Wander Augusto Policário
Possui graduação em Ciências e licenciatura plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga-MG (1981), mestrado En Educación pelo Instituto Superior Pedagogico Enrique Jose Varona-Havana-CU (2004). Doutorado en Educación pela Universidad de la Empresa-Facultad de Ciencias de la Educación-Montevideo-UY, professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem larga experiência na área de Matemática na Educação Básica com ênfase em Matemática nas Séries do Ensino Fundamental, Interessa-se, por Ludicidade, Criatividade, Instrumentalização para o Ensino e Laboratório de Matemática. atuando principalmente nos seguintes temas: matemática básica, medidas, geometria, fundamentado na Metodologia da Expressão Ludocriativa e capacitação docente.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educación
2010 - 2015
UNIVERSIDADE DE LA EMPRESA
Título: Ensaios de Ludicidade e Criatividade em Atividades de Geometria e Matemática
Orientador: Raimundo Angel Dinello
Palavras-chave: Ensino da Matemática; Aprendizagem; Ludocriatividade.
Doutorado em Educación
2010 - 2015
UNIVERSIDADE DE LA EMPRESA
Título: Ensaios de Ludicidade e Criatividade em Atividades de Geometria e Matemática
Orientador: Raimundo Angel Dinello
Mestrado em Master En Educacion
1998 - 2004
Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona
Título: Enseñanza lúdico - matemática en las series iniciales: una propuesta para la capacitación del docente.,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: DrC Jorge Lázaro Hernández Mujica
Palavras-chave: Lúdico.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização Em Matemática
1997 - 1998
Universidade do Estado da Bahia
Título: estágio
Bolsista do(a): Estado da Bahia, BA, Brasil.
Especialização em Especialização Em Matemática Superior
1982 - 1984
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: estágio
Graduação em Ciências
1978 - 1981
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga
Título: estágio
Formação complementar
1981 - 1981
Extensão universitária em Cálculo Diferencial e Integral II. (Carga horária: 48h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Algebra I. (Carga horária: 48h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Algebra Elementar. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Matemática I. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Física Geral II. (Carga horária: 48h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Biologia Citologia e Histologia. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina, FAFIC, Brasil.
1978 - 1978
Extensão universitária em Física Geral I. (Carga horária: 48h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
1978 - 1978
Extensão universitária em Algebra I. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, FAFIC*, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Participação em eventos
VII Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia.Sistema de Medidas. 2014. (Seminário).
III Semana de Matemática.Sessão de comunicação e relato de experiência. 2011. (Encontro).
III Semana de Matemática.Possibilidades Metodológicas para o Ensino-Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. 2011. (Encontro).
III Semana de Matemática. 2011. (Encontro).
I Simpósio de Matemática.As tendencias atuais no Ensino da Matemática. 2011. (Simpósio).
III Seminário de Pesquisa e extensão do extremo sul da Bahia.As reformas no ensino de matemática influenciando as diferentes tendências. 2006. (Seminário).
III Fórum Intermunicipal de Educação Infantil. 2004. (Seminário).
Semana de Educação para o Trânsito.II Semana de Educação para o Trânsito de Texeira de Freitas. 2003. (Oficina).
Seminário Intermunicipal 2003 - as eleições de 2004 e a educação municipal. 2003. (Seminário).
Seminário Temáico II:educação rural / educação do campo. 2003. (Seminário).
VI Reunião Conjunta. 2003. (Outra).
Educar para Vencer. 2002. (Encontro).
Encontro de Dirigentes.I Encontro de Dirigentes Municipais de Educação no Baixo-Sul. 2002. (Encontro).
V Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais de Educação. 2002. (Outra).
Encontro Nordeste. 2001. (Encontro).
PRASEM III. 2001. (Seminário).
Seminário de Capacitação dos Técnicos das Secretarias Municipais de Educação do Estado da Bahia. 2001. (Seminário).
