Michelli Aparecida Daros
Professora Adjunta do Curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2019). Mestra em Serviço Social pela PUC-SP (2014). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Foi assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) durante o período de 2011 a 2025. Foi professora assistente I do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no período entre fevereiro/2016 a julho/2017. Realizou Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) e foi pesquisadora visitante na Unesco Chair in Democracy, Global Citizenship, and Transformative Education (2018-2019), sediada na Université du Québec en Outaouais (Canadá), recebendo a bolsa mérito Merit Scholarship for Foreign Students (PBEEE- FRQNET- QUÉBEC- CANADA).Tem experiência na área de Serviço Social e Educação e Serviço Social e Saúde. Pesquisa os seguintes temas: educação profissional e tecnológica, evasão escolar, educação e trabalho, educação e democracia, Serviço Social e assistência estudantil, mídias sociais e educação. Foi membra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Étnico-raciais no Território, Arquitetura e Sociedade (GEPRETAS) do IFSP. Coorganizadora e coautora do livro Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica, Editora Cortez (2019). Recebeu a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese- 2020 pela defesa da tese :#falaestudante. Um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes. Autora do livro :#falaestudante. Um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes, publicado pela Editora EDUC da PUC-SP (2023). Coordena o projeto de pesquisa "Dez anos da Lei 12.711/2012 e doze anos de Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do IFSP ?", financiado pela Chamada Universal n. 10/2023 do CNPQ.
Informações coletadas do Lattes em 28/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Serviço Social PUC/SP
2015 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: #falestudante. Um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes.
Orientador: em Université du Québec en Outaouais ( Paul R. Carr)
com Dirce Harue Ueno Koga. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Expansão da Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnolo; Estudantes; Jovens; Classe Trabalhadora.
Mestrado em Serviço Social PUC/SP
2012 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, a Evasão Escolar e a Atuação do Serviço Social: uma Experiência em Construção (2008-2013)
, Ano de Obtenção: 2014.Maria Lúcia Carvalho da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Serviço Social; Educação Profissional e Tecnológica; Evasão Escolar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Graduação em Serviço Social
2006 - 2009
Universidade Estadual de Londrina
Título: A compreensão dos assistentes sociais sobre gênero
Orientador: Sandra Lourenço
Formação complementar
2021 - 2021
DIREITO ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 200h). , EDUCAMUNDO, EDUCAMUNDO, Brasil.
2020 - 2020
Sistematização da Experiência Profissional. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2011
Residência Multiprofissional em Cancerologia. (Carga horária: 2414h). , Hospital Erasto Gaertner, HEG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
DAROS, MICHELLI APARECIDA . O sociopedagógico no IFSP em debate: fundamentos, princípios e diretrizes para o trabalho da equipe multiprofissional. 2021. (Outro).
DAROS, M. A. . Seminário Serviço Social e Assistência Estudantil- Conjunto CFESS/CRESS. 2017. (Outro).
DAROS, M. A. ; PAES, A. . 4º Encontro da Coordenadoria Sociopedagógica do IFSP. 2016. (Outro).
DAROS, M. A. . I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2015. (Congresso).
DAROS, M. A. ; DAROS, M. A. . III Encontro do Sociopedagógico no IFSP. 2014. (Congresso).
DAROS, M. A. . II Encontro Sociopedagógico. 2014. (Outro).
DAROS, M. A. . XXVIII ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2006. (Outro).
Participação em eventos
18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). 2024. (Encontro).
18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS).A EXPERIÊNCIA DE ASSISTENTES SOCIAIS NO AMBITO DA PESQUISA SOBRE AS POLÍTICAS DE ACESSO-PERMANÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). 2024. (Encontro).
8° CONGRESSO PARANAENSE DE ASSISTENTES SOCIAIS: Ideologia conservadora e a lutas emancipatórias: antirracismo e anticapacitismo. 2024. (Congresso).
Capacitação para Assistentes Sociais do IFSP- 2024- Elementos centrais para elaboração do Plano de Trabalho do Serviço Social no IFSP.. 2024. (Oficina).
SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL: 50 ANOS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - UMA HISTÓRIA DE LUTA E FORMAÇÃO DE QUALIDADE.O Trabalho de Assistentes Sociais na Política de Educação. 2024. (Simpósio).
VII Encontro do NEABI ? Caminhos de enfrentamento ao racismo no IFSP: protocolos de ação e práticas formativas. 2024. (Encontro).
?III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE: "Serviço Social e Educação: desafios do verbo esperançar!.Lançamento do livro #falaestudante! Um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes (Ed. Educ). 2023. (Seminário).
Cidades, relações raciais e a memória negra no Brasil. 2023. (Outra).
Combate ao racismo e a reverência às religiões de matriz africana no Brasil (Mesa-redonda 2),. 2023. (Encontro).
