Márcia Castelo Branco Santana
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1999). Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí(2005) e é Mestre em História do Brasil pela mesma instituição. Tem doutorado em História pela UFPE. Atualmente é professora Adjunta I I, Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e nos estudos sobre psiquiatria e loucura, gênero e Educação
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2013 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ASILO DE ALIENADOS DE TERESINA: História da Assistência e da institucionalização do loucos [as] no Piauí (1880-1920)
, Ano de obtenção: 2017. Prof. Dr. Carlos Alberto Cunha Miranda. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, FAPEPI, Brasil.
Mestrado em História
2006 - 2008
Universidade Federal do Piauí
Título: Discursos, Desejos e Tramas: Comportamento feminino em Teresina nos anos setenta do século XX
, Ano de Obtenção: 2008.Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco.
Especialização em História do Brasil
2004 - 2005
Universidade Federal do Piauí
Título: Da emancipação ao movimento feminista: a ressignificação da condição feminina a partir do século XIX
Orientador: Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Mini-curso:História, Literatura e Cidade. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de História Oral - Piauí, ABHO-PI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em mini-curso: Historiografia Brasileira. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Mini-curso: Marxismo ontem e hoje. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1997 - 1997
Telefonista. (Carga horária: 165h). , Serviço Ncional de Aprendizage Comercial Departamento Regional no Piauí, SENAC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
Organização de eventos
SANTANA, Márcia C. B. . SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA DA UESPI-CCM. 2024. (Outro).
SANTANA, Márcia C. B. . SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2023. (Outro).
SANTANA, Márcia C. B. . VI SIMPÓSIO E V SEMANA DE HISTÓRIA DA UESPI- CAMPUS CLÓVIS MOURA, HISTPORIA E ENSINO DE HISTÓRIA NA CONJUNTURA DE RESISTÊNCIA. 2019. (Outro).
SANTANA, Márcia C. B. . V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-PI: HISTÓRIA , PARA QUÊ? O PAPEL DOS HISTORIADORES NO BRASIL DE HOJE. 2018. (Congresso).
SANTANA, Márcia C. B. ; ASSUNCAO, R. . I SIMPÓSIO DA ESCOLA POPULAR POPULAR DE FORMAÇÃO POLÍTICA. 2018. (Outro).
SANTANA, Márcia C. B. . II SEMANA DE HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA E III SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2012. (Outro).
SANTANA, Márcia C. B. . IX SEMINÁRIO DE TRADIÇÕES BRASILEIRAS: PRÁTICAS, RITMOS E MANDINGAS NA CULTURA PIUAIENSE. 2011. (Outro).
Participação em eventos
I SEMINARIO ESTADUAL SOBRE SAÚDE MENTAL NA CONTEMPOPORANEIDADE.A CONSTRUÇÃO DA LUTA ANTIMANICOMIAL PIAUIENSE: UMA REFLEXÃO CRÍTICA NA OBRA DE EDMAR OLIVEIRA. 2025. (Seminário).
SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA DADA UESPI-CCM.INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS. 2024. (Simpósio).
X CONGRESSO REGIONAL DE HISTÓRIA DA UESPI/OEIRAS: TRAJETÓRIAS SILENCIADAS. ENTRE O CUIDAR E O CURAR EM TERESINA: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DA SAUDE E DAS DOENÇAS NOS JORNAIS "A IMPRENSA", "A ÉPOCA" E "O TELEFONE". 2024. (Congresso).
XII SIMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTÓRIOGRAFIA: ESCRITA DA HISTÓRIA E POLÍTICAS DA MEMÓRIARIA. 2024. (Seminário).
XII SIMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTÓRIOGRAFIA: ESCRITA DA HISTÓRIA E POLÍTICAS DA MEMÓRIARIA.SAÚDE E DOENÇAS: SUAS MÚLTIPLAS REPRESETAÇÕES NA IMPRENSA DE TERESINA NA DÉCADA DE 1880. 2024. (Seminário).
32º SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA-ANPUH NACIONAL E: DEMOCRACIA E DIREITO HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA HISTÓRIA PROFISSIONAL. 2023. (Simpósio).
32º SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA-ANPUH NACIONAL E: DEMOCRACIA E DIREITO HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA HISTÓRIA PROFISSIONAL.UM PERCURSO ENTRE O CUIDAR E O CURAR EM TERESINA: À ASSISTÊNCIA À SAÚDE E O PENSAMENTO SOBRE AS DOENÇAS NOS JORNAIS "A IMPRENSA" "A ÉPOCA" E "O TELEFONE" (1880). 2023. (Simpósio).
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA DO CAMPUS S CLÓVIS MOURA.SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA DO CAMPÚS CLÓVIS MOURA. 2023. (Outra).
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA DO CAMPUS S CLÓVIS MOURA.O OFÍCIO DE HISTORIADOR E A(S) ARTE(S) DE FAZER. 2023. (Outra).
XXIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E II SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA.ITINÉRÁRIOS DO CUIDAR E DO CURAR EM TERESINA: REPRESENTAÇÕES E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NOS JORNAIS "A IMPRENSA", "A ÉPOCA" E "O TELEFONE" (1880). 2023. (Simpósio).
II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NO NORDESTE DO BRASIL SIL.O IMAGINÁRIO POPULAR E AS AÇÕES EMERGENCIAIS EM RELAÇÃO AO CÓLERA DURANTE A EPIDEMIA NO PIAUÍ DA DÉCADA DE 1860. 2022. (Seminário).
XXII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E I SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA.ENTRE VIDA, QUESTÕES E POSIÇÕES: UMA BREVE BIOGRAFIA E A ESCRITA NAS PRIMERAS DÉCADAS DO SÉCULO XX DO LITERATO PIAUIENSE JÔNATAS BATISTA. 2022. (Simpósio).
XXII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E I SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA.O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ÁS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM TERESINA-PI: A ATUAÇÃO MÉDICA E SOCIAL DO CEIR ENTRE 2008 E 2016. 2022. (Simpósio).
I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NO NORDESTE DO BRASIL SIL.DO CONTÁGIO Á CURA: AS FORMAS DE TRATAR O CÓLERA NO PIAUÍ DA DÉCADA DE 1860. 2021. (Seminário).
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA:OS USOS POLÍTICOS DO PASSADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.MULHERES EM MOVIMENTO E AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DAS ESTUDANTES DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2020. (Seminário).
