Maria Isabel Macias Gazzanéo
Possui graduação pela Universidade Federal de Alagoas (1986). Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional (2004). Nutricionista Clínica da CLINICOR ? Clínica de consultas e exames cardiológicos de Maceió e da FUNCEF- Programa de Assistência. Medica e Suplementar da Caixa Econômica Federal. Docente do Centro Universitário CESMAC - (Al) atuando nas áreas de Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Coordenadora Técnica de Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS do município de Maceió com foco na Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN, Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e Direito Humano a Alimentação Adequada- DHAA voltadas para o Sistema Único de Assistencial Social - SUAS, Responsável Técnica pela Gestão do Restaurante Popular do Município de Maceió. Compõe equipe multiprofissional e interdisciplinar de Cirurgia Metabólica e Bariátrica com certificado em Especialidades Associada - COESA pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica . Tem experiência Técnica em Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição Clínica, com ênfase na Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS, Epidemiologia e Educação em saúde.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Clínica e Terapêutica Nutricional
2002 - 2004
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: CLINICA E TERAPEUTICA NUTRICIONAL.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL.
Participação em eventos
XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E V CONGRESO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO. PERFIL DAS GESTANTES ATENDIDAS POR UM PROJETO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL. 2014. (Congresso).
XXIII Congresso Brasilero de Nutrição e V Congresso Ibero Americano de Nutrição. AVALIAÇÃO DA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DE UM GRUPO DE FAMÍLIAS ASSENTDAS EM UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS. 2014. (Congresso).
CONBRAN2012. Autor de trabalho "Situação de (IN) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Família em uma Unidade de Saúde de Maceió-Al!. 2012. (Congresso).
III Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Situação de (In) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Familia de uma Unidade de Saúde de Maceió-Al. 2012. (Congresso).
IV Congresso Pan-americano para tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2: alternativas clínicas e ciirúrgcas. 2012. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e IV Congresso Pan-Americano para Tratamento do Diabetes tipo 2. Palestrante da Mesa Redonda Acompanhamento Clínico e Nutricional no Pós Operatório - Nutricional I " A nova ingestão alimentar". 2012. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Acompanhamernto clínico e nutricional no pós operatório - Nutricional I: "a nova ingestão alimentar". 2012. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Nutrição. Situação de (In) Segurança Alimentar de Beneficiários do Programa Bolsa Familia de uma Unidade de Saúde de Maceió-Al. 2012. (Congresso).
3º congresso Acadêmico CESMAC. 2010. (Congresso).
I Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. 2010. (Seminário).
2º Congresso Acadêmico CESMAC. 2009. (Congresso).
1º Congresso Acadêmico CESMAC. 2008. (Congresso).
II Semana Academica FCBS CESMAC. 2007. (Outra).
IV Congresso Médico da Santa Casa de Maceió. 2007. (Congresso).
Serie Nestlê Nutrition. 2006. (Oficina).
XXVI Congresso da Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia, XXVIII Congrersso de Cirurgia Cardivascular Norte-Nordeste e VI Congresso Alagoano de Cardiologia. Abordagem ambulatorial de nutrição clínica em cardiologia. 2006. (Congresso).
Seminario de Integração e Bem-Estar da Procuradoria Regional doTrabalho em Alagoas.Nutrição Saudável. 2005. (Seminário).
Atualização Científica em Nutrição. 2002. (Outra).
Atualização Científica em Nutrição "Nutrição e Pediatria". 2002. (Outra).
III Sessão Científica do Programa Abbott de Educação Permanete. 2002. (Outra).
IIJornada Alagoana em Cardiologia. Abordagem Nutricional ao Paciente "Como eu Faço" Consultório. 2002. (Congresso).
Curso de Atualização em Nutrição Clínica. 1999. (Outra).
V Forum Brasileiro de Nutrição e Cardiologia. 1999. (Outra).
Programa Harward-Joslin-SBD Educação em Diabetes. 1998. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Nutrição. 1998. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos. 1998. (Congresso).
1ª Jornada de Nutrição da Santa Casa de Misericordia de Maceió,. 1997. (Outra).
1ª Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral. 1995. (Outra).
Seminário Alagoano sobe Obesidade. 1995. (Seminário).
1ª Jornada Alagoana de Diabetes. 1994. (Outra).
1ª Jornada de Nutrição da Santa Casa de Misericordia de Maceió. 1994. (Outra).
Curso de Radicais no Envelhecimento, Câncer, Reumatismo e na Cardiologia. 1994. (Outra).
1° Curso de Atualização em Obesidade. 1993. (Outra).
Curso de Aleitamento Materno,. 1993. (Outra).
1ª Semana sobre Coléra, realizado no período de 1992, em Maceió.. 1992. (Outra).
1° Encontro Alagoano de Saúde,. 1985. (Encontro).
1ª Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral. 1985. (Outra).
Seminário sobre Nutrição e Desenvolvimento Regional. 1984. (Seminário).
1° Simpósio de Nutrição da UFAL. 1983. (Simpósio).
