Stela Glaucia Alves Barthel
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989). O título da dissertação é: Sociedade de Classes, espaço urbano diversificado- a faixa de praia da cidade do Recife, sob a orientação do Professor Doutor Sylvio Marcelo de Albuquerque Maranhão. Possui Mestrado em Arqueologia Histórica (70500002) (2007) pela Universidade Federal de Pernambuco. O título da dissertação é: Arqueologia de uma fortificação: o forte Orange e a Fortaleza de Santa Cruz, em Itamaracá, Pernambuco, sob a orientação do Professor Doutor Marcos Antônio Gomes de Mattos de Albuquerque. Atualmente desenvolve pesquisas na área de arqueologia histórica. Foi professora no magistério superior na área de arquitetura e urbanismo, lecionando as disciplinas da área de Teoria e Historia da Arquitetura. Doutora em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco desde fevereiro de 2015, tendo sido bolsista da CAPES. Título da tese: Vestígios do Art Déco na cidade do Recife (1919-1961): abordagem arqueológica de um estilo arquitetônico, sob a orientação da Professora Doutora Ana Catarina Peregrino Torres Ramos e co-orientação do Professor Doutor Ricardo Pinto de Medeiros.
Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Arqueologia
2010 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Vestigios do Art Déco na cidade do Recife (1919-1961): abordagem arqueologica de um estilo arquitetônico
Ana Catarina Peregrino Torres Ramos. Coorientador: Ricardo Pinto de Medeiros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arqueologia social; Arqueologia da Arquitetura; Art Deco.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Mestrado em Sociologia
1986 - 1989
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sociedade de Classes, espaço urbano diversificado- a faixa de praia da cidade do Recife, Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Silvio Marcelo de Albuquerque Maranhão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Urbanismo, classes sociais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Mestrado em Sociologia
1986 - 1989
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sociedade de classes, espaço urbano diversificado: a Faixa de praia da cidade do Recife., Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Sylvio Marcelo de Albuquerque Maranhão
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sociologia; arquitetura e urbanismo; transformação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Idiomas
Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Organização de eventos
BARTHEL, S. G. A. ; GOMES, Nubia Abrantes ; LEMOS, A. A. M. . I Encontro Estadual de Pesquisa do Protocolo de Integraçao das Universidades da Amazônia Legal. 1990. (Congresso).
BARTHEL, S. G. A. ; GOMES, Nubia Abrantes ; LEMOS, A. A. M. . I Encontro Estadual de Pesquisa do Protocolo de Integraçao das Universidades da Amazônia Legal. 1990. (Congresso).
Participação em bancas
RAMOS, A. C. T.; MEDEIROS, R. P.;BARTHEL, S. G. A.; CASTRO, V.. Entre o discurso e a cultura material: identificação da dinâmica religiosa nas praticas mortuarias na cultura material do cemiterio publico urbano de Vitoria de Santo Antão-Pe (1875-2020). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. A Tratadistica Miliar no Recife ate a primeira metade do seculo XVII: sistema defensivo e cidade.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.
VALADARES, P. H.; MEDEIROS, M. C.;BARTHEL, S. G. A.. Manual de identidade e valorização do patrimônio arquitetônico art deco em garanhuns. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
VALADARES, P. H.; RAMALHO, A. M.;BARTHEL, S. G. A.. Campos de concentração: uma analise arquitetônica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
CARVALHO, G.; LAVOR, M. L.;BARTHEL, S. G. A.. Do modernismo ao pensamento regionalista: uma analise sobre elementos de fachadas regionalistas em residÇencias no bairro do Hipodromo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
HENRIQUENVALADARES, P.; QUERETTE, L. L.;BARTHEL, S. G. A.. Aspectos simbólicos e socioculturais presentes na arquitetura tumular do cemitério de Santo Amaro- Recife-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BONILLA, R. X.;BARTHEL, S. G. A.; LAVOR, M. L.. Parâmetros construtivos identidade no bairro da Várzea, Recife-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
NASLAVSKY, G.; DINIZ, F. M.; FREITAS, M. L. M. X.;BARTHEL, S. G. A.BARTHEL, S. G. A.. Diretrizes de intervenção em arquiteturas modernizantes no centro do Recife. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Estudo de viabilidade para a implantaçao de Pocket parks na cidade do Recife.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Mercado Sao Jose, Recife: novos parâmetros de uso.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. Saber ver os IEPs: fotografia de arquitetura para cadastro dos Imoveis Especiais de Preservação na cidade do Recife-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Arquitetura Ecletica na cidade de Triunfo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .A obra de arte total: paralelo da integraçao das artes entre a arquitetura moderna (1930 a 1980) e os dias atuais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Estudo das transformações nas fachadas da Rua da Imperatriz, Recife-PE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Diretrizes para a margem do Canal do Jacare, bairro da Tamarineira, Recife-PE (Brasil). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de uma escola Waldorf no Poço da Panela.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de intervençao para novo uso: Museu da Memoria Ferroviária do Recife, memoria e cidadania.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Varejo de luxo: o uso do projeto arquitetônico como estrategia de marketing.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de um Jardim Botânico em Paulista-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. Anteprojeto paisagístico de uma praça no Bairro Areia Branca em Petrolina-PE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de uma academia verde em Jaboatão dos Guararapes.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Inventario da arquitetura vernacular no sertao de Itaparica-PE: Floresta e Carnaubeira da Penha.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista.