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA:OS USOS POLÍTICOS DO PASSADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.CONSTITUIÇÃO DOS ESPAÇOS DE CURA EM TERESINA: DO HOSPITAL DE CARIDADE A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. 2020. (Seminário).
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA:OS USOS POLÍTICOS DO PASSADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.AS PREOCUAÇÕES DO GOVERNO PROVINCIAL PARA CONTER O CÓLERA NA PROVÍCIA DO PIAUÍ NA DÉCADA DE 1862. 2020. (Seminário).
30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação. 2019. (Simpósio).
30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação.As representações do Asilo de Alienados de Teresina no discurso dos médicos e filantropos no início do século XX. 2019. (Simpósio).
V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-PI: HISTÓRIA , PARA QUÊ?O PAPEL DOS HISTORIADORES NO BRASIL DE HOJE. 2018. (Simpósio).
V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-PI: HISTÓRIA , PARA QUÊ?O PAPEL DOS HISTORIADORES NO BRASIL DE HOJE.HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS. 2018. (Simpósio).
V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-PI: HISTÓRIA , PARA QUÊ?O PAPEL DOS HISTORIADORES NO BRASIL DE HOJE.ASILO DE ALIENADOS EM TERESINA: DAS CELAS DA CADEIA PÚBLICA A ASSISTÊNCIA MÉDICA AOS DITOS LOUCOS EM TERESINA. 2018. (Simpósio).
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ: HISTÓRIA PÚBLICA E DEMOCRACIA.ASILO DE ALIENADOS DE TERESINA: ANÁLISE DOS DADOS DE ?ENTRADA? E ?SAÍDA? NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS ALIENADOS NO PIAUÍ ENTRE 1909 A 1929. 2018. (Simpósio).
XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares de historiadores: velhos e novos desafios. 2015. (Simpósio).
VII Curso de Extensão Para Ler Bourdieu. 2014. (Encontro).
I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da História e o futuro do passado. 2013. (Seminário).
Semana Clóvis Moura: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão.Corrente de pesquisa em História. 2012. (Encontro).
II Semana de História do Campus Clóvis Moura (CCM)/ III Simpósio de História do CCM: Memória, Educação e Movimentos Sociais. 2011. (Encontro).
XI Simpósio de Produção Científica; X Seminário de Iniciação Científica.XI SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. (Simpósio).
XXVI Simpósio Nacional de História. Anpuh: 50 anos. 2011. (Simpósio).
II Simpósio de História da UESPI CCM e I Semana de História da UESPI CCM.História e Memória: mulher e sociedade. 2010. (Simpósio).
VI Semana do Orgulho de Ser: conviver com a diversidade faz a diferença.Capoeira e Gênero: a inserção, participação e permanência de mulheres em grupos de capoeira de Teresina-Pi. 2010. (Encontro).
V Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 anos: Ler e Ver-Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais. 2010. (Simpósio).
X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Cientifica.X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Cientifica. 2010. (Simpósio).
4ª Encontro Cultura e Memória: História e Trabalho. 2009. (Encontro).
5ª Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2009. (Encontro).
I Encontro Pedagógico do Curso de História- Campus Clóvis Moura.História, gênero e família?. 2009. (Encontro).
I Encontro Pedagógico do Curso de História- Campus Clóvis Moura.As atividades complementares curriculares, programa de monitoria e Estágio Supervisionado. 2009. (Encontro).
I Encontro Pedagógico do Curso de História- CCM.História, Gênero e família. 2009. (Encontro).
II Simpósio de História da UESPI E XI Semana de História da UESPI: História e Historiografia Recente.A História entre diálogos e fronteiras. 2009. (Simpósio).
IX Simpósio de Produção Científica, VIII Seminário de Iniciação Científica e VI Simpósio de Pós-Graduação. 2009. (Simpósio).
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).
3º Encontro Cultura e Memória. História: cultura e sentimento. 2007. (Encontro).
VI Encontro de História Oral do Nordeste: culturas, Memórias e Nordestes. 2007. (Encontro).
Os Sertões: Espaços, Tempos, Movimentos. 2006. (Encontro).
I Encontro Estadual de História e III Encontro Nordeste de História Oral Cidade, História e Memória. 2002. (Encontro).
VII Semana de História da Universidade Federal do Piauí. 2002. (Encontro).
Encontro de Pesquisadores do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. 2001. (Encontro).
VI Semana de História da Universidade Federal do Piauí. 2000. (Encontro).
Ciclo de Palestras: correntes historiográficas. 1994. (Outra).
Participação em bancas
SANTANA, Márcia C. B.; SANTOS FILHO, F. S.; ANDRADE, I. M.; LOPES, C. G. R.; SOUSA NETO, M.. Expedição de Spix e Martius no Piauí: Flora e Aspectos Socioeconômicos 200 anos depois. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE/PRPG) - Universidade Federal do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; ALVES, H. M. D.. A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL: ANÁLISE COMPARTIVA DA POLÍTICA DE REFORMA NOS GOVERNOS FHC E LULA (1995-2010). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SILVA, A. P.. O PAPEL DAS FAKE NEWS DURANTE O PROCESSO ELEITORAL PRESIDENCIAL DE 2018. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SANTANA, M. P. S. C. B.; CASTRO, F. S.. OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DA ZONA RURAL DE PIRIPIRI: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA ROSA DO DESERTO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; MEDIROS, L. B.. OCUPAR E RESISTIR: A GREVE ESTUDANTIL E A OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UESPI EM 2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; FONTINELES FILHO, P. P.. PROTAGONISMO JUVENIL E OCUPAÇÃO DA ESCOLA CEEP PROFESSOR EDGAR TITO NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TERESINA-PI NO ANO DE 2016. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SILVA, E. A.. DISCURSOS DOS SERTÕES: O jOGO DOS PODERES POLÍTICOS NA CIDADE DE PATOS-PB (2012-2020). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; NEGREIROS, V. R.. A trajetória do Grupo Matizes na luta pelos direitos de pessoa LGBTQIA+ em Teresina (2002-2013. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; FERREIRA, J. A. I.. ENSINO E PESQUISA: O PERFIL ACADÊMICO DO CURSO DE HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA-UESPI (2006-2016). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.;SANTANA, Márcia C. B.; COSTA, C. R.. O FUTURO PEDE PASSAGEM: ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO EM TERESINA (2016-2020. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; FERREIRA, J. A. I.; ASSUNCAO, R.. Análise dos movimentos sociais de bairro em Teresina-Piauí na década de 1990. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SOUSA NETO, M.. Transporte coletivo de passageiros de Teresina: lutas, conquistas e transformações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SOUSA NETO, M.; ASSUNCAO, R.. Fé, suor e luta: História e memória do Residencial Araguaia, entre os anos de 1999 e 2005. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SOUSA NETO, M.; ASSUNCAO, R.. COMUNISMO NO BRASIL EM 1964: Uma ameaça real ou imaginária? (1961- 1964). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; MEDIROS, L. B.; ROCHA, C. C.. Movimento S.O.S. UESPI: A retomada do movimento estudantil na UESPI nos anos de 2010 e 2011. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SILVA, F. A. A.; VELOSO, L. U. P.. A inserção do homem na Enfermagem Piauiense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; FERREIRA, J. A. I.. Autonomia Universitária e liberdade acadêmica: perspectiva e desafios do DCE-UFPI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SILVA, E. A.. As cores chegam em Teresina: a eclosão do movimento homossexual e a Parada LGBT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SOUSA NETO, M.. O movimento contra o aumento em Teresina: a hora e a vez do protagonismo juvenil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; MEDEIROS, H. C.. Escola Estadual de Dança Lenir Argento (1985-1990): institucionalização e práticas da Dança Clássica no Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SILVA, A. P.. Templos do Vale do Amanhecer: história e )de sua implantação e ramificação na cidade de Teresina-Pi (1997-2003. