Olga Soares da Silva Alvares
Possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional S Sombra (1979), Neurologista e mestrado em Saúde Pública pela UFBA. Atua como docente na Universidade do Estado do Mato Grosso na disciplina de habilidades médicas desde 2013/1. É orientadora e fundadora da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Cáceres desde 2013 até a presente data. Coordenadora do internato da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2016/2. Atualmente é docente no curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e do Instituto de Educação Médica - IDOMED FAPAN (Centro Universitário Estácio do Pantanal)
Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Prof.em Avaliação de Tecnologias em Saúde
2011 - 2013
Universidade Federal da Bahia
Título: "Perfil Clinico- Epidemiológico dos pacientes internados por acidente vascular cerebral , segundo área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família no município de Cáceres, Mato Grosso, Brasil.", Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Prof. Drª. Rosana Aquino Guimarães de Oliveira
Especialização - Residência médica
1979 - 1981
Clinica Neurocirurgica Prof Dr Antonio Ausgtregésilo
Residência médica em:Número do registro: .
Especialização em MBA Em Saúde Pública e Saúde e saúde da Familia
2004 - 2005
Universidade Castelo Branco
Título: Avaliação da Política de Funcionamento da Comissão de Infecção Hospitalar (CCHI): Estudo de Caso: Análise dos Últimos Quatro Anos do Hospital Regional, no Estado de Mato Grosso / Brsil 2002-2008
Orientador: Drª Profª. Rosa Maria Sousa de Pastrana
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento Em Neurologia Ambulatorial
1982 - 1984
Hospital do Andaraí do Mtps
Ano de finalização: 1984;
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em I Semana Radiológia. (Carga horária: 4h). , Hospital Regional Doutor Antonio Fontes, HRCAF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Prova e Proficiência em Língua Estrangeira. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Terapêutica das Doenças Desmielinizantes. , Academia Brasileira de Neurologia, ABN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Neuro UTI. , Acadêmia Brasileira de Neurologia, ABN, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Terapia Neurológica Atual. , Academia Brasileira de Neurologia, ACN, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Neuro Imagem Vascular. , Academia Brasileira de Neurologia, ACN, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em UTI - Unidade de Stroke. , Academia Brasileira de Neurologia, ACN, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Infecções do Sistema Nervoso. , Hospital das Clínicas de São Paulo, HCSP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Doppler Trancraniano. , Hospital das Clínicas de São Paulo, HCSP, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Gerência de Serviços de Saúde. , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Saúde dos Trabalhadores Expostos a Agrotóxicos. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Treinamento de Ações de Saúde Escolar. , Secretaria de Saúde de São Paulo, SSSP, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Atualização em Reabilitação em Hanseníase. (Carga horária: 110h). , Hospital Lauro de Souza Lima, HLSL*, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Atualização em Hanseníase. , Secretaria de Saúde de São Paulo, SSSP, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Treinamento Especializado. , Instituto Clemente Ferreira, ICF, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Treinamento em Tro. para Multiplicadores. , Secretaria de Saúde de São Paulo, SSSP, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Hansenologia Básica. (Carga horária: 44h). , Hospital Lauro de Souza Lima, HLSL*, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Atualização em Psicofarmacologia. (Carga horária: 44h). , Coordenadoria de Saúde Mental do Estado de São Paulo, CSMESP, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Reabilitação em Hanseníase. (Carga horária: 100h). , Hospital Lauro de Souza Lima, HLSL*, Brasil.
1977 - 1977
Bases Cientificas da Cirurgia. , Hospital do Andaraí, HA, Brasil.
1976 - 1976
Cancerologia Básica. , Sociedade Brasileira de Cancerologia, SBC**, Brasil.
1976 - 1976
Urgências Colo Retais. , Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, SMCRJ, Brasil.
1976 - 1976
Temas de Medicina de Urgência Em Neurologia e Neur. , Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, SMCRJ, Brasil.
1976 - 1976
Urgências Abdominais. , Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, SMCRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
SILVA, Olga Soares da ; VECCHIA, K. D. ; GARCIA, G. L. . Curso de Neuroanatomia Funcional. 2014. (Outro).
SILVA, Olga Soares da ; VECCHIA, K. D. ; GARCIA, G. L. . I Simpósio Acadêmico de Neurologia. 2014. (Outro).
