Daniela Ramos de Lima
Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plástica pela UNESP/ Bauru-(1998). Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2014). É professora da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal onde ministra aulas nos cursos de Licenciatura em História, Publicidade e Propaganda e Licenciatura em Filosofia. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino em Monte Alto (2009-2011). Possui experiência nos diversos níveis de ensino da Educação Básica. Sua pesquisa concentra-se nos seguintes temas: processo de criação artística, cinema , estética.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Imagem e Som
2012 - 2014
Universidade Federal de São Carlos
Título: No território da criação artística: a jornada de "Tempestade", de Cesar Cabral
, Ano de Obtenção: 2014.Josette Maria Alves de Souza Monzani.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema de animação; Tempestade; tradução intersemiótica; Crítica de processo criativo; Cesar Cabral.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Mestrado interrompido em 2003 em Comunicação
2001 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Releituras de uma imagem: os releitores de Brecheret na comunicação contemporânea
Carmen Lucia José.Ano de interrupção: 2003Palavras-chave: mídia; Victor Brecheret; arte.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Docência no Ensino Superior
2011 - 2011
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Aquém da história: o processo de criação artística como tema em filmes biográficos
Orientador: Neusa Maria Fernandes dos Santos
Graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plástica
1995 - 1998
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Dom Quixote: as ilustrações de Portinari
Orientador: Janira Fainer Bastos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2015
Percursos da tradução em textos verbais e não verbais. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Diante do mundo contemporâneo (...) a psicanálise?. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Imagens e Gestos: cinema de invenção e videoarte. (Carga horária: 23h). , Centro Cultural Contemporâneo (b_arco), B_ARCO, Brasil.
2011 - 2011
Processo de criação: do verbal ao audiovisual. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação Visual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Processo de Criação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.
Organização de eventos
TUON, L. I. ; FIGUEIREDO, R. ; FERNANDES, N. M. ; LIMA, D. R. . Semana de Filosofia, Geografia e História: Globalização, Redes e Movimentos Sociais. 2013. (Outro).
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. ; FERRAZ, J. R. . 17ª Jornada de Letras da UFSCar. 2013. (Outro).
LIMA, D. R. ; NOGUEIRA,N.A.P. . 1ª Semana do Artista. 2011. (Exposição).
Participação em eventos
Encontro Pedagógico - Temas Transversais em Educação: diálogos contemporâneos. 2020. (Encontro).
Semana da Pedagogia- Garantia do direito à Educação escolar em tempos de pandemia: novos desafios e prática. 2020. (Encontro).
Semana de Estudos de História- História e ensino de História : diálogos, conexões e reflexões..Em tempos de repressão e desbunde: super-8 no Brasil e México nos anos 1970. 2020. (Encontro).
VIII SECAD ? Semana de Estudos em Contabilidade e Administração.Gestão de métricas de marketing digital. 2020. (Encontro).
Minicurso Introdução aos Estudos de Gênero. 2017. (Seminário).
Quando o feminino grita no poético e no político. 2017. (Seminário).
VII Encuentro Internacional de Investigación sobre Cine Chileno y Latinoamericano. 2017. (Congresso).
XIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Sob as luzes palimpsestas: a recriação de. 2017. (Congresso).
Metodologias ativas e alfabetização acadêmica. 2015. (Encontro).
Professor de ensino superior: identidade e desafios. 2015. (Encontro).
III Colóquio de Imagem e Som.Cartografia da criação: estudo do processo criador na animação "Tempestade". 2014. (Seminário).
I Jornada Internacional GEMInIS- Entretenimento Transmídia. O colecionador: o imaginário na rede de criação das vinhetas"Criança Esperança 2012". 2014. (Congresso).
I Jornada Internacional GEMInIS- Entretenimento Transmídia. Narrativa Audiovisual (sessões 2 e 4). 2014. (Congresso).
IV Congresso AsAECA- Asociación Argentina de Estudios-Documental / Ficción-Cruces interdisciplinarios e imaginación política de Cine y Audiovisual. A cidade em fluxo: a representação da metrópole no curta-metragem Jam. 2014. (Congresso).
XVIII Encontro Internacional Socine - O Novíssimo Cinema Latino-Americano. O processo criativo de ?Tempestade?:a cartografia de uma animação. 2014. (Congresso).