III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE: "Serviço Social e Educação: desafios do verbo esperançar!.?PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) E LEI N. 12.711/2012 NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ESTABELECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA?. 2023. (Seminário).
I Seminário Cidade, territorialidades e interseccionalidade: Bixiga em disputa. 2023. (Seminário).
Racismo no meio acadêmico e profissional: Caminhos para mudanças (Mesaredonda 1). 2023. (Simpósio).
XI Seminário de Assistência Estudantil IFTO.Perspectivas para a atuação integrada na Assistência Estudantil. 2022. (Seminário).
O Sociopedagógico no IFSP em debate: fundamentos, princípios e diretrizes para o trabalho da equipe multiprofissional.As particularidades do trabalho da Coordenadoria Sociopedagógica na permanência estudantil:concepção, impasses e desafios. 2021. (Simpósio).
7 Sommet du numérique en éducation. 2019. (Seminário).
Agency, Citizenship and Historical Thinking: Empirical Research. 2018. (Congresso).
Éducation aux Médias. Media Education 2018. Ending fake news conference.. 2018. (Simpósio).
46º Encontro Descentralizado da Região Sudeste. "Reconfiguração do Estado e os Desafios do Conjunto CFESS/CRESS.DELEGADA DO CRESS SP. 2017. (Encontro).
46º Encontro Nacional - CFESS-CRESS "Vamos, Levante e Lute! Se não a gente acaba perdendo o que já conquistou!".DELEGADA DO CRESS-SP. 2017. (Encontro).
Ações Afirmativas: da implementação ao Acompanhamento. 2017. (Seminário).
Ações Afirmativas: da implementação ao acompanhamento.. 2017. (Encontro).
Hegemonia e crise: as idéias de Gramsci e a situação brasileira autal. 2017. (Encontro).
I Encontro Diversidade & Inclusão: Conviver para entender... Entender para incluir..Acesso e Permanência dos Estudantes na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. (Encontro).
III Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e II Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental.O significado da expansão da Política de Educação Profissional e Tecnológica à classe trabalhadora. 2017. (Seminário).
O trabalho de assistentes sociais na política de educação. 2017. (Oficina).
Seminário Serviço Social e Assistência Estudantil.Desafios do Serviço Social junto à Assistência Estudantil. 2017. (Seminário).
III Intercrítica. Formação dos trabalhores e luta de classes.Evasão Escolar e Trabalho: reconhecendo os limites da permanência e êxito dos estudantes no IFSP. 2016. (Encontro).
Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular. 2016. (Oficina).
XV Encontro Nacional de Pesquisadoras (es) em Serviço Social.Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: desvelando os resultados da pesquisa avaliativa;. 2016. (Encontro).
I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSP. Evasão no IFSP: um convite à reflexão. 2015. (Congresso).
I Seminário do Mundo do Trabalho IFSP. 2015. (Seminário).
IV FÓRUM DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO.Educação Profissional e Tecnológica e Evasão Escolar: Reflexões a Partir de Experiências no IFSP. 2015. (Outra).
3º Encontro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEne). 2014. (Encontro).
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis-Região Sudeste Re. 2014. (Outra).
II Encontro Sociopedagógico do IFSP.Assistência Estudantil e Evasão. 2014. (Encontro).
III Encontro Sociopedagógico do IFSP. 2014. (Encontro).
Seminário Estadual da COFI - Sigilo do material técnico do Serviço Social. 2014. (Seminário).
XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A evasão escolar e a atuação do Serviço Social no IFSP: uma experiência em construção.. 2014. (Encontro).
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - Região Sudeste. 2013. (Outra).
III Fórum de Serviço Social na Educação: Experiências Profissionais do Serviço Social em diferentes níveis e modalidades e da Política de Educação e I Encontro do GEPESSE- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação DE. 2013. (Outra).
I Encontro Estadual de Serviço Social na Educação- O Serviço Social no âmbito da política educacional:dilemas e contribuições da profissão na perspectiva do projeto ético -político.. 2012. (Encontro).
Seminário de Socialização de Pesquisas: 40 anos de história e investigação crítica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP."Reformulação no ensino superior federal: um estudo sobre as relações sociais e a atuação do Serviço Social". 2012. (Seminário).
Seminário Estadual de Direitos Humanos, Ética e Serviço Social: fundamentos e desafios.. 2012. (Seminário).
I Encontro de Formação Profissional : Curso à Distância e a Regulamentação da Supervisão Direta. 2009. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa Sobre Gênero, Políticas Públicas e Família." A construção e a percepção da categoria gênero". 2009. (Seminário).
IV Congresso Paranaense de Asssistentes Sociais. " Princípios ético-políticos do Serviço Social: uma breve análise da perspectiva de gênero". 2009. (Congresso).