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SILVA, E. A.. A representação policial fragmentada: Sinpoljuspi Versus Sinpolpi (2003-2011). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; SOUSA NETO, M.. Política, Juventude e Ensino: o movimento dos Caras Pintadas no Livro Didático de História. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SOUSA NETO, M.; SILVA, A. P.; ROCHA, D. C. C.. Entre o necessário e o possível: a trajetória da Defensoria Pública do Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ANATASIO, F. C. O.; ROCHA, D. C. C.. Da Tradição a Pegação! Uma análise sobre os impactos Exaltação da figura masculina e da depreciação da figura feminina em letras de forró eletrônico de algumas bandas da década de 1990.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SANTANA, M. P. S. C. B.; MOURA, A. B. F.. Ginásio José Narciso da Rocha Filho: implantação e consolidação do ensino secundário em Piripiri (1961-1971). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.. As eleições de 1996 na cidade de Teresina/Piauí: Polarização política entre PMDB E PSDB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.; SOUSA NETO, M.;SANTANA, Márcia C. B.. LUTAS E CONQUISTAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO ITARARÉ-AMI, 1985 A 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA NETO, M.; SILVA, E. A.; FERREIRA, J. A. I.;SANTANA, Márcia C. B.. ENTRE OS MUROS DAS GRANDES CONSTRUÇÕES E A IDEALIZAÇÃO DA DÉCADA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUI (1971-1975). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SANTANA, M. P. S. C. B.; SILVA, A. R.. Raízes e memórias: São João da Fronteira sob um olhar histórico educativo (1960-1994). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SANTANA, M. P. S. C. B.; ARAUJO, Z. T. S.. Alunas, donas de casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o ensino superior no curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí- Uespi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SILVA, R. C.. A Representação Histórica do Liceu Piauiense na Perspectiva dos Professores Atuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, M. P. S. C. B.;SANTANA, Márcia C. B.; SILVA, A. R.. História e Memória: desvelando as práticas avaliativas dos professores primários da Unidade Escolar Conselheiro Saraiva na cidade de Batalha-Pi na década de 90. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. A Santa Casa de Misericórdia de Teresina: espaço de controle e normatização no século XIX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O advento dos grupos escolares em Teresina e a modernização do sistema educacional (1926-1930). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O Corpo feminino na escrita de Clodoaldo Freitas (1890-1930). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SILVA, A. P.; LIMA, M. F.; SILVA, M. A. C. E.. A Gruta de Lourdes da Betânia em Lagoa do Piauí: edificação de fé, devoção e peregrinação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Cocal dos Alves: de um simples povoado do interior do Piauí à referência de ensino no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. A construção da imagem do Lula na imprensa piauiense: eleições presidenciais de 1889 e 2002. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Mão Santana, um estrategista no poder. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; MARINHO, J. Z. S.; COSTA, J. C.. Entre escarros e palavras: uma análise da trajetória do setor de saúde e suas transformações nos serviços dispensados a tuberculose em Teresina (1939-1950). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.;SANTANA, Márcia C. B.; VALÉRIO, Elton Larry. As medidas Socioeducativas como Ações de Transformação na Realidade de Crianças e Adolescentes em Conflito com a Lei em Teresina de 2001 a 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.;SANTANA, Márcia C. B.; ARAÚJO, Cristina Cunha. Da ditadura a democracia: análise do sistema político-partidário e a administração de Wall Ferraz em Teresina nas décadas de 1970-1980. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.;SANTANA, Márcia C. B.; VALÉRIO, Elton Larry. O Processo de Emancipação Política de Passagem Franca-Pi (1988-1992). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.. Canção de Amor e morte: Francisca Trindade e sua prática política no Piauí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; FONTINELES FILHO, P. P.. Nos (Des) compassos do ritmo: discussão de gênero em letras de forró eletrônico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. A questão agrária sob a ótica da juventude camponesa: a experiência do assentamento marrecas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Cordel: construção e reconstrução do discurso político, no Piauí, de 1964 a 1985. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O governo JK: uma análiese da política desenvolvimentista e seus efeitos no Piauí (1956-1961). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O mercado da Piçarra e o processo de modernização de Teresina (1950-1970). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O reconhecimento das Forças de Seguranças na manutenção da elite nas províncias do Piauí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. A muralha da censura: Teresina, imprensa e escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O Piauí na Campanha pelas "Diretas já" (1983-1984). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Amélia beviláqua e a Academia Brasileira de Letras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; FONTINELES FILHO, P. P.; FONTINELES, C. C. S.. Além do Forno e Fogão: as influências do trabalho remunerado no comportamento femininino em Teresina (1950-1960). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Do gauche ao protesto: manisfestações fora Collor em Teresina (1992). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Caminhada da Fraternidade: solidariedade e ação estratégica da Igreja Católica em Teresina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Terra entre rios: Teresina, enchentes e manifestações sociais em 1985. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Orgulho Gay: paradas e paredões- A emergência dos movimentos homossexuais em Teresina (2002-2004). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Vênus- a senhora esculpida: o discurso sobre a sexualidade feminina e prostituição em Tersina na segunda metade da décade de 1960. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Discurso Médico: nova anatomia política e tecnológica de saúde como processo estatal de reordenamento espacial e sanitário de Teresina (1935-1943). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Entre lutas e conquistas: a presença feminina na Universidade Estadual do Piauí (2002-2006). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. O preço do prazer: prostituição feminina em Teresina, na última década do século XX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. A imprensa nos primeiros Governos Vargas: Movimento de 1930-1937. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Um modelo em lazer e sociabilidade: Jockey Clube do Piauí em Teresina nos anos de 1970-1973. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; ASSUNCAO, R.; Silva, Aldaíres Pereira da. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docente. 2013. Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.; Silva, Aldaíres Pereira da; Rocha, Damião de Cosme de Carvalho da;SANTANA, Márcia C. B.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes. 2011. Universidade Estadual do Piauí.
