Michelle Passos Araujo

Doutora em Meio Ambiente (2018) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com graduação (2007) e mestrado em Oceanografia (2009) pela UERJ. Professora substituta da UERJ/Faculdade de Oceanografia (2011-2012). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Geoquímica Orgânica Marinha; (ii) Marcadores Moleculares Antropogênicos e (iii) Avaliação, Diagnóstico e Monitoramento da Contaminação por Hidrocarbonetos e esterois em Sistemas Marinhos (iv) Geocronologia recente por radioisótopos (v) Sequestro e Estoque de Carbono em Manguezais (vi) Meio Ambiente e Multidisciplinaridade. Quanto à experiência profissional, inclui trabalhos de campo, cruzeiros oceanográficos, análises químicas, consultorias técnicas, participação em projetos de pesquisa na área de oceanografia - poluição, monitoramento de ecossistemas costeiros e marinhos, mudanças globais, contaminação de manguezais brasileiros e divulgação científica. Possui experiência consolidada em cromatografia gasosa e espectrometria de massas aplicada à identificação e quantificação de indicadores biogeoquímicos da matéria orgânica.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meio Ambiente

2013 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Testemunhos de Lama - Conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno
Mário Luiz Gomes Soares. Coorientador: Cláudia Hamacher. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Testemunhos de sedimento; Crescimento econômico; marcadores moleculares; Contaminação.

Mestrado em Oceanografia

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo sobre a evolução do aporte natural e antrópico de matéria orgânica para sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, Alagoas) utilizando lipídios como marcadores moleculares,Ano de Obtenção: 2010
Renato da Silva Carreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em OCEANOGRAFIA

2003 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Caracterização de esteróis no material particulado em suspensão na Lagoa Manguaba- Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, Alagoas/Brasil
Orientador: Renato da Silva Carreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Extensão universitária em Formação Pedagógica de Docentes. (Carga horária: 690h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

2015 - 2015

Coaching para Desenvolvimento de Performance. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Excel Básico-Intermediário. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Avaliação da Conformidade. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2014 - 2014

Oceanografia e Sociedade: das profundezas à superfície. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2014 - 2014

Marcadores Orgân. Aplcados ao Estudo das Mudanças Climáticas e da Poluição. (Carga horária: 6h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2013 - 2013

Chemical biomarkers in aquatic ecosystems. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2007 - 2007

Processos de Separação com Membranas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Avaliação de Toxicidade de Efluentes. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Créditos de Carbono. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Mudanças Climáticas e Repercussões Ambientai. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

Introdução ao SIG usando ArcGis. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento Imagem, CTI, Brasil.

2006 - 2006

Transporte de Sedimentos Finos em estuários. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2005 - 2005

Introdução à Oceanografia por Satélite. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2004 - 2004

Bioecologia de Crustáceos Marimhos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Geoquímica ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário ?Baía de Guanabara - Poluição e Descontaminação?. 2016. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos nos manguezais da costa brasileira. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Avaliação da variabilidade na qualidade da água em um sistema estuarino-canal da joatinga, barra da tijuca, rio de janeiro. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos em sedimentos de uma lagoa costeira urbana (Rio de Janeiro). 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos em água do mar e sedimento da baía da Ilha Grande. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Distribuição de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nos manguezais da baía de sepetiba e baixada de jacarepagua-rj. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Aplicação de Marcadores Moleculares em Estudos Oceanográficos. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Avaliação da presença de HPA em testemunho na ilha grande (RJ). 2012. (Congresso).

Simpósio Interrelações Oceano-Continente no Cenário de Mudanças Globais. 2012. (Simpósio).

Brazil-Germany Cooperation on Marine Sciences Status Seminar.Sources and distribution of particulate organic matter of a tropical estuarine- lagoon system from NE-Brazil as indicated by lipid biomarkers. 2009. (Seminário).

II Miniworkshop do Projeto POLCAMAR.Lipid biomarkers in the Mundaú-Manguaba laggon system. 2009. (Outra).

International Meeting on Organic Geochemistry.Lipid biomarkers in deep sea sediments from Campos Basin , SE Brasilian continental margin. 2009. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia e I Congresso Ibero-Americano de Oceanografia. n-ALCOÓIS E FITOL NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia e I Congresso Ibero-Americano de Oceanografia. MARCADORES MOLECULARES NA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA SEDIMENTAR EM ÁGUAS PROFUNDAS (750-1950m) NA BACIA DE CAMPOS/RJ.. 2008. (Congresso).

IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia..Esteróis no Materrial Particulado em Suspensão no Sistema Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (AL).. 2008. (Simpósio).

XX Semana Nacional de Oceanografia.CARACTERIZAÇÃO DE ESTERÓIS NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS. 2008.. 2008. (Encontro).