Participação em eventos
XXXIV - Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 2023. (Congresso).
XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA. 2022. (Congresso).
XXXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 2022. (Congresso).
I Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Pantanal Mato-grossense. I Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Pantanal Mato-grossense. 2019. (Congresso).
Congresso Neurovascular do Centro Oeste. 2018. (Congresso).
Curso Continuado em Urgências e Emergências Clínicas da ABRAMURGEM. 2016. (Outra).
Encontro das Ligas Acadêmicas de Medicina 2016.Semiologia Neurológica e Exames Subsidiários em Neurologia. 2016. (Encontro).
I Congresso Internacional de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso. Evolução do Tratamento da Hepatite C. 2016. (Congresso).
I Congresso Internacional de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso. Evolução do Tratamento da Hepatite C. 2016. (Congresso).
Curso de Eletroneuromiografia em Membros Superiores. 2015. (Outra).
Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia - Universidade Anhembi Morumbi.Líquor, TC e RNMG de Crânio. 2015. (Encontro).
I Simpósio Acadêmico de Neurologia.Atendimento imediato ao paciente com traumatismo cranioencefálico e trauma raquidiano. 2014. (Simpósio).
I Simpósio Acadêmico de Neurologia.Curso de Semiologia Neurológica: sensibilidade, motricidade e coordenação. 2014. (Simpósio).
I Simpósio Acadêmico de Neurologia.Avaliação dos Reflexos e Pares Cranianos. 2014. (Oficina).
XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. ADMISSÃO TARDIA DE UM CASO DE HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL. 2014. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. 2014. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. EFEITO NEUROPROTETOR DA AMANTADINA NO TRATAMENTO DO TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO(TCE). 2014. (Congresso).
I Semana Radiológica.Neuro radiologia. 2012. (Encontro).
XXV Congresso Brasileiro de Neurologia. 2012. (Congresso).
VIII Congresso de Cirurgia Espinhal. 2008. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Neurologia, do VII Encontro Luso-brasileiro de Neurologia, do I Encontro Pan-Amazônico de Neurologia Tropical e do VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Investigaçao Neurológica - SBIN.. 2008. (Congresso).
IV Congresso de Cirurgia Espinhal de São Paulo e VI Jornada de Cirurgia Espinhal. 2006. (Congresso).
I Congresso de Atualização em Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da FMUSP. 2005. (Congresso).
II Congresso de Cirurgia Espinhal de São Paulo IV Jornada de Cirurgia Espinhal. 2004. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Neurologia. 2004. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Neurologia. 2004. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Neurologia. 2004. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Neurologia. 2004. (Congresso).
1º Seminário sobre Paralisias Flácidas Agudas/Poliomilite de Mato Grosso.. 2002. (Seminário).
X Congresso de Atualização e Educação Continuada em Neurocirurgia. 2001. (Congresso).
III Simpósio de Atualização Médica Dor Neuropática. 2000. (Simpósio).
VI Simpósio de Atualização Médica. 2000. (Simpósio).
XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia. 2000. (Congresso).
Congresso Matogrossense de Neurologia. 1999. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e II Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica. 1998. (Congresso).
IV Jornada de Ciências Neurológicas. 1997. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Neurologia. 1994. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Neurologia. 1993. (Congresso).
II Simpósio sobre Disturbios do Sono. 1990. (Simpósio).
I Seminário de FOSP: Sinais de Alarme na Prevenção e Diagnòstico Precoce do Câncer em Neurologia. 1990. (Seminário).
I Fórum de Debates sobre Modelo Assistencial. 1988. (Outra).
Congresso Mundial de Neurologia. 1987. (Congresso).
I Fórum de Debates sobre Hanseníase e Reabilitação. 1984. (Outra).
I Fórum de Debates sobre Hansenìase no Estado de São Paulo. 1984. (Outra).