Semana do Serviço Social: Ciclo de Debates. 2009. (Outra).
Seminário Sobre Adolescente Autor de Ato Infracional e as Políticas Públicas. 2009. (Seminário).
VI Encontro Regional de Assistentes Sociais da Área da Saúde."Grupo de Cuidadores - Familiares do Hospital Universitário de Londrina e as Relações de Gênero". 2009. (Encontro).
VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Londrina. 2009. (Outra).
XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica." A mulher cuidadora: materialização das relações de gênero e moralidade". 2009. (Encontro).
4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2008. (Outra).
Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual em Londrina. 2008. (Oficina).
II Forum de Pesquisa em política social, gestão, processo de trabalho.Contribuições para a compreensão do princípio da liberdade posto no código de ética de 1993. 2008. (Outra).
IV ERIC -Encontro Regional de Iniciação Cientícia.A construção do "projeto cuidador" no Hospital Universitário de Londrina: uma análise dos valores presentes no discurso dos cuidadores". 2008. (Encontro).
Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HU. 2008. (Outra).
III Encontro para Reflexões sobre Homossexualidade. 2007. (Encontro).
VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. 2007. (Congresso).
Crise da Democracia Brasileira e Análise das Lutas Sociais no Brasil Contemporâneo. 2006. (Outra).
Participação em bancas
CARVALHO, E. A.; DUTRA, J. C.; GRIMM, V.;DAROS, M. A.. O Programa de Auxílios Estudantis do Instituto Federal: o Trabalho das Comissões. 2024 - Instituto Federal Catarinense.
DANTAS, M. C. B.; FAVERO, E. T.; WANDERLEY, M. B.; PAZ, R. D. O.;DAROS, M. A.. O território escolar em disputa: uma análise da ocupação dos estudantes secundaristas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Outubro de 2016). 2022. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
KOGA, D. H. U.; MARTINELLI, M. L.; ARREGUI, C. C.; PAGOTTO, M. A. F.;DAROS, M. A.. O COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOO: UMA ANÁLISE DO(S) SEU(S) "SENTIDO(S) POLíTICO(S)" A PARTIR DOS IF'S DA REGIÃO DE CAMPINAS. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ARREGUI, C. C.; DINIZ, R. A.;DAROS, M. A.. Trajetórias de vida em busca do acesso e da permanência escolar: determinações entre classe, raça e gênero no cotidiano da educação profissional e tecnológica no IFSP Campus Jacareí. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
KOGA, D. H. U.; PAZ, R. D. O.;DAROS, M. A.. O território escolar em disputa: uma análise da ocupação dos estudantes secundaristas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (outubro de 2016). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DAROS, M. A.; CARVALHO, E. A.; DUTRA, J. C.; AMORIM, I. F.. DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO TRABALHO REALIZADO PELAS COMISSÕES DO PAE NO IFC. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Santa Catarina.
DAROS, M. A.; OLIVEIRA, A. F.; OLIVEIRA, D.. ?Um estudo da permanência dos estudantes que ingressaram por meio da lei de cotas (lei no 12.711/2012) nos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo.?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo.
FERRAZ, M.;DAROS, M. A.. A realidade do mercado de trabalho das mulheres a partir da perspectiva da desigualdade de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
FERRAZ, M.;DAROS, M. A.. O Programa de Apadrinhamento Afetivo na Instituição Lar Escola Municipal de São Caetano do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
DAROS, M. A.; MORAES, C. V. S.. O direcionamento da educação superior privada com ênfase na formação profissional do assistente social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
DAROS, M. A.. Concurso Público do IFSP- Edital 052/2022. 2022. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Orientou
Dez anos de Reserva de Vagas (cotas) e doze anos de Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do IFSP?; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Michelli Aparecida Daros;
Estudo da trajetória dos egressos do curso de Serviço Social da FMU; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Michelli Aparecida Daros;
Os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos na graduação em Serviço Social: uma análise da trajetória dos egressos do curso de Serviço Social da FMU; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Michelli Aparecida Daros;
Produções bibliográficas
-
DAROS, M. A. . Expansão para quem? Institutos Federais e acesso à educação em perspectiva. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 146, p. 1-21, 2023.
-
DAROS, M. A. ; DANTAS, M. C. B. ; ANGELO, W. . O Esperançar como verbo: o Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP e a coletivização das resistências. SERVIÇO SOCIAL & REALIDADE (ONLINE) , v. 32, p. 19-33, 2023.
-
CARR, PAUL R. ; CUERVO SANCHEZ, SANDRA LILIANA ; DAROS, MICHELLI APARECIDA . Citizen Engagement in the Contemporary Era of Fake News: Hegemonic Distraction or Control of the Social Media Context?. Postdigital Science and Education , v. 1, p. 1-22, 2019.