Colóquio Anual de Engenharia Química. 2007. (Outra).

I Encontro Nacional de Oceanografia Química. 2006. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro de Oceanografia. 2006. (Simpósio).

II Semana Nauta de Responsabilidade Sócio-Ambiental. 2006. (Encontro).

XVIII Semana Nacional de Oceanografia.Composição elementar (C, N, P) da matéria orgânica em testemunho de sedimento da plataforma interna adjacente à Baía de Guanabara/RJ.. 2006. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2005. (Congresso).

I Semana Nauta de Responsabilidade Sócio-Ambiental. 2005. (Encontro).

XVII Semana Nacional de Oceanografia. 2005. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Congresso).

XVI Semana Nacional de Oceanografia. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Angélica Roberta Costa

Araújo, Michelle P.; Cotrim, L. C.. Fluxo de nutrientes e carbono orgânico entre a Baía de Guanabara e a plataforma continental adjacente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fellipe Macedo Soares Tavares

Araújo, Michelle P.; HAMACHER, C.. Hidrocarbonetos como indicadores de matéria orgânica no material particulado em suspensão no canal da Joatinga. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Reis Paixão

Araújo, Michelle P.; HAMACHER, C.; Cotrim, L. C.. Qualidade da água ao longo da Baía de Guanabara durante um ciclo de maré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia de Albuquerque W

Araújo, Michelle P.; HAMACHER, C.; FARIAS, C. O.. Coelho.Sistema Carbonato e Fluxos de CO2 no estuário do Rio Barra Grande (Ilha Grande, RJ). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Vidal do Santos Leopoldo

Araújo, Michelle P.; HAMACHER, C.. Avaliação da contaminação por hidrocarbonetos e esterois fecais em manguezais de Guaratiba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Gripp Bom Jesus

Araújo, Michelle P.; FERNANDEZ, M. A.. Avaliação da contaminação por hidrocarbonetos alifáticos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nos manguezais dos Rios Caceribu e Guaxindiba da APA de Guapimirim, RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Barbosa Filgueiras

Araújo, Michelle P.. Avaliação de detoxificação de um efluente industrial contendo corantes e metais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayse Silva Alves

Araújo, Michelle P.. Geocronologia da origem da matéria orgânica na Lagoa de Jacarepaguá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Débora de Resende Ferraz

Araújo, Michelle P.. Balanço de massa de nitrogênio total e fósforo total no estuário do Rio Barra Grande - Ilha Grande, RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Tolentino Bittencourt

Araújo, Michelle P.. Distribuição da matéria orgânica na Lagoa de Jacarepaguá (RJ): uso de hidrocarbonetos e esteróis como marcadores moleculares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Beatriz Azevedo Ramos

Araújo, Michelle P.; Cotrim, L. C.. Fluxo de nutrientes dissolvidos no estuário do Rio Barra Grande (Vila dois Rios, Ilha Grande, RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Monção

Araújo, Michelle P.CARREIRA, R. S.; Gebara, L. M. C.. Avaliação temporal da distribuição de hidrocarbonetos na região da Baía da Ilha Grande. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Milena Ceccopieri da Rocha

CARREIRA, R. S.; Gebara, L. M. C.;Araújo, Michelle P.. Avaliação da distribuição dos hidrocarbonetos nos manguezais da Baía de Sepetiba e Baixada de Jacarepaguá - RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Pereira Dore

Carreira, R. S.;Araújo, Michelle P.. Estudo Geocronológico de hidrocarbonetos em dois testemunhos de sedimento na região da Baía da Ilha Grande. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Araújo, Michelle P.. 11ª Semana de Graduação. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudia Hamacher

SOARES, Mário Luiz GomesHAMACHER, C.FARIAS, C. O.; CASTRO, E. M. N. V.. Reconstrução da Contaminação nos Manguezais da Costa Brasileira e Dimensões Socioeconômicas de seu Entorno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Debora de Almeida Azevedo

AZEVEDO, D. A.; CARREIRA, R. S.;KNOPPERS, B. A.. Estudo sobre a evolução do aporte natural e antrópico de matéria orgânica para sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, Alagoas) utilizando liídios como marcadores moleculares. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ELZA MARIA NEFFA VIEIRA DE CASTRO

SOARES, M.; HAMACHER, C.; SCOFIELD, A. L.; LOUREIRO, C. F. B.;NEFFA, Elza.; FARIAS, C. O.. Testemunho de lama - Conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ELZA MARIA NEFFA VIEIRA DE CASTRO

SOARES, M.; HAMACHER, C.; FARIAS, C. O.;NEFFA, Elza.. Reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cássia de Oliveira Farias

SCOFIELD, A.L.; VIEIRA, E. M. N.; Hamacher, Claudia;SOARES, M. L. G.; LOUREIRO, C. F. B.;FARIAS, C. O.. Testemunho de lama - conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cássia de Oliveira Farias