I Simpósio Saúde, História e Sociedade: Hanseníase. 1984. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, Olga Soares da. Aplicação da Estimulação Encefálica Profunda no Transtorno Obsessivo Compulsivo : e Revisão de Literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CORTELA, D.;SILVA, Olga Soares da. Perfil de Complicações Decorrentes da Síndrome de Guillain - Barré antes e após a epidemia de Zika Vírus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ALVARES, O. S. S.;SILVA, Olga Soares da. Perfil de Complicações Decorrente da Síndrome de Guillain-Barré antes e após a epidemia de Zika Virus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
Produções bibliográficas
-
ALVARES, O. S. S. ; SILVA, Olga Soares da . Meningites: do Diagnostico ao Tratamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALVARES, O. S. S. ; SILVA, Olga Soares da . Curso Introdutório das Ligas Acadêmicas de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Anhembi Morumbi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, G. L. ; BATTAGLINI, P. F. ; SILVA, Olga Soares da . ADMISSÃO TARDIA DE UM CASO DE HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Clinica de Neurologia. , Rua João Pessoa, nº119, Centro, 78200-000 - Caceres, MT - Brasil, Telefone: (065) 32234448, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Internato Médico, Carga horária: 20
2015 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora da Liga Acadêmica de Neurologia, Carga horária: 20
2013 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da faculdade de medicina ( habilidades médicas- semiologia)
2003 - 2017
Hospital Regional de CaceresVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Médica Neurologista Efetiva do Hospital Regional "Dr. Antônio Fontes", Caceres-MT, SEcretaria de Saúde de Mato Grosso, ainda vinculada, aprovada em concurso público conforme DO, MT de 02/06/02, aposentada por tempo de serviço desde abril de 2017.
Atividades
-
01/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde de Mato Grosso.Serviço realizado, Médica Neurologista Efetiva.
1992 - 1995
Secretaria Municipal de Higiene e SaudeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
médica Neurologista Efetiva da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde de São Paulo, prestando serviços no Hospital Tide Setúbal, desde de 04/03/1992 a 04/1995, por solicitação de demissão.
1992 - 1995
Secretaria Municipal de Higiene e SaudeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Aprovada em Concurso Público para Médico Neurologista para provimento de cargos da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde do Estado de São paulo, conforme D.O. de 04/01/1992
Atividades
-
01/1992
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Higiene e Saúde.Serviço realizado, Médica Neurologista.
-
01/1992
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Higiene e Saúde.Serviço realizado, Médica Neurologista.
1991 - 1994
Prefeitura Municipal de GuarulhosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Médica Plantonista da Prefeitura Municipal de Guarulhos, Estado de São Paulo, no PS Alvorada, no periodo de 11/1991 a 07/1994, por solicitação de demissão.
1990 - 1993
Prefeitura Municipal de GuarulhosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Aprovada em Concurso para Médica Plantonista no Municipio de Guarulhos, admitida conforme Folha Metropolitana de 16/10/1990.
Atividades
-
11/1991 - 07/1994
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Guarulhos.Serviço realizado, Médica Plantonista.
-
10/1990
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Guarulhos.Serviço realizado, Médica Plantonista.
1990 - 1993
CsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Designada para as atividades de Diretoria Técnica de Serviço Nivel I, como titular de cargo efetivo do CS II do Parque Edu Chaves, no periodo de 03.10.1990 a 03.1993, conforme ublucado do D.O de 03.10.1990, por solicitação de demissão.
Atividades
-
10/1990 - 03/1993
Direção e administração, Cs.Cargo ou função, Diretoria Técnica de Serviço Nivel I.
1989 - 1991
Suds 6Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Aprovada em Concurso Público para Médico Neurologista SUDS - 6, Mandaqui, conforme D.O de 28.12.1989.
Atividades
-
12/1989
Serviços técnicos especializados , Suds 6.Serviço realizado, Médico Neurologista.
1989 - 1990
SeiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Designada para Exxercer atividades da Diretoria Técnica do Serviço Nivel I do CS1 de Tucuruvi, como titular do cargo efetivo, no periodo de 1989 a 1990, conforme publicado no D.O de 03.10.1990.
Atividades
-
01/1989
Direção e administração, Sei.Cargo ou função, Diretoria Técnica de Serviço Nivel I.
1986 - 1988
Hospital Estadual Adhemar de BarrosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Médica Neurologista do Hospital Estadual Adhemar de Barros, prestando serviços no periodo de 17.12.1986 a 11.1988, por solicitação de demissão.