-
DAROS, M. A. . PARTICULARIDADES DA QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO. Serviço Social & Realidade , v. 28, p. 16-35, 2019.
-
SANTOS, A. G. ; DAROS, M. A. ; ESTEVES, T. R. ; GOIS, C. C. ; CORREIA, D. . A crise capitalista contemporânea: considerações sobre seus antecedentes, principais aspectos e tendências. Serviço Social em Perspectiva , v. 2, p. http://www.peri, 2018.
-
DAROS, M. A. . O neodesenvolvimento e a natureza da Educação Profissional e Tecnológica: reflexões necessárias. IF-SOPHIA , v. III, p. 40-43, 2017.
-
DAROS, M. A. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EVASÃO ESCOLAR NO IFSP: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO. Revista Conexões - Ciência e tecnologia , v. 10, p. 32-43, 2016.
-
DAROS, M. A. . A redução da evasão escolar e o Serviço Social: experiências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O Social em Questão , v. 33, p. 349-370, 2015.
-
DAROS, M. A. ; GUEDES, Olegna de Souza . O cuidado como atribuição feminina: contribuições para um debate ético. Serviço Social em Revista (Online) , v. 12, p. 01-15, 2010.
-
DAROS, M. A. ; GUEDES, Olegna de Souza . Contribuições para a compreensão do princípio da liberdade posto no código de ética de 1993.. SERVIÇO SOCIAL EM REVISTA , v. 10, p. 1-10, 2008.
-
DAROS, M. A. ; DAROS, MICHELLI APARECIDA . #falaestudante! : um estudo sobre o legado da expansão dos institutos federais aos seus estudantes. 1. ed. São Paulo: EDUC ? Editora da PUC-SP, 2023.
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA ; FELICIO, G. N. (Org.) ; DANTAS, M. C. B. (Org.) ; BRANT, N. L. C. (Org.) ; DUARTE, A. M. S. (Org.) . Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2019. 205p .
-
PAES, A. ; ANGELO, W. ; CADETTE, M. G. ; DAROS, M. A. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE. In: MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro; FÉRRIZ, Adriana Freire Pereira; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de Almeida. (Org.). A permanência estudantil na educação em tempos neoliberais e as estratégias de resistências.. 1ed.Aracauju: Criação Editora, 2021, v. 1, p. 1-562.
-
DAROS, M. A. . O tecer da tese #falaestudante! Um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes. In: Carola C. Arregui Dirce Koga. (Org.). Construção de conhecimentos em Serviço Social: entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias. 1ed.São Paulo: EDUC - Editora da PUC-SP, 2021, v. 1, p. 5-143.
-
CARR, PAUL R. ; DAROS, MICHELLI APARECIDA ; Cuervo, Sandra Liliana Cuervo Liliana ; Thésée, Gina . Social Media and the Quest for Democracy. Springer International Handbooks of Education. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 1-24.
-
DAROS, M. A. . Contribuições do pensamento de Antonio Gramsci ao debate sobre os Institutos Federais. In: DUARTE; SILVA; DANTAS; DAROS; BRANT. (Org.). Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.SÃO PAULO: CORTEZ, 2019, v. 1, p. 1-205.
-
DUARTE, A. M. S. ; FELICIO, G. N. ; BRANT, N. L. C. ; DANTAS, M. C. B. ; DAROS, M. A. . Apresentação do livro Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. In: DUARTE; SILVA; DANTAS; DAROS; BRANT. (Org.). Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.São Paulo: Cortez, 2019, v. 1, p. 17-34.
-
FELICIO, G. N. ; DANTAS, M. C. B. ; DAROS, M. A. ; BARBOSA, S. M. . O PERFIL DAS(DOS) ASSISTENTES SOCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: APROXIMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO, AUTONOMIA PROFISSIONAL E FORMAS DE RESISTÊNCIA. In: ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS; NEY LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA. (Org.). I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO E V FÓRUM DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: ?EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DE CRISE DO CAPITAL? REALIZAÇÃO/COORDENAÇÃO: GEPESSE ? Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Serviço Social na Educação E. 1ed.FRANCA: UNESP, 2019, v. 1, p. 1-621.
-
DAROS, M. A. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EVASÃO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO IFSP. In: Martins, Eliana Bolorino Canteiro; Soares, Nanci. III ; Almeida, Ney Luiz Teixeira de. (Org.). IV FÓRUM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: Política de educação e o mundo do trabalho ?movimentos e resistências?. 1ed.Franca- SP: UNESP, 2016, v. 1, p. 282-290.
-
DAROS, M. A. . Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Lei n. 12.711/2012 nos Institutos Federais: estabelecendo aproximações entre as políticas de acesso e permanência.. In: III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE: 'Serviço Social e Educação: desafios do verbo esperançar!', 2024, Franca. Anais do III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE:, 2024.
