Cecilia de Miranda Schubsky

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2018).Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em História política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora da rede de ensino privada e atua no segundo segmento do fundamental e no ensino médio da escola Oga Mitá. Atua como professora e coordenadora da equipe de história do Projeto de Pré Vestibular Comunitário do Sintuperj (desde 2007) É membro do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea( www.gpicc.pro.br ) coordenado pela professora Rita Marisa Ribes o Grupo de Pesquisa Infância e Cultura contemporânea( desde 2014) estuda temáticas infância e da cultura contemporânea: infância e tecnologias, infância e experiências cotidianas, crianças, cidades e deslocamentos. Tem por foco de estudo, ainda, a especificidade da pesquisa com crianças no âmbito das Ciências Humanas, mais particularmente da Educação

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Memórias da Infância Contemporânea,
Rita Marisa Ribes Pereira.

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2014 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Relicários de Quinquilharias: Caixas de Memória e narrativas de Crianças
Orientador: Rita Marisa Pereira Ribes
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2004 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Jornal do Brasi: Uma Releitura do Popularíssimo,Ano de Obtenção: 2006
Eliane Garcindo de Sá.Palavras-chave: Campanha do Petróleo; Jornal do Brasil; imprensa; nacionalismo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

1999 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Magia, ciencia e sincretismo na medicina colonial
Orientador: Orlando de Barros
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2008 - 2008

Formação Pedagógica sobre a Matriz e Competências. (Carga horária: 64h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: mídia.

Organização de eventos

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . 16ª Semana de Iniciação Científica daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . 15ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.O PROFESSOR PESQUISADOR: Desafios éticos de ser equilibrista no campo de pesquisa. 2017. (Seminário).

Premição da 15ª Semana De Iniciação Científica da UERJ.Dez anos de iniciação científica na UERJ. 2006. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais

PEREIRA, R. M. R.; OSWALD, M. L. M. B.; CARVALHO, C. R.; GIRARDELLO, G. E. P.;MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Relicários e Quinquilharias: Caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Morel

MOREL, M.; SÁ, Eliane Garcindo de; FERREIRA, Marieta Morais. Jornal do Brasil: uma releitura do 'popularíssimo'. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Morel

MOREL, M.; SÁ, Eliane Garcindo de; BARROS, Orlando de. O Jornal do Brasil e a campanha do Petróleo: uma proposta de releitura sobre o jornal. 2006. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald

OSWALD, Maria LuizaPEREIRA, Rita Ribes; CARVALHO, Carlos Roberto de. Essa caixa é mágica: quanta coisa você tirou de uma caixinha! Caixas de memórias e as narratvas das infâncias. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. O Jornal do Brasil e a Campanha do Petróleo: uma proposta de releitura sobre o jornal. 2006. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Regilene Gonçalves da Silva

A importância da afetividade na relação aluno/professor no processo de aprendizagem na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Cecília de Miranda Schubsky;

Taís Dutra Candido da Silva

O Ensino de História nos anos iniciais e a base nacional comum curricular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Cecília de Miranda Schubsky;

Fernanda Claudia Rezende da Costa

O Lúdico na Construção da Aprendizagem no Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Cecília de Miranda Schubsky;

Franciane Medeiros Felicio

A Importância do Brincar na Vida das Crianças no Ambiente Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Cecília de Miranda Schubsky;

Foi orientado por

Eliane Garcindo de Sá

O Jornal do Brasil e a Campanha do Petróleo: uma proposta de releitura do jornal; 2006; 130 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eliane Garcindo de Sá;

Eliane Garcindo de Sá

A Imprensa e a Campanha do Petróleo; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Garcindo de Sá;

Rita Marisa Ribes Pereira

Relicários e quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rita Marisa Ribes Pereira;

Rita Marisa Ribes Pereira

Construção dos conceitos de história e memória pelas crianças; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rita Marisa Ribes Pereira;

Orlando de Barros

Ilustração, magia e sincretismo nas práticas curativas em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII; 2003; 82 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Orlando de Barros;