BARTHEL, S. G. A.. .Avaliação pos-ocupação: o caso do habitacional do V8 e V9 em Olinda, PE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. Motel acessível no Recife.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de uma agrovila situada no município de Palmares-PE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Estudo comparativo de Conservaçao da arquitetura Art Deco presente nas avenidas Guararapes (Recife-PE) e Ernani do Amaral Peixoto (Niterói-RJ). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. Mitigaçao das ilhas de calor no bairro de Boa Viagem: influencia dos parâmetros urbanísticos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Analise de Pos-ocupação do Conjunto Habitacional do Cordeiro no Recife-PE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Trabalhando o boulevard: Projeto paisagistico para um eixo urbano de Carpina-PE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Terminal Intermodal de Passageiros Litoral Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Mauricio de Nassau-PE.
BARTHEL, S. G. A.. Anteprojeto de arquitetura de um retrofit para um empresarial na cidade do Recife: Edifício Juscelino Kubitschek. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. O azulejo na arquitetura: um estudo sobre o azulejar de Delfim Amorim.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. .Cinemascope: Recomposição de uso do Cine-Teatro Samuel Campelo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. .Plano de Mobilidade Urbana para o Bairro do Recife.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Casa do Estudante no Bairro da Boa Vista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Anteprojeto de um edifício baseado em princípios de arquitetura sustentável- Empresarial Acácio Gil Borsoi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Anteprojeto paisagistico para o abrigo Cristo Redentor em Jaboatao.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. .Anteprojeto de uma residencia japonesa em Aldeia/PE.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
BARTHEL, S. G. A.. Escola de Artes Visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. .Vila Popular Novo Redentor.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Requalificação da Comunidade Areinha-Coque.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. .Centro de Treinamento Missionario Joshua Force Brasil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Centro Evangelistico do Recife. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Projeto de Requalificação Mirante Tamandaré. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Projeto Florescer.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Analise das transformações morfológicas no Conjunto Inez Andreazza.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Parque Boa Viagem.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Plano de Implantaçao do Parque Ecologico de Moreno: contradições e surpresas numa paisagem escondida pela formação urbana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. de Almeida.Hospital Ulysses Pernambucano- um estudo do espaço da loucura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Publicidade no espaço urbano: estudo de caso das formas publicitarias ao ar livre na Av. Conde da Boa Vista.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL) - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA.
BARTHEL, S. G. A.. Estruturaçao Urbana de Serra Pelada- ZEIS Apipucos- Estudo Preliminar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco.