ASSUNCAO, R.; FONTINELES FILHO, P. P.;SANTANA, Márcia C. B.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes. 2009. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Membro da Comissão de Unificação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura Plena em História da UESPI. 2022. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2022. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2021. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Consultora ad hoc no processo de análise e julgamento quanto ao mérito técnico-científico d publicação científica submetida ao edital FAPEPI N. 003/2020 vinculado ao PROGRAM DE AUXÍLIO PARA PUBBLICAÇÃO CIENTÍFICA. 2020. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2019. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SILVA, A. P.; ROCHA, D. C. C.; LIMA, M. G. E. S.; MELO, S. V. S.. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA/CLÓVIS MOURA) BIÊNIO 2017-2019. 2018.
SANTANA, Márcia C. B.; SANTOS, K. J. A.; CORREIA, T. C. S.; FONTINELES FILHO, P. P.; OLIVEIRA, A. S.. Presidente da Comissão Eleitoral Local Campus Clóvis Moura. 2017. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2012. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.; SOARES, A. F.; COSTA SOBRINHO, W. F. R.; SOUSA NETO, M.; MELO, S. V. S.. Comissão Permanente de Avaliação-CPA (Biênio 2012-2013). 2012. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Câmara de Extensão para Avaliação do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU/UESPI). 2012. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Exame Extraordinário do aluno Helbert Alves Corrêa Lima. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
SANTANA, Márcia C. B.. Concurso "Novos Autores, edição 2008. 2008. Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Orientou
Filhas de seu Tempo: a inserção das mulheres no movimento sindical da década de 1980; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Historiografia do Brasil) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Jockey Clube do Piauí: imprensa e relação de sociabilidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Historiografia do Brasil) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
As normalistas: a conquista feminina do mercado de trabalho por meio da educação na cidade de Parnarama na década de 1950; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Historiografia do Brasil) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Os retratos das mulheres que fugiram às normas diante dos padrões de submissão impostas pela sociedade teresinsense na década de 1950; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Historiografia do Brasil) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A EDUCAÇÃO FEMININA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
TRANSFORMANDO VIVÊNCIAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA ÂNGELA-PEDRO II (2003 A 2006; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Para além das canções: a representatividade das relações de gênero nas letras de músicas do cantor "Mano Walter" entre 2016 e 2019; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
O "NASCIMENTO" DO VAQUEIRO: A CONSTRUÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DO VAQUEIRO NA MÚSICA DE LUÍZ GONZAGA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD 2020; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
História e Trajetória do Centro Integrado de Reabilitação: o atendimento público e especializado à pessoa com deficiência entre 2008 e2016; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
História e loucura: teses e dissertações dos programas de pós-graduação em história que discutem sobre loucura - de 1990 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A atuação feminina no Sindicato dos Comerciários de Teresina nos anos de 1990 a 1995; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Morte e Terror: Atuação do governo provincial para conter a epidemia do Cholera-morbus no cenário piauiense (1862-1867; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
O comércio florianense sob a perspectiva do rio: Desmistificação da atuação comercial árabe como principal via do progresso da cidade (1850-1940; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Um olhar sobre as instituições que salvaguardam o patrimônio arquitetônico de Teresina no início do século XXI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
: Irmãs de Caridade: a atuação das freiras da Santa Casa de Misericórdia em Teresina-Pi (1920-1930); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Da caridade à filantropia: Do hospital de caridade à Santa casa Misericórdia 1854-1860; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
As sociabilidades juvenis teresinenses no parque Nova Potycabana e Parque Estação da Cidadania nos anos de 2013 e 2017; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Além das Panelas e da Pressão: o trabalho das mulheres pobres no Bairro Dirceu (1980); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Liceu Piauiense: a legitimação de uma Capital (1845-1867); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
(In) Visibilidade do Patrimônio Cultural do Centro de Teresina-Pi para a população Local; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
NAS TRILHAS DE APOLO: HISTÓRIA DO FISICULTURISMO NO PIAUÍ (2004-2016); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A cidade enferma: a construção do hospital Getúlio Vargas, as políticas de saúde e o discurso médico em Teresina em Teresina; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A utopia de um bairro: uma análise sobre a formação do bairro Itaraté e suas sociabilidades; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Momentos decisivos: aspectos das produções monográficas de História da UESPI (1994-2009); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Miguel de Paiva Rosa: da Escola de Recife a governador do Piauí; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Olhares e discursos sobre a implantação do Campus Clóvis Moura em Teresina-Pi (2001-2005); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Mulheres na Política: uma análise da participação feminina na política em Nossa Senhora dos Remédios de 1975 a 1985; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Trajetórias de vida e trabalho das mulheres do Mercado Central de Teresina (1980-1985); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Vaqueiro, o principal personagem da História do Piauí; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
O jovem subversivo: as mudanças de comportamento da juventude que resultaram nas transformações urbanistícas ocorridas em Teresina nas décadas de 1960 e 1970; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A postura da Igreja Católica do Piauí frente ao Regime Militar (1969-1974); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
As práticas da Sociedade de São Vicente de Paulo em Teresina na decáda de 1950; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A Igreja Católica e os direcionamentos das práticas religiosas para homens e mulheres teresinenses na década de 1950; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Itararé: uma luta pela sobrevivência(1977-1981); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A luta de professores da rede estadual do Piauí por melhores condições (1980-1985); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ITINERÁRIOS DO CUIDAR E DO CURAR EM TERESINA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NOS JORNAIS "A IMPRENSA", "A ÉPOCA", E "O TELEFONE" (1880); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Médico, doutores e ilustres personagens da sociedade teresinense : dimensões sociais e políticas de suas trajetórias e práticas nas instituições hospitalares e na cidade de Teresina (1880-1920); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Entre Escritos e História: Fragmentos da Figura Feminina na Literatura Piauiense; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
A Gruta de Lourdes da Betânia em Lagoa do Piauí: edificação de fé, devoção e peregrinação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Nos rastros da loucura: a construção do Asilo de Alienados em Teresina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Nos rastros da loucura: a construção do Asilo de Alienados em Teresina; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Nas teias da loucura: os discursos psiquiátricos como normatizadores do comportamento feminino e masculino em Teresina na década de 1950; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Nas Teias da Loucura: Os Discursos Psiquiátricos como Normatizadores do Comportamento Feminino e Masculino em Teresina na década de 1950; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Olhares e discursos Sobre a Implantação e consolidação do Campus Clóvis Moura de 2001 a 2005; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA ALUNA MARÍLIA CHAVES SÁ (DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA); 2024; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 2021; 2; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DO ALUNO KLEYTON DE SOUSA ARAUJO NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA; 2021; 2; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO PIAUÍ 2021; 1; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO PIAUÍ; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITÓRIA NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA AMÉRICA; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO PIAUÍ; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
MONITORIA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
ORIENTAÇÃO DE MONITÓRIA NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA AMÉRICA; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
MONITORIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
MONITORIA DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Márcia Castelo Branco Santana;
Produções bibliográficas
-
SANTANA, Márcia C. B. ; SILVA, Rafaela Martins . Estado, Caridade e Filantropia: a Santa Casa e o Asilo de Alienados na assistência médica em Teresina (1889-1909). REVISTA ENBORNAL , v. 10, p. 3-64, 2019.