SOARES, M. L. G.HAMACHER, C.Farias, Cassia O.; VIEIRA, E. M. N.. Reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

LOUREIRO, C. F. B.. Testemunho de lama: conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas do entorno. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mario Luiz Gomes Soares

SOARES, M. L. G.; FARIAS, C. O.;CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de; LOUREIRO, C. F. B.; SCOFIELD, Arthur. Testemunhos de lama - conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mario Luiz Gomes Soares

SOARES, M. L. G.HAMACHER, C.CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira deFARIAS, C.. Reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bastiaan Adriaan Knoppers

CARREIRA, R.AZEVEDO, D.Knoppers, B.. Estudo sobre a evolução do aporte natural e antrópico de matéria orgânica para sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaù-Manguaba, AL). 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Renato da Silva Carreira

Carreira, Renato S.KNOPPERS, Bastiaan Adriaan; Azevedo, D.A.. Estudo sobre a evolução do aporte natural e antrópico de matéria orgânica para sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, Alagoas) utilizando lipídios como marcadores moleculares. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raquel Vidas dos Santos Leopoldo

Avaliação da Contaminação por hidrocarbonetos alifáticos em manguezais de Guaratiba e Macaé, RJ; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Raquel Vidal dos Santos Leopoldo

Avaliação da Contaminação por hidrocarbonetos alifáticos em manguezais de Guaratiba e Macaé, RJ; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Michelle Passos Araujo;

Helen Aparecida Soares de Souza

Análise Temporal da Qualidade da Água de um Canal sob forte influência antrópica: Canal da Joatinga, Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em OCEANOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Michelle Passos Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Hamacher

Testemunho de lama - conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Claudia Hamacher;

Mario Luiz Gomes Soares

Testemunhos de lama - conhecer o passado, compreender o presente e pensar o futuro: reconstituição da contaminação nos manguezais da costa brasileira e dimensões socioeconômicas de seu entorno; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado Em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mário Luiz Gomes Soares;

Renato da Silva Carreira

Estudo sobre a evolução do aporte natural e antrópico de matéria orgânica para sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, Alagoas) utilizando lipídios como marcadores moleculares; 2010; Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato da Silva Carreira;

Renato da Silva Carreira

; Caracterização de esteróis no material particulado em suspensão na Lagoa Manguaba, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba-AL/Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato da Silva Carreira;

Renato da Silva Carreira

Marcadores moleculares no material particulado em suspensão da Lagoa de Manguaba/Maceió-AL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato da Silva Carreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 RAMOS, ANA BEATRIZ A. ; FARIAS, CÁSSIA O. ; HAMACHER, CLÁUDIA ; ARAÚJO, MICHELLE . Assessment of PAHs occurrence and distribution in brown mussels ( Perna perna Linnaeus 1758) subject to different levels of contamination in Brazil. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE , v. 14, p. 145-151, 2017.

  • 2017 BARROS, INÁ ; FARIAS, CASSIA ; HAMACHER, CLAUDIA ; ARAÚJO, MICHELLE ; PAIXÃO, BRUNA ; SOUZA, LAYS . Hidrocarbonetos no Material Particulado em Suspensão da Baía de Guanabara: Avaliação do Estado de Contaminação. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro) , v. 31, p. 28-36, 2017.

  • 2014 RICHARD, EDUARDO C. ; HAMACHER, CLÁUDIA ; FARIAS, CÁSSIA O. ; DORE, MARINA P. ; RIBEIRO, NATÁLIA C. M. ; Passos, Michelle A. ; MARTINHO, PLINIO F. ; GODOY, JOSÉ M. ; Carreira, Renato S. . Historical Evolution of Organic Matter Accumulation in a Coastal Bay in the SW Atlantic, Brazil: Use of Sterols and -Alcohols as Molecular Markers. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 25, p. 1380/8-1390, 2014.

  • 2014 FARIAS, S. C. G. ; THODE FILHO, S. ; RIBEIRO, C. R. R. ; ARAUJO, M. P. ; VIANA, V. J. ; FARIAS, O. L. M. . Percepção dos Alunos da Universidade do Rio de Janeiro sobre a Produção e o Consumo de Transgênicos no Brasil. REDE : REVISTA ELETRÔNICA DO PRODEMA , v. 8, p. 84-94, 2014.

  • 2011 Costa, Talitha L. F. ; ARAUJO, M. P. ; Knoppers, Bastiaan A. ; Carreira, Renato S. . Sources and Distribution of Particulate Organic Matter of a Tropical Estuarine-Lagoon System from NE Brazil as Indicated by Lipid Biomarkers. Aquatic Geochemistry , v. 17, p. 1-19, 2011.