BARTHEL, S. G. A.. Arquitetura Religiosa Contemporânea no Grande Recife. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Espaços de vivencia infantil - O Bairro de Boa Viagem (1970-2010); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; (Orientador);
A obra de arte no espaço urbano- O Parque de Esculturas de Brennand, no Recife-PE; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; (Orientador);
Revitalização da antiga sede do Aeroporto dos Guararapes- Recife-PE: Hotel aeroportuario; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Revitalização do complexo industrial Tacaruna: Centro Cultural para o Recife e Olinda; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Reabilitação e Restauração do edifício do DPV: a criação de um Centro Cultural do município de Limoeiro-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Espaço de vivência infantil em residências multifamiliares no bairro de Boa Viagem Recife-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Analise da arquitetura vernacula no municipio de Feira Nova, Pernambuco; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
A arte aplicada na arquitetura como modificadora do espaço urbano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Arquitetura Brutalista na Regiao Metropolitana do Recife (1960-1980): uma produção modernista regional ou um Brutalismo invisível; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
; O impacto da subutilizaçao dos cinemas e teatros de rua na dinâmica do seu entorno, localizados no sitio histórico de Olinda-PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
As residencias unifamiliares de Delfim Amorim: marcas de uma arquitetura que dialoga com a arquitetura residencial tradicional portuguesa; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
O sitio historico da cidade de Olinda, PE mantem suas características como Patrimônio da Humanidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Centro cultural de arte-educação em Jardim Sao Paulo- Recife; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Anteprojeto de um Centro Asssitencial Espirita-Recife-PE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdade Damas da Instrução Crista; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Requalificaçao para acessibilidade no Mercado Publico de Sao Jose e diretrizes no entorno; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
As melhorias funcionais-tipológicas das casas populares no município de Igarassu-PE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Anteprojeto para instalação de uma praça em Condado, PE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Requalificação urbana da Rua dos Navegantes em Boa Viagem; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Requalificação do Parque de Santana no Recife; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Diretrizes de Requalificação do sistema viário da Av; Conde da Boa Vista no Recife-PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Escola Mundo Melhor: um espaço para Educação Integral Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Centro de Gastronomia Gilberto Freyre; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Faculdade de Belas Artes de Pernambuco- Projeto de Revitalização do Edifício Trianon; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Centro Educacional Integral; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Sitio da Trindade Acessível; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Recife Praia Cassino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Centro de Treinamento e Terapias Chinesas- Madalena, Recife-PE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Galeria Center; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Delegacia de policia-DP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Projeto de intervençao na casa-grande do Engenho Machado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Revitalizaçao da fabrica da Macaxeira- um complexo sociocultural; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Corcino; C+ Club- Um clube para os novos idosos; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Escola de Design em Moda; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Templo Budista; A relocação do Templo Fo Guan Shan e sua nova estética arquitetônica; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
; Igreja Protestante; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Estudo e recomendações para a erradicação da favela Escorregou; ; ; ta dentro; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Centro Social Urbano- CSU- Imbiribeira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
O impacto do Projeto Cores da Cidade no Bairro do Recife; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Faculdades Unidas de Pernambuco; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Arquitetura e Psicologia: influencias mutuas em um ambiente construído; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
; Feng Shui- Arquitetura Sagrada; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Orientador: Stela Glaucia Alves Barthel;
Produções bibliográficas
-
BEZERRA, A. C. ; CAMPELLO, C. B. C. ; ALVES, R. B. ; BARTHEL, S. G. A. ; BARTHEL, S. G. A. . As pedras resistem: o projeto de conservação e restauro do Paiol de Pólvora da Fábrica da Estrela, Magé, RJ. clio arqueológica , v. 1, p. 94-118, 2025.
-
BARTHEL, S. G. A. . Ontem e hoje: a faixa de praia da cidade do Recife-PE, Brasil. Revista Noctua , v. 1, p. 41-75, 2024.
-
BARTHEL, S. G. A. . A Casa Navio no Recife-PE, Brasil. architecton-revista de arquitetura e urbanismo , v. 8, p. 30-41, 2024.
-
BARTHEL, S. G. A. . O Cemitério Harbor Lawn em Costa Mesa, Califórnia, EUA. clio arqueologica , v. 39, p. 3-31, 2024.
-
ALENCAR, A. J. D. ; SOUZA, J. C. V. ; BARTHEL, S. G. A. ; SANTOS JUNIOR, V. . A casa-grande da Fazenda Tesoura no município de Francisco Dantas, Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Noctua , v. 2, p. 85-114, 2024.
-
BARTHEL, S. G. A. . Estilos Arquitetônicos do Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. Revista Noctua , v. 217, p. 51-74, 2022.
-
BARTHEL, S. G. A. . Algumas considerações sobre coretos. Architecton , v. 6, p. 1-17, 2021.
