Seminário sobre Nutrição e Desenvolvimento Regional. 1984. (Seminário).

1° Simpósio de Nutrição da UFAL. 1983. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Clênia Marques da Silva e Victor Felipe Dias Pereira Silva

GAZZANÉO, M. I. M.; UCHOA, P. A.. Comportamento do peso após a atenção dietética em idosos atendidos em uma clínica escola de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior particular em Maceió/AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Ana Lúcia da Silva Nunes e Carolinne Padilha Galvão

GAZZANÉO, M. I. M.. Caracterização clínoco-nutricional de participantes do grupo de idosos de uma Unidade de Saúde , Maceio-Al. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.

Aluno: Arenilda Calixto Beserra

GAZZANÉO, M. I. M.. Fatores determinantes de hipertensão em mulheres adulta da população remenescente dos Quilombos do estado de Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.

Aluno: Luciana Carla Plácido dos Santos

GAZZANÉO, M. I. M.. Perfil alimentar dos alunos de uma Escola de Rede Pública de Maceió-Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.

Aluno: amanda e

GAZZANÉO, M. I. M.. A. dos Santos e Mª Rizoneide S. de Vasconcelos.Riscos e benefícios do aproveitamento integral dos alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.

Aluno: amanda e

GAZZANÉO, M. I. M.. A. dos Santos e Mª Rizoneide S. de Vasconcelos.Riscos e benefícios do aproveitamento integral dos alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.

Orientou

Graça Mª C

Medeiros Cavalcante e Taciana Mércia L; Cavalcan; A contribuição do Nutricionista na Estratégia Saúde da Família - ESF e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Edna Mª Alves dos Santos e Luciana Silva

Política Nacional de Alimentação e Nutrição: uma revisão da literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Rebeca Alves Furtado e Lívia Maria Accioly Jatobá

Programa Nacional de Alimentação Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Rebeca Alves Furtado e Lívia Mª A

Jatobá; Programa Nacional de Alimentação do escolar (PNAE): um breve histórico e os desafios atuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Naisa Vieira Peixoto

Elaboração de um guia alimentar para a melhor idade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Flávia Liliane Firmo Alves

Distribuição da Gordura corporal e regulação neuro-endócrina da obesidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS DA NUTRIÇÃO) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Luciana Cabral Machado

Evidências sobre nutrição precoce em pós-operatório de cirugia no trato gastrointestinal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Layanne Costa Azevedo

Fatores de riscos mais frequentes que podem influenciar no estado nutricional do idoso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

José Marcelo Alves Santos e Rosiene de Holanda Cavalcante

Análise antropómétrica das crianças assistidas por uma instituição assistencial em Maceió-Al; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Evanilda Sampaio Leite

Utilização de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças crônico degenerativas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Sheila Vanessa Cortes Rego e Micheli Cruz Lima

Isoflavonas na prevenção da tensão pré-mesntrual (TPM) e climatério (menorpausa); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Jacqueline Maria Alvim do Amaral e Tania Maria Japiassu

Cuidados Nutricionais nos períodos pré e pós operatório de pacientes submetidos à cirurgia baríatrica pela técnica de Capella; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;

Produções bibliográficas

  • GAZZANÉO, M. I. M. . Seminário de Integração e Bem-Estar da Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GAZZANÉO, M. I. M. . Nutrição Saudável. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GAZZANÉO, M. I. M. . Abordagem Nutricional ao Paciente "Como eu Faço " Consultório.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GAZZANÉO, M. I. M. . Projeto Teatro o Mundo Encantado das Frutas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GAZZANÉO, M. I. M. . Projeto Teatro o Mundo Encantado das Frutas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA. , Rua Conego Machado, Farol, 57021-160 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32215007, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Secretaria Municipal de Assistência Social AL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

2004 - Atual

Fundação Educacional Jaime de Altavila

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA E DETERMINANTES SOCIAIS, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, NUTRIÇÃO SOCIAL 2

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, ESTAGIO SUPERVISIONADO DE SAÚDE PÚBLICA E DETERMINANTES SOCIAIS

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETIN

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, EDUCACÇÃO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA

1995 - Atual

CLINICOR

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutricionista.

2002 - Atual

Progrma de Assist. Medica Suplet. da Caixa Economica Fed.

Vínculo: Prestação de Serviço Convênio, Enquadramento Funcional: Nuticionista

Atividades

  • 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Setor de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutrição.

1986 - 1996

Tribunal de Contas do Estado de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 24

1983 - 1986

Tribunal de Contas do Estado de Alagoas

Vínculo: Estagiária em Nutrição, Enquadramento Funcional: Auxiliar Instrutiva, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/1986 - 12/1996

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Nutricionista.

  • 06/1983 - 12/1986

    Serviços técnicos especializados , Creche do TCEAL, .,Serviço realizado, Estagiária em Nutrição.

1999 - 1999

Fundação Hospital do Açucar Agro e do Alcool de AL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutrição, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/1999 - 09/1999

    Serviços técnicos especializados , Setor de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutrição.

1989 - 1991

Camp. Nac. de Escola da Comunidade CNEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/1989 - 03/1991

    Serviços técnicos especializados , CNEC, .,Serviço realizado, Nutrição.

1997 - 2000

Colegio Batista de Alagoano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

  • 10/1997 - 04/2000

    Serviços técnicos especializados , Curso de Enfermagem, .,Serviço realizado, Disciplina Nutrição Clinica.

1999 - 2001

SPA Hotel Trauma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1999

    Serviços técnicos especializados , SPA, .,Serviço realizado, Nutricionista.