  • 2011 Carreira, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . Lipids in the sedimentary record as markers of the sources and deposition of organic matter in a tropical Brazilian estuarine-lagoon system. Marine Chemistry (Print) , v. 127, p. 1-11, 2011.

  • 2011 Araujo, Michelle Passos ; Costa, Talitha Lopes Ferreira da ; Carreira, Renato da Silva . Esterois como indicadores do acúmulo de esgotos domésticos em sedimentos de um sistema estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, AL). Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 64-70, 2011.

  • 2010 Costa, T. L. F. ; ARAUJO, M. P. ; CARREIRA, R. S. ; KNOPPERS, B. A. . Lipídios como indicadores de fontes e distribuição de matéria orgânica particulada em um complexo estuarino-lagunar tropical (Mundaú-Manguaba, AL). Química Nova (Online) , v. 33, p. 1915/ 0100-4042-1922, 2010.

  • 2010 CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; Costa, Talitha L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . Lipid biomarkers in deep sea sediments from the Campos Basin, SE Brazilian continental margin.. Organic Geochemistry , v. 41, p. 879-884, 2010.

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; Costa, T. L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . MARCADORES MOLECULARES NA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA SEDIMENTAR EM ÁGUAS PROFUNDAS (750-1950m) NA BACIA DE CAMPOS/RJ. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • Costa, T. L. F. ; ARAUJO, M. P. ; CARREIRA, R. S. . CARACTERIZAÇÃO DE ESTERÓIS NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS.. In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo.. XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008.

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . n-ALCOÓIS E FITOL NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; CARREIRA, R. S. . Composição elementar (C,. N, P) da matéria orgânica em testemunho de sedimento na plataforma interna adjacente à Baía de Guanabara/RJ. In: XVIII Semana Nacional de oceanografia, 2006, Pontal do Paraná. XVIII Semana Nacional de oceanografia, 2006.

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . Lipid biomarkers in deep sea sediments from Campos Basin , SE Brasilian continental margin. In: International Meeting on Organic Geochemistry, 2009, Bremen. International Meeting on Organic Geochemistry, 2009.