-
SANTANA, Márcia C. B. . AFETOS E DESAFETOS: reinvenções dos vínculos amorosos e as novas propostas de casamentos nos anos 1970 em Teresina. In: José Gerardo Vasconcelos; Samara Mendes Araújo Silva; Cassandra Maria Basto Franco; José Rogério Santana. (Org.). LÁPIS, AGULHAS E AMORES: História de Mulheres na Contemporaneidade. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2010, v. 1, p. 1-341.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Por entre as trilhas do crescimento: modernização e educação no governo de Alberto Tavares Silva (1971-1975). In: Solimar Oliveira Lima; Rosângela Assunção. (Org.). Governos e políticas públicas: a experiência do Piauí. 1ed.Rio de Janeiro: Booklink, 2009, v. 1, p. 1187-.
-
SANTANA, Márcia C. B. . SAÚDE E DOENÇAS: SUAS MÚLTIPLAS REPRESETAÇÕES NA IMPRENSA DE TERESINA NA DÉCADA DE 1880. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA ESCRITA DA HISTÓRIA E POLÍTICAS DA MEMÓRIA, 2024, Fortaleza. VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA ESCRITA DA HISTÓRIA E POLÍTICAS DA MEMÓRIA. Sobral-Ce: SERTÃO CULT, 2024. v. 1.
-
SANTANA, Márcia C. B. . As representações do Asilo de Alienados de Teresina no discurso de médicos e filantropos no início do século XX. In: ANPUH- 30º Simpósio Nacional de História- História e o futuro da educação no Brasil, 2019, Recife. Anais do 30º Simpósio Nacional de História- História e o futuro da educação no Brasil, 2019.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Médicos, doentes e hospitais: a construção de uma memória da criação dos espaços hospitalares em Teresina entre 1880 e 1920. In: XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL:FICÇÃO E PODER: ORALIDADE, IMAGEM E ESCRITA, 2017, Fortaleza/CE. XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL: FICÇÃO E PODER: ORALIDADE, IMAGEM E ESCRITA, 2017.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Luzes e Sombras: algumas reflexões sobre os rostos da desordem e os lugares de interdição da loucura em Teresina (1870-1920). In: XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares de Historiadores: Velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares de Historiadores: Velhos e novos desafios, 2015.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Aos Loucos o Campo de Marte: a (re)invenção de um espaço para os loucos e a constituição de uma memória da loucura em Teresina com a construção do Asilo de Alienados. In: XII Encontro Nacional de História Oral. Política, Ética e Conhecimento, 2014, Teresina. XII Encontro Nacional de História Oral. Política, Ética e Conhecimento. Teresina: UFPI, 2014.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Assistência e combate às doenças, as epidemias e à loucura em Teresina em períodos de seca (1860-1920). In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, MEMÓRIA, CULTURA E ORALIDADE, 2014, Fortaleza/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL HISTÓRIA, MEMÓRIA, ORALIDADE E CULTURAS, 2014.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Assistência aos Alienados no Campo de Marte: Algumas reflexões sobre Psiquiatria no Piauí e suas Interfaces com o Brasil. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato-Ceará. I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013.
-
SANTANA, Márcia C. B. . As teias da loucura: da construção do Asilo de Alienados a construção do Sanatório Meduna em Teresina. In: ANAIS DO XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH, 2011, SÃO PAULO. ANAIS DO XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH, 2011.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Rompendo Correntes e Grades: O Sanatório Meduna como novo espaço psiquiátrico em Teresina na década de 1950. In: V Simpósio Nacional de história Cultural: Brasília 50 anos. Ler e Ver: paisagens subjetivas e paisagens sociais, 2010, Brasília. V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília 50 anos. Ler e Ver: paisagens subjetivas e paisagens sociais, 2010. v. 1.