Produções bibliográficas

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Janela do Quintal. In: PEREIRA, R. M. RIBES. ; VENAS, R M M (Org.). (Org.). Infância Crônica. 1ed.Rio de Janeiro: Nau, 2019, v. 1, p. 49-50.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda ; PEREIRA, R. M. RIBES. . Memórias de infância contadas por crianças. In: MONTECHIARE, Renata.. (Org.). Cultura e Educação - Cadernos Flacso. 1ed.Brasília: FLACSO, 2018, v. 13, p. 61-74.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Pensando História Através de Desafios Práticos. Inforgamitando, Escola Oga Mitá, 02 set. 2013.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . 'O PROFESSOR PESQUISADOR: DESAFIOS ÉTICOS DE SER EQUILIBRISTA NO CAMPO DE PESQUISA.'. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprender ensinar para um mundo plural e igualitário.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O PROFESSOR PESQUISADOR: Desafios éticos de ser equilibrista no campo de pesquisa. In: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. O PROFESSOR PESQUISADOR: Desafios éticos de ser equilibrista no campo de pesquisa.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Cá com os meus botões:Pensando o Encontro e o Trabalho das Memórias com Crianças. In: III EEBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos,, 2015, Nitéroi. Amorização: Porque falar de amor é um ato revolucionário. São Carlos: São Carlos: Pedro & João Editores,2015, 2015. p. 459-464.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O caminho percorrido já é pesquisa. In: In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015., 2015.

  • Trapp, Caroline ; Luna, Eunice ; Milanez, Fernanda ; SCHUBSKY, Cecília de Miranda . No limiar: sobre tempos e espaços de uma pesquisa com crianças.. In: In: IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia. IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2014.

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O Jornal do Brasil e a Campanha do Petróleo no Brasil: um projeto de nação nas páginas de um jornal. In: Encontro Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. 6 Encontro Nacional de História da Mídia, 2008.

  • Trapp, Caroline ; SCHUBSKY, Cecília de Miranda ; Luna, Eunice ; Milanez, Fernanda . NO LIMIAR: SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O verdadeiro significado do dia da mulher, a história que a mídia não conta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O Papel e a Luta das Mulheres no Período da Ditadura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O Jornal do Brasil e a Campanha do Petróleo no Brasil: um projeto de nação nas páginas de um jornal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O Petróleo e o Nacionalismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SCHUBSKY, Cecília de Miranda ; BRANDAO, I. . Metodologias Ativas On-line: estratégias para fugir do expositivo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . O uso de imagens no ensino de História. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHUBSKY, Cecília de Miranda . Imaginando, brincando e criando narrativas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Fisiognomias da Infância: experiências cotidianas, alteridades e deslocamentos, Descrição: O objetivo deste projeto é indagar de que modos a infância se mostra aos pesquisadores em seu cotidiano. Que formas de percepção as experiências infantis contemporâneas demandam aos pesquisadores? Que infâncias se tornam perceptíveis em face das teorias e metodologias adotadas? Que outras infâncias permanecem invisibilizadas à espera de procedimentos mais sensíveis? Que éticas se desenham nesses processos de produção de conhecimento? Fruto da revisão de uma trajetória de 15 anos de pesquisa com crianças realizada pelo Grupo de Pesquisa ?Infância e Cultura Contemporânea?, o projeto procura sistematizar alguns avanços teóricos e metodológicos e, sobretudo, enfrentar alguns desafios que essa revisão torna emergentes. Desde sua criação temos construído nossos objetos de estudo no diálogo com as crianças a partir das suas experiências contemporâneas, o que vem permitindo não apenas uma teorização sobre a infância, mas um olhar para o contemporâneo a partir da perspectiva das crianças. Metodologicamente nossa postura tem sido propositiva, no sentido de que é o pesquisador que instaura a pesquisa com as crianças visando compartilhar suas questões. Neste projeto queremos ensaiar uma nova postura: não a de fundar uma pesquisa a partir da delimitação de um tema e de um campo específico, mas a partir de um deslocamento dos próprios pesquisadores em sua postura investigativa. Queremos, nos diversificados espaços por onde circulamos, aprender a estar atentos e perceber que infâncias se mostram a nós, onde estão as crianças, o que fazem, o que falam, o que dizem. Queremos buscar que rostos a infância contemporânea nos dirige, que fisionomias se mostram. Junto disto, que metodologias, que teorizações, que ética exigem de nós. A sustentação teórico-metodológica do projeto privilegia a filosofia de Walter Benjamin e seu olhar para a infância, Jeanne-Marie Gagnebin, Susan Book-Morss, Solange Jobim, entre outros... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília de Miranda Schubsky - Integrante / Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Fernanda Milanez - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador / Núbia de Oliveira Santos - Integrante / Maria Cristina Soto Muniz - Integrante / Lisandra Ogg Gomes - Integrante / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Patricia dos Santos Trindade - Integrante / Perseu Pereira da Silva - Integrante / Raíza Moreira Martins Venas - Integrante / Juliana Botelho Viegas - Integrante.