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . CARACTERIZAÇÃO DE ESTERÓIS NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR. In: IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008, São Paulo. IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • AMORIM, L. G. B. ; FARIAS, C. O. ; HAMACHER, CLÁUDIA ; Araujo, Michelle Passos ; Soares, M. L. G. . Avaliação de hidrocarbonetos alifáticos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nos sedimentos dos manguezais dos rios Caceribu e Guaxindiba, Baía de Guanabara, RJ.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEOPOLDO, R. V. ; ARAUJO, M. P. ; FARIAS, C. O. ; HAMACHER, C. ; Soares, M. L. G. . Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos em testemunhos sedimentar do manguezal de Guaratiba, Baía de Sepetiba-Rio de Janeiro.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, F. ; HAMACHER, C. ; ARAUJO, M. P. ; SOUZA, H. A. S. ; FARIAS, C. O. . Hidrocarbonetos como indicadores de origem da matéria orgânica no material particulado em suspensão no canal da Joatinga, Barra da Tijuca, RJ.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. P. ; HAMACHER, C. ; FARIAS, C. O. ; Soares, M. L. G. ; EVANGELISTA, H. S. . Distribuição e fontes de hidrocarbonetos alifáticos em testemunho sedimentar de manguezal do complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM), AL, Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, N. C. M. ; FARIAS, CÁSSIA O. ; ARAUJO, M. P. ; Soares, M. L. G. ; HAMACHER, C. . Estudo da origem da matéria orgânica preservada em testemunhos sedimentares da baía de Sepetiba, Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. P. ; GAGLIANO, E. ; HAMACHER, C. ; FARIAS, C. O. ; Soares, M. L. G. ; EVANGELISTA, H. S. . Hidrocarbonetos Alifáticos em testemunhos sedimentares dos manguezais de Extremoz e Natal (Rio Grande do Norte, Brasil): Fontes e histórico da deposição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araújo, Michelle P. ; Soares, M. L. G. ; HAMACHER, C. ; FARIAS, C. O. ; MARTINHO, P. F. ; CHAVES, F. O. ; SANTOS, D. M. C. ; Estrada, G. C. D ; Almeida, P. M. M. ; TOMAINO, B. . Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos nos manguezais da costa brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Soares, M. L. G. ; ARAUJO, M. P. ; SANTOS, D. M. C. ; CARDOSO, C. S. ; MOREIRA, M. A. ; Estrada, G. C. D . Papel das Unidades de Conservação na manutenção do estoque de carbono em florestas de mangue.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Soares, M. L. G. ; Estrada, G. C. D ; SANTOS, D. M. C. ; MOREIRA, M. A. ; Cavalcanti, V. F. ; ARAUJO, M. P. ; CARDOSO, C. S. . Estoque de carbono em manguezais associados a sistemas recifais no nordeste brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Soares, M. L. G. ; Estrada, G. C. D ; CHAVES, F. O. ; Cavalcanti, V. F. ; Almeida, P. M. M. ; SANTOS, D. M. C. ; ARAUJO, M. P. ; ALVES, A. ; SOUZA, B. H. ; SILVA, T. H. . Estoque de carbono em florestas de mangue ao longo do litoral brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, C. O. ; HAMACHER, C. ; ARAUJO, M. P. ; MARTINHO, P. F. ; GOMES, K. ; Estrada, G. C. D ; CHAVES, F. O. ; Almeida, P. M. M. ; SANTOS, D. M. C. ; ESTEVAM, M. R. M. ; TOMAINO, B. ; MACHADO, M. R. O. . N-alcanos em folhas das espécies de mangue da costa brasileira como ferramenta de identificação de origem da matéria orgãnica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT, F. T. ; HAMACHER, CLÁUDIA ; FARIAS, C. O. ; MARTINHO, P. F. ; ARAUJO, M. P. . Distribuição de Matéria Orgânica na lagoa de Jacarepaguá (RJ): uso de hidrocarbonetos e esterois como marcadores moleculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMORIM, L. G. B. ; FARIAS, C. O. ; HAMACHER, C. ; ARAUJO, M. P. ; MARTINHO, P. F. ; Soares, M. L. G. . Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos em testemunho sedimentar em manguezais da APA de Guapimirim, Baía de Guanabara. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, R. C. ; HAMACHER, C. ; FARIAS, C. O. ; ARAUJO, M. P. ; MARTINHO, P. F. ; LEOPOLDO, R. V. ; Soares, M. L. G. . Avaliação da distribuição de hidrocarbonetos alifáticos em testemunho sedimentar do manguezal de Itacuruçá, Baía de Sepetiba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Richard, E. C ; Gebara, L. M. C. ; ARAUJO, M. P. ; Oliveira, D. R. P. ; Carreira, R. S. . CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA PARTICULADA NA ENTRADA DA BAÍA DE GUANABARA AO LONGO DE UM CICLO DE MARÉ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, D. M. C. ; Almeida, P. M. M. ; Rodrigues, D. P. ; Castelar, B. D. E. ; Cavalcanti, V. F. ; Estrada, G. C. D ; CHAVES, F. O. ; Santoro, A. L. S. ; ARAUJO, M. P. ; Soares, M. L. G. . ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE FATORES FÍSICO-QUÍMICOS E A ESTRUTURA DE FLORESTAS DE MANGUE NO ESTUÁRIO DE CARAVELAS, BA, BRASIL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; Costa, T. L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . Lipid biomarkers in deep sea sediments from Campos Basin , SE Brasilian continental margin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; KNOPPERS, B. A. . Sources and distribution of particulate organic matter of a tropical estuarine- lagoon system from NE-Brazil as indicated by lipid biomarkers. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARREIRA, R. S. ; MEDEIROS, P. R. P. ; KNOPPERS, B. A. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; RIBEIRO, M. A. T. . Lipid biomarkers in the Mundaú-Manguaba lagoon estuarine system. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Costa, T. L. F. ; ARAUJO, M. P. ; Carreira, R. S. . Distribuição do Coprostanol no Material Particulado em Suspensão do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, Al-Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Costa, T. L. F. ; ARAUJO, M. P. ; Carreira, R. S. . Distribuição do Coprostanol no Material Particulado em Suspensão do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, Al-Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . MARCADORES MOLECULARES NA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA SEDIMENTAR EM ÁGUAS PROFUNDAS (750-1950m) NA BACIA DE CAMPOS/RJ.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . n-ALCOÓIS E FITOL NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; Costa, T. L. F. . Caracterização de Esteróis no Material Particulado em Suspensão no Sistema Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba(AL).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, T. L. F. ; ARAUJO, M. P. ; CARREIRA, R. S. . CARACTERIZAÇÃO DE ESTERÓIS NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA/ALAGOAS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, B. R. ; ARAUJO, M. P. ; MOYSES, Y. S. . Os Possíveis Efeitos do Evento El Nino nos ecossistemas marinhos costeiros: praia, recife de corais e estuários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M. P. ; Costa, T. L. F. ; Carreira, R. S. . Composição Elementar (C,N,P) da Matéria Orgânica em Testemunho de Sedimento na Plataforma Interna Adjacente à Baía de Guanabara/RJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . N-alcoóis e Fitol no Material Particulado em Suspensão do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba/Alagoas 2008 (Resumo expandido).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . Marcadores Moleculares na Caracterização da Matéria Orgânica Sedimentar em Águas Profundas (750 a 1950m) na Bacia de Campos 2008 (Resumo expandido).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. . Esteróis no Material Particulado em Suspensão no Sistema Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (AL) 2008 (resumo expandido).

  • CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; PIRES, L. C. M. . Origem e composição da matéria orgânica em sedimentos superficiais através de marcadores moleculares (ácidos graxos, alcóois graxos e esteróis). 2007 (Relatório de Pesquisa).

  • ARAUJO, M. P. ; Costa, T. L. F. ; Carreira, R. S. . Composição Elementar (C,N,P) da Matéria Orgânica em Testemunho de Sedimento na Plataforma Interna Adjacente à Baía de Guanabara/RJ 2006 (Resumo expandido).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARREIRA, R. S. ; ARAUJO, M. P. ; COSTA, T. L. F. ; ANSARI, N. R. ; PIRES, L. C. M. . Origem e Composição da Matéria Orgânica em Sedimentos Superficiais através de Marcadores Moleculares (ácidos graxos, alcoóis graxos e esteróis)/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Estudo da variação temporal e da origem dos materiais transportados nos canais de maré de Barra de Guaratiba (RJ), Descrição: E-26/010002642/2014 - Apoio às Universidades Estaduais - 2014. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Josefa Varela Guerra - Coordenador / Antonio Tadeu dos Reis - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Balanço das importações e exportações de material em suspensão e dissolvido nas águas da Baía de Guanabara: influência nos processos físico-biológicos., Descrição: Ciências do Mar - CAPES 2013. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / Josefa Varela Guerra - Integrante / Alexandre Macedo Fernandes - Integrante / Gleyci Aparecida Oliveira Moser - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Nautilus - Novas tecnologias autônomas na investigação e monitoramento das transformações da Água de Fundo Antártica no Mar de Weddell e Península Antártica: contribuição para o estudo de suas implicações à circulação oceânica e ao clima, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Coordenador / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / Rodrigo Kerr - Integrante / Maurício M Mata - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Estoque e sequestro de Carbono em florestas de mangue do litoral do Rio de Janeiro, Descrição: Prioridade Rio - FAPERJ - E-26/010.001989/2014. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Viviane Fernandez Cavalcanti - Integrante / Gustavo Calderucio Duque Estrada - Integrante / Filipe de Oliveira Chaves - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Coordenador / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / HAMACHER, CLÁUDIA - Integrante / FARIAS, CÁSSIA O. - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Avaliação da contaminação da praia da Barra da Tijuca pela descarga do canal da Joatinga, Descrição: APQ1 - FAPERJ - E-26/111.388/2014. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / HAMACHER, CLÁUDIA - Coordenador / ALESSANDRO FILLIPO - Integrante / Helen Aparecida S Souza - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Fontes e destino de matéria orgânica na Lagoa de Jacarepaguá (RJ): uso de hidrocarbonetos e esteróis como marcadores moleculares, Descrição: Projeto UNIVERSAL - CNPqA grande capacidade de acumulação e preservação de matéria orgânica em ambientes semi-fechados leva ao interesse de investigar a origem desses compostos. O projeto visa avaliar as fontes e a preservação da matéria orgânica do Complexo lagunar de Jacarepaguá (lagoas de Jacarepaguá, Marapendi e Tijuca), localizadas no Rio de Janeiro. A região de estudo sofre impactos diretos da ocupação humana. Além disso, o local sofrerá grandes transformações nos próximos anos com obras já programadas para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, evento que será realizado na cidade do Rio de Janeiro. Para tal serão coletadas amostras de testemunhos sedimentares, nas quais serão determinados hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, esteróis, carbono orgânico, nitrogênio, razão isotópica de carbono e nitrogênio, datação com 210Pb e teor de finos. As amostras serão analisadas no Lagom (Laboratório de Geoquímica Orgânica Marinha) da Faculdade de Oceanografia da UERJ, com exceção das análises de razão isotópica e da datação que serão realizadas por parceiros. Com os resultados obtidos será possível verificar as diversas origens da matéria orgânica para o ambiente. Além de poder conhecer a distribuição e comportamento desses compostos em ambientes com entrada de diversas fontes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Plínio de F. Martinho - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / HAMACHER, CLÁUDIA - Integrante / FARIAS, CÁSSIA O. - Coordenador / Fabio Tolentino Bittencourt - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    OCORRÊNCIA DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM MAMÍFEROS DA COSTA SUDESTE BRASILEIRA. AVALIAÇÃO DO USO COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO, Descrição: HPA são poluentes orgânicos de elevada persistência no meio ambiente marinho e com reconhecida toxicidade, podendo causar mutagênese e carcinogênse.Organismos de topo de cadeia trófica possuem mecanismos metabólicos para degradar os HPA e, portanto, os estudos em geral demonstram que estes organismos não são afetados de forma significativa por esta classe de compostos.No entanto, os sistemas enzimáticos de desintoxicação podem ser sobrepujados pelo aporte dos poluentes o, que em última instância, é traduzido em concentrações mensuráveis de HPA em tecidos de