Estudos sobre análise fílmica, produção e recepção na pesquisa em Educação. 2013. (Oficina).
XI Congresso Internacional da APCG. Sob os passos de Eleanor. 2013. (Congresso).
XVII Encontro Internacional SOCINE - A Sobrevivência das Imagens.Reminiscências culturais em 'Terra Sonâmbula'. 2013. (Encontro).
III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade; I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.A memória do cangaço em desdobramentos na narrativa vídeo-cinematográfica. 2012. (Simpósio).
I Seminário Internacional de Semiótica da Unesp/ XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários "Relações Intersemióticas".Um Quixote em Tempestade: aproximações entre literatura e cinema de animação. 2012. (Seminário).
Seminario Universitario de Análisis Cinematográfico del Posgrado en Historia del Arte.Da literatura ao cinema de animação: a transcriação da figura do errante em Tempestade, de César Cabral. 2012. (Seminário).
VIII Congresso Internacional Orbis Tertius . Um Quixote em Tempestade: aproximações entre literatura e cinema de animação. 2012. (Congresso).
Semana de Filosofia, Geografia e História: Identidade, Cultura e Tolerância. 2011. (Encontro).
Semana do Artista.Rumos da Arte. 2011. (Encontro).
SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) 1Evento Estadual. 2011. (Simpósio).
XXXIX EXPODEPLÁS: Corpo, imagem e identidade.O Corpo no diálogo contemporâneo: identidade, alteridade ou estranhamento?. 2011. (Encontro).
12ª Semana de Estudos de Arte (Arte, Política e Filosofia).Pop-art em três dimensões: Arte, Filosofia e História. 2010. (Encontro).
Semana de Arte, Filosofia, Geografia e História.A beleza sob a ode dos deuses: o apolíneo e o dionisíaco em Nietzsche. 2009. (Encontro).
Semana de Estudos de Pedagogia.O trabalho com contos de fadas a partir de uma abordagem artística: diálogos com a arte-educação. 2009. (Encontro).
9ª Semana de Arte."Desdobrando uma história infantil- origami e ilustração". 2007. (Encontro).
9ª Semana de Artes."As novas linguagens na arte-educação". 2007. (Encontro).
8ª Semana de Arte."O corpo na Arte". 2006. (Encontro).
7ª Semana de Arte.Arte e Mídia. 2005. (Encontro).
7ª Semana de Artes."Do supermercado aos read-made: imagens do consumo na história da arte". 2005. (Encontro).
Simpósio Nacional "Discurso, Identidade e Sociedade".O discurso ideológico na obra de Victor Brecheret. 2001. (Simpósio).
Participação em bancas
LIMA, Daniela Ramos. .Nível de satisfação de funcionários com o uso da tecnologia da informação no método de trabalho home office causado pela pandemia do coronavírus: um estudo em uma empresa call center na cidade de Ribeirão Preto/SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, Daniela Ramos. O lúdico no processo de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, Daniela Ramos. O brincar e o aprender na educação infantil: desfazendo mitos e valorizando ações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, Daniela Ramos. A pedagogia da afetividade como uma alternativa para uma prática docente humanizada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, Daniela Ramos. O impacto das relações afetivas na vida da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.; STESSE, F. C. S.. Música na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.; STESSE, F. C. S.. A importância e a contribuição da música no desenvolvimento e aprendizagem infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.; STESSE, F. C. S.. A prática de contar histórias: contribuições para o desenvolvimento intelectual das crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.; STESSE, F. C. S.. A importância da contação de histórias na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.. A importância da música na Educação Infantil e suas contribuições. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.. A importância da música na Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; TURQUETI, A.S.. A importância do teatro no desenvolvimento educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.. Nietzsche: música e tragicidade como afirmação da vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; AIZZA, Divino Evangelista. Filosofia e Arte Musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.; SANTOS, A.P.. O Hinduísmo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Educação São Luís.
LIMA, D. R.. BIO NA LENTE-Edição Especial Meio Ambiente: Exposição de Fotos do Curso de Ciências Biológicas. 2014. Faculdade de Educação São Luís.
