Francisca Batista Costa
Possui graduação em Licenciatura Plena em história pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Fez Pós-graduação em Psicopedagogia na FAESC (2007). Lecionou na Faculdade do Recife(FAREC) no curso de Ciência da Computação e na Faculdade Pernambucana (FAPE), trabalhando nos cursos de Ciência da Computação, Direito e Enfermagem. Foi Professora do Curso Dourado. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Joaquim Nabuco nos anos 2009 à 2014. Permanece no quadro de docentes desta instituição de ensino, onde leciona as disciplinas Teoria da História, História Medieval e Teoria e Metodologia da História. Nas atividades de pesquisa desenvolveu trabalhos nas seguintes temáticas: Historia do cotidiano, ensino de História e História das mulheres.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em pós-graduação em psicopedagogia
2006 - 2007
Faculdades da Escada
Título: A contribuição da teoria das inteligências múltiplas para a sala de aula de história
Orientador: Ana Paula Monteiro Ferreira
Graduação em licenciatura plena em história
2001 - 2004
Universidade Federal da Paraíba
Título: Graciliano Ramos: São Bernardo e a Construção do mundo Burguês na década de 30.
Orientador: Regina Maria Bear
Formação complementar
2015 -
Inglês. (Carga horária: 360h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Organização de eventos
COSTA, F. B. . Colóquio de História Colonial. 2010. (Congresso).
COSTA, F. B. ; RODRIGUES, J. ; COSTA, F. B. . II Encontro de História da FAL : " Os excluidos da História". 2010. (Congresso).
COSTA, F. B. . I workshop da Faculdade Líder. 2009. (Outro).
COSTA, F. B. . II Workshop da Faculdade Líder. 2009. (Outro).
COSTA, F. B. ; LEITE, G. ; RODRIGUES, J. . I ENCONTRO DE HISTÓRIA DA FAL. 2009. (Congresso).
COSTA, F. B. . XXIISIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
I Forum da Graduação - ANPUH/PE.Apresentação do Curso de Licenciatura em História da FAL. 2010. (Encontro).
II ENCONTRO DE HISTÓRIA.A vez da Cultura Popular. 2010. (Encontro).
II ENCONTRO DE HISTÓRIA.AS MULHERES NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DAS MULHERES. 2010. (Encontro).
VII Jornada das Profissões 2010.O ofício do Historiador. 2010. (Seminário).
Aula Inaugural do semestre 2009.2.A História de São Lourenço da Mata. 2009. (Outra).
Aula Inaugural do semestre 2009. 2 da Faculdade Líder.Resgate Histórico do município de São Lourenço da Mata. 2009. (Outra).
Aula Inaugural do semestre 2009. 2 da Faculdade Líder.Resgate Histórico do município de São Lourenço da Mata. 2009. (Outra).
Brincando com a FAL.Dia das crianças voltado para crianças carentes.. 2009. (Outra).
I Encontro de Historia da Faculdade Líder.Proclamação da Republica: 150 anos depois, o que mudou?. 2009. (Encontro).
VIII Encontro de Iniciação Cientifica.A Conquista da América Espanhola. 2003. (Encontro).
XXIISIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
COSTA, F. B.; NEVES, A.; PORDEUS, P.. Blocos Líricos: tradição e nostalgia (1920-1940). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Joaquim Nabuco.
COSTA, F. B.; NEVES, A.; PORDEUS, P.. Galo da Madrugada: das ruas estreitas e becos apertados e tortuosos para o mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Joaquim Nabuco.
OLIVEIRA, R. F.; RODRIGUES, J.;COSTA, F. B.. Força na Fábrica: o trabalho feminino e a representação das mulheres nos livros didáticos de história do ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Líder.
COSTA, F. B.. de Lima.Mulheres Recolhidas em Pernambuco 1850-1890. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Faculdade Lider.
COSTA, F. B.. Banca de seleção de professores do curso de História. 2010. Faculdade Líder.
COSTA, F. B.. Banca de seleção de professores do curso de História. 2009. Faculdade Líder.
Orientou
II CLIC; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Líder; Orientador: Francisca Batista Costa;
Produções bibliográficas
-
COSTA, F. B. ; COSTA, F. B. . ?VASSOURAS, FOGÃO, PANELAS: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO E O COTIDIANO DAS MULHERES POBRES NO RECIFE NA DÉCADA DE 20.?. Revista Acadêmica Líder, São Lourenço da Mata, p. 14 - 21, 14 out. 2009.
-
COSTA, F. B. . AS MULHERES NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DAS MULHERES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, F. B. . A vez da Cultura Popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, F. B. . A CONQUISTA DA AMERICA ESPANHOLA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, F. B. . ANÁLISE DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO NDIHR. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
COSTA, F. B. . A condição Feminina no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, F. B. . Capacitação de Professores do Programa Recomeço. 2002. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Faculdade LíderVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
2008 - Atual
Faculdade do RecifeVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15
2006 - 2009
Faculdade PernambucanaVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
2006 - Atual
Curso Dourado, ---Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 2
2002 - 2002
EEEF INDIO PIRAGIBE, ---Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
2002 - 2002
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE, Carga horária: 20
2001 - 2002
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: ASSISTENTE, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE, Carga horária: 20
2014 - Atual
Faculdade Joaquim NabucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora universitária, Carga horária: 20
2014 - Atual
secretaria de educação de pernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisca Batista Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?