-
GLAUCIA ALVES BARTHEL, STELA ; PEREGRINO TORRES RAMOS, ANA CATARINA ; M. CAVALCANTI CASTRO, VIVIANE . ESTILOS ARQUITETÔNICOS EM ESPAÇOS CEMITERIAIS: CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS DE ARQUEOLOGIA FUNERÁRIA. Revista Noctua , v. II, p. 107-141, 2020.
-
BARTHEL, S. G. A. . Presença do Art Déco na cidade do Recife. Revista Humanae (Recife) , v. 10, p. 1-9, 2016.
-
BARTHEL, S. G. A. . Arqueologia de uma fortificação: O Forte Orange e a Fortaleza de Santa Cruz em Itamaracá, Pernambuco. REVISTA DO INSTITUTO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERNAMBUCANO , v. 68, p. 241-262, 2015.
-
BARTHEL, S. G. A. ; MEDEIROS, R. P. ; RAMOS, A. C. P. T. . O Art Déco na cidade de Recife, Pernambuco. FUMDHAMentos , v. 1, p. 100-113, 2015.
-
BARTHEL, S. G. A. . Considerações sobre fortes de terra: o Arraial Novo do Bom Jesus. Revista Humanae (Recife) , v. 8, p. 1-31, 2014.
-
RAMOS, A. C. T. ; PESSIS, A. ; PEREIRA FILHO, A. M. ; ESPINOLA, C. S. ; AVILA, G. ; COSTA, I. P. ; MATOS, M. X. G. ; SOUZA, M. ; ALVES, R. ; BARTHEL, S. G. A. ; FERRAZ, S. . A evoluçào urbana e dos sistemas construtivos na comunidade do Pilar, Bairro do Recife, Recife-PE. CLIO. SÉRIE ARQUEOLÓGICA (UFPE) , v. 28, p. 103-137, 2013.
-
BEZERRA, A. C. ; ALENCAR, A. J. D. ; LIMA, R. C. C. ; BARTHEL, S. G. A. ; LIMA, R. P. T. ; FERREIRA, A. L. M. L. . Fazenda Palmeiras: interface entre a arquitetura, a história e a arqueologia. 01. ed. Recife: Editora do autor, 2020. v. 01. 56p .
-
BARTHEL, S. G. A. . Arqueologia de uma fortificação: o Forte Orange e a Fortaleza de Santa Cruz, em Itamaracá, Pernambuco. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano , 2015.
-
BARTHEL, S. G. A. ; ALBUQUERQUE, Marcos . Arqueologia de uma fortificação: o Forte Orange e a Fortaleza de Santa Cruz em Itamaracá, Pernambuco. Clio. Série Arqueológica (UFPE) , 2015.
-
RAMOS, A. C. P. T. ; BARTHEL, S. G. A. . A reprodução do estilo Art Deco em um espaço cemiterial no Recife: estudos arqueologicos no cemiterio de Santo Amaro/Recife-Pernambuco, Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura Neogotica no Cemiterio de São João Batista, no Rio de Janeiro.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARTHEL, S. G. A. ; RAMOS, A. C. T. . Estilos arquitetônicos presentes no Cemiterio de Santo Amaro- Recife-PE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, Marina S. ; BEZERRA, Almir do C. ; COSTA, Amanda G. de Q. ; FERRAIRA, Ana Laura. M. de L. ; BARTHEL, S. G. A. . Memorias da ferrovia: Patrimônio Industrial do conjunto arquitetônico ferroviário de Camocim e seu entorno. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARTHEL, S. G. A. ; RAMOS, A. C. T. . Estilos arquitetônicos em quatro cemiterios do Recife: estudos de Arqueologia Funerária. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2024 (Coletânea).
Outras produções
CAVALCANTI, M. R. B. ; BARTHEL, S. G. A. ; MELLO, V. P. ; CAMARA, B. L. O. . Inventario e Georreferenciamento de Engenhos de cana de açucar na Zona da Mata de Pernambuco. 2010.
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura Indígena. 2018. (Aula expositiva- Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Técnicas construtivas no Brasil colonial. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Jesuitas no Brasil. 2018. (aula para estudantes de arquitetura graduação. arquitetura brasileira 1. da colonia ao imperio).