-
PAES, A. ; ANGELO, W. ; CADETTE, M. G. ; DAROS, M. A. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL E VI FÓRUM DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ? ?A permanência estudantil na educação em tempos neoliberais e as estratégias de resistências?, 2020, Franca- SP. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE, 2020. v. 1. p. 649-661.
-
DAROS, M. A. ; SINGH, D. . Affirmative Action in Post-Secondary Education: Contrasting Approaches in Brazil and Canada. In: 12h International RAIS Conference on Social Sciences and Humanities, 2019, Princeton, NK, USA. Affirmative Action in Post-Secondary Education: Contrasting Approaches in Brazil and Canada, 2019. v. 1. p. 106-115.
-
FELICIO, G. N. ; DAROS, M. A. ; DANTAS, M. C. B. ; BARBOSA, S. M. . O PERFIL DAS (DOS) ASSISTENTES SOCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: APROXIMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO, AUTONOMIA PROFISSIONAL E FORMAS DE RESISTÊNCIA.. In: I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum Serviço Social na Educação do GEPESSE: A Educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital, 2017, FRANCA-SP. O PERFIL DAS (DOS) ASSISTENTES SOCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: APROXIMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO, AUTONOMIA PROFISSIONAL E FORMAS DE RESISTÊNCIA., 2017.
-
DAROS, M. A. . PARTICULARIDADES DA QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: RACISMO, MACHISMO E A LUTA PELA PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS.. In: I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum Serviço Social na Educação do GEPESSE: A Educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital, 2017, FRANCA-SP. PARTICULARIDADES DA QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: RACISMO, MACHISMO E A LUTA PELA PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS., 2017.
-
DAROS, M. A. ; PAES, A. . Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: desvelando resultados da pesquisa avaliativa. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadoras(es) em Serviço Social, 2016, Ribeirão Preto. Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: desvelando resultados da pesquisa avaliativa, 2016.
-
DAROS, M. A. . Evasão no IFSP: um convite à reflexão. In: I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP, 2015, Sertãozinho- SP. Anais do CONEPT, 2015.
-
DAROS, M. A. ; SILVA, M. L. C. . A evasão escolar e a atuação do Serviço Social no IFSP: uma experiência em construção. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2014, Natal - RN. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2014.
-
DAROS, M. A. ; SILVA, C. E. O. E. ; GANDIN, L. A. A. . Relato de experiência: sala de espera no setor de radioterapia do Hospital Erasto Gaertner. In: "Mesa Redonda de Serviço Social e Saúde", 2010, Ponta Grossa (PR). "Mesa Redonda de Serviço Social e Saúde", 2010.
-
DAROS, M. A. . " A construção e a percepção sobre a categoria gênero". In: I Seminário de pesquias sobre gênero, políticas públicas e família", 2009, Londrina. " A construção e percepção da categoria gênero", 2009. v. 1. p. 139-144.
-
DAROS, M. A. ; Lourenço, Sandra . " Princípios ético-políticos do Serviço Social: uma breve análise da perspectiva de gênero". In: IV Congresso Paranaense de Asssistentes Sociais, 2009, Curitiba. " Princípios ético-políticos do Serviço Social: uma breve análise da perspectiva de gênero", 2009. v. 1.
-
DAROS, M. A. . O significado da expansão da política de Educação Profissional e Tecnológica à classe trabalhadora.. In: II Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. III Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e II Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental., 2017, Londrina- PR. O SIGNIFICADO DA EXPANSÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA À CLASSE TRABALHDORA, 2017.
-
DAROS, M. A. . A mulher cuidadora: materialização das relações de gênero e moralidade. In: XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009.
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA ; CUERVO, S. ; ALIAGA, I. . Social Media and Human Rights: An Analysis of Immigration and Violence Contexts. In: Nonviolence and Intercultural Dialogue. International Conference, 2019, Londres, Inglaterra.. Nonviolence and Intercultural Dialogue. International Conference. Abstracts, 2019. v. 1. p. 1-11.
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA . The murder The murder of Marielle Franco - a Brazilian councilor and human rights defender: A brief analysis of violence in Brazil. In: INTERNATIONAL COLLOQUIUM WOMEN?S VOICES /VOIX FÉMININES/VOCES FEMENINAS, 2018, Ottawa, CA. INTERNATIONAL COLLOQUIUM WOMEN?S VOICES /VOIX FÉMININES/VOCES FEMENINAS, 2018. v. 1. p. 1-36.
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA . Comparative study related to the role of Canadian and Brazilian civil society organizations in developping public policies in education. In: Comparative study related to the role of Canadian and Brazilian civil society organizations in developping public policies in education, 2018, Gatineau, CA. Comparative study related to the role of Canadian and Brazilian civil society organizations in developping public policies in education, 2018.
