Josiane Maciel Cardoso

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências da Linguagem do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bolsista do Plano Nacional de Formação Docente- PARFOR.

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Português

2010 - Atual

Universidade Federal do Pará

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Bernardino Pereira de Barros

Formação complementar

2010 - 0000

Inglês. (Carga horária: 264h). , Complexo de Idiomas.

2012 - 2012

Meio Ambiente. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Pará.

2011 - 2011

Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 70h). , Cursos 24 horas.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

II Seminário PARFOR 2013. 2013. (Seminário).

I Seminário Científico do PARFOR. 2013. (Seminário).

Seminário de Culminância do Projeto "Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores no Estado do Pará".Apresentação dos Resultados do Projeto.. 2013. (Seminário).

Seminário de Culminância do Projeto "Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores no Estado do Pará".Culminância do subprojeto "Novas Tecnologias na Educação do Campo: uma proposta que vai da cultura do miriti à tecnologia de comunicação e informaçãono município de Abaetetuba.. 2013. (Seminário).

Encontros circularidade cultural: saberes e identidades do campo.. 2013. (Encontro).

I Semana Pedagógica do PARFOR. 2013. (Outra).

II Jornada de Estudos de Literatura e Resistência.. 2013. (Outra).

II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2012. (Congresso).

I Seminário de Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de pesquisa da Educação do Campo do Pará. 2012. (Seminário).

II Seminário Semana da Criança. 2012. (Seminário).

Infância, Letramento e Gêneros do Discurso: uma proposta de formação de prosso.Poemas. 2012. (Oficina).

I Jornada de Estudos de Literatura e Resistência. 2012. (Outra).

III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2011. (Congresso).

I Seminário Cinema Literário de Resistência. 2011. (Seminário).

III Seminário Regional de Geo-Sociolinguística. 2011. (Seminário).

Seminário Infância, Educação e Direitos. 2011. (Seminário).

I Seminário Integrador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2011. (Seminário).

II Seminário de Socialização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2011. (Seminário).

II Seminário de Planejamento e I Fórum de Avaliação e Planejamento do Campus de Abaetetuba. 2011. (Seminário).

Açaí Literário- Literatura: Rios do Imaginário, beços das lembranças na Cultura e História Paraense. 2011. (Outra).

II Seminário Literatura e Cinema de Resistência e da II Mostra Latino-Americana de Cinema de Resistência. 2010. (Seminário).

1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão. 2010. (Encontro).

I Encontro Cametaense de Estudantes de Letras- Linguagem, Sociedade e Diversidade. 2010. (Encontro).

Família, Escola e Sociedade: Caminhos para Inclusão. 2010. (Encontro).

I Ciclo de Estudos sobre Resistência. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, J. M. . Um novo olhar sobre os estudos do lexico dos pescadores da Ilha do Campompema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOSO, J. M. . Projeto de intervenção: integrando conhecimentos e saberes: uma esperiência educativa na primeira escola quilombola de Abaetetuba.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOSO, J. M. . Atlas Linguístico dos Pescadores da Ilha do Campompema: um estudo das lexias utilizadas na atividade laboral da pesca.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20