BARTHEL, S. G. A. . Companhia das Índias Ocidentais. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Neogótico no Brasil. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Neocolonial. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Reformas urbanas no Recife. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Art Deco no Brasil. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Semana de Arte Moderna. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura Modernista em Pernambuco. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Obituário arquitetônico.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Brutalismo no Brasil.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Antecedentes do Modernismo.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Vanguardas e futurismo. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Deustcher Werkbund. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Mies van der Rohe.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Construtivismo Russo.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . CIAM e a Carta de Atenas.. 2018. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Franciscanos no Brasil. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Beneditinos e Carmelitas no Brasil. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Casas de Câmara e Cadeia. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura da defesa. Fortes.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura rural. Engenhos de açúcar.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Barroco em Minas Gerais. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Barroco em Goias. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Neoclássico no Brasil. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Ecletismo no Brasil. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Art Nouveau no Brasil. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Antoni Gaudi. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Reformas Urbanas em Paris.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Gregori Warchavchik. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Modernismo no Brasil.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Oscar Niemeyer antes de Brasilia.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Oscar Niemeyer pós-Brasilia. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Reginaldo Esteves.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Heitor Maia Neto.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Vital Pessoa de Melo.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Pre-historia no Brasil.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Egito.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Império Romano do Ocidente.. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Casas Urbanas no Brasil Colonial. 2017. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Movimento Arts and Crafts. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Movimento dos Parques Urbanos. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Antecedentes de Brasilia.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Plano Piloto de Brasilia.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Pre-historia.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Celtas.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Mesopotâmia.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Vale do Indo.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . China e Japão.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Creta e Micenas.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Grécia.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Etruria.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Paleocristianismo.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Bizâncio, Império Romano do Oriente.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Islã.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Românico.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Gotico.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Renascimento.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Pre-colombianos.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Barroco.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Rococó.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Neoclassico.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Impressionismo.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Neoimpressionismo e Pos-Impressionismo. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Frank Lloyd Wright. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . De Stijl. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Bauhaus. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Purismo.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . A Nova Objetividade.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Art Deco. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Exposições, concursos e publicações.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura Modernista nos Estados Unidos.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetos estrangeiros nos Estados Unidos. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Pos-guerra parte 1. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Pos-guerra parte 2. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Alvar Aalto.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Fim do Modernismo.. 2016. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura dos imigrantes. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Movimento Neogótico e Ecletismo. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Art Nouveau. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . João Filgueiras Lima- Lele. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Fischer e Acayaba.. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura pós-Brasilia.. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura pós-Moderna no Brasil.. 2015. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura do ferro. 2014. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Cidades industriais no seculo XIX. 2014. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura Neoclássica.. 2014. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Socialistas Utopicos.. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Arquitetura do ferro. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Reformas urbanas em Barcelona.. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Reformas Urbanas em Viena.. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Escola de Chicago. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
BARTHEL, S. G. A. . Camillo Sitte e Ebenezer Howard. 2013. (Aula expositiva. Power Point).
Prêmios
1992
Diploma de Fundador da Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de Roraima.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Damas da Instrução Crista, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. , Av. Dr. Malaquias, 1426-B, Graças, 50050290 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 34265026
Experiência profissional
2010 - 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado em Arqueologia-UFPE, Carga horária: 40
Atividades
-
Extensão universitária , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Atividade de extensão realizada, OS IMPACTOS DO PRO-ALCOOL NA REGIAO METROPOLITANA DO RECIFE.
2005 - 2006
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Arqueologia UFPE, Carga horária: 40
1986 - 1989
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Sociologia da UFPE, Carga horária: 40
Atividades
-
Extensão universitária .Atividade de extensão realizada, IMPLANTACAO DO CODIGO DE OBRAS DO MUNICIPIO.
2013 - 2020
Faculdade Damas da Instrução CristãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora no Departamento de Arquitetura, Carga horária: 12
2010 - 2022
Faculdade de Ciências Humanas EsudaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no Departamento de Arquitetura, Carga horária: 6
1999 - 2002
Faculdade de Ciências Humanas EsudaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
2003 - 2011
Faculdades Unidas de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora no Departamento de Arquitetura, Carga horária: 12
1990 - 1992
Universidade Federal de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no Departamento de Arquitetura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1990 - 1992
Universidade Federal de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pro-Reitora Acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1977 - 1998
BANCO DO BRASILVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escrituraria, Carga horária: 40
1983 - 1984
Prefeitura Municipal de ItapissumaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Stela Glaucia Alves Barthel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?