-
DAROS, M. A. . Um olhar integrado para a Assistência Estudantil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Lei N. 12.711/2012 nos Institutos Federais: estabelecendo aproximações entre as políticas de acesso e permanência.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. . Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Lei N. 12.711/2012 nos Institutos Federais: estabelecendo aproximações entre as políticas de acesso e permanência.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. . Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Lei N. 12.711/2012 nos Institutos Federais: estabelecendo aproximações entre as políticas de acesso e permanência.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. . Avaliação, Monitoramento e Planejamento do PNAES: estratégias para a construção do controle social. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. ; DAROS, MICHELLI APARECIDA . Assistência Estudantil e Ações Afirmativas: reflexões para pensar o Controle Social e Plano de Integridade Institucional. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA . A continuidade da formação profissional. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA . Perspectivas para a atuação integrada na Assistência Estudantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Os sentidos políticos dos Institutos Federais e o significado de sua expansão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES, A. ; ANGELO, W. ; CADETTE, M. G. ; DAROS, M. A. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, MICHELLI APARECIDA . O Acesso à Educação e o Serviço Social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. ; SINGH, D. . Affirmative action in post-secondary education: Contrasting approaches in Brazil and Canada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. ; CUERVO, S. ; ALIAGA, I. . Social Media and Human Rights: An Analysis of Immigration and Violence Contexts. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . Aspects and thoughts about Brazilian and Canadian postsecondary education. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . The paradox of participation in social media. Fighting antidemocratic and xenophobic discourses through Media Education. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . The murder of Marielle Franco- a Brazilian councilor and human rights defender: a brief analysis of violence in Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAROS, M. A. . Comparative study related to the role of Canadian and Brazilian civil society organizations in developing public policies in education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . Aspects of Brazilian and Canadian postsecondary education: Who has been accessing postsecondary education?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . Focus groups with youth students: a brief report of a doctoral field research.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . PARTICULARIDADES DA QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: RACISMO, MACHISMO E A LUTA PELA PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. . Particularidades da Questão Social na Educação: racismo, machismo e a luta pela permanência nas instituições educacionais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. . Evasão no IFSP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Evasão no IFSP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Evasão Escolar e Trabalho: reconhecendo os limites da permanênica e êxito dos estudantes do IFSP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAROS, M. A. ; PAES, A. . Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: desvelando os resultados da pesquisa avaliativa.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAROS, M. A. . Serviço Social na Educação: elementos para reflexão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Evasão no IFSP: um convite à reflexão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAROS, M. A. . Educação Profissional e Tecnológica e Evasão Escolar: reflexões a partir de experiências no IFSP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAROS, M. A. . Assistência Estudantil e Evasão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. ; SILVA, M. L. C. . A evasão escolar e a atuação do Serviço Social no IFSP: uma experiência em construção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAROS, M. A. . Serviço Social na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAROS, M. A. . Reformulação no ensino superior federal: um estudo sobre as relações sociais e a atuação do Serviço Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. ; GANDIN, L. A. A. ; SILVA, C. E. O. E. . Relato de experiência: sala de espera no setor de radioterapia do Hospital Erasto Gaertner.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, maria tereza mendes alves ; SARZI, D. C. S. ; DAROS, M. A. . Grupo de Cuidadores - Familiares do Hospital Universitário de Londrina e as Relações de Gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. . A construção e a percepção sobre a categoria gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DAROS, M. A. ; Lourenço, Sandra . A mulher cuidadora: materialização das relações de gênero e moralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUEDES, Olegna de Souza ; DAROS, M. A. . Contribuições para a compreensão do princípio da liberdade posto no código de ética de 1993. 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DAROS, M. A. ; GUEDES, Olegna de Souza . A construção do projeto cuidador no hospital universitário de Londrina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAROS, M. A. ; GUEDES, Olegna de Souza . A construção do "Projeto Cuidador" no Hospital Universitário de Londrina: uma análise dos valores presentes no discurso dos cuidadores". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
DAROS, M. A. . 9º Encontro Internacional de Política Social e do 16º Encontro Nacional de Política Social. 2023.
DAROS, M. A. . Comissão de Formação do CRESS-SP. 2022.
DAROS, MICHELLI APARECIDA . Comissão Organizadora do Ciclo Formativo: 'O sociopedagógico no IFSP em debate: fundamentos, princípios e diretrizes da equipe multiprofissional.'. 2022.
DAROS, M. A. . Comissão de Formação do CRESS-SP. 2021.
DAROS, M. A. . Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil do IFSP. 2021.
DAROS, MICHELLI APARECIDA . Comissão Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes - CIPEE. 2021.
DAROS, M. A. . Comissão de Formação do CRESS-SP. 2020.
DAROS, M. A. . Comissão Permanente do Sistema Integrado Educacional - CPSIEDU. 2016.
DAROS, M. A. . Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSP. 2015.