Seminário Temático : O Plano Nacional de Educação. 2001. (Seminário).
Seminário Temático I: o plano nacional de educação. 2001. (Seminário).
Gestão Fiscal. 2000. (Seminário).
PRASEM II. 1999. (Seminário).
Educação a Distância. 1996. (Seminário).
III Encontro Administrativo-Acadêmico. 1996. (Encontro).
V Encontro Baiano de Educação Matemática. 1993. (Encontro).
Participação em bancas
POLICÁRIO, W. A.. A utilização dos jogos matemáticos no Ensino Fundamental 1: um recurso potencialmente motivador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Laboratório de Ensino de Matemática: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Informática como ferramenta de Ensino-Aprendizagem: funções quadráticas com o auxílio do Geogebra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. O uso pedagógico da História da Matemática no processo de Ensino e Aprendizagem das regras de sinais da multiplicação de números inteiros. 2016.
POLICÁRIO, W. A.. Uma análise das contribuições do jogo dominó no ensino de frações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. O Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Santos, Marli B. Mota, Sônia Mª R. Homem, Wanderle.A Matemática no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Fernandes, Mariceni R. Silva e outros.A Dimensão Lúdica como Contribuição na Aprendizagem da Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Xadrez como ferramenta pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Da régua e compasso à tela do computador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. O ensino do sistema de numeração em escolas do Município do Prado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Jogos Pedagógicos no Ensino de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Conhecendo o Paradidático de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. O Jogo na Aprendizagem Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Evasão Escolar na Escola Municipal São Geraldo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação em Mate) - Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Geometria/Laboratório do Ensino de matemática. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Matemática/Geometria. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para Professpr Visitante. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. seleção pública para professor substituto. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Concurso Público para professor auxiliar/assistente. 2002. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para professor auxiliar. 2000. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para professor auxiliar. 1998. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para professor substituto. 1998. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção pública para professor substituto. 1998. Universidade do Estado da Bahia.
POLICÁRIO, W. A.. Seleção Pública para professor substituto. 1998. Universidade do Estado da Bahia.
Produções bibliográficas
-
POLICÁRIO, W. A. . a Interconexão da Resolução de Problemas com as demais Tendências em Educação Matemática. 2011 (III Semana de Matemática) .
-
POLICÁRIO, W. A. . A Interconexão da Resolução de Problemas com as demais Tendências em Educação Matemática. 2011 (Coordenação de Sesão de Comunicação e Relato de Experiência) .
-
POLICÁRIO, W. A. ; NUNES, C. B. . O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática em Discussão. 2011 (Palestrante no I Simpósio de Matemática) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Sólidos Geométricos. 2008 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . frações. 2008 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . 1 ° Semana de Matemática. 2003 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Encontro Estadual do PCN em Ação. 2002 (Como Palestrante) .