Participação em bancas
GAZZANÉO, M. I. M.; UCHOA, P. A.. Comportamento do peso após a atenção dietética em idosos atendidos em uma clínica escola de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior particular em Maceió/AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC.
GAZZANÉO, M. I. M.. Caracterização clínoco-nutricional de participantes do grupo de idosos de uma Unidade de Saúde , Maceio-Al. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.
GAZZANÉO, M. I. M.. Fatores determinantes de hipertensão em mulheres adulta da população remenescente dos Quilombos do estado de Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.
GAZZANÉO, M. I. M.. Perfil alimentar dos alunos de uma Escola de Rede Pública de Maceió-Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.
GAZZANÉO, M. I. M.. A. dos Santos e Mª Rizoneide S. de Vasconcelos.Riscos e benefícios do aproveitamento integral dos alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.
GAZZANÉO, M. I. M.. A. dos Santos e Mª Rizoneide S. de Vasconcelos.Riscos e benefícios do aproveitamento integral dos alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA.
Orientou
Medeiros Cavalcante e Taciana Mércia L; Cavalcan; A contribuição do Nutricionista na Estratégia Saúde da Família - ESF e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Política Nacional de Alimentação e Nutrição: uma revisão da literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Programa Nacional de Alimentação Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Jatobá; Programa Nacional de Alimentação do escolar (PNAE): um breve histórico e os desafios atuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Elaboração de um guia alimentar para a melhor idade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Distribuição da Gordura corporal e regulação neuro-endócrina da obesidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS DA NUTRIÇÃO) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Evidências sobre nutrição precoce em pós-operatório de cirugia no trato gastrointestinal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Fatores de riscos mais frequentes que podem influenciar no estado nutricional do idoso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Análise antropómétrica das crianças assistidas por uma instituição assistencial em Maceió-Al; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Utilização de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças crônico degenerativas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Isoflavonas na prevenção da tensão pré-mesntrual (TPM) e climatério (menorpausa); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Cuidados Nutricionais nos períodos pré e pós operatório de pacientes submetidos à cirurgia baríatrica pela técnica de Capella; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÂO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA; Orientador: Maria Isabel Macias Gazzanéo;
Produções bibliográficas
-
GAZZANÉO, M. I. M. . Seminário de Integração e Bem-Estar da Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GAZZANÉO, M. I. M. . Nutrição Saudável. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GAZZANÉO, M. I. M. . Abordagem Nutricional ao Paciente "Como eu Faço " Consultório.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
GAZZANÉO, M. I. M. . Projeto Teatro o Mundo Encantado das Frutas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GAZZANÉO, M. I. M. . Projeto Teatro o Mundo Encantado das Frutas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA. , Rua Conego Machado, Farol, 57021-160 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32215007, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Secretaria Municipal de Assistência Social ALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
2004 - Atual
Fundação Educacional Jaime de AltavilaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2006
Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA E DETERMINANTES SOCIAIS, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, NUTRIÇÃO SOCIAL 2
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, ESTAGIO SUPERVISIONADO DE SAÚDE PÚBLICA E DETERMINANTES SOCIAIS
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETIN
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, NUTRIÇÂO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E MARKETING, EDUCACÇÃO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO SOCIAL 2, NUTRIÇÃO SOCIAL 1, SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
1995 - Atual
CLINICORVínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000
Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutricionista.
2002 - Atual
Progrma de Assist. Medica Suplet. da Caixa Economica Fed.Vínculo: Prestação de Serviço Convênio, Enquadramento Funcional: Nuticionista
Atividades
-
05/2002
Serviços técnicos especializados , Setor de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutrição.
1986 - 1996
Tribunal de Contas do Estado de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 24
1983 - 1986
Tribunal de Contas do Estado de AlagoasVínculo: Estagiária em Nutrição, Enquadramento Funcional: Auxiliar Instrutiva, Carga horária: 20
Atividades
-
06/1986 - 12/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Nutricionista.
-
06/1983 - 12/1986
Serviços técnicos especializados , Creche do TCEAL, .,Serviço realizado, Estagiária em Nutrição.
1999 - 1999
Fundação Hospital do Açucar Agro e do Alcool de ALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutrição, Carga horária: 30
Atividades
-
03/1999 - 09/1999
Serviços técnicos especializados , Setor de Nutrição, .,Serviço realizado, Nutrição.
1989 - 1991
Camp. Nac. de Escola da Comunidade CNECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Atividades
-
10/1989 - 03/1991
Serviços técnicos especializados , CNEC, .,Serviço realizado, Nutrição.
1997 - 2000
Colegio Batista de AlagoanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Atividades
-
10/1997 - 04/2000
Serviços técnicos especializados , Curso de Enfermagem, .,Serviço realizado, Disciplina Nutrição Clinica.
1999 - 2001
SPA Hotel TraumaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Atividades
-
11/1999
Serviços técnicos especializados , SPA, .,Serviço realizado, Nutricionista.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Isabel Macias Gazzanéo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?