Orientou
A Tendência Homewear na Moda em tempos de Pandemia; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Educação São Luís; (Orientador);
Empoderamento feminino e endomarketing: um estudo da campanha publicitária VemDeAvon; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de compra de produtos fit; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Práticas de escuta à luz de Schafer: a música no cinema como recurso (trans)formador; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Corpo, gesto e movimento: sensibilização para uma escuta atenta; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Escuta atenta: corpo, mente e experiências de aprendizagem; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Do real ao virtual: animes e mídias no ensino fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Cabeça,olho, coração: uma curadoria educativa em fotografia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Brasil de Tuhu: uma viagem interativa e sonora ao universo de Heitor Villa-Lobos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
O ensino da música e seus objetos de conhecimento: apontamentos sobre a Base Nacional Comum Curricular; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Dança, linguagem e conhecimento: o corpo como suporte da expressão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Educação musical: da formação do educador aos desafios da prática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Cleópatra: além da dicotomia entre ficção e realidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Espaços do saber: a contribuição das novas telas no processo de ensino e aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Arte contemporânea e práticas artístico-pedagógicas: as interconexões de um desafio criativo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Percutir o corpo, aguçar a escuta: uma proposta de musicalização no Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A percepção dos fundamentos musicais no ensino fundamental: uma proposta a partir da construção de objetos sonoros; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Velhas Águias: memórias do aeroclube de Itápolis; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A música caipira no interior de São Paulo: a trajetória de Zé Fortuna e Pitangueiras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Música, memória e história: apontamentos sobre o documentário "Uma noite em 67"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Miyazaki e uma viagem à cultura japonesa: Cinema, História e animação; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
O cinema e a dança nos passos da História: apontamentos sobre o filme; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Aterrorizantes ou Aterrorizadas? Um estudo sobre gênero no filme ?A Meia Noite Levarei Sua Alma?; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Traços do sombrio: a poética de Tim Burton (título provisório); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artísitca) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Toy Art: análise do processo de criação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artísitca) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Audiovisual como mediador de educação cultural: análise de; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Temáticas artísticas e mediação audiovisual: análise do clip; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Tramas da criação: curta-metragem experimental em stop motion; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Percepções e olhares em Arcimboldo: investigações merleau-pontyanas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Processo criador e hibridização de linguagens: análise da vinheta de; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Arte e natureza: metamorfoses até Burle Marx; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A influência do contato direto na apreciação artística para o conhecimento dos jovens e adultos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A Última Ceia de Cândido Portinari; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
As interfaces no processo de criação artística: uma leitura do software Pop Art Studio 3; 0; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Simbologia na história da representação: estudo da iconografia felina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Arte propondo moda: criação de uma peça surrealista; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Tatuagens virtuais: análise da vinheta Grendene Ipanema Tatto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A poeticidade da cor nas obras de Aldir Mendes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Entre texto e imagem: os diálogos de Ayala e Dacosta; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A Semana de Arte Moderna em um contexto infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Os fios de Arthur Bispo do Rosário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Olha a Arte: uma pesquisa experimental em animação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
A terapia artística sob os reflexos da visão de Goethe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Criação e Desenvolvimento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Daniela Ramos de Lima;
Produções bibliográficas
-
BIFFI, I. B. ; LIMA, D. R. . CLEÓPATRA: ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE. REVISTA DE HISTÓRIA BILROS , v. 6, p. 407-424, 2018.
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . 'TEMPESTADE': MEMÓRIA, PERMANÊNCIA E ACASO. Fênix (UFU. Online) , v. 11, p. 01-18, 2014.
-
LIMA, D. R. . COMO SE FAZ UMA ANIMAÇÃO: OS DISCURSOS QUE ANIMAM (UMA) TEMPESTADE. RUA. REVISTA UNIVERSITÁRIA DO AUDIOVISUAL , v. 55, p. 15075-15079, 2012.
-
LIMA, D. R. . TRAÇOS DA SOLIDÃO: ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA PERSONAGEM NO CURTA-METRAGEM TEMPESTADE. OLHAR (UFSCAR) , v. 14, p. 191-204, 2012.
-
LIMA, Daniela Ramos . EXPERIÊNCIAS VISUAIS: ECOS TEMPORAIS, ECOS ESPACIAIS. In: PELEGRINELLI, André; MOLINA; Ana Heloísa. (Org.). O corpo indelével: memória e resistência em Lúcia Murat. 1°ed.Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2022, v. 1, p. 191-206.