-
POLICÁRIO, W. A. . VIII EBEM - Encontro Baiano de Educação Matemática. 2000 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Professores de Matemática na Escola Normal. 1998 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular / 98.2. 1998 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Oficina de Matemática. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Ciranda-Cirandinha. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Oficina de Jogos Lúdico-Pedagógicos/ Matemática e Ciências. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Futuro Incluso no POA - Plano Operativo Anual. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Conteúdos Básicos Matemáticos. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Alfabetização Matemática. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Iniciação 'a Geometria Plana. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Programa de Capacitação Profissional-1997 - SETRAS/ UNEB/ CESTEF. 1998 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular / 98.1. 1998 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso SETRAS. 1997 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular/97.1. 1997 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Iniciação 'a geometria Plana. 1996 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Iniciação 'a Geometria Plana. 1996 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular/96.1. 1996 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Primeira Oficina de Matemática da Pré Escola. 1996 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . III Encontro Administrativo-Acadêmico. 1996 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . III Encontro Administrativo-Acadêmico. 1996 (Apresentação de Projetos) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Extensão Capacitação de Professores de Matemática de 1° a 4° Séries do 1° Grau. 1995 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Atualização de Orientadores de Aprendizagem Um Salto para o Futuro. 1995 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Docentes do 1° Grau- Colégio Batista - Módulo II. 1995 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular/95.1. 1995 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Extensão de Conteúdos Básicos Matemáticos. 1994 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Extensão de Conteúdos Básicos Matemáticos. 1994 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Professorses de Matemática de 5° a 8° Séries do 1° Grau. 1994 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática - 5 ° a 8 ° Séries do 1° Grau. 1994 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Professores de 1° a 4° séries do 1° Grau/ Matemática com Produção de Oficina. 1994 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Concurso Vestibular/94.1. 1994 (Como Coordenador) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Extensão de Matemática. 1993 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Matemática da 1° a 4° Séries. 1993 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Extensão de Matemática Básica. 1993 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação de Professores de Matemática de 1° a 4° Séries do 1° Grau. 1993 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Capacitação em Matemática de 1° a 4° Séries do 1° Grau. 1993 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Matemática Básica para o 1° Grau 5°/8° Séries. 1992 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Supletivo 2° Grau. 1992 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Curso de Matemática - 1° a 4° Séries. 1992 (Cursos como Docente) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Geometria Analítica II - FAFIC*. 1981 (Como Monitor) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Cálculo Diferencial e Integral II - FAFIC*. 1981 (Como Monitor) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Cálculo Diferencial e Integral I. 1980 (Como Monitor) .
-
POLICÁRIO, W. A. . 11° Gestão do Diretório Acadêmico. 1980 (Como Presidente e Secretário de Diretório Acadêmico) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Elementos de Geologia - FAFIC*. 1979 (Como Monitor) .
-
POLICÁRIO, W. A. . Matemática I e II. 1979 (Como Monitor) .
-
POLICÁRIO, W. A. . 10° Gestão do Diretório Acadêmico. 1979 (Como Presidente e Secretário de Diretório Acadêmico) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, UNEB - CAMPUS X. , Avenida Kaikan, Kaikan, 45995-000 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (73) 32918455, Fax: (73) 32918300, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Uneb, Campus X.,Linhas de pesquisa
-
09/1994
Ensino, Pedagogia e Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática básica; Metodologia da Matemática; Instumentação para o Ensino da Matemática
-
09/1994
Extensão universitária , Uneb, Campus X.,Atividade de extensão realizada, Curso Básico de Matemática; Geometria Plana; Capacitação de Professores das Séries iniciais do Ensino Fundamental; Capacitação de Professores da Escola Normal.
1987 - 1992
Escola Estadual Antônio Batista da MotaVínculo: Professor PA5, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1987 - 01/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1987 - 1990
Colégio Santo AntônioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
1986 - 1986
Colégio Santo AntônioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1987 - 01/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de Matemática
-
02/1986 - 12/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1986 - 1987
Prefeitura Municipal de NanuqueVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1986 - 05/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1985 - 1985
Centro Educacional de Nova ViçosaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1985 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1984 - 1985
Sociedade Educacional Sales Bicalho LtdaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1984 - 01/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1983 - 1984
Prefeitura Municipal De IpatingaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1982 - 1982
Prefeitura Municipal De IpatingaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
1981 - 1981
Prefeitura Municipal De IpatingaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
11/1983 - 02/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
-
03/1982 - 06/1982
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
-
07/1981 - 10/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1982 - 1983
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular PA3, Carga horária: 20
Atividades
-
07/1982 - 10/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1980 - 1980
Sociedade Educacional Fagundes e FontesVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1980 - 12/1980
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1979 - 1980
Companhia Nacional de Escolas da ComunidadeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
05/1979 - 01/1980
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1979 - 1979
Escola Estadual de CoroaciVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
05/1979 - 12/1979
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wander Augusto Policário e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?