Marco Aurelio de Araujo Leal

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Tocantins (2001). Atualmente é assessor de tecnologia da informação - Serviço Social do Comercio (TO). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Administração Rede Linux

2002 - 2004

Universidade Federal de Lavras
Orientador: Fernando Cortez Sica

Graduação em Matemática

1997 - 2001

Universidade do Tocantins
Orientador: Hellena Christina Fernandes Apolinario

Formação complementar

2012 - 0000

MBA em Gestao de Pessoas. (Carga Horária: 360h). , Faculdade Católica do Tocantins, FACTO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Produções bibliográficas

  • LEAL, M. A. A. . QoS Qualidade de serviço em TPC/IP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Sustentabilidade de Datacenter com Energia Renovável., Descrição: A quantidade e tamanho dos data centers cresce de forma exponencial. O avanço da computação móvel e da busca de eficiência das organizações estão apoiadas em softwares e na infraestrutura dos data centers. Do outro lado, temos a infraestrutura de TI. Essa depende de recursos naturais e seus resíduos, como os gases de efeito estufa, são prejudiciais ao meio ambiente e as pessoas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marco Aurelio de Araujo Leal - Coordenador / Lais Silva Gomes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 1999

Universidade do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Programador de Micro., Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela area de informática no Campus de Miracema-TO

2001 - Atual

Serviço Social do Comércio (TO)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo Setor de Tecnologia da Instituição, Gerenciamento de Projetos, Analise de Fluxo de Processos, Estudos de projetos em Tecnologias para melhorias dos serviços, supervisor da segurança da informação e melhorias dos recursos de redes.

1991 - 2001

Secretaria da Educação e Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador de Micro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimentos de Sistemas e manutenção nos sistemas de Nutrição e Modulação escolar. Participação do projeto de estatística e logística da SEDUC.