-
Monzani, Josette Maria Alves de Souza ; Lima, Daniela Ramos de . SOB AS LUZES PALIMPSESTAS: A RECRIAÇÃO DE O VENDEDOR DE PASSADOS PARA O CINEMA. In: Alvaro Daniel Costa. (Org.). Cultura, cidadania e políticas públicas 4. 1ed.Ponta Grossa (PR): Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 4, p. 185-195.
-
LIMA, D. R. . GEOMETRIA SONORA: PERCEPÇÕES DA CIDADE EM ?CONCERTO CONCRETO?. In: ROSADO, Alessandra ; FAZZOLARI, Cláudia ; FRONER, Yacy-Ara. (Org.). Arte concreta e vertentes construtivas: teoria, crítica e história da arte técnica. 1ed.Belo Horizonte: Editora ABCA, 2018, v. vol.2, p. 60-72.
-
LIMA, D. R. . RODÊNCIA E O DENTE DA PRINCESA: UMA FÁBULA LATINO-AMERICANA. In: Marcelo Panozzo; Natalia Christofoletti Barrenha. (Org.). Rodência e o Dente da Princesa: uma fábula latino-americana. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural/7 Amigos da Bíblia, 2016, v. 1, p. 110-113.
-
LIMA, D. R. . SOB OS PASSOS DE ELEANOR. In: Sergio Romanelli. (Org.). Compêndio de Crítica Genética: América Latina. 1ed.Vinhedo/SP: Editora Horizonte, 2015, v. 1, p. 512-520.
-
MONZANI, J. M. A. S. ; LIMA, D. R. . Sob as luzes palimpsestas: a recriação de 'O vendedor de passados' para o cinema. In: XIII ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017, Salvador. ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2017. v. 1. p. 01-13.
-
LIMA, D. R. . O processo criativo de ?Tempestade?: a cartografia de uma animação. In: XVIII Encontro SOCINE - O novíssimo cinema latino-americano, 2015, Fortaleza. Anais de textos completos XVIII Encontro SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2015. v. 1. p. 738-743.
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . O colecionador: o imaginário na rede de criação das vinhetas 'Criança Esperança' 2012.. In: I Jornada Internacional GEMInIS: Entretenimento Transmídia, 2014, São Carlos. Anais da I Jornada Internacional GEMInIS. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014. v. 1. p. 01-11.
-
LIMA, D. R. . A cidade em fluxo: a representação da metrópole no curta-metragem Jam. In: IV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL, 2014, Rosário- Argentina. ACTAS IV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL. Rosário-Argentina: Facultad de Humanidades y Artes, 2014. p. 1018-1027.
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . A memória do cangaço em desdobramentos na narrativa vídeo-cinematográfica. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade; I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. Dilemas e Desafios na Contemporaneidade (Programa e Resumos). Campinas: IEL-UNICAMP, 2012. p. 74-74.
-
LIMA, D. R. . Da literatura ao cinema de animação: a transcriação da figura do errante em Tempestade, de César Cabral. In: Seminario Universitario de Análisis Cinematográfico del Posgrado en Historia del Arte, 2012, Ciudad de México. 2do Coloquio Universitario de Análisis Cinematográfico- Memorias. Ciudad de México: UNAM-Ciudad Universitaria, 2012.
-
LIMA, D. R. . Um Quixote em Tempestade: aproximações entre literatura e cinema de animação. In: XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e I Seminário Internacional de Semiótica, 2012, Araraquara. Anais do XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e I Seminário Internacional de Semiótica. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras/Unesp-Araraquara. v. 1. p. 733-743.
-
LIMA, D. R. . O processo criativo de ?Tempestade?:a cartografia de uma animação.. In: XVIII Encontro SOCINE- O novíssimo cinema latino-americano, 2014, Fortaleza. Anais digitais do XVIII Encontro SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2014.
-
LIMA, D. R. . Sob os passos de Eleanor. In: XI Congresso Internacional da APCG, 2013, Florianópolis. A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas. Florianópolis: UFSC, 2013. v. 1.
-
LIMA, D. R. . O discurso ideológico na obra de Victor Brecheret. In: Simpósio Nacional "Discurso, Identidade e Sociedade", 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Simpósio Nacional "Discurso, Identidade e Sociedade". Rio de Janeiro: Editora Teatral, 2001. p. 65-66.