organismos marinhos.Há, ainda, uma carência de dados sobre a presença e distribuição de HPA em mamíferos marinhos e que, mesmo sendo metabolizada, esta classe de compostos é importante no mapeamento das condições de saúde destes organismos aquáticos. O objetivo geral deste estudo é avaliar a ocorrência e distribuição de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em mamíferos da costa sudeste brasileira e avaliar seu uso como ferramenta de monitoramento. A partir dos dados obtidos de HPA, em diferentes espécies de mamíferos marinhos, de diferentes regiões da costa sudeste brasileira, será possível avaliar se há possibilidade de uso destes compostos nesta matriz ambiental como uma ferramenta para monitoramento da contaminação da região marinha. Este projeto será uma importante ferramenta de integração e parceria entre dois grupos de pesquisa da Faculdade de Oceanografia da UERJ a fim de potencializar os estudos no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / HAMACHER, CLÁUDIA - Coordenador / FARIAS, CÁSSIA O. - Integrante / Jose Lailson Brito Junior - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Estarte-Sul: Estudo dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam a troca de carbono na interface ar-mar e acidificação das águas na região de talude continental do Atlântico Sul, Descrição: Este projeto tem por finalidade principal investigar os processos físicos e biogeoquímicos controladores das trocas de carbono na interface ar-mar na região de quebra de plataforma e talude continental da costa sul e sudeste brasileira (oceano Atlântico Sul), com ênfase no estudo dos aspectos relacionados à acidificação dos oceanos. Para tal, cruzeiros oceanográficos em épocas distintas do ano, previstos no âmbito do Projeto 'Avaliação da Distribuição e Abundância de Cetáceos no talude e plataforma externa do sudeste-sul do Brasil: uma abordagem ecossistêmica (TALUDE)', serão utilizados para a obtenção de amostras biológicas e medição de propriedades físicas e químicas da água do mar, necessários para a compreensão das trocas de carbono na região de estudo. O projeto proposto neste edital, denominado 'Estudo dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam a troca de carbono na interface ar-mar e Acidificação das águas na Região de talude continental do Atlântico Sul (EstARte-Sul)', contribuirá para a consolidação e investigação de uma nova linha de pesquisa no Brasil, área esta com destaque nas pesquisas científicas atuais das Ciências do Mar e foco internacional relativamente recente, iniciado somente a partir de 2004. De forma resumida, o projeto introduzirá a linha de pesquisa 'Carbono Antropogênico e Acidificação dos Oceanos' no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO/FURG), ampliando as áreas científicas de atuação da Instituição, tanto no que se refere aos avanços da ciência, quanto à renovação e inovação dos programas de graduação e pós-graduação, ou seja, incorporando assuntos estratégicos, multidisciplinares e de ampla relevância para as fronteiras do conhecimento científico atual. Ressalta-se que no último dia 10 de Maio, a concentração diária de CO2 atmosférico ultrapassou o valor de 400 ppm pela primeira vez na história recente. O projeto EstARte-Sul destina-se aos estudos localizados da dinâmica e monitoramento do sistema carbonato na região de talude continental da costa sul e sudeste do Brasil. Esta proposta constitui o ramo observacional do projeto EstARte (cuja proposta, do mesmo coordenador, foi submetida para avaliação ao Edital Universal MCTI/CNPq Nº14/2013) que visa a integração de centros brasileiros com foco nos estudos relacionados à compreensão das causas e efeitos da acidificação dos oceanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / HAMACHER, CLÁUDIA - Integrante / Rodrigo Kerr - Coordenador / Maurício M Mata - Integrante / Marcelo Friederichs Landim de SOuza - Integrante / José Luiz Lima de Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Fontes e destino de matéria orgânica na Lagoa de Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ: uso de hidrocarbonetos e esteróis como marcadores moleculares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Coordenador / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante / GODOY, JOSÉ M. - Integrante / Fabio Tolentino Bittencourt - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Jane - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Análise histórica da contribuição das florestas de Mangue no sequestro de carbono em sistemas costeiros fluminenses, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Filipe de Oliveira Chaves - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Letícia Cotrim da Cunha - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Vulnerabilidade dos manguezais fluminenses às mudanças climáticas Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Viviane Fernandez Cavalcanti - Integrante / Gustavo Calderucio Duque Estrada - Integrante / Filipe de Oliveira Chaves - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Estudo da Evolução da Contaminação por hidrocarbonetos na região da Baía de Ilha Grande (RJ), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Diagnóstico e monitoramento do grau de conservação e dos niveis de contaminação dos manguezais fluminenses, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Fontes e destino de matéria orgânica