-
Auriane Gomes de Melo ; SANTANA, Márcia C. B. . No meandro da loucura: os discursos da psiquiatria e a sociedade em Teresina na década de 1950. In: X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Científica, 2010, Teresina. X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Científica, 2010.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, desejos e tramas: as reivenções amorosas e afetivas das mulheres de Teresina na década de 1970. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009. v. 1.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, Desejos e Tramas: Comportamento feminino em Teresina nos anos setenta do século XX. In: IX Simpósio de Produção Científica, VIII Seminário de Iniciação Científica e VI Seminário de Pós-Graduação, 2009, Teresina. IX Simpósio de Produção Científica, VIII Seminário de Iniciação Científica e VI Seminário de Pós-Graduação. v. 1.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Mulher e Educação: trajetórias educacionais em Teresina na década de 1960. In: 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2009, Teresina. 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2009.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Construindo Trajetórias: o investimento na educação feminina nos anos de 1970 em Teresina. In: I Simpósio de Oralidade e Memória Social: experiências metodológicas, 2008, Fortaleza. I Simpósio de Oralidade e Memória Social: experiências metodológicas, 2008.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Delineando Sentimentos: Os discursos afetivos e de comportamento feminino do jornal O Dia. In: 3º Encontro Cultura e Memória, 2007, Recife. 3° Encontro Cultura e Memória. História: cultura e sentimentos, 2007.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Permanências e rupturas: mulheres, família e casamento em Teresina nos anos 1970. In: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo, RS. História e Multidisciplinaridade: Territórios e deslocamentos, 2007.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Construindo Trajetórias: Comportamento feminino, educação e trabalho em Teresina nos anos 1970. In: Os Sertões: Espaços, Tempó< Movimento, 2006, Recife. Os Sertões: Espaços, Tempos, Movimento, 2006.
-
Auriane Gomes de Melo ; Larisse de Area Leão Costa ; SANTANA, Márcia C. B. . Silhuetas culturais da loucura: os discursos psiquiátricos como normatizadores do comportamento feminino em Teresina na década de 1950. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Mulheres, Educação e Trabalho em Teresina nos anos 1970: Múltiplas e Imbricadas Combinações. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFPI; I Encontro de Pós-Graduação da UFPI e I Seminário de Pesquisadores do Meio Norte, 2006, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi. Teresina: UFPI, 2006. v. 1. p. 1-3.
-
SANTANA, Márcia C. B. ; SANTANA, V. S. ; SILVA, S. M. A. ; REGO, S. K. F. G. ; BORGES, T. N. S. . CONSTRUÇÃO DA LUTA ANTIMANICOMIAL PIAUIENSE:UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA OBRA DE EDMAR OLIVEIRA. In: I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE SAÚDE MENTAL NA CONTEMPORANEIDADE, 2025, Teresuba. I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE SAÚDE MENTAL NA CONTEMPORANEIDADE, 2025.
-
SANTANA, Márcia C. B. . As aparências iludem: os descompassos da assistência aos doentes do Asilo de Alienados de Teresina (1907-1920). In: 2º ENCONTRO INTERNACIONAL HISTÓRIA & PARCERIAS; 6º SEMINÁRIO FLUMINENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA; 5ª JORNADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE, 2019, Rio de Janeiro. 2º ENCONTRO INTERNACIONAL HISTÓRIA & PARCERIAS; 6º SEMINÁRIO FLUMINENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA; 5ª JORNADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE, 2019.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Médicos, doentes e hospitais: a construção de uma memória da criação dos espaços hospitalares em Teresina entre 1880 e 1920. In: XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL: FICÇÃO E PODER: ORALIDADE, IMAGEM E ESCRITA, 2017, Fortaleza/CE. XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL; FICÇÃO E PODER: ORALIDADE, IMAGEM E ESCRITA, 2017.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Luzes e Sombras: algumas reflexões sobre os rostos da desordem e os lugares de interdição da loucura em Teresina (1870-1920). In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. LUGARES DOS HISTORIADORES: VELHOS E NOVOS DESAFIOS, 2015, Florianópolis/SC. XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. LUGARES DOS HISTORIADORES: VELHOS E NOVOS DESAFIOS97, 2015.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Aos Loucos o Campo de Marte: a (re) invenção de um espaço para os loucos e a constituição de uma memória da loucura em Teresina com a construção do Asilo de Alienados. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL: POLÍTICA, ÉTICA E CONHECIMENTO, 2014, Teresina/Pi. XII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL: POLÍTICA, ÉTICA E CONHECIMENTO, 2014.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Entre a rua e o asilo: a loucura no ambiente da cidade e a construção dos asilos de alienados no século XIX. In: HISTÓRIA AMBIENTAL: DEBATES INTERDISCIPLINARES, 2013, Recife/Pe. HISTÓRIA AMBIENTAL: DEBATES INTERDISCIPLINARES, 2013.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, desejos e tramas: as reinvenções amorosas e afetivas das mulheres de Teresina na década de 1970. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e ética. Fortaleza: Editora, 2009.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Do possível ao desejado:Quando escola e profissão tornam-se desejos concretos. In: 4º Encontro Cultura e Memória: História e trabalho, 2009, Recife. Cultura e Memória: História e Trabalho. Recife, 2009.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, Desejos e Tramas: o comportamento feminino em Teresina nos anos setenta do século. In: IX Simpósio de produção Científica; VIII Seminário de iniciação cientifica; VI Seminário de Pós-graduação, 2009, Teresina. IX Simpósio de produção Científica; VIII Seminário de iniciação cientifica; VI Seminário de Pós-graduação. Teresina: UESPI, 2009.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Construindo Trajetórias: o investimento na educação feminina nos anos de 1970 em Teresina. In: I Simpósio de oralidade e memória social: experiências teórico-metodológicas, 2008, Fortaleza. I Simpósio de oralidade e memória social: experiências teórico-metodológicas. Fortaleza, 2008.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Da escolha familiar aos desejos individuais: o investimento na educação feminina nos anos setenta em Teresina. In: 1º Seminário: Poderes e Sociabilidade na História, 2008, Recife. 1º Seminário: Poderes e Sociabilidade na História, 2008.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Delineando Sentimentos: os discursos afetivos e de comportamento feminino do jornal O Dia. In: 3º Encontro Cultura e Memória - História: Cultura e Sentimento, 2007, Recife. 3º Encontro Cultura e Memória - História: Cultura e Sentimento. Recife: CFCH - UFPE, 2007.
-
SANTANA, Márcia C. B. . Construindo trajetórias: comportamento feminino, educação e trabalho em Teresina nos anos 1970. In: Encontro "Os Sertões: espaços, tempos, movimentos, 2006, Recife. Encontro "Os Sertões: espaços, tempos, movimentos, 2006.
-
SANTANA, Márcia C. B. . As Forças Portuguesas e Independentes que Atuaram no Piauí. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e V Encontro de Pesquisadores, 1999, Teresina. VIII Seminário de Iniciação Científica e V Encontro de Pesquisadores. Teresina: UFPI, 1999. v. 1. p. 7-241.