-
Lima, Daniela Ramos de . O corpo indelével: memória e resistência em Lucia Murat. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Transcriação intersemiótica: a metamorfose das linguagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, D. R. . Geometria sonora: percepções da cidade em ?concerto concreto?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . Sob as luzes palimpsestas: a recriação de 'O vendedor de passados' para o cinema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Ossos e aço: uma tessitura entre os corpos e a cidade em Não por Acaso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Cartografia da criação: estudo do processo criador na animação 'Tempestade'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. ; MONZANI, J. . O colecionador: o imaginário na rede de criação das vinhetas'Criança Esperança 2012'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . O processo criativo de ?Tempestade?:a cartografia de uma animação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, D. R. . A cidade em fluxo: a representação da metrópole no curta-metragem Jam. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . Reminiscências culturais em 'Terra Sonâmbula'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Sob os passos de Eleanor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Errantes aventureiros: a transcriação da figura quixotesca no curta de animação ?Tempestade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Da literatura ao cinema de animação: a transcriação da figura do errante em Tempestade, de César Cabral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . Um Quixote em Tempestade: aproximações entre literatura e cinema de animação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONZANI, J. ; LIMA, D. R. . A memória do cangaço em desdobramentos na narrativa vídeo-cinematográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, M. A. ; CAMARGO, E.R. ; LIMA, D. R. . Pop-art em três dimensões: Arte, Filosofia e História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, D. R. . O trabalho com contos de fadas a partir de uma abordagem artística: diálogos com a arte-educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, D. R. . A beleza sob a ode dos deuses: o apolíneo e o dionisíaco em Nietzsche. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, D. R. . O discurso ideológico na obra de Victor Brecheret. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . "Mídia e Cultura Regional- diálogos possíveis: análise da vinheta de 'Brava Gente'". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, D. R. . A Arte em Brecheret. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LIMA, D. R. . A música, os jogos e o poder da mídia no audiovisual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Educação São Luís, FESL- Faculdade de Educação São Luís. , Rua Floriano Peixoto, 873, Centro, 14870070 - Jaboticabal, SP - Brasil, Telefone: (16) 32091800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Faculdade de Educaçao Sao LuisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora nos cursos de Graduação (Licenciatura) em Arte da Faculdade São Luís de Jaboticabal (2006-2011)
Professora no curso de Graduação (Bacharelado) em Administração ( a partir de 2019)
Professora no curso de Graduação (Licenciatura) em História (a partir de 2012)
Professora no curso de Graduação (Bacharelado) em Publicidade e Propaganda (a partir de 2012)
Professora no curso de Graduação (Licenciatura) em Filosofia (a partir de 2008)
Integrante do NDE -Núcleo Estruturante Docente dos cursos de Graduação em História e no Bacharelado em Publicidade e Propaganda
Atividades
-
08/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing
-
08/2018
Ensino, Pedagogia-2ª Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Ludicidade na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
-
08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte-Educação
-
02/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa na Comunicação, Produção Gráfica, Produção Publicitária em TV e Cinema, Propaganda Ideológica e Política, Arte Publicitária-Criação II
-
02/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte
-
02/2008 - 12/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
-
02/2006 - 12/2011
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Som, Composição e Expressão Gráfica, Metodologia da Pesquisa Científica, TCC-Trabalho de Conclusão de Curso, Técnicas de Expressão e Comunicação Visual
2002 - Atual
EMEIEF Profº Norival MendesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2011
EMEIEF Profº Norival MendesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística
2007 - 2012
EE Maestro Villa LobosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PEBII, Carga horária: 20
Outras informações:
Afastada desta U.E. por meio do convênio Estado/Município na cidade de Monte Alto, na E.M.E.I.E.F. Prof. Norival Mendes.
Afastamento: Licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares nos termos do artigo 202 da Lei
10.261/68, a partir de 06/02/2012. Data de publicação de deferimento :Diário Oficial de 28 de janeiro de 2012.
2005 - 2009
Colégio Profª Maria Eugênia COCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 11
2005 - 2007
Escola Estadual João Gomieri SobrinhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEBII, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística - ARTE
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela Ramos de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?