  • 2015 - 2017

    A infância e seus cronotopos: educação e pesquisa, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar os tempos e os espaços em que se constituem as experiências infantis contemporâneas. Nosso interesse está em melhor conhecer as formas infantis de habitar, se deslocar e de participar da cidade, bem como, imbricadas a essas experiências, as histórias e narrativas que nelas e a partir delas se constroem. O conceito de cronotopo é apresentado por Mikhail Bakhtin para designar um equilíbrio e uma indissociação entre as dimensões do espaço e do tempo, sendo que o tempo é definido por ele como sendo a quarta dimensão do espaço. Bakhtin o apresenta como uma categoria literária que funde os índices espaço-temporais de modo inteligível e concreto. É a narrativa que dá visibilidade ao equilíbrio e à indissociabilidade imperceptíveis no acontecimento da experiência vivida. Para tanto, os conceitos de história, experiência, memória e narrativa, tal qual formulados por Walter Benjamin, adquirem significativa relevância. Autores como Raymond Williams, Clifford Geertz, Edward Thompson, Norbert Elias, Gilles Lipovetsky, Lúcia Santaella e André Lemos ajudam a problematizar a história e a cultura contemporânea. Gilles Brougére, Manuel Sarmento, Clarice Kohn, Jader Lopes, Solange Jobim e Souza, Lucia Rabello de Castro, Raquel Salgado e Gilka Girardello são interlocutores no que se refere às concepções de infância, cultura lúdica e produção de pesquisa e de narrativas com crianças. O projeto, financiado através da Bolsa de Produtividade-PQ-CNPq dá continuidade ao estudo anterior, "Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade" (2012-2014), financiado pelo Edital Jovem Cientista do Nosso Estado-FAPERJ e pelo Programa PROCIÊNCIA/UERJ-FAPERJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cecília de Miranda Schubsky - Integrante / Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Fernanda Milanez - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador / Núbia de Oliveira Santos - Integrante / Maria Cristina Soto Muniz - Integrante / Joana Loureiro Freire - Integrante / Ana Luz Passos Bonifácio - Integrante / Tayane Soares - Integrante / Juliana Viegas - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar os modos como se constituem as experiências infantis na cultura contemporânea, tanto as que se produzem nos atravessamentos permitidos pelas tecnologias de informação e comunicação, quanto aquelas que os tangenciam. Buscamos conhecer a vida cotidiana de crianças e os diferentes processos de criação que possibilitam significar e compartilhar práticas e narrativas que a compõem. Este projeto dá continuidade ao anterior, intitulado Artes do dizer e do dizer-se: narrativas infantis e usos de mídias , que teve por objetivo estudar a produção de narrativas a partir dos usos que as crianças fazem de diferentes formas de mídias. Nesta etapa, apresenta-se o interesse em ampliar e aprofundar a compreensão acerca das relações entre a infância e a cultura, tomando como ponto de partida as seguintes questões: Que experiências vivem as crianças hoje? Que modos de criar, de narrar e de se relacionar são desencadeados no contexto da cultura contemporânea? Como se entrecruzam as experiências online e off-line para as crianças que acessam mídias digitais?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília de Miranda Schubsky - Integrante / Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Eunice Muruet Luna - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Oga Mitá. , Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista, 20531580 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Rede de Ensino Faria Brito

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2010 - Atual

Escola Oga Mitá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora coordenadora das turmas do sexto ano onde faço um trabalho de planejamento e desenvolvimento de projetos complementares com esses estudantes.

2008 - Atual

Escola Oga Mitá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2007 - Atual

SINTUPERJ

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

2012 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

Outras informações:
Desde o ano de 2012 ingressei como pesquisadora no grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea, coordenado pela Professora. Dra. Rita Marisa Ribes Pereira. Esse grupo está vinculado institucionalmente ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2006 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalha no Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos - DCARH/SR-2, onde atuo, junto ao Comitê Organizador da Semana de Iniciação Científica da Universidade e participo como colaboradora do processo seletivo para implementação das bolsas de iniciação científica, bem como organização das mesmas

Atividades

  • 03/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral

  • 04/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria.,Linhas de pesquisa

2002 - 2003

Arquivo Nacional

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhei junto a documentação da Coleção Casa dos Contos, para o levantamento de dados referentes aos censos populacionais do Brasil colônia no sec XVIII.

Atividades

  • 08/2002 - 12/2003

    Estágios , Arquivo Nacional.,Estágio realizado, levantamento de dados referentes aos censos populacionais no Brasil Colônia do século XVII.

2002 - 2003

CNPq

Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2002 - 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, CNPq.,Linhas de pesquisa

2000 - 2002

Fundação Biblioteca Nacional

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2000 - 07/2002

    Estágios , Fundação Biblioteca Nacional.,Estágio realizado, descrição,planilhamento e indexação dos documentos relativos à coleção Casa dos Contos.