-
SANTANA, Márcia C. B. . As representações do Asilo de Alienados de Teresina no discurso de médicos e filantropos no início do século XX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . As representações do Asilo de Alienados de Teresina no discurso dos médicos e filantropos no início do século XX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. ; SOUSA, F. A. L. . O CHOLERA-MORBUS: O MEDO DA MORTE E A PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL PARA CONTER A EPIDEMIA NO PIAUÍ NA DÉCADA DE 1860. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . MÉDICOS, DOENTES E HOSPITAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DOS ESPAÇOS HOSPITALARES EM TERESINA ENTRE 1880 E 1920. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . ENTRE JORNAIS, AUTOBIOGRAFIAS E RELATÓRIOS: CONHECENDO A LUTA PELA CONSTRUÇÃO DO ASILO DE ALIENADOS EM TERESINA, DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . LUZES E SOMBRAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS ROSTOS DA DESORDEM NA CIDADE E OS LUGARES DE INTERDIÇÃO DA LOUCURA EM TERESINA (1870-1920). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . ASSISTÊNCIA E COMBATE ÀS DOENÇAS, ÀS EPIDEMIAS E À LOUCURA EM TERESINA EM PERÍODOS DE SECA (1860-1920). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, Márcia C. B. . AOS LOUCOS O CAMPO DE MARTE: A (RE)INVENÇÃO DE UM ESPAÇO PARA OS LOUCOS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA LOUCURA EM TERESINA COM A CONSTRUÇÃO DO ASILO DE ALIENADOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, Márcia C. B. . ASSISTÊNCIA AOS ALIENADOS NO CAMPO DE MARTE: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PSIQUIATRIA NO PIAUÍ E SUAS INTERFACES COM O BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, Márcia C. B. . ENTRE A RUA E O ASILO: A LOUCURA NO AMBIENTE DA CIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS ASILOS DE ALIENADOS NO SÉCULO XX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CATARINO, S. S. ; SANTANA, Márcia C. B. . A GRUTA DE LOURDES DE BETÂNIA EM LAGOA DO PIAUÍ: EDIFICAÇÃO, FÉ, DEVOÇÃO E PEREGRINAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, Márcia C. B. ; COLACO, Cleanne Nayra Galiza . 'OS 36 MANDAMENTOS DA HYGIENE: AS NORMATIZAÇÕES DO CORPO ENTRE SABERES, PRÁTICAS E DISCURSO NO LIVRO DE J.HÉRICOURT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Rafaela Martins ; SANTANA, Márcia C. B. . A CONSTRUÇÃO DO ASILO DE ALIENADOS EM TERESINA: UM MODELO DE NORMA E MEDICALIZAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COLACO, Cleanne Nayra Galiza ; SANTANA, Márcia C. B. . OS DISCURSOS MÉDICOS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO NO LIVRO 'OS 36 MANDAMENTOS DA HYGIENE'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARCELAR, R. S. ; SANTANA, Márcia C. B. . PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM TERESINA (1926-1930). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . As teias da loucura: da construção do asilo de alienados a construção do sanatório meduna em Teresina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Rafaela Martins ; SANTANA, Márcia C. B. . Nos rastros da loucura: a construção do Asilo de Alienados em Teresina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, Márcia C. B. ; MELO, Auriane Gomes de ; COSTA, Larisse de Area Leão . SILHUETAS CULTURAIS DA LOUCURA: os discursos psiquiátricos como normatizadores do comportamento feminino em Teresina na década de 1950. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Rompendo Correntes e grades: O Sanatório Meduna como novo espaço psiquiátrico em Teresina na década de 1950. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . MULHER E EDUCAÇÃO: Trajetórias Educacionais em Teresina na década de 1960. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, desejos e tramas: as reinvenções amorosas e afetivas das mulheres de teresina na década de 1970. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Do possível ao desejado: quando escola e profissão tornan-se desejos concretos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Discursos, Desejos e tramas: o comportamento feminino em Teresina nos anos setenta do século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Entre o escrito e o vivido: casamento e família em Teresina na década de 1970. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Delineando sentimentos: os discursos afetivos e de comportamento feminino do jornal O Dia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Construindo trajétorias: comportamento feminino, educação e trabalho em Teresina nos anos 1970. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Mulheres, educação e trabalho em Teresina nos anos 1970: Múltiplas e Imbricadas Combinações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, Márcia C. B. . As forças portuguesas e independentes que atuaram no Piauí. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Márcia C. B. . História, Saúde e Doenças: Temas e possibilidades na pesquisa histórica e no ensino de história. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTANA, Márcia C. B. . Intelectuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SANTANA, Márcia C. B. . História da Mulher e gênero. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
A CONSTRUÇAO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NOS JORNAIS O DIA E DIÁRIO DO POVO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador / Paloma Ingrid Gomes da Silva - Integrante.
-
2022 - 2023
ITINERÁRIOS DO CUIDAR E DO CURAR EM TERESINA: REPRESENTAÇÕES E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NOS JORNAIS, Descrição: A presente pesquisa, em andamento, referente ao estudo dos jornais A Imprensa, A Época e O Telefone, considerando a as temáticas sociais relativas a Teresina na década de 1880 e sua relação com a questão da saúde e das doenças. Com isso, pretende-se compreender no campo da História da saúde e das doenças as representações e narrativas históricas construídas nos jornais, conhecer também a trajetória profissional dos médicos e a história da cidade, em uma perspectiva que alia a história ao campo da saúde. Entendemos ser pertinente que as temáticas discutidas pela pesquisa se mostraram relevante para compreensão do pensamento histórico relativo ao que a sociedade da província piauiense expressava e compreendia como elementos que giravam em torno das questões relativas à saúde e às doenças, ampliando o campo de visibilidade desse tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador / ANA KAROLYNE MARTINS DAMASCENA - Integrante.
-
2018 - 2019
Médicos, Doutores e Ilustres personagens da Sociedade Teresinense: Dimensões sociais e políticas de suas trajetórias e práticas nas instituições hospitalares na cidade de Teresina (1880-1920), Descrição: Profjeto PIBIC/UESPI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador / KAMILLA RAFAELA DOS SANTOS BRAZ - Integrante.
-
2012 - 2013
Entre Escritos e História: Fragmentos da Figura Feminina na Literatura Piauiense, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador / Meg Marques da Silva Rocha - Integrante.
-
2012 - 2013
A Gruta de Lourdes da Betânia em Lagoa do Piauí: edificação de fé, devoção e peregrinação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador / Samila Sousa Catarino - Integrante.