DAROS, M. A. ; DAROS, M. A. . Consultora de Projetos de Extensão no IFSP. 2014.
DAROS, M. A. . COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (COSAE). 2014.
DAROS, M. A. . Lançamento do livro #falaestudante!. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DAROS, M. A. ; ALMEIDA, N. L. T. ; GOLDFARB, J. L. . #falaestudante! Um estudo sobre o legado da expansão dos institutos federais aos seus estudantes. 2023.
FRIGOTTO, G. ; ALMEIDA, N. L. T. ; DAROS, M. A. . Desafios da Educação Profissional e Tecnológica no Contexto da Pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DANTAS, M. C. B. ; DAROS, M. A. . O Acesso à Educação e o Serviço Social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DAROS, M. A. . Roda de Conversa com Estudantes do Curso de Serviço Social na FMU. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DAROS, M. A. . Atuação de Profissionais do Serviço Social na Educação está Prevista em Projeto de Lei (Jornal CRESS-SP). 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DAROS, M. A. . A importância do trabalho das/os assistentes sociais na política de educação.. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAROS, M. A. . Avaliação, Monitoramento e Planejamento do PNAES: estratégias para a construção do controle social.. 2022. .
DAROS, M. A. . Serviço Social e Educação: elementos introdutórios para o trabalho profissional. 2022. .
DAROS, M. A. . Política e Seguridade Social. 2022. .
DAROS, M. A. . Debates Atuais sobre o Serviço Social na Educação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAROS, M. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAROS, M. A. . Direitos Sociais. 2020. .
DUARTE, A. M. S. ; FELICIO, G. N. ; DANTAS, M. C. B. ; DAROS, M. A. ; BRANT, N. L. C. . Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. 2019. (Editoração/Livro).
DAROS, M. A. . Comissão de Formação Profissional - CRESS-SP. 2017. (Comissão de Formação Profissional - CRESS-SP).
DAROS, M. A. . Comissão Permanente do Sistema Integrado Educacional - CPSIEDU - IFSP. 2016. (Comissão Permanente do Sistema Integrado Educacional - CPSIEDU - IFSP).
DAROS, M. A. . Evasão Escolar e Assistência Estudantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAROS, M. A. . Sistematização e Informatização da Assistência Estudantil no IFSP. 2014. (Comissão de Sistematização da Assistência Estudantil do IFSP).
Sales ; DAROS, M. A. ; Cardozo . Dias Contestados. 2009 (Teatro) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2022
Dez anos da Lei 12.711/2012 e doze anos de Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do IFSP ?, Descrição: A FASE 01 do projeto foi contemplada pelo Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP (PIBIFSP). O projeto de pesquisa se inscreve no âmbito da avaliação das políticas, programas e projetos sociais e tem por objeto: avaliar a efetividade da Lei de Reserva de Vagas e suas congruências com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no IFSP, considerando os resultados obtidos após 12 anos de existência do PNAES e 10 anos da Lei de Reserva de Vagas, no que tange à ampliação do acesso e permanência dos estudantes à educação pública federal, no âmbito do IFSP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michelli Aparecida Daros - Coordenador / Sabrina Ferreira Santos - Integrante., Financiador(es): INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Bolsa.
-
2022 - Atual
Dez anos de Reserva de Vagas (cotas) e doze anos de Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do IFSP?, Descrição: O projeto de pesquisa se inscreve no âmbito da avaliação das políticas, programas e projetos sociais e tem por objeto: avaliar a efetividade da Lei de Reserva de Vagas e suas congruências com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no IFSP, considerando os resultados obtidos após 12 anos de existência do PNAES e 10 anos da Lei de Reserva de Vagas, no que tange à ampliação do acesso e permanência dos estudantes à educação pública federal, no âmbito do IFSP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Michelli Aparecida Daros - Coordenador / MARIA CONCEIÇAO BORGES DANTAS - Integrante / Thaís Ribeiro Esteves - Integrante / Nathália Lopes Caldeira Brant - Integrante / WILLIANA ANGELO - Integrante / Sabrina Ferreira Santos - Integrante / Aline Paes de Araujo - Integrante / Thais Surian - Integrante / Priscila de Aquino Matos - Integrante / Guilherme Ramalho Arduini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
-
2020 - 2022
AFROIF- Currículo, Pensamento Decolonial e Formação Docente, Descrição: O projeto visa desenvolver uma análise das práticaspedagógicas dos(as) professores(as) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que atuamna educação básica técnica a fim de levantar dificuldades, limitações, experiênciasrelevantes e potencialidades que tais profissionais possuem para promover uma açãoeducativa orientada à reeducação das relações étnico-raciais e de gênero e paradesenvolver uma proposta pedagógica com perspectiva na história e cultura africana,afro-brasileira e indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelli Aparecida Daros - Integrante / Caroline Felipe Jango da Silva - Coordenador.