na Lagoa de Jacarepaguá (RJ): uso de hidrocarbonetos e esteróis como marcadores moleculares, Descrição: O Projeto visa avaliar as fontes e a preservação da matéria orgânica em uma lagoa costeira urbana. Para tal serão coletadas amostras de sedimentos Superficiais e testemunhos. Nessas amostras serão analisados hidrocarbonetos alifáticos, policíclicos aromáticos, esteróis, carbono orgânico, nitrogênio, razão isotópica de carbono e nitrogênio, datação com 210Pb e teor de finos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Coordenador / ANGELA DE LUCA REBELLO WAGENER - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Origem e transporte do carbono orgânico particulado e dissolvido e de macrodetritos no estuário do Rio Barra Grande (Vila Dois Rios, Ilha Grande, RJ), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / Alexandre Macedo Fernandes - Integrante / Gleyci Aparecida Oliveira Moser - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Jane - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Estudo da evolução da contaminação por hidrocarbonetos na região da baía da Ilha Grande (Rio de Janeiro, RJ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Renato da Silva Carreira - Integrante / Claudia Hamacher - Coordenador / Cassia de Oliveira Farias - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Jane - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    Instituto Nacional de Óleo e Gas (INOG), Descrição: INCT de Óleo e Gás.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Coordenador / Renato da Silva Carreira - Integrante / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / ANGELA DE LUCA REBELLO WAGENER - Integrante / ARTHUR DE LEMOS SCOFIELD - Integrante / Rene Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Jane - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Prioridade Rio - Diagnóstico e monitoramento do grau de conservação e dos níveis de contaminação dos manguezais fluminenses, Descrição: Este projeto tem como objetivo fazer uma levantamento dos manguezais do estado do Rio de Janeiro. Neste projeto estou inserida no grupo de química, responsável pelas determinações de hidrocarbonetos e esteróis em testemunhos de sedimento coletados em manguezais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Renato da Silva Carreira - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Coordenador / Claudia Hamacher - Integrante / Cassia de Oliveira Farias - Integrante / ANGELA DE LUCA REBELLO WAGENER - Integrante / ARTHUR DE LEMOS SCOFIELD - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Jane - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    O impacto de poluentes na monocultura da cana-de-açúcar em estuários e águas costeiras do NE-E do Brasil: transporte, destino e estratégias de gerenciamento sustentável, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bastiaan Adriaan Knoppers em 03/05/2016., Descrição: O objetivo geral é identificar os impactos ambientais, ad inâmica das transformações e o destino de efluentes e poluentes das atividades de cultivo e processamento da cana de açúcar em águas estuarinas e costeiras do Nordeste e Leste do Brasil e desenvolver opções para o gerenciamento da zona costeira. Especificamente, o LaGOM ficará responsável pelo uso de marcadores moleculares na avaliação do transporte, destino e acúmulo de matéria orgânica autóctona e alóctona nos dois sistemas considerados: estuário do Rio Paraíba do Sul (RJ) e Lagoa Mundaú-Manguaba (AL).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Costa - Integrante / Renato da Silva Carreira - Integrante / Knoppers, Bastiaan A. - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Investigação sobre a origem da matéria orgânica em sedimentos superficiais da região de águas profundas (700- 2300 m) da Bacia de Campos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Renato da Silva Carreira em 03/05/2016., Descrição: Determinação de esteróis e ácidos graxos em amostras de sedimentos superficiais do talude e sopé continentais da Bacia de Campos, com os objetivos de (i) identificar os processos de origem e transporte da matéria orgânica sedimentar e (ii) o potencial de utilização da matéria orgânica pelos organismos bentônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Passos Araujo - Integrante / Renato da Silva Carreira - Coordenador / Talitha Lopes Ferreirada Costa - Integrante / Nafisa Rizzini Ansari - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - 2013

    Fundação Padre Leonel Franca

    Vínculo: Pesquisadora Contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisadora contratada atuando nas seguintes funções: Coordenar atividades no Laboratório de Geoquímica Orgânica Marinha, bem como a execução de Análises Laboratoriais e Elaboração de Relatórios e Laudos das mesmas.

  • 2006 - 2009

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Oceanografia Química II Poluição no Mar Qualidade de Água em Estuários

  • 2015 - 2015

    Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Cruzeiro Oceanográfico

    Outras informações:
    Embarque como pesquisador em Cruzeiro Científico Comissão FORSA - Following Ocean Rings in the Tropical Atlantic, realizado entre Cape Town (África do Sul) e Arraial do Cabo-RJ (Brasil) no período 27 de junho a 15 de julho de 2015, à bordo do navio de Pesquisas Hidroceanográfico - NPqHo. Vital de Oliveira (H-39, num total de 456 horas.