Atividades
-
01/1986
Serviços técnicos especializados , Hospital Estadual Adhemar de Barros.Serviço realizado, Médico Neurologista.
1985 - 1985
Departamento Regional de Saúde do Vale do RibeiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exposição do tema "Neurites e Prevenção deIncapacidades em Hanseníase", em 22.03.1985, no I Curso de Hanseníase do Departamento Regional de Saúde do Vale do Ribeira.
Atividades
-
03/1985 - 03/1985
Treinamentos ministrados , Departamento Regional de Saúde do Vale do Ribeira.Treinamentos ministrados, Neurites e Prevenção de Incapacidade em Hanseníase
1984 - 1984
Delegacia de Ensino da CapitalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exposição do tema "Hanseníase", para reunião das DAES, na sede da 4ª Delegacia de Ensino da Capital, em 1984.
Atividades
-
01/1984
Treinamentos ministrados , Delegacia de Ensino da Capital.Treinamentos ministrados, Hanseníase
1984 - 1984
Dsc1Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exposição do tema "Comprometimento Neurológico e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase", no treinamento do DSC1, em 07.11.1984
Atividades
-
11/1984 - 11/1984
Treinamentos ministrados , Dsc1.Treinamentos ministrados, Comprometimento Neurológico e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase
1984 - 1984
Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exposição do tema "Prevenção de Incapacidades e Reabilitação em Hanseníase", no III Treinamento em Atividades do Controle da Hanseníase, promovido pela Secretaria de saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, em 26.09.1984
Atividades
-
01/1984
Treinamentos ministrados , Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.Treinamentos ministrados, Prevenção de Incapacidades e Reabilitação
1984 - 1984
Secretaria de Saúde de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exposição do Tema "Neurites e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase", no curso "Hanseníase para pessoal de Nível Universitário", promovido pelo DRS 1-2, em 08.05.1984
1981 - 1982
Secretaria de Saúde de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Aprovada em Concurso Público para Médico Neurologista da Secretaria de Saúde de São Paulo, antigo DRS 1-2, admitida conforme D.o de 31.10.1991.
Atividades
-
05/1984 - 05/1984
Treinamentos ministrados , Secretaria de Saúde de São Paulo.Treinamentos ministrados, Neurites e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase
-
01/1981
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde de São Paulo.Serviço realizado, Médico Neurologista.
1983 - 1984
Hospital Padre BentoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Aprovada para Médico Neurologista para provimentos de cargos do Hospital Padre Bento, da Secretaria de Saúde Pública de São paulo, conforme D.O de 28.10.1983.
Atividades
-
01/1983
Serviços técnicos especializados , Hospital Padre Bento.Serviço realizado, Médico Neurologista.
1982 - 1987
CSIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Chefe do Serviço de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase do CSI, do Tucurivi, no periodo de 1982 a 1987.
Atividades
-
01/1982
Direção e administração, Csi.Cargo ou função, Chefe do Serviço de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase.
1982 - 1987
Secretaria de Saúde do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Exerceu as Atividades de Coordenadora dos serviços de Prevenção de Incapacidaes em Hanseníase no Esatdo de São Paulo, sendo responsável pela implantação dos CPIs da Capital.
Atividades
-
01/1982
Direção e administração, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.Cargo ou função, Coordenadora.
1982 - 1984
Departamento de Pessoal do Ministério da SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária Concursada, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1982 - 05/1984
Estágios , Clínicas Médicas Cirurgicas.Estágio realizado, Serviço de Neurologia e Eletroencefalografia/ Nível Hospitalar e Ambulatorial.
1981 - 1996
Complexo Hospitalar do MandaquiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro
Outras informações:
Médica Neurologista Efetiva do Complexo Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, SUDS 6, no periodo de 19/11/1981 a 11/1996, por solicitação de demissão, sendo responsável pelo serviço de neurologia clínica e preciptoria da residência de Clinica Médica.
Atividades
-
11/1981 - 11/1996
Serviços técnicos especializados , Complexo Hospitalar do Mandaqui.Serviço realizado, Médica Neurologista.
2020 - Atual
Centro Universitário Estácio do PantanalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Atualmente é docente ministrando as disciplinas de Habilidades Profissionais II e Habilidades Profissionais VIII.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Olga Soares da Silva Alvares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?