-
2007 - 2010
INTERCORRÊNCIAS ENTRE ÉTICA E POLÍTICA: SUAS APREENSÕES EM REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, Descrição: A PESQUISA BUSCARÁ, NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA, AS REFLEXÕES QUEA ASSOCIAM A REFLEXÃO ÉTICA À POLÍTICA E BUSCARÁ TAMBÉM REFLEXÕES QUE DEFENDEM A INDEPENDÊNCIA ENTRE O PRAGMATISMO POLÍTICO E PODER DO ESTADO DAS REFLEXÕES SOBRE ÉTICA. APÓS ESTE PERCURSO PESQUISARÁ SOBRE AS REFLEXÕES DE AUTORES QUE ESTUDAM A ÉTICA A PARTIR DA TEORIA SOCIAL DE MARX. CONCOMITANTEMENTE PESQUISAR-SE-Á SOBRE A REFLEXÃO ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO, CENTRANDO-SE, NA ANÁLISE DA CONJUGAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO DO ATUAL CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL E O PROJETO ÉTICO POLÍTICO DEFENDIDO EM REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A PROFISSÃO NA CONTEMPORANEIDADE. TEM COMOPROPÓSITO CHEGAR AOS SEGUINTES RESULTADOS: MOSTRAR AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DA INCORPORAÇÃO DO DEBATE DA RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA NO DIMENSIONAMENTO DO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, PARA O QUE SE FAZ NECESSÁRIO ENTENDER O SIGNIFICADO POLÍTICO DO PRINCÍPIO CENTRAL DO ATUAL CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL: A LIBERDADE COM VISTAS À "AUTONOMIA, EMANCIPAÇÃO E PLENA EXPANSÃO DOS INDIVÍDUOS SOCIAIS" (CEFESS, 1993).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelli Aparecida Daros - Coordenador / Olegna de Souza Guedes - Integrante / Sandra Lourenço - Integrante.
Prêmios
2020
MENÇÃO HONROSA DO PRÊMIO CAPES DE TESE - 2020, ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL., CAPES.
2019
Merit Scholarship Program for Foreign Students ? Short-term research or professional development scholarships Québec-Brésil (3B), ÉDUCATION, ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR ET RECHERCHE- QUÉBEC, CANADA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2011 - 2025
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como assistente social no Câmpus São Paulo (2011-2013) na função de Coordenadora de Apoio ao Estudante.Atuação como assistente social na Reitoria (2013-2016) na função de Coordenadora de Assistência Estudantil. Atuação como assistente social na Reitoria (2016-2025) com a Política de Assistência Estudantil.
2010 - 2011
Hospital Erasto GaertnerVínculo: Residente em Serviço Social, Enquadramento Funcional: Assistente Social Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assistente Social Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia.Especialização lato sensu. Experiência na alta complexidade em saúde, trabalho multiprofissional, pesquisas e estudos na área da saúde.
2008 - 2009
Hospital Universitário de LondrinaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação na Unidade Feminina (2008).Conhecimentos sobre a saúde da mulher, processos de saúde-doença, visitas domiciliares, internação domiciliar, cuidado domiciliar, envelhecimento, orientações previdenciárias e de benefícios sociais. Experiência de trabalho interdisciplinar e com grupos.
Atuação na Unidade de Moléstias Infecsiosas (2009). Conhecimentos sobre HIV/AIDS. Educação sexual,doenças crônico-degenerativas, orientação previdenciária, direitos sociais, trabalho em equipe.
2008 - 2009
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações:
Participação como colaboradora no projeto de extensão "DESVELANDO E CONSTRUINDO O PROCESSO DO ACOMPANHAR E DO CUIDAR DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS". As atividades do projeto eram realizadas no Hospital Universitário de Londrina.
Atividades de atendimento aos familiares que cuidavam de pacientes com as mais variadas doenças crônico-degenerativas, dentre elas: câncer, AIDS, diabetes, etc. Coordenação conjunta de reuniões com o grupo de cuidadores de pacientes(familiares) que já foram internados no HU Londrina. Nestas reuniões, realizavam-se reflexões sobre o processo do cuidado, processo saúde-doença, serviços disponíveis e indisponíveis para famílias cuidadoras, dentre outros temas. Além da vivência do grupo proporcionar um espaço de troca de experiência entre os cuidadores.
2016 - 2017
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Gestão e Planejamento de Políticas Públicas;
Avaliação de Políticas Públicas;
Serviço Social e Processos de Trabalho;
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II;
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
2019 - 2019
Université du Québec en OutaouaisVínculo: Pesquisadora visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações:
Bolsista- Merit Scholarship for Foreign Students (PBEEE- FRQNET- QUÉBEC)
2025 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora no Curso de Serviço Social.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michelli Aparecida Daros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?