-
2011 - 2012
Nos rastros da loucura: a construção do Asilo de Alienados em Teresina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
-
2010 - 2012
Da graduação a pós-graduação: perspectivas e produção historiográfica do curso de história na UESPI E UFPI (2000/2010), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
-
2010 - 2011
Nos rastros da loucura: a construção do Asilo de Alienados em Teresina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
-
2010 - 2011
Nas teias da loucura: os discursos psiquiátricos como normatizadores do comportamento feminino e masculino em Teresina na década de 1950, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
-
2009 - 2010
Nas teias da loucura: os discursos psiquiátricos como normatizadores do comportamento feminino e masculino em Teresina na década de 1950, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
-
2009 - 2010
Olhares e Discursos Sobre a Implantação e Consolidação do Campus Clóvis Moura de 2001 a 2005, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Castelo Branco Santana - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura. , Rua Desembargador Berilo Mota s/n, Dirceu Arcoverde I, 64000-000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32319280
Experiência profissional
2008 - 2008
Faculdade PiauienseVínculo: Professor de Especialização, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da Tópico Especial em HB VII: História e Gênero no curso de pós-graduação " Latu Sensu" em História do Brasil
2024 - 2025
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Historiografia brasileira; Introdução aos estudos históricos; Metodologia Científica
2019 - 2020
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de História, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização, Carga horária: 16
Outras informações:
Especialização Lato Sensu em Cidadania e Políticas Públicas
2009 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da disciplina HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E GÊNERO na especialização Metodologia da Pesquisa e do Ensino de História
2007 - 2007
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da Disciplina História e Gênero no Brasil na Especialização História e Historiografia do Brasil
Atividades
-
03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, Membro docente do Curso de História, no Conselho de Unidade do Campus Clóvis Moura PORTARIA Nº 01/2018-DIRETORIA DO CCM.
-
03/2024 - 08/2024
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO/90H E METODOLOGIA CIENTÍFICA/60H
-
07/2023 - 08/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação Brasileira- 60 h pelo PARFOR
-
04/2023 - 07/2023
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos- 90h, Prática Pedagógica Interdisciplinar IV -50h
-
07/2022 - 07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, MEMBRO REPRESENTANTE DO CURSO DE HISTÓRIA NO CONSELHO DE UNIDADE DO CAMPUS CLÓVIS MOURA.
-
10/2022 - 02/2023
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MONOGRAFIA II
-
09/2022 - 12/2022
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC) PELO /UESPI
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDICIPLINAR VI, HISTORIOGRAFIA DO PIAUÍ, MONOGRAFIA I
-
11/2021 - 03/2022
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA, MONOGRAFIA II, HISTÓRIA DO PIAUÍ, HISTORIOGRAFIA DO PIAUÍ
-
06/2021 - 09/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA, MONOGRAFIA I, HISTÓRIA DO PIAUÍ
-
10/2020 - 04/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA AMÉRICA, HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA, lHISTORIOGRAFIA DO PIAUÍ
-
12/2018 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, Presidente da CPA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA.
-
03/2019 - 08/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Pedagógica IV; Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da América; História do Piauí; Monografia II
-
07/2018 - 07/2018
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, Diretora do Campus Clóvis Moura.
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRÁTICA PEDAGÓGICA II; ESTÁGIO SUPERVISIONADO III; MONOGRAFIA I
-
09/2017 - 01/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da América; Prática Pedagógica VII; Métodos e Técnica de Pesquisa em História
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Brasil Monárquico; Prática Pedagógica II; Métodos e Técnica de Pesquisa em História
-
09/2012 - 01/2013
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MÉTODO E TÉCNICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA
-
08/2006 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em História /UESPI-CCM.
-
07/2012 - 10/2012
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA-PARFOR
-
03/2010 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Piauí- Campus Clóvis Moura.Cargo ou função, Membro Representante Docente do Curso de Licenciatura Plena em História.
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HISTORIOGRAFIA PIAUIENSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA III
-
01/2012 - 01/2012
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEORIA DA HISTÓRIA II - PARFOR
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Brasil Monárquico, Introdução à Arqueologia, Orientação de Monografia, Prática Pedagógica III
-
07/2011 - 08/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Arqueologia - PARFOR
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia, Prática Pedagógica I, História da Cultura Brasileira, História da Educação Brasileira
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, História do Brasil Monárquico
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de ensino, Monografia, Estágio Supervisionado II, Introdução a Arquelogia
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia, Estágio Supervisionado I, Historiografia do Piauí
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia II, História do Brasil República, História Medieval
-
01/2009 - 01/2009
Ensino, História, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, História, Educação e Gênero
-
09/2008 - 01/2009
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia I, História do Piauí, História da Educação Brasileira
-
12/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Tópico Especial em HB VII: História e Gênero
-
03/2008 - 08/2008
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia II
-
09/2007 - 01/2008
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia I, Metodologia do Ensino de História
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Método e Técnica de Pesquisa II, Introdução a Arqueologia
-
06/2007 - 06/2007
Ensino, História e Historiografia do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, História e Gênero no Brasil
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia II, Histórias das Idéias Políticas, Métodos e Técnicas de Pesquisa I
-
07/2005 - 07/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História: Conteúdo e Metodologia
-
01/2005 - 02/2005
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Contemporânea II
-
07/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Arqueologia, História da Arte
-
01/2002 - 01/2002
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Econômica do Brasil, História do Brasil I
-
02/2001 - 03/2001
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em História e Iniciação à Pesquisa História
2002 - 2003
Secretaria Estadual da Educação e CulturaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Tutora do PROGESTÃO, Carga horária: 270
2001 - 2010
Unidade Escolar Professor Edgar TitoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 14
Outras informações:
Professora de História do Fundamental e Ensino Médio
Atividades
-
03/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, História e História do Piauí
2001 - 2001
Secretaria Municipal de Educação e CulturaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: alfabetizadora, Carga horária: 20
2000 - 2000
Unidade Escolar Cecém OliveiraVínculo: estágio, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
1999 - 2000
Águas e Esgotos do Piauí S/AVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: auxiliar de biblioteca, Carga horária: 20
1999 - 1999
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista de Inic. Científica, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da UFPI no projeto "O Processo de Independência do Brasil visto pelas Lutas Populares no Piauí", sob orientação da Profª. Drª Claudete Maria Miranda Dias do Departamento de História e Geografia da UFPI
1998 - 1998
TelemarVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Telefonista IU(102